Rogério Ceni, 20 anos. Mito inimitável

por Mauro Beting em 07.set.2010 às 11:40h

Vinte anos de Rogério Ceni no Morumbi.
Treze anos batendo faltas e pênaltis para fazer 90 gols na carreira e na história.
Campeão do mundo, da América, do Brasil, de São Paulo e do Morumbi.
E isso irrita quem não é.

Dezessete anos de Rogério defendendo a meta tricolor.
“Meta” que é a palavra perfeita para definir o craque.
Ele é um profissional que parece bater um tiro de meta já com o objetivo definido. Determinado. Para isso se prepara. Treina. Estuda. Pensa. Faz.
E isso irrita quem não se compromete como ele.

Os 90 gols de falta e de pênalti não são acaso. São caso pensado. Treinado.
Ele é daqueles que treinam até faltar luz no CCT. E por isso acaba sendo tão iluminado quando é necessário. Quando é preciso como Rogério na meta são-paulina. Ainda mais tricolor quando defendida pelo maior craque-bandeira da história do clube.
E isso irrita quem não gosta dele e do São Paulo.

Rogério não dá bola. Porque ele não a larga. É daqueles goleiros que diminuem o tamanho do gol para os adversários. Com Rogério, no banco de 1993 a 1996, titular absoluto desde 1997, o São Paulo, se não ganhou tudo, foi quase tudo. E quase tudo parou nas mãos de Rogério, e passou pelos pés, pela cabeça, pelos dedos do líder incontestável. Para o bem e para o mal.
E isso irrita.

Rogério não é perfeito. Também por ser perfeccionista. Exige tanto que chega a irritar. E a se irritar. Cobra porque se cobra mais que tudo e que todos.
E isso irrita.
Como algumas saídas de meta em forma da cruz que aprendeu com o ídolo Navarro Montoya – que os não poucos críticos reclamam que ele se ajoelha demais; como as adiantadas nos pênaltis; como a fome de jogar de qualquer jeito; como algumas cobranças de falta desnecessárias no passado; como algumas cobranças no elenco exageradas; como algumas cobranças da (e na) direção mal contornadas no vai-não-sai para o Arsenal, em 2001, que quase acabou com parte dessa história impressionante; como algumas poucas falhas em momentos decisivos que acontecem com todos os mortais. Por mais imortal que ele seja no Morumbi.
E isso também irrita.

Ainda mais os adversários que querem ver os erros do mundo nas luvas de Rogério. Parte da empáfia assumida e juramentada e juvenalizada são-paulina passa pelo capitão, líder e exemplo. Mas repare em cada linha bem pensada, articulada e falada por Rogério. Na derrota (que não foi muita), na vitória (que foi tanta em 17 anos), Rogério está sempre lá para defender o São Paulo. Pode perder a linha, vez ou outra. Mas jamais a segurança que passa aos companheiros, aos rivais, e à instituição. À família são-paulina e à família Ceni que defende fora de campo tão bem como ele segura as pontas e os trancos na meta. Neste mundo midiático, escancarado e escandalizado, Rogério preserva e se preserva com categoria. Não se perde na noite e ganha o dia.
E isso irrita.

Porque ele é diferente. Não apenas por fazer defesas como poucos na história do clube, não apenas por fazer gols como ninguém na história do futebol.
Se Rogério pensa muito bem no que fala e no que faz, não pensa em ser lembrado e admirado como um ídolo de todas as torcidas.
Rogério é tão são-paulino que tem o compromisso com o São Paulo. Só.
De ser feliz e amado pelos tricolores. Só.
E não faz questão de ser o ídolo que merecia ser de todos os torcedores.
E isso irrita.

Como devem se irritar os não-são-paulinos que não puderam ver o Liverpool campeão do mundo porque Rogério Ceni segurou todas as bolas do massacre na final de 2005.
A falta na gaveta de Gerrard que Rogério defendeu como se fosse um Ceni.
O chute cruzado num bolo de gente que Rogério defendeu como se fosse um Ceni.
As defesas daquele que foi tudo no Japão como se fosse um Ceni.
E ainda foi o artilheiro do São Paulo na campeoníssima temporada de 2005 como se fosse um Ceni.
E isso irrita.

Um ano depois de Rogério chorar como criança quando eliminado pelo Once Caldas, na semifinal da Libertadores de 2004, em Manizales. Quando pensou que não conseguiria mais (re)conquistar o que já havia ganho como reserva do imenso Zetti. Digno sucessor da escola tricolor de Valdir Peres, Sérgio Valentim, Picasso, José Poy. Grandes, imensos goleiros debaixo das traves, em toda a grande área. Mas nenhum, no São Paulo e no mundo, senhor de todas as áreas como Rogério. E isso irrita.

Talvez Rogério não seja mais goleiro que outros poucos goleiros tricolores.
Talvez Rogério não seja o maior craque entre tantos craques e gênios são-paulinos.
Talvez outros raros tricolores tenham sido tão são-paulinos quanto ele.

Mas não há ídolo como Rogério Ceni.
Como diz com muita razão e enorme paixão o são-paulino, todos os times têm um goleiro. Só o São Paulo tem Rogério Ceni.

E isso não se imita.

Tags: , ,

  • Eduardo

    Parabens Mauro, o Rogério é o ultimo grande idolo de um clube

  • http://soberaniasaopaulina.blogspot.com/ Glauco

    Parabéns, Mauro já era seu fã como jornalista, agora sou mais ainda, texto perfeito sobre o maior idolo do tricolor!

  • bruno Sachetti

    Caramba Mauro, foi de arrepiar esse texto. Eu como são paulino fiquei emocionado.
    Todos tem goleiro, só nós temos ROGERIO CENI!

  • Daniel Fischer

    Mauro, ontém a noite, 10/09, estava ouvindo o programo estadio 97, 3000 programas, e o sombra falou de sua coluna sobre Rogério Ceni, e como sei q vc sempre foi um gênio na escrita, como seu pai, não poderia deixar de ler, e realmente…você sabe expressar como ninguém, o que todos pensam de RC, a nação Sãopaulina agradece seu reconhecimento pelo nosso maior idolo, Grande abraço de um grande fã seu e de teu pai!

  • marcelo sales

    parabens isso e ser sâo paulino
    muito obrigado Rogerio Ceni
    e Mauro voc~e e um poeta

  • Wellington Borges

    Mauro, bacana, lindo texto.
    Falar, escrever de alguem com uma historia como a Rogerio Ceni, é “facil”, deve ser dificil escrever sobre CBF, Ricardo Teixeira, cartolas em geral, com certeza deve ficar com nauseas.
    abs

  • Vinicius

    Mauro, lindo texto, parabens pelo trabalho, e salvas e honras ao MITO, também chamado de Ceni. Ele revolucionou a posicao de goleiro, fez escola. A dedicação e nível de comprometimento com o clube, mesmo beirando os 40, é um grande exemplo a ser seguido por esportistas em todas as modalidades, não só o futebol. Isso sem contar com o alto nível com q vem jogando, fruto de seu talento, persistencia e disciplina.
    Um dia isso vai acabar dentro de campo, mas enquanto isso temos q aproveitar o máximo e se orgulhar no futuro para os filhos e netos e dizer:
    “EU VI O MITO JOGAR!!!!”

  • RICARDO PEREIRA

    Obrigado Rogerio Ceni por fazer estes quase 4 anos meus momentos mais felizes , valeu fregues
    Ricardo Corinthiano Pereira

  • selma garcia

    Iluminado Rogerio Ceni, ídolo maior do meu São Paulo, tenho nele a figura de Airton Senna que era profissional, amava o que fazia, respeitava seu povo, e se tornou símbolo de caráter e retidão. Que falta nos faz!!!!! Que bom que existe Rogerio, iluminado, amado, exemplo às crianças do Brasil, ídolo de toda uma nação tricolor!!!!!!
    Obrigada e parabéns!!!!!!!!!

  • Elisa Viana

    INCRÍVEL!

  • http://felldesign.wordpress.com/ felldesign

    Mauro, sua homenagem ao Centenário do Corinthians foi de arrepiar, emocionante, sensacional, nota 10!
    Essa homenagem comemorando os 20 anos de Ceni no SPFC conseguiu superá-la! Como diabos você consegue fazer isso tão absurdamente bem?
    E olha que sou corinthiano! Texto belíssimo!
    Fico imaginando Ceni lendo essa obra de arte…
    Parabéns ao Ceni, ao SPFC e ao talento do Sr. Mauro Beting!

  • Eduardo( du )

    Simplismente ROGERIO CENI..SEM COMENTS

  • hudson

    essa texto foi muito bom uma pequena forma de agradecer a esse mito ao que fez ao spfc todos tem goleiros só nos temos rogerio ceni

  • MARIANE SANTOS

    rogerio ceni ee o melhor
    e sem comparação

  • Saulo Carvalho Silva

    Quem vai completar 100 gols 1º?

    Rogêrio Ceni ou o Saualo Braw?

    Quem completar 1º paga uma feijoada para o0 outro. OK.

  • Saulo Carvalho Silva

    Quem vai completar 100 gols 1º?

    Rogêrio Ceni ou o Saulo Braw?

    Quem completar 1º paga uma feijoada para o outro. OK.

  • Joel Menezes

    Parabés Mauro!!!!!!!!!!!!!

  • Daniel batista de amorim jr

    Primeiramente sou cruzeirense. Rogério Ceni não foi o pioneiro em algumas jogadas não muito convencionais para os arqueiros, antes na década de 70 el logo Gatti portero do Boca Júniors, já saia da área jogando com os pés, fazendo intervenções como libero, pórem com um pouco de fanfarronice.
    No entanto quando o quesito é sair jogando com os pés, seja fazendo uma quebrada ligando um contrataque, muitos foram bons, como o Holandes Vandersat, o boquense Navarro Montoya, pórem nem chegam perto da qualidade de Rogério.

    No quesito falta também não foi o primeiro a cobrar, antes já outros batiam, como o próprio Chilavert no Velez, pórem nem perto da qualidade das faltas cobradas por Rogério.
    No quesito moda Navarro Montoya” el mono” lancou as camisas estampadas, Rogério copiou, a do caminhão são absolutamente idênticas.
    E a saída de cruz támbem foi inspirada no mítico goleiro Xeneize, pórem mais uma vez este fundamento de Rógerio e bem melhor do que o colombiano.
    DANIEL, quem primeiro e melhor saiu da meta foi Amadeo Carrizzo, do River, a partir de 1948.

  • http://apragadafeita.com MAFIA DA TV QUE NÃO COLOCAM SÃO PAULINO NA TV E NO RADIO COLOCAM NINGUEM QUE TORCE PRO SÃO PAULO NA AREA DE ESPORTES

    RAUL GIL APRESENTADOR DO SBT TIME CORINTHIANS
    LUCIMARA PARISI DIRETORA DO SBT TIME CORINTHIANS
    BETO MARDEN REPORTER DO SBT TIME CORINTHIANS TIME CORINTHIANS
    ISABELLA FIORENTINO APRESENTADORA DO SBT TIME PALMEIRAS
    ROBERTO CABRINI TIME PALMEIRAS
    HELEN GANZANROLLI TIME CORINTHIANS
    LIVIA ANDRADE TIME CORINTHIANS
    HERMANO HENNING APRESENTADOR TIME CORINTHIANS
    CARLOS MASSA O RATINHO TIME PALMEIRAS
    ARNALDO SACCOMANI TIME PALMEIRAS
    CHRISTINA ROCHA TIME PALMEIRAS
    SILVIO SANTOS DONO DO SBT TIME CORINTHIANS
    MARILIA GABRIELA TIME CORINTHAINS
    CELSO PORTIOLLI TIME CORINTHIANS
    MAISA SILVA TIME CORINTHIANS
    MARQUITO HUMORISTA TIME PALMEIRAS
    VALENTINA FRANCAVILLA TIME PALMEIRAS
    JOSEVAL PEIXOTO TIME CORINTHIANS
    RODOLPHO GAMBERINI TIME SANTOS
    YUDI TAMASHIRO TIME CORINTHIANS
    ANDRE VASCO REPORTER DO SBT TIME SANTOS FUTEBOL CLUB
    APRESENTADORES OU APRESENTADORAS
    OU JORNALISTA DA TV BAND
    RENATA FAN TIME INTERNACIONAL
    ADRIANE GALISTEU TIME PALMEIRAS
    DANIELA FREITAS TIME CORINTHIANS
    LUIZE ALTENHOFEN TIME INTERNACIONAL
    NETO TIME CORINTHIANS
    OSMAR DE OLIVEIRA TIME CORINTHIANS
    EDGARD PICCOLI TIME PALMEIRAS
    FELIPE FOLGOSI TIME CORINTHIANS
    BORIS CASOY TIME PALMEIRAS
    JOEMIR BETING TIME PALMEIRAS
    MAURO BETING TIME PALMEIRAS
    JOSE LUIZ DATENA TIME CORINTHIANS
    LUCIANO FACIOLI TIME SANTOS FUTEBOL CLUBE
    RODRIGO HIDALGO REPORTER DO JORNAL DA BAND TIME PALMEIRAS
    SANDRO BARBOZA REPORTER DO JORNAL DA BAND TIME PALMEIRAS
    MARCELO TAS APRESENTADOR DO CQC TIME SANTOS
    RAFINHA BASTOS TIME INTERNACIONAL
    DANILO GENTILLE TIME CORINTHIANS
    DUDU MAGNANI DIRETOR DA BAND TIME CORINTHIANS
    TERENCE PAIVA DIRETOR DA BAND TIME PALMEIRAS
    EDMUNDO COMENTARISTA TIME PALMEIRAS
    PATRICIA MALDONALDO TIME PONTE PRETA
    ANTONIO PETRIN REPORTER TIME PALMEIRAS
    RICARDO BOECHAT TIME FLAMENGO
    OTAVIO MESQUITA TIME PALMEIRAS
    TEO JOSE NARRADOR TIME GOIAS
    ULISESS COSTA TIME PALMEIRAS
    TIME DO CORAÇÃO DOS DOS APRESENTADORES OU APRESENTADORAS OU JORNALISTA DA REDETV
    NELSON RUBENS TIME CORINTHIANS
    GABRIELA PASQUALIM TIME PALMEIRAS
    FLAVIA NORONHA APRESEMTADORA DO TVFAMA TIME CORINTHIANS
    JULIANA CABRAL TIME CORINTHIANS
    RONALDO GIOVANELLI TIME CORINTHIANS
    CRISTINA LYRA TIME FLAMENGO
    BOLA DO PANICO TIME PALMEIRAS
    SABRINA SATO TIME CORINTHIANS
    MILENE DOMINGUES TIME CORINTHIANS
    MARILIA RUIZ TIME CORINTHIANS
    KEILA LIMA APRESENTADORA DO PROGAMA MANHÃ MAIOR TIME CORINTHIANS
    SONIA ABRÃO TIME CORINTHIANS
    RENATA MARANHÃO TIME CORINTHIANS
    PALOMA TOCCI TIME CORINTHIANS
    EMILIO SURITA TIME SANTOS FUTEBOL CLUBE
    KENNEDY ALENCAR TIME SANTOS
    REGINA VOLPATO TIME CORINTHIANS
    FERNANDO VANUCCI TIME BOTAFOGO
    DANIELA ALBUQUERQUE TIME FLAMENGO
    FERNANDO FONTANA REPORTER TIME CORINTHIANS
    ANDREA CORAZZA REPORTER DO PROGAMA TVFAMA TIME SANTOS FUTEBOL CLUBE
    MARIA CANDIDO TIME CORINTHIANS
    TIME DO CORAÇÃO DOS APRESENTADORES
    DA TV RECORD OU APRESENTADORAS
    REYNALDO GOTTINO APRESENTADOR TIME PALMEIRAS
    BRUNO PICCINATTO REPORTER DO ESPORTE FANTASTICO TIME PALMEIRAS
    JOÃO DORA JR APRESENTADOR DO PROGAMA A PRENDIZ TIME SANTOS
    FELIPE SOLARI REPORTER DO PROGAMA LEGENDARIOS TIME CORINTHIANS
    ROBERTA PIZZA APRESENTADORA TIME SÃOPAULO FUTEBOL CLUBE
    EDU GUEDES DO PROGAMA HOJE EM DIA TIME CORINTHIANS
    GIANNE ALBERTONI APRESENTADORA DO PROGAMA HOJE EM DIA TIME PALMEIRAS
    CHRIS FLORES APRESENTADORA DO PROGAMA HOJE EM DIA TIME PALMEIRAS
    CELSO ZUCATELLI APRESENTADOR DO PROGAMA HOJE EM DIA TIME SÃOPAULO
    JOÃO GORDO TIME PALMEIRAS
    TINA ROMA APRESENTADORA DO PROGAMA TUDO AVER TIME FLUMINENSE
    GERALDO LUIS TIME CORINTHIANS
    BRUNO GOMES DIRETOR DO PROGAMA HOJE EM DIA TIME PALMEIRAS
    ANDRE TAL REPORTER DA TV RECORD TIME CORINTHIANS
    FERNANDO NARDINI APRESENTADOR TIME
    ANA RICKMANN TIME GREMIO
    VILDOMAR BAPTISTA DIRETOR TIME CORINTHIANS
    SERGIO HILINSKY DIRETOR DO PROGAMA ESPORTER FANTASTICO TV RECORD TIME PALMEIRAS
    MYLENA CERIBELLI TIME FLAMENGO
    THAIS FURLAN REPORTER TIME CORINTHIANS
    BRUNA DREWS REPORTER DO PROGAMA DO GUGU TIME PALMEIRAS
    WALTER WANDERLEY DIRETOR DO PROGAMA DOMINGO LEGAL NO SBT TIME CORINTHIANS
    DEBORA VILALBA TIME CORINTHIANS
    TIME DO CORAÇÃO DOS JORNALISTA
    OU DAS JORNALISTA
    DA RADIO BANDEIRANTES FM
    SERGIO PATRIK TIME PALMEIRAS
    MAURO BETING TIME PALMEIRAS
    LEANDRO QUESADA TIME CORINTHIANS
    ESTEVAN CICCONE TIME CORINTHIANS
    ANTONIO PETRIN TIME PALMEIRAS
    JOEMIR BETING TIME PALMEIRAS
    MARCELO DUARTE TIME CORINTHIANS
    CESAR SANCHETTO TIME PALMEIRAS
    ALEX MULLER TIME PALMEIRAS
    FRANK FORTES TIME PALMEIRAS
    ZANCOPE SIMOES TIME PALMEIRAS
    CHIARA LUZARTTI TIME PALMEIRAS
    BETO HORA TIME CORINTHIANS
    RICARDO CAPRIOTTI TIME CORINTHIANS
    SILVANIA ALVES TIME PALMEIRAS
    JOSE PAULO DA GLORIA TIME CORINTHIANS
    ULISSES COSTA TIME PALMEIRAS
    JOSE MAIA TIME SANTOS FUTEBOL CLUBE
    LELIO TEXEIRA TIME SANTOS
    SALOMÃO ESPER TIME CORINTHIANS
    RAFAEL COLOMBO TIME CORINTHIANS
    ANDRE LOFREDO TIME CORINTHIANS
    MAURICIO NORIEGA TIME PALMEIRAS
    JOTTA JUNIOR TIME PALMEIRAS
    MILTON LEITE TIME CORINTHIANS
    CARLOS CERETO TIME CORINTHIANS
    ANDRE RIZEK TIME CORINTHIANS
    PAULO BONFA TIME PALMEIRAS
    MARCO BIANCHI TIME PALMEIRAS
    COLOCAM NENHUM SÃO PAULINO NOS PROGAMAS DE ESPORTES

  • José Augusto

    Eu passo nessa pagina que está no meu favoritos para reler.
    Reler a bela prosa bem escrita pelo Mauro Beting.
    Reler sobre o último grande ídolo de um clube na era do Futebol Moderno!

  • Paula Sigel

    Belíssimo texto! Rogério merece, um grande atleta, homem de personalidade, um campeão! Muito orgulho dele fazer história no meu São Paulo! M1to, único!