Botafogo, 15o. colocado no BR-09

por Mauro Beting em 20.dez.2009 às 5:27h

Não se esperava muito do Fogão em 2009. O vice do RJ-09 foi ótimo. Mas o BR-09 foi um terror contínuo, fritura debelada de modo emocionante apenas na última rodada. Muito, também, pela pior arbitragem contra um clube em uma só temporada nos últimos anos. O Botafogo tem mais que o direito de reclamar pelos tantos erros de apito que podem ter tirado quase dez pontos da campanha.

Só que o elenco era esse mesmo. Clube que sonhava ao máximo com a Sul-Americana, passou 19 rodadas na turma do funil. A última vez, na penúltima rodada. Ney Franco deixou o cargo na 15ª. posição, na 18ª. rodada. Estevam Soares assumiu então e manteve a colocação.

A metamorfose ambulante alvinegra se expressa em alguns poucos números. Foi uma campanha tão mediana que dificilmente o clube apresenta pontos positivos ou negativos. Tudo na média. Mas um deles salta da tela e do campo: o Fogão foi o time que mais finalizou – 17 vezes por jogo; mas teve o quarto pior desempenho. Acertou apenas 35% das conclusões.

Teve a sexta pior defesa (1,5), e o ataque marcou 1,3 gols por jogo. Saldo negativo de seis gols, mesmo com o segundo goleiro que menos defesas praticou. Foi o terceiro time que menos virou o jogo. Mas o segundo que menos perdeu a bola. Também por ter sido o segundo que menos driblou.

Teve cinco pênaltis a favor, e sete contra.

APROVEITAMENTO NO BR-08: 41% (foi de 42% no BR-08)

BASE: Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro e Fahel; Renato e Lúcio Flávio; Reinaldo e Victor Simões. (1 da base do BR-08)

RODADAS NO G MENOS4: 19

RODADAS NA LANTERNA: 1

OS 36 DO BOTAFOGO NO BR-09 (foram 33 em 2008)

GOLEIROS: Jefferson, Castillo, Renan, Flávio
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Alessandro (32), Tiaguinho (22), Alex Lopes
LATERAIS-ALAS-ESQUERDO: Eduardo (21), Diego, Michael, Gabriel
ZAGUEIROS: Juninho (34), Wellington (25), Émerson, Teco
VOLANTES: Leandro Guerreiro (37), Fahel (25), Jonatas, Batista, Leo Silva, Túlio Souza
MEIAS: Lúcio Flávio (34), Renato (22), Rodrigo Dantas, Lucas Silva, Júnior
ATACANTES: Victor Simões (32), Reinaldo (23), André Lima (22), Jobson, Tony, Laio, Jean Coral, Ricardinho, Diego, Marquinho

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Lúcio Flávio (8, em 33 jogos)
DESARMES – Leandro Guerreiro (4 em média)
DRIBLADOR – Eduardo (1,5 por jogo – Jobson teve 3,7, em 12 jogos)
O FALTOSO – Fahel (2,7 por jogo)
A VÍTIMA – André Lima sofreu 2,8 faltas por partida
O FINALIZADOR – André Lima acertou 43,3% das conclusões – Jobson, em 12 jogos, conseguiu 58%.
PASSE CERTO – Juninho acertou 93,3% dos passes.
DONO DA BOLA – Alessandro a dominou por 1min30s em média, a cada jogo.

MELHOR DO TIME NO BR-08– Jefferson
REVELAÇÃO – Jobson
DECEPÇÃO – Jonathas

EXPECTATIVA NO BR-09 – Sul-Americana. Decepcionou

GOLEADORES PRINCIPAIS –

André Lima (8 gols; média 0,3);

Victor Simões (8 gols, média 0,2);

Juninho (7, média 0,2).

Tags:

  • JUNIOR

    Para de falar bosta…. o botafogo teve gol de mão do andré lima contra o corinthians, penalti roubado contra o náutico…sem contar jogador cheirado marcando nos ultimos jogos e correndo muito… e o stjd etc etc…. COMO ASSIM 10 PONTOS PERDIDOS POR ARBITRAGEM? TODOS TUIMES FORAM PREJUDICADOS E AJUDADOS NO BR-09…PORTANTO.;.;PARA DE FALAR BOSTA.;..POIS O SENHOR DEVE GANHAR MUITO BOM SALÁRIO….SEJA COMPETENTE!

  • CARLOS ROBERTO

    O BOTAFOGO CONTANDO OS PONTOS TIRADOS PELA ARBITRAGEM DISPUTARIA UMA VAGA NA LIBERTADORES. NÃO FOI A TOA QUE GANHOU NO RIO DO GALO, DO PALMEIRAS, DO SÃO PAULO E DO INTER (TB NO BEIRA-RIO)

  • Carlos

    O pior é ver que o PAlmeiras não contrata nínguém. Veio esse tal de Leo porcaria. Vejam o drible que ele levou num jogo contra o Inter. Lamnetável. http://blogdoavallone.wordpress.com/2009/12/20/6-por-meia-duzia-interrogacao/

  • Gustavo Souza

    Melhor do time no Brasileiro de 09 e ñ 08

  • Rafael

    Mauro, por que não abrir um post para montar uma seleção da década dos joadores que se destacaram no Campeonato Brasileiro?

  • Gustavo

    PASSE CERTO – André Luiz acertou 91,8% dos passes ????

    Que André Luiz?

    ANDRÉ, fico devendo estar. por problema técnico, repostei os números do ano passado, e nao os deste ano nesse quesito. quando voltar, eu corrijo

  • Andrei

    Parabéns pelos comentários na final do Mundial, como é bom ouvir alguém que não grite, não espernei, não fala o que o jogador tem que fazer e sim admirar e informar sobre o jogador e o jogo. Muito bom!

  • decio

    Me dia o seguinte, Mauro!
    Porque voce pulou o sexto colocado?
    O Avai por não ser do eixo rio-spaulo-minas não merece comentários?
    Depois ficam dizendo que não são bairristas.

    DECIO, como já explicado, este balanço é publicado todo ano com os 12 maiores dos quatro principais centros do país. apenas isso.

  • Jamyr

    Mauro,
    etâ ano complicado. Perder o carioca para o flamengo do jeito que perdemos, a covardia do Ney Franco- um dos piores técnicos do Brasil que caiu nas graças da imprensa – não foi fácil. E, infelizmente, 2010 se desenha parecido. A Liquigas está mesmo indo embora? Será que teremos mais um ano de sofrimento?
    Um abraço,

    Jamyr

  • Wagner Locke

    Saudações celestes para todos!!! Mauro, gostaria de dizer que o Botafogo deve fazer de tudo para manter o Wellington, zagueiro. Vi este jogador pelo Cruzeiro e ele tem um potencial muito grande. Gostaria de saber, Mauro, porque a imprensa insiste em dizer que o Obina e o Juan (LE) estão sendo negociados com o Cruzeiro? O Zezé Perrella já disse 1376 vezes que não tem nenhum interesse nesses jogadores; e outra, parece que eles estariam vindo para a Toca em uma troca pelo Kleber. Outra vez reitero: Zezé já falou que o Kleber só sai do Cruzeiro vendido; troca, jamais!!! Então, me responda, por favor, porque a imprensa insiste nestas inverdades (agora está na moda falar assim). No mais, saudações celestes para todos, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações! Ah, já estava me esquecendo: Rumo aos Emirados 2010!!!

  • Fred Ferreira

    Mauro, Concordo bastante com a sua análise do Botafogo, no entanto, não acho que o time tenha decepcionado tanto , o desempenho era pra ser mediano mesmo… o que realmente complicou foram os inúmeros erros de arbitragem…..mesmo que não conseguíssemos os 10 pontos citados, apenas 5 já seriam suficientes para termos tranquilidade no fim do campeonato…

  • Vitor

    Na boa no começo confesso que cheguei a me empolgar com as estastisticas e cheguei até a esperar a vez de meu time , sinceramente Mauro antes falasse dos 12 primeiros colocados, quem é que quer saber de uma campanha bostética que foi essa do botafogo(com respeito a torcida) sempre brigando pra não cair com um time que há anos não conquista nada e fica vivendo de glórias do passado, ao invés de falar de times que tiveram colocações superiores como Avai,Barueri,Vitória

  • Guilherme

    Legal essas estatisticas. O Botafogo não era pra ter penado tanto assim no campeonato. Perdeu muitos jogos faceis e venceu jogos dificilimos. Se o Jefferson tivesse chegado no inicio do ano, fatalmente teriamos tido melhor sorte. Precisa trocar toda a defesa, de um meia habilidoso e de um atacante goleador.

  • zenon

    Realmente meu time foi um fiasco.Os números comprovam a péssima qualidade de nosso ataque!
    (André Lima nunca mais)

    Um grande abraço

  • Matheus

    “Muito, também, pela pior arbitragem contra um clube em uma só temporada nos últimos anos. O Botafogo tem mais que o direito de reclamar pelos tantos erros de apito que podem ter tirado quase dez pontos da campanha.”
    Este ano não teve nada de diferente dos últimos… Desde o final de 2006 o Botafogo vem sendo sistematicamente garfado! No ano de 2007 a arbitragem inclusive nos prejudicou bem mais que em 2009. O problema é alguém vir a público dizer isto! Todos querem abafar o caso, ridicularizando, dizendo que é chororô… Por que será?
    De todo o modo, parabéns pela sinceridade!

  • http://wwwestacaobotafogo.blogspot.com Pedro Garcia

    Parabens pelo seu Trabalho eu sou Botafoguense e preferir comentar nesse espaço mais eu estou comentando realmente é para te elogiar.
    Eu particularmente tenho muito pé atrás quanto a comentaristas Neto, Osmar e alguns outros pra mim são comentaristas por acaso.
    Mais á você que na minha opinião é o mais inteligente e conceituado comentarista do Brasil meus Parabéns e ótima postagem também sobre o Resumo do meu Glorioso,meus Parabéns Mauro.

  • ROBERTO RINALDO

    A SUA ANALISE ESTA CORRETA, ERA QUERER MUITO DO NOSSO TIME COM UM ELENCO REDUZIDO E EM SUA MAIORIA DE JOGADORES DE NIVEL MUITO BAIXO E O TÉCNICO TINHA UM TIME PARA ESCALAR E FALTAVA BANCO, FRUTO DAS PESSIMAS CONTRATAÇÕES FEITAS POR ESTA INCOMPETENTE DIRETORIA, POR ISSO FICAMOS SEMPRE BRIGANDO PARA NÃO CAIR.

  • Cosme Machado

    Mauro,

    Mais uma vez, excelente trabalho de reportagem! Não digo que a cada vez você se supera, porque, considero todos os seus trabalhos excelentes. Sou seu fã!

    Obrigado pela qualidade do seu trabalho, ele se resume em respeito aos seus leitores. Espero que sirva de exemplo para tantos jornalistas esportivos, ¨perna de pau¨ e ¨oba-oba¨, que precisam aprender a respeitar a paixão dos torcedores analisando, com isenção e imparcialidade, o que realmente foi o desempenho dos clubes nas disputas das competições.

    Estamos firmes e fortes com você em 2010. Que Deus te proteja nesse novo ano e que você e seus familiares tenham um Feliz Natal!

    Saudações desse torcedor apaixonado pelo ¨Glorioso Carioca¨ Botafogo.

    Cosme Machado.