Corinthians, décimo colocado no BR-09

por Mauro Beting em 18.dez.2009 às 15:47h

O brilhante primeiro semestre alvinegro relaxou o time. As saídas de André Santos, Cristian e Douglas fizeram a equipe perder qualidade, ritmo e entrosamento. Reposições tardias, contusões e escolhas infelizes fizeram uma campanha medíocre no returno, depois de ser um dos favoritos no meio do BR-09.

Foi o time que menos cruzou bolas no BR-09: é um número positivo? Negativo? O fato é que o ataque foi o sétimo menos eficiente (apenas 1,3 gols por partida). A defesa foi mais vazada – 1,4 por jogo. O saldo de menos quatro gols é horrível para a história e força de um campeão da Copa do Brasil. E não bate com o sexto goleiro que menos praticou defesas. Num raciocínio simplista, era chutar elevar o gol. Bate ainda menos com um time que teve o terceiro melhor desarme. E que teve o mérito ainda maior de ser a equipe menos faltosa: 16 faltas por partida. Não por acaso foi o segundo time que menos cartões amarelos recebeu, um dos cinco que menos vermelhos recebeu, só o Avaí foi mais disciplinado.

Foi a equipe que menos fez lançamentos no BR-09. É bom? É ruim? Depende. Como tudo no campeonato da equipe de Ronaldo, dá para discutir bastante. Foi a terceira equipe que mais trocou passes – mas apenas com o sexto melhor desempenho. Teve a segunda maior posse de bola – 14min16s.

O Corinthians cometeu sete pênaltis. Teve 8 a favor.

APROVEITAMENTO: 45%

RODADAS NO G-4 – 1 (13ª)

RODADA NO G MENOS 4 – 2

BASE – Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcinho; Jucilei e Edu; Jorge Henrique, Elias e Dentinho; Ronaldo (5 da base do BR-08)

TREINADORES – Mano Menezes

OS 40 do CORINTHIANS NO BR-09


GOLEIROS: Felipe (31 jogos), Júlio César, Rafael Santos
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Alessandro, Diogo, Balbuena
LATERAIS-ALAS-ESQUERDOS: Marcinho, Marcelo Oliveira, Wellington Saci, André Santos, Bruno Bertucci, Dodô
ZAGUEIROS: Chicão (25), Diego (20), William, Paulo André, Jean, Renato, Escudero
VOLANTES: Jucilei (32), Elias (31), Cristian, Edu, Moradei, Marcelo Mattos,
MEIAS: Jorge Henrique (29), Dentinho (29), Boquita (20), Defederico, Douglas, Morais, Marcelinho, Jadson, Lulinha
ATACANTES: Ronaldo (20), Souza (20), Bill, Edno, Henrique. Otacílio Neto


(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Ronaldo (5, em 20 jogos)
DESARMES – Jucilei (3,9 em média)
DRIBLADOR – Ronaldo (2,8 por jogo)
O FALTOSO – Jorge Henrique (2,4 por jogo)
A VÍTIMA – Jorge Henrique (4,1 por jogo)
O FINALIZADOR – Ronaldo acertou 55,0% das conclusões.
PASSE CERTO – Diego acertou 91% dos passes.
DONO DA BOLA – Juclei a dominou por 1min25s em média, a cada jogo.

MELHOR DO TIME NO BR-09– Ronaldo
REVELAÇÃO – Jucilei
DECEPÇÃO – Edno

EXPECTATIVA BR-09 – Libertadores. Confirmada

GOLEADORES PRINCIPAIS –

Ronaldo (12 gols, média 0,6)

Dentinho (9 gols; média 0,3);

Souza (4, média 0,2).

Chicão (4, média 0,1)

Tags:

  • Bruno

    Mauro, ‘Marcelo Santos’, na verdade, é Marcelo Oliveira.
    Abraço.

  • Trancor

    Espero timão, que vc se lasque com gordo e tudo , depois que vcs abriram aquele jogo do inferno contra o flamerda só pra prejudicar o São Paulo, o que vcs merecem é que o urubu enfie uma estaca em vcs, pois é isto que vai acontecer na Libertadores, se preparem…o urubu vai arrombar essa porta alvinegra sem pena e eu estarei assistindo, rindo, o troco que vai ser, é claro que depois, os urubus de merda, sem a ajuda dos cartolas, vai sentir o fumo ardendo atrás, pois o tricolor vai encontra-los e depená-los, pois jamais serão páreo pro Gigante do Morumbi. Tetra da Liberta e Mundial, só pra que pode…

  • Luiz

    O Corinthians será o pior brasileiro na Libertadores, pois apesar dessas várias contratações(geriátricas) não é ainda um time, ao contrario de Cruzeiro que vai para terceira LA seguida com praticamente o mesmo time, o Internacional que é um time forte também há uns tres anos, o São Paulo sempre forte e o Flamengo se não desmontar muito o time. Aliás desses cinco times brasileiros que irão para Libertadores, quais já ganharam a competição e também nunca cairam para a segunda divisão no Brasileirão? Todos, menos o Corinthians.

  • MARCÃO GAVIÕES

    O brasileiro de 2009, serviu de concentração para o ano do centenário, o timão no brasileiro nem despenteou o cabelo, estavamos de férias, só cumprindo tabela, mais em 2010 o bicho vai pegar pro adversários, podem escrever