Grêmio, oitavo colocado do BR-09

por Mauro Beting em 17.dez.2009 às 23:12h

O vice-campeonato em 2008 foi uma agradável surpresa. O oitavo lugar no BR-09 foi uma braba decepção para os investimentos em campo e no banco. O Grêmio fez de tudo para trazer Paulo Autuori. Mas o treinador não foi feliz no Olímpico. Onde, aliás, ninguém mandou melhor que o Tricolor. Foram 14 vitórias e cinco empates. O único mandante invicto. Em compensação… Como visitante, uma tragédia: uma vitória e 13 derrotas. Só o lanterna Sport foi pior – não ganhou um só jogo.

Jogou aberto demais fora? Autuori não compreendeu a tradição tricolor? Difícil dizer. Mesmo ganhando bem em casa, e por vezes até goleando, jamais foi uma equipe realmente confiável e consistente. Contusões pesaram. O elenco experiente e de bom nível não deu liga. Mas uma só explicação não se acha. Nem mesmo o conjunto delas explica campanha tão irregular.

O Grêmio teve a quinta defesa menos vazada (média de 1,21- Eno BR-08, havia sido o melhor sistema defensivo). Também por ter o segundo goleiro menos acionado – Victor, que havia sido o menos acionado no BR-08. Melhor ataque do BR-09 desde a 25ª. rodada (67 gols, média de 1,7), teve penas o sétimo melhor aproveitamento nas conclusões (40%). Foi apenas o nono clube que mais chutou em média na competição. Coisas da matemágica.

Teve o quarto melhor passe (89%). E o quarto time que mais trocou passes. Foi o terceiro time que mais vezes foi pilhado em posição de impedimento.

Teve sete pênaltis a favor. Quatro cometidos. Um dos quatro que menos perderam bolas durante os jogos, em média. Foi o segundo time que mais virou bolas –mas não com bom aproveitamento.

APROVEITAMENTO: 48% (63% no BR-08)

RODADAS NO G-4 – 0

RODADA NO G MENOS 4 – 0

BASE – Victor; Mário Fernandes, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio e Adilson; Souza e Tcheco; Máxi López e Jonas (4 da base do BR-08)

TREINADORES – Marcelo Rospide (interino, por 5 rodadas – a primeira, e as quatro últimas); Paulo Autuori.

OS 37 DO GRÊMIO NO BR-09 (foram 33 no BR-08):
GOLEIROS: Victor (28), Marcelo Grohe
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Thiego (21), Mário Fernandes, Joílson, Ruy
LATERAIS-ALAS-ESQUERDO: Fábio Santos (20), Lúcio, Jadilson, Bruno Collaço, Helder
ZAGUEIROS: Réver (31), Rafael Marques (27), Leo (26), Saimon, Héverton
VOLANTES: Adilson (34), Túlio (32), Fábio Rochemback, Maylson, Makelele, Orteman, William Magrão
MEIAS: Tcheco (32), Souza (31), Douglas Costa (22), Isael, Fernando, Bergson, Mythiuê
ATACANTES: Jonas (26), Máxi López (25), Herrera (24), Perea, Alex Mineiro, Roberson, Alex

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Tcheco (12, em 32 jogos)
DESARMES – Adilson (4,3 em média)
DRIBLADOR – Souza (3,1 por jogo – superou o índice no BR-08)
O FALTOSO – Máxi López (3,2 por jogo)
A VÍTIMA – Tcheco sofreu 3,3 faltas por partida (mais do que as recebidas em 2008)
O FINALIZADOR – Jonas acertou 56,0% das conclusões.
PASSE CERTO – Rafael Marques acertou 93,7% dos passes.
DONO DA BOLA – Souza a dominou por 1min53s em média, a cada jogo.

MELHOR DO TIME NO BR-08– Victor
REVELAÇÃO – Mário Fernandes
DECEPÇÃO – Alex Mineiro

EXPECTATIVA BR-09 – Libertadores. Fracassou

GOLEADORES PRINCIPAIS –

Jonas (14 gols, média 0,5) – melhor que a de Reinaldo, no BR-08

Souza (13 gols; média 0,4);

Máxi López (12, média 0,4).

Tags:

  • ricardo

    Oi Mauro,
    Não entendi porque vc pulou a análise da grande surpresa do campeonato, o Avaí…

  • Bruno Costa

    Para mim o problema foi ir do Roth para o Autuori.
    E as contratações pedidas pelo Roth, como Alex Mineiro, Ruy, Jadilson e Joilson. Brabo né?
    Os números do time o apontam como um dos melhores do campeonato, mas o rendimento suspeito e instável em campo deu chance para o azar, e o azar veio: perdemos várias no detalhe…
    Não fosse o gol de canela de Leandro Guerreiro, o empate “autuoriesco” contra o Vitória e o jogo jogado fora contra o Coxa, o Grêmio teria jogado pelo título no Maracanã.
    Quando ganhamos, ganhamos bem, com 10 goleadas. Quando perdemos, perdemos quase sempre no detalhe.
    Agora é acertar o time para 2010, e sair dessa seca de títulos nacionais…
    Abraços.

  • Jonas Rafael

    Como pode um time com essas estatísticas ter ido tão mal? Melhor ataque, um dos melhores saldos (se não o melhor). Uma explicação: o time foi arrasador em casa, goleou várias vezes, inclusive times da ponta de cima, mas foi um pouquinho abaixo do que devia fora de casa (perdeu muito, a maioria por um gol apenas, não tomou NENHUMA goleada). Só estratégia do Autuori não explica, acho que faltou um pouco de sorte também.

  • Jorge Edson

    Pô Mauro, revelação o Mário Fernandes? Revelação foi o Adílson! Joga muito o muleque, é o tipo de jogador que eu queria que fosse pro Palmeiras.

    JORGE, gosto do Adilson. mas entendo que no ano passado ele jogou – pouco -, mas jogou.

  • http://www.91rock.com.br/blog/futebolecoisaseria/ Cleverson Bravo

    ei Mauro, seu blog não considera sextos colocados?! haha

  • Trancor

    Depois do grêmio ter entregue o jogo pro flamengo (a atuação dos atores no 2×1 só convence aos inocentes) eu quero mais é que se dane. A partir de hoje espero que esse time de m…perca todos os seus jogos pro Inter, pois mostrou o quanto é um anão do futebol. Ele e o corínthians, pro raio que os parta, tomara que o flamerda tire o timinho do gordo da libertadores…

  • joanino

    o mauro disse tudo , ou melhor faltou o proprio autruore querer o titulo . nao se pode limitar o time a jogar a mesma coisa sempre . faltou as vezes se retrancar fora de casa , marcaçao mais implacavel , que o autruore tanto repudiava , trocar jogadores quandom os mesmo nao correspodiam , e sem contar com a maior tragedia de todas que foi a contrataçao do rockback , com a ilusao que ele daria melhor qualidade de saida . se tivessimos inssistido com tulio e adilson teriamos dado liga , e vez por outra poderia-se usar o trio de volantes com um armador souza ou tcheco , como o rospide fez em seus jogos e como , flamengo e a seleçao joga , dando equilibriono meio sem ser defensivo ou ofensivo em demasia . neste caso treinador fez toda dierença . limitou-se a dizer que nao muda o estilo , que ao en vez de pegada o jodor tinha que se posicionar melhor , que so joga no 442 e que so assim faria laterais para seleçao . ridiculo esse posicionamento dele . a ate a direçao ficou de maos atadas , pois ele era sua criaçao e muito caro para os padroes .na minha analise ,talvez nao tivessimos melhor elenco , mas com certeza estavamos entre os cinco melhores , isso contando que a diferença entre os elencos(outros time) é minima . digo com certeza que um mano , um silas , um felipao ate o proprio roth , se nao inventasse muito, faria esse elenco ai ser multicampeao . compare os jogadores da era mano e era roth o nivel era bem abaixo desses que estao ai . na minha opiniao talvez tnha faltado um volante de saida ( maldonado) e um atacante com um pouco mais de velocidade , ate descobrirem o douglas nessa funçao . no caso do gremio um 352 reforçaria o sistema defensivo mario fernandes , rafa marques e rever com leo e tiego no banco adilson e tulio , souza assumiria a ala direita , lucio ou fabio santos a esquerda tcheco armando , douglas e max . ano que vem 2010 infelizmente , vamos perder rever , douglas e talvez o mario , mas teremos a volta do william magrao , a projecao do mailsom e se o mithue vingar termos um belo meia de chegada oela direita . podemos ter um meio com w. magrao , adilsom , mithue , mailsom douglas costa e max lopes . olha so o banco tulio , souza , lucio ,rockback, hugo , borges, jonas . se o silas continuar num 442 VITOR ,REVER ,MARIO FERNANDES , FABIO SANTOS , NEM , ADILSOM , W. MAGRAO , MAILSOM , MITHUE , D. COSTA e MAX LOPES . abraços mauro , melhor comentarista do brasil .

  • Marcelo Pereira

    MEU CARO, O GRÊMIO É SIMPLESMENTE O 1º DO RANKING DA CBF

    1º COLOCADO!!!

    1º NÚMERO 1.

    ENTEDEU?

    ENTÃO ENGOLE!!!!

    GRÊMIO, NADA PODE SER MAIOR;