Atlético Mineiro, sétimo colocado no BR-09

por Mauro Beting em 16.dez.2009 às 0:20h

Foram 8 rodadas na liderança. Quando a perdeu, na 14ª. partida, ainda assim permaneceria 25 das 38 entre os quatro bambas da Libertadores. Mas não conseguiu voltar nas últimas quatro. Mesmo com Ricardinho, Carini e Correa qualificando elenco que conseguiu resultados muito além do esperado para um grande derrubado depois da queda feia nas finais do MG-09.

Não parecia ser time para chegar na Libertadores. Antes de a bola rolar no Brasileirão, com a chegada de Celso Roth, não seria decepção a sétima posição. Mas, por tudo que fizera até a metada do campeonato, e pelo que investira no returno, ser ultrapassado pelo Cruzeiro doeu demais.

Foram 44 atletas usados – mais uma vez um exagero, pois no BR-08 foram 41. Os cinco goleiros escalados (outro exagero) foram os quartos menos acionados. Prova de que o sistema defensivo mandou bem. Por três rodadas foi a defesa menos vazada de todo o campeonato. O ataque, por sete rodadas, foi o melhor. Mesmo chutando pouco a gol (foi o quinto time que menos mandou bolas certas em direção à meta rival, e o quarto que menos finalizou). Teve o saldo negativo de um gol ao final das contas. Média de 1,4 gols marcados e 1,4 sofridos.

Mais cometeu que sofreu faltas (21 a 18, em média). Em 2008, com três treinadores, foi o clube mais disciplinado, e o que menos apanhou. Este ano, foi um dos cinco que menos empataram – em 2008, foi um dos quatro que mais empataram.

Teve o segundo melhor passe – 89% de eficiência. Foi o quarto melhor desempenho nas viradas de jogo.

Cometeu apenas 4 pênaltis. Teve marcado a favor 9 (um dos quatro com maior índice).

APROVEITAMENTO: 49% (42% no BR-08)

RODADAS NA LIDERANÇA – 8

RODADAS NO G-4 – 25

BASE: Carini; Carlos Alberto, Werley, Welton Felipe e Thiago Feltri; Jonilson; Márcio Araújo e Correa; Ricardinho; Diego Tardelli e Eder Luís (1 da base de 2008)

TREINADOR – Celso Roth (49%)

OS 44 DO ATLÉTICO MINEIRO NO BR-09:
GOLEIROS: Carini (14), Aranha (13), Bruno (7), Juninho (3), Edson (2)
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Carlos Alberto (30), Marcos Rocha, Coelho, Felipe Cordeiro, Elder Granja, Sheslon
LATERAIS-ALAS-ESQUERDOS: Thiago Feltri (35), Wellington Saci
ZAGUEIROS: Werley (32), Welton Felipe (20), Jorge Luiz, Alex Bruno, Benítez, Leandro Almeida, Thiago Cardoso, Marcos
VOLANTES: Jonílson (31), Renan (28), Márcio Araújo (26), Correa, Serginho Mineiro, Paulinho
MEIAS: Evandro (28), Júnior, Ricardinho, Renan Oliveira, Tchô, Chiquinho, Rafael Jataí
ATACANTES: Éder Luís (35), Diego Tardelli (33), Renteria, Alessandro, Pedro Oldoni, Kléber, Pedro Paulo, Júlio César, Marques, Fabiano

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Carlos Alberto (7 em 30 jogos – Petkovic, no BR-08, deu 9, em 27 jogos)
DESARMES – Welton Felipe (5 em média)
DRIBLADOR – Diego Tardelli (3,2 por jogo, melhor que Petkovic – 2,4 por jogo, no BR-08)
O FALTOSO – Welton Felipe (2,7 por jogo)
A VÍTIMA – Eder Luís sofreu 2,4 faltas por partida.
O FINALIZADOR – Thiago Feltri acertou 62% das conclusões.
PASSE CERTO – Jonílson acertou 94% dos passes.
DONO DA BOLA – Thiago Feltri a dominou por 1min30s em média, a cada jogo.

MELHOR DO TIME – Diego Tardelli
SURPRESA – Jonílson
DECEPÇÃO – Rentería

EXPECTATIVA BR-09 – Sul-Americana. Confirmada

GOLEADORES PRINCIPAIS –

Diego Tardelli (19 gols; média de 0,5 gols – Leandro Almeida, no BR-08, fez 7 gols);

Éder Luís (12 gols, média 0,3);

Júnior (3, média 0,1).

Evandro (3 gols, média 0,1)

Tags:

  • Luiz André

    Qual é o teu problema Mauro? Tens algo contra a campanha magnífica do Leão da Ilha? Cadê o 6º colocado nessa linha de posts que vem desde o primeiro colocado?
    O único motivo plausível para tal descaso com a maior surpresa do campeonato é que logo virá uma matéria mais completa, fora dessa linha adotada até o momento. Senão, és simplesmente ridículo.

    LUIZ ANDRÉ,
    você tem razão. mas é o critério adotado pelo blog: por absoluta falta de tempo, só farei dos 12 maiores a análise mais detalhada.

  • Rodrigo

    Discordo quanto à defesa (zagueiros/cobertura). Na minha opinião, foi o setor mais vulnerável na segunda metade do campeonato. Veja quantos gols tomaram em início de jogos decisivos, desestruturando o resto do time. Veja quantas vezes deixaram o ótimo Carini na dúvida, compromentendo o mesmo.

  • http://www.lanceactivo.com.br/Home.aspx?profileID=98002 HELENO

    Boa tarde Sr. Mauro Beting.

    Depois das justas homenagens a outros grandes times brasileiros em seu blog (vide o Internacional de Porto Alegre, por exemplo), o senhor realmente pretende deixar passar em branco os 74 anos do glorioso Tricolor Paulista?
    Ou somente em 2035 o senhor pretende publicar alguma coisa neste sentido?

    Saudações Tricolores,

    MESTRE, pretendo fazer em breve, nao hoje
    Heleno.

  • Milton Oliveira

    Sua resposta me faz pensar. Sempre tive essa dúvida. Quais os critérios adotados para saber quem é ‘grande’ ou não?

    Torcida? Estádio? Títulos? Permanência na elite (1ª divisão)?

    Vc falou 12 grandes: SPFC, Timão, Porco, Santos, Fla, Flu, Bota, Inter, Atl-MG, Cruzeiro, Grêmio, e… e agora? O que faço? E por que faço?

    Seu 12º é o… Vasco?

    MILTON, eu digo os 12 MAIORES.

  • Rafael

    Olá Mauro

    Gostaria de saber, na sua opnião, o que poderemos esperar do Galo no próximo ano, uma vez que já confirmou como reforços o Leandro e o Jairo Campos, zagueiro que era da LDU.

    Também gostaria de saber se estou muito enganado, pois aqui em Minas circulam notícias que dizem que até o presente momento o Galo não procurou o Márcio Araújo, melhor volante do Galo ao meu ver e do Thiago Feltri, tão exigido e vaiado pela torcida, mas que poderia ser uma sombra para o Leandro, que certamente não jogará todos os jogos. O Márcio é uma peça fundamental no meio, quando ele não estava no time, houve uma queda de rendimento e, em relação ao Feltri, acho que seria bom mantê-lo no time ou até mesmo emprestá-lo, como no ano passado em que ele teve um bom rendimento no Goiás.

  • Victor Elias

    atleitco pra mim foi o melhor time do brasileiro que rendeu mais.mas mauro se fez implante mesmo?

    VICTOR, fiz implante e entrelaçamento, sim.

  • http://- Marcelo

    Mauro, a diferença é que o Cruzeiro aqui em Minas não tem concorrentes a sua altura, não é como nos outros Estados que são mais ou menos parecidos, aqui há é disparidade total! O Cruzeiro contrata sempre os melhores jogadores, ganhamos títulos, obtemos todos os anos quase o dobro da Receita Bruta, e eles do Atlético, coitados, sempre tentando correr atrás da gente tentando imitar tudo o que é feito no LADO NOBRE E PROMISSOR DA LAGOA.

  • http://www.palmeirasaovivo.com.br Lucas

    falar em atletico-mg, palmeiras tomou mais uma rasteira pra sua incrivel colecao

  • Raphael

    Que infelicidade no seu comentario de falar que o clube brigou pela sulamericana eim? O roth foi demitido porque chegou na sulamericana, claro que não corrija no inicio foi o titulo e depois a maior parte do campeonato foi libertadores pelo amor de deus viu, pesquisa melhor e fala se um atleticano ficou feliz com essa campanha.

  • Gelso Job

    Concordo que o Celso fez milagre com este timeco do Atlético e tem gente achando que o Luxa vai fazer chover para cima e vai se quebrar feio. No futebol não existe mágica.

  • EDSON CRISTIANO KONDRAS MIRANDA

    MAURO, ESTAMOS COM UM SITE NOVO DE DEBATE SOBRE FUTEBOL, LÁ TEM VÁRIAS COLUNAS DE TORCEDORES, JÁ TEMOS DO PALMEIRAS,CORINTHIANS(QUE EU ESCREVO), FLAMENGO, FLUMINENSE, VASCO, BOTAFOGO E CRUZEIRO E PRETENDEMOS AUMENTAR, FORA COLUNAS DIVERSAS. GOSTARIA SE PUDESSE DAR UMA OLHADA E MANDAR UMA OPINIÃO PARA NÓS SE TIVER TEMPO CLARO. OBRIGADO PELA ATENÇÃO, O LINK DO SITE VAI ABAIXO.
    http://futebobeiras.blogspot.com/2009/12/fala-timao-quarta-16122009.html

  • Danilo

    Mauro, …Muriqui no Atlético/MG ??
    O cara num é jogador da Traffic, parceira do Palmeiras, que tb tinha interesse no jogador??

    Essa eu não entendi.
    Com uma parceira dessas…..

  • Locke

    Saudações celestes!!! Só pra não deixar passar batido: o time do Atlético fez muito de conquistar uma vaga na Sulamericana. E só para lembrar: Libertadores?: ESSA VAGA É NOSSA!!!!! Saudações celestes para todos e Rumo aos Emirados 2010!!!!

  • Werley

    ai edson, ta precisando de alguem para escrever sobre o atletico-mg. so me chamar

  • luiis augusto de sousa

    mauro . olá gostaria de fazer uma pergunta la vai

    na sua opinião quem está montando um time bom para a disputa para a libertadores .( corinthians , são paulo , flamengo ,cruzeiro ou internacional ? qual deles sai na frente com quesito elenco para 2010 ?

    valeu obrigado pelo espaço !

  • léo

    Atlético e Palmeiras = Flanelinha da vago do CRUZEIRO…

    kkkkkkkkkkkk

    Que morram abraçadinhos suas bibas!!!!

  • léo magalhães

    Mauro:

    Ants da partida entre Atlético e Flamengo no returno, no Mineirão, o Luxemburgo, até então técnico do Santos, disse que o vencedor daquela partida seria o campeão nacional. Comprovou-se que o Homem conhece de futebol. Infelizmente, ganhou o Flamengo e se vc visse como foi, entenderia o porque da queda de produção do Galo. Tomar gol olímpico, foi demais (genialidade do Pet) e até aquele momento o Flamengo jogava numa retranca danada. Foi uma ducha de água fria nas pretenções e a consequencia foi o que se viu. Então, para nós, verdadeiros torcedores que preocupam apenas com seu time foi até muito surprendente a campanha do Galo. Chegamos inclusive disputar o título, enquanto que nos últimos anos, somente disputávamos rebaixamento. Importante destacar o trabalho do Presidente Kalil em recuperar nosso prestígio e orgulho. Veja vc: até quando um comentarista de outro Estado (vc) fala do Glorioso, preocupa a todos os adversários (vide o Marcelo abaixo). Imagine o que acontecerá em 2010, com Luxa e grana para investimentos (veja as últimas contratações). Tem razão nossos conterrâneos em se preocuparem. Cuidado que o Potosi vem aí.
    Saudações.

  • Locke

    A unica preocupação que temos em relação ao Atletico é: quando será o retorno ao G4: rumo a segunda divisão. A propósito, não se preocupem com a altitude do jogo contra o Potosi, nós estamos acostumados a disputar a Libertadorese altitude não é novidade nenhuma. Isto seria problema pro outro lado da lagoa,a afinal de contas, este tipo de competição não faz parte dos campeonatos que costumam disputar. E no mais, Rumo aos Emirados 2010. Saudações celestes para todos e um feliz natal, inclusive para todos os atleticanos, porque antes de tudo, a nossa rivalidade é sadia, e as brincadeiras fazem parte.

  • Milton Oliveira

    Rosh,

    Me desculpe. É que na minha iguinorãnssia, inferi que considerar os 12 grandes e os doze maiores dariam no mesmo.

    Então acertei? Vc fecha a conta com o Vasco mesmo, né?

    Shalom.