São Paulo, terceiro colocado no BR-09

por Mauro Beting em 09.dez.2009 às 10:57h

Nunca na história deste Brasileirão um multicampeão deixou de levantar o caneco com campanha tão boa quanto o São Paulo de 2009. Terceiro lugar depois de três (inéditos) títulos consecutivos. Ótimo desempenho. Excepcional para quem não parecia ter forças, animação, time, treinador e bola para se manter na Libertadores pela sétima vez seguida (outro recorde). Mas decepcionante para a equipe que chegou à liderança na 34ª. rodada, poderia ter conquistado o título antecipadamente na penúltima, e acabou “apenas” no terceiro lugar.

Muricy foi demitido depois da eliminação na Libertadores na 12ª posição, depois de seis rodadas. Ricardo Gomes assumiu como 16º. Colocado, na 8ª. rodada. Mexeu pouco na estrutura tática da equipe (ainda fiel ao 3-1-4-2 do antecessor), mas arrumou o ambiente, recuperou a forma técnica de Hernanes, Jorge Wagner e Richarlyson, apostou em Washington, e quase repetiu a façanha da arrancada do tri, em 2008.

Melhor defesa nas últimas 14 rodadas (42 gols sofridos, 1.1 em média), teve os mesmos 65 pontos do Inter, e 57% de aproveitamento. Mas uma vitória a menos que o rival. Juntamente com campeão Flamengo, foi o time que menos perdeu – nove jogos. Foi apenas o décimo ataque, com 1,5 gol por jogo. Mas teve o terceiro melhor saldo, pela excelência defensiva.

Recebeu 15 vermelhos – o segundo time mais avermelhado (foi, em 2008, um dos três mais disciplinados clubes). Paradoxalmente, foi a quarta equipe que menos cometeu faltas (17, em média). Foi o time que menos apanhou (também 17 faltas sofridas por jogo). Foi a sétima equipe que pior desarmou (havia sido a melhor no fundamento, no BR-08). Cometeu 4 pênaltis, sofreu outros três.

Um dos três times que menos cruzou bolas na área rival (e o com o pior aproveitamento nos cruzamentos).

Foi o quinto time que mais tempo ficou com a bola durante o jogo. O quinto que menos virou a bola. E com um desempenho no passe apenas razoável.

APROVEITAMENTO: 57% (65% no tri, em 2008)

RODADAS NA LIDERANÇA – 3

RODADAS NO G-4 – 19

RODADAS NO G MENOS 4 – 1

BASE: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Richarlyson; Jean, Hernanes, Jorge Wágner e Júnior César; Dagoberto e Washington (7 da base do BR-08)

TREINADORES – Muricy Ramalho (até a rodada 6); Milton Cruz (interino, 1 jogo); Ricardo Gomes (desde a 8a. rodada)

OS 27 DO SÃO PAULO NO BR-09 (foram 41 no BR-08)
GOLEIROS: Rogério Ceni (16 jogos), Denis (17), Bosco
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Jean (30), Zé Luís, Adrián González, Wagner Diniz
LATERAIS-ALAS-ESQUERDOS: Júnior César (36)
ZAGUEIROS: Renato Silva (30) André Dias (29), Miranda (28), Rodrigo, Jean Rolt
VOLANTES: Richarlyson (27), Arouca (21), Eduardo Costa, Wellington
MEIAS: Jorge Wágner (34), Hernanes (33), Marlos (26), Hugo (25), Oscar
ATACANTES: Washington (33), Borges (31), Dagoberto (29), André Lima, Henrique

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Hernanes (11, em 33 jogos – superou J.Wágner no BR-08)
DESARMES – Miranda (4,1 em média – menos que Joílson, em 2008)
DRIBLADOR – Marlos (2,4 por jogo – menos que Dagoberto, no BR-08)
O FALTOSO – Richarlyson (2,2 por jogo – menos que Hugo, no BR-08)
A VÍTIMA – Dagoberto sofreu 2,9 faltas por partida – apanhou mais.
O FINALIZADOR – Washington acertou 52,8% das conclusões – superou Borges, em 2008)
PASSE CERTO – André Dias acertou 94,% dos passes – superou0se
DONO DA BOLA – Hernanes a dominou por 1min30s em média, a cada jogo – menos que Jorge Wágner, no BR-08.

MELHOR DO TIME NO BR-09– André Dias
REVELAÇÃO – Oscar
DECEPÇÃO – Borges

EXPECTATIVA PARA 0 BR-09 – Libertadores. Cumprida.

GOLEADORES PRINCIPAIS –

Washington (17 gols, média 0,5 – superou Borges, no BR-08);

Dagoberto (7 gols; média 0,2);

Jorge Wagner (7, média 0,2)

Tags:

  • Paulo Sérgio ( SPFC )

    FLAMENGUISTAS, QUEM DISSE QUE VOCÊS SÃO HEXA CAMPEÃO ?

    … O STJD AMIGO ??? …. A REDE GLOBO ??? …. O PAPAI NOEL ?????

    > Querem saber da Verdade, é só procurar no YOUTUBE e acessarem o vídeo: ‘ A maior vergonha do Futebol Brasileiro ‘ …. lá verão a VERDADE > que o SPORT Recife é o Legítimo Campeão Brasileiro 1987 .

    Flamenguistas falam aqui que é o seu time é hexa ??? ….. Mas a FIFA fala que é PENTA … Acessem : //es.fifa.com/worldfootball/clubfootball

    …………………..

    Domingo 6 de diciembre de 2009

    FIFA

    El Flamengo de Rio de Janeiro se consagró campeón brasileño 2009, luego de 17 años sin levantar el cetro, tras imponerse al Gremio de Porto Alegre (2-1) y a pesar de los nervios vividos durante la 38ª y última fecha de un reñido torneo. El Fla, que había llegado a la punta en la penúltima fecha, finalizó con 67 puntos y dejó con las ganas a sus rivales inmediatos, Internacional de Porto Alegre, Palmeiras y Sao Paulo, que le perseguían de cerca. Con 380 enfrentamientos, ésta fue la edición más emocionante del Brasileirao desde que se juega por puntos corridos hace siete temporadas, ya que en las últimas fechas la diferencia del líder era de sólo uno o dos puntos. El equipo comandado por Jorge Luis Andrade da Silva sumó así su quinto título brasileño tras los obtenidos en 1980, 1982, 1983 y 1992. Honores a los que hay que añadir el Módulo Verde de la Copa União 1987.

  • Gabriel

    Esse campeonato foi decidido pelo STJMengo, se tivessemos o time reforçado contra o Bostafogo, teríamos vencido a partida e consequentemente o campeonato. Mas nesse país é proibido um time ser campeão 4 veses seguida. Parabéns STJD, CBF, Rede Globo, Corinthians e Grêmio, vocês conseguiram!

  • Gabriel

    Ao Raphael recalcado:

    Concordo plenamente que o maior patrimônio do clube é a torcida, e o São Paulo está bem servido neste quesito (além de ser o clube mais vitorioso do Brasil).

    A torcida, meu caro amigo, é igual em todo clube, com raríssimas excessões, como a do Boca (pensou que eu ia falar a do curintia, né….).

    A torcida do Fluminense, assim como a do Flamengo, só começou a fazer aquela festança nos jogos quando o time começou a jogar bem e vencer. O time estava numa crescente. É assim em qualquer clube, até no curintia, que se gaba de ser a “melhor torcida” (só têm isso para se gabar, aliás, inventaram isso para se gabar, e não adianta falar em “invasão”…). Na final contra a LDU estavam quetinhos até o time fazer o terceiro gol, antes disso estavam até vaiando passe errado. A do Flamengo foi a mesma coisa….

    Parabéns pelo Penta!

    Saudações Sãopaulinas. 6-3-3.

  • http://lancenet.com.br Flavio Melo

    Mauro,

    Faltou ao São Paulo nas ultimas partidas, maior garra, pois deixamos escapar um campeonato que já estava em nossas mãos. Mas como o São Paulo sempre soube dar a volta por cima, está se preparando com grandes reforços e com certeza vai fazer bonito nas próximas competições.
    Como São Paulino desde 1957, deixo outra vêz os parabêns ao glorioso tricolor do Morumbi e a essa torcida guerreira.

  • Alexandre

    Paulo Sérgio, o próprio presidente do seu time falou que o Flamengo foi o campeão de 1987, na época em questão, mas se tem 2 caras e hj fala outra coisa, ae já é outra história.
    Inclusive isso de ter 2 caras é coisa de São Paulino, né ? Afinal, de dia se fazem de homem e a noite viram Paulete.
    Vai lá cuidar do caso do Oscar, fazem jogadores dos outros times entrarem na justiça e qdo fazem o mesmo com o SP ficam de birrinha, chorando.

    Gostei da coluna de forma geral, agora essa marcação colorida atrapalha a leitura.

  • Gustavo

    Gabriel, sou Vascaino, mas não invejoso, o torcida do São Paulo não aparece nem quando vence e quer colocar as outras torcidas para baixo? A torcida do Fluminense começou a festa quando o time estava na LANTERNA, 5 pontos atrás do penultimo colocado.
    Esse Gabriel é uma b…. invejosa, isso sim, vai lá colocar o aplique igual ao do seu idolo.

  • valdemir

    nada a ver, mais é: “BLAG DO MAURO”, assim mesmo B L A G?

    VALDEMIR, “blague” é um comentário com humor. bom ou ruim, nao necessariamente engraçado. é uma intenção do blog fazer algumas blagues

  • Paulo Monteiro

    Geme arco-irís safado!

    Mengão Campeão de 2009! Deve estar doendo muito em voces! hahahahaha

    Se o Mengão , que é o melhor time do Brasil não chegar as finais da Liberta , nenhum brasileiro chega….

    Hexacampeão! Esmagando a oposição!

    São Paulixo esmigalhado, porcada humilhada, galetos e peixes fritos digeridos! Segue a supeioridade do Doutrinador!

    Quanto aos comentários sobre o “desestruturado mengo”, Foi o time que mais somou pontos não? O resto é choro.

    Quanto aos bambis que reclamam do STJD, em 1977 não reclamaram né…O Reinaldo não jogou a final punido por um jogo ocorrido 4 meses antes!

    E o troféu brasileiro de 2008 esta onde? devia estar na sala da comissão de arbitragem…