logo lance
undo
Nacionais
Internacionais

BlogsL!

Colunistas

2 Pontos

por Rodrigo Borges e Fabio Chiorino

Blog da L!TV

Vídeos

Blog do Baldini

por Wilson Baldini

Blog do Bechler

por Marcelo Bechler

Blog do Kfouri

por André Kfouri

Blog do Garone

por André Schmidt

Blog do Gui Gomes

por Guilherme Gomes

Blog do Guilherme de Paula

por Guilherme de Paula

Blog do Janca

por João Carlos Assumpção

Blog do Mansell

por Eduardo Mansell

Blog do Marra

por Mário Marra

Blog do Salata

por Thiago Salata

Blog do Tironi

por Eduardo Tironi

Bulla na Rede

por Rafael Bullara

Crônicas do Morumbi

por Ricardo Flaitt

De Prima

por Fábio Suzuki e Igor Siqueira

Em Cima do Lance

por Bernardo Cruz e Igor Siqueira

Fora de Campo

O dia-a-dia dos atletas

Futebol & Ficção

por Valdomiro Neto

Futebol na Terrinha

por Thiago Correia

Gol de Canela FC

por Jonathan Oliveira

Humor Esportivo

Trollagem e zoação

Laguna Olímpico

por Marcelo Laguna

Lance! Livre

por Lucas Pastore

Made in USA

por Thiago Perdigão

Marketing & Economia da Bola

por Amir Somoggi

Números da Bola

por André Schmidt

O Mundo é Uma Bola

por Leonardo Pereira e Luiza Sá

Papo com Boleiro

por Luiz Otávio Abrantes

Planeta Fut

por Luiz Augusto Veloso

Press Start

por Lazlo Dalfovo, Pedro Scapin e Thiago Bicego

Quem Não Sonhou?

por Gabriel Carneiro

Saque

por Daniel Bortoletto

Segunda Pele

por Leonardo Martins, Rafael Bullara e Vinícius Perazzini

Super-Raio X

por Alexandre Guariglia

Tênis

por Fabrizio Gallas

Clubes

Doentes

Os campeões de 1987 foram rubro-negros | Blog Mauro Beting
logo lance
undo
Nacionais
Internacionais

BlogsL!

Colunistas

2 Pontos

por Rodrigo Borges e Fabio Chiorino

Blog da L!TV

Vídeos

Blog do Baldini

por Wilson Baldini

Blog do Bechler

por Marcelo Bechler

Blog do Kfouri

por André Kfouri

Blog do Garone

por André Schmidt

Blog do Gui Gomes

por Guilherme Gomes

Blog do Guilherme de Paula

por Guilherme de Paula

Blog do Janca

por João Carlos Assumpção

Blog do Mansell

por Eduardo Mansell

Blog do Marra

por Mário Marra

Blog do Salata

por Thiago Salata

Blog do Tironi

por Eduardo Tironi

Bulla na Rede

por Rafael Bullara

Crônicas do Morumbi

por Ricardo Flaitt

De Prima

por Fábio Suzuki e Igor Siqueira

Em Cima do Lance

por Bernardo Cruz e Igor Siqueira

Fora de Campo

O dia-a-dia dos atletas

Futebol & Ficção

por Valdomiro Neto

Futebol na Terrinha

por Thiago Correia

Gol de Canela FC

por Jonathan Oliveira

Humor Esportivo

Trollagem e zoação

Laguna Olímpico

por Marcelo Laguna

Lance! Livre

por Lucas Pastore

Made in USA

por Thiago Perdigão

Marketing & Economia da Bola

por Amir Somoggi

Números da Bola

por André Schmidt

O Mundo é Uma Bola

por Leonardo Pereira e Luiza Sá

Papo com Boleiro

por Luiz Otávio Abrantes

Planeta Fut

por Luiz Augusto Veloso

Press Start

por Lazlo Dalfovo, Pedro Scapin e Thiago Bicego

Quem Não Sonhou?

por Gabriel Carneiro

Saque

por Daniel Bortoletto

Segunda Pele

por Leonardo Martins, Rafael Bullara e Vinícius Perazzini

Super-Raio X

por Alexandre Guariglia

Tênis

por Fabrizio Gallas

Clubes

Doentes


Os campeões de 1987 foram rubro-negros

por Mauro Beting em 06.dez.2009 às 19:40h

Pela penúltima vez:

O Flamengo foi o campeão brasileiro de fato, em 1987.

O Sport foi o campeão brasileiro de direito, em 1987.

O título nacional de 1987 foi rubro-negro.

Para facilitar a história, e respeitar fatos, clubes, torcedores e profissionais, 1987 tem dois campeões brasileiros.

O Sport foi campeão brasileiro em 1987.

O Flamengo foi campeão brasileiro em 1987.

ADENDO – O LANCE! considera o Flamengo como hexacampeão e ponto final. Só o rubro-negro carioca. Eu não. Acho que os dois rubro-negros são campeões. O fluminense e o pernambucano.

Trabalho hoje para outras quatro empresas de comunicação. LANCE! (com sedes no Rio e em São Paulo. Grupo Bandeirantes de Comunicação (com sede em São Paulo). Esporte Interativo (com sede no Rio). Yahoo! (com sede em São Paulo). Cidade do Futebol (com sede em São Paulo). Todos entendem que o Flamengo é hexa. E não determinar EM ABSOLUTO o que nós devemos pensar e escrever a respeito.

Cada uma tem uma linha editorial e uma posição a respeito do assunto.

E eu tenho a mesma opinião em todas elas: o Flamengo é hexa. E o Sport também foi campeão em 1987.

ADENDO 2 – Para mim, e aceito opiniões contrárias (diferentemente de muita gente por aqui e em vários lugares), o Flamengo é hexa.

Com asterisco, mas é.

Como o São Paulo foi o primeiro hexa. Sem asterisco.

Tags:

  • Paulo H.

    O senhor está sendo mureteiro. Não precisa fazer média com os dois times.
    Campeão brasileiro em 1987 foi o Sport. Está no regulamento. Se é esdruxulo ou não é outra discussão. A verdade é que o Flamengo ficou com medo de disputar a decisão do campeão do módulo amarelo com o campeão do módulo verde, conforme determinava a regra.
    Sendo assim, por ter se negado a dar a cara para a disputa (em outras palavras, tremido), o campeão legítimo de 1987 é o glorioso Sport Clube Recife. Campeão que é campeão de verdade não precisa ter medo de jogar com nenhum time!

    PAULO, por que tentar ser equilibrado é ser mureteiro?

  • Jota

    Meu time foi o grande perdedor do ano, o Flamengo o grande vencedor, apesar que para o bem do futebol melhor teria sido o Inter.
    Mas algo eu não entendo bem, o hexa…hexa?
    Bem, eu já acompanhava fuetbol no ano que o Sport foi campeão brasileiro, apesar de ter toda a certeza que o campeonato mais importante disputado no Brasil naquele ano teve como campeão o Flamengo, logo a lógica, a razão diz ser o Flamengo o campeão brasileiro, apesar do CBF dizer que não, mas porque o mesmo raciocíno não é feito para os títulos do Palmeiras, Santos e etc, se naquelas épocas nem outro campeonato teve? Eu pergunto para torcedores mais velhos, 70/80 anos, inclusive Flamenguistas, e eles dizem que Santos, Palmeiras e outros foram campeões brasileiros. A única diferença nos dois casos é o apoio da mídia? Da venus platinada?
    Sinceramente não entendo os motivos e quando tentam me explicar me parece sujo demais, prefiro não saber, tenho mais com que me preocupar.

  • João Henrique Mantovani

    Pois é, o “mengão” adora dividir títulos né, o primeiro em 87 com o esport (triste situação tirar a única alegria de um povo sofrido) e este agora de 2009 com o STJD, afinal ficou explícito a cartolada pois mais uma vez para São Paulo o Título??? Sendo ou Palmeiras ou São Paulo interesses a parte isso não serviria né afinal temos uma “olimpíada” pela frente onde uma das principais modalidades será o abatimento de elicópteros. Enfim, sim é o ano do Rio e nada melhor do que se ter um campeo e dois livres do rebaixamento não é? Agora esse papo de Héxa??? O unico Héxa campeao Brasileiro de Futebol Legitimo ganhado no campo jogado todos sabemos quem é, felizmente pra uns e infelizmente pra outros mas futebol é no campo e no jogo limpo isso faz um campeao nato, de tradição, de força, de respeito nacional e internacionalmente afinal este nunca teve nenhuma história em seus títulos nacionais e internacionais que o desabone e vale ressaltar que esse é o time brasileiro que mais possui títulos relevantes no país e é exemplo de organizaçao, metodologia e planejamento e inspiração e modelo para vários clubes do país. Porém desejamos felicidades e boas festas ao atuais campeoes Brasileiros de 2009. Festa aos Penta campeoes brasileiros e no ano que vem tentem o Hexa mas no campo, de forma limpa e bem jogada como merece um campeonato de altíssimo nível ou até o melhor campeonato nacional do mundo, pois é isso que esperamos. Festejem muito, pois ano que vem tem libertadores. E esse, “Ai sim fomos surpreendindo novamente”, é o maoir campeonato interclubes do planeta.
    Parabéns Flamengo, Penta Campeao Brasileiro de Futebol!

  • cbf

    Mauro, opiniões são pessoais, e por isso tem que serem respeitadas.
    Minha observação é no seguinte:
    Quanto a questão de quantidade de titulos, não vira questão de opinião e sim de informação correta ou incorreta. E, jornalistas tem a missão e o dever de informar a verdade.
    Portanto, a verdade, é que na CBF, orgão que determina o campeão,de fato e de direito, o sport é o UNICO campeão de 1987.
    Caso contrario, se valer alguns pontos de vista, vamos organizar um torneio com 4 times de mais de 1 estado e o campeão então será declarado campeão brasileiro????

  • Marcos Vinícius

    Mauro,como o Flamengo pode ter sido o campeão de 87 se o time brasileiro que disputou a Libertadores de 88 foi o Sport?

    Se naquele ano a CBF,que é quem manda no futebol brasileiro desde sempre,disse que o campeão foi o Sport,pq vcs insistem em dizer que o campeão também foi o Flamengo?Amigo,título brasileiro não se divide.É glória de um só time,de uma só torcida.

    Enfim…

    DISCORDO DE VC!

  • pvinhas

    me desculpe Big Love, mas o flamengo foi campeão da copa união.
    que raio de campeonato brasileiro foi aquele que não contou com o vice-campeão (guarani) do ano passado (1986) arbitrariamente afastado pelo clube dos 13. é impressionante como todos defendem o flamengo mas ninguém se lembra do pobre guarani!!!!

  • Fluzão

    Também concordo com o post do blogueiro, foram dois campeonatos brasileiros, logo teve dois campeões. E concordo também com a galera que tem que considerar os campeonatos dos times que foram campeões antes 70, antes do primeiro “campeonato brasileiro”. Não era nem nascido nesse período mas deve ter mudado só o nome, porque a fórmula de disputa devia ser a mesma, se bem que o futebol brasileiro sempre foi uma bagunça…

  • Marcelo Campos

    Mauro, você está na minha lista dos cinco melhores comentaristas esportivos do Brasil, mas não está no topo. Fosse o senhor menos politicamente correto com certeza a encabeçaria.

  • Rondinelle Rodrigues de Moura

    SOMOS HEXA E PONTO FINAL!!!!

  • Jose Raimundo

    Pode se considerar um título que não é reconhecido pela CBF???
    O Flamengo é penta e não hexa!!!
    Não podemos cair na mediocridade, devemos respeitar o que determinam as leis, normas, etc. e neste caso, o que determina o órgão máximo do futebol brasileiro (CBF).

  • Paulo Pinheiro

    “…A verdade é que o Flamengo ficou com medo de disputar a decisão…”

    Morro de rir quando leio esse tipo de coisa, hehehehehe

    Vai lá buscar a escalação de um time e de outro na época. Superioridade esmagadora do rubro-negro carioca. O Internacional só tinha a ganhar com esse quadrangular, pois teria a chance de ir lá buscar o título que havia perdido. E você já se perguntou por que não quis disputar? Medo também? Não: a negação de entrar em campo era uma decisão do CLUBE DOS 13.

    Inclusive desse “organizado, estruturado”…. e imoral SPFC. Que tinha o presidente do Clube dos 13 na época do imbróglio e não honrou o compromisso que todos os clubes assinaram ao aceitar a “taça das bolinhas” ano passado.

    Eu costumo dizer que só duas classes de pessoas não reconhecem o título de 87 para o Flamengo:
    1. os recalcados
    2. os mal informados

    Só me convencerão de que o título de 87 ao Flamengo não é legítimo quando me provarem a moralidade de alterar o regulamento após a quinta rodada, sem anuência da totalidade dos participantes.
    (sim… foi após a quinta rodada que a CBF “resolveu” que haveria um quadrangular cruzado…)

    Mas a minha posição é a mesma do Mauro. Não se trata de “média”. A questão é que a CBF organizou o tal módulo amarelo às pressas e quando propôs aos participantes lhes prometeu que poderiam ser campeões brasileiros. Por isso também acho injusto proclamar o Sport simplesmente “campeão da segundona”. Mas a verdade é que o campeonato já estava em andamento quando o módulo amarelo iniciou.

    O STJD declarou o Flamengo campeão. E o STJ declarou o Sport.

    Dois campeões. Simples assim.

    Jota. Também acho interessante a sua colocação. Acho que está na hora de um trabalho de resgate do que foi o futebol brasileiro antes de 1971.

  • Osmario Brito Oliveira

    Tristeza é ter uma péssima organização nacional de futebol, que não reconhece títulos dos torneios torneios mais antigos sabe-se lá por quais motivos, tendo em vista que os mesmos envolviam os times de hoje. Que faz lambanças absurdas, tendo que mais tarde, ser corrigida pela FIFA. Ler commentários de pesoas de pensamento pequeno, que continuam a sustentar essa triste e improdutiva rixa Rio – São Paulo, escondendo-as num simples comentário sobre futebol. Respeite pelo menos as famílias dos que morreram. Não culpe a fama do Rio pela campanha do seu time. E olhe as mazelas da sua própria cidade. Parabéns Flamengo! HEXACAMPEÃO brasileiro na raça.

  • Andrei

    Mauro, concordo com vc… 1987 existe dois campeões, Sport e Flamengo e ponto final. Simples assim!

  • FabianoPadilha

    É importante que você dê sua opinião, e eu respeito muito. Mas a informação correta é que o campeão brasileiro de 1987 oficialmente reconhecido pela CBF, pela Fifa e até pela Justiça Federal é o Sport. E jornalista tem a obrigação de informar aos leitores com precisão. O título flamenguista de 1987 é a Copa União, que equivalia a uma das séries (módulos) da competição.

  • Elson Júnior

    A INVEJA MATA, MATA, MATA. NÃO ADIANTA BAMBINHOS,
    O FLAMENGO É HEXA, HEXA, HEXA!! E COM TODA A JUSTIÇA, LUTANDO CONTRA TIMES COMPRADOS PELA MALA BRANCA, LUTANDO CONTRA A MÍDIA BARRISTA PAULITA, LUTANDO CONTRA JUÍZES SAFADOS, POIS COMPROVADAMENTE O FLAMENGO FOI O MAIS PREJUDICADO DEVIDO A ARBITRAGEM. A MAIOR TORCIDA DO MUNDO ESTÁ NO PARAÍSO E CONTINUARÁ POR MUITO TEMPO.

  • DANIEL KERSNER

    Como você pode considerar o ixpó campeão se nem ganhar o módulo dele ele ganhou?

    Se ele fez um ACORDO com o Guarani para encerrar uma disputa de penaltis que estava em 11 x 11 ?

    Qual o critério? Não deveria o time ser punido por ARRANJAR DELIBERADAMENTE o resultado de um jogo?

    Afora todos os argumentos fáticos, estou usando um argumento jurídico tal qual o da ruidosa massa de hipócritas que defende uma imbecilidade como essa que é proclamar o time pernambucano como campeão de alguma coisa.

    Um pouco de respeito à históra é necessário por parte dos que se utilizam dela para viver. Como é o seu caso.

    É uma barbaridade, um vexame, uma demência um JORNALISTA defender qualquer coisa que seja diferente do que o CRF como campão brasileiro de 1987.

    Torcedores, se entende.
    Dirigentes do Ixpó, se releva.
    Jornalista, não se deve perdoar.

    O futebol merece mais seriedade dos seus representantes de imprensa.

  • Rodrigo

    Quanta gente recalcada…
    Um dizendo que o Flamengo teve medo de disputar o título com o “poderoso” Xpóti, outro falando que o Flamengo foi campeão por causa do STJD. Só pode ser brincadeira! O Flamengo não jogou com o Xpóti porque teve hombridade e manteve a palavra com os demais clubes do Clube dos 13, que havia combinado que quem fosse campeão (Flamengo, Inter, São Paulo, etc.) não disputaria com o campeão do outro módulo, simplesmente porque a CBF alterou o regulamento depois de iniciada a competição. O Flamengo é campeão de 87, sim! Quem diz que não é, ou é recalcado, ou não sabe o que aconteceu mesmo!

  • Marcos Paulo

    Triste é tirar o mérito do Flamengo em 1987 que vencer todos os grande times da época para doar um título para uma equipe que só enfrentou equipes da segunda divisão.
    Vergonha é o Sport.

  • Rodrigo Cartafina

    Meu Deus!!! Como tem gente que escreve besteira!!!! Agora veio um falando que o STJD deu o título ao Flamengo??? É muita CARA DE PAU!! Quem deu o título ao Fla foi o próprio SP quando o tinha nas mãos. Foi o Palmeiras, quando, inexplicavelmente, despencou na tabela. Foi o Inter, o Atlético-MG, o Goiás, enfim, todos que deixaram o rubro-negro chegar. E sobre 1987, o Fla também sagrou-se campeão no campo! Afinal, a Copa União, vencida pelo Fla, não equipara-se ao Campeonato Brasileiro? A história é complexa e sempre haverá posições contrárias. Mas o que realmente importa é a opinião de gente que realmente entende, como Mauro Beting, PVC, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Ledio Carmona, Mauricio Noriega, Benjamim Back, Andre Rizek, Telmo Zanini, Renato Mauricio Prado, e outros tantos especialistas. Os torcedores do rubro-negro pernambucano deveriam se preocupar com a situação precária com que seu clube vive e esquecer de vez o Flamengo. Afinal, eles tb são campeões de 87.

  • Marcelo Pereira

    PELO AMOR DE DEUS!!!!

    SOU GREMISTA, E AQUI NO SUL, O CAMPEÃO DE FATO, DE DIREITO, DE CERTEZA, DE VERDADE, DE DIGNIDADE É APENAS UM CLUBE…

    O S P O R T!!!!

    PAREM DE COLOCAR O FLAMENGO COMO CAMPEÃO EM 1987, QUE VERGONHA!!!!

  • MOSQUEIRA

    AS MENTIRAS DA MÍDIA SOBRE O BRASILEIRO DE 1987:

    1ª- GUARANI E SPORT ERAM TIMES DE SEGUNDA.
    O GUARANI FOI VICE EM 1986. COMO A MÍDIA CONSEGUIU TRANSFORMAR O VICE DE 1986 EM “TIME DE SEGUNDA’ EM 1987?

    2ª- O REGULAMENTO FOI MUDADO NA ÚLTIMA HORA.
    A PROPOSTA DE CRUZAMENTO FOI fEITA MUITO ANTES DO INICIO DA COPA UNIÃO DA REDE GLOBO. E FOI ACEITA PELO REPRESENTANTE DO CLUBE DOS TREZE, SR EURUICO MIRANDA.

    ALIÁS, O JORNAL O DIA!, DO DIA 1º DE SETEMBRO DE 1987 PROVA O QUE DIGO. NA MESMA PÁGINA HÁ UMA FOTO COM TODOS OS REPRESENTANTES DOS CLUBES GOLPISTAS.
    UMA TABELA DE CAMPEONATO BRASILEIRO DEVERIA SER PALNEJADA NA CBF CERTO?
    ERRADO A FOTO MOSTRA E A REDAÇÃO CONFIRMA: A TABELA DA COPA DA REDE GLOBO FOI FEITA NA GÁVEA. QUE COINCIDÊNCIA!!!

    ENQUANTO JORNALISTA COMPROMETIDOS COM ESTA MENTIRA NÃO FOREM ACIONADOS JUDICIALMENTE ESSA MENTIRA PREVALECERÁ. O QUE SE PODE ESPERAR DE REPÓRTERES DE UM PAÍS QUE PRODUZ SARNEYS, ARRUDAS, DILMAS…?

    OS CARAS FALAM DE LEIS, BALELA. HÁ UMA SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO DELA NÃO CABE MAIS RECURSO. O SPORT GANHOU NO CAMPO E NA BOLA MAS JORNALÍSTAS E MÍDIA MANTEM A FARSA. COMO EXPLICAR QUE SEMPRE ESTIVERAM MENTINDO?

    AINDA HÁ TEMPO SENHORES. O ACESSO A NOTÍCIA HOJE É FÁCIL. QUALQUER BIBLIOTECA NACIONAL COM jORNAIS DE ÉPOCA DESMORONAM ESSA FARSA.

    O SITE DA FIFA MOSTRA O FLAMENGO COM 4 TÍTULOS O DA CBF QUE POSSUI DOMÍNIO DA GLOBO.COM TAMBÉM MOSTRA 4 TÍTULOS, O QUUE FALTA?
    ACREDITO QUE SE JESUS CRISTO DESCER A TERRA PARA MOSTRAR QUE TUDO NÃO PASSA DE UMA FARSA, A MÍDIA O CRUCIFICA. CRUCIFICA NÃO, FAZ UM GLOBO REPÓRTER DENÚNCIA. ISSO É PIOR QUE CRUCIFICAÇÃO.

    REPÓRTERES COSTUMAM CULPAR A DITADURA POR TUDO.
    A MAIORIA QUE ESTA AÍ É FRUTO DA DITADURA.
    APRENDERAM BEM. ALIÁS, COMO BEM DOUTRINOU JOSEF GOEBBELS CHEFE PROPAGANDA DA ALEMANHA NAZISTA DE HITLER: “UMA MENTIRA DITA MIL VEZES TORNA-SE VERDADE.

    VIVA A MÍDIA BRASILEIRA. ELA REPRESENTA BEM ESTE PAÍS, ALIÁS, É A CARA DESTE PAÍS, ONDE TUDO É MAQUIADO OU ESCONDIDO, NA CUECA, NA MEIA OU ATRAVÉS DE MENTIRAS PARA ALIMENTAR A MASSA BESTIALIZADA.

    O Fla é “Hexa” e “Tri” em dois anos e o genocídio de milhões de judeus jamais ocorreu.

    BRASIL UM PAíS DE TOLOS.

    VIVA A MÍDIA BRASILEIRA BEsTIALIZANDO AINDA MAIS UM POVO POR DEMAIS BESTIALIZADO.

  • MOSQUEIRA

    DOIS CAMPEÕES É ALGO QUE BEIRA O PATÉTICO.
    VIROU DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA?
    ALIÁS, O MÁXIMO QUE SE PODE SER FEITO, ISSO SE RASGAREM A CONSTITUIÇÃO EO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARA ATENDER AOS INTERESSES DO FLAMENGO, É, DIVIDIR O TÍTULO.
    OS REPÓRTERES POUCO FALAM DISSO MAS, É ISSO QUE O FLAMENGO PLEITEIA.
    OS DIRIGENTES DO FLAMENGO SABEM.
    FATO É QUE MÍDIA E FLAMENGO CAMINHAM LADO A LADO.
    VIRARAM O TIME DO POVO, DO POBRE… POBRE GÁVEA… POBRE BAIRRO DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO.
    É O TIME DOS NEGROS (VOU VOMITAR). O CLUBE TAMBÉM PROIBIA NEGROS COMO TODOS EM SUA ÉPOCA, HAJA VISTA SER O FUTEBOL “COISA DE ELITE”?
    QUALQUER HISTORIADOR SÉRIO QUE ANALISE TUDO QUE É DITO PELA MÍDIA CHEGA A CONCLUSÃO DE QUE NA REALIDADE A MÍDIA CRIOU O GRANDE MITO: “FLAMENGO, O INOMINÁVEL, O TODO PODEROSO, O MANTO SAGRADO O MAIS QUERIDO… O MAIS QUERIDO… BUSQUEM INFORMAÇÕES SOBRE ESTE CONCURSO. ALGUÉM SABE DE QUE MANEIRA O FLAMENGO VENCEU ESTA ELEIÇÃO. ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR PQ QUE EM 1981 O ARBITRO JOSÉ ROBERTO WRIGHT VIAJA COM A DELEGAÇÃO DO FLAMENGO, SE HOSPEDA NO MESMO HOTEL QUE O FLAMENGO, EXPULSA METADE DO TIME DO ATLÉTICO E DEPOIS VOLTA NO MESMO AVIÃO QUE O TIME. TUDO ISSO ´´E PURA COINCIDÊNCIA DIRÁ MAURO.

    UMA COISA DIGO, TEM DE SER MUDADA ANO QUE VEM: CLÁSSICOS´REGIONAIS SEMPRE NOS DOIS ÚLTIMOS JOGOS DOS TURNOS.

  • Fábio Chamusca

    Beting, você é ninja. Pois ninjas sobem em muros facilmente. Hahahahahahaha

    FABIO, muito boa. adoro a expressão ‘caco de vidro’, também.
    mas insisto. numa questao sem soluçao, a melhor é reconher cois campeoes.

  • Diogo

    E o Flamengo é o único time masculino hexacampeão

  • Marcos Filipe

    Flamengo é rubro negro fluminense???achei q fosse carioca.

    MARCOS, assim como o Corinthians é paulistano e paulista, o Flamengo é rubro-negro carioca e fluminense.

  • Alexandre

    Concordo contigo, Mauro. O caso é similar aos vários rachas nas federações estaduais nas primeiras décadas do século XX, com vários campeonatos paulistas, cariocas, etc, divididos.
    Da mesma forma o campeonato de 87 deve ser dividido. São dois campeões em 87. Dois campeões pela metade, meio-campeões.
    Agora, como disse o Jota aí em cima, o cúmulo da incoerência é a maioria dos seus colegas de imprensa considerar o Flamengo seis vezes campeão brasileiro e desconsiderar os campeonatos nacionais ganhos antes de 71.
    Ou bem eles são legalistas e só consideram os campeonatos oficiais, desconsiderando os anteriores a 71 E a Copa União E a Copa João Havelange (2000). Ou então adotam uma abordagem histórica, levando TODOS os campeonatos nacionais em consideração.
    O que não dá é para mudar de opinião conforme a conveniência.

  • Leonardo

    Mauro, concordo contigo. O Sport também é campeão de 1987, mas o Flamengo é sim também, pelo simples fato de o Clube dos Treze ter organizado a Copa União de 1987 e declarar o Flamengo como campeão.

  • Heraclito

    Como vc pode dizer que o flamengo é campeão de fato,que é uma questão sem solução.Mauro,eu admiro seu trabalho,mas me responda.Quem é a entidade que comanda o futebol?Não é a CBF?Quem a CBF nomeia campeão,inclusive tendo ENTREGADO A TAÇA?Não foi o Sport?Quem jogou a libertadores?Não foi o Sport?Quem a justiça comum confirmou o titulo,em decisão transitada em julgado?Nao foi o Sport.Se tem dúvida,passe na sede do flamengo e me tira uma foto da taça de campeão brasileiro de 87 do flamengo.Assim ninguem fala mais nada.Agora parem com esta mentira de dizer que é Hexa.

  • Tarcísio

    Flamengo é rubro-negro carioca, não fluminense…

    Fluminense é quem é do interior do estado do Rio de Janeiro. Carioca é quem é da cidade do Rio de Janeiro (da capital, como o Flamengo).

    Carioca e Fluminense não são sinônimos.

    Abraço

  • Tarcísio

    Flamengo é rubro-negro carioca, não fluminense…

    Fluminense é quem é do interior do estado do Rio de Janeiro. Carioca é quem é da cidade do Rio de Janeiro (da capital, como o Flamengo).

    Carioca e Fluminense não são sinônimos.

    Abraços

    TARCÍSIO, o Flamengo é carioca. E fluminense.

  • Marcos Vinícius

    Reconhecer dois campeões é absurdo pois:

    Campeonato sério não tem dois campeões.O nosso Brasileirão não admite isso,pois há inúmeros critérios de desempate justamente para que não paire a menor dúvida sobre isso.

    Admitir dois campeões é não formular opinião sobr um assunto,ou,infelizmente,acompanhar o que a mídia tenta nos empurrar goela abaixo.

    Insisto:Há inúmeros critérios de desempate para que não haja dois campeões.E,se foram feitos dois camepeonatos naquele ano,temos que reconhecer como campeão o time vencedor do campeonato elaborado por quem manda no nosso futebol.

    Mauro,não há dúvidas:Quem manda no nosso futebol é a CBF,todas as federações estaduais são subordinadas a ela,e foi a CBF que reconheceu o Sport como campeão brasileiro de 1987.

    Contra fatos não há argumentos.

  • Rods

    Regulamento é regulamento, já pensou se o São Paulo decidi-se em 2002 não jogar a fase final do Brasileirão, pq naquela altura do campeonato o São Paulo era o primeiro colado, podia se auto declarar campeão e não ter levado aquela “piaba” do Santos então como fica a questão será que hj iriam dizer que o São Paulo seria Hepta????

  • Junior

    Alguem sabe escalar pelo menos 1 (um) eu disse apenas 1(um) jogador DA SELEÇÃO, DO FANTÁSTICO, DA MÁQUINA DO INESQUECÍVEL TIME DO sport de 1987 que empatou com o Fantastico Guarani 11X11? não vale pesquisar hein!!!!

  • wilson

    Parabéns ao Flamengo por esta conquista maravilhosa! Arrebatando todos os percalços deste ano. Provando que dinheiro não é tudo.A garra prevaleceu!!
    Parabéns ao Flamengo pela conquista em 1987, ganhando um campeonato com a participação dos maiores e melhores clubes de futebol do Brasil!
    Porém o Campeão Brasileiro de 1987 é o Sport. A taça daquele campeonato está lá em Recife para comprovar.
    Apesar de não gostar da gestão da entidade Brasileira, a CBF é detentora das normas , que regem o futebol Nacional. Os clubes e atletas são afiliados a ela e assim qualquer problema de documentação , passa por esta entidade.
    Um campeonato patrocinado pelo Clube dos 13 e pela Rede Globo é válida pela organização, mas oficialmente não! Respeito a todos os jornalistas e flamenguistas do planeta. Insisto , em 1987 o melhor time Nacional foi o Flamengo!!
    Mas o Campeão Brasileiro de 1987 é o Sport!!

  • Paulo Sérgio ( SPFC )

    O comentário do amigo Alberto Capucci Filho diz tudo : Essa é a VERDADE dos Fatos > O Flamengo não pode agora nem mesmo reivindicar o título de “ campeão moral ” 1987, pois no início do campeonato todos os clubes participantes concordaram com o regulamento e assinaram isso … O Flamengo ganhou o módulo verde, mas “ amarelou ” e não quis correr o risco de disputar um título com o Sport por absoluta SOBERBA que os cariocas tinham na época, como previa o regulamento e, achando que o ‘ Futebol do Rio era o Melhor do Mundo ‘ na ocasião. Talvez por estar mto confiante em que a CBF perpetraria mais uma “ cariocada ” do Flamengo – como aquelas que salvaram o também carioca do Fluminense no rebaixamento e deram ao Botafogo os pontos da partida em que foi arrasado pelo São Paulo por 6×1 – isso é Fato.

    O que está registrado, oficialmente, é que o Sport Recife ficou com o título de 1987, porque o Flamengo não compareceu ao jogo e perdeu por WO. Além do mais, quem foi que disputou a Copa Libertadores de 1988 ?!? … Foi Sport-Recife e o Guarani, campeão e vice do Brasileirão-87.

    .

    Então, parabéns ao FLAMENGO pelo seu PENTA Campeonato de 2009 !

    Parabéns ao Flamengo, ao STJD e a Rede Globo … Parabéns ao Título ( tríplice ) que os Rubro – Negros vão ter de dividir isso em 3 partes; Parabéns Flamengo, pelo Penta !

    Perguntinha : essa Taça do Título – do PENTA – vai ficar aonde ? ….. Na gávea, no PROJAC ou no STJD Carioca ?!? > vão expor a Taça de Campeão aonde ??? ……………………………………………………… é PENTA !!!

  • Luciano-PR

    Simples:
    Campeão(ões) Brasileiro(s) de 1987: Sport e Flamengo*
    Campeão(ões) Mundial(is) de 2000: Boca Juniors e Corinthians*
    A discussão fica em torno dos asteriscos… e ponto final.
    O SPFC é o único Hexa sem asteriscos.

  • Edu

    E é muito lindo nos comentários se referirem a módulos sem falarem que o módulo do Sport era composto por times de segunda divisão, nenhum dos grandes estava presente. Esse foi o roubo mais descarado da história do futebol Brasileiro. o Sport se quer ganhou o módulo segundona que participava, vejam no site da CBF que vocês tanto gostam qual critério foi usado para definir que o empate entre 12×12 nos penaltis entre Sport e Guarani na decisão da segundona, poderia os dois times se declararem campeão? Ridículo no mínimo.

  • Marcelo Pereira

    Texto abaixo mérito do Sr. André Machado: Resume e põe ponto final na discussão Flamengo Penta ou Hexa:

    Em 1986, o campeonato BRASILEIRO foi decidido entre São Paulo e Guarani, com o SP sagrando-se campeão.
    Naquele tempo, o campeonato era disputado por muitos times e os clubes dos grandes centros, os maiores em termos de títulos e torcida, resolveram se unir e criar um campeonato exclusivo com eles, os doze maiores do Brasil: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro. O Bahia, que era dirigido por um homem com muita força no futebol, o Paulo Maracajá, e sempre atraía grandes públicos para a Fonte Nova, brigou muito, fez pressão e conseguiu sua inclusão, nascendo assim o famigerado Clube dos Treze.
    Eles procuraram a Rede Globo, que gostou da idéia, e conseguiram com a Coca-cola o patrocínio do torneio, com a Coca colocando sua marca na camisa de todos os times, nos prismas principais dos estádios e nas transmissões da Rede Globo.
    A CBF foi contrária pelo fato de que, apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil, e alguns realmente eram, no campo e na bola jogada no ano anterior, muitos ficaram mal classificados: o Vasco, por exemplo, tinha caído para a 2ª divisão. Então, a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado entraria com ação judicial e ganharia.
    Sport, o Campeão
    Protesto contra a Coca-cola
    Então, o “Clube dos 13″ teve uma “brilhante” idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos, com 16 clubes cada.
    O verde, com os clubes pertencentes a ele, os dois clubes não participantes do “Clube dos 13″ melhores classificados no ranking da CBF (Goiás e Curitiba) e o Santa Cruz, que entrou no bolo por causa da pressão política exercida por Marco Maciel e pela amizade pessoal que o seu presidente tinha com Marcio Braga, presidente do Flamengo e primeiro presidente do “Clube dos 13″; e o módulo amarelo, composto pelos demais clubes que tinham direito adquirido em campo de jogar a Primeira Divisão do futebol Brasileiro.
    Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º colocados de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.
    A segunda divisão também seguiu o mesmo critério, divididos em módulos azul e branco (as cores dadas aos módulos foram em homenagem a bandeira do Brasil).
    Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso País.
    Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o “Clube dos 13″ convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento: não haveria mais a realização do quadrangular final e o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.
    Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar com a unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.
    Mas aí veio o grande erro do “Clube dos 13″, que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.
    O Regulamento do Conselho Arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
    Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar deste poder em favor de si mesmos durante uma competição.
    Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu “inteligente” presidente perdessem, no futuro, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.
    A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam à frente do “Clube dos 13″, confirmando a realização do quadrangular final.
    As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, sendo o primeiro em Campinas, com empate de 1X1, e o segundo na ILHA, 1X0 para o SPORT, com gol de Marco Antônio.
    O fato da Globo não ter transmitido os jogos deu-se em virtude do boicote que os clubes integrantes do Módulo Amarelo fizeram à Rede Globo e à Coca-cola, que juntamente com o “Clube dos 13″ se achavam donas do futebol brasileiro e só patrocinaram os clubes do Módulo Verde.
    Homero Lacerda, presidente do SPORT Recife na época, proibiu a entrada de profissionais da Rede Globo na Ilha e fechou a transmissão do jogo pelo SBT, eterna emissora rival da Rede Globo. O mesmo fez o presidente do Guarani.
    O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instâncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que também reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.
    Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.
    Como se pode ver, o SPORT derrotou a todos que se dignaram a enfrentá-lo nos gramados (como o vice-campeão brasileiro do ano anterior: O Guarani) e nos tribunais (os que não tiveram decência de enfrentá-lo nos gramados, como Flamengo e Internacional).
    Esta história marca a luta de um time nordestino que enfrentou sozinho o poder dos maiores times do Brasil, que unidos com a Rede Globo e a multinacional Coca-Cola, acharam que poderiam fazer prevalecer sua vontade sobre o que era justo e dentro da Lei.
    Algumas mentiras que se repetem até hoje:
    ”SPORT e Guarani eram da segunda divisão.”
    Mentira: Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986?
    A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.
    “A CBF mudou o regulamento.”
    Mentira: Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.
    ”O Flamengo recebeu a taça.”
    Mentira: A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT, para quem quiser ver. Ok?
    Conclusão: FLAMENGO – PENTA CAMPEÃO 2009!!!

  • http://www.funkneurotico.net Celso

    Vamos lá verdade seja dita, Flamengo é Hexa e ponto final, quem decidiu que nenhum time do módulo amarelo jogaria com o módulo vede foi o Clube dos 13, o Presidente do Clube dos 13 é hoje o atual presidente do São Paulo. Foi determinado que qualquer que seja dos times do módulo amarelo não iria enfrentar o modolu verde.

    Agora se o Flamengo é Penta com asteristico * é culpa dessa merda de Clube dos 13 que não faz nada correto e quem era o presidente dessa droga era o Bambi Sãopaulino.

    Parem de chorar Flamengo Hexa Campeão

    Maior Torcida

    Parem o chorôrô aê fubazada!

  • vinicius

    “Boa sorte a Patrícia, e que ela traga o hepta.”

    e quem disse isso?

    agora a turma do arcoíris vai cometer araquiri…

  • Luizão

    Mauro, você diz que Fla e Sport são Hexa e ponto. E o que dizer dos títulos nacionais anteriores a 1971? Acha justo ignorar que o Palmeiras tem 9 títulos nacionais (6+3), sendo então, Hexa brasileiro desde 1994?
    Você, como palmeirense que é, deveria zelar pelo clube. Nossa torcida está cansada da perseguição da imprensa. Exigimos apenas respeito e imparcialidade… Você sabe extamente do questou falando…
    Saiba que admiro seu trabalho, mas ainda acho que podia utilizar-se dos meios de comunicação MAIS em prol do nosso Palmeiras… Não distorcendo fatos como o fazem os perseguidores… Mas utilizando-se destes mesmos fatos para defender nossa honra…

    LUIZÃO, as questões anteriores a 1971 já foram tratadas neste blog.
    depois eu repito por aqui. grato.

  • Tiago

    Mauro, só agora reparei o “Pela penúltima vez”.
    Por quê? Você está escrevendo algum material mais denso sobre 87?
    Se estiver, meus parabéns. Se não estiver, venho pedir para que o faça, e lance mãos de argumentos sólidos, assim como provas documentais (regulamento de 87, por ex.), porque mais de 60 milhões de torcedores (considerando os do Fla, SPFC e sport) esperam por isso.
    Abraço.

  • Paulo Sérgio ( SPFC )

    O FLAMENGO NÃO É HEXA BÔRRA NENHUMA … ISSO TÁ PROVADO AQUI !!!

    ASSISTAM ESSE VÍDEO, ABAIXO … ISSO É FATO! – É A VERDADE :

    http://www.youtube.com/watch?v=BMd8m3erK7M

    ENTÃO, AS IMAGENS VALEM MAIS QUE 1 MILHÃO DE PALAVRAS MENTIROSAS !

  • Junior-df

    Eu acho muito engraçado que todos os São Paulinos se sentem tão amargurados que tudo sempre e conspiração, se o São Paulo não é campeão é pq foi roubado, é pq existe uma conspiração do mundo ao redor de um time, todos os arbitros são manipulados, esquemas, traição… fala sério isso é roteiro de filme americano, campeonatos possuem erros e bota erro nisso mas os erros são pra todos, o Flamengo foi prejudicado e muito em várias etapas do campeonato, o São Paulo também, assim como Palmeiras e por aí vai, agora é ridículo querer dizer que se São Paulo não é campeão é pq foi armado, foi roubado, esse é o pior choro de perdedor que pode existir.. quanto a outra polêmica a questão do Hexa, eu acho que a politicagem é uma praga e realmente aquele maldito campeonato foi errado do início ao fim mas COM CERTEZA dizer que o Flamengo não foi o campeão é absurdo, ao passo que também acho que o SPORT tem seus méritos pois nenhum dos dois pode ser punido pela INCOMPETÊNCIA SUPREMA que teve a CBF naqueles anos, acredito que no mínimo aquele campeonato foi um marco para se melhorar o campeonato mas é muito errado e isso não adianta pq nenhum outro time vai assumir INCLUSIVE O SÃO PAULO que possuia a presidência do clube dos 13 naquela época e que hoje é quem insiste em ir contra, isso pra mim é a maior prova de dor de cotovelo que existe.
    Saudações do primeiro hexa campeão MASCULINO de futebol..

  • Juarez Júnior Silva Gonçalves

    Olá Mauro sou paranaense, atleticano e cada mais decepcionado com o futebol do meu estado. Apenas um time na 1ª divisão. Para um estado que já teve 3 grandes representantes, foi-se o tempo que qualquer time vinha aqui e considerava um empate um bom resultado. O Atlético esse ano lutou para não cair e ficou fora da sula-americana. Porém estou com esperança de fazer uma boa campanha no ano que vem e torço para que os outros 2 times subam. Um abraço.

  • http://www.corinthians.com.br Tião FIEL

    E o Flamengo é o único time masculino hexacampeão

  • willian gerhard

    O Marcelo Pereira modificou o regulamento do campeonato 1987 .
    esse regulamento q ele colocou ae e falso . mengao e hexa !

  • Claudemir de Jarinu

    O campeão de 1987 é o time que esta reconhecido pela entidade que comanda o futebol nacional , ou seja , a CBF.
    Na galeria de campeões da mesma , consta o Sport como campeão , então não venham vocês , jornalistas , querer fazer média com a torcida flamenguistas para aumentarem suas popularidades (no caso dos jornais , suas vendas), pois o que esta na CBF é o que vale e ponto final.
    Flamenguistas vocês são penta , e já ta de bom tamanho , principalmente por que se não fosse a falseta do Gremio ( aqueles jogadores não merecem respeito) , e o Corinthians ( o Ronaldo falsificou a contusão para não enfrentar o Flamengo ) , não daria nem Libertadores para vcs.
    Isso sem contar o apito amigo contra o Santos (não voltou nem um dos penaltis???) , a questão é simples , o Rogerio Ceni fez o mesmo movimento contra esse mesmo time la no Rio e o juiz fez voltar. Dois pesos , duas medidas?????.
    Vejam bem : contra o Santos ganharam , e era para ser empate ( – 2 pontos) , contra o São Paulo ganharam , era para ser empate ( – 2 pontos).
    Não dava nem Libertadores.
    Então agora ainda querem um titulo que não é deles ???????????

    Claudemir

  • http://gabriny.ning.com gabriny

    Respondendo ao Paulo do 1° Comentário, quero dizer pra ele que opinião não se discute, se respeita… Nâo julgue as pessoas pelo que elas fazem ou pensam, cabe a nós termos opiniões fixas… Se você não tem, respeite quem tem… O Flamengo foi o campeão de fato em 1987… E pra dizer a verdade quem diz que o que vale é o papel… Comece a praticar esportes e sai da teoria… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • MOSQUEIRA

    “NUNCA ANTES DA HISTÓRIA DESTE PAÍS” UMA MENTIRA FOI TÃO BEM CONDUZIDA COMO ESSA FARSA DE “HEXA”.
    NÃO É NO MÍNIMO ESTRANHO QUE TODOS , EU DISSE, TODOS OS JORNALÍSTAS DESTE PAÍS CONCORDEM COM ESSA FARSA?
    NÃO. SENDO ESTE PAÍS O BRASIL NÃO.
    O QUE MOVE A PROFISSÃO DE JORNALÍSTA NÃO É, NEM JAMAIS SERÁ “COMPROMISSO COM A VERDADE”, O ÚNICO COMPROMISSO DE JORNALÍSTA É; NÚMERO DE ACESSO AO BLOG, IBOP, VENDA, AUDIÊNCIA.
    É ABSOLUTAMENTE BESTIAL QUE TODOS CONCORDEM COM UMA MENTIRA QUE LOGO CAIRÁ POR TERRA.
    REPITO, AINDA HÁ TEMPO SR MAURO.
    SENDO FILHO DE QUEM ÉS, SEJA PIONEIRO E ASSUMA A VERDADE. SEM MEDO DE SER DEMITIDO POR NADAR CONTRA A MARÉ.
    OS JORNAIS DA ÉPOCA LOGO COMEÇARAM A CIRCULAR.
    NOSSA IMPRENSA É A CARA DE BRASÍLIA.
    QUE MORAL TEM REPÓRTER PARA MALHAR SARNEY, ARRUDA, COLLOR, MARCOS VALÉRIO…
    REPÓRTE É PROFISSÃO?
    O QUE É NECESSÁRIO PARA SER REPÓRTER?
    CONHEÇO UM FAMOSO REPÓRTER NO RIO DE JANEIRO QUE NÃO POSSUI SEQUER O 2º GRAU.
    POBRE PAÍS, CONDUZIDO POR FARSAS E FARSANTES.
    SE UMA DECISÃO TRANSITADA EM JULGADO NÃO SERVE PARA NADA, NÃO SERIA O CASO DE LIBERTARMOS O FERNANDINHO BEIRA-MAR?
    NÃO SERIA O CASO DO SR MAURO BETING DEFENDER QUE ESSA DECISÃO NÃO SERVE DE NADA?
    DEFENDER O “HEXA’ DO FLAMENGO É IGUALAR-SE AO MAHMOUD AHMADINEJAD QUE DIZ, SEMPRE QUE PODE E LHE É CONVENIENTE: “O GENOCÍDIO NUNCA EXISTIU”
    CADEIA PARA TODOS OS MENTIROSOS DA IMPRENSA BRASILEIRA.
    FLAMENGO “HEXA”: UMA “VERDADE” CONVENIENTE.

  • MENGÃO HEXACAMPEÃO (PAZ)

    MAURO, que polêmica cansantiva. É lógico que o Flamengo é HexaCampeão. Tinha um time que era uma seleção brasileira, enfrentou os principais grandes times do país. Fez um final fantástica com o Inter.
    Essa questão de que Guarani foi vice no campeonato anterior e devia participar e o Sport que foi o 28º. Não deveria ter sido rebaixado? Além disso, a CBF havia dito que não tinha condições de fazer o campeonato brasileiro de 87. Então os clubes não poderiam perder renda. Criaram o Clube dos 13 para fazer o campeonato brasileiro daquele ano. E para viabilizar o Brasileirão 87, o campeonato tinha que ser enxuto e com clubes de massas, os principais clubes do país. Incluiram mais 3 clubes que, senão me engano, seriam convidados e foram indicados por suas próprias federações locais. O Sport deveria é questionar sua federação e não criticar o clube dos 13. Além disso, parece que o Sport reconheceu o Flamengo campeão brasileiro de 87, em uma ata de 1997 do clube dos 13. Ora, se o próprio Sport admitiu o Flamengo campeão brasileiro de 87, como agora fica aí ameaçando de processo os outros que reconhecem? Olha o Ricardo Teixeira, em entrevista a CBN, pediu a nova presidente do Flamengo, Patricia Amorim, que ele que ser Heptacampeão. (Todos sabem que Ricardo Teixeira é Flamenguista).

    http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/esporte/2009/12/09/RICARDO-TEIXEIRA-RECONHECE-HEXA-DO-FLAMENGO-EM-ATO-FALHO.htm

    Outro fato foi a própria CBF soltar uma nota no seu site sobre o falecimento do Ex Goleiro do Flamengo Zé Carlos o considerando campeão brasileiro de 1987. A imprensa nacional esmagadora reconhece o título do Flamengo.

    http://www.youtube.com/watch?v=kapeP4I8fIs
    http://www.youtube.com/watch?v=yLOLdf0KnDs&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=HNcYZf0hgyY&feature=related (Até Eurico reconheceu)
    http://www.youtube.com/watch?v=DdTUX-h-Woo&NR=1 (Ex presidente do São Paulo e Clube dos 13)
    http://www.youtube.com/watch?v=bp5vkGn_N5I
    Todos os sites acima estão publicados no YOUTUBE.

    Pelo visto, o SPORT irá comprar briga com o Brasil inteiro. Será que vai valer a pena??? Sempre que o Flamengo for campeão brasileiro, e serão muitas vezes, o Sport vai tirar um papel debaixo do braço e gritar sozinho que é reconhecido no papel, na caneta…. O melhor para o Sport seria parar com isso e os dois serem reconhecidos campeões. Se por acaso algum dia o Sport for campeão brasileiro, será seu bicampeonato. Se o Flamengo vencer ano que vem será Heptacampeão. E dessa forma sela-se definitivamente a PAZ nesse assunto e o Flamengo recebe em definitivo a taça das esferas.
    E por que não se fazer um GRANDE JOGO DA PAZ entre FLAMENGO E SPORT para que os dois possam caminhar pra frente sem precisar ficar olhando pra trás?

    A CBF precisa resolver isso logo para deixar esse assunto bem no passado. Mas o FLAMENGO É HEXACAMPEÃO BRASILEIRO E PRIMEIRO PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO E POR ISSO TEM QUE FICAR COM A TAÇA DAS ESFERAS.

  • Carlos Cavalcante

    Caríssimos,

    Não é lícito mudar as regras do jogo no intervalo da partida. Todos sabem disso. A CBF, de maneira autoritária e intransigente, alterou o regulamento no meio do campeonato, proporcionando essa grande confusão no Brasileirão de 1987, evidenciando a falta de preparo da presidência do órgão àquela época. Muitos se dirão com a razão, ao divulgar e gritar aos sete ventos, que o Leão da Ilha do Retiro é campeão, mas muitos mais (muitos mais, mesmo), irão dizer que o Flamengo é o real Campeão Brasileiro de 1987. Eu, flamenguista que sou, não poderia agir diferente. Flamengo é Hexacampeão Brasileiro, de fato e de direito. Se os demais quiserem cantar o Sport como campeão daquele ano, não tem problema, a gente sabe que só existem mesmo duas torcidas no Brasil: Pró e anti-flamenguistas!

  • Danilo

    Gosto muito das suas opiniões Futebolísticas. Um dos melhores jornalista esportivos, que tem no país. Mais, se você… for pegar o embróglio, de 1.987, e dar uma estudada, ou pessoas da época, em que viram tudo, vai me dar razão. Só o Flamengo é campeão Brasileiro de 1.987, Beting. Por quê? O Flamengo, disputou com os maiores clubes… sendo que os convidados (Coritiba, foi campeão em 1.985, Goiás e Santa Cruz). Primeiro, a CBF, não tinha dinheiro para organizar seu próprio e confuso campeonato…com mais de 60 times. O CLUBE DOS 13, foi fundado, para os times de porte grande, se impor… fazer valer seus direitos. Segundo, a partida entre Sport x Guarani… que estava 11 x 11, para cada lado… foi encerrada, assim… ou seja, por critérios os dois times, tinham que perder o título por W.O. Por que, como os times param no meio do caminho, e fazem um acordo? Sem falar, que o juíz perdeu a conta da contagem dos pênaltis, para você ver a confusão, o campeonato da CBF…se encontrava.
    Terceiro, Flamengo…campeão legítimo, pelo CND, que era presidido, pelo nosso querido e ilustre Manoel Tubino… professor, escritor, que morreu no final de 2.008, em dezembro. Ele intitulava, que o Flamengo era o campeão, quando perguntado… e além dele se declarar, que o time carioca, era mesmo o campeão… era Vascaíno e ponte-pretano(por causa da faixa do time paulista). O relator Álvaro Melo Filho, do Nordeste… que defendeu… os interesses do Clube dos 13, votou por unanimidade, que Flamengo… é o campeão. Então, não tem essa divisão de título, não…Ilustrissimo, Mauro Beting, eu que lhe acompanho, acho um cara inteligente, formado, culto… O Flamengo, venceu uma barreira, que se instalava nessa corja de dirigentes autoritários…e sem moral, no nosso país. Além, do que… os patrocinadores eram fortes, a televisão, só mostrou a Copa União… deu uma repercussão enorme, na época… além, da média dos públicos, que até então…em 1.987, era a maior, até esse ano… não sei, se quebrou, esse script. Eu, várias pessoas, imprensa, sabem que o Clube de Regatas Flamengo, é o campeão de 1.987, por um simples fato: como, que um clube, é campeão de um brasileiro, com time mais fracos? E que regulamento, era esse da CBF…de mudar no meio do caminho? Sport e Guarani, tinham que perder … o título, por W.0, porque, abandonaram a partida… é muita injustiça mesmo… Se até, o próprio Ricardo Teixeira, falou que o Flamengo… se ganhar a próxima é Hepta, então, é porque, ele se auto-intitula, a considerar, o que todos já sabem… se no site da FIFA, está lá… para todo mundo ver em Inglês (Cup Unión – module green), ou seja, Primeira Divisão do Futebol Brasileiro… Então, aqui fica a minha opinião, sobre esse fato. Quando, Fábio Koff vier a ser dirigente da CBF, eu até, acredito… que ele vai acabar, com isso, de uma vez, por todas… acredito, porque, ele não é dirigente, de nenhum clube… e isso, é questão de tempo, talvez depois de 2.014… quando Ricardo Teixeira, irá acabar, seu mandato de 25 anos… presidinto, a nossa, entidade maior do Futebol.

  • eduardo silva

    É claro que o flamengo é o único campeão de 87, me digam o nome de um jogador do sport de 87, essa polêmica só existe porque é o superflamengo que esta envolvido, aí a inveja dos recalcados impera, RUMO AO HEPTA EM 2011, MENGÃO.

  • eduardo silva

    É claro que o flamengo é o único campeão de 87, me diga o nome de um jogador do sport de 87, essa polêmica só existe porquê é o superflamengo que esta envolvido, aí a inveja dos recalcados impera, RUMO AO HEPTA EM 2011, MENGÃO.

  • http://alessandra.rio1979@hotmail.com alessandra

    sinceramente , sou carioca , quando é que o flamengo vai cairrrrrrrrrrrrr na real que o campeão é o sport club do Recife? 1987 é do sport , é DE PERNAMBUCO , É DO NORDESTE .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK