Inquisição da Redação – Rodada 37 do BR-09- Quem é que leva?

por Mauro Beting em 06.dez.2009 às 12:26h

BATE-PRONTO comigo, repetindo as perguntas da redação de nosso jornal, que foram feitas a vários companheiros:

LANCE! – Quem ganha o BR-09?

MAURO BETING – Flamengo. O meu palpite antes da derrota para o Barueri era aquele, depois do tropeço do Palmeiras em Santo André. Virou São Paulo desde então. Muito mais por ser São Paulo, o tri, do que pelo que jogava o time de Ricardo Gomes. Fosse outro clube na disputa, imaginava, as chances rubro-negras seriam ainda maiores. E também as do redivivo Inter. Acabaram sendo ainda mais Flamengo não por ser Flamengo. Mas pelo que vinha jogando o time de Andrade. O que vem jogando no returno. O que vem merecendo ganhar o BR-09 que o Palmeiras perdeu, o São Paulo não soube ganhar, o Inter quis não se achar, e sobrou para o melhor time da hora. Agora, com o Grêmio pedindo literalmente para perder, as chances são de mais de 90%. Só não são maiores porque o Flamengo ama perder esse tipo de jogo. Mas como o Tricolor vem esfalfado e sem time, e o rubro-negro tem apresentado um perfil mais baixo, e os pés no chão, difícil, enfim, não dar a lógica. Dou uns 8% de chance para o Inter. 1% São Paulo. 1% Palmeiras. Sempre lembrando: a margem de erro de qualquer chute é de 66,6% (não por acaso, o número da besta); com três pontos por vitória, um só erro de chute muda tudo isso.

LANCE! – Quem estará no G-4?

MAURO BETING – Pela ordem, Flamengo, Inter, São Paulo e Palmeiras. Mesmo completo, o Verdão terá dureza enorme contra o Botafogo que precisa se salvar. Mas tudo depende do andamento do jogo no Couto. O São Paulo acaba vencendo fácil o Sport. O Cruzeiro também pode vencer o Santos desanimado do não menos Luxemburgo (que não fica na Vila em 2010 pela vitória da oposição, no sábado). O Palmeiras arranca o empate. Embora, contra o Galo, tenha mostrado fibra e bola até para vencer no Engenhão. O duro é saber qual é o Botafogo que vai a campo: o que vence com energia o São Paulo, ou o que perde desplugado nas duas Arenas.

LANCE! – Quem será decisivo até o fim do BR-09?

MAURO BETING – Petkovic. Adriano. Andrade. Willians. Bruno. O time estruturado no 4-2-3-1. O manto. A torcida. A confiança que supera a soberba, as derrotas doídas do São Paulo. A irregularidade colorada. A queda palmeirense. O hexa.

LANCE! – O treinador do campeonato?

MAURO BETING – Andrade. Só não é “ponto final” porque pode ser o ponto de partida para muita coisa.

LANCE! – A decepção? Quem amarelou – ou vai dar para trás?

MAURO BETING – Não gosto do termo. Pela minha expectativa, quem decepcionou foi o Inter. Porém, pelo título aos pés, primeiro o Palmeiras. E, nas duas rodadas finais, o São Paulo.

LANCE – Quem será rebaixado?

MAURO BETING – Antes de tudo, só torço pelo Palmeiras. E até para não gastar torcida, não quero o mal de nenhum dos quatro que cairão. Mas são as regras do jogo. E sejam quais forem, com 38 rodadas, não haverá muito a contestar para os dois, três últimos. O 17o, colocado poderá chiar se cair por um ponto ou coisa que o valha. Afinal, quatro derrubados em um torneio tão nivelado, e com apenas 20 clubes, é muito. Sempre sobra até para quem não tem tantos pecados assim… Para não ficar no muro: o Santo André não ganha do Inter, no Beira-Rio. Para se salvar, precisa fazer isso, e torcer pelas possíveis vitórias do Fluminense no Couto Pereira, e do Palmeiras no Engenhão. Muito difícil fazer a própria parte. O último que cai? A cada rodada mudo o chute. Já foi Coritiba, voltou a ser Botafogo – o mais prejudicado pela arbitragem -, Coxa de novo… Honestamente, não sei. Mas, pelo cansaço tricolor, pela dupla jornada do Flu na Sul-Americana e BR-09, acredito que arranque empate no Couto – e brilhantemente permaneça na Série A. E que o Botafogo não vença o Palmeiras que não pode perder no Rio… Logo, com dois empates, sobraria para o Fogão. Algo que eu, até quinta, achava que seria para o Coritiba. Enfim, resumidamente, não tenho a menor ideia.

Tags:

  • Marcos Vinícius

    Discordo de vc em:

    G-4:Sai o Palmeiras,entra o Cruzeiro.O Verdão pega parada dificílima no Rio,e a Raposa pega um Santos que entra em campo apenas para cumprir tabela,perder ou ganhar não faz a menor diferença.Dá Raposa.

    Quem será decisivo:O Grêmio.O time do Grêmio,pois esse sim pode(ria)decidir o campeonato.

    A decepção:Fluminense.Um time com o investimento que o tricolor carioca fez não poderia estar brigando para não cair.A torcida tricolor(sou vascaino) e a imprensa carioca esperavam muito mais deste time.Mas,excetuando-se o Inter,concordo com vc no restante.

    Quem será rebaixado:O Santo André já foi.É missão impossível.A questão é o quarto rebaixado.Pra mim,o Coxa.Empate no Couto Pereira e empate no Rio.

    Abraço,amigo.Amanhã a gente se fala.

  • Vitor ES

    Para acabar de vez com a discussão:

    Premissa maior: o Jornalismo é comprometido com a verdade. Ponto.

    Premissa menor: TODOS os jornalistas idôneos, que torcerm para TODOS os times possíveis (Ledio Carmona -Vasco / Beting, PVC – Palmeiras / Birner, Emerson Gonçalves – São Paulo / Juca Kfouri – Corinthians), de TODAS as emissoras, de TODOS os meios de comunicação, afirmam:

    O FLAMENGO É PENTA E SERÁ HEXA. Ponto final.

    Só não concordam:

    1) Alguns torcedores do Vasco ( visto que até o presidente Roberto Dinamite, um cara muito sensato, concorda com título de 1987)

    2) Alguns torcedores do São Paulo, principalmente os mais novos, que caíram na falácia marqueteira da direção, que contestou o penta do Flamengo apenas após ter igualado a hegemonia que já durava 19 anos.

    3) Todos os torcedores do Sport : afinal, eles sabem mais do que todo mundo, que NAS CONDIÇÕES NORMAIS DE TEMPERATURA E PRESSÃO, o Sport NUNCA será campeão DE FATO do Campeonato Brasileiro.

    UFA! Acabei!

    Parafraseando Jim Carrey em Ace Ventura: ” Eeu exorcizeeei os demônioooos”

    Saudações galera.

  • http://Yahoo Dalvo

    Você é um comentarista sigelo, escreve para os leigos e é sincero, parabéns.
    Por que não o Sillas do Avaí que fez uma excelente campanha com um time sem estrelas enquanto Adrande tem dois jogadores que decidem: Petch e Adriano. Andrade deu novo rítmo ao Flamengo, não há dúvida, mas o valor não estaria mais no técnico que consegue bons resultados com jogadores medianos do que o (técnico) que também consegue bons resultados, mas com jogadores de ponta?

    Então divide o prêmio para os dois. É uma maneira de incentivar novas gerações de técnicos e, sobretudo, porque Andrade e Sillas merecem.

    E Muricy Ramalho e Wanderley Luxemburgo? Será que o campeonato deste ano vai mudar o conceito do mercado de técnicos de futebol? Muricy teve à sua disposição um elenco considerável e Wanderley se considera o bonzão, o deus do esquema tático, mas fez uma campanha pífia tendo Max, Ganso e Neimar no time.

    Por que Wandereley Luxemburgo nunca foi, se quer, cogitado para ser técnico do São Paulo? Vocês viram que nessa semana que passou Wanderely foi a programas de TV fazer campanha ofuscada dizendo que só ficaria no Santos se Teixeira vencesse as eleições?, então, o sócio do Peixe não quer mais Wanderely como técnico na Vila Belmiros.

  • José Fortunato

    Profecia:
    Hoje, só tricolores vencerão seus jogos.

  • Marcos Vinícius

    Prezado Vitor:

    Um dos direitos do campeão brasileiro é disputar a Libertadores do ano seguinte.
    Em 1988,o representante brasileiro foi o Sport Clube de Recife.

    Hoje,22 anos depois,a CBF reconhece que o Flamengo foi campeão de 87.Amigo,me desculpe,mas acho que isso foi muito mais por pressão da mídia,da torcida e da diretoria do Flamengo,pois o Sport é,hoje,no cenário nacional figura praticamente nula,sem força.Arrisco dizer que se o campeão daquele ano fosse o Corinthians,ou Palmeiras,ou Inter,enfim,fosse um time de peso,a CBF não diria que o Flamengo tinha ganho naquele ano.A CBF admitir,hoje,que o Flamengo foi campeão em 87 muda o quê pro cenario do futebol?O que a entidade máxima do futebol brasileiro fez foi massagear o ego da nação rubro-negra.

    Hoje o Flamengo será campeão.Indiscutivelmente,por mérito próprio,sem tapetão ou nada que possa manchar a excelente campanha que o time fez.Vai levar,e fez por merecer isso.

    Mas em 87,amigo,o campeão foi o Sport,vencendo o Guarani na final.

  • Jansen Lasalvia

    O FLAMENGO E PENTACAMPEÃO, PORQUE O TITULO DE 87 É DO SPORT RECIFE QUE VENCEU O GUARANI NA FINAL DO MODULO AMARELO.
    O FLAMENGO COMO CAMPEÃO DO MODULO VERDE DEVERIA TER JOGADO CONTRA O SPORT, O QUE NÃO FEZ, PORTANTO PERDENDO O TITULO POR WO.

  • Bernardo Dória

    É MAURO, ERROU NO G4. E QUEM DIRIA, VOCÊ JAMAIS PENSARIA QUE O KLEBER QUE ASSUMIDAMENTE AMA O PALMEIRAS SERIA O SALVADOR DA PÁTRIA DO CRUZEIRO.

    DETALHE, NÃO É O KLEBER QUE DEU A CLASSIFICAÇÃO AO CRUZEIRO, FOI TODO O TIME QUE TEVE RAÇA E FEZ UM SEGUNDO TURNO FANSTÁSTICO. OBRIGADO CRUZEIRO E CAFÉ QUENTE NA LÍNGUA…. UM ABRAÇO E PARABÉNS PELO TRABALHO MAURÃO!

  • Junio Rodrigues

    3 pts roubados no meu Mineirão, queda de rendimento até ficar uma vitória abaixo do meu Cruzeiro. Lembra de mim Palmeirense?

  • Cosme Machado

    Você é um comentarista fantástico! O Lance está de parabéns por ter em seu quadro de profissionais pessoa como você.

    Sou botafoguense (O 12º maior clube do mundo – FIFA), e quando quero ter uma análise imparcial da situação do meu clube, procuro se Blog. Tenho certeza que esse comportamento´não é exclusivo meu, pois, vejo como os torcedores dos outros clubes te respeitam e têm um carinho enorme por você.

    Parabens! E que você permaneça por muito tempo nos premiando com seu excelente trabalho.

    Um grande abraço, Feliz Natal e Maravilhoso 2010 para você Mauro Beting.