BOTA-TEIMA – Rodada 37

por Mauro Beting em 06.dez.2009 às 12:04h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de “erros” e “acertos” de lances interpretados por mim – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real. Conta que acaba sendo diluída pela maior ou menor capacidade técnica de uma equipe. Um time melhor poderá acabar sendo menos lesado por supostos “erros” de arbitragem por ter conseguido vencê-los dentro de campo; uma equipe inferior acabará perdendo mais pontos por já os perder naturalmente no gramado.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados” por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Sport 1 x 2 Internacional

Internacional prejudicado; Sport ajudado – Assistente 1 Vicente Romano Neto (SP) e Paulo César Oliveira (SP) validam gol irregular do Sport. Estava impedido quando recebeu passe do companheiro. Estava 0 x 0.

Sport prejudicado; Internacional ajudado – Paulo César Oliveira não marca pênalti de Lauro que derrubou Vandinho, Estava 1 x 0 Sport.

SALDO TOTAL – RODADA 37

PREJUDICADOS

10 pontos a menos – Botafogo

5 pontos a menos – Barueri, Grêmio

4 pontos a menos – Internacional

3 pontos a menos – Santo André

2 pontos a menos – Sport, Atlético-PR, Náutico

1 ponto a menos – Flamengo

BENEFICIADOS

5 pontos a mais – Santos, Cruzeiro

4 pontos a mais – Atlético Mineiro

3 pontos a mais – Goiás, Vitória, São Paulo

2 pontos a mais – Coritiba, Corinthians, Fluminense

1 ponto a mais – Avaí

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Botafogo prejudicado 14 vezes; ajudado 8 vezes

Flamengo prejudicado 13 vezes; ajudado 8 vezes

Cruzeiro prejudicado 14 vezes; ajudado 11 vezes

Palmeiras prejudicado 14 vezes; ajudado 11 vezes

Atlético Paranaense prejudicado 6 vezes; ajudado 3 vezes

Barueri prejudicado 6 vezes; ajudado 4 vezes

Sport prejudicado 4 vezes; ajudado 3 vezes

BENEFICIADOS –

São Paulo ajudado 13 vezes; prejudicado 9 vezes

Santos ajudado 7 vezes; prejudicado 3 vezes

Corinthians ajudado 11 vezes; prejudicado 8 vezes

Vitória ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Avaí ajudado 5 vezes; prejudicado 2 vezes

Goiás ajudado 7 vezes; prejudicado 5 vezes

Atlético Mineiro ajudado 5 vezes; prejudicado 3 vezes

Coritiba ajudado 4 vezes; prejudicado 2 vezes

SALDO ZERADO –

Internacional prejudicado 8 vezes; ajudado 8 vezes

Grêmio prejudicado 6 vezes; ajudado 6 vezes

Náutico prejudicado 6 vezes; ajudado 6 vezes

Santo André prejudicado 4 vezes; ajudado 4 vezes

Fluminense prejudicado 2 vezes; ajudado 2 vezes

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 79 X 57 VISITANTE

Tags: ,

  • http://LanceNet Romyr

    Não entendi uma coisa. O Saldo Total da 37 rodada aparece o inter com 4 pontos de prejuizo e o Botafogo com 10 pontos, mas no total mais abaixo o Inter está no grupo dos zerados e o bota tem oito pontos negativos. Algo parecido ocorre com o Flamengo, com um prejuízo acima e oito vezes abaixo.
    tem algo de errado ou eu estou lendo errado?

  • http://LanceNet Romyr

    Pera lá…., pelo Botateima possivelmente o Falmengo seria campeão com duas rodadas de antecipação e o Botafogo estaria vendo a briga pelo rebaixamento de camarote. Palmeiras e São Paulo talvez não estivesse na Libertadores.
    Acho que é a primeira vez que vejo o meu Flamengo ser mais prejudicado que ajudado.
    Mas como o Beting gosta de alertar, isso tudo é muito subjetivo.
    Realmente é, mas gostei de ler.

  • Gabriel

    O São Paulo foi o time mais ajudado, porém um dos mais prejudicados também. No frigir dos ovos, ficamos elas por elas. Agora, deveriam ser computados os benefícios e as prejudicadas do STJFla, ops, STJD.

  • Rafael.P

    e ainda tem gente que fala que o STJD ajudou o botafogo escapa do rebaixamento,ta de sacanagem.

  • Daniel

    Até que enfim alguém constatou o que é evidente e ainda assim ninguém fala: o Botafogo é o time mais prejudicado do Brasil. Todos os botafoguenses sabem, mas a imprensa chapa-branca não revela e transforma indignação legítima em chororô.

  • Leo

    A matemática em futebol não funciona muito. Vejamos: um clube consta como prejudicado algumas vezes, mas, sem interferir no resultado final ( sem perda de ponto ). O juiz sabe como apitar. Até há a famosa marcação perigo de gol. O juiz conduz a partida e, dependendo, se posiciona até para não ver. Há uma constatação: há torcidas que fazem qualquer juiz tremer e por isso são as maiores forças dos clubes, além de serem espetaculares torcendo e incentivando os jogadores . Mas, a pressão existe e os juizes apitam com medo e vão na malandragem conduzindo a favor. O clube de menor expressão sofre prejuízos quando consegue endurecer com um grande – frequentemente ocorre um erro capital. A tecnologia ajudaria muito a eliminar muitos erros, não vejo o porquê de não usá-la.

  • celso cardoso da motta

    Saudações: Tres coisas apenas: 1. Os dois gols do corintinas sobre o internacional (impedimento) foi fundamental para a conquista do titulo do flamengo. Se o juiz fosse correto o internacional teria vencido e somaria 3 pts. e chegaria a última rodada com 2 pts. a mais que o flamengo e seria campeão. 2. O fluminense só não foi rebaixado, graças ao sr. juiz no jogo do palmeiras quando anulou o gol legítimo de Obina. 3, O botafogo foi o time mais GRAFADO de todo o campeonato brasileiro, era para estar disputando a sul-americana de 2010. Mais amigo isso é futebol brasileiro e nem sempre ganha quem teria de ser. Depois que a Irlanda foi eliminada da copa do mundo com um GOL DE MÃO o que se esperar mais do futebol. Obraigado. Muita Paz!!!!