Corinthianismo

por Mauro Beting em 30.nov.2009 às 23:32h

É tudo isso?

Foi nada disso?

Isso não existe?

Foi só mais uma das tantás péssimas partidas corintianas no returno? Foi mais uma arbitragem discutível?Foi mais uma vitória indiscutível do Flamengo? Foi mais um destempero absurdo de profissionais do futebol? É mais uma inócua teoria da conspiração?

Você decide.

Ah, e eu insisto: O FLAMENGO FOI MAIS TIME E MERECEU A VITÓRIA. E TEM MERECIDO O HEXA.

O CORINTHIANS TEM JOGADO MUITO MAL. E NÃO SÓ NO DOMINGO.

E TEM ATUADO DE MODO DESINTERESSADO. E ESTRESSADO ALÉM DA CONTA.

E ESCREVO COM MAIÚSCULAS SÓ PARA ALGUÉM NÃO QUERER ACHAR ALGO NAS ENTRELINHAS.

ESCREVE LEONOR MACEDO

Se você gosta de futebol e já sabia que a rodada de domingo, 29/11, estava arranjada para favorecer o Flamengo antes mesmo de ela acontecer, aconselho que desista do esporte. Que tente canalizar sua energia para algo mais legítimo, mais honesto, mais respeitoso, mais digno. Porque futebol é isso: é o ópio do povo, é irracional e se pararmos para pensar, a gente pára de gostar. É amor, é paixão, é utopia, é ingenuidade. É burrice.

Fui para Campinas, com toda a minha burrice e ingenuidade, confiando no discurso da diretoria do Corinthians e dos jogadores de que seria o “jogo do ano”. Ronaldo prometeu uma chuva de gols, outros jogadores afirmaram que dariam o sangue, o técnico se irritou ao ser questionado sobre um possível favorecimento ao Flamengo para eliminar as chances do São Paulo ser campeão: “o Corinthians estará empenhado para ganhar. Se o São Paulo não fez a sua parte, não é um problema nosso.”

Acreditei e fui confiante! Comprei meu ingresso mesmo sabendo que a renda do futebol seria destinada ao carnaval do centenário, em 2010. Mesmo sabendo que o correto é utilizar a arrecadação do futebol com o futebol. Fui porque meu amor pelo futebol é muito maior do que meu ódio pelo carnaval.

Cheguei a Campinas cedo, ganhei uma carona de carro e almocei em um shopping relativamente próximo ao estádio. Vi dezenas de corinthianos exibindo suas camisas orgulhosos, confiantes na equipe, assim como eu. Porque me recuso a acreditar que algum corinthiano realmente estivesse interessado em uma derrota para o Flamengo apenas para prejudicar o São Paulo. A rivalidade não pode ser maior do que a vontade de ver seu time ganhar qualquer coisa, até campeonato de Master. Cresci aprendendo que existem apenas dois tipos de torcida no Brasil: a corinthiana e a anticorinthiana. A nossa, até então, era a corinthiana.

Quando entrei no estádio (com uma entrada relativamente organizada nas catracas do Fiel Torcedor, diga-se de passagem), acomodei-me em um degrau semi-alagado e vi o Brinco de Ouro da Princesa lotar de corinthianos e flamenguistas, que também compareceram.

Foi quando Evandro Roman apitou e a vergonha começou. Não falo apenas de erros grotescos de arbitragem porque, se eu sou ingênua a ponto de acreditar na hombridade de um elenco todo, sempre acreditei em juiz ladrão. Falo de corpo mole, de recuar a bola para o goleiro em um ataque, de 90% de passes errados, de contusões inexplicáveis, da expulsão do nosso capitão, do nosso técnico.

De 10 jogadores caminharem dentro de campo (o único que tentou foi Defederico, que não fala português e que talvez não tenha entendido a recomendação de entregar uma partida), de um goleiro não tentar pegar a bola em forma de “protesto” contra a arbitragem (e o melhor protesto que ele podia ter feito ali era agarrar o pênalti e honrar os milhares de corinthianos que estavam na arquibancada).

De o nosso elenco fazer o que fez estampando o rosto de centenas de corinthianos na nossa camisa (a obrigação de ganhar a partida podia ser só por esse motivo).

De ouvir um meia do Corinthians que está de férias desde o fim do Campeonato Paulista justificar seus erros na arbitragem (concordo, Elias, que o juiz errou, é péssimo e tem que ser punido, mas quando foi que o Corinthians dependeu de juiz?).

De ver o nosso técnico ser expulso quando ele é o primeiro que tem que manter a cabeça fria para dar tranqüilidade ao elenco, honrando o salário milionário que ele recebe. E depois reclamar da arbitragem também, sendo que o próprio, no meio do campeonato, afirmou que a prioridade nunca foi o Campeonato Brasileiro, mas o time em 2010.

A prioridade, senhor Mano Menezes, é respeitar o torcedor do Corinthians e tentar vencer tudo o que se propuser a ganhar. Eu não tenho seis meses de férias, nem ganho um centésimo do que o senhor ganha e trabalho com seriedade.

Saí do estádio sem conseguir falar uma palavra. Atônita e surpresa sim, porque eu acreditava que o elenco do Corinthians pudesse, pelo menos, honrar aqueles que acreditavam. Porque sempre acreditei que eu, como torcedora, pudesse ter alguma importância (mesmo que financeira) para o clube.

Voltei para São Paulo pensando que por muito menos a torcida expulsou do clube um dos maiores jogadores da história do futebol, o Rivelino. Que, mesmo naquele contexto importantíssimo que é um Corinthians X Palmeiras, ele pode ter errado, mas jamais entregado uma partida a nosso rival. Que a gente pode ter perdido um clássico, um título, mas que não perdemos a dignidade tanto quanto neste domingo, em Campinas. Nem quando fomos rebaixados para a Série B.

Sei que a falta de dignidade não é única e exclusiva da diretoria do Corinthians. No próximo fim-de-semana, por exemplo, é a última rodada do campeonato e o Grêmio anunciou que pode escalar o time reserva contra o Flamengo apenas para prejudicar o Inter. Que o mesmo Inter entregou uma partida para prejudicar o Corinthians contra o Goiás, em 2007. Que muitas pessoas consideram isso absolutamente normal no futebol e depois reclamam de ética em seu trabalho, nas relações pessoais, enfim, em sua vida. O futebol é espelho de tudo isto. Se a falta de dignidade não é única e exclusiva da diretoria do Corinthians e do elenco corinthiano, é com ela sim que eu me preocupo, porque eles, infelizmente, carregam o escudo que eu defendo.

Se todos os anos para mim terminam com o fim da temporada de futebol, 2009 foi o ano que terminou mais cedo. Curarei minha ressaca futebolística longe de Corinthians X Atlético-MG. Sei que a minha fé no futebol retornará assim que a ressaca passar. Que eu encerrarei o papo de “não bebo mais” e continuarei enchendo a cara dessa cachaça. Que seguirei acreditando que outro futebol é possível: com dignidade, honestidade e hombridade. Com jogador que defende o escudo do clube acima de qualquer dinheiro, com dirigente que recusa mala branca e leva em consideração sua torcida, com elenco que não entrega a partida, com torcedor apaixonado que prefere ver o time ganhar a ver o rival se dar mal. Morrerei velhinha acreditando. E precisarei de dois caixões: um para mim e outro para a minha santa ignorância.

ESCREVEU LEONOR MACEDO

Tags:

  • Cláudio

    Olá Mauro Beting, além de sugerir clássicos nas rodadas finais dos campeonatos, a CBF também poderia destinar parte do dinheiro do campeão, para os clubes vencedores na rodada, dividirem entre os seus jogadores, mesmo alguns desses já ganhando muito e tantos outros ganhando pouco, mas pelo menos seria uma “mala branca” Legal, pois qual jogador não gostaria de receber um $$$ antes do Natal???
    O que vc acha?

    Abs,

  • André Luiz

    parabéns Leonor sou são-paulino e sei que meu time não será campeão por que não fez por merecer, vc foi muito feliz. Particularmente não admito nunca que meu time entregue o jogo por hipótese alguma, mesmo que seja para o Corinthians conquistar sua primeira libertadores, o que vir ontem foi anti-ético imoral, irracional. Não sou tão ingênuo em perceber que o futebol e reflexo de nossa sociedade mesquinha.

  • Marcos

    Texto brilhante, fiquei emocionado com estas palavras! Pra mim se o Corinthians não ganha o campeonato, não tem graça.

  • Marco

    Ho Leonor, parabens, belas palavras! Mas, di boua, sao so palavras duma pessoa q certamente nao entende futebol, nao entende da malandragem contida nela, da rivalidade, q faz sim, mesmo q vc duvide, dscorde, e grite de raiva, mesmo assim, faz sim um clube amolecer contra um adversario, pra ferrar com outro. Leonor, relaxa, sabe pq?! Porque isso TUDO é so futebol!

  • Marcelo Cardoso

    “SE” há algo na historia da humanidade[exagero mode on] mais sincero, cheio de paixao e realista do que esse texto escrito por uma fanática corinthiana eu ainda nao tive a oportunidade de ler. Sou sao paulino sim, fanatico sim. E sei tbm que meu time nao fez por merecer qdo mais precisava(botafogo e goias), que fossem 2 empates ou mesmo uma derrota e um empate, sei la eu, mas meu deus(Deus!) DUAS DERROTAS, aí não dá!!! rs… Seria leviano, estupido e hipócrita de minha parte colocar TODA a culpa da (possivel) eliminação do titulo ao meu amado ‘tetra-hepta’ SPFC, mas que todos, repito, todos os outros falharam por igual, mas em epocas e trechos diferentes do campeonato, nao ha a M-E-N-O-R dúvida. O que me deixa mais tranquilo é saber q dado o fato de termos começado sem nenhuma expectativa de nada e chegarmos onde chegamos nao me permite baixar a cabeça agora por isso. É evidente que estou triste e chateado, mas é o q foi dito: paixao, amor, utopia, ingenuidade…. BURRICE! Sou burro e quero morrer o mais burro de todos os burros! Tbm quero 2 caixões: um pra mim e outro pra minha burrice!

  • Marcelo Cardoso

    “SE” há algo na historia da humanidade[exagero mode on] mais sincero, cheio de paixao e realista do que esse texto escrito por uma fanática corinthiana eu ainda nao tive a oportunidade de ler. Sou sao paulino sim, fanatico sim. E sei tbm que meu time nao fez por merecer qdo mais precisava(botafogo e goias), que fossem 2 empates ou mesmo uma derrota e um empate, sei la eu, mas meu deus(Deus!) DUAS DERROTAS, aí não dá!!! rs… Seria leviano, estupido e hipócrita de minha parte colocar TODA a culpa da (possivel) eliminação do titulo ao meu amado ‘tetra-hepta’ SPFC na arbitragem(que errou a favor/contra todos), mas que todos, repito, todos os outros falharam por igual, mas em epocas e trechos diferentes do campeonato, nao ha a M-E-N-O-R dúvida. O que me deixa mais tranquilo é saber q dado o fato de termos começado sem nenhuma expectativa de nada e chegarmos onde chegamos nao me permite baixar a cabeça agora por isso. É evidente que estou triste e chateado, mas é o q foi dito: paixao, amor, utopia, ingenuidade…. BURRICE! Sou burro e quero morrer o mais burro de todos os burros! Tbm quero 2 caixões: um pra mim e outro pra minha burrice!

  • Alvaro

    Sou corinthiano roxo e discordo em parte dos comentarios da Leonor. Nao acho que a pessima atuacao do Corinthians foi premeditada. Nada diferente do jogo que foi contra o Nautico, Avai, etc. Se foi, entao parabens ao zagueiro que tirou a bola do Defederico em cima da linha, ou ao goleiro Bruno que defendeu a falta do Chicao. Mostraram que ensaiaram muito bem!!!
    Mesma opiniao tenho de quando falam que o Inter perdeu de proposito para o Goias quando fomos rebaixados. Ou o goleiro defendeu os 2 penaltis do Paulo Baier sabendo que o juiz iria mandar voltar? (se bem que o juiz naquele jogo jogo foi MUITO mal…)
    Sempre que um time chegar em situacao semelhante no ultimo jogo, ainda que aconteca o mais provavel (como Corinthians x Flamengo e Inter x Goias) havera gente criticando, ainda que nao tenha havido farsa nenhuma. Tenho certeza de que isso acontecera com o Gremio e com o Santos no domingo, ainda que percam para times mais preparados e em melhor fase.
    Comentarios lamentaveis que desrespeitam os profissionais (jogadores) em campo. Dos 2 times!!!

  • André Lamin

    O Corinthians vinha de férias há algumas rodadas já. Em nenhum momento se percebeu o interesse corinthiano no Brasileirão, pois os jogadores já estavam com a cabeça no ano que vem. Perderam para o Náutico no último jogo de virada.

    O Flamengo vem numa crescente e não é líder do Brasileirão por acaso. No returno só perdeu 3 jogos, sendo que 2 foram contra Cruzeiro e Avaí, os 2 primeiros. Mesmo sem Adriano tem um retrospecto invejável, e fora de casa vem atropelando todo mundo.

    E agora eu pergunto: será que era impossível assim o Flamengo ganhar do Corinthians? Porque com todo esse chororô da imprensa arcoíris parece que a derrota do Timão foi algo inconcebível, que o Flamengo não tinha como ganhar aquele jogo e que os outros times obrigatoriamente ultrapassariam o Mengão nesta rodada.

    Porque é que não lembram então da primeira rodada, quando o Inter ganhou de um Corinthians com NOVE reservas, pensando na Copa do Brasil? E olha que o Corinthians ainda tinha um time melhor, que jogava na época o melhor futebol do país. Era obrigação ganhar do Inter? Não. Mas é algo a se considerar já que está havendo esse chororô generalizado.

    Voltando ao jogo, acusam também a arbitragem de distribuir cartões. Quando jogadores cercam o árbitro buscando pressioná-lo, os comentaristas paulistas são os primeiros a dizer que isso é inconcebível, que o árbitro é autoridade e deve coibir tal atitude. Aí depois reclamam que os jogadores tomaram amarelo. Reclamam pq o zagueiro foi expulso por tomar o 2º amarelo (justíssimo por sinal, considerando o pisão que deu em Fierro). Esquecem no entanto dos mergulhos de Jorge Henrique. Da inexperiência do garoto Dodô ao fazer o pênalti no experiente Léo Moura, que dá o corpo para o garoto empurrá-lo.

    E o goleiro Felipe, crucificado por não pular no pênalti. Ora, desde que a famigerada paradinha começou a aterrorizar os goleiros do Brasil que ficar parado no meio do gol é um dos artifícios dos goleiros para tentar ter uma chance de pegá-los. E ,num momento de pressão, é extremamente plausível que o jogador do Flamengo fosse tentar algo do gênero. Se o goleiro não pegou, paciência. Bola pra frente.

    Por essas e mais outras que acho que essa repercussão toda na mídia é um mero meio de tentar mascarar os próprios erros e tentar colocar a culpa pelo insucesso no sobrenatural, ou em outra pessoa qualquer que não o próprio time. E agora começa a especulação sobre o Grêmio. Esquecem também que o Grêmio é o segundo pior time atuando fora de seus domínios, com 8 pontos apenas (1v e 5e em 18 jogos).

    Esqueçam o Flamengo, por favor. Antes de criticar, analisem o campeonato como um todo. E tentem fazer sua parte. Nós já estamos fazendo a nossa.

    “No Sapatinho We Can”

    SRN
    DCF

  • http://? Alessandro

    Eu não acredito que o Timão, tenha entregado o jogo e nem acredito que tudo estava planejado…De uma coisa eu tinha certeza, o São Paulo seria o campeão, jamais imaginei que o SP perderia 2 seguidas!?!?
    A primeira vez na vida que eu fiquei feliz do Corinthians ter perdido!!!
    Alias já deveria ter dado férias ao jogadores, se todos tem direito a 30 dias de férias porque eles não?
    Elias e Felipe tem crédito e haja crédito…Para não aparecer esse tipo de comentário oTimão teria que ganhar de qq jeito como se fosse o jogo da vida, o que não era…Poderia ateh ter jogado assim, mas como ficaria a minha vida, tendo que aguentar os bambis?!?!
    Sou um louco do bando de loucos flamenguistas ateh morrer!!!!
    Mengo! Mengo!

  • Thiago

    Quando um time se impõe , o outro não consegue jogar! Esta foi a tônica do Flamengo para vencer São Paulo, Palmeiras , Atlético, Inter e outros 14 times neste campeonato. Quando o adversário ataca, a zaga prosta na área esperando as bolas aéreas e Toró (maldonado) , Williams( melhor ladrão de bolas) e Airton correm feito uns loucos atrás da bola , desarmam o ataque , tocam pra Pet/Juan/Leo Moura que lançam para zé roberto. Está feito o GOl.
    Muita teoria da conspiração neste campeonato. Lembrem-se do jogo Brasil x França , que esta dominou todo o time canarinho na final da copa. Houve entrega de jogo? Jogo comprado? Nada disso, apenas superioridade Técnica e Tática. Foi o que houve no jogo do Flamengo!

  • gustavo ribeiro

    Leonor, como você, também teria motivos para explicitar minha decepção com o futebol. Porém, não somos inocentes ao ponto de acreditar que nada de errado acontece nos bastidores do esporte mais popular do mundo. Inclusive, a torcida de todos os Clubes do planeta incentiva e venera atos de “espertezas” dos dirigentes, pelo simples fato que todos eles são direcionados, como flexas envenenadas, para o alvo adversário.
    O melhor que temos que fazer é lembrar da teoria de Vampeta. O velho Vamp, quando vestia o manto sagrado do Flamengo, questionado por suas pífias apresentações, mandou essa pérola: “O FLAMENGO FINGE QUE ME PAGA E EU FINJO QUE JOGO!”
    Continue, como eu, torcendo e colaborando incondicionalmente com o seu Clube do coração e releve o que nada pode ser feito por quem senta nas arquibancadas, para que ele seja modêlo perfeito de ética. O nosso amor não exige nada em troca.
    Um salve para todos nós, inocentes úteis e felizes!

  • Samoel Freitas

    ôo Mauro, quer dizer que o Corinthians perde pra todo mundo e pro FLA foi entregado? E essa Leonor deve acreditar até em papai Noel..nunca o corinthians precisou de juiz né? é verdade……precisou de um tribunal todo pra ser campeão… e todo mundo agora que perder pro Flamengo é porque entregou..até a Copa União que foi o São Paulo que idealizou e nós ganhamos não vale mais.. Ehh paulistada bairrista (depois não venham reclamar do rótulo).
    Essa sim é a maior vergonha do nosso futebol.
    Eu prefiro dar vivas pro clube que tem a maior torcida do mundo, patrimonio do futebol brasileiro enquanto a choradeira acontece sem parar.

  • Luis Jorge Araujo

    Que isso Maurinho tá virando bairristinha igual o seu amigo Milton “Bairrista” Neves,Corinthains JOGOU PRA ganhar CLARAMENTE,tanto que reclamou muito(sem razão)do Juiz,se jogar entregando é o que o Defederico jogou,quero que meu time tenha um monte de entregões!!!!!Não sei se o Flamengo será campeão,mas sem dúvida é o time que mais merece,pelo que jogou,eficiênte na maioria dos jogos,sendo prejudicado pelos juizes em VÁRIOS(como contra Santos e Botafogo com penaltis inexistentes marcados e contra Barueri com gol impedido sendo validado)e nunca ganhando jogo ajudado,jogando bonito e vencendo(coisa de futebol brasileiro),sem falar nas voltas por cima de Adriano e Pet;além disso SãoPaulo foi claramente ajudado contra Barueri e Gremio,com NÃO MARCAÇÃO DE PENALTIS CLAROS em OtácilioNeto e FábioSantos,e Palmeiras deu muita bobeira,o Inter até que merece,mas o Flamengo,ganhando ou não,merece mais.Espero que a ImprensaBairristaPaulista não precione juizes para impedir o time que mais invejam de vença!!!!

    LUIS JORGE, NÃO CONCORDO NA ÍNTEGRA COM O TEXTO

  • Luis Jorge Araujo

    Só mais uma coisa,CUIDADO FLAMENGO A IMPRENSA PAULISTA JÁ COMEÇOU A CAMPANHA PRA PREJUDICAR VOCêS,NÃO DIGAM QUE ÃO AVISEI DEPOIS!!!!!

  • Leonardo Vieira

    Esses pessoal é engraçado…

    O Corinthians TOMA DE TRES, EU DISSE TRES, do náutico (um dos REBAIXADOS) dentro do pacaembu (foi só um exemplo), mas o flamengo, que tem o melhor futebol do campeonato e disputa o título, nao pode ganhar deles.

    Analisem as ultimas, sei lá, 10, 15 partidas do corinthians, e me digam em qual jogo eles mostraram mais futebol que ontem. Perderam no 1º turno no maracanã quando estavam motivados e perderam no 2º, QUANDO HÁ várias PARTIDAS SÓ JOGAM PRA CUMPRIR TABELA.

    Ano passado, QUANDO O INTER BOTOU UM TIME RESERVA E ABRIU AS PERNAS PRO SP, PREJUDICANDO O GREMIO, NINGUEM COMENTOU E NAO TEVE ESSE ESCARCÉU TODO.

    Agora quando o gremio cogita dar o troco, estao todos falando em moralidade e ética. E até emsmo se nao fosse, o gremio ganhou 1 partida fora de casa, poderia entrar com qualquer time e vai perder p/ Flamengo.

    Como o Flamengo incomoda…

    Obs.: A propósito, nao sei que time é esse que quer entregar jogo e cobra falta no angulo do “beneficiado” ou obriga xagueiro a tirar bola de cima da linha do seu gol.

    Vai entender.

  • Paulo Sérgio ( SPFC )

    NAÇÃO TRICOLOR, CONFESSO QUE FIQUEI MUITO ” BRAVO ” DE O SÃO PAULO FC PERDER ASSIM O SEU HEPTA CAMPEONATO… MAS A VERDADE DO SÃO PAULO FC É ESSA ….. LEIAM E ENTENDAM :

    > ENTRE TODOS OS TIMES QUE ESTÃO AÍ NA PONTA DO BRASILEIRÃO, O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE – O TIME MAIS VENCEDOR E O TIME MAIS CAMPEÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO NESSAS ÚLTIMAS 3 DÉCADAS – É O ÚNICO TIME QUE “ NÃO PRECISA PROVAR NADA A NINGUÉM ” NO FUTEBOL NACIONAL !

    NÓS SOMOS OS ATUAIS TRÍ-CAMPEÕES BRASILEIROS DE FUTEBOL CONSECUTIVOS ( 2006, 2007 e 2008 ) … E, É SÓ VER A SITUAÇÃO DOS OUTROS AÍ : FLAMENGO ( 17 ANOS SEM GANHAR BRASILEIRÃO ), INTER ( 30 ANOS SEM GANHAR TÍTULO DE BRASILEIRO ) e PALMEIRAS ( 15 ANOS SEM GANHAR BRASILEIRÃO ).

    > ENTÃO, O SÃO PAULO FUTEBOL É O ÚNICO QUE NÃO PRECISA PROVAR NADA ! – SÓ O SPFC É UM HEXA ( ÚNICO ) CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL LEGÍTIMO ! … E NÓS VAMOS EM 2010 PARA A NOSSA SÉTIMA ( 7.a ) COPA LIBERTADORES DE AMÉRICA, SEGUIDA … NENHUM CLUBE AQUI NO BRASIL CHEGA SEQUER PERTO DO SÃO PAULO – O MAIS VENCEDOR E COMPETENTE DO FUTEBOL BRASILEIRO – CHUPEM !!!!

  • Fábio

    Na verdade o desabafo da senhora Leonor, destaca um cenário do futebol brasileiro que não começou em 2009, mas sim já vem se cosolidando há muito tempo.
    Mas na verdade o que mais me chamou a atenção no texto foi a frase “(concordo, Elias, que o juiz errou, é péssimo e tem que ser punido, mas quando foi que o Corinthians dependeu de juiz?).” E aí eu me pergunto: será que todo corinthiano acredita mesmo nisso, de que seu time nunca foi beneficiado pela arbitragem, e que ao longo de sua história, a maioria dos títulos foram conquistados pelos méritos de sua equipe?
    Peço licensa a senhora Leonor para usar as suas palavras: “Porque futebol é isso: é o ópio do povo, é irracional e se pararmos para pensar, a gente pára de gostar. É amor, é paixão, é utopia, é ingenuidade. É burrice.”

  • Renato Mascarenhas

    Onde estava a Leonor em 2005? E na final da Copa do Brasil de 2002? Todo ano é a mesma coisa: quem ganha acha tudo maravilhoso, honestíssimo e diz que os lamentos são choro dos perdedores, que sempre levantam as questões morais e éticas quando não levam a taça para casa.

    No dia em que alguém que for campeão disser publicamente que sua conquista não foi justa ou digna, vou passar a acreditar nesses textos “justiceiros”.

  • Ricardo

    Parem de fazer tempestade em copo d’agua. O Corinthians vem jogando mau a muito tempo. Desde que vendeu André Santos, Cristian e Douglas o rendimento o time caiu vertiginosamente, mas todos só perceberam agora, porque era um jogo que valia alguma coisa e o Corinthians “entregou” pra não ver o São Paulo campeão. Ninguém comenta a incompetência são paulina, ao não fazer a sua parte, e a competência do Flamengo, que vem jogando o melhor futebol do Brasil no segundo semestre. O São Paulo dependia somente dele para ser campeão, agora querem colocar a culpa no Corinthians.

  • sandro r. ortega

    realmente,leonor,concordo com suas palavaras, sou palmerense e tambem não consigo entender como um clube do tamanho do corinthians pode fazer um papel tão nojento como esse,com intuíto de prejudicar o são paulo, ou quem quer que fosse,atitude reprovavel e vergonhosa.isso vale tambem para o gremio.
    Time grande se mostra nessas horas….tem que ser GRANDE….

  • Diego

    Parabéns para a LIGA DOS COMENTARISTAS DEFENSORES DOS PONTOS CORRIDOS!!

    A última rodada vai realmente ser muito “emocionante” e “imprevisível”!!
    “Ninguém” faz idéia de quem vai ser o campeão!
    Vai ser realmente fantástico ver o Grêmio vir ao Maracanã com um time infantil jogar contra o Flamengo! Muito legal mesmo!!
    Afinal “não tem nada decidido”! Quatro times “com chances de ser campeão”!! Com certeza!!

    Realmente dois clássicos na final para definir o campeonato seria muito sem graça mesmo!

    Legal vai ser o 4,5 ou 6 a 0 que definirão o título do Flamengo contra o “superinteressado” Grêmio!!

    Legal é o Internacional decidir o vice-campeonato contra o “poderoso” Santo André” no Beira-rio!!

    Legal é o São Paulo decidir sua vaga na Libertadores contra o rebaixado Sport no Morumbi!!

    E agradeçam a reação espetacular do Fluminense e a incompetência total dos “matemáticos”, senão o campeonato realmente teria acabado com qualquer tipo de emoção!!

    E VIVA O ACLAMADO CAMPEONATO DE PONTOS CORRIDOS… O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!!!

  • Vitor

    Hahahaha
    Fiquei 17 anos sem título brasileiro… e daí?!
    SOU O ATUAL CAMPEÃO
    Vejamos:

    1993: Palmeiras 20 anos na fila
    1996 Grêmio 15 anos na fila
    1997: Vasco 08 anos na fila
    1998: Corinthians 08 anos na fila
    2006: SÃO PAULO 15 ANOS DE FILA
    Sem contar com:
    Inter: 30 anos na fila
    Galo: 38 anos na fila
    Botafogo: ganhou seu primeiro título 24 anos depois do início do campeonato
    Cruzeiro: ganhou seu primeiro título 32 anos depois do início do campeonato
    Santos: ganhou seu primeiro título 31 anos depois do início do campeonato
    ALGUÉM AÍ LEMBRA DESSAS FILAS APÓS TEREM SIDO CAMPEÕES?!

    Tô aqui rachando o bico do choro descontrolado…

    Muito bom!

    SRN

  • Marcus Vinicius

    O que o Corinthians fez foi vergonhoso. Entregou o jogo na cara duro, só a imprensa que não viu. Eles fizeram um teatro dos mais ruins. No primeiro gol, o tal de Jucilei, olha que nome, fez que estava lutando com o Reinaldo pela bola, e quando chegaram na entrada da área, deixou o adversário seguir SOZINHO, até fazer o gol. No penalti, o Felipe nem soube disfarçar, ele nem pulou, porque vai que ele pulava e acertava o canto…. Uma VERGONHA.
    Mas aos gambás e aos gremistas só tenho uma coisa a dizer, o mundo dá voltas, nos ultimos anos o campeonato vem ficando cada vez mais complicado, talvez ano que vem, já pensou se um desses times estiverem na mesma situação desses outros? Lembrando que os gambás já foram ajudados pelo São Paulo no Paulista para não caírem, profissionalismo acima de tudo. Mas, isso a partir deste final de semana pode ser coisa do passado, os gambás por exemplo, torçam para ganhar o paulistinha, porque os outros titulos que disputaram não irão muito longe. E, a partir de agora, não dependam dos outros clubes não, porque se darão muito mal

  • Gustavo Figueiredo

    Concordo com o texto, é mais uma mancha em mais um campeonato com terríveis falhas, mas que não tira o merecimento do time Rubro-Negro, que cresceu como ninguém no segundo turno (exceção de Cruzeiro, mas perdeu pernas nos momentos finais) e que venceu 4 dos 5 concorrentes diretos ao título, sendo dois deles fora de casa.

    O Campeonato possui inúmeros questionamentos, mas espero que os leitores não confundam as bolas, nem caiam nesse arcabouço textual que pode, ingenuamente ou não, desmerecer os Rubro-Negros na fantástica reação do segundo-turno.

  • Sumaré

    Sinceridade, achei essa história de “corpo mole” para prejudicar o São Paulo uma besteira sem tamanho.

    1o.) Pq a derrota alvinegra só prejudicaria o São Paulo se ele perdesse do Goías, um jogo sobre o qual o Corinthians não tinha controle nenhum. A propósito, se fosse para reclamar de “corpo-mole” a torcida do São Paulo deveria reclamar do corpo-mole de seus jogadores que tomaram 7 gols nos últimos 2 jogos.

    2o.) Essa foi a 3a. derrota seguida do Corinthians então eu pergunto: e as outras duas, também foram para prejudicar o São Paulo? Quanto ao desrespeito aos torcedores, eu fiquei chateado quando o Corinthians perdeu para o Goiás e as chances da triplice coroa foram para o espaço. Mas não posso dizer que eles perderam pq quiseram e nem ignorar que a possibilidade da Triplice Coroa só existia porque eles lutaram para garantir o Corinthians na Libertadores do ano que vem e venceram 2 dos 3 principais torneios deste ano. Um feito ainda mais impressionante considerando que ano passado o time estava na Série B. O Palmeiras, por exemplo, 6 anos depois, ainda não conquistou nenhum título nacional.

    3o.) Há muito tempo o time já não tem mais chances de título e, pode perguntar para qualquer um, sem motivação ninguém consegue trabalhar.

    4o.) O Corinthians perdeu para o Flamengo como o São Paulo, o Palmeiras, o Atlético-MG e tantos outros perderam. Será que todos fizeram “corpo-mole”? Ou então, perderam porque não respeitavam seus torcedores?

    Será que o Flamengo só ganhou os jogos porque todos os outros times estavam desrespeitando seus torcedores? O Flamengo, time com a melhor campanha do returno, não tem mérito nenhum por estar liderando o campeonato?

    Sinceramente, quem diz que o Corinthians fez “corpo-mole” e queria perder para o Flamengo ou é ignorante ou se faz de ignorante!

  • Luciano

    Como são paulino, nada afasta a má atuação do meu time em Goiânia neste fim de semana. Entretanto, saber que o campeonato de pontos corridos está dando margem para times prejudicarem seus adversários mais históricos está me dando nojo. Se a CBF não fizer nada, o futebol perde, as torcidas perdem. Esta corintiana não queria saber seu um time ou outro iria lucrar com aquele jogo, ela queria ver seu time ganhar, jogar bonito, como o Goiás fez contra o SPFC. Viu um bando de estúpidos, imbuídos no espírito de prejudicar rivais, e esquecer as tradições de seus clubes. Bom para o Flamengo, que detem a maioria de simpatizantes, até mesmo na imprensa. Palmeiras, SPFC, Inter…somente podem lamentar, pois o Grêmio agirá da mesma forma. Flamengo PENTACampeão. Hexa, não.

    sds,

  • Leo Gomes

    Ta certo. Ficou claro que alguns jogadorres não podem vestir o nosso manto, Felipe principalmente. Se eu fosse o diretor, Felipe e Jucilei não jogavam mais nesse time!É flamenguista?Va jogar no “framengu” então!
    Que saudades de Ronaldo, Wilson Mano, e tantos outros que honraram o manto alvinegro!
    Mais uma libertadores disperdiçada!

  • RONALDO CARLOS DA SILVA

    É brincadeira. Pior que o Felipe, o Mano Menezes e outros corintianos conhecidos é uma torcedora, ou, pelo menos, se diz torcedora, querer encontrar desculpas desse tipo para uma derrota de sua equipe. Hoje é terça-feira, dia 1º de dezembro e, desde domingo, a imprensa brasileira, principalmente a paulista, foi unânime, após ver os “tapes” de lances polêmicos do jogo, em declarar que a atuação do juiz e de seus auxiliares foi correta e que não houve “entrega” de jogo pelos profissionais corintianos, os quais merecem todo o respeito, principalmente de seus torcedores.

  • Valdir

    Mauro matéria morta, o Juca já publicou esse email, se toda a imprensa replicá-lo…….

    VALDIR, e daí?

  • Pedro

    O Corinthians tem jogado assim há muito tempo, e o Flamengo jogado bem, mas como esse jogo aproximou tanto o Flamengo do título, alguns bobos recalcados resolveram tentar levantar suspeitas e desmerecer a possível conquista rubro-negra, como essa mulher e o Juca Kfouri, isso é muito claro.
    Dor de cotovelo é um problema, nem jornalista consegue fugir…

  • ricardo

    Com certeza, um desabafo de um corinthiano sensato… a não ser pelo fato do Corinthians nunca precisar de ajuda de árbitro… e a final da copa do Brasil deste ano?
    O Inter entregou o jogo em 2007? o Corinthians dependia só dele… e insistem em passar a culpa.
    Se o Grêmio vai entregar ou não, não sei, mas que a culpa de Inter, São Paulo, Palmeiras de depender disso, é apenas dos próprios! ou o alguém quis em algum momento ser campeão brasileiro?

  • Leandro

    Concordo em partes com a Leonor. Acredito que o Flamengo está merecendo ser campeão, mais por inconmpetência dos outros que por méritos reais, mas é o time que menos decepcionou quando precisou vencer. Creio que a arbitragem de domingo foi uma vergonha, e mais uma vez a favor (não do Flamengo apenas) de um time que está na briga pelo título contra um time sem aspirações no campeonato.

    Agora, não crucifico nenhum jogador do Corinthians em relação ao jogo de domingo. Vamos parar de pensar com a raiva de ter visto um time sem garra perder e não fazer (mais uma vez) um bom jogo.

    Vamos voltar ao jogo em que o Grafite salvou o Corinthians do rebaixamento no paulista. O atacante, hoje artilheiro do campeonato alemão e um dos maiores goleadores da europa na temporada passada, passou a ser perseguido por seus próprios torcedores em todos os jogos em que não ia bem, até que saiu do clube. Ele apenas fez seu trabalho, mas o torcedor de seu time não o perdoou, e nem os corinthianos passaram a gostar mais dele por causa disso.

    Agora voltemos ao jogo do domingo, e vamos pensar como jogadores do Corinthians: você já está na libertadores, obteve férias antecipadas no ano passado após conseguir seus objetivos, e neste ano, por pressão externa de dirigentes de outros clubes que durante o ano se mataram entre si, não sairá de férias e terá de dar o seu máximo por uma partida que não vale nada mais para você, e pelo contrário, você ainda vai jogar contra um time que vem com tudo, não vai aliviar nas divididas, e por isso, você ainda pode sair lesionado e perder o ano mais importante do clube o qual você joga e paga seus salários. Pode correr o risco de perder uma libertadores da américa ou iniciar mal condicionado uma importante temporada. Tudo isso porque? Porque a mídia e os outros clubes, que não pagam seu salário, exigem que você jogue o jogo da sua vida, sendo que o mesmo não é e nem deve ser o jogo de sua vida.

    Mesmo assim, vi o time jogar mal como sempre… E ainda tentou até uma pressão no Flamengo. Defederico não fez o gol por pouco ao driblar o Bruno, o Jorge Henrique tentou bater colocado demais no chute de fora da área, o Ronaldo (se levarmos em conta a semelhança do pênalti no Léo Moura) sofreu um pênalti também, o Souza correu o suficiente para provocar a expulsão (ignorada pelo árbitro) do Angelim. Não vi entrega de jogo nem no pênalti que o Felipe não foi na bola. O jogo já estava nos 47 minutos, o time jogando sem conseguir pressionar, era o penúltimo lance do jogo, o pênalti não existiu, e se ele não pegasse o pênalti, o Flamengo somaria os mesmos 3 pontos. Então pra que crucificá-lo? O STJD e as arbitragens tiveram muito mais influência no campeonato todo do que o jogo de domingo.

    Concordo com a Leonor quando faz críticas ao Elias… esse sim, está de férias desde o meio do 1º turno do campeonato. E como ele tem moral na imprensa, pois não tem meias palavras e é bom de entrevista, ainda aliviam pra ele, mas ele é quem mais caiu de rendimento.

    Pra mim, o time não entregou o jogo, e nem fez corpo mole da forma como foi dito, simplesmente não correu riscos desnecessários de sofrer uma lesão e nem deu aquele último gás que daria se estivesse necessitando do resultado.

  • Samoel Freitas

    Olha, eu acabei de ver as fotos dessa Leonor…gatinha ela hein, Mauro? Deve ser por isso que um monte de blogueiro publicou esse texto utópico de autoria de senhora Leonor. Enxergo nesse texto o potencial para uma futura substituta de Glória Perez (vencedora do Emmy 2009).
    Eu não culpo vocês não.. eu tambem iria fazer uma média desgraçada pra agradar essa moça.. quanto às opiniões dela… hum…bem…entrega dali, daqui, expulsa de lá…corpo isso, aquilo..Minha opinião é a seguinte: ela é gatinha mesmo e não se fala mais nisso.

  • Luiz

    SIMPLESMENTE RIDÍCULO E PARCIAL! NÃO ENTENDO O PORQUE DA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS DESSA NATUREZA! SERÁ QUE É PRA COLOCAR UM POSSÍVEL TÍTULO DO FLAMENGO EM XEQUE? QUANDO UM JORNALISTA USA TERCEIROS PRA DAR OPINIÃO QUE ELE GOSTARIA DE DAR E NAO TEM CORAGEM DEIXA A GENTE INDIGNADO E COM UMA GRANDE VONTADE DE EVITAR CERTAS LEITURAS! POR FAVOR JORNALISTAS PAULISTAS, NÃO QUEIRAM DIMINUIR UM POSSÍVEL TITULO DO FLAMENGO. OS SENHORES ESTÃO INSISTENTEMENTE BATENDO NESSA TECLA. POR QUE NAO SUGEREM QUE OS PAULISTAS NAO DISPUTEM MAIS O CAMPEONATO BRASILEIRO. ASSIM SEMPRE SERÁ UM PAULISTA CAMPEÃO. REPETINDO, RIDÍCULO.

    LUIZ, pq o espaço é democrático. a minha opinião já foi explicada e é explícita. O Flamengo merece o título.

  • Renata

    Carissimo Samoel Freitas

    Não é só porque uma mulher é bonita que não deve ser escutada, a indignação da JORNALISTA (Ela tem formação viu?),não é surpresa pra ninguém,acho que nem mesmo deveria ser pra vc,mas enfim vc acredita mesmo em papai noel né?
    Larga de ser machista e seja responsável, esta época de julgar uma mulher apenas pela beleza já acabou, as mulheres hoje estão dominando mercado de trabalho em todos os cargos inclusive presidência e pode apostar uma coisa se as mulheres tb administrassem a área futebolistica não existiria tanta corrupção.
    Acredito que os Jornalistas aqui não precisam fazer media com ninguém e obrigada por me informar sobre o Emmy da Glória Perez,eu não assisto novelas mas pelo jeito vc entende bem do assunto.
    Respeito é muito bom e as mulheres merecem…alguém podia avisar sua mãe de como costuma relatar a capacidade das mulheres em blogs por aí né?

  • FERNANDO

    O fato de outros times não terem feito a parte deles não dá ao Corinthians o direito de entregar o jogo.
    Veja como o Corinthians jogou contra palmeiras, são Paulo e inter.
    Ninguém é criança e muito menos idiota.
    Ninguém pode provar nada mas está na cara de qualuqer um que o corinthias entregou o jogo.
    Isso só irá prejudicar o Corinthians pois nenhum time mais tem respeito por esse time e por esses jogadores que jamis poderão dizer que são “homens e profissionais”.
    Pobre coitado do Corinthians no seu centenário. Será atropelado porque virou um time sem respeito.

  • BASILIO77

    Gostaria de concordar com o texto. Gostaria de ter certeza de que o meu SCCP tinha mais bola pra mostrar. Não mostrou contra Avaí, Nautico…contra quase ninguém…e isso faz meses.

    Enfim, como tudo que ronda o meu SCCP gera polêmica…essa será SÓ mais uma. Como sempre os ANTI tratarão de denegrir a imagem do clube…não há novidade nisso.
    Os cães ladram e a caravana passa, assim continuará sendo.

    Pontos corridos é isso.
    Queiram ou não, dá margem a esse tipo de suspeita.

    A inclusão da POSSIBILIDADE de finais em alguns casos em que a diferença de pontuação seja pequena fica clara…cada vez mais claara…pena que pontos corridos tenha virado uma seita, com seguidores fanáticos e não apenas uma formula de disputa.
    Abraço.

  • Eduardo

    Sempre defendi o campeonato por pontos corridos, por acreditar ser esta a formula mais justa de disputa… Porém hoje tenho outra opinião… De que adianta um campeonato extremamente disputado e emocionante se, nas últimas e decisivas rodadas, vemos episódios lamentáveis como o de domingo no brinco de ouro… É mala branca pra um lado, corpo mole de outro e muita manipulação de resultados… Não que o flamengo n mereça ser campeão, mas o campeonato vai terminar de forma vergonhosa, especialmente pelo q promete fazer o gremio no domingo… A torcida agora é pela volta do velho mata-mata, em que o campeonato terminava com dois times querendo vencer e brigando pelo titulo…

  • Fabrício Fagundes

    Acho que uma coisa não está clara, aliás, em nenhum lugar deixam isso claro: “O FLAMENGO NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO”. Se tem time entregando o jogo é porque quer, o Fla tem muito mais time que Corinthians e Grêmio (apesar da famosa caixinha de surpresas que é o futebol).

    Mauro, vc sabe onde a taça do campeonato fica neste domingo (digo fisicamente)? Ela vai para o Maracanã pq o Fla tem mais chance ou só é entregue depois? (tentei te perguntar por email mas tua caixa tava lotada)

    FABRÍCIO, como todo ano quando não há título antecipado, será entregue na festa do Brasileirão
    Abraço

  • Renata

    O São Paulo não fez seu dever de casa, isto é fato,dependia apenas dele e já sabia o que estava por vir,deveria ter se preparado mais e não ficar contando com todos os titulares que foram expulsos, muitos de maneira correta e outros nem tanto.
    O São Paulo assim como o Palmeiras foram sim muito prejudicados pela arbitragem durante o campeonato isto tb ninguem pode negar,mas teriam condiçoes de ter batalhado e conseguido ganhar o campeonato,o Palmeiras muito mais que o São Paulo, porque liderou a competição por 16 rodadas,mas as duas equipes falharam na sua organização interna,deixando transparecer o desequilibrio geral(teve até porrada entre jogadores).
    Leonor a sua indignação é aceita porque eu acho que em nenhum ano vi este tipo de coisa acontecendo entre clubes,enfim um que acha que pode entregar o jogo e outro que manda na reta final do campeonato um time reserva para jogar sem necessidade de poupar jogadores reslmente muito triste.
    O nosso futebol esta transparecendo aquilo que o brasileiro é:um povo que gosta de levar vantagem em tudo certo?Independende se isto é ético ou não,independende de vc que saiu de casa e comprou ingressos e levou sua família para ver o jogo,nada disto interessa,o que interessa agora é a guerra que eles irão travar daqui pra frente,vai piorar muito e reze mesmo pra final da libertadores não ser Flamengo e Corithians porque ai vc já sabe quem vai ganhar.
    A possível eliminação do São Paulo não tem nada a ver com isto, o problema é mais profundo…o problema está no Amor ao futebol que já não existe mais foi substituido pelo dinheiro e o poder dos grandes cartolas brasileiros.

  • Joao Paulo Zanuncio

    Por que o Inter não reclamou qdo o TIMÃO jogou com time reserva no primeiro turno?

    Por que o são paulo não reclamou qdo o barueri não escalou seus principais jogadores?

    CORINTHIANS, único time paulista campeão no ano!!!!!

  • Paulo Sérgio ( SPFC )

    Presidente do Sport : processo em quem chamar o Fla de hexa

    Silvio Guimarães, mandatário do Leão da Ilha, afirma que o verdadeiro campeão brasileiro de 1987 é o time pernambucano

    Fonte:
    LANCEPRESS!

    .

    O Flamengo tem grandes chances de conquistar o Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro anseia para comemorar o hexa, mas há quem discorde das contas. O presidente do Sport, Silvio Guimarães, afirma que o título de 1987 é do Leão da Ilha e ameaçou processar quem disser que o Fla é hexacampeão:

    – A lei brasileira dá o título de 1987 ao Sport. Se virmos em TV, rádio, internet ou jornal algo sobre hexa do Flamengo, vamos processar. Nosso departamento jurídico entrará na Justiça – afirmou o presidente.

    .

    Então, Parabéns ao Flamengo, pelo PENTA Campeonato Brasileiro 2009 !

  • André Lamin

    Pq meu comentário ainda está em aprovação?
    Se uma corinthiana pode colocar sua versão dos fatos, nada melhor que postar um texto com a visão de um flamenguista tb.
    Não estou criticando a moderação não, só tentando entender…

    Abraços!

    ANDRÉ, perdão a vc e aos demais colablogadores.
    Falta de tempo, e excesso de spam.

  • Régis

    Ridiculo essa dos corintianos e da grande maioria da emprensa paulista (ainda bem que você não entrou nessa Mauro). O Corinthians perde para todo mundo (inclusive para o Nautico rebaixado), o time vem desmotivado e sem jogar nada a muito tempo, como Ronaldo nem indo treinar, perde para o Flamengo que mesmo sem ganhar o titulo é sem duvida o melhor time do campeonato e aí vem essa conversa mole que entregou?? Hilario isso.
    Tem que ser muito barrista mesmo para não ver que esse time do Corinthians do jeito que está não ganha nem do Ibis.

  • Marcelo Coelho

    O Flamengo ganhou do Atlético-MG no Mineirão lotado.
    Deu um chocolate no Palmeiras no Palestra.
    Aí ganha do Corinthians, eliminado, desfalcado e desmotivado e a paulistada chora.
    Até domingo o Flamengo é líder, enquanto isso… “chora, não vou ligar, não vou ligar, chegou a hora…”
    Abraço

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas DUARTINA SP

    ‘Doce derrota’ em Campinas…

    “Jornal oficial do clube brinca com vitória do Flamengo, pois essa atrapalhou os rivais”

    ‘CHUPA BAMBIZADA’

  • Renato

    Mauro, o flamengo vai ser penta e não hexa!! O campeão naquela época foi o Sport e não o Flamengo!! Não sei pq vcs jornalistas mal informados acabam publicando essas porcarias… Primeira vez que entro no seu blog e prometo nunca mais entrar… Um comentário pior que o outro. O Brasil está precisando de pessoas q não tenham medod e falar a verdade. O Corinthiasn entregou o jogo sim, e o Grêmio tbm vai fazer isso… O Flamengo vai ser campeão por detalhes, e não exatamente por ter diso superiro durante o campeonato… Poderia ser qlqr um o campeão, mas caiu nas mãos do Flamengo… Se ele fosse tão superior, teria decidido o campenato a algumas rodadas atrás

    RENATO, o Flamengo será hexa de fato, e penta de direito. Como o Sport também foi campeão de direito em 1987.

  • Alexandre

    Se meu time não pode ganhar o título, então que seja aquele que tirou o título de outro, VENCENDO. O Goiás atrapalhou o Flamengo e depois foi lá e tirou o título do São Paulo com goleada. Se eu fosse torcedor do Goiás, estaria orgulhoso. Quando o São Paulo impediu a queda do Corinthians para a segunda divisão paulista, a mensagem que ficou foi esta: f*d*-se o corinthians, eu deixo os corintianos tristes ganhando do time deles, não perdendo de um terceiro. Já o que o Corinthians fez neste domingo foi deprimente, time de jogadores sem caráter, fazendo corpo mole e fingindo contusões. É o que eu acho. E o Grêmio tem a chance de mostrar que é maior que esta m*rd* toda. Ou não.

  • http://imperau.wordpress.com Matheus Antunes

    …e tomara que essa Leonor Macedo tenha ido embora mais cedo, ou que vá torcer pro time do Jd. Leonor. É o tipo de torcedor que nossa torcida não precisa, dando uma de vítima e fazendo as coisas não por amor, mas pra poder falar que fez. Afff…Lamentável. Dona Leonor, o Corinthians foi roubado, estava sem vontade mesmo, as contusões (pro seu desgosto) aconteceram, o Ronaldo não prometeu coisa alguma, isso é coisa da sua fértil imaginação, e a sua opinião é a mesma coisa que a minha. Apenas e tão somente a sua opinião. Mas se eu fosse você, não iria mais ao jogo do Corinthians, pra passar tanto aborrecimento…Deixa seu lugar lá, garanto que outros ficarão felizes em comprar seu ingresso.

  • vanda martini

    Leonardo Vieira, não sei o que tu entende de time reserva, o Inter no ano passado só poupou três jogadores no jogo contra o São Paulo, porque iria à Argentina no meio da próxima semana, jogar com o Boca pela Sudamericana e não para prejudicar o Grêmio, porque o Grêmio não se ajudou? no mesmo dia empatou em casa com o Figueirense, por que não digam que perderam o Título quando levaram aquele CHOCOLATE no Beira Rio em que perderam a liderança e o rumo do Campeonato todo. Pelo que sei o Grêmio não tem mais nenhum jogo este ano, mas na verdade não quero que o Grêmio ganhe do Flamengo, vou torcer para eles levarem uns 4 ou 5, Prefiro ser vice ou terceiro lugar, mas não depender do Grêmio para ser campeã.

  • Humaitá

    Sou São Paulino , assisti ao jogo. Ninguém entrega jogo , isso nem em pelada acontece. Creio que o Flamengo foi superior a um adversário totalmente desmotivado, somente isso. Não adianta reclamar e desmerecer o provável título do Flamengo , o São Paulo não fez sua parte. Afinal , quando nós fomos campeões , fomos desmerecidos por muitos e deveríamos ter aprendido a lição. Chega de choro de perdedor , o Flamengo não tem culpa e merece todo o respeito e o título , caso confirme no domengo.

  • Leandro

    Resposta em relação ao comentário do Alvaro.

    “Alvaro disse:
    01.dez.2009 às 2:53 ”

    Alvaro, acredito realmente que o Corinthians não tenha entregado, e foi mais ou menos o que eu disse no meu enorme texto no início dos comentários, mas de forma mais detalhada apenas. Você disse de forma mais breve a mesma coisa que eu pensei: como entregaram o jogo se por mais que estivesse jogando mal, o Flamengo correu risco de perder pontos durante o jogo graças a jogadas do Timão, que buscou o gol.

    Só gostaria de discordar com relação ao Goiás x Inter em 2007. Além do roubo do juiz, os jogadores do Inter se dividiram em parte honesta e parte influenciada pela direção. E outra coisa é que não foi a lógica dos resultados como você disse, o fato de o Inter perder do Goiás no serra dourada. O Goiás tinha uma das piores campanhas em casa, e o Inter era um dos melhores visitantes na ocasião.

    Se me pedissem para entregar um jogo no campeonato que eu jogo, eu não entregaria, agora, vai de cada um saber o que faz, ainda mais qdo tem o peso de ser aquele quem paga seus salários te pedindo pra entregar. Pra mim foi isso que aconteceu com o Inter, pois aquele presidente deles é desequilibrado que nem o Beluzzo, e seria capaz de pedir aos jogadores que agissem de tal forma.

  • Luiz/Governador Valadares

    NÃO ENTENDO O PORQUE DE UMA MATÉRIA DESSA NUM BLOG DE RESPEITO. SE A SENHORA É JORNALISTA OU JORNALEIRA PRA MIM TANTO FAZ.O CERTO É QUE ISSO É CHORO E O BLOG TA USANDO AS PALAVRAS DE UMA CHORONA PRA DESMERECER UM POSSÍVEL TÍTULO DO FLAMENGO. SE NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O SEU CURINTIÃS VÃO TORCER PRO BAMBALA OU PRA O ARIMETÉIA, MAS, POR FAVOR, NÃO DESMEREÇAM QUEM TA GANHANDO LIMPAMENTE. PAULISTA NÃO TEM JEITO MESMO VIU!

    LUIZ, na boa, é apenas um texto que sintetiza uma versão.
    só isso.
    a minha opiniào já foi dada.

  • giovani

    Mauro, eu acredito sim que o Timão entregou o jogo contra o Fla. Muitos discordam e falam em má fase. Se vc reparar bem nos seu post do jogo do Curintia e Avai, após a derrota por 3×1 eu comentei que naquela derrota, eu comentei que estava começamdo uma má fase premeditada, No jogo seguinte, em casa ele leva outra piaba com o Ronaldo abusando de perder gols e todo mundo rindo mesmo depois da derrota, em clima de ferias. Contra o Fla seguiu-se a “má fase” e deu naquilo que todo mundo viu e interpretam como queiram. Pra mim foi o maior TEATRO. Tem corintiano lembrando que foram penalisados no rebaixamento por conta do jogo entre Inter e Goiás falando que entregaram o jogo e não notaram que eles não ganharam do Gremio. Se realmente o Inter fez corpo mole, foi bem feito por que em 2005 eles roubaram o campeonato com aquele monte dinheiro sujo da MSI. Por outro lado o Gremio pode fazer corpo mole contra o Fla, levando em conta o fato do Inter no ano passado entrar com o time reserva contra o São Paulo e perder de 3×0, priorizando a Sulámericana. Como podemos ver, o castigo do revide sempre vem em pouco tempo. Agora se o Curintia entregou o jogo contra o Fla o castigo pode vir ainda no primeiro semestre do ano que vem. Vale lembrar que os adversarios nacionais do Curintia pela libertadores (oitavas de final em diante) são hoje: Flamengo, que não retribuir o favorzinho do domingo passado de jeito nenhum; Inter que já tem mil razões pra odiar o Curintia; São Paulo que é um dos maiores rivais e finalizando o Palmeiras, seu eterno algoz em libertadores.
    Com este bando de velhos que estão contratando, este asilo chamado Curintia será o maior fiasco no ano de centenario.
    E O QUE VOCE ACHA DESTES POSSIVEIS ADVERSARIOS DO CURINTIA, MAURO?

  • Marcelo

    Como corinthiano, eu gostaria muito, mas muito mesmo, que a imprensa tivesse se dedicado tanto ao fato do Inter ter feito corpo mole em 2007 para rebaixar o Corinthians (conforme confirmado pelas palavras do diretor de futebol do Goiás) como tem se dedicado a culpar o Timão pela possível derrocada do São Paulo. O São Paulo F.C., ao lado do Inter, vem sendo o time da imprensa esportiva há tempos e a imprensa esportiva vingativa não admite vitória de quem quer que seja, senão a do SPFC. Agora eu pergunto: o SPFC venceu o Botafogo, candidato ao rebaixamento? Venceu o Goiás? Venceu o próprio Corinthians? Não. O SPFC não venceu esses jogos e pode ter perdido o campeonato aí. Mas a imprensa esportiva já julgou e condenou o Corinthians, porque para a imprensa esportiva é inadmissível que o Timão não tenha vencido o Flamengo para ajudar o SPFC. Mas, O CORINTHIANS NÃO TEM CULPA DA INCOMPETÊNCIA ALHEIA! O Palmeiras já podia ter sido campeão há duas rodadas. O São Paulo poderia ter sido campeão na rodada passade se tivesse feito a parte dele. A culpa não é do Corinthians, nem do goleiro Felipe, como querem suas excelências os jornalistas esportivos. A culpa é do time querido deles, o SPFC. Parem com isso. Sejam honestos e comecem a investigar as declarações do diretor de futebol do Goiás que CONFESSOU TER RECEBIDO AJUDA DO INTER PARA REBAXAR O CORINTHIANS E SALVAR O GOIÁS. Sejam jornalistas de verdade, e não torcedore4s do SPFC, como têm sido há anos.

  • marcos

    na boa ..esse leonardo usou o texto do blog do juca kfouri..elaiaaaa tinha q ser corintiano..sempre copiando…dos outros…
    MENGÃO ESTA JOGANDO O MELHOR FUTEBOL DO BRASILEIRÃO..DOMINGO VAMOS MOSTRAR NOVAMENTE (SEM NECESSIDADE) AO SR. GORDUXO O TAMANHO E A BELEZA DA NAÇÃO FLAMENGUISTA… O VERDADEIRO DITADO POPULAR…” TODOS NASCEM FLAMENGO ALGUNS SE DEGENERAM PELO CAMINHO” DEIXARAM CHEGAR..AGORA AGUENTA..MENGÃO HEXA CAMPEÃO..(1987 ..O ATUAL PRES.DO SP ASSINOU O DOCUMENTO Q DIZIA O MENGÃO É O CAMPEÃO LEGITIMO)

  • Marcelo

    Marcelo Coelho disse tudo: “O Flamengo ganhou do Atlético-MG no Mineirão lotado.Deu um chocolate no Palmeiras no Palestra. Aí ganha do Corinthians, eliminado, desfalcado e desmotivado e a paulistada chora.”

  • Pedro

    O Grêmio pode entrar com qualquer time, pode chamar o Ronaldinho Dentuço, o Kaká, o Renato Gaúcho, quem quiser, mas domingo é dia de HEXACAMPEONATO!!!!!!!!!!!
    MEEEEEEENNNGOOOOOOOOOOOO
    ALÔ PAULISTADA, PELO AMOR DE DEUS, TENHAM UM POUCO DE DIGNIDADE E ESPÍRITO ESPORTIVO, PAREM DE TENTAR DESMERECER A CHEGADA DO MENGÃO!!!!!!!
    VCS DOMINARAM O FUTEBOL NOS ÚLTIMOS ANOS PQ TÊM MAIS GRANA E ESTRUTURA, MAS O SÃO PAULO DEU BOTINADA ATÉ DIZER CHEGA E QUEM DISSE CHEGA FOI A NAÇÃO RUBRO-NEGRA!!
    PODEM RECLAMAR, MAS NÃO DÊEM UMA DE BOTAFOGUENSE, CHORAMINGANDO E INVENTANDO TEORIAS CONSPIRATÓRIAS, VALEU????

  • alex avolio

    Galera, leiam o post do blogeiuro do Gremio no globoesporte, na net. Ele cita varios jogos desse campeonato em q os times colocaram jogadores reservas… isso tudo nao passa de choradeira de paulistas e colorados!!!
    Vao ter q aturar o HEXA do MENGAO!!!!!

  • alex avolio

    Hahaha, quando eh q o Corinthiasn foi ajudado pela arbitragem???? esse moça ta de sacanagem né???? pergunta pros torcedores e jogadores do Brasiliense de 2002???

  • Tiago

    Mauro, apenas “corrigindo” (entre aspas, pois tenho certeza que você sabe): O Flamengo poderá ser Penta e não Hexa. No máximo “Penta e meio”.

  • sergio marangone

    Hey pessoal ,a tal de leonor macedo,é nada mais do que o proprio mauro Betting grande palmeirense e um grande covarde também!!Ele quer meter o páu no que o corinthians fez,e usa um nome fictício!!!apenas isso….

    SERGIO MARANGONE,
    quando for necessário meter o páu (sic) em alguém, em primeiro lugar, é preciso ao menos escrever corretamente, com um mínimo de respeito gramatical – já que o pessoal, percebe-se, não é o seu forte.
    Mas não gosto de detonar alguém. Nem quem merece. E sobretudo por uma questão menor.
    Até porque o seu problema, e ele não é pequeno, e está distante de ser o único, é que você, certamente (sim, existem certas coisas em você que são certas, por mais paradoxal que pareça), é tão covarde que usa um texto que não é meu para me criticar.
    E, além de não saber algumas regrinhas básicas de respeito, educação e outras tantas, também não sabe ler. Antes de tudo, antes do texto publicado, digo que não concordo com tudo que foi escrito por Leonor. já disse. já escrevi. já falei na tv e no rádio. Pelo lido, você tem alguns problemas básicos de entendimento de texto, das coisas, das causas, do mundo.
    Você parece ser mais um infeliz que não quer ler, não sabe ler, não gosta de ler, e tem raiva de quem sabe escrever três palavras com nexo.
    ao menos vejo que há esperança num caso aparentemente perdido como o seu.
    você sabe escrever a palavra “fictício”.
    o que, para você, deve ser ficção científica.
    Continue assim. infeliz.

  • Daniel CRF

    HEEEEEEXXXXAAAAAAAAAAAA!!!!!!!

    Inveja é uma m……………

  • Vinícius

    O Corinthians não entregou o jogo não! Só não ofereceu resistência…

  • Fábio Chamusca

    Putz… Pensei que a cantilena não fosse terminar nunca nesse texto…
    Quanta bobagem, meu Deus… O Corinthians teve muito mais chances de gol do que o Mengo, que venceu muito por conta da PÉSSIMA arbitragem do Roman, que ratifico, me deixou muito feliz.
    Quanto ao felipe, bom, acho que se fosse o Ronaldo(o ex-goleiro)no lugar dele faria coisa ainda mais sonsa, e me divertiria ainda mais. Esse tipo de jogador de futebol que todos desenham no discurso do politicamente incorreto é um saco. Já estava no final da partida, o Mengo já estava vencendo, Timão com menos um em campo, juiz roubando, o São paulo levando fumo em Goiás e aí aparece um penalty safado daqueles e vocês querem que o felipe se atire no chão pra fazer média? Eu, no lugar dele, teria me encostado em uma das traves assoviando e esperando o Léo Moura fazer o gol.
    Acho engraçado cobrarem que o Felipe se atire pra fazer a defesa e não falarem nada do jogador que converte em gol uma penalidade que não existiu. Na Inglaterra eu já vi atacante bater o penalty pra fora. Auqi no Brasil, o máximo que vi foi o Alex, ex-Palmeiras e Cruzeiro, falar no intervalo que o Índio não havia feito falta nele e que o juiz errou. Era um Corinthians x Palmeiras e o Felipão só faltou matar o meia por causa da sua honestidade. Esse mesmo Felipão foi flagrado fazendo ofensas racistas e incentivando seus atletas a distribuirem pancada em campo durante um treino. Mas DISSO ninguém comentou tanto…

  • Orleans

    O Flamengo sendo campeão, calará a boca de muita gente, pois + – dois meses atrás quando se tocou no assunto de transformar o brasileirão para mata-mata foi uma loucura,que isso, que aquilo que a cbf e a globo queria um time do RJ campeão e coisa e tal, então taí…prestem atenção nos últimos quatro anos como fla tem disputado este tipo de campeonato, sempre brigando pela parte de cima, tomem cuidado pq se gostar vai complicar, o que você acha Mauro, falei besteira?

  • Mauro

    CONCORDO PLENAMENTE:

    “Ah, e eu insisto: O FLAMENGO FOI MAIS TIME E MERECEU A VITÓRIA. E TEM MERECIDO O HEXA.

    O CORINTHIANS TEM JOGADO MUITO MAL. E NÃO SÓ NO DOMINGO.

    E TEM ATUADO DE MODO DESINTERESSADO. E ESTRESSADO ALÉM DA CONTA.

    E ESCREVO COM MAIÚSCULAS SÓ PARA ALGUÉM NÃO QUERER ACHAR ALGO NAS ENTRELINHAS.”

    E QUEM QUER SE ACHAR MAIS CORINTHIANO DIZENDO QUE O CORINTHIANS ENTREGOU, MUDA DE TIME! POR QUE NÃO COBRARAM ANTES? VÃO SE APARECER NAS COSTAS DOS OUTROS, NÃO DO MEU TIME!

    QUEM ACHAR QUE O CORINTHIANS ENTREGOU, FAÇA UM FAVOR: MUDE DE TIME.

  • http://www.davidacoutinho.com.br Davidacoutinho

    Dona Leonor!

    Vai chorar na cama que é lugar quente… O Cotinthians não de ninguém há muito tempo e não título sem ajuda de juiz há muito mais…

    VERGONHA É A IMPRENSA PAULISTA!!!

    Fui!!! Um abraço!!!

    http://www.davidacoutinho.com.br

  • Marcelo Pereira

    Mauro, não existe campeão de direito e sim apenas o campeão de fato. Ora se um time foi campeão de fato, ele automaticamente se torna campeão de direito, ou seja o direito e o fato estão juntos e não separadamente como no seu comentário, pois só pode existir apenas um campeão, e até porque “Fato” é algo que não podemos discutir, pois ele é algo realizado (concretizado), e no caso do BR-1987 a CBF reconhece o título para o Sport e ponto final. Entendo que você por ser jornalista, muitas vezes tenta ser o máximo possível diplomático com as duas torcidas, mas descordo de sua tese, apenas.

    E lembro, domingo o Fla vai encarar o ataque mais positivo do BR-09.

    Cautela é palavra de ordem na Gavea.

    Perguntinha? E se no 1º tempo o placar ficar 0 x 0 ???

    Maracanasso?

    Abraço!

  • Almir

    Parabens Leonor, o que voce escreveu, é o resumo do que a maioria dos Corinthianos “que tem vergona na cara”, gostariam de ter dito. Poís se quando o seu Mano Menezes disse que: O Campeonato Brasileiro não era prioridade, a diretoria “leia-se” André Sanches tivesse vindo a publico e não autoriza-se essa postura de seu funcionario. Talvez o Corinthians não viesse a vir a ser o Campeão, mas com certeza não estaria na 37ª rodada a apenas 5 pontos da zona de rebaixamento.
    O pior é que esses idiotas! acabaram criando uma expectativa monstruosa na torcida em relação a Libertadores. Por tanto coitados deles se não ganharem. Eu faço questão de não estar por perto se isso não acontecer.

  • Nivaldo

    Quanta bobagem Leonor ! Mauro, não precisa escrever nas entrelinhas, você como tantos outros que replicaram a choradeira da Leonor, encontraram alguém que ja havia escrito aquilo que vocês gostariam de dizer, mas não teriam coragem. Se não é esse seu pensamento (E ESCREVO COM MAIÚSCULAS SÓ PARA ALGUÉM NÃO QUERER ACHAR ALGO NAS ENTRELINHAS.) qual a finalidade de publicar texto tão extenso, sem objetivo e que não reflete o pensamento da grande maioria da torcida corinthiana ? Só porque é bonitinho ? só porque é “emocionado” ? . Não, é porque reflete seu pensamento e de quem mais publicou, só isso, assim mesmo, minusculo…

  • Thiago

    Com todo respeito a vc Mauro…

    Mas que post cretino !!!

    Quanta cretinice escrita no depoimento desta moça…

    Futebol é rivalidade, e, para nós paulistas, sem corinthians não se faria palmeiras muito menos são paulo assim como santos… O dia que isto acabar, acabou o futebol !!!

    O Corinthians fez um campeonato brasileiro abaixo da crítica, mas sempre dá margens para suspeita, até mesmo de uns “infelizes” corinthianos, ou seriam corinthianos mesmo?

    Não seria fake?

    sou teu fã, mas o post foi extremamente infeliz !

    THIAGO, ela não é fake, é corintiana, e representar uma considerável parte do pensamento alvinegro na questão. apenas explicitei pq cabe o debate. e, como sempre, não concordo com tudo.