Corrida maluca

por Mauro Beting em 23.nov.2009 às 0:17h

Fim do clássico no Olímpico, na quarta-feira, o palmeirense envergonhado pela derrota, distanciamento da ponta, e pela porradaria entre atletas. Tudo perdido em 2009. Quem sabe até a Libertadores…

Fim do jogaço no Engenhão, no domingo, belíssima e quem sabe redentora vitória do Botafogo (problemas sérios para o Coritiba que parecia salvo…). O são-paulino abaixava a guarda como poucas vezes se viu desde 2005…

Fim do jogo no Maracanã, na noite de domingo: o são-paulino eufórico pelo empate sem gols do Flamengo contra o Goiás, próximo rival tricolor, no Serra Dourada… O Tricolor ainda só depende dele…

Fim de clássico no Mineirão, grande vitória colorada. Um time que há duas rodadas mais irritava o torcedor, agora tem a tabela menos complicada até o final do BR-09…

Tantos horários diferentes na antepenúltima rodada, tantas reações distintas.

Ao final das contas, o que parecia só um terror para o palmeirense até que não foi tão ruim – apesar da vitória colorada que o levou para o quarto lugar.

O que parecia um domingo trágico para o são-paulino não acabou tão mal – apesar da diferença para o Flamengo ter dimuído.

O que seria motivo até de celebração para o rubro-negro a aproximação do líder acabou virando anticlímax pela vitória que escapou no Maracanã. Mesmo a um ponto da ponta.

Tudo mudou pelas horários diferentes.

É o nosso futebol. maluco e desfusorado.

Ainda mais sensacional também por isso.

Tags:

  • Bruno!

    Eles insistem em nos dar o titulo.

    BOM O TETRA-HEPTA AGRADECE…SÓ NÃO VENHAM CHORAR AGORA!!!!!!

  • Tiago Tricolor Cardoso (Franca/SP)

    Equilíbrio e Indefinição!

    Tropeço, Euforia, Reviravolta, Alívio e Confiança!

    Como o futebol é maravilhoso e enlouquecedor, capaz de despertar os sentimentos mais profundos e incompreensíveis! Seja de satisfação ou desapontamento!

    Com vários personagens em seu currículo -“Mágico das emoções”, “Ceifador de ilusões”, “Rei do acaso”- encanta multidões e deixa os entendidos a ver navios.

    Comandando as quatro linhas, os deuses do futebol convidam quase todos para apreciarem o espetáculo. Apenas um indivíduo não tem o prazer de participar. Quem seria o desprezado? Como podem deixar um único azarado de fora da festa mais democrática e contagiante do mundo!

    O escolhido a dedo é a lógica! Ela frequenta assiduamente todos os outros esportes, mas tem o azar de não ser parte integrante do sublime futebol.
    Azar dela ou sorte dos admiradores do enigmático e formidável esporte?
    Os humanos declaram abertamente que a generosidade e a gratidão são as maiores qualidades por eles exercidas, mas por não estarem no controle de tudo vêem-se na impossibilidade de convidar a lógica para fazer parte do adorado futebol.
    Curiosamente, tiram proveito por estarem com as mãos atadas e agradecem os deuses do futebol pela restrição à lógica.
    Além disso, tiram sarro dos apreciadores dos outros esportes em que a lógica é convidada “VIP”.
    Aqueles que acompanham outras modalidades tentam argumentar, mas no final são superados pelo imprevisível e atrativo futebol.

    Num bate-bola entre os deuses e a lógica nota-se o seguinte diálogo:
    A lógica para não sair por baixo, pomposamente como de costume, contra-ataca: ―Vocês dizem que eu nunca sou convidada para uma partida de futebol! Isso é um equívoco! Se eu frequento os principais campeonatos da Europa, por que não posso participar do Campeonato Brasileiro?
    Os deuses do futebol respondem: ―Bom proveito. Mesmo assim, você não reina absoluta como em outros esportes. Fique por lá mesmo, desfrute o primeiro mundo!
    A lógica discorda: ―Por que eu não mereço? Todos falam que o Brasil é hospitaleiro! Cadê a igualdade de condições? Essa história é balela! Por que o São Paulo ganhou os últimos três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial nos últimos cinco anos e pode ganhar mais um campeonato nacional? Se ganhar alcançará o 7° título brasileiro em sua história e o 4° seguido, um feito inédito! Qual o sentimento dos rivais? Preocupação ou admiração?
    Então, os deuses cansados de tanta ladainha finalizam: ―Esse time é experiente e predestinado! Conhecido como Clube da Fé por protagonizar façanhas! Sem mais questionamentos! Caí fora sua estraga-prazeres! Ainda bem que o Brasil está livre de você!

    Entre tantas histórias, a 36° rodada do Brasileirão 2009 serve como parâmetro. Haja dedo cruzado, tranquilidade e palpites nos dois últimos domingos!

    Antes do início da rodada os seis primeiros eram os seguintes (pontos/vitórias):
    1°São Paulo 62/17
    2°Flamengo 60/17
    3°Palmeiras 59/16
    4°Internacional 56/16
    5°Atlético-MG 56 /16
    6°Cruzeiro 55/16

    Encerrada, visualiza-se (pontos/vitórias):
    1°São Paulo 62/17
    2°Flamengo 61/17
    3°Internacional 59/17
    4°Palmeiras 59/16
    5°Atlético-MG 56/16
    6°Cruzeiro 56/16

    Os jogos restantes (37° – 29/11 e 38° – 06/12) que vão definir o campeão e os 4 para a Libertadores acontecerão no mesmo horário (17h).
    Portanto, analisemos:

    São Paulo
    37°Goiás X São Paulo e 38°São Paulo X Sport
    Após enfrentar o Botafogo com uma lista infindável de problemas o Tricolor do Morumbi vai ao Serra Dourada -contando com o apoio de seu torcedor- encarar o perigoso Goiás. Este responsável pela maior surpresa da última rodada ao calar quase 84 mil torcedores do Flamengo em pleno Maracanã e frustrar a expectativa rubro-negra de assumir a ponta.
    Depois recebe o rebaixado Sport para talvez confirmar o tetra-hepta. Um minuto de desatenção pode comprometer a campanha tricolor. União, garra e obediência tática são essenciais para mais um título.

    Flamengo
    37°Corinthians X Flamengo e 38°Flamengo X Grêmio
    Com a possibilidade desperdiçada de assumir a liderança diante de sua torcida no jogo contra o Goiás, agora o Flamengo encara o Corinthians no estádio Brinco de Ouro em Campinas a pedido da Polícia Militar da Capital paulista, visto que o Palmeiras recebe no Palestra Itália o Atlético-MG.
    Torcendo para que a síndrome Cabañas (festa antecipada e estádio lotado) não o ataque novamente, tenta se recuperar contra um Corinthians mordido pela última derrota de virada para o Náutico no Pacaembu, pressionado pela própria torcida para não vencer o jogo e com o antes flamenguista Ronaldo prometendo vingança e profissionalismo. Vamos ver?
    Na última rodada recebe o sempre encardido Grêmio para quem sabe conquistar o penta.

    Internacional
    37°Sport X Internacional e 38°Internacional X Santo André
    Enfrenta o rebaixado Sport e o quase condenado Santo André. Não deve ter dificuldade para se classificar para a Libertadores. Com uma combinação de resultado ainda sonha com o título.

    Palmeiras
    37°Palmeiras X Atlético-MG e 38°Botafogo X Palmeiras
    Dois jogos de vida ou morte para o Palestra. Depois de ficar 19 rodadas na liderança e atingir a péssima marca de 6 pontos nos últimos 9 jogos tenta fazer as pazes com sua torcida e afastar o fantasma dos rivais por uma das vagas à Libertadores. A não classificação seria traumática. A 3 pontos do líder está na briga pelo título. Porém muito difícil, pelo futebol apresentado nas últimas partidas, por ter 2 confrontos decisivos e 3 concorrentes a sua frente.

    Atlético-MG
    37°Palmeiras X Atlético-MG e 38°Atlético-MG X Corinthians
    Com 3 derrotas seguidas e sem condições de título vai a São Paulo pegar o também abalado Palmeiras num confronto direto por uma das vagas à competição continental.
    Por último recebe o Corinthians no Mineirão para tentar acalmar os ânimos de sua torcida e quem sabe se garantir na Libertadores.

    Cruzeiro
    37°Cruzeiro X Coritiba e 38°Santos X Cruzeiro
    Depois de altos e baixos no decorrer do campeonato recebe o preocupado Coritiba e visita o tenso (eleições) Santos na Vila Belmiro. Queixando-se de tantas oportunidades perdidas após uma bela recuperação luta para ser um dos 4 felizardos do concorrido e valioso G4.

    Tudo pode acontecer! Não duvidem de nada!
    O tetracampeão Zagalo diz: “Aí sim fomos surpreendidos novamente!”

    “Tricolor do Morumbi, o único 6-3-3 (20 finais) do Brasil com apenas 73 anos!”

    Tiago Tricolor Cardoso (Franca/SP)

  • Leandro

    Na Corrida Maluca do campeonato brasileiro, o São Paulo é a Penélope Charmosa (mas com alma de Dick Vigarista…)

  • Jonas Rafael

    Na verdade o título do Inter passou de extremamente improvável a bastante possível. Uma derrota do São Paulo (que joga TODO desfalcado e fora de casa) e um empate do Flamengo (não de todo improvável diante do Corinthians, também fora de casa) deixaria o Inter com uma vitória diante do Sport rebaixado (altamente provável) na condição de depender de si mesmo na última rodada em casa contra o Santo André, que já vai estar rebaixado também. Tudo mudou em apenas um rodada. Eu não apostava um tostão furado no Inter no Mineirão, mas com Celso Roth do outro lado a possibilidade de sucesso é sempre grande…

  • http://lancenet lourenco fabiano

    Fala Mauro,

    Muito boa sua sacada de corrida maluca, lembrando o desenho animado muito bom dos anos 80’s, perfeito pra este campeonato.O que tem de cronista esportivo levando tombo nas egundas feiras nao e brincadeira, parece tudo mae dina, nimguem acerta nada Mauro…pieda.
    Em pouca palavras, ja que nimguem quer ser campeo o TRIcolor mais querido do mundo SPFC vai levar esta outra vez.
    O menos mediocre, pq o futebol esta de amargar neste campeonato.
    E pra Urubuzada…ou melhor Pardauzada…chega de chororo…nao jogou nada o Flamengo ontem. Foi o tempo de Zico,Andrade, Adilio e Adao…ja era…

    Lourenco Fabiano
    Mexico

  • Marcus

    Nesse emocionante campeonato de “pontos parados”, até o último minuto da última rodada, quem está na frente não pode comemorar e quem está atrás não pode desistir.

    Abraço

  • Rodrigo

    Ouvi seus comentários sobre os jogos, e mais especificamente sobre Botafogo e São Paulo. Só vou discordar quando vc diz que o árbitro foi perfeito, pq ele errou no lance que originou o 3º gol do Botafogo, ao assinalar tiro de meta, quando na verdade seria escanteio para o São Paulo, pois no chute do Hernanes a bola desviou no zagueiro e o goleiro chegou a tocá-la antes de sair. Como se já não bastasse o STJD fazendo de tudo pra tirar o título do SP.

  • Rafael

    “Comente a bela vitória alvinegra e os golaços de Neymar, e a preocupante derrota do Coxa – que vai se salvar.”

    “problemas sérios para o Coritiba que parecia salvo…”

    Profissãozinha fácil, hein!

    RAFAEL, tens razão. erro de edição.

  • João Paulo Santos Leite

    Mauro, observando as pontuações dos líderes abstrai-se que o aproveitamento é bem inferior aos anos anteriores. Na sua opinião, qual o motivo desse baixo aproveitamento? Seria a qualidade elevada de outras equipes que mesmo fazendo uma campanha ruim, uma vez recuperadas, são capazes de roubarem pontos dos lideres, Fluminense, Cruzeiro( recuperação no 2º turno), Goias, Corinthians.

    Abraço

  • http://calosjst@_hotmail.com Carlos Henrique

    tres pontos para comentar:
    São Paulo tá procurando a Rio-Santos até agora;
    Flamengo ainda acha que vai ser campeão;
    fluminense sentiu o gostinho de 6 minutos fora da zona, kkkkkkk

    Ah, e mais uma coisa…
    Alguem aí anotou a placa do Jóbson?

  • Milton Neves

    É Mauro, como você diz, no seu livro ”A vida é a vida” (Pg. 3728): ”O Tempo é o senhor da razão”.

  • JOÂO ALBERTO-RIO GRANDE

    QUE BOM ESTE CAMPEONATO POR PONTOS CORRIDOS, O INTER LIDEROU POR VÁRIAS RODADAS NO INICIO,TROCOU OTIME,FEZ EXPERIENCIAS,TIROU FERIAS E VOLTA NO FINAL PARA SER CAMPEÃO. SE VOÇÊ NÃO SABE,O MANO É COLORADO,TRABALHOU MUITO TEMPO NA BASE DO INTER. VAI MATAR O MENGÃO. O GOIAS TEM O NOSSO ATAQUE CAMPEÃO DO MUNDO,DEGOLA O SÃO PAULO. SÓ NOS RESTA GANHAR DO SPORT E SANTO ANDRE E PARTIR PARA O ABRAÇO. VAI TER FESTA LÁ NO BEIRA RIO…. pode colocar a melodia na estrofe….

  • Marcio Vieira

    Se o Goiás entrar tão motivado ($$$) novamente, bem capaz de entrarmos na última rodada com 3 times com 62 pontos.
    Flamengo não ganha do Corinthians. Ronaldo vai voar no jogo. E Inter pega galinha morta.

  • RONALDO

    Esse futebol tá muito chato. Campeonato brasileiro esse ano, foi um dos piores. Nivel técnico super baixo, porém ressalvo aqui os craques, Ronaldo, Petkovic, Adriano, Fred…
    Talvez o Internacional consiga ser campeão, porque o Flamengo perdeu a chance que tinha. é isso aí.

  • Luiz Cláudio M Silva

    tecnologia no futebol???

    Quem é a favor diz que:

    1-Vai dificultar os arrumadinhos no futebol,Pois o arbitro deixa de certa forma de ser soberano;
    2-Os resultados das partidas serão mais precisos e um time que manteve uma regularidade não correra um risco de num erro do arbitro ver todo um investimento de anos jogado fora em alguns segundos;
    3-Vai gerar mais emprego porque terá outra pessoa responsável por monitorar o aparelha-to tecnológico e repassa-lo ao arbitro;
    4-Aumentara os investimentos no futebol porque todas as empresas verão no futebol confiabilidade e desejarão ver suas marcas aliadas a um projeto de confiabilidade;
    5-Sera uma forma de corrigir erros históricos;.

    Quem é contra diz que:

    1-Nos estádio mais modestos com times de divisões inferiores não sera possível aplicar tal recurso tecnológico;
    2-O futebol perdera a graça porque essas pessoas acreditam que a duvida é um tempero no futebol;
    3-O arbitro passara a ser uma figura secundaria e pode acarretar num descredito da arbitragem que por sinal não vem muito bem das pernas ou melhor do apito ;
    4-Mais pessoas envolvidas no processo do futebol acarreta mais gastos. E não estamos em tempos de gastos;
    5-Jornalistas e dirigentes de equipes do sudeste brasileiro não concordam porque se verão em pé de igualdade com as demais equipes e o que eles menos querem é igualdade e sim superioridade a cima de qualquer coisa.

    Qual a opinião de vocês prezados amigos????

  • roberto

    Sou COLORADO aqui de Guarapuava.PR,(onde nasceu Mauro Beting),e ja fiz a minha previsão,se acabar a proxima rodada com os quatro primeiro,com 62 pontos,ja era..COLORADO CAMPEÃO..!!!!

  • giovani

    Mauro, o campeonato de sistema mata-mata daria este tipo de emoção que estamos sentindo no Br-09. O que voce acha?
    Imagina se o seu Verão ainda conseguir ser campeão, o que acha?

  • giovani

    Digo , Verdão.

  • http://www.palmeirasazzurra.com Adriano

    Depois da rodada do final de semana, ainda acredito que o Palmeiras ainda pode ser campeão.

    Vou pelo coração e emoção.

    Forza Palestra!!!

    Sem mais,

    Adriano-SP

    http://www.palmeirasazzurra.com

  • giovani

    Se o Corinthians abrir as pernas pro Galo pra melar a Liberta do Palmeiras, ele esta mais do que certo. Se ponha no lugar do Curintia: Voce não queria Ir a uma festa pra encontrar aquele cara que sempre bate em voce, não é mesmo? O medo faz certas coisas inexplicaveis, ainda mais se tratando do ano do centenario. RSRSRSRSR.

  • Marcelo Pereira

    Tudo pode acontecer, o mais provável é que o Flamengo será o compeão do BR-09 isto porque nós do Grêmio iremos entrar com time reserva tudo para acabar com essa “putaria” de São Paulo hexa… Vamos dar uma moral neste BR-09.

    Marcelo Pereira – Gravataí-RS – Grêmio

  • Gustavo Figueiredo

    Mauro,

    Ainda me impressiono com muitos comentários neste Blog, consigo rir de forma desenfreada sempre que algum “profético” torcedor invade a cena para armar um arcabouço de possibilidades em favor do seu time. A “análise” acaba deixando suas marcas na predileção pelo time daquele que escreve.

    Impossível chegar ao ideal de imparcialidade, ainda que muitos atores consigam trabalhar esta manobra para sua notável e evidente visibilidade.

    O que ninguém suporta mais é a fatídica e irrisória argüição de que o Flamengo conquistaria o penta e não o hexa, quando isso é assunto definido nos parâmetros do bom senso/direito/moral, com o reconhecimento de dois campeões naquele ano, um de fato e outro de direito.

    Cansa-me ler os exaustivos clichês de relutância ao reconhecimento do Flamengo como campeão (também) daquele ano. Definitivamente, plausibilidade não combina com clubismo, deixemos estas projeções descabidas para o nosso foro íntimo, evitando a revitalização de discussões encerradas, a não ser que se tenha um fato novo a acrescentar e que possa mudar o entendimento, mas a simples manifestação personalíssima de opinião é mais uma num infinito de tantas outras que são tão neutras quanto este “vômito analítico” apresentado pelo amigo tricolor.

  • Alberto Pereira

    Esse Marcelo sabe o sentido da palavra moral??

  • Marcelo Pereira

    Meu caro Alberto Pereira, “vamos dar moral ao BR-09” pois o São Paulo com esse futebol medíocre me desculpe, não merece título algum. Vamos ser honestos um com outro, o Flamengo pela arrancada e pelo conjunto, esta fazendo por merecer, o único problema são os Maracanassos que faz mal ao time, o que não deve preocupar na última rodada pois nós do Grêmio vamos entrar de time misto, reserva e tudo mais, para moral do BR-09, para o bem do conjunto de principios e valores do futebol brasileiro. Outra coisa é a discussão Penta ou Hexa sobre o Flamengo, situação fácil de resolver, basta consultar a CBF, o que ela diz? Ela que é a mantenedora do campeonato. Torço pelo Fla, mas se confirmar o título, será o Penta e não hexa.

    Marcelo Pereira – Gravataí-RS Geral do Grêmio.

  • Wellington

    Mauro , agora imagina na próxima rodada o são paulo perde o flamengo empata e o internacional e palmeiras ganham como ficaria a última rodada .

  • giovani

    Mauro, vc só responde quem te contesta? Vc é parananense de Guarapuava? Se for, é meu conterraneo de estado. Acho vc o JORNALISTA mais imparcial de todos.Abraços………….

    GIOVANI, um dos meus erros é só responder a quem me contesta. fato. mas sou paulistano.

  • Paulo

    Mauro, estou a procura de um jornalista esportivo sério e compromissado apenas com a verdade, para denunciar o tratamento “privilegiado” dado ao SP pelos árbitros e autoridades esportivas. Fico espantado de ver profissionais, gente que vive do futebol, aplaudindo a “excelente arbitragem” do Sandro Meira Ricci. Não acho que ele roubou, como vociferaria o seu presidente se fosse contra o seu Palmeiras, mas ele errou feio em 2 lances capitais.

    Não posso acreditar que vocês elogiam por desconhecimento da regra, mas sim porque ficar contra o São Paulo é politicamente correto. As outras torcidas estão irmanadas como nunca antes. Qualquer campeão serve, menos o SP.

    As instruções do International Board da FIFA para aplicação da regra do impedimento são claríssimas e não podem ser desconhecidas por você: O jogador que recebe, em posição de impedimento, a bola REBATIDA pela trave, travessão OU ZAGUEIRO ADVERSÁRIO, está IMPEDIDO! Ele ganha vantagem de sua posição regular. Ë exatamente o caso do segundo gol do Bota.

    Não bastasse validar gol ilegal em momento crucial da partida, ignorou o escanteio no chute do Hernanes, o que resultou no terceiro gol botafoguense.

    Também não posso acreditar que você desconheça que o Parágrafo 4 do Art. 53 da Lei Pelé estabelece que o efeito suspensivo é AUTOMÁTICO quando houver recurso e a penalidade imposta for superior a 2 jogos. O STJD (Suprema Tramóia da Justiça Desportiva) TUNGOU DIREITO CERTO do SP, alegando que este mesmo parágrafo estabelece que o efeito suspensivo só vale depois de cumpridos 2 jogos (????) De que vale então se forem absolvidos no julgamento do recurso, como aconteceu com o Dentinho na Copa do Brasil? E porque o Dentinho recebeu o Efeito Suspensivo sem antes cumprir 2 jogos?

    Também certamente não lhe escapa que nenhum jogador denunciado no art.250, como o Jean, tomou mais do que 1 jogo de suspensão (a automática). O Jean que é primário e nunca foi violento tomou 3 jogos.

    Note que não estou falando de questões interpretativas, como foi o caso do gol do Obina, onde só cabe discutir se foi falta ou não, aquele agarrão que a camera da Band mostrou claramente e ele confessou nas radios. Estou falando de questões objetivas. Não há discussão se a posição era de impedimento, o cara tava fora do campo, bastava conhecer a lei. A questão do efeito suspensivo também não é interpretativa.

    Não fossem as ausências de Jean e Dagoberto e os erros do juiz, o SP teria ganho e já estaria com a mão inteira na taça.

    Você realmente acredita que tomar o nosso quarto título consecutivo na mão grande é bom para o futebol brasileiro? As conquistas tricolores tem um forte efeito educativo, obriga nossos adversários a se estruturarem também. Qual é o efeito educativo positivo de impedir a justa conquista (considerando de onde partimos) com jogadas extra campo?

    PAULo, a bola veio do Renato Silva, não foi rebatida.

  • Paulo

    Mauro, acho que são tantos os seus compromissos de trabalho que não sobra muito tempo para assistir os videos da BAND. Não viu o do Obina, em que ele claramente coloca o braço por cima do ombro e por trás das costas do Maicon, que estava atrás dele, num gesto absolutamente anti-natural para alguém que só está buscando posicionamento. Segurou sim! Foi falta sim!

    Também não viu o replay do gol do Botafogo. A bola cruzada pelo Jobson é desviada de cabeça por outro atacante do Botafogo (acho que o vitor Simões), REBATE no Renato Silva (o termo correto é este, pois a bola apenas BATE nele, não houve ação voluntária) e sobra de novo pro Jobson que já estava fora do campo. Veja de novo e comprove. Só então responda e aproveite para dar sua opinião também sobre o Efeito Suspensivo negado, quando deveria ser automático, e sobre a pena de 3 jogos pro Jean.

  • Marcelo Pereira

    “forte efeito educativo”… Gostaria de saber se a intromissão em negociações de jogadores fazem parte do “efeito educativo”? Ter um dirigente medíucre e petulante como o Marco A. Cunha criado no Juventude também faz parte do “efeito educativo”? Mesmo sendo o São Paulo, acostumado a apanhar no modo mata-mata como na Libertadores, perdendo título para o Internacional (2005), sendo eliminado pelo Grêmio (2007), depois levando uma surra do Fluminense (2008), preciso saber se essas experiências também tem a vêr com o “efeito educativo”???

    São Paulo nada mais é do que um clube que soube encontrar o caminho de como disputar um campeonato de pontos corridos, agora, tratando-se de mata-mata, é um time comum como tantos outros.

    Abraço Mauro!!!

    Marcelo Pereira – Gravataí-RS

  • Paulo

    Marcelo Pereira, você está longe e talvez não tenha muita informação sobre o que acontece por aqui, além daquela que chega através de uma mídia esportiva, tendenciosa e despreparada.

    Permita te explicar que estas derrotas a que você se refere em libertadores se devem todas ao Muricy. Antes dele o SP nunca havia perdido um unico mata-mata para time brasileiro em Libertadores. Este técnico medíocre que nunca havia ganho nada de importante, passou a ser endeusado pela mídia como o melhor do Brasil, por ter ganho 3 brasileiros consecutivos. Hoje já deve estar claro para todos que quem ganhou foi o SP. Sua comissão técnica permanente viabilizou as conquistas. Isto tem sim efeito educativo e já vem sendo copiado por outros clubes.

    O trabalho do Muricy se mede pelo campeonato atual. Pegou um time líder, jogando o melhor futebol do país e que chegou a ter 11 pontos na frente do SP. Transformou-o num bando de desesperados com desempenho digno de rebaixamento e está ameaçado de ficar fora até da Libertadores. Enquanto isso o SP, com sua estrutura, pegou um tecnico contestado pela mídia e saiu da zona de rebaixamento para a liderança isolada e a condição de maior favorito ao título. Isto educa sim!

    O SP não soube encontrar apenas o caminho dos pontos corridos. Soube se transformar no maior vencedor do futebol brasileiro. Temos 3 Libertadores e 3 mundiais. Temos 6 brasileiros e também 5 vices. E temos mais pontos ganhos que qualquer outro. E temos também mais jogadores cedidos para a seleção, etc., etc.

    Se ganharmos o Brasileiro 2009, teremos conquistado, só nos últimos 5 anos, 4 brasileiros, 1 libertadores e 1 mundial. Entre todos os outros, em toda a vida, só o Santos e o Flamengo conquistaram mais que isto.

    É claro que isto incomoda muita gente, mas tem efeito educativo sim. Hoje o Corinthians está buscando se organizar, fazendo grandes ações de marketing e buscando um planejamento de longo prazo. O Palmeiras também. E em tudo que fazem, colocam o SP como referência e time a ser batido.

    Hoje o Mano deu entrevistas para dizer que está se espelhando no comportamento profissional do SP em anos anteriores para manter o time jogando para vencer, pois também que transformar o Corinthians num grande vencedor como o SP. Isto é efeito educativo!

    O Marcos do Palmeiras não cansa de elogiar o profissionalismo e hombridade do time do SP e que gostaria de ver o mesmo comportamento no seu time. Isto é efeito educativo.

    Ninguém sabe ainda quem será o campeão deste ano, mas todos já sabem que um dos maiores favoritos da Libertadores e Brasileiro de 2010 é o SP.

    Não sei se você é Grêmio ou Colorado, mas ambos estão entre os clubes que hoje mais se preocupam com projetos de longo prazo o que também é elogiável.

    O futebol brasileiro só tem a ganhar se todas as torcidas passarem a exigir de seus dirigentes que se espelhem na estrutura e profissionalismo do SP, ao invés de ficar tentando diminuir e desqualificar as conquistas tricolores, com fantásticas teorias conspiratórias que não resistem a menor análise. Isto também é educativo!!

  • luanderson

    mauro me responde essa aqui:os dois jogaram em mesmas epocas, tiveram seu auge em 1990 e foram meus idolos de infancia:um pelo coringão e outro pela inter de milão.pra vc quem foi melhor: neto ou lothar matthaus?dois dos maiores idolos q eu tive.e ai?????um abraço e SUCESSO!

  • Marcelo Pereira

    Paulo, concordo com você no que diz respeito ao Muricy, ele passou aqui pela aldeia e foi muito criticado, acho até que ele não é mau técnico, mas para as pretenções do SP em Libertadores e Mundial ele fica devendo mesmo. Porém tem o outro lado da moeda, em anos anteriores, nessa fase do campeonato o SP com o Muricy praticamente já estava com o título assegurado.

    Nós aqui do sul enchergamos o São Paulo como um grande clube que sabe fazer muito bem investimentos a longo prazo, porém o São Paulo tem a seu favor um quadro de investidores de muita qualidade, ele não permite “exploradores” como no Palmeiras a Traffic, como a MSI fazia no Corinthians e outros como no Bahia e etc.