Inquisição da redação – Rodada 33 – Quem ganha o BR-09?

por Mauro Beting em 04.nov.2009 às 17:29h

BATE-PRONTO comigo, repetindo as perguntas da redação de nosso jornal, que foram feitas a vários companheiros:

LANCE! – Quem ganha o BR-09?

MAURO BETING – Sigo sem ideia. Ou pior: mudando de palpite a cada rodada. Até a derrota do Palmeiras para o Santo André, apostava no atual time do Muricy. Até a derrota do Flamengo em Barueri, passei alguns dias com as fichas na roleta preta e vermelha. Com o empate – mesmo que heroico – do Palmeiras em Prudente, e pela tabela à frente do Tricolor, além da capacidade e entrosamento do elenco, agora fico com o antigo time de Muricy. No saldo de gols! Sempre lembrando: a margem de erro de qualquer chute é de 66,6% (não por acaso, o número da besta); com três pontos por vitória, um só erro de chute muda tudo isso. O campeão dificilmente passará dos 70 pontos – se não for 69; e poderá ser hepta, ou penta, ou tetra, ou hexa, ou bi até pelo número vitórias, ou saldo, ou gols marcados! Até por isso, também não descarto o Atlético Mineiro, que faz baita campanha. E, se o São Paulo tropeçar, é outro que pode depender apenas dele. Merece mais que respeito o Galo. Até pelo espetáculo que a torcida atleticana tem feito.

LANCE! – Quem estará no G-4?

MAURO BETING – Só não dou a ordem. Mas fico, agora, com São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo. A derrota do Internacional para o Botafogo e a incrível virada do Fluminense sobre o Cruzeiro mudaram meus palpites. Só não digo que foram surpresas pelo tamanho dos clubes. E porque, convenhamos, a lógica é não haver lógica no fantástico BR-09. O Cruzeiro perdeu enorme chance de chegar. Mas, claro, pela ótima campanha no returno, ainda pode e deve sonhar. A diferença de pontos para chegar até o G-4 vai ser coisa de um, dois pontos. Uma vitória a mais pode mudar tudo.

LANCE! – Quem será decisivo até o fim do BR-09?

MAURO BETING – O entrosamento, elenco e a capacidade decisiva do São Paulo. Tudo tem sido lucro para o Tricolor. Não se poderia cobrar nada dele, e o time está reagindo muito bem. Diferentemente do Palmeiras, que mantém sequência impressionante. Mas está pressionado pela própria tabela, pelos jogos mais complicados que restam, e pelos 15 anos sem título brasileiro. O que também, dever repetir, não muda demais em campeonato tão parelho. Onde o saldo ainda é favorável ao time verde. Não será surpresa o Palmeiras campeão. Mas, fosse apostar, hoje, ficaria um pouco mais propenso ao São Paulo. Também pelo histórico recente.

LANCE! – O treinador do campeonato?

MAURO BETING – Ganhando ou não, Andrade. Celso Roth mais uma vez merece todas as manchetes que não recebe. Mas insisto no fator Muricy. Campeão pelo Palmeiras ou tetra pelo São Paulo, se der o que parece que vai dar, ele será campeão. Direto ou indireto. Sem falar, claro, de Ricardo Gomes. Por quem eu esperava enormes dificuldades. Até mesmo uma demissão precipitada. E o resultado já é excepcional. Palmas para ele. E, mais uma vez, para a direção são-paulina, muito feliz na escolha dele.

LANCE! – A decepção? Quem amarelou – ou vai dar para trás?

MAURO BETING – Não gosto do termo. Pela minha expectativa, quem decepcionou foi o Inter. Time maluco. Não jogou bem e ganhou o Gre-Nal. Jogou bem e perdeu para o São Paulo. Perdeu um saco de gols e perdeu para o ameaçado Botafogo. Desisto. Aproveito para reiterar que, a cada rodada, vou repetir este questionário-inquisição formulado pela redação. Para mostrar quanto eu mudo de opinião. Ou pior: quanto eu sou forçado a mudar. Como se vê a cada rodada de jogos e a cada rodada de palpites.

Tags:

  • Marcos Vinícius

    Quem ganha:Pra mim,Palmeiras.Não é o melhor time,mas vive um ótimo momento,tem o craque do campeonato,tem o melhor treinador,um time bem arrumado e uma campanha convincente e regular.
    Quem vai estar no G-4:Eu achava que seria Palmeiras,Atlético-MG,Flamengo e Inter.Mas o Colorado vacilou,e vacilou feio,justamente quando não deveria vacilar.Então,substituo o Inter pelo São Paulo.Aliás,ô timezinho chato esse São Paulo!
    Quem será decisivo:Mauro,discordo de vc.Pela tabela e pelo momento de alguns jogadores(Pet,Bruno,Airton,Adriano),o Flamengo.O time tá certinho,sabe o que tem que fazer,e tem um Pet iluminado.Pra mim,nesta reta final,vai ser o fiel da balança.
    O treinador do Campeonato:Mauro,isso eu acho que é meio complicado.Pode até ser o Andrade,mas eu prefiro o Murucy.O cara tem mais o time na mão,sabe armar o time de acordo com o adversário,consegue mudar o esquema durante uma partida sem perder o padrão de jogo.Enfim,em se falando de treinador,pra mim,o Muricy é o cara!
    A decepção:Cara,pelo elenco que tem,pelo que foi investido,pelo patrocinador que tem,pelo reforços que conseguiu,em tudo e por tudo,foi o Fluminense.O Inter ainda pode conseguir uma vaga na Libertadores,mas o Fluminense vai cair!O que é pior?Alguém pode dizer que,pelo time que tem,as pretensões do Inter eram maiores,até concordo.Mas um time com o plantel do Fluminense simplesmente não poderia cair!

    Mauro,parabéns pela coragem de dar a cara a tapa,expondo seus palpites.Muita gente vai te criticar por isso,talvez por não entender o direito de cada um em achar e palpitar o que bem entender,e que seus palpites não são probabilidades,são apenas palpites.
    Valeu,Mauro.
    Ah,e não acho que vc vá ter que mudar de palpites.O Brasileirão-2009 tá muito bem desenhado.
    Grande abraço,Mauro.

  • sersikera

    Do Tutty Vasquez:
    “Um grupo multinacional de cientistas decifrou o código genético do porco doméstico.
    Isso quer dizer, salvo engano, o seguinte:
    Torcer pelo Palmeiras poderá, em breve, ter cura!”

  • Aldori

    O São Paulo tem a tabela mais facil, o Atletico Mg a mais dificil, acho que perde do Coxa e do Palmeiras ai ja era. Torço para o Flamengo mais acho que o Palmeiras leva essa.

  • Claudio sacramento

    Eu acho que o Muricy faz, no Palmeiras, um trabalho pior do que os dos últimos 4 anos no São Paulo e no Inter. Só como exemplo eu lembro do jogo contra o Flamengo. Petkovic foi o melhor em campo. Ele deitou e rolou o jogo todo em cima do Edmilson. E Muricy sequer trocou de marcador do pet. Era só inverter a posição de Edmilson com Souza. Não que Souza seja melhor ou pior do que o Edmilson. As vezes é só uma questão de dia. Num dia que tava difícil o Edmilson marcar o Pet, poderia ser o dia do Souza e conseguir conter o jogador do Flamengo. Tinha também outra opção como fazer uma substituição. E o treinador do palmeiras não fez nem uma coisa, nem outra. Estou dizendo isso com total isenção mesmo sendo torcedor do Flamengo. Obs.: Claro que levo também em consideração que Muricy perdeu o Pierre, a princípio, por todo o campeonato (já voltou a treinar). Mas mesmo que o palmeiras seja campeão, não vou lembrar do Muricy como tendo feito um trabalho elogiável nesse campeonato.