Vasco da Gama e da gente está voltando da longa viagem

por Mauro Beting em 03.nov.2009 às 15:09h

“O Vasco é vasto porque é o mar que o inspira”. Aldir Blanc é dos mais geniais brasileiros. E um dos tantos geniais vascaínos que, no sábado, deverão celebrar o acesso de quem não se rebaixou em 2008. Diferentemente de alguns Vascos que ganharam muito com o antigo dono do clube, mas fizeram o Clube de Regatas afundar num mar de tormentas, torturas, traumas e tramoias. A nau vascaína quase soçobrou sem sobras ao dobrar o cabo de águas e lamas soluçantes e sem solução nem para Nossa Senhora das Vitórias.

O Vasco volta para o lugar dele. Que aprenda o que outros gigantes ainda não aprenderam. Que ensine outros enormes a não viverem apenas do nome. A celebração pelo retorno é praxe dessa praga que assola e que desola torcedores tradicionais com o fantasma real do rebaixamento no Brasileirão. Palmas ao elenco, comissão técnica. E até para a direção do clube. Mesmo que parte dela tenha contribuído desgraçadamente para a queda em 2008. Mesmo que alguns deles não possam expiar todos os males e malas do passado recente em outras mãos grandes e desastradas.

O Vasco voltou. Que não retorne a tudo de errado que fez nos anos em que parecia que fazia certo e apenas rasgara os buracos que afundaram a nau do almirante. A base para 2010 já está em São Januário. Precisa ser reforçada. Mas não radicalmente mudada. O caminho das pedras é sabido. As pedreiras, idem. É só não desviar da rota. É só não arrotar prepotência. É só fazer do jeito certo, sem jeitinho. É só honrar a tradição trabalhadora do clube.

O Vasco que vai encher o Maracanã e de alegria os vascaínos pelo Brasil honrará a tradição plural e democrática que havia sido sucateada e sacaneada num passado recente terrível e temível. O Vasco pioneiro entre os grandes do Rio ao escalar negros no time campeão carioca de 1923. O Vasco “que é o símbolo da nacionalidade. É a mistura do português com o negro, caracterizando uma generosidade típica do brasileiro”, nas palavras bem desenhadas do craque dos cartuns Chico Caruso. O Vasco que, para o campeoníssimo Nelson Piquet, tem a sina e a sanha necessárias para um gigante da Colina: “Vestir uma camisa que já vem até com faixa de campeão é coisa de predestinado”. O Vasco que, para nosso grande Sérgio Cabral, é tudo: “Amar o Vasco é ter o amor correspondido. É receber de volta o orgulho pela sua história, a alegria pelas suas façanhas esportivas e a certeza de que ele amanhã será maior e melhor do que é hoje”. Amém.

Os vascaínos sabem muito bem falar de sua paixão. Até porque precisam defender o que muitas vezes é atacado sem dó. Muita gente quis ver o Vasco caído – até alguns vascaínos. Muitos temem a volta por cima vascaína. Exatamente por ser o almirante capaz de singrar mares e desamores sangrando e suando.

O Vasco da Gama português inspirou Luís de Camões a compor “Os Lusíadas”. Poema épico que poderia ser adaptado às proezas não menos heróicas do capitão-mor da frota de épicas esquadras brasileiras no exterior (o pioneiro campeão sul-americano de 1948, por exemplo). Até na Lua tem uma cratera de nome Vasco da Gama. Para quem olha e não enxerga, é apenas mais um buraco no céu. Para quem vê e crê, sabe que é amor cheio como a Lua.

Não importa onde esteja essa paixão, na segunda dos infernos, no espaço, ou numa quinta portuguesa. Importa é que, no sábado, no Maracanã, o time da virada vai virar mais uma vez o jogo. Contra o Velho do Restelo de Camões. Contra os jovens que se refestelaram com tantos erros em São Januário. O santo do sangue que borbulha. Do milagre que renasce a cada ano. Dos navegantes que viajam. Que vão e que voltam. Que Vasco!

Adendo – Obrigado a todos que se manifestaram. Na edição desta sexta-feira, no LANCE!, esta coluna será reroduzida com uma bela charge. Para quem quiser guardar, muito grato, mais uma vez.

Tags:

  • Pablo Filipe Santiago Gomes

    Mauro, sou flamenguista, mas tenho que admitir dois fatos: Primeiro, que o futebol carioca sem o Vasco não é futebol carioca, ficamos mto mais enfraquecidos do que já somos ( culpa dos nossos cartolas) e o segundo é que seu texto me emocionou bastante belas e justas palavras ao gigante da colina… Espero que, o exemplo do vasco, caso queira seguir seus conselhos,se espalhe, ecoe ou reverbere por todo futebol carioca, pelo bem do futebol brasileiro, afinal esse clube nos revelou Dinamite, Romário, Edmundo, Geovani, Mazinho, Vavá, Felipe entre tantos… gde abraço e continue assim, se esforçando para não ser clubista, bairrista e achista precisamos de gente menos passional no jornalismo esportista…

  • Gonzalo Prudkin

    Prezado jornalista M. Beting:

    Me chamo Gonzalo Prudkin, sou jornalista e moro em Salvador na Bahia. Estudo na Universidade Federal da Bahia, onde estou fazendo doutorado em Comunicação. No momento, estou realizando minha pesquisa sobre blogs jornalísticos de futebol brasileiros e argentinos. Tenho interesse em saber que função você outorga à ferramenta blog em seu trabalho, suas rotinas produtivas e seu relacionamento com seus leitores. Gostaria de enviar-lhe por e-mail mais informações sobre o estudo e saber se você poderia participar dela respondendo um questionário online breve, que só tomará cerca de 15 minutos de seu tempo, preenchido diretamente na internet, sem necessidade de baixar arquivos. Caso você queira participar, enviarei o questionário online por e-mail. Dessa pesquisa, participarão jornalistas brasileiros que têm blogs de futebol e que trabalham em meios de comunicação que apresentam blogs em seus sites Web. Aguardo resposta. Meus dados pessoais e profissionais podem ser checados por meio deste link:

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4269394D9&tipo=completo

    Atenciosamente,
    Gonzalo Prudkin
    Facom-UFBA

  • Thiago

    Poucas vezes vi um texto tão emocionante,principalmente pelo fato de ter sido escrito por um competente jornalista que muita das vezes usa mais da sátira do que da emoção para escrever e comentar.Parabéns o VAsco da Gama não é um clube,é um patrimonio do Brasil,sendo assim o brasileiro deve se orgulhar de entre tantos ter também o clube mais democrático do mundo. Abraços

  • Ricardo Medeiros

    Comentar o que?
    Simplemente dizer “muito obrigado”.
    Poucas vezes li têxtos que me emocionaram tanto.
    Claro sou Vascaíno, graças a DEUS.
    OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  • Rudy Lourenço

    Que texto lindo, Mauro. Felicitações desde já.

    O novo Vasco será o velho Vasco.

  • Marcos Vinícius

    Mauro,como vc deve notar no texto que segue,sou vascaíno.Atualmente orgulhoso do time que torço,da instituição Vasco da Gama,do momento que o clube vive.
    Nos últimos anos,o Vasco sofreu.Sofreu com os desmandos de seu(s) dirigente(s),sofreu com times ruins,que não honravam a camisa e a tradição do Clube de Regatas Vasco Da Gama.Pior:Fez sua fiel e apaixonada torcida sofrer.Começava o campeonato e a pergunta era:em que rodada o Vasco vai conseguir se livrar da Segundona?Assim foi durante alguns anos,até que um dia…bem,vc sabe.Não deu.

    Aprendi a amar o Vasco com meu pai.Vascaíno é assim mesmo,o amor ao clube passa de pai pra filho.Meu pai era vascaíno,eu sou vascaíno e meu filho,com 9 anos,é vascaíno.Quando esse sentimento,essa paixão pelo clube entra no sangue,vc passa a se identificar com o clube,com a camisa,aprende a história do Gigante da Colina,decora os títulos ganhos,consegue escalar o time do ano passado,que terminou o campeonato no meio da tabela,mas que vc acompanhou,torceu,berrou,reclamou,xingou o árbitro quando marcou contra o Vasco.Isso é ser vascaíno.É amar o time,sacanear os flamenguistas,é comparecer ao estádio.
    Como,tenho certeza,mais de 80 mil vascaínos farão no sábado,contra o Juventude.
    Hoje o Vasco não tem um grande time.Mas tem um time guerreiro,como tem que ser um time de futebol,um time que tem cara,tem padrão de jogo,um time que convence a torcida a sair de casa e comparecer ao estádio em dia de jogo.O time do Vasco,hoje,tem cara de Vasco.
    Apesar de não ter conseguido(ainda) o acesso matemático,o Vasco subiu.Aliás,subiu não,ressurgiu.Falar que o Vasco subiu dá a idéia de que tenha caído.O Vasco nunca caiu.Foi disputar Série B,mas sempre teve seu devido lugar no futebol brasileiro.Sábado é dia de festa.É dia do vascaíno ter a certeza que o Vasco está,novamente,no seu devido lugar.
    Reestruturado,reorganizado,com uma diretoria e uma comissão técnica sérias,com vascainos de verdade querendo ver o time levantando taças novamente,com gente competente no comando do clube e,com muito prazer,com a torcida lotando novamente os jogos do Bacalhau.
    Passaram as tormentas.O Adamastor(Monstro de Os Lusíadas)que impedia o Vasco de seguir adiante está vencido,resignado ao seu ostracismo no cenário nacional.
    E o Vasco segue.Maior que os Adamastores que possam aparecer,maior que a desconfiança de um monte de gente,maior do que aqueles que disseram que estava derrotado,que não conseguiria se reerguer.Mas se reergueu.Maior e mais forte ainda,orgulhando-se e dando orgulho a sua torcida por tudo que a instituição Vasco e sua torcida passaram.
    O Vasco é grande.E “sua imensa torcida é bem feliz”.Sempre.

    P.S:Time de 2008:Tiago,W.Diniz,Jorge Luiz ,Vilson(Fernando) e Valmir;Jonilson,Amaral,Leandro Bonfim e Madson;Leandro Amaral e Edmundo

  • Andrei Marcus

    Mauro,

    Você não acha que a postura do Marcos ontem após ser expulso e perguntado si foi justa sua expulsão deixa claramente a diferença entre seu carater ou postura e o carater do rogerio ceni ? veja os fatos:

    perguntado si foi justa a expulsão que rogerio ceni teve,ele dispara: ” ele(simon) me persegue,esse cidadão não gosta de mim,não pode mais apitar jogos do são paulo ”

    ja o Marcos..

    ” a expulsão foi justa e merecida,fiz o penalty e a minha expulsão foi merecida ”

    Que diferença Mauro…

    Rogerio ceni quando tomou o gol do pablo escobar do santo andré fala que o atacante errou o chute,marcos quando toma gol da o merito para o atacante…

    por essas e outras marcos é adorado por todas torcidas,inclusive pelas rivais…enquanto rogerio é odiado,justamente..

  • Marcos Vinícius

    Mauro,mais uma coisa:
    Entro no seu blog algumas vezes,mas apenas leio os comentários,me intero das opiniões de quem o freqüenta,mas não participo.
    Mas teve dois textos seus que eu achei brilhante:Esse,do Vasco,e um outro,que vc fez uma linda homenagem ao Bindi.
    Parabéns,amigo.E obrigado por nos agraciar com pérolas como essas.
    Abraço.

  • http://clebersoares.blogspot.com cleber soares

    boa noite Mauro.
    apesar de ser flamengo, o futebol brasileiro sem o vasco não é o mesmo, e isso é regra para qualquer outro time grande do Brasil, mas o principal perdedor é o futebol carioca, que mesmo aos poucos vem se levantando e se livrando dos sangue-sugas históricos…… pena que o FLU deve cair (mesmo jogando bem nessa ultimas rodadas).

  • Rodrigo Folly

    OOOO O VASCÃO VOLTOOU!!!

    o Vascão vai voltar p onde nunca deveria ter saído…

    sabado Maraca lotado e grande festa p gigante da colina.

  • Marcello Lucena

    Mauro, brilhante a apaixonante texto ainda mais quando se fala do Gigante da Colina histórica de tantas glórias e vitórias. Sábado, um dia histórico para a nação vascaína que encherá o Maracanã e fará uma belissima festa, uma festa da altura do glorioso Clube de Regatas Vasco da Gama. Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal !!!

  • Vagner Luis

    Mauro sou vascaíno de nascença, vascaíno por herança ( tal qual toda minha familia é vascaina) e meu amor por esse clube, por essa instituição é um amor incondicional, um amor que muitas vezes ( ultimamente então…) tem sido doloroso, porém um amor cada dia mais crescente, e a cada rodada o meu amor recupera a minha alegria de ser e nascer vascaíno.
    alegria que me foi levada, arrancada por completa naquele 2×0 para o atlético, no choro de vascaínos como pedrinho e edmundo mas que graças a deus, esta sendo me devolvido.
    o vasco não é apenas meu clube, é meu amor, um dos motivos de querer abrir os olhos todos os dias um dos motivos de viver. o Vasco é como se fosse ou é minha religião.

    Obrigado Mauro pelo Lindo texto escrito para tão merecedor clube que está aos poucos devolvendo a alegria a massa predestinada, a massa que ja vem com a faixa de campeão no peito e na alma.

    Obrigado Mauro!
    Obrigado VASCOOOOOOOOOOOOOO

  • http://twitter.com/DanielQuintal Daniel Quintal

    “E quem não me conhece me pergunta por que eu te segui
    Eu levo a cruz de malta no meu peito desde que eu nasci”

    A festa vai ser linda no sábado! O sentimento não pode parar!

    Bela coluna, Mauro! Quem entende e acompanha futebol com isenção, sabe da grandeza e da linda história do CR Vasco da Gama

  • Bernardo

    Sensacional esse texto Mauro, parabéns!
    O Vasco é tudo isso que você falou é muito mais. O gigante voltou pro lugar que é de direito.

  • http://www.netvasco.com.br Wallace

    Parabens pelo brilhante texto que voce,um dos melhores jornalistas desse país,escreveu.Sou vascaino,a tempos,o vasco nao tinha um time organizado,que brigaria por titulos,mas isso acabará a partir da serie b,que é apenas o começo.Ano que vem,estaremos de volta,com um time forte,capaz de brigar pela copa do brasil,carioca e ate mesmo brasileiro.Parabens por tudo que voce disse.Abraços.Saudaçoes Vascainas

  • Filipe

    parabens Mauro, esse é um dos textos mais lindo que ja li, a historia do Vasco merece ser mais explorada mesmo, pois muitos não sabem nada sobre todo preconceito que o Vasco enfrentou, contra tudo e contra todos erguemos São Januário e somos um dos times mais vitoriosos do mundo.

  • Carlos Lopes

    Texto irretocável e irretorquível! Envolvente e cativante. Quando o assunto é futebol no geral, você é fera! Sou seu ouvinte na Rádio, leitor das linhas tracejadas por você neste Lance. Mas, quando o assunto é o time da rua turiaçu, você rende-se a ” CAUSA VERDE”.

    CARLOS, adorei sua mensagem. de coração – verde, como vc bem sabe. heheheh. falando sério, obrigado pelas palavras. servem de um grande alento e atençao maior de minha parte. muito grato mesmo.

  • Mario Cancio

    Simplesmente LINDO, parabens a vc e ao Vasco.

  • Iago

    Parabéns pelo texto, muito emocionante!

  • André Luiz

    Parabéns, sou Vascaíno e me emocionei.

  • vasco martins

    Que texto! show de bola! Sabe tudo! Que Vasco! Que futuro! Vamos em frente , sempr ena vanguarda! Avante , vascaínos! Parabéns!

  • Cassiane Lucas

    Sensacional me emocionei com as palavras usadas para descrever o meu vasco!!!

    Obrigado!!

    O texto é mais do que qualquer coisa que eu possa comentar aki!!!!

    E que o Vasco volte tão e forte e tão competitivo quanto essa apaixonada torcida merece!

  • Thiago Nascimento

    Mauro…muito obrigado! Fim!

  • Rodrigo Fernandes

    Que texto! O Vasco realmente é o clube deste sofrido país, o que mais reflete o orgulho de ser brasileiro, batalhador e, claro, vencedor. Parabéns, Beting. Esse eu vou mandar enquadrar. Abraço!

  • Vicente

    Futebol sem o maior classico do Brasil nao tem graça Vasco x Flamengo! Parabens pelo texto!! VASCO DA GAMA

  • http://www.netvasco.com.br Vicente

    Futebol carioca sem o Vasco nao tem graça mesmo FLU e Bota sao apenas figurantes!! Parabens pelo texto!!

  • João Paulo

    Bom, sou Vascaino vivi muitas glórias com meu time, e claro muitas decepções como a do rebaixamento, mas estou muito feliz em saber que meu amado time voltará de um lugar que nunca era para ter ido, e voltará para um lugar que nunca era para ter saído. Sofri bastante com o rebaixamento mas passada algumas horas depois desse fato nebuloso, eu pensei e levantei a cabeça, com a cruz de malta no peito, e disse que não seria somente eu que iria levantar o Vasco novamente, mas será os milhões e milhões de vascaínos espalhados pelo mundo, e isso não foi diferente, quando eu via a torcida do Vasco lotanto os estadios fiquei tranquilo, pois ja sabia eu que em quanto uma cruz de malta estivesse em muitos corações o Vasco nunca morreria.
    Morrerei um dia mas com certeza o Vasco nunca vai morrer, nem que para isso eu tenha que voltar de onde eu esteja e fortalecer mais ainda a cruz de malta nos carções de quem duvidar!!!
    “Tua imensa torcida é bem feliz
    Norte-sul, Norte-sul deste país
    Tua estrela, na terra a brilhar
    Ilumina o mar…”

    Mauro Beting parabéns pelo seu blog.

  • WALLACE

    ÔÔÔÔ !!!!!!! O MEU VASCÃO VOLTOU!!!!!!

    VLW MAURO !

    LI EM ALGUM LUGAR Q VC JÁ FOI VASCAÍNO ?? É VERDADE.

    WALLACE, no Rio de Janeiro tb sou palmeirense. mas, confesso, de moleque, gostava muito do Vasco. Por conta do ex-dono, fui perdendo um tanto do encanto. acabei me afeiçoando mais com o Botafogo. tenho dois filhos que, no Rio, são Flamengo, embora sejam mais palmeirenses que eu. mas vale para o Rio – para mim – o que vale em outros lugares: torço por alguns times, nao por clubes. exemplo: adorava o América-74. A Máquina Tricolor 75-76. O Flamengo de Zico 80-83. respeitava o Flu tricampeão de 83-85. o fla-87. o Vasco de Cocada. O tri de 92 a 94. o time campeào brasileiro de 97 e da Libertadores-98. respeitava demais o de 2000. enfim, gosto de alguns times, nao necessariamente dos clubes.

  • IGOR CARVALHAES

    como vascaíno fanático muito me orgulho em ler esse texto, emocionante até para mulambo..bom que vejam memso o q é história e tradição….parabéns mauro beting e parabéns a todos os apaixonados como eu por essa religião chamada vasco da gama!!!!

  • IGOR CARVALHAES

    como vascaíno fanático muito me orgulho em ler esse texto, emocionante até para mulambo..bom que vejam mesmo o q é história e tradição….parabéns mauro beting e parabéns a todos os apaixonados como eu por essa religião chamada vasco da gama!!!!

  • Adriano Morais

    MAURO BETING, VC É O MELHOR!!!

    DE TODOS OS COMENTARISTAS DO BRASIL, VC É COM CERTEZA O MELHOR.

    PALAVRAS DE UM TORCEDOR DO SÃO PAULO, MESMO SABENDO QUE TU ES PALMEIRENSE. Vi numa entrevista no blog ou do birner, ou do zanquetta.

    UM GRANDE ABRAÇO, E QUE VC SIGA FORTE E BASTANTE COERENTE E CONSISTENTE EM SEUS COMENTÁRIOS.

    VC É O MELHOR

  • André Negrelli Reis

    Simplesmente perfeito seu texto. É de arrepiar. Tenho a certeza de que o Vasco, nossa Fênix do Futebol, renasceu das cinzas e está novamente pronto para o que der e vier!

    Avante Grande Almirante, 2009 é o ano de sua imensa torcida bem feliz festejar norte, leste, oeste e sul deste país.

    Um grande abraço! Saudações Vascaínas!

  • http://www.sociedadevascaina.com.br Leandro Nolasco Ferreira

    Lindo texto sobre o nosso Vascão. Fico emocionado de ver um texto desses e também o respeito e admiração de colegas aqui nos comentários que torcem para outros clubes.

    É esse tipo de coisa que renova minha esperança, que faz com que eu vá dormir acreditando num amanhã melhor para nosso clube – a estrada é longa mas o caminho traçado já foi iniciado… antes tarde do que nunca!
    Tentei enviar um e-mail parabenizando e pedindo para eternizar esse texto no blog que ajudo a manter e, infelizmente, a mensagem voltou.

    Fica aqui o pedido registrado juntamente com as congratulações pelo belo texto e homenagem.

    Grande abraço!

    LEANDRO, por favor, seria uma honra a publicação do texto em seu blog. aproveito para agradecer as mensagens deixadas por todos.
    ADENDO – E como acabei de ver que é o SOCIEDADE VASCAÍNA, mais ainda será uma honra a publicação do texto. é dos melhores espaços virtuais de clubes do Brasil. parabéns a vc e a todos que o mantém.

  • http://www.crvascodagama.com Elinaldo Goes

    Mauro, parabéns pelo belo texto, é realmente muito grande o amor que sentimos por nosso clube, acredito que você foi muito fiel ao que sentimos quando escreveu.

    Força VASCO.

  • Guilherme

    Eis uma tarefa ingrata por que quase todos os grandes já passaram, e por que os outros ainda hão de passar um dia – até o São Paulo, tomara eu.
    Cair para a Segunda Divisão quando se é um time imenso, de torcida apaixonada no país inteiro, de títulos até mesmo fora do Brasil… isso dói demais. Mas é um aprendizado imenso, recomendável pra qualquer time grande. Ver seu time jogar contra ABC, Vila Nova e Campinense (com todo o respeito a eles) enquanto times como Cruzeiro, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, etc., disputam outro campeonato, não é nada fácil, mas no final das contas vale a pena. Vale porque a diretoria que em geral é culpada pela queda, cai junto, e há renovação. Vale porque a torcida é testada, e aprende a nunca mais se acomodar, se um dia o tiver feito.
    Parabéns, Vasco, pelo retorno ao local de onde nunca deveria ter saído! Os times grandes sempre fazem uma falta danada na elite!

    Agora fico na torcida (desesperançosa) de não ter que ver meu Fluminense cair de novo. Eu sei, o Tricolor tem uma dívida: de todos os grandes que já caíram, é o único que não conquistou o acesso (antes tinha o Grêmio, com a virada de mesa de 1993, mas em 2005 eles ganharam no campo). Mas espero que essa dívida não seja paga agora: o time não merece. A despeito de seqüências de resultados ridículas nos três primeiros quartos da competição, agora a equipe demonstra raça e até habilidade. Não é o momento. Além do mais, o futebol carioca não merece mais esse desgosto.

    Pra variar, falei demais. Fico por aqui.

  • Rafael Gualberto Mendonça

    Li um livro muito interessante sobre a história do futebol carioca e brasileiro( Futebol Brasil Memória, de Claudio Nogueira).Recomendo este livro a todos os amantes do futebol.Ele fornece detalhes da importância do Vasco para o futebol brasileiro( a entrada dos negros no futebol, a construção maior estádio de futebol até 1949 e a grande quantidade de craques cedidos pelo Vasco a Seleção Brasileira).
    É por essas e outras histórias que a cada dia me orgulho mais de ser VASCAÍNO.
    Mauro Beting , parabéns pela qualidade e emoção das palavras fornecidas em seu texto.
    Saudações cruzmaltinas , Rafael Gualberto.

  • Paulo Júnior

    M. Beting,

    fiquei emocionado com suas palavras, com a forma como descreveu o momento do VASCO e com tamanha imparcialidade política. Mesmo sabendo o quanto o VASCO foi machucado nos últimos anos, ainda assim, hoje, tem pessoas aprendendo dentro do VASCO.

    Porém quero dizer que tenho grande orgulho em ler uma coluna tão bem redigida. Pelo conhecimento da história, deste que viria ser um clube tão importante para o futebol mundial.

    É com imenso prazer, que agradeço você por ser um dos jornalistas que podemos contar nos dedos, que possa fazer uma coluna tão precisa, sem demagogia nenhuma, tão verdadeira.

    Saudações Vascainas – O Gigante voltou.

    Paulo Júnior

  • luan çima

    Simplismente emocionante…
    Parabéns Mauro, eu como vascaino digo q esses foi um dos mais belos textos q já li.

    Obrigado pela homenagem

  • Renildo Costa

    Grande Mauro,

    Bom já tinha uma grande admiração pelo seu trabalho como comentárista e cronista esportivo. Não é pq sou vascaíno que estou lhe parabenizando, mas confesso que fiquei muito emocionado com o texto. Parabéns.
    E o gingante voltou.
    E pode ter certeza que o sentimento nunca parou.

  • Diogo Lira

    Mauro , HA muito tempo não vejo um jornalista falar tão bem do VASCO e citar tão bem sua história, você está de parabéns Mauro ….
    VASCO SEMPRE
    O SEMTIMENTO NÂO PODE PARA…..
    E AVISA QUE O GIGANTE VOLTO!!!!!!!!!

  • Vinicius Limoeiro

    Excelente texto! Emocionante!

  • Antonio Figueiredo

    Valeu Mauro, lindo texto. Os Vascaínos agradecem. Abs e até mais.

  • Napoleão Herval Monteiro da Silva

    Mauro, tenho o prazer de já lhe ouvir há algum tempo. Você certamente está, na minha opinião, honestamente, entre os 03 (três) melhores comentaristas esportivos do Brasil. E agora, como vascaíno apaixonado que sou, quero parabenizá-lo pelo belíssimo texto que, sinceramente, me enche mais ainda de orgulho vascaíno. Quero ainda agradecer-lhe pelo justo engrandecimento desse Clube que, como você mesmo disse, muitos, muitas vezes o querem tornar pequeno. Mas não conseguirão, posto que é gigante por natureza, e com comentários como o seu, seremos *”mais que vencedores”.

    *citação bíblica.

    Valeu, Mauro!
    Um abração.

  • http://naotenho umberto caetano ferreira

    OoOoOoOoOoOoO
    o meu vascao voultol parabema diretoria jogadores comiçao tecnica a base o footbal juvenil a todos o vasco ta de voulta minha gente ja pensou um maraca lotado gritando oOoOOoOo O MEU VASCAO VOULTOUU
    vai ser um delirio para todos nois vaiscaino imagine ano q vem o maraca lotado num vasco 3 x 0 flamengo ja pensou ja estou na copa do brasil no estadual no brasileirao serie A nao na b so falta isso ser canpeâo do brasileiro eda copa do brasil e do estadual ja to ate pensando com w keirrisom com a cruz de malta no peito xorado dizendo e CANPEÂO
    ae e so pensar na libertadores da america e depois e so o mindial e depois e so comer camarao em copacabana vlw todos os vaiscainos

  • Vitor

    Emocionante,me dá orgulho de ser vascaino.E tenho certeza que o Dinamite vai montar um time forte para honrar o noso manto e acabarmos com o jejum de titulos.
    Obrigado Mauro pelo seu texto.S.V.

  • saulo

    Sem palavras, perfeito! Que a volta do Vascao seja por cima e permaneca em cima!

    Abraços

  • Bruno Dinamite

    Sem dúvida nenhuma esse foi o mais brilhante texto que já vi publicado sobre um Club de Futebol, clube não, como disse o amigo aí acima, um Patrimônio do Futebol Mundial. Parabéns!!!

  • Carol

    Poxa, fiquei muito emocionada com esse texto.
    Depois de um 2008 pavoroso, de uma queda depois de anos de tropeços, de um 2009 numa divisão tão indesejada, é realmente fascinante ver esse reconhecimento.
    Meu VASCÃO merece palavras assim, de alguém inteligente de berço.
    Valeu Mauro Beting!

  • tiago

    brilhante, emocionante valeu mauro por mostrar o sentimento de um vascaino como eu

  • Leonardo Lopes

    Belo texto, eu como um vascaíno fanático, me emocionei! Mauro, poderia ensinar ao Milton Neves como fazer um jornalismo sério e sem se mostrar tão parcial nas declarações!
    Saudações Vascaínas a todos!

  • torcedor

    Excelente!

  • Bruno

    Sencacional Mauro …. A nação vascaina agradece…….

  • MANOEL S.SANTOS NETO

    MAURO,PELO AMOR DE DEUS ACORDEM PELO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O SANTOS,O LUXA AGORA VAI AVALIAR O ELENCO DO PROXIMO ANO?,ELE TÃO REPUTADO SALARIO DE PRIMEIRO MUNDO ESTA QUASE COLOCANDO O PEIXE PRA REBAIXAMENTO E AINDA ASSIM NÃO BOTA A CARA PRA BATER COMO UM PROFISSIONAL QUE FALHOU? ESTÁ QUEIMANDO TODOS QUE VE PELA FRENTE TENTANDO TIRAR O SEU DA RETA?,MADSON,NEYMAR,GANSO,BRUM ETC?,ELE DEVERIA MONTAR UMA ESCOLA JUNTO COM O PARREIRA PARA FORMAR TECNICOS PROMISSORES KKKKKKKKKKKK, O SALARIO VALE A PENA NÃO?

  • andré guerreiro

    parabéns mauro,o texto é emocionante!!!nós vascaínos temos orgulho de nosso clube,que soube c reerguer após o acidente de percurso q sofremos ano passado…força vasco da gama,minha paixão!!!!!!!!!!!!!!!abraço mauro

  • http://rascunhandoodiaadia.blogspot.com Lorena

    Não há o que ser comentado.
    Suas palavras foram ao mesmo tempo sábias, lindas e completas .
    Obrigada, não teria outra coisa pra dizer. Obrigada !

  • Mike

    Simplesmente fora de série! Meus parabéns Mauro, admiro muito seu trabalho.

    Sou um torcedor apaixonado pelo Vasco, vi muitas glórias, conquistas, mas infelizmente nos últimos anos só tenho visto desgraças e muita, MUITA falta de respeito com um maiores clubes do MUNDO!

    Em 2009 recuperei a alegria de ver meu time jogar, meu amor foi renovado e o sentimento não parou! O SENTIIMENTO NÃO PARA, JAMAIS!

    Em 2010 seremos de novo o GIGANTE DA COLINA, pra infelicidade dos que riram da nossa queda e vão chorar com nossa volta!

    S.V

  • Érico

    O alívio que sinto, como vascaíno, é indescritível. Sou muito grato ao Roberto Dinamite, ídolo maior, talvez o maior vascaino de todos, graças a sua luta (que durou 5 anos), o Vasco está livre, está de volta a seu torcedor, com 40 mil novos donos que, assim como eu, tem o prazer de contribuir e ajudar, além de poder votar nas eleicoes do clube.

    Graças ao Bob, o cenáro, hoje, nao é indigno para nós, pois se ele nao intercedesse, estariamos na série B com o Vírus ainda no comando. Ou pior, teriamos vivido uma humilhante virada de mesa.

    Mesmo estando na segundona, o Vasco está alguns passos à frente dos demais clubes cariocas, pois é dirigido por pessoas capacitadas, competentes e honestas. E os adversarios que nao se enganem, ano que vem queremos atropelá-los em campo, colocando as coisas no seu devido lugar!

  • Maurício – FJV

    Parabéns pelo texto , o Vasco nunca caiu , ele estava num sono profundo desde anos pra cá e agora acordou com FOME de títulos !

    Vamos nação Cruzmaltina !

  • Victor

    Simplesmente BRILHANTE !

    PARABÉNS !

  • Gabriel Grillo

    Parabéns Mauro pelo belíssimo texto , emocionante … É a primeira vez que visito o seu blog ,e garanto que a partir de agora , tu acabas de conquistar um novo leitor , um novo adepto e um novo fã ! Que vc continue nos brindando com palavras tão belas e empolgantes , principalmente nós vascaínos ! Abraço .

  • Cruz de Malta

    Emocionante texto de um dos melhores jornalistas esportivos do Brasil, um cara que não se curva ao bairrismo.
    Não estarei no Maracanã nesse sábado, não moro no Rio de Janeiro, mas, assim como outros milhões de vascaínos espalhados pelo Brasil, estarei com o coração dentro do Maracanã, pulsando junto com o time e a torcida.
    Vasco é RELIGIÃO!!
    Esta é a /+/ que eu carrego!!

  • Giovani Alves

    NÓS SOMOS O MUNDO !!!
    NÓS SOMOS A ETERNIDADE !!!
    NÓS SOMOS O VASCO !!! O VASCO !!! O VASCO !!!

  • Bruno

    Vai voltar com certeza!!!
    Estarei lá…

  • Jarbas Verissimo Robert

    Esse texto enxe de orgulho meu pobre e castigado coração vascaíno. Depois de quase uma década tropeçando em campeonatos, havia perdido um pouco a vontade de torcer. Mas esse ano mudou tudo. Apagou 8 anos de lembranças e lambanças, e fez uma ponte 97/98/99/00-2009, da conquista histórica da mercosul e do tetra campeonato brasileiro até o dia em que ressurgimos das cinzas, sábado. Eu estarei lá, empurrando o time que amo, junto a milhares de vascaínos, de volta pro seu lugar. De volta pra elite!

  • Yuri Salgado de Lima

    qe texto EPICO

  • Yuri Salgado de Lima

    qe texto EPICO , Nao sei se você é vascaino , mais tenha uma certeza você falou como um grande vascaino .Conseguiu demostrar o nosso amor em palavras , concerteza muitas palavras ainda faltam para demostrar o amor do vasco para nois , mas foi magistral !

    São 2:50 da madrugada e apos ler esse texto dormirei feliz e alegre porque sei que tem reporter que colocam o vasco la em baixo mais tem outros grandes que colocao o vasco lá em cima , onde é seu lugar!

    Muito obrigado por esse texto !

  • Gustavo Henrique F. Patrocínio

    Sábias palavras Mauro, não teria outra forma de expressar uma trajetória do VASCO.

  • Nelson

    Mestre Mauro disse tudo e um pouco a mais , sem comentarios.
    Vou falar sim ,gritar , cantar e finalmente chorar no sabado no maior do mundo , mas n é um choro de tristeza mais um choro de alegria em ver que”Como diz o Velho ditado ,Deus escreve certo por linhas tortas”” o bom e querido meu amigo , parceiro e irmao Vascão da Gama voltou ao seu devido lugar de história e direito.

    Sds felizes Cruzmaltinas.

  • Rafael

    Mauro, estou agora precisamente as 12:31 am, horario de Vancouver, Canada, e hoje é um 4 de novembro, meu aniversario, po, muito lindo o que vc escreveu !! Eu soh queria agradecer mesmo…

    Muito Obrigado, foi um presentaco !!!

  • http://BlogdosColunistas Odilon-DF

    Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sandro Amaral

    Mauro…… estou muito feliz com suas palavras. O Imprensa brasileira precisa mudar para que muitos torcedores mudem seus atos. A cultura do brasileiro de bairrista e/ou clubista não faz bem ao esporte. Adorei seu texto e se todos jornalistas ao invés de denegrirem a imagem desses clubes grandes do Brasil em favor de outros (porque torcem por tal instituição), só falassem realmente a verdade, a cultura do torcedor seria diferente. No Brasil existe espaço para todos. No Mundo não tem um campeonato com tantos clubes grandes de histórias e títulos como o nosso. (Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional… entre outros…. Falta profissionalismo na Imprensa, nos clubes(principalmente) e um “carinho” maior dos torcedores rivais. Porque torcer pelo seu clube é uma “obrigação” mas agredir seus rivais é uma “negação”.
    Abração,
    Saudações Vascaínas… Casaca,casaca,……

  • Andre Marques

    Sem palavras e muita emoção.

  • Luana França

    Belas palavras. Vasco é o time da virada, 2009 a gente já venceu! \o/

  • Riquinho Vascaíno

    Mauro, parabéns pelo belo texto! Simplesmente, emocionante!
    E é num momento desse que se encaixa a música de um grande Vascaíno que é Roberto Carlos:

    ” Eu voltei,
    E agora é pra ficar,
    Porque aqui,
    Aqui é o meu lugar! ”

    Saudações Vascaínas a todos!
    /+/ SÁBADO LUGAR DE VASCAÍNO É NO MARACANÃ!!! /+/

  • Thiago Lopes da Fonseca

    Quem sorriu da minha queda, na minha volta vai chorar!!!!

    “Amar o Vasco é ter o amor correspondido. É receber de volta o orgulho pela sua história, a alegria pelas suas façanhas esportivas e a certeza de que ele amanhã será maior e melhor do que é hoje”

    Texto Maravilhoso, Parabens.

  • Heliéser Souza

    “Sua imensa torcida é bem feliz, norte-sul desse País”
    Parabéns Mauro Beting. Sensacional. Acompanho diariamente comentários de diversos jornalistas, de diversos meios de comunicação. Seu texto realmente me fez relembrar nossa grandiosa história, o quando somos importantes para o futebol brasileiro. Sábado é dia de levarmos nossas famílias ao “MAIOR DO MUNDO”. Leve sua bandeira, vista sua camisa, pinte sua cara, e vamos gritar para todo País. Oôooooooooooooo, O meu VASCÃO VOLTOU……………

    Parabéns Mauro Beting e obrigado pelo brilhante texto.

  • HAROLDO GEOFFROY

    Bom dia caro Mauro Beting, Palmeirense como eu e tantos outros. Gostaria de lhe pedir uma informaçao: como faço para ver os cartoes amarelos que os jogadores têm neste campeonato brasileiro?

    Grato desde ja! Saudaçoes alviverdes.

  • Marcelo

    Parabéns pelas palavras Mauro. O sentimento não para!!!!

  • andre esteves

    Voce eh vaselina senhor Mauro Beting!!!!

    Tinha o maior respeito por voce ate domingo…

    Apos seu comentario depois do classico de SP, tudo oq admirava em voce foi para o lixo!!!!

    Voce eh como todos mesmo, farinha do msm saco.

    VASELINA.

    ANDRÉ, por favor, vc poderia elaborar melhor a sua opinião? Sabe como é: por quê? Como? Onde? Ter uma opinião a respeito de algo é ser “vaselina”? E um só texto muda tudo? Ou você, no caso, é que é volúvel, e muda rapidamente de ideia?

  • Eduardo M.Albuquerque

    Mauro, parabéns pelo momento de rara inspiração. Foi um dos textos mais lindos do jornalismo esportivo, já escritos.
    Como bem disse você, o Vasco da Gama é a síntese do povo brasileiro: o fim do precoceito com os negros , a luta dos imigrantes portugueses igualmente discriminados , a miscegenação e a inserção dos suburbanos pobres no futebol. O Vasco da Gama não é apenas um clube desportivo e sim um grande movimento social ,de igualdade e liberdade.
    Parabéns Vasco na sua volta . A alegria de milhões de brasileiros está de novo presente. Vamos sonhar sempre com um Vasco Forte, pois como dizia o poeta, o homem é do tamanho dos seus sonhos.

  • Thiago

    Caro Mauro,

    Obrigado. Obrigado por me dar o prazer de ler este texto emocionante. Continue seu belo trabalho.

  • Walace Bastos

    Muito emocionante o texto e com certeza teremos o Maracanã recebendo torcedores de todo o Brasil neste sábado, vale a pena assitir ao espetáculo.

  • magno

    Mauro, belíssimo texto, retrata quase tudo o que é o Vasco.
    Vasco sempre, em qualquer divisão.
    Magno-MG

  • ramires

    mauro,
    que lindo texto!!!
    são palavras brilhantes de um comentarista brilhante!!!
    um texto que será salvo no meu computador e será mostrado ao
    meu filho (03 dias de vida) que, assim como eu, também é ramires e
    também será vasco…
    Assim como vc fez citações em seu texto, num futuro próximo o mesmo
    será lido a ele e direi que é de um sábio e jovem comentarista esportivo!!
    parabéns e continue nos emocionando…
    agora deixe-me enxugar as lágrimas e ir buscar o registro de nascimento
    do meu filho…

  • Erick Engelke

    Porra, Cara!!

    Você sintetizou e organizou bem o que eu sinto sobre isso tudo. Vim aqui por uma mensagem deixada no blog do Vasco no G1. Adivinha, adorei!! para ser sincero estou até emocionado. Sábado tô lá. Saudações Vascaínas!!! Isso é time de primeira!!

  • Antonio Alves de Souza Júnior

    Impressionante!!!
    Esperar esse tipo de comentário de fanáticos seria até esperado, mas vindo de um profissional, de uma classe cada vez menos profissional, foi sensacional!
    Parabéns pela publicação, o jornalismo esportivo agradece!
    Como CRUZMALTINO, Amem!!!

  • Roni

    Que as belas palavras ditas neste artigo sirvam de inspiração para que os futuros commandantes da Nau Vascaína busque as aspirações que este clube merece, não sua próprias aspirações.
    O Vasco é Amor, é Paixão, é, acima de tudo, um monumento brasileiro que deve ser respeitado.
    Vamos vascaínos, unidos, rumo a um futuro de glórias e conquistas!!!!!

  • Vagner Assis

    Mauro, muito bom texto, sou vascaíno e como fico feliz em ver além de seu texto, comentários não só de vascaínos, mas de flamenguistas cientes da importância que o vasco tem no futebol carioca e brasileiro.
    Muitas emoções tive durante meus 33 anos de vida e em algumas delas o vasco foi o responsável, Brasileiros de 89, 97 e 2000, Libertadores 98, Mercosul (jogo histórico contra o Palmeiras) e outros, agora prestes a mais uma, o retorno a série A, como nos sempre cantamos nos jogos: ” O Vasco é o time da virada” e sim realmente é, viramos mais uma.

  • Luiz Pedro – AL

    Obrigado, Mauro.

    A Imensa Torcida Bem Feliz te agradece!

    Grande Fraterno Abraço!

  • Roberto A Candial

    Obrigado por essa homenagem!! Poucos sabem reconhecer o valor historico que o vasco possui. E vc provou ser um deles.

  • Fernando Oliveira

    O vasco é um pedaço meu, nosso, de todos os vascaínos…e nós somos parte dele.
    Mauro, Obrigado pelo texto, pela imparcialidade, e pela enorme competência.
    Adimiro seu trabalho a muito tempo, sua imparcialidade percebi no tempo do apito final, programa comandado pelo Luciano do Valle, quando em 1997, Luciano pediu que os presentes apontassem o campeão daquele ano, se Vasco ou Palmeiras, Você mesmo palmeirense, discordou do grande Armando Nogueira, que dizia que o Palmeiras venceria por que tinha mais vontade. Desde então meu respeito por você é total. Parabéns Mauro.
    Parabéns VASCÃO retornando ao seu lugar de direito.

    Deixo aqui um registro:
    Na segunda eu sou VASCO,
    Na terceira eu sou VASCO,
    Na quarta eu sou VASCO,
    Se o VASCO acabar ainda assim eu serei VASCO.

    VASCO SEMPRE.

  • Carlos Adriano

    Obrigado Mauro!!! apenas isso: OBRIGADO

  • Carlos

    Obrigado pelo texto. Eu moro em Brasília e dpois de ler o seu texto, decidi…. vou gastar uma graninha, mas vou ver o jogo no Rio e fazer a festa com o MEU VASCÃO.

  • Júlio Caetano da Rocha Reis

    Muito lindo o seu comentário.
    Parabens, Mauro pelo presente que nos deu, com o referido comentário.
    Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cristiano Spigosso

    Mauro, vc é digno de escrever para muitos lerem como é o caso… parabéns e obrigado!!!
    Saudações vascainas

  • CARLOS HENRIQUE DE SOUZA

    Cara esse texto e de arrepiar,muito bem elaborado por quem sabe,voçê com essas palavras resume o nosso sentimento.Afinal eu como vascaíno nato,sei como e a sensação de estar na segundona,torcendo,vibrando,chorando e cantando com o time.
    Valeu Mauro,sempre que posso leio sua coluna no jornal ou na internet,um forte abraço.

  • Rogério

    Parabéns, Mauro, lindo texto! Aproveito para dizer que já enviei seu texto paa vários vascaínos. Parabéns também pelo PFC, um dos melhores programas de esporte da TV. Transmita minhas congratulações aos seus colrgas de PFC.

    E sábado, todos ao maraca, casaca, casaca, casá casá casaca, Vasco, Vasco, Vasco!

  • Kbeça

    “Na 1ª serei Vasco. Na 2ª serei Vasco. Na 3ª serei Vasco e até mesmo se o Vasco um dia acabar, mesmo assim ,continuarei sendo Vasco”.

  • carlos luciano gomes

    sinceramente sou flamenguista de coração, mas, esta materia sobre o vasco da gama é no minimo uma uma de arte e de arquiterura, digna somente aos que tem a sabedoria, a inteligencia e a dignidade como atributos dos sábios. parabens boechat. parabens a todos os torcedores vascainos, e parabens ao diario lance.

  • Glauco Ferreira

    Bom dia

    Mauro

    Como é bom ver as palavras que você colocou em seu texto descreve o C. R. Vasco da Gama de forma ìmpar e verdadeira principalmente vindo de um cronista esportivo de São paulo, aliás você, o Pvc e Benja são uns poucos de Sampa que Analisam futebol de forma ìmpar e correta e não os diversos corneteiros de Plantão aí na cidade da garoa.
    Meus parabéns pois temos que analisar sempre desta forma criticar quando for preciso mas nunca esquecer da Grandiosidade das Instituíções esportivas de nosso pais pois são muito pouca as empresas Centenária em nosso país.

  • Eduardo

    sábias palavras!!!

    como já foi dito: ” o VASCO não é um time; o VASCO é um patrimônio do Brasil!!”

  • Hudson Ferreira

    caramba! que bonito é: seu texto… parabéns e obrigado… e viva o Vasco!

  • Valdemar: Rio de Janeiro

    Bom dia Mauro Beting: Eu como Vascaino, agradeço os seus elogios
    ao grande Vasco da Gama. Os seus comentários são altamente
    emocionantes p/ todos nòs Vascainos.
    Mauro Beting, quem está feliz lá no Céu, é o grande Ablardo Barbosa o (Chacrinha ) que está fazendo Vinte anos que nos deixou.
    Ele está comemorando a nossa Volta, como todos os Vascainos, aqui na Terra!!!
    O Vasco da Gama, acima de tudo e de todos!!

  • Hudson Ferreira

    só achei que não foi tão longa assim… até que foi bem rápida!!! abs

  • Lica

    Prezado Mauro,

    Apenas uma coisa a dizer: Muito obrigada por este belo texto.

    A nação Vascaína agradece, pois, em razão de alguns que se achavam os donos deste Clube Maravilhoso, muitas vezes somos castigados pela antipatia gerada por terceiros que já não fazem mais parte do Gigante.

    Foram oito anos de trevas e um ano em terras nunca antes navegadas. Mas singramos este mar e nos sagraremos campeões.

    Diferente de alguns, como Vascaína de verdade, tenho orgulho deste titulo, pois através dele resgatamos nossa verdadeira origem. Este Clube foi criado a base de trabalho, humildade, força, garra, tendo, ainda, a grandeza como predestinação.

    O Vasco voltou a ser dos VASCAÍNOS e não de um déspota que se julgava dono do Gigante (vá de retro …)

    O GIGANTE VOLTOU NOS BRAÇOS DE SUA IMENSA TORCIDA BEM FELIZ.

    2010 tem tudo para ser o ano de muitas glórias para o Gigante.

    Mais uma vez, muito obrigada por este texto que enche de orgulho a família Vascaina.

  • http://osirmaosbacalhau.wordpress.com/ Zé do Pio

    Obrigado pelo excepcional post, Mauro.
    Tomei a liberdade de reproduzi-lo com os devidos créditos e enriquecido de fotos escolhidas a dedo por um coração vascaino para tentar ilustrar com imagens o que você tão bem tangibilizou com palavras.
    O endereço do blog é http://osirmaosbacalhau.wordpress.com/
    Obrigado e um abraço, glub,
    Zé do Pipo

  • http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/11/03/vasco-da-gama-e-da-gente-esta-voltando-da-longa-viagem/#comment-492416 Felipe Maia

    Muito interessante. Parabéns Mauro!

    O meu Vascão voltou!

  • Marcus

    Esperemos que o Vasco volte logo de uma vez. É insurportável ver o Flamengo lutando na série A contra timecos de fundo de quintal como Barueri e Santo André. Muitos Rubro-Negros, acabam torcendo contra o Vasco, mas o Flamengo entrar em uma competição, de qualquer esporte sem a presença do Bacalhau como rival tira parte do brilho da competição, afinal Flamengo x Vasco é a maior rivalidade do mundo em todos os esportes, desde a época do remo, no início, passando pelo basquete, natação e até no vôlei esse clássico já ocorreu em esfera nacional.

    Independente de quais sejam os resultados dos jogos no ano que vem, estamos esperando por você Vasco da Gama, afinal o que seria do He-Man se não fosse o Esqueleto…

    Saudações Rubro-Negras

  • Ian Reis

    Primeiramente gostaria de parabenizar o comentário do Pablo Felipe Santiago Gomes…
    Apesar da Grande rivalidade entre Flamengo e Vasco não se pode negar que o Futebol carioca sem o vasco ou sem o flamengo realmente fica faltando sempre ALGO a mais.

    com relação ao texto MAURO, só tenho a parabenizar, pq realmente é isso mesmo, o Vasco nunca precisou de ninguém, vamos sempre conquistando nosso espaço contra tudo e contra todos e pra desespero de alguns estamos de volta. Gostei muito dessa parte.

    ____________________________________________________________
    Os vascaínos sabem muito bem falar de sua paixão. Até porque precisam defender o que muitas vezes é atacado sem dó. Muita gente quis ver o Vasco caído – até alguns vascaínos. Muitos temem a volta por cima vascaína. Exatamente por ser o almirante capaz de singrar mares e desamores sangrando e suando.
    —————————————————————————————————-
    Vc que faz parte dessa impressa podre(não generalizando), sabe como os comentaristas estão cada vez mais clubistas e atacam quando tem que atacar e se escondem quando tem de elogiar, o Club de Regatas Vasco da Gama.
    Parabéns por não fazer parte desta corja.

  • Ivan Alves

    Sem dúvidas o maior e melhor Jornalista Esportivo do Brasil!!! Parabens Mauro!!! Parabens Vascão!!!!

  • Marcos Nunes

    Valeu Mauro…muito bom o texto…emocionante…deveria colocá-lo na entrada do Maraca (ou mesmo destribuir em panfletos!!) agora, no sábado, pra galera tomar conhecimento…abraços!!!

  • Rominho

    Uns dos melhores textos ja públicado sobre o Vasco q já li, naum poderiamos esperar menos de vc Mauro, jornalista de grande carater e competencia.

    “… o Vasco é a síntese do Brasil.”

  • Bruno de Matos Figueiredo

    Mauro, meus sinceros parabéns. Já enviei um e-mail para o clube para colocarem este texto numa placa lá em São Januário!
    Abç!

  • Ismael

    Mauro Beting só uma coisa obrigado pelo respeito que tratou do meu querido e amado vasco,o texto é maravilhoso não pude conter a lágrimas lendo,o meu sentimento não para nunca,sei da importancia do meu club no futebol brasileiro e também sei da importancia do Fluminense e do Botafogo e espero de coração que não caia,queria agradecer também a torcedores de outros clubes que com muito respeito deixaram comentários aqui saudações vascainas felicidades para todos e um ótimo 2010 para os nossos clubes.

    O Gigante da clina histórica voltou!!!

  • DOUGLAS ALVES ETERNO VASCAINO RJ/Icó-CE

    MAURO SEMPRE FUI SEU FÃ, SEMPRE TE ADMIREI POR SEU UM CARA QUE NÃO FALA BESTEIRA, COMO 90% DA IMPRENSA BABACA DE SÃO PAULO, QUE ACHAM QUE SÓ O FUTEBOL PAULISTA PRESTA !!

    ESSES NÃO SABE QUE FOI NO RIO QUE BRILHOU 80% DOS CRAQUES DO NOSSO PAIS !!

    MAS QUERO AGRADECER VC POR ESSE PELO TEXTO E PELO SEU RECONHECIMENTO DA GRANDEZA DO GIGANTE DA COLINA

    OBRIGADO MAURO

    ÓÓÓÓ O MEU VASCÃO VOLTOU !!!!!!!!!!!!!!!!

  • Felipe

    Palavras de um torcedor do Vasco e sócio (portanto, alguém que DIRETAMENTE ajuda o Vasco a subir e reassumir o seu posto de gigante do futebol brasileiro): Muito obrigado, especialmente por você não ser bairrista. Agradeço sinceramente por não ter medo e nem se conter ao elogiar algo ou alguém de outro estado – Afinal, ao merecedor o que é merecido. Vemos muito do contrário no jornalismo brasileiro, tanto no carioca quanto no paulista, e até no gaúcho, no mineiro… Enfim.

    Você é quase poético nas suas palavras… Gosto disso, independentemente de este ser o meu time.

  • RONAN ALVES

    Grande Mauro..vc e mais uma prova q vascainos e palmeirenses tem o msm sangue,sou Vascaino Duente,sofri de mais cm meu time,principalmente na queda dele, meu amor pelo vasco nm tem palavras,..o meu carinho a esse clube e sem comentarios..EU T AMO CR VASCO DA GAMA…..e depois desse texto..vi q o vasco e diferente de tds os times do MUndo……..e tem gnt q fala q o flamengo e diferente d tds…..e pq nm tem o previlegio de torcer e amar o VASco……saudações a tds…FJV 27 Familia ES / + /

  • diego são luis

    olha foi uma das coisas mais linda que já li a respeito do GIGANTE DA COLINA
    Parabéns Mauro Beting eu já era seu fãn e agora vou ser mais ainda e obrigado pelo esse texto maravilhoso
    vlw

  • http://www.roncaronca.com.br mauricio valladares

    10, nota 10!!!
    congrats, mauro!
    / + /
    m.v

    MAURÍCIO, sou teu fã, cara. abraços a todos que nao deixar as pedras criarem musgos.

  • Max Alexandre

    Um Lord entre comentaristas, mestre nas palavras.
    Mesmo sendo VASCAÍNO e não ser imparcial, lendo me orgulho da história vascaína contada dessa forma.
    Como é bom ter entre comentaristas um MAURO BETING, um JOELMIR BETING que além de muito saberem, sabem expressar de forma perfeita esse saber.

  • Zeca – São Luís – Ma

    Sou um leitor que fica maravilhado ao ler um texto tão bem escrito, seja ele de qual for o assunto, política, religião, economia, esporte etc. etc, e independente de ser mais um vascaíno, afirmo que este sobre o Vasco da Gama está entre os melhores do Brasil, de leitura fácil, histórico, poético, filosófico, redigido por quem é um dos poucos da imprensa nacional que tem coerência, imparcialidade, gosto muito de exaltar autores de belos textos e tecer mais elogios ao Sr. Mauro Beting seria redudância, apenas o parabenizo por ser sóbrio no que escreve e torço, para que não mude, que não seja contaminado por dezenas de outros da mídia que misturam razão com paixão.

  • leonardo atleticano

    Bom retorno Vasco da Gama, hj sim, Vasco da Gama, não como antes Vasco do Eurico. Vasco da Gama, Vasco das multidões, Vasco do povo, Vasco da Galera, que nunca mais seja o Vasco de um homem só, que seja de todos os vascaínos novamente. recebam as salvas de um atleticano, torcidas irmãs, sofrimentos parecidos e que sejamos todos felizes.

  • Vitor de Melo Gonçalves

    Grande Mauro,

    parabéns pelo post, só quem tem um domínio da escrita como você seria capaz de produzir tão belo texto.
    Acredito que 2009 foi um divisor de águas para a História do Clube de Regatas Vasco da Gama, a viagem foi longa e exaustiva mas já podemos ver sinais de “terra à vista” no horizonte.
    Devemos ter sempre em mente a dor que é ser rebaixado e nunca mais voltarmos a correr tal risco.

    Grande abraço e saudações vascaínas /+/

  • Anna

    Amei! Adoro Aldir Blanc e o Vasco é a minha paixão-mor! Abraço, Anna

  • Reginaldo Baracho

    Mauro só quero lhe parabenizr pelo belo texto.

    Moro em Barra do Garças-MT e sempre acompanho as noticias os blogs relacionado ao futebol mais precisamente ao Vasco, lhe confesso que virei vascaíno não pelas conquistas em campo, mas sim pela bela história desse que é um dos maiores clubes do mundo.

    Obrigado pelo texto e continue sempre assim, seu muita modéstia lhe acho o melhor comentarista de futebol.

    Mais uma vez, obrigado…

  • BRUNO SILVA PIMENTEL

    Parabéns pelo lindo texto!
    não existe clube no mundo como o Vasco da Gama

  • Roger

    Brilhante texto, resumi o sentimento que a grande maioria da torcida cruzmaltina está vivendo. Ao lado do time, do clube, da diretoria, dos jogadores e comissão técnica.

  • Marcelo

    Tamanha sensibilidade para descrever a vascaínidade nos faz desconfiar que o Mauro Beting carrega na alma a cruz que carregamos no peito.

  • Cedilson Amorim (Santana do Ipanema – ALAGOAS)

    “Lágrimas são minhas palavras neste momento”

    Parabéns Mauro, parabéns torcedor vascaíno, parabéns VASCÃO!

  • http://sou-vascaino.blogspot.com Diego Louzada

    Mauro,

    Como vascaíno apaixonado, agradeço a criação desse emocionante texto sobre este Clube que tantas alegrias nos dá a cada dia.
    Assim como outros companheiros, que acima comentaram, peço a licença para publicar seu texto, com os devidos créditos em meu blog.

    Parabéns pelo trabalho.
    Grande abraço!

  • Julius

    Parabéns pelo texto. Dificilmente me emociono com textos sobre clubes, mas esse em especial me tocou.

  • Oduvaldo Attilio

    Parabéns pelo texto, Mauro Beting. Espero que, como rubro-negro, possamos encarar novamente o Vasco de igual para igual, como grandes rivais que são e igualmente como grandes clubes. Que os dirigentes do futebol carioca parem de ser tão incompetentes e de vitimar os clubes como estão a fazer com o Fluminense. Sem demagogia, bem vindo de volta, Vasco. Saudações rubro-negras a todas as torcidas.

  • Renato Albuquerque

    O que seria do futebol sem um Flamengo x Vasco?

    Parabens aos vices.. parecem estar voltando com outra mentalidade, outra organização, outra diretoria (muito competente por sinal). Ano que vem o clássico de maior rivalidade do futebol carioca está de volta. Fla x Vas!

  • Marcos Vinícius

    Mauro:
    Tomei a liberdade de indicar esse texto no blog do André Kfouri.É um blog que freqüento regularmente,sei que lá,além de muitos vascainos,tem também muita gente esclarecida e que gosta de futebol,independente da cor da camisa,de clube,de rivalidade.
    E gostei de ver que gente que freqënta aquele blog aceitou minha indicação e veio ver o texto que vc brilhantemente fez.
    Mauro,em nome da enorme nação vascaina,obrigado.Obrigado de coração,pelo texto e por saber que o Vasco ainda é um clube querido por muita gente,inclusive por aqueles que não tiveram suficiente discernimento da verdade para escolher o clube da cruz de malta como opção.
    Eu não iria perder a oportunidade da brincadeira,né não?!
    Valeu,Mauro.Agradecimentos sinceros de um vascaíno apaixonado.

  • Décio Santana

    Mauro,
    Muito lindo e emocionante seu texto!
    Parabéns à você e ao nosso Vascão pela tão esperada volta.
    imprimi, e fui ler pra um amigo sãopaulino,e nao consegui.
    embargou-me a voz, então pedi pra ele ler, pois eu não consegui, tamanha a emoção.
    muito obrigado e um grande abraço

  • Rodrigo Vascão

    Mauro, muito obrigado pelo excepcional texto (me levaram às lagrimas!!!), emocionante do começo ao fim!!! Mas esse trecho é simplesmente maravilhoso “Os vascaínos sabem muito bem falar de sua paixão. Até porque precisam defender o que muitas vezes é atacado sem dó. Muita gente quis ver o Vasco caído – até alguns vascaínos. Muitos temem a volta por cima vascaína. Exatamente por ser o almirante capaz de singrar mares e desamores sangrando e suando”. Mais uma vez obrigado e parabéns não só pelo profissional gabaritado e competente que você é, mas principalmente pela sua inteligência e respeito com nós torcedores. PS: O seu texto, na íntegra, será postado no perfil do meu Orkut logo após eu retornar do Maracanã no Sábado!!! Forte Abraço…

  • Alexsander

    Simplismente incrível, fantástico!!! Muito obrigado por mais uma texto de tamanha grandeza!!! Me emocionei lendo seu texto e só tenho a te agradecer em nome da incrível nação vascaína!!!

  • Reginaldo SP

    Caro Mauro,
    texto belo que emociona e orgulha a todos os vascaínos.
    Obrigado!
    Não menos emocionante é a manifestação de torcedores de outras agremiações em apoio ao Vasco. Não se faz um grande campeão sem adversários a altura. Senna não era grande sem o Prost, e vice-versa. O futebol carioca precisa resgatar o orgulho e a força dos seus grandes times.

  • Antonio Sérgio M. de Sá

    “Navegar é preciso; viver não é preciso”.

    Obrigado Mauro!

  • Weber Fadel – Natal/RN

    Pô, Mauro, agora você me fez chorar de emoção. Obrigado pelo lindo e apaixonante texto que você produziu para esta grande Nação. Um épico!
    Um grande abraço!!!!

  • Bernardo

    Já comentei aqui ontem sobre o texto, mas vou comentar de novo: já li esse texto várias vezes e sempre me emociono, acredito que seja a coisa mais bonita e sensata que ouvi do Vasco em toda minha vida.
    Quem dera se todos os comentaristas fossem como você, já postei o seu texto na maior comunidade do Vasco e todo mundo se emocionou.
    O Gigante voltou, na verdade nunca caiu, apenas estava dormindo.
    Mais uma vez parabéns pelo excelente texto!
    Mostra pro Milton Neves pra ver se ele respeita um pouco o Vasco.

  • Alana

    Lindo texto, o Vascão é isso é tudo mais !
    O gigante voltou pro seu lugar de origem. E agora é pra ficar.
    Da-lhe Vasco !

  • http://orkut Pedro Henrique Nogueira

    Texto belissimo! Não sei se você é vascaíno mas eu sendo um aplaudo você de pé. Um dos textos mais lindos que ja tive a oportunidade de ler esse ano. Parabéns. Além de um ótimo comentarista, dos poucos realmente bons que temos na TV aberta ainda é um jornalista que sabe escrever.

    Minhas sinceras congragulações.

    O sentimento nunca parou e nunca vai parar!

  • vascão

    sabado eu to lá!!!

  • http://www.supervasco.com Glaucenir Fontes

    Boa Noite Mauro!

    Sempre gostei de ver seus comentários durante as partidas de futebol na Band. Imparcial, inteligente, fala bem e o, principal deles, conhece muito de futebol (muito mesmo!). Este texto está PERFEITO. Do começo ao fim. Parabéns por sua imparcialidade, espontaneidade e sinceridade.

    Um abraço e continue esse fantástico jornalista!

  • Wallace Martins

    Vou fazer um qauadro com a foto da torcida no jogo contra o Juventude e vou colocar no meu escritório. Que maravilha!

    A todos, de coração, muito grato.
    o texto será publicado nesta sexta-feira no Lance!

  • Cláudio Pedro Corrêa Barreto

    Caro Mauro,

    Confesso sempre fui muito Vasco da Gama mas nunca fui tão VASCAÍNO como estou sendo agora. A vida nos ensina de duas formas: pelo amor ou pela dor. Digerir e aceitar dissabores faz parte mas o que levarei de 2009 é o fato de que o Vasco da Gama resgatou o amor e o orgulho de sua torcida com muita dor e luta, humildade e respeito, trabalho e união. A hombridade é um privilégio.

    Sábado estarei no Maracanã. Comprei meu ingresso hoje.
    Como agora, fatalmente me emocionarei. O Vasco faz isso com sua torcida, depois de 2009 vascaíno tem amor infinito ao Vasco. E lá, no Maior do Mundo, irei lembrar como está sendo 2009, lembrarei de seu texto, de muitos outros escritos tão lindamente e de cada palavra que nos faz mais orgulhosos de sermos VASCO DA GAMA.

    Grande abraço e muito obrigado.

  • Lucas Alves

    nunca vi um texto sobre o VASCO que me emocionasse tanto
    muito obrigado por ter escrevido um texto sobre meu GIGANTE da COLINA!!!!!

  • Rodrigo Rocha

    Mauro, boa noite.
    Em nome da torcida Vascaína, obrigado e PARABÉNS!!!
    Texto digno de um jornalista de verdade para um clube de verdade.

    Complementando:

    “Caímos e Sofremos com o Vasco
    Se necessário fosse, iriamos com o Vasco até a menor das divisões
    Se o Vasco acabasse, acabaríamos com ele
    Mas pela sua grandeza ele está de volta contra tudo e contra todos
    Sábado estaremos lá no Maior do Mundo para o Brasil ver esse tamanho
    Pois todo VASCAÍNO tem amor infinito”

    /+/ O SENTIMENTO NUNCA VAI PARAR /+/

    Rodrigo Rocha

  • Joarez

    eu sou flamenguista, porém tenho que admitir o seu belo texto, e tambem que o vasco vai subir com tudo, buscando o título.

  • Francesco

    Parabéns cara!! Perfeito, nunca li algo tão digno do tamanho do Club Regatas Vasco da Gama.

    Saudações Vascainas

  • wagner viana ocrtez

    Nunca !! jamais tinha lido algo de tão grande beleza, reconhecimento e HONRA para o nosso VASCO DA GAMA MEU VASCO DE TODOS NÓS VASCAÍNOS DE NORTE A SUL LESTE AO OESTE DO NOSSO BRASIL!!!.
    Meus olhos não aguentaram e começaram a lacrimejar, um texto que irei imrpimí-lo e mostar a todos o respeito e o que é SER VASCO!!!!
    Ser VASCO é ser batizado com a cruz de malta
    Ser VASCO é vestir a camisa mais linda do mundo que ja vem com faixa de campeão.!!!!
    Viva ao MEU VASCO, O GIGANTE DA COLINA VOLTOU

  • Marcio

    Nunca vou conseguir entender toda essa comoção por essa atual diretoria… Afinal, os caras pegam o time na metade da tabela do Campeonato Brasileiro, rebaixam o clube, fazem um monte de sandices que a imprensa vive acobertando, ganham um Campeonato fraquíssimo tecnicamente(Série B) e agora eles são os gênios por ganharem um campeonato que é obrigação para qualquer clube grande? Menos, muito menos…

    MARCIO, não estou enaltecendo a atual direção.

  • Adilson Lourenço dos Santos

    Mauro

    A muito tempo não vejo um texto tão emocionante em relação ao meu time, ou melhor até ja vi, mas escrito por vascaínos como eu. Ler um texto como esse vindo de alguém que não é vascaíno de coração como claramente você não é, mas, apesar disso enaltece, homenageia entre outros palavras que me fogem agora da memória, dão mais uma prova de o quanto é grande o meu querido Vasco da Gama que por muitos anos foi tão maltratado até sucumbir na segunda divisão.
    Porém o meu Vasco depois de um ano de tormentas vai voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído.
    Foi um ano difícil muitas gozações, provocações, mas passamos por tudo isso e a torcida abraçou o time o tempo todo, incondicionalmente, pois é nessas horas que o amor pelo time aflora, apoiar quando as coisas vão bem é fácil, é quando o time está em situação ruim que mostramos o amor pelo time.
    Só posso dizer parabéns e muuuuuuuuuuuuilto obrigado por esse texto maravilhoso, o Vasco não é apenas um clube de futebol, é um partimônio que tem que ser preservado e reverenciado por seu passado, presente e principalmente pelo seu futuro que voltará a ser vitorioso, pois o Vasco é grande demais.

    Saudações Vascaínas!!!

  • Cruz de Malta

    Os defensores de Eurico Miranda começaram a aparecer aqui tb…
    Praga é assim mesmo….
    “Menos” para o Vasco??? Mauro Beting enalteceu o Vasco e sua história, nada de diretoria atual. “Menos” coisa nenhuma, o Vasco merece sempre MAIS!!!
    Obrigado Mauro Beting!

  • http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/11/03/vasco-da-gama-e-da-gente-esta-voltando-da-longa-viagem/#comments Alexandre Pereira Vaz da Silva

    Parabéns Mauro Beting, suas palavras traduziram de forma poética a grandeza do Vasco da Gama. É interessante que, apesar do Vasco ter disputado a série B, sua dignidade como clube de história de grandes conquistas não foi ofuscada. Outra coisa, é perceber o quanto é triste um campeonato brasileiro sem um dos seus grandes. Que o Fluminense e o Botafogo consigam escapar do reibaxamento. O futebol carioca agradece.

  • http://wanderleyx.blogspot.com Wanderley X. Karmon

    Quase sempre percebo um tom de deboche na imprensa paulista quando se referem aos clubes cariocas quando estes se acham em situações desfavoráveis, não sou carioca, mas como acompanho a imprensa paulista, sei do q estou falando.

    Mas vc sempre foi um jornalista brilhante também neste aspecto, o seu ponto de vista nunca procurou diminuir o futebol carioca.

    Parabéns pelo belo artigo e viva o VASCÃO DA COLINA!!!

    Cordialmente

    W.X.K.

    Paranaguá-PR

  • socrates

    nunca li nada com efeito que esse texto deu na torcida do vasco coloco esse texto ao lado de um chamado ser vasco de arthur da tavola são muitos anos de gloria do inicio com negros e operarios da construção de são januario o maior feito de uma torcida do lendario e mitologico expresso da vitoria aos grandes times da decada de 90 e o inicio de 2000 dos idolos eternos como dinamite,edmundo e romario dos ultimos 9 anos de desmandos no amado CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA time de torcedores ilustres e desconhecidos um clube que jamais desmereceu raça credo ou posição social isso e vasco obrigado mauro beting e o palmeiras vai ser campeão todo vascaino tem um pouco de palmeiras no sangue

  • http://www.msn.com.br Ricardo Almeida

    Todos os Vascaínos Capixabas agradecem as sábias e belas palavras expressadas por rarissíma inspiração de um talento do jornalismo esportivo nacional. Estamos de volta sim, para ficar….e que seja o início de uma nova era de glórias na Colina!
    Saudações Vascaínas e rumo ao recorde de público neste sábado!!!

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Excelente texto, Mauro. Parabéns.

    E manda o Milton “CBC monstro das” Neves dormir.

    O Terceiro Tempo está cada vez melhor.

  • waldir pereira ( didi da vila matilde )

    Camoes e sua obra calam-se diante de tao bela peca literaria ,

    Vasco da Gama navegou em mares nunca dantes navegados ,mas

    volta ao porto seguro de sua historia .

    Valeu , valeu muito Maurao .

    SAO JANUARIO -RJ ______ lugar onde nasceu Mauro Beting .

    Sr. Joelmir e Dna. Lucila estavam a curtir dias maravilhosos em Terras

    nao menos belas quando este belo rebento estreou para o MUNDO !!!!!!

    ( Mirtao , ganhei do ce )

  • GUILHERME SPADACCINO

    MAURO, A DOR DE TER VISTO O VASCO DA GAMA TER CAÍDO JAMAIS SERÁ MAIOR, QUE A ALEGRIA QUE TEREMOS NESTE SÁBADO AO VÊ-LO DE VOLTA AO LUGAR, POR SUAS VIRTUDES, JAMAIS DEVERIA TER SAÍDO, EU COMO OUTROS MILHÕES DE VASCAINOS DE VERDADE, LEVAREMOS NO CORAÇÃO A FRASE POR MUITOS DITA E SENTIDA ESTE ANO DE QUE O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR.

    ABÇS E PARABÉNS PELO LINDO TEXTO.

  • JC

    Caro Renato Albuquerque,
    A urubuzada adora falar de vice! Será que é por causa dos 30 vices estaduais? Ou dos 3 vices da Copa Brasil, ou 3 vices de Sulamericanos e mais duas dezenas de vices das Taças GB e Rio?
    Sabe porque vocês enchem a boca para falar de vice? “Tá no sangue!!!”
    Parabéns flamengada, esses sim supervices!!!

  • zeca

    INFELISMENTE A VOLTA VAI FICAR PARA OUTRO DIA, JÁ CALAMOS MAIS DE 120.000 CONTRA O BOTAFOGO QUANDO SAÍMOS CAMPEÕES DA COPA DO BRASIL E AGORA 0X2 VERDÃO!!!

  • Marcos

    Gostei da matéria, apesar de não torcer para o Vasco, mas em consideração a grandes jogadores que fizeram historia no Vasco, valeu demais a reportagem, Vasco sobe com certeza.
    abraços

  • Felipe Monteiro

    Valeu Maurão, lindo texto.

    Você é sem dúvidas o melhor jornalista esportivo do Brasil. Não sei como a Band, tendo você como comentarista, insiste em deixar do Neto comentar a maioria jogos. É realmente um desperdício.

    Abraço.

  • Fred

    Caramba!!! É de apertar o coração. No sábado estarei lá no Maraca e vai ser emocionante demais assistir nossa volta ao lugar que é nosso por direito e tradição!!!

    Obrigado. Simplesmente obrigado, Mauro.

  • Richard

    Realmente o texto é emocionante, parabéns ao Mauro Beting e a imensa torcida Vascaina !!!

  • DIGO’FOOX

    Vacão Minha Eretena Paixão “Vamos todos cantar de coração”,O Vascão voltou para 1ª divisão!

  • Brenda

    Meus parabèns a vc meu amigo!!!

    Algumas palavras suas emocionaram esse meu coracao vascaino…

  • Matheus

    vascão esst de parabéns vamos ganha do mingal vvvvvvvvvvvvvvvaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssssssssssssssccccccccccccccccccccoooooooo