Inquisição da redação: Quem ganha o BR-09?

por Mauro Beting em 26.out.2009 às 13:16h

BATE-PRONTO comigo, repetindo as perguntas da redação de nosso jornal, que foram feitas a vários companheiros:

LANCE! – Quem ganha o BR-09?

MAURO BETING – A única resposta certa é “não sei”. Ainda mais eu… Mas, para não falar “qualquer um do G-6”, respondo que, hoje, pelos meus chutes, falíveis aind amais num torneio emocionante, porém cheio de falhas, aposto no Flamengo. Pelo que tem jogado, pela camisa que veste, pelo astral do clube, pelo que Andrade tem organizado o time e baixado a bola geral, dou ao Flamengo o favoritismo que era do Palmeiras até a rodada passada. Sempre lembrando: a margem de erro de qualquer palpite é de 66,6% (não por acaso, o número da besta); com três pontos por vitória, um só erro de chute muda tudo isso; são seis candidatos ao título, todos de nível semelhante – e a tabela do Cruzeiro é a menos complicada…; o campeão dificilmente passará dos 70 pontos; e poderá ser campeão até pelo número vitórias, ou saldo, ou gols marcados! Não será surpresa alguma qualquer um dos seis primeiros ser o vencedor do BR-09 pelo que temos visto – e pelo que não vemos, também. Não apostaria em ninguém, seria a resposta mais segura. Mas para não ser o Muro Beting, fico, agora, com o Flamengo, depois de ficar muito tempo achando que seria o Palmeiras.

LANCE! – Quem estará no G-4?

MAURO BETING – Só não dou a ordem. Mas fico com Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético Mineiro. O Internacional, meu favorito por tanto tempo, bate na trave.

LANCE! – Quem será decisivo até o fim do BR-09?

MAURO BETING – A revelação do campeonato – Petkovic. O Adriano faz o que eu imaginava dele na Gávea. O Pet, nem em filme de Rambo, apelido dele na Sérvia.

LANCE! – O treinador do campeonato?

MAURO BETING – Ganhando ou não, Andrade. Pelo que acalma a torcida, pelo que baixa a bola no gramado do elenco, pela mudança tática no time. E pela figura multicampeã que é.

LANCE! – A decepção? Quem amarelou – ou vai dar para trás?

MAURO BETING – Não gosto do termo. Mas vou ficando com o Palmeiras. Decepção, mesmo, se não chegar até a Libertadores, será mais uma vez o Internacional, que por muito tempo foi meu favorito. Aproveitando para reiterar que, a cada rodada, vou repetir este questionário-inquisição formulado pela redação. Para mostrar quanto eu mudo de opinião. Ou pior: quanto eu sou forçado a mudar.

Tags:

  • MARCELO SILVA CARVALHO

    Mauro Beting, estão dizendo por aí que o jogo chave deste campeonato é Palmeiras X galo – quem ganhar seria o campeão.
    Já não acho que será este jogo não. Para mim, vai ser daqui a dois domingos, no mineirão: Galo X flamengo. Deste confronto, sairá o provável campeão do BR-09. Casa cheia, rivalidade histórica entre os dois clubes, tem tudo para ser um jogaço, dos melhores desse brasileirão e da era dos pontos corridos.
    Ah, que saudade de um jogo decisivo na parte de cima da tabela entre os dois…galo e flamengo é diferente; nem cruzeiro e galo, nem fla X flu. É o maior clássico interestadual, sem dúvida nenhuma!

  • Ed

    o BR09 está muito equilibrado. Mas eu apostaria ainda no Palmeiras para ser campeão. E para G4 apostaria no Palmeiras, São Paulo, Atletico e Cruzeiro.

  • Robinson

    Fala Mauro…
    Também acredito na decepção sendo o Inter pois o elenco é fortíssimo mas não sei o que afetou o time…talvez as expectativas de que realmente fossem os melhores.
    Mas cá entre nós…nosso verdão já não inspira confiança…mesmo se fosse começo do campeonato. Chegou ao seu limite, é como dizem, é Refrigerante de 2,5 Lts…perdeu o gás. Se estive completo, somente a zaga completa + Pierre daria mais segurança, mas perdeu muito com falta de reposições. O garoto Souza tem potencial, mas acredito que ainda não é a hora de ser titular justamente no lugar do fortíssimo Pierre. O garoto tá sentindo a pressão o Diego Souza tem sido um pouco omisso, pois ele deveria ser o cara que chama o jogo, pega a bola, faz rodar o time…e o Palmeiras não está conseguindo isto.
    Não é querendo ser pessimista, mas se ficar entre os 4 primeiros será muito lucro! Mas nós torcedores estamos com ele…até a última rodada e se não conseguir, daí temos que vuvuzelar.
    Abraços…

  • Paul

    Eu voto para tecnico em Celso Roth e Silas, que conseguiram formar um bom time com jogadores medios (no inicio do campeonato ninguem dizia que tinham bons times). O Fla já era um bom time, jogava bem mas pecava em detalhes.

  • Custodio Neto

    Maurão,

    Dom Diego Tardelli, Ricardinho e Correa mudarão estas opiniões sua em 2 rodadas.

    E não seja tão cruel com o seu Palmeiras pois ele tá firme na disputa, embora seja natural uma certa decepção dos torcedores. Decepção essa que mudará desde que ele ganhe uma única partida.

    Assim como ficará os torcedores do flamengo se perderem na próxima rodada e verem as chances diminuirem. E vão perder pois PAI XOXÓ me garantiu isso.

    Se é para ser coerente neste futebol incoerente, o técnico do Campeonato tem que ser o Silas, que conseguiu o impossível com o Avaí, apontado por tudo e todos como rebaixado, antes mesmo do início do campeonato.

    O Andrade no Flamengo só está fazendo o que deveria fazer qualquer técnico à altura do Flamengo, que possui um elenco razoável, grande torcida e toda a atenção que a mídia lhe empresta.

    O Roth tb faz um dos melhores trabalhos entre os demais tecnicos, pois não se espera dele muita coisa, como não se esperava muito do Galo.

    Abraços

    Custodio Neto

  • Almir Moura

    Pelo equilíbrio do campeonato, também responderia não sei.

    No entanto, pelo que vêm desequlibrando em campo a dupla pet-imperial, pela tabela e – por tabela – por Andrade, também acho que já sei.

    Mengo na cabeça (e nas cabeças), infelizmente.

    Abraços,

  • Théo

    Ôh seu Mauro Beting (Putz, no sábado eu te chamei de Mário Betinge repeti isso ao longo do texto. Desculpa pelo erro).
    Bom, pode preparar o papel e a caneta para fazer mudanças neste seu texto que irá voltar totalmente contrário ao que escreveu. O Galo será o campeão do BR/09. Tem muito mais time que o Flamengo, está muito mais empolgado que o Flamengo. Sem contar que apesar de ter a tabela mais complicada de todos, o time está muito focado e isso pode ser verificado a cada entrevista dos jogadores. Ganhando as duas seguidas, contra Flu e Goais, com certeza o discurso da imprensa irá mudar. O Flamengo tem um bom elenco, mas não será pareo para o Galo, ainda mais jogando em casa e com o mineirão lotado.
    Continuo seu fã e esperando que você já tenha pensando no que vai escrever em 06/12/2009. Ainda se lembra do que eu te disse a uns tempos atras? Tenho o arquivo guardadinho aqui. Estou falando da pergunta ao Diego Souza (este perdeu o futebol na seleção) sobre quem ameaçava mais o suposto título do Palmeiras, deixando o Galo de fora.
    Abraços.
    Galo doido até a morte.
    Bi 71-09

  • jose

    Veremos , veremos dr Beting.
    Sds Coloradas

  • marcus

    boa tarde mauro. Olha para mim o melhor tecnico do campeonato e Celso Roth(eu colorado); mas se tu olhar o time do atletico e muito ruim; e esta onde esta. Mas em relação ao titulo; para o meu inter, vai depender de quarta; pois se ganhar do são paulo ai; esta com pinta de campeão. Acho que os times da libertadores serão:inter, atletico,palmeiras e palmeiras(não sei ordem certa, mas torço que seja o inter em primeiro). Abraços

  • Sidão

    Infelizmente não é meu Timão… hehehehe… então será o Galo !!!! Abs !!!

  • Marcos

    Mauro… porque a decepção é o INTERNACIONAL? Tudo bem… é ano do centenário… mas um time chega em todas as finais que disputou… mesmo perdendo algumas… e diga-se, contra grandes clubes… que vende o maior jogador em atividade até então no Brasil que era o NILMAR, mais outro do nível do Magrão… que ficou apenas uma ou nenhuma rodada fora do G4, tem o melhor ataque (em numeros) do país, uma das melhores defesas e que mesmo com todos os problemas de desgaste que sofreu, perdendo duas importantes FINAIS que foram jogadas absurdamente uma sobre a outra e mesmo assim está a 2 pontos do lider pode ser chamado de “DECEPÇÃO”?

    Faça-me um favor…

    Se fosse qualquer outro clube com essa campanha no ano vcs babariam ovo…

    Decepção é essa imprensa esportiva que só olha pro agora, pro factual, pro instantaneo…

    Larguei…

  • Rogério

    Acredito que os Grêmios “Barueri e Portoalegrense” botarão água no chopp do urubu…campeão sai dos quatro primeiros.

  • laercio

    beting, não se esqueça do cruzeiro… é um time forte…

  • Neto

    Vc é o único comentarista da imprensa paulista que dá favoritismo ao flamengo. Com isso vc ganha nosso imenso respeito por sua forma isenta de analisar futebol. Afinal, ninguém chega a essa fase do campeonato com uma série invicta de 10 jogos, a 3 pontos do líder e pode ser ignorado. Líder, aliás que foi batido pelo próprio Flamengo, assim como o São Paulo. Creio que vc também leva em consideração as respectivas tabelas, principalmente as duas próximas rodadas, onde Inter e São Paulo se pegam, Palmeiras tem dois ossos duros de roer, Atlético-MG tem dois jogos complicados fora de casa, enquanto Flamengo tem Barueri fora e, como todo respeito, é favorito sim, e Santos em casa, já em queda livre depois da derrota para o São Paulo. Ou seja, daqui há duas rodadas, o Flamengo pode assumir a liderança. E ainda que se complique com o Galo, tem Náutico fora e Goiás em casa para se recuperar.
    Só quero lembrar duas coisas faltando sete rodadas. A tabela final do Inter é uma ‘baba’ como dizem. E a do Cruzeiro não é das mais complicadas, especialmente os três últimos jogos, onde os três times não sobem, não caem, não servem mais pra nada esse anos.
    Portanto, concordo com vc sobre o favoritismo do Flamengo. Mas acho que Inter chega. São Paulo tem alguns ‘desesperados’ pela frente. Se não abrir o olho, Cruzeiro chega, ainda mais com a campanha que vem fazendo no segundo turno.

  • Ronan Rocha

    Eu sou cruzeirense, mas é muito bom rever a velha rivalidade entre Flamengo x Galo! Ainda mais porque o Cruzeiro vai chegar na frente dos dois…

  • http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/10/26/inquisicao-da-redacao-quem-ganha-o-br-09/#comments Huan

    MENGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL

  • http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/10/26/inquisicao-da-redacao-quem-ganha-o-br-09/#comments Huan

    aposto no Flamengo. Pelo que tem jogado, pela camisa que veste, pelo astral do clube, pelo que Andrade tem organizado o time e baixado a bola geral, dou ao Flamengo o favoritismo que era do Palmeiras até a rodada passada. [35 MILHÕES]

  • Marcelo

    Mauro, apesar de ser fla doente, sei q sera muito dificil o fla ser campeao….pelo simulador, com os meus chutes, inter primeiro e fla segundo…..acho q 3 jogos decidiram o futuros dos campeoes….sampa x inter, palmeiras x galo e galo x fla….pra mim o cruzeiro esta fora….Espero muito q o mengao seja campeao….mas ganhar do galo lah sera muito dificil

  • TRICOLOR PAULISTA (ANTES ÚNICO PENTA, AGORA ÚNICO PENTA E ÚNICO HEXA)

    Para mim, o campeão claro, será o meu sampa mas, não vamos esquecer do Cruzeiro, que é o time que tem mais pontuação no returno mas, que não tem a mesma mídia que o flamengo que é o segundo, sem contar que a tabela favorece muito ao cruzeiro pelos adversários e na minha opinião, se não chegar ao título, com certeza estará entre o G.4. o que será uma façanha, para quem esteve em boa parte do turno no chamado G.4 do mal.

  • http://nopiquedabola.wordpress.com Raul Torres

    Também me decepcionei com o Inter. Esperava BEM mais do time colorado.

    Abs!
    http://nopiquedabola.wordpress.com

  • Clóvis Leal – Toledo PR

    Mauro

    O Flamengo com aquela bolinha de ontem não chega no G4.

    O Inter fora, tá louco cara. Tinha um melhor conceito do seu entendimento de futebol.
    Plameiras e Galo tambem não vão ter fôlego no final.

    Título entre Inter e São Paulo , escreve aí !!!

  • http://www.twitter.com/grego_spo gregorio

    @grego_spo / te citei duas vezes/ axo que vai dar São paulo, como “sempre”!

  • Mateus

    Parabéns pela coragem Mauro e acho muito boa a idéia de atualizar os palpites em todas as rodadas, tenho certeza de que eles mudarão muito ainda. Respeito a tua opinião qualificada mas acredito que diante da irregularidade que se observa no campeonato qualquer palpite cai no chutômetro.
    Acho que deixar o inter fora do G4 não foi um bom palpite, apesar da baixa qualidade técnica do grenal (típica do grenal), a vitória sempre da moral e parece que o Mário Sérgio conquistou o respeito do elenco.
    Vamos esperar o resultado do jogaço de quarta para sabermos quem está com a razão. O inter perdeu o melhor passador e segundo melhor desarme do BR-09 para a partida (Guinhazu), mas a volta do Giuliano da maior equilíbrio ao meio campo, é um baita jogador.
    O certo é que o BR-09 ainda nos reserva muitas surpresas, espero que ao final de todas meu colorado se consagre tetra, ou penta se considerar-mos 2005.
    Abração Mauro!

  • Jairo

    Caro MB, eu não sei, mas deixaram o Flamengo chegar muito , mas muito perto, com sangue nos olhos, vem a divisão panzer. Os torcrdores dos quatro primeiros colocados estão tremendo, (vide os comentários de seu blog).Não é soberba, pois eu sou torcedor ciente da bagunça que é a instituição do Fla e as limitações da equipe,e não um louco desvairado,mas a equipe este ano, e pricipalmente nesta reta final está ciente daquilo que querem, principalmente, Alvaro, Pet,Adriano,Maldonado, para ficar nesses estão centrados e maduros naquilo que traçaram como meta. Se os quatro perderem amanhã e Flamengo ganhar, já era, poderão chorar com razão, como dizem, deixou o Flamengo chegar…..Saudações rubro-negras.
    Ps, ainda bem que o Cuca saiu, ufa, falei.

  • Acho que a Raposa chegou muito tarde na fila. Está com muita disposição e futebol, mas perdeu o timing….pelo menos para o título.
    Para a Libertadores ainda pode chegar.
    Uma certeza que tenho agora é que não haverá mais patinação nessa parte superior…nem do próprio Palmeiras. Se tiver que ter um tropeço, vai ser um só e que vai custar o título.
    Agora é pega pra capar.

  • Gustavo Figueiredo

    Mateus disse:

    27.out.2009 às 1:35

    “O inter perdeu o melhor passador e segundo melhor desarme do BR-09 para a partida (Guinhazu)”

    Você disse bem Mateus, o segundo melhor desarme, pq o primeiro é Willians do Flamengo, assim como terá o artilheiro da competição que não será Alecssandro, mas O IMPERADOR e nem o craque do campeonato será D’alessandro e sim PET, pelo que está pintando.

    Aplausos para o melhor jornalista esportivo do País. Palmeirense, paulista, de peito aberto e com fôlego suficiente para enaltecer o FLAMENGO do RIO DE JANEIRO. Parece teatro meus amigos corneteiros e amantes do futebol? Não, é notório que é analítico, que é profissional. Parabens mesmo!

    O Flamengo HOJE é sim levemente favorito pelo emocional da equipe ser HOJE, o melhor de todos os líderes, 10 partidas invicto (7 vitórias e 3 empates), concentração semanal, foco total dos jogadores e algo que os outros times ainda não chegaram (pelo menos em sua plenitude) a cumplicidade dos jogadores com o técnico Andrade, a confiança extremada nele e vice-versa, vide Zé Roberto e sua virada profissional, hoje voando… Dentre tantas outras construções deste homem dentro do elenco.

    Senhores, falar do HOJE é falar do Flamengo, a consistência defensiva ainda é a melhor das ultimas rodadas, e PET-ADRIANO, já mostraram que não são previsíveis, nenhum pouco. O resto do elenco vem voando também, ressalvas a Juan, que ainda não chegou no ponto.

    Eu já dizia muito antes, nos posts mais antigos, que iria ler o Mauro falando do favoritismo do Mengão. Antes ele falava que era possível, hoje ele fala que é o favorito até então. BINGO.

  • GREGORIO

    caro mauro a classificação do campeonato segue abaixo:
    1 – flamengo
    2 – inter
    3 – atletico – mg
    4 – cruzeiro
    5 – palmeiras
    6 – são paulo
    7 – goias
    8 – gremio
    9 – vitoria
    10 – avai
    11 – barueri
    12 – corinthias
    13 – santos
    14 – atletico pr
    15 – coritiba
    16 – botafogo
    17 – nautico
    18 – santo andré
    19 – sport
    20 – fluminense
    espero resposta.
    Gregório Jão Pessoa – PB

  • Anderson

    Grande Mauro,

    A galera tem esquecido do São Paulo, dentre todos os gigantes que apontam na reta final é o melhor estruturado e tem de longe a maior camisa e chegada!! Só não tem a torcida apaixonada como Fla e Atletico.
    Abraços

  • Marcelo Gomes

    Acho que o flamengo tem sim grande chance de ser campeão. Pega o Barueri, em campo neutro,m, tendo o flamengo maior torcida no estádio, barueri sem fernandinho. Pega o santos com o maracanão lotado, o santos não briga por nada. aTLETICO mINEIRO E Flamengo no mineirão grande jogo que pode decidir o campeonato para o atlético que tem uma dificil tabela, Depois o flamengo pega o goiais, que provavelmente vai ta morto. O Corinthians, querendo fuder o palmeiras, e o Gremio sem brigar por nada no brosilierão na ultima rodada.

  • ALEXANDRE

    PARABÉNS PELO SEU MB,APESAR DE SER PAULISTA? COMENTARIO SEM BARRISMO É ASSIM QUE SE ANALISA FUTEBOL,VEJAM SÓ O FLA VENCEU TODOS ESSES TIMES DA FRENTE FLA 4X0 INTER, FLA 3X1 GALO, FLA 2X1 SÃO PAULO, FLA 2X0 PALMEIRAS,VIU COMO É FACIL ENXERGAR O FAVORITO ,DEIXOU CHEGAR,SEGURA????????????????

  • Marcos Melo

    como dito .. a tabelo do cruzeiro é bem de boua …. dois jogos em casa agora ..vencendno os dois ….. ta no G4 … depois manter .. com a tabela mais facil que tem, enquanto todos outros do G6 tem confrontos diretos … ate o titulo o cruzeiro pode chegar ;;;

  • RICARDO NUNES MENDES

    Mauro, parabéns pelos seus comentários, imparcial, objetivo, simples e aceitável. Outras emissoras de TV precisa de profissional como você. A BAND está de parabém por ter uma pessoa tão capaz e profissional. Sou seu fã.