Atlético Mineiro 1 x 0 Vitória

por Mauro Beting em 24.out.2009 às 19:32h

* Quantas vezes, nos últimos anos, o Atlético Mineiro teve sorte em lances defensivos e decisivos? Teve em muitos lances na grande festa contra o Vitória. Não deve ser por acaso. A maré vira. E o Galo galopa. Mesmo perdendo um gol com Evandro, aos 46min, que poderia ser daqueles de achar que tudo vai acabar dando errado. Mas quando se lembra que o lance foi da bandeira resgatada e desfraldada Marques, tudo é só sorriso no Atlético. Yes: o Atlético C.A.M.! Tudo dá certo. E tem merecido dar. É só um ponto para o líder. Parece nada.

* O Galo fez um grande jogo? Não. Alguém está jogando realmente bem no mais nivelado campeonato de todos? O Flamengo. Torcida ganha jogo? Pode até não ganhar, mas certamente a massa atleticana não tem perdido, e tem atuado melhor que a equipe. Algum contragolpe é melhor que o alvinegro no BR-09? Não. Foi pênalti o que o Tardelli desperdiçou? Dá para discutir. Foi mão na bola no lance seguinte dentro área baiana? Idem. Dá para ser campeão? Respondo perguntando: quem pode duvidar? Eu já não vou repetir meu erro. Claro que o Galo está na briga. Está como não estava havia dez anos. Quando Marques atacava pela esquerda. Como nesta sábado de barulho nas Gerais.

* Aos 26min, o considerado Milton Leite, companheiro na minha próxima aventura editorial pela Contexto, perguntava a Bob Faria se os tantos erros de passe atleticanos não poderiam começar a enervar os mais de 57 mil que faziam mais uma lindíssima festa no Mineirão. Não houve tempo do comentarista do Sportv opinar: uma falha na saída de bola do Vitória originou rápido lance executado com categoria pelo artilheiro do BR-09. Golaço de Diego Tardelli, em belo passe de Coelho.

* O que estava bem difícil pela sólida marcação baiana e pela saída quantificada do ataque (apesar da ausência de Apodi) ficou menos complicado. O Vitória seguiu firme, e teve as melhores chances até o fim do primeiro tempo. Mas Roger não é Tardelli. O Galo sofreu pela saída trôpega do meio, que só brilhava com Ricardinho, e tinha dificuldades em sair pelos lados, e com Márcio Araújo e Serginho lentos. Rentería pouco ajudou à frente, enquanto o capitão Jonilson, mais uma vez, tudo desarmou à frente da zaga, jamais desanimou em lugar algum, e quase fez um golaço no fim. Merecia.

* O Vitória se atirou com uma formação mais ousada no segundo tempo, com Leandrão e Neto Berola. É bom o time baiano. O Galo se fechou e jogou a caráter. No contragolpe. A melhor saída, pelo visto, para os tantos favoritos. Mas precisava recuar tanto na primeira meia hora? Mérito de Mancini e do Vitória, também.

* A defesa de Carini, aos 21 minutos, foi impressionante. Desde Diego Alves não havia um goleiro desse nível com a lindíssima camisa preta.

* 23min40s. Marques em campo pela primeira vez pelo Atlético, em 2009. Para não esquecer. Um dos poucos craques-bandeira do Brasil mereceu o carinho recebido do Mineirão.

* Não foi só Carini que fez outra defesa brilhante na sequência. Foi o espírito de Marques que, no rebote, impediu que a bola que bateu na trave não entrasse depois de correr quase sobre a linha. Daqueles lances que sempre vinham dando errado pro Galo. Virou?

Tags:

  • caio

    mauro esse ano ta faltando o time forte que cresce no final do campeonato ,que time no brasileiro tem essa força hoje?abraço mauro

  • rmdns

    Mauro, boa noite!

    Estamos aí! O Vitória estava desfalcado e nós também. Parabéns ao time baiano, que vendeu caro a derrota, e como você disse agora estamos podendo contar com a sorte (que há muito não nos visitava). Vamos que vamos, e se Deus permitir conseguir nosso objetivo! Yes, we C.A.M!!!

  • Hugo

    Jogos apertados, muita luta, sorte, jogadores se destacando e principalmente entrosamento e união da equipe são os ingredientes para um campeão, e acredito que o Atlético está com todos esses componentes, porém tem um fator que desequilibra, a TORCIDA, extremamente forte e fanática.

  • Théo

    Seu Mário Beting, boa noite.
    Acabei de chegar do Mineirão. Que festa! Que show! Que tudo seu Mario. Não foi um excelente jogo para o Galo, pois o Vitória demonstrou ser um time muito difícil. Acredito que o time teve a sorte e a competência de fazer o gol e segurar na hora certa. Acredito mais que nunca que o Galo será campeão do BR/09. Vamos Galo, ser campeão.
    É galo doido seu Beting.
    Pode acreditar seu Beting, o Galo será o campeão do BR/09
    Abraço.

  • Marcio loyola

    Chupa, Mario Beting, chupa que é de uva. Pensa um pouquinho pra falar do Galo. Tomou gostoso

  • Custodio Neto

    Maurão,

    Comentário lucído seu, como lhe é peculiar.

    Depois de alguns chopps, ver o Marques voltar e dar aquela bola pro Evandro, com o apoio da Massa, é algo fantástico.

    Craque-Bandeira! Quem viveu isso pela última vez?

    Ser campeão seria algo que não posso descrever. Mas estar na disputa, apenas um ponto atrás do vivo Palmeiras, faltando apenas 7 jogos, já me fez mais feliz neste campeonato do que eu poderia imaginar.

    Se o que importa mesmo nesta vida é viver os bons momentos intensamente, espero que neste final de campeonato, eu possa viver. Que a torcida do Galo possa viver.

    Título? Há 38 anos atrás, o Galo viveu pela primeira vez. Pela última vez. Viveremos outra vez? Talvez?

    Mas, mais do que nunca, neste momento, é bom saber que o outrora Galo Paraguaio C.A.M.

  • Cairo Van Prosck

    Senhores,
    estão esquecendo do CRUZEIRO. Se ganhar do Corinthians amanhã será favorito ao titulo.
    Prosck

  • cristhiano bezerra

    Olha Mauro, parabéns pela crônica. Emociona e informa! Obrigado pelo ótimo texto. Galôoooooo!!!

  • evandro

    olha o galo ai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bica!!!!!!!!!!!!!!!bica elos galo!!!!!!!!!!! bica bicudo!!!!!!!!!!!!!!!!! galo rumo ao bi!!!!!!!!!!!!!! tah com sorte de campeao………. YES, WE C.A.M.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ed Carlos

    show de bola o seu comentário, parabéns….
    e eu respondo a sua pergunta: O GALO VAI SER CAMPEÃO DE 2009 !!!

  • Louis Saint Paul

    A única duvida que fica são esse dois jogos contra o Palmeiras e contra o Flamengo, se o Galo passar aí será mesmo campeão.
    Aguardemos, pois ainda temos jogos pela frente.

  • http://www.coposujo.blig.com.br Marcelo Vargas

    Estou confiante no Galo! Está no caminho certo para ser Campeão! Mas Atleticano não comemora antes da hora. Vamos comemorar jogo a jogo. Sõ mais sete jogos pra se jogar com “sangue nos óio”. Sete finais. E a Massa estará lá em todos eles. Gaaaalllloooo!!!!! http://www.coposujo.blig.com.br

  • Ludmila

    Mauro,
    adorei o seu post, disse tudo e o galo é o favorito ao título!

  • paulo

    que mané “zêro” seu maria; ói o Estudiantesaí heim

  • Flávio

    Mauro,
    “Quando Marques atacava pela esquerda”

    Assim que li esta frase no seu texto me lembrei do Atlético de 1.999… o Marques solitário, brigando na ponta-esquerda e criando jogadas para as trombadas do Guilherme… era um Galo sem sorte… sem pinta de campeão… um grande esmaecido pela falta de glórias mais atuais…

    Hoje, as coisas viraram… joga como time grande (que sempre foi, mas havia esquecido de ser)… contra o Vitória aconteceu desse jeito… só uma equipe com possibilidades de ser campeão não sofre gols como os desta noite!

    Visitem o meu blog:

    http://semfirulaesporteclube.blogspot.com

  • rmdns

    O post é sobre qual jogo mesmo???
    marias, vocês jogam amanhã, e o Corinthians há de apagar o entusiasmo (palavra bem própria das azuis) de vocês!

  • Marcos Souza

    o atlético mineiro é fraco e não vai ser campeão! E ainda vai pegar o pauleiras no palestra e vai tomar uma piaba! Sem contar a entubada que o gaylo vai tomar do flamengo.

  • Rafael

    Respondendo ao Cairo Van Prosck:

    “Se o seu time ganhar amanhã, ele já será o campeão, desde o início do campeonato ele é favorito, assim como eram São Paulo e o Inter. Agora, qual será o próximo nome do Cruzeiro quando nós ganharmos novamente, depois de algumas infelicidades e garfadas, o Brasileirão??? Já chamou Palestra, Ypiranga (só por um jogo, pois tomou um vareio do Galo!) e agora tem esse nome.”

    Mauro,

    O Galo está crescendo e com muita sorte, estava vendo o jogo e, no momento da bola na trave, pensei comigo: será sorte de camp…?? Não digo (escrevo) porquê ainda restam sete rodadas e tem muita água para passar debaixo da ponte, já fomos dados como rebaixados, vaga na sulamericana, como o time que ficaria fora da Libertadores, mas, ao contrário do que a maioria poderia esperar, estamos somente 1 ponto atrás do Palmeiras.

    Mauro, qual seria essa aventura editorial pela Contexto??? Seria o livro do GALO! ??

    Abraço.

  • CARLOS

    ESTAMOS FALANDO DE TIME VEM ESSE BICÃO AZUL FALAR DESSE TIMECO DELES. VÃO TOMAR FERRO CONTRA O CORINTHIAS E O STO ANDRE!! AGORA O CARA É RIDÍCULO DE MAIS FALAR QUE O TIMACO DELE É FAVORITO A TITULO, SÓ SE FOR TITULO MAIS RIDÍCULO DO ANO!!

  • CARLOS

    PARA AS MARIAS O VERON MANDOU ABRAÇOS!!!

  • CARLOS

    GENTE COMO ESSES CRUGAYS SÂO IDIOTAS, FAVORITO A TITULOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ SE FOR DE ANÃO DE JARDIM!!

  • CARLOS

    PARA OS CRUGAYS. SE O GALO FOR CAMPEÃO BH VAI PARA POR UMA SEMANA. PREPARA MARIAS SE EU FOSSE VCS EU IRIA SAIR DA CIDADE POR UMA SEMANA!! VAI SER A MAIOR FESTA NA HISTORIA DE BH!!

  • http://futeboldverdade.blogspot.com Paulo Doering

    Se o Galo for campeão com Jorge Luiz (lembra, torcida vascaína?) vai ser mesmo um feito e tanto. Acho que, em seqüência, o Íbis passa a ter alguma chance no Pernambucano de 2010.

  • Galolm

    Marcio Loyola, mais respeito com o Mauro Beting. Ele nunca falou mal do Galo. E se falou há alguns anos, foi merecido. Tenho acompanhado as declarações e o Beting nunca derespeitou o Galo, portanto respeito com ele.
    Galo sempre.

  • galo

    flamengo jogando bem? kkkkkkkkkkkkkkk vc fala o PEt né!

  • José Anderson

    Que tal propormos ao Alexandre Kallil a instalação de um telão no independencia, pois ai a massa atleticana lotaria os dois estadios para impurrar o galo!!!!

    O time esta de parabens. Otima contratação esse Carini, sem falar no Correa que fez falta nesse jogo.
    O coelho fez um bom jogo e com raça robou a bola etabelou com o Ta Ta Tardelli!!!
    Parabens galo!!! a alegria de torce por ti sempre existiu!!!

  • José Eduardo Diniz

    Bom dia a todos !

    Parabéns , Mauro , pelo texto.
    Você é merecedor de todas as honrarias da torcida
    do Galo pelo que escreveu na passagem de nosso
    centenário . E continua a nos brindar com categoria
    e elegância , em que pese alguns comentaristas mais
    afoitos , sem muita educação .
    O cronista pode e deve expressar o seu sentimento ,
    pois se torna verdadeiro e respeitado .
    Só para registrar : nosso saudoso Drummond , que
    nos emocionou para sempre com a célebre ” se houver
    uma camisa … o atleticano torce contra o vento”, justo
    ele criou um nome para torcida de nosso maior rival ,
    a China Azul .
    Eu acho que é por isso que o outro lado da lagoa vive
    à nossa sombra ….

  • Marcílio GUIDOVAL/MG

    Mauro,
    Já disse entendo pouco (ou nada) de futebol. Entro pouco em blogs, deveria entrar mais vezes. Mas guardo na memória o dia em que você afirmou que o Galo estava demonstrando ter equipe pra se manter no topo da tabela. isso lá pela metada da competição. Você não disse que tinha time pra ser campeão, pois isso nem o Alfredo teve coragem de dizer. Só Deus sabe o passado, o presente e o futuro.
    Eu entendo tão pouco de futebol, que cheguei a pensar que o Marques não poderia fazer a diferença. Eu estava lá no Gigante da Pampulha, pra ver a derrota do Vitória. Fui junto com meu filho de 12 anos, que a cada derrota do Galo se tornava mais atleticano ainda e sofria muito (isto no período em que diretorianos prometiam grandes contratações, que se transformavam em terríveis ilusões). Eu já sofri muito mais que ele, mas também já tive muito mais alegrias, pois vi Cerezo, Reinaldo, e Cia.
    Quando a massa atleticana começou a gritar o nome do Marques lá pelos
    15 minutos do primeiro tempo, eu achei que era impaciência. Não era bem isso, Beting. Era desespero de ver o Renteria sem rumo dentro de campo.
    Teve um cara que começou a chamar o Roth de burro, lá pelos 15 minutos do segundo tempo. Dois jovens, se revoltaram e mandaram ele ficar calado. Como um torcedor atleticano pode chamar o Roth de burro? O cara é prudente, cauteloso, e, quando necessário, ousado.
    Pois o Roth provou que sabe o que faz. E eu percebi que não entendo é nada mesmo de futebol. Quando o Marques entrou em campo, no momento certo, no tempo certo, na hora certa, o jogo se transformou; pois com três jogadores que fazem diferença em campo (Dom Diego, Ricardinho e Marques), a torcida percebeu que a derrota do Vitória estava praticamente consolidada.
    Ana passado eu sofri, o Marques também sofreu. E eu não percebi que naquele plantel, o camisa-bandeira não tinha muito o que fazer. Hoje está até difícil escalar a equipe. Temos pontos fracos? Pode ser, mas com este plantel, já estamos no patamar de onde nunca deveríamos ter saído.
    Em 1999, o Ricardinho foi nosso vilão. Após 10 anos de sofrimento, o craque estará do nosso lado, se Deus assim o permitir, na última rodada do Brasileirão. E o Marques também estará lá, se Deus quiser. Junto com Dom Diego, Correa, Eder Luís, Márcio Araújo, Jonílson, Serginho, Thiago Feltri, Jorge Luís, Werlei, Benites, Welton Felipe, Carlos Alberto, Coelho, Carini, Aranha, quem sabe até o Renteria, o Pedro Oldoni, o Alessandro, enfim, tem gente boa demais neste time. E se vistiu a camisa alvinegra, é gente nossa, merece apláusos.
    E o jogador mais importante de todos, vai estar na arquibancada, somos nós todos, que gritamos, urramos. choramos e vibramos com este Galo que é nossa paixão.
    Valeu Beting. Você nos dá espaço, e eu quero fazer deste espaço um momento para sonhar. Sonhar não custa nada, e eu boto fé neste sonho.
    GALOOOOOOO!

  • Davidson…

    Que placar mais injusto foi aquele de ontem…placar moral Vitória 2 x CAM 1…Se continuar jogando dessa forma covarde não se classifica nem pra libertadores…E olha que a equipe baiana veio com uns três ou quatro desfalques super importante pro time…Mas por um lado foi bom esse resultado, põe mais pressão no porco…Mauro, o CAM se enrola nas próprias pernas…Abraço e SRN…

  • Paulo Mangerotti

    Que texto, muito bem escrito, Betting, você é um dos maiores jornalistas do Brasil na minha opinião, escreve muito bem, e espero que assim continue, e ainda sabe reconhecer o erro, diferente de alguns outros Rizeks por ai…
    E que o Galo seja campeão.

  • Vinícius

    Mauro, você é foda. Tem o respeito da MASSA, como pessoa e jornalista. Parabéns por mais esse belo e sensato texto.

  • Gustavo Figueiredo

    galo disse:
    “flamengo jogando bem? kkkkkkkkkkkkkkk vc fala o PEt né!”

    PET é onipresente em campo Galo?, marca, desarma, faz todos os gols, defende e é técnico, pq não tiram os outros jogadores e deixam ele sozinho? (veja um pouco das estatísticas do campeonato e conheça os outros nomes importantes do Flamengo).

    Definitivamente, se o Flamengo vencer o Botafogo hoje, a “final” do Campeonato Brasileiro de 2009 será o jogo Atlético-MG X Flamengo no Mineirão.

  • http://bvb.de Borusso

    Custodio Neto, a última foi há 3 anos.

    Flávio, time que acha gol numa Final aos 15” é sem sorte?

    — FORA JORGE LUÍS! FORA EVANDRO!
    — VOLTA BENÍTEZ!

    Tô com o Vargas e não abro! Vamos gradualmente. A Decisão nesse instante é com o Fluminense.

    Qto ao Fla, vai cair do cavalo qm pensar que ele se resume ao Dejan. O Maldonado tá mui bem lá, e as laterais rubro-negras podem ser determinantes.

  • Vladimir

    Grande Mario Betting,

    grandes jornalistas, excelentes textos! Parabens! Estou acompanhando o galo aqui da Africa e acho que o titulo nao escapa desta vez. Temos um excelente time e um bom banco! Temos sorte de campeoes! Temos Presidente. Ha, temos o diferencial: a TORCIDA!!!! O Kalil conseguira aquilo que o seu pai tentou e arbitragem nunca permitiu: titulos. Bica eles Galoooooo! Ate a festa que “congelara BH” e o Brasil… Parabens mais uma vez Mauro!!

  • Marcos Souza (Marcão)

    Para o carlos (carla) verônica: ei carlos, vai tomar no ….

  • Marcos Souza (Marcão)

    as verônicas (torcedores do gaylo e simpatizantes de dezenas de outros times muito maiores do que o delas) estão descontroladas! Nunca estiveram no topo da tabela, aliás 2º lugar provisório para o gaylo pode ser considerado um fato inédito, inesquecível para uma verônica de vespasiano, que contará este “grande feito” do moribundo mineiro aos seus descendentes maltrapilhos e desdentados até que sua árvore genealógica seja completamente extinta sem ver sequer um título ganho.