Palmeiras 0 x 2 Flamengo

por Mauro Beting em 18.out.2009 às 17:45h

As sugestões de texto para a edição desta segunda-feira no Rio de Janeiro e em São Paulo

Edição RIO DE JANEIRO

Acelera, Mengo!

Flamengo passeia no Palestra, vence o líder com autoridade por 2 a 0, e fica a seis pontos da ponta. Palmeiras perde até pênalti e as chances do hexa crescem. São nove jogos sem derrota

OLHO 1 –

Flamengo pode não ser hexa. Mas time e Pet jogam como campeões

OLHOS 2 –

Palmeiras perde mais uma e diminui a diferença para vice-líder

Edição SÃO PAULO

Pit stop verde

Flamengo passeia no Palestra, vence por 2 a 0 e está a seis pontos da ponta. Defesa rateia, time perde gás no segundo tempo, Love perde pênalti, e diferença para vice-líder cai para quatro

OLHO 1 –

Palmeiras não joga bem novamente e sai vaiado do Palestra

OLHO 2 –

Vovô Pet desequilibra e Flamengo mostra que pode sonhar

Aos 19 do segundo tempo, Flamengo 2 a 0, Petkovic voltou à defesa para conversar com Willians. Sorrindo, deu um tapinha na bochecha de um dos tantos rubro-negros que têm jogado muito, e foi para o jogo que ninguém jogou melhor que ele e o Flamengo. O sérvio foi mais um estrangeiro que fez a festa em São Paulo. Foi o líder necessário. Preciso como o golaço que ajudou a derrubar um líder que treinara para não tomar um gol de bola parada. E assim levou o segundo, com Pet batendo baixo, Angelim desviando (ou não?), nenhum palmeirense salvando. Como disse Marcos, “personalidade não se treina”. Pet é o bicho. Olímpico Pet. Como o Rio de Janeiro-16.

Muricy pôde armar o time menos desfalcado dos últimos jogos – não joga completo desde o clássico contra o São Paulo. Mas sentiu a ausência de Figueroa à direita. E de Maurício Ramos e Pierre. Entre Edmílson, Wendel e Danilo, Pet fez o golaço rubro-negro, aos 23 minutos. Prêmio à qualidade na primeira jogada de ataque do Flamengo, que estava muito atrás, e assistia à troca de passes errados. Ainda assim, foi o melhor primeiro tempo palmeirense em bom tempo. Foi mais uma atuação cirúrgica rubro-negra. Andrade usou Aírton como zagueiro pela direita, prendeu os alas como laterais, marcou bem com Toró e Maldonado à frente deles, adiantou Willians para marcar e jogar à direita, na mesma linha de Zé Roberto e Petkovic.

No segundo tempo, o líder só chegou num pênalti discutível de Angelim em Ortigoza, que Love, quem mais se esforçou no travado Verdão, mandou na piscina, aos 42 minutos. Fechando com chave de chumbo um péssimo segundo tempo, que abriu a disputa do título. E incluiu uma camisa pentacampeã que muitas vezes joga sozinha. Mas, desta vez, tem a vesti-la um time coordenado, organizado defensivamente, e com Petkovic e Adriano prontos para desequilibrar.

Tags:

  • Claudio Sacramento

    Primeiro gol maravilhoso de Petkovic! Que categoria! Uma palavra explica o momento do Flamengo: decisão. Mas tem que destacar a influência do Andrade no equilíbrio do time. O grupo está muito mais seguro. Ganhou confiança! Este foi o jogo dos dois times mais confiáveis das últimas, digamos, 8 ou 10 rodadas. Apesar de, nos últimos 2 jogos o Palmeiras ter jogado muito mal. No primeiro tempo o Verdão criou 4 chances reais de gol. 3 no jogo aéreo. O Mengão teve apenas 1 chance: o gol.
    No segundo tempo, o Flamengo começou melhor, mais agressivo e Petkovic fez…um gol olímpico! O terceiro dele desta forma no Flamengo e o 7.º ou 8º da carreira dele (dito por ele mesmo). Pet está brilhando! Até roubar bola na lateral ele fez (mais de uma vez). Nesta etapa foram 3 chances reais pra cada lado. No total 7 a 4 pro time do Parque Antártica. Vitória segura do Mengo, um time cada vez mais forte.

  • Marcelo

    Mais um tropeço do palmeiras e entramos de vez na briga pelo titulo…..o jogo contra o botafogo tinha q ser no maracana….eh recorde de publico certo

  • http://www.techseg.com Eduardo

    Caro Beting,

    Não sou seu fã, acessei o seu blog no último jogo do Flamengo (um grande amigo meu insistiu…), após uma vitória incontestável do Flamengo ante ao São Paulo. Li com tremendo pesar que seus comentários não seguiram o jogo visto pelos presente e pelos telespectadores, o seu comentário sobre a arbitragem prejudicial e que a adiantada do Rogério era aceitável (desculpe-me se não lembrar suas palavras, estou sendo bem resumido.). Como visto no campeonato mundial sub-20, Costa Rica x Hungria, um árbitro da Fifa se embasou da mesma opnião do árbitro do jogo em questão. Mandou repetir a cobrança de pênalti!
    Quanto ao jogo de hoje, o Flamengo não jogou recuado como mencionado, se souber o mínimo da história do Flamengo, saberás qe não faz parte da nossa postura em campo (quando jogamos assim, o jogo sempre favorece ao adversário). Repito, não sou seu fã, respeito a opinião de todos, porém, analise mais os jogos em que assite. Não acredito em bairrismo, mas acredito em predilação por clubes paulistas! FATO!
    Flamengo chegou, está com a auto estima elevada e jogando um belo futebol (sei que é a sua opinião). O Flamengo não jogou na defensiva e aproveitou bem um dia inspirado do gringo mágico. O gol foi olímpico, o Angelim tentou mas não conseguiu, ele foi contemplado com dois golaços!
    Beting peço julgamento com mais parcimônia, quem sabe me convença que mereça mais acessos em seu blog!

    Abraços.

    EDUARDO, prazer em conhecê-lo.
    mas não seja tão açodado quanto jornalista esportivo.
    Não seja tão presunçoso quanto jornalista para se achar o máximo.
    e, sobretudo, não seja tão clubista e bairrista.
    em vez de entender que o meu texto praticamente só enaltece o Flamengo, vc vai além e lê o que não está escrito.
    parabéns pela baita vitória e pelas chances reais de lutar pelo hexa.

  • Antonio Vinicius

    Eu, rubro-negro desde antes das fraldas (há mais ou menos 25 anos), tô extasiado com este momento do Flamengo. Pensar em título é sonhar alto. Mas poucos fazem tanto isso quanto nós flamenguistas (tudo bem, às vezes até demais). Acho a Libertadores algo mais palpável, apesar de ainda dependermos de tropeços do pessoal da frente. Agora, o que mais me emociona é o espírito do time, unido, pensando junto num bem comum. E jogando muito bem, com bola no chão, lances bonitos, jogadores técnicos, nenhum botinudo. Não tem essa de balãozinho na área não. É só ver a quantidade de golaços nos últimos jogos.

    Coincidência ou não, este momento coincide com uma aparente tranquilidade nos bastidores. Salários com pagamento adiantado (sério mesmo!!), nenhuma estrela, ninguém querendo derrubar técnico, ninguém atentando em época de eleição. Acho que parte da boa fase do Flamengo se deve a paz nos bastidores (aparente pelo menos).

    Não sei se cabe aqui, mas imagina esse jogo num estádio grande lotado. Uma torcida grande e apaixonada como a do Palmeiras merece uma casa maior.

    Parabéns Mauro. Sou leitor do seu blog há algum tempo, mas nunca escrevi. Depois do jogo de hoje tive que fazê-lo.

  • http://www.techseg.com Eduardo

    Falei sobre a semana passada!
    Não sou clubista, sou analítico. Mas espero ver opniões mais inconstestáveis.

    Abraços.

  • http://www.techseg.com Eduardo

    Corrrigindo: escrevi presente, sendo que presentes era o certo!*

    EDUARDO, é um prazer conversar com gente inteligente. Vc é. Mas não precisa entrar chutando, não, amigo. melhor a gente trocar ideias sem esses ranços clubistas, bairristas, etc.

  • Ivan

    FORA MURICY! URGENTE!

  • Tiago

    Em defesa do Mauro, junto com o Juca Kfouri, são os 2 jornalistas menos bairristas da blogosfera (bem que o PVC poderia aprender com eles…).
    O Fla vive um bom momento, ao contrário do líder, mas a distância de 6 pontos ainda é pra lá de grande, principalmente tendo em vista o pouco que resta de campeonato. É mais prudente sonhar com a libertadores.

  • http://www.techseg.com Eduardo

    Trocaremos idéias sim, gostei de seu blog (bem dinâmico, pronta resposta). Passarei a analisar mais seus comentários, não somente do meu time.

    Abraços e bom domingo!

  • Leonardo Nascimento

    Vitória empolgante do Flamengo, contudo essa empolgação deve ficar só na torcida.

    O Andrade está de parabéns, não só pelo trabalho feito, como pelas palavras após o jogo. Ele não deixa os jogadores tirarem o pé do chão.

    Sinceramente não acreditava em título, mas com o futebol apresentado pelo rubro-negro e, principalmente, o futebol apresentado pelo time do Muricy, dá pra acreditar. Apesar de ser difícil.

    Ps: Parabéns Mauro. Sua opiniões superam o bairrismo que impera na imprensa atual.

  • Jailson Alves do Nascimento

    Mauro,aprecio o seu trabalho como comentarista,sobretudo pelos detalhes eatatísticos.É a primeira vez que escrevo para o seu blog e o respeito porque na minha opinião você é um dos poucos jornalistas esportivos sérios deste país(principalmente entre os paulistas).Já são nove jogos de invencibilidade do Flamengo e quase ninguém exalta isso,o time apresenta o melhor e mais vistoso futebol do campeonato e de quebra ainda tém Adriano(artilheiro do campeonato),Zé Roberto(renascido das cinzas) e principalmente, Petckovic(na minha humilde opinião,o craque do campeonato).Não dá para dizer que o Flamengo será o campeão,mas o momento do time,o futebol apresentado na reta final do campeonato,como você disse, é digno de um time campeão,para infelicidade de grande parte da imprenssa esportiva paulista.Um abraço deste amante do bom futebol!

  • lorizete soares

    Desde muito pequeno ja via seu pai em grandes e inteligentes comentarios no jornal nacional, e como a fruta não cai muito longe do pé!! Mas o que me traz aqui é que estou comentando a repeito do meu time (mengo) é que agora estou com fé pois no anos anteriores o time dava grandes arrancadas e depois vinha decepções como a do galo com 80 mil no maraca. Mas o time ta consistente em quase todos os setores e não é i Palmeiras que jogou mal, temos que enautecer a defesa do Flamengo com seu meio campo. Pois sem ser o seu blog todos os outros só falam da derrota do Palmeiras, e não da bela vitória do Flamengo!! apostei aqui em casa que você ira me responder, caso não me responda vou ter que servir amanhã o café na cama pra minha esposa. Parabens pelo seu belo blog, ganhou mais um leitor!! desculpe pelos erros de português. Abraços e de um no sei pai. Tenho um livro dele feito pra serasa e nunca mais me endividei!!! rsrsrsrsr

    AMIGO, sirva o café da manhã para sua esposa sempre. Mas estou aqui pra te responder que o Flamengo briga sim pelo título. e como!

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com Gustavo Roman

    Incontestável e maiúscula vitória de um Flamengo que joga melhor a cada rodada. Adriano, o artilheiro e principalmente o Rambo Petkovic(provavelmente o melhor ex-jogador em atividade no planeta) são os comandantes de uma arrancada com a cara da sua história.
    Continuo achando que com a queda de rendimento de Palmeiras,São Paulo,Goiás e Inter a briga, e o grande jogo devem ser entre Flamengo e Atlético-mg.
    E repetindo a pergunta que fiz no seu programa na semana passada. Será que exsite alguém na Sérvia jogando mais que o Pet neste momento.Difícil de acreditar.
    abraços e saudações rubro-negras do seu amigo
    Gustavo Roman

  • Lucas

    Boa noite, Mauro Beting.

    Venho por esse e-mail criticar o seu trabalho como comentarista esportivo da Rádio Bandeirantes. Ouvinte da Bandeirantes deste pequeno e sempre acompanhei as jornadas esportivas pela rádio e já tive muitos momentos felizes escutando os jogos principalmente do meu time de coração o gigante Palmeiras.
    Quando soube que você assim como eu sou torcedor do Palmeiras fiquei feliz, pois acompanho muitos comentaristas, repórteres e narradores esportivos que não
    deixam claro o seu time de coração, mas em seus comentários percebo que a grande maioria torce pelo São Paulo ou para o Corinthians e defendem, como todo torcedor seu time. Mas você é uma vergonha para nós Palmeirenses em vez de apoiar e acreditar no nosso time você sempre critica o seu time do coração talvez por tentar ser “imparcial” mas acaba ficando patético o seu comentário por isso torço com fervor para que não seja você o comentarista dos jogos do meu Palmeiras pela Rádio Bandeirantes.
    Escuto diariamente a rádio e percebi que você não é um profissional dedicado percebi que você comenta o Esporte Noticia nas segundas e terças feiras e às vezes na quarta e nunca na quinta e na sexta já ouvi o Milton Neves falar que você trabalha em outros lugares e por isso não participa nesses dias. Ora, se você trabalha em outros lugares deveria sair da rádio e deixar outros profissionais, como o Zaidan comentar, pois esse sim é um comentarista que informa os fatos em
    si e não fica arrumando desculpas para falar bem de um ou de outro time.
    Enfim, como torcedor Palmeirense sempre procurei profissionais que torcem pelo mesmo time que eu para escutar na mídia um pouco a mais do Palmeiras que é a minha grande paixão não é uma tarefa fácil, pois em grande parte da imprensa radiofônica são torcedores de nossos rivais e você em vez de ficar”bajulando” nossos rivais deveria ser uma voz mais ativa dos torcedores Palmeirense na rádio pois como diz o nosso hino a nossa torcida canta e vibra e não abaixa a cabeça para os nossos rivais. Por favor, não comente mais jogos do Palmeiras pela rádio você fará um enorme bem para todos os torcedores do Palmeiras.

    Abraço.

    Lucas Alencar

    LUCAS, agradeço a sua crítica. Em alguns momentos construtiva. Em outros, apenas mais uma cornetada inócua.
    se eu soubesse o que vc faz da vida, também pediria para vc não mais fazer e abrir espaço para quem realmente trabalha sério. Como o mestre Zaidan, por exemplo.
    realmente, pelo que entendi, vc quer um torcedor na rádio? é isso?
    está escutando a rádio errada. e, graças a Deus, o comentarista – também nisso – errado.

  • http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com Rodrigo Garcia

    Fala grande Mauro,que vitória MAIÚSCULA do Mengão hein ?????
    Acho que hoje foi a prova final de que o Palmeiras não é isso tudo que falavam.O Flamengo foi soberano no jogo,e o verdão parecia que tinha comido uma feijoada antes da partida.
    O Diego Sousa foi horrível,já o Pet foi magistral como sempre.
    Esse sérvio é incrível com a bola nos pés.Foi uma pena que o Adriano não estava nos seus melhores dias,porque senão,o baculejo em cima do verdão iria ser maior.
    Acho que o rubro-negro entra de vez na briga pelo título,apesar de não ter um elenco fortíssimo acho que dá para lutar nessas 8 rodadas finais com esse grupo que está aí.

    Mauro,meu pai ganhou 20 pratas apostando no mengão,e olha que eu falei para ele não apostar,não gosto de apostar em futebol,porque sabe como é que é né…futebol tudo pode acontecer.Eu estou tocando nesse assunto, porque vi o seu Pai (Joelmir) apostando com o Boechat,e se deu mal ….rsrsrsrsrsr quanto foi o valor em Mauro ???

    Um abraço.
    Rodrigo Garcia ( FUTEBOL SEM CENSURA)

  • Alberto

    Mauro, os outros times tem até bons jogadores, mais o Flamengo é o único time brasileiro na atualidade, que tem um Gênio da bola: Pet.
    Abraços!

  • pedrohs

    Ah, que desculpa dizer que o Palmeiras não jogou completo! E o Flamengo? Quantos não estão no departamento médico? Sei que o problema do Flamengo é a euforia, que por ser o time de maior torcida do Brasil, qualquer vitória já empolga o torcedor, que passa a acreditar já em Tóquio 2010. Mas é bom ter calma. Uma coisa é fato: o Flamengo tá sobrando no campeonato. Não perde há 8 jogos, e sua defesa nesse período tomou apenas 4 gols. O elenco tá forte – também cheio de desfalques: Kleberson, Everton, Álvaro, David – mas o Andrade tá sabendo segurar o barco. Agora fico imaginando se não tivesse acontecido o desastre da diretoria em contratar o “loser” Cuca no início da temporada… Mas ainda dá tempo. Como diz a imensa torcida: “Libertadores, qualquer dia tamo aí!”

  • Antonio

    Vou tecer alguns comentários sobre a partida:

    1 – O Flamengo fez uma grande partida e mereceu a vitória.

    2 – O primeiro gol de Petkovic (belíssimo…) mostrou a diferença entre um verdadeiro craque e um jogador comum. O Pet construiu uma maravilhosa jogada, culminada com uma finalização perfeita e no tempo certo. Um jogador comum é até capaz de realizar uma grande jogada, mas acaba perdendo o tempo de finalização ou a conclui muito mal. O craque se destaca porque é capaz de decidir uma partida difícil.

    3 – Mesmo perdendo, dificilmente o Palmeiras deixará de ser campeão do brasileiro de 2009, pois tem muita “gordura” para queimar ( quatro pontos sobre o segundo colocado) e enfrentará dois adversários fracos na sequencia do campeonato (o péssimo Santo André e o capenga Goiás), podendo, desta forma,aumentar ainda mais a diferença a seu favor. Acho mesmo que esse campeonato já acabou, pois mesmo quando o Palmeiras tropeça, os seus adversários também mostram a sua fraqueza e não conseguem ameaçar a sua liderança.

    Mauro Beting, acompanho o seu trabalho profissional e admiro o seu talento.
    Talento não se adquire, é um dom de Deus, que pode, isso sim, ser desenvolvido e aperfeiçoado.Continue comentando com isenção e inteligência com tem feito até aqui.

  • Luiz Felipe

    Caro Mauro, é o Mengão – Freddy Krueguer aterrorizando o sonhos de muitos que querem ser campeões.

    Um, dois, Freddy vem te pegar!

    A Briga do titulo vai ser empolgante (pena que nivelada por baixo, já que a galera do G4, tá parecendo o grupo dos rebaixados não ganham de ninguem), aos pouquinhos o Flamengo tá chegando. Hoje foi uma vitória pra colocar fogo no campeonato, e o líder Palmeiras não foi muito bem, chegava uma vez ou outra com Vagner Love.

  • Léo

    Caro Mauro,

    Este jogo mostrou que o Flamengo é um time consistente, que que só precisava ser arrumado, como o Adrade fez.

    Ele deu chance aos jogadores, recuperou Petkovic, Zé Roberto e o futebol do Leonardo Moura, além de fazer o Aírton jogar mais na bola.

    Se o Andrade tivesse começado desde o início, o Flamengo estaria na liderança? Acho isso impossível de prever, pois tiveram vários fatores, como as contratações de Maldonado e Álvaro, mas tudo é possível neste campeonato tão nivelado.

    O G-4 já não está tão longe quanto estava há 9 rodadas…

  • Thyago Furtado

    Ola Mauro, Primeira vez que comento no seu blog, e queria te parabenizar pelo grande profissional que vc é….Vê se aparece mais nas transmissões da band, o Neto (com todo respeito) è horroroso como comentarios, vc é 1.000.000 de vezes melhor…

    Ninguem ta jogando um futebol como o do Flamengo, Zaga Segura, meio eficiente e ataque infernal…

    Rumo ao HEXA !!!!!!!!
    Saudações rubro-negra !!!

  • rafa

    Mauro,

    ótima análise sobre o jogo!! O flamengo está vivendo um momento mágico. Quando o Pet desequilibrou contra o Santa André e Sport algumas pessoas diziam queele não faria nada contra ” os todos poderosos” Palmeiras e SP. Ele simplismente aniquilou os dois times com atuações épicas.

    1 – Vc acha que o Pet ainda pode superar o Diego Souza e ser o melhor jogador desse campeonato?

    2 – O time da Sérvia é tão bom assim para deixar de lado um craque como o Pet? Ele não deveria estar naquela seleção?

    RAFA, pela bola, o Pet ainda pode superar o Diego. E ainda pode jogar na Sérvia. Mas a questão por lá é mais complexa

  • Rodrigo Cerqueira

    Vale lembrar Mauro que o Fla também estava desfalcado de Álvaro (que deve voltar na próxima rodada), Éverton (fora até o ano que vem) e Kléberson (se você inclui Pierre) e mesmo assim foi bastante superior ao Verdão, principalmente no segundo tempo. O fato do rubro-negro despertar interesse de todos e ira dos adversários nesta reta final, ao meu ver, tem um único motivo, a simples diferença que separa o mengo dos demais concorrentes a qualquer coisa no campeonato: o Fla joga futebol.

  • Tiago

    Em primeiro lugar, sou de Ponta Grossa PR,não dava muita atenção quando te via pela tv,mas aos poucos fui vendo que vc conhece muito de futebol,muito inteligente sendo neutro,pois assim vc ganha minha admiração ,e otima memória vc tem ,não gosto de time paulista,mas respeito,pois sei que vc torce para um deles,torço para o flamengo ,não seja barrista igual o neto,osmar ,etc.. Continue assim ,pois ganhou minha admiração pela sua neutralidade e profissionalismo,obrigado..

  • anderson Raça Fla

    falâ meu camarada parabéns pelo bom trabalho acho que vcesta se tornando o 2° melhor pensador só perdendo pro pvc que nãoe deste planeta continue assim de uma abraço pro seu velho também comente mais jogos do flamengo e vai uma dica para melhorar a profissão assista o programa gazeta esportiva e faça exatamente ao contrario aqueles caras são uns merdas. saudações da maior e melhor torcida do mundo

  • http://derrota antonio

    Eta timinho safado, cambada de safados melhor vcs pedirem pra sair,time sem luta sem moral, não tem vergonha de jogar tão mal, vcs são uns inutem vão perder de novo, tem que ter vergonha na cara. As bichina não pode por o pé na bola por pode machucar a unha.vcs não vão nem pra libertadores, seus fracos seus inutes, mas tem alguns que soa a camisa mas é 10% do time
    perder pro nautico foi ridiculo, um cara de 37 anos deito e rolou sem sima de vcs, e quinta o santo andre vai ganhar tbem porque vcs são jogadores de raça, são o pior time entres os 6 primeiros do campeonato. Tem que ter vergonha na cara e jogar bola

  • http://derrota antonio

    porque?

  • http://derrota antonio

    time sem vegonha vai perder do santo andre e vai sair do g4 na proxima semana

  • http://derrota antonio

    Desculpa Mauro sei que vc é palmerense como eu, não da pra ver um time jogando assim, ainda bem que o Valdivia vai voltar por que nosso camisa dez não ta jogando nada o wagner se forçou muito, mesmo perdendo um penalti, o flamengo deitou e rolou. Foi uma vergonha, palmeiras sem meio de campo sem ataque e sem defesa, depois que o juiz deu uma chamada no Diego ele sumiu de campo, parece que estão com sidrome da derrota

  • Carlos Borsali

    Mauro, eu iria comentar sobre o jogo… Mas você já ilustrou bem o que ocorreu hoje no Palestra. Então, só venho aqui dizer que sou seu fã não somente pela sua competência, mas também pela sua paciência com certas pessoas que não sabem separar sentimento pelo time, do lado profissional! Abraços!

  • Justus

    Caro Mauro,
    O segundo tempo do Palmeiras e o pênalti do Love, lá na piscina, foram muito estranhos!
    Será que tem jogador fazendo corpo mole por causa de premiação de título?
    A apatia do Palmeiras no segundo tempo foi assustadora! Nada a ver com o que vinha sendo mostrado nos jogos anteriores no Palestra….

  • GREGORIO

    Caro mauro como falei semana passada q o fla ia ganhar de 2×0 do palmmeiras e falei tbv q o g4 ia terminar com a suguinte colocação no finanl do campeonato não esqueça:
    1 – Flamengo
    2 – Inter
    3 – Atletico – mg
    4 – Palmeiras
    5 – Cruzeiro
    6 – São Paulo
    7 – Goias

    GREGÓRIO, hoje, concordo com esses quatro. mas não necessariamente nessa ordem.

  • GREGORIO

    o q vc acha da minha colocação espero resposta.

  • Anderson Brito

    O Palmeiras realmente vacilou nas últimas 3 rodadas. Mas a sorte está por enquanto fazendo a diferença. Se o Palmeiras vencer o Santo André na quarta, jogará a pressão para os concorrentes que só jogam no final de semana e volta à rota do Penta. Pra finalizar, o flamengo não tem chance nenhuma de levar esse campeonato. Mesmo se tivesse chance, teria chance de ser penta e não hexa como muitos estão falando. Um time que para ser hexa, tem que ser penta primeiro e o flamengo não é. Lembrem-se: Sport Clube do Recife, campeão brasileiro de 1987.

  • marcos

    mauro os times estao sentindo a pressao da liderança,nenhum time ta com a força pra levar o titulo?de sua opiniao caro mauro abraço

  • Carlos Rosário

    Grande Mauro, boa tarde!

    Excelente post. Sensato, bem escrito e imparcial.
    O que não é novidade quando falamos do seu trabalho.

    Deve ser a genética…

    Pois bem, sobre o Fla, espero estar enganado mas o meu maior receio é o costumeiro oba-oba que impera na gávea.

    Talvez, a hegemonia de títulos brasileiros, perdida para o SPFC faça com que baixemos um pouco a nossa crista.

    O Flamengo só chega, se mantiver a humildade e serenidade.

    Considerando a fase atual e analisando a seqüência de jogos dos principais candidatos ao titulo, o rubro-negro (como eu) ainda consegue sonhar.

    Serão muitos confrontos diretos. Sem contar os jogos dos líderes versus a turma do desespero, agora intitulada de Z-4.

    Porém, num campeonato tão irregular como o BR-09, fica difícil qualquer projeção.
    Tirando o rebaixamento do Flu, que parece irreversível, tudo pode acontecer.

    Mauro, uma dúvida:

    Você compartilha da opinião, quase generalizada da imprensa, que afirma que o nível técnico do BR-09 anda mais baixo que o vocabulário do Maradona?
    O campeonato está mesmo nivelado por baixo?
    Ou seria apenas a confirmação de que a grama do vizinho é sempre mais verde???

    Um forte abraço!

  • jair

    o mauro vc acha que o fla tem chance de ser ” campeao ou libertadores ” seja franco hoje ele tem time pra briga pelo titulo, mais precisa conta umas sortes pois tem outros time melhor, ou acustumasdo a ganha titulos como sao paulo, inter.

  • Arthur Soares

    Caro Mauro Beting,

    Sou flamenguista roxo e odeio quando os jornalistas paulistas não reconhecem bons momentos vividos pelos times de outros estados, principalmente os cariocas. Mas queria parabeniza-lo por seu trabalho, sempre leio aqui no seu blog a analise depois dos jogos, e você sim é um ótimo profissional e não é bairrista. E também queria te perguntar se você acha que o Flamengo pode ser campeão? No meu humilde ponto de vista o Flamengo vem jogando muito desde o jogo no Maracanã contra o Santo André que venceu por 3×0 e sem o Adriano em campo, e disseram que o Flamengo só bateu em cachorro morto, só que os últimos 3 jogos foram verdadeiras pedreiras, Vitória no Barradão, São Paulo e Palmeiras no Palestra, e fomos o primeiros a vence-los dentro de casa nesse BR-09 e os terceiros na temporada inteira. Acho que o Flamengo vai ser campeão por ter uma arrancada semelhante a de 2007 , só que o Flamengo arrancou mais da frente e por isso acredito no título, além do belíssimo futebol que vem jogando juntamente com um brilhante esquema do Andrade que equilibra defesa meio e ataque, deixando que o Pet flutue em campo e faça o que quer e ainda sendo ajudado por um ótimo Zé Roberto e com o Impera na frente para concluir tudo o que chega. Mas agora queria saber de você meu querido Mauro Beting, Mengão campeão brasileiro 2009?

    Um grande abraço!
    e Saudações Rubro-Negras a todos.

    ARTHUR, com esse nome, não dava para nào ser rubro-negro. Cara, Libertadores, hoje, dá para garantir. Título ainda é difícil. Mas parecia impossível. E estamos falando de Flamengo. E do melhor time das últimas rodadas. Dá para brigar, sim. Hoje, ainda acho que, pelos pontos acumulados, e pela tabela, o Palmeiras tem mais chances. Mas já teve muito mais.

  • Helena

    É Mauro, complicado!!!!
    Ficamos na expectativa achando que o Palmeiras, se pelo menos não vencesse, apresentasse um futebol melhor com a volta de alguns jogadores.
    Mas não adiantou. Faltou raça, vontade de ganhar.
    Aquela melhor defesa do campeonato desmoronou com a saída do Maurício Ramos e do Pierre. Eles são essenciais. Desde que o Pierre saiu, o Palmeiras vem sofrendo uns gols absurdos, que não sofria antes.
    Tomara que venha a reação já na quarta, pq do contrário, ao invés desse time ser lembrado por ter tirado o Palmeiras de uma fila de 15 anos, vai ser lembrado como o time que ficou 3 meses na liderança e na hora “h” broxou.

  • Claudio De Oliveira

    Mauro voce não acha que esta rolando uma grana preta pro Palmeiras perder esse jogo pra dar mais emoção?? Jamais passaria pela minha cabeça que o flamengo ganharia do Palmeiras no Palestra…Um time que ate a meses atras perdia ou empatava com times que ostentam a beira da tabela..Não acredito que o Palmeiras com quase todos os titulares saisse derrota em São Paulo..Será que não tão enchendo muita bola do flamengo Mauro??? Um time que lutava contra o descendo ainda lutar pela libertadores…Me ajuda aí Mauro Beting!!! Eu acho que esse time vai disputar a sulamericana..abraços..sou seu grande fã….abrços.

  • Victor Atilla

    Unico comentarista da Band que sabe de futebol !

  • Lucas

    Boa noite, Mauro.
    De nada pela critica, espero mesmo que, pelo menos uma parte, tenha sido construtiva.
    Respondendo a sua pergunta. Não, não quero um torcedor na rádio, quero um comentárista que veja os fatos friamente, como por exemplo a queda de rendimento de alguns jogadores do Palmeiras e de todos outros times que estão brigando pelo título. Afirmar que o Flamengo e o Cruzeiro estão crescendo e podem brigar é obvio, mas quando se fala mal de um time é sempre o Palmeiras. O São Paulo também perdeu e jogou até pior, na minha opinião, no sábado contra o Galo, o Inter depois de fez 2 x 1 no Flu apenas se defendeu e levou o empate, enfim são coisas que não se falam na imprensa.
    Só não entendi porque você pediria para eu sair do meu trabalho e deixar alguem trabalhar sério, pois como você mesmo disse, você não conhece o meu trabalho.

    LUCAS, como não cobro que as pessoas se demitam – nem treinadores -, não quero que alguém peça para sair de onde trabalho. Por isso achei profundamente infeliz de sua parte essa colocação para eu deixar a rádio.

  • marcus

    Maurão,

    estou cada vez mais convencido da minha loucura que proclamo desde que muricy conduziiu o São Paulo. Muricy é um engodo, um tecnico mediano que estava no lugar certo na hora certa. Pegou um time campeão do mundo e da libertadores e foi campeão por tres vezes do brasileiro jogando um futebol horrivel, previsivel, com ligação direta entre defesa e ataque, chuveirinhos, tudo o que um manual do boms enso futebolistico diria pra não fazer. mas foi campeão porque o elenco do são paulo era superior aos dos demais. E isso está se comprovando com Ricardo Gomes que com o mesmo elenco esta disputando o titulo e se não fosse a má campanha deixada pelo professor muricy estaria na liderança agora, provavelmente.

    pois bem, no palmeiras, muricy assumiu um time que sob a batuta do jorginho jogava bem e vencia. em poucas semanas conseguiu dar a marca inconfundivel do seu trabalho – ao menos tem sido assim desde o são paulo, pois no inter e são cateano não era assim: o jogo previsisvel, feio, chato de se ver,s em “meio campo”. Tomou alguns bailes, como contra o barueri, mas ainda vencia. agora a magia acabou, ao que parece. A sorte parece ter deixado o muricy e a mediocridade dele vem a tona.

    é um cara digno, honesto, sério? parece ser. mas aos olhos de quem vê sem ficar dando muita bola pra numeros e estatisticas, os times que el conduz, desde o são paulo, são mal armados e seguem formula absurda de jogar futebol, como times ingleses medianos, chutoes e bola parada.

    E se vierem com o argumento “incontestavel” do tricampeoanto, digo que o Antonio Lopes ganhou dois brasileiros e libertadores, titulo que ele não tem. e nem por isso Lopes é considerado genio, diferenciado e etc. Se pusermos um cachorro pra dirigir grmeio ou inter no gauchão ele terá 50-% de chances de ser campeão. Mal comparando, um bom ou mediano treinador que pegue o são paulo com o elenco e estrutura que o muricy pegou, teria que disputar o titulo com grandes chances de ganhar. como ricardo gomes esta fazendo e não fez no flamengo, flu…estrutura, elenco. isso é o principal.

    porque numeros não são infaliveis. ao menos no futebol.

    Muricy: o cara no lugar certo, na hora certa. vai acabar sendo tetra e mitificado. um mediano que deu certo.

    abraços Mauro!

  • alexandre

    boa noite mauro…

    sou palmeirense, estou muito feliz pela colocaçao do meu time no campeonato, mas, agora acho que minha opiniao vai deixar muita gente nervosa, ai vai: acho que meu palmeiras nunca vai ser campeao enquento dempender deu um jogador como o Diego Sousa…po Mauro o kara nao corre atras da bola ele perde a bola e quer que outras pessoas corram por ele….e ainda por cima vem cobra personalidade…muito obrigado pelo espaço concedido…O MAGO voultou rumo s Toquio 2010….

  • João Leocádio da Anunciação

    Mauro, admiro você como comentarista e respeito suas opiniões, apesar de não concordar, muitas vezes, com elas. Se cada pessoa tem visões diferentes de um mesmo lance, imagine então do jogo todo. Sou palmeirense e creio que sou realista. O Palmeiras não fez uma partida de todo ruim e não vi superioridade do Flamengo (no geral). Por mais absurdo que possa parecer, o resultado FOI questão de detalhe. O Palmeiras poderia ter virado o placar nos últimos 3 minutos (chances teve) e agora TODOS estariam tecendo loas ao Muricy e ao Palmeiras. Quando o time da CBF levou um verdadeiro vareio da França na Copa, o mundo veio abaixo, mas todos se esquecem que o timinho da CBF quase empatou no final do jogo. E não empatou por um detalhe, pequeno detalhe. Sorte, azar, acaso ou o famoso SE. O futebol não é ciência exata, haja visto o final da Copa do Brasil de 96, onde o Palmeiras MASSACROU a raposinha e… perdeu. Analisemos o campeonato e não uma partida. E façam previsões baseando nas oito rodadas que faltam para todos e nas sete que faltam para o Palmeiras, que, gostem ou não, AINDA SERÁ LÍDER, MESMO QUE PERCA PARA O SANTO ANDRÉ…
    See ‘ya…

  • diogo de goiania

    vejo vc como uns dos comentarista mais sobrio e menos tendencioso que os seus colegas, principalmente da band como neto que nao e comentarista e sim torcerdor o milton neves parece mais um animador de circo do um jornalista, mas para isso existe o controle remoto, falo isso por ti adimirar e nao ser influenciado por esses caras, o fla se ganhar do bota ai e sim candidato ao titulo, fala que o elenco do palmeiras e fraco e so lider pelas ajudas da arbitagem ne, que nao sou eu que vai lembrar, mas isso ningem fala, sou de goiania, desculpa pelo desbafo se fui injusto desculpa ai.

  • Gustavo Figueiredo

    Já venho dizendo em outros posts nobre Mauro, que o Flamengo vem quebrando plausibilidades. FATO, incontestável pelos poucos comentarístas/jornalistas/desportistas sérios desse imenso país de Corneteiros fanáticos e arrazoados.

    “1 – Flamengo
    2 – Inter
    3 – Atletico – mg
    4 – Palmeiras
    5 – Cruzeiro
    6 – São Paulo
    7 – Goias

    GREGÓRIO, hoje, concordo com esses quatro. mas não necessariamente nessa ordem”

    Caro Mauro, que ordem seria a sua? Aquela que leva em consideração as possíveis facilidades na tabela e a relativa distância em pontuação entre cada time, somados aos confrontos diretos etc?

    Se for SIM, pq sobrepor estes fundamentos ao grande momento que vive os dois melhores clubes do returno, principalmente um deles por vencer os dois mais cotados ao título em jogos consecutivos e um deles fora de casa contra o até então principal deles?

    Se não fosse por conhecer seu trabalho, arriscaria que era uma “zona de conforto” analítica.

    Abraços!

    GUSTAVO, hoje, sem convicção, e por um ponto, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Atlético Mineiro. Hoje. Amanhã, nao sei mais.

  • http://epodesigners.spaces.live.com Eduardo Passos

    Pobre flamenguistas, pobres cariocas…

    Há 20 anos atrás o Flamengo vivia um sonho como o Santos vivia há uns 40 anos atrás, evidentemente o futebol mudou muito de uns tempos pra cá, não há mais Zico quanto mais Pelé ou até mesmo Ademir da Guia para continuar com esse sonho nostálgico.

    Todos tiveram seu tempo e com os clubes não são diferentes, Entre Palmeiras e Flamengo vejo duas torcidas querendo conquistar o Penta esse ano, mas em relação ao Palmeiras o “cançaço psicológico” abateu o time graças ao longo calendário do Brasileirão.

    Já ao torcedor do Flamengo, só a pobreza, pois assim como o Flamengo “Alegria de pobre dura pouco”.

  • Maurício

    Meu caro ANDERSON,O MENGÃO É PENTA e o BRASIL inteiro,sabe disso,nunca leu a PLACAR?O teu time pegou só de 3 do MENGÃO,só golaços.Temos chances de sermos campeões ou de nos classificarmos para a LBERTADORES.O time que not existe,vai voltar de onde veio,ou seja pra elite dos rebaixados.

  • Maurício

    O teu time já tá rebaixado,Anderson,cuidado,agora tem a quarta divisão.

  • Gustavo Figueiredo

    “Pobre flamenguistas, pobres cariocas…”

    Eduardo, em que “rico paulista” o “pobre Flamengo” não bateu esse ano?

  • http://epodesigners.spaces.live.com Eduardo Passos

    Gustavo Figueredo.

    Resta o jogo do returno contra o Sport Clube Corinthians Paulista com Ronaldo.

    Você deve estar se referindo aos detalhes das partidas entre Flamengo VS Paulistas nesse BR-2009, isso é apenas um detalhe.

    Quero colocar em geral que o Flamengo foi um time que já teve seus tempos de glórias. Isso foi exatamente no final dos anos 70 para o início dos anos 80, lembra?

    Isso é passado… O último título que o Flamengo conquistou foi 1992, será que faz muito tempo?

    Em 1995 quando o Flamengo conquistou o centenário mostrou que era um time indisponível para buscar títulos, eu respeito o passado do Flamengo, mas hoje o futebol ficou mais paulista… Digo, profissional.

    Atualmente apenas o Campeonato Carioca é o limite para o rubro-negro, pois até diretoria mostra que não quer montar um elenco para competições mais expressivas.

    Se quiser fazer uma tréplica, responda-me se o Flamengo tem um elenco mais paulista… corrigindo: Profissional.

  • Gustavo Figueiredo

    Eduardo Passos,

    Entendo seu posicionamento, mas diante do cenário que passa a expor, questiono diversas construções, por exemplo, o Palmeiras possui o tal elenco e não vem ganhando títulos nacionais, o último faz quase tanto tempo quanto aquele conquistado por Junior em 1992.

    A hegemonia paulista se resume em 70% para o São Paulo, um pouco atrás no Corinthians, que na era dos pontos corridos também morreu.

    Você tem razão ao tempo que ficou para trás em relação a nacionais e não resuma o Flamengo a Campeonatos Cariocas, pois o time é o mais vitorioso da Copa do Brasil e inclusive tem dois títulos.

    Acho que seu clubismo/bairrismo o impede de admitir que o Flamengo tem reais condições de título esse ano, do contrário, acho que estaria deixando para trás times que, por não estarem vencendo suas competiçoes estaduais e torneios expressivos, seriam descartados, como o próprio Galo de Minas, que não tem um tido retrospecto de glórias atuais nem no Estadual, a supremacia é Cruzeirense, mas o Galo está aí apontando nas retas.

    As determinações sobre um Flamengo esquecido são ultrapassadas nos últimos anos, seu post seria excelente há 3 anos, mas de lá pra cá o Flamengo vem se aproximando cada vez mais desse título, a base se constrói desde 2006, e as inclusões estão caindo como uma luva, vide Maldonado e Alvaro e a consistência defensiva que o time ganhou.

    Entendo suas observações, mas os adjetivos hiperbólicos não combinam mais com a atual fase rubro-negra e se passarmos a falar sobre competições expressivas internacionais, o São Paulo Fashion Week não venceu nenhuma libertadores das edições em foi Tri-Brasileiro.

    É tudo uma questão de bom senso e razoabilidade Eduardo, reconhecer o Flamengo como uma crescente a nível de Brasileiros é uma realidade mais do que plausível.