Gana, nosso rival no Sub-20

por Mauro Beting em 15.out.2009 às 12:55h

DEFESA – Lembra de Brasil 3 x 0 Gana, em Dortmund, Copa-06? O Brasil fazendo a festa sobre uma linha de zaga muito alta, adiantada em campo. O treinador que estava no banco é o mesmo: Sellas Tetteh. O time Sub-20 é igualzinho. Bolas nas costas são facilmente tomadas. O jogo aéreo também não é bom. Ponto frágil da equipe que o Brasil pode explorar pelo chão e por cima.

ADJEI – 1 – Goleiro do Liberty. Discreto, não sai bem – e não sai muito da meta. Não comprometeu. Ainda.

INKOOM – 2 – Lateral que apoia com qualidade e força, tem bom cruzamento. Mas deixa espaços nas costas. Atua no Basel suíço. E já atuou três vezes pela seleção principal.

MENSAH – 4 – Zagueiro do Panathinaikos grego, tem 1m88, e ótima recuperação. Estava suspenso na semifinal. Apesar do tamanho, não dá aquela segurança no jogo aéreo.

DANIEL ADDO – 5 – Zagueiro esquerdo do Faisal, é outro com não muitos recursos, embora possa atuar de volante. É forte fisicamente, mas não dá suporte devido aos avanços do lateral-esquerdo.

ADDY – 6 – Apoia bem, tem boa técnica, chutabem, é abusado, mas marca muito mal. Émais um ala que um lateral. Também atua na meia. Pior que Inkoom na marcação. Brasil pode crescer com Douglas avançando pelo setor, ou com Giuliano ou Alex Teixeira zanzando e zurzindo por ali. Ele joga pelo Randers dinamarquês. E já atuou duas vezes pela seleção principal de Gana. Foi o melhor jogador jovem de Gana em 2008.

MEIO-CAMPO –Todos marcam e/ou cercam. Todos sabem muito bem o que fazer com a bola. Não apenas pela qualidade técnica, também pela força física. É time veloz, resistente e forte. Sabe trocar bolas e ditar o ritmo de jogo. Usualmente são quatro jogadores dentro do 4-4-2 básico, mas com liberdade para Ayew se aproximar por dentro da dupla de ataque, e Qansah abrir o jogo pela direito.

RABIU-13 – Boa técnica, o volante da Sampdoria sabe combater e organizar o time e espanta a mobilidade para 1m92. Elegante, tem bom passe, mas, por vezes, conduz demais a bola. Atua mais à esquerda no meio-campo.

BADU-8 – Marca e também joga o meio-campista do Asante Kotoko. Começou e pode ser aproveitado como atacante, aproveitando a vontade de querer fazer graça em horas impróprias.

QUANSAH – 7 – Meia aberto pela direita, um winger de velocidade e de boa capacidade de contenção. Também joga pelo outro lado. Incansável, é o homem tático da equipe africana. Provável encarregado de marcar o lateral Diogo.

AYEW – 10 – Filho de Abedi Pelé, três vezes melhor jogador da África na primeira metade dos anos 90, um dos 125 da lista da Fifa de Pelé (não o Abedi) de melhores de todos os tempos, o meia-atacante honra o pai. Forte, veloz, hábil, canhoto abusado. Sabe armar e finalizar. Parece mais velho do que é. Mas não é gatunagem, nem gatagem, nem ganagem. Muito menos sacanagem. Ele nasceu em Lille, em 1989, quando o pai atuava pelo time francês. Qualquer pesquisa furreca na internet comprova a idade de Ayew. Bom de bola, assume a bronca.

ATAQUE – Melhor ponto do melhor desempenho ofensivo do Mundial, tem o artilheiro da competição (oito gols de Adiyah em seis jogos) e uma equipe voltada ao gol. Quase todos sabem finalizar e aproveitam o ótimo entrosamento para fazer a diferença. Time mais coordenado e entrosado que o brasileiro. Até nas celebrações.

ADIYIAH – 20 – Artilheiro do Fredrikstad norueguês, está a 3 gols do recordista em Mundiais Sub-20 (Saviola, 11 gols em 2001). Abusado, apenas 1m72, tem boa técnica, muita velocidade, e impressionante frieza dentro da área. Sabe driblar e cai bem pelos lados. Lembra o estilo de Vagner Love. Ótimo jogador.

OSEI – 18 – Empresado ao Maccabi Haifa israelense pelo Twente holandês, desde 2007 está na equipe principal de Gana. Fez um ótimo Mundial Sub-17 em 2007, quando chegou até as semifinais. Rápido e hábil, diz que gostaria de ter o cabeceio de Kluivert (não tem), a velocidade e controle de bola de Eto’o (idem), e a habilidade para finalizar de Henry (ainda não chegou lá). Mas ao menos tem ótimo gosto.

PALPITE – Jogo para prorrogação. Equipes estarão cansadas. E, nisso, eles saem um pouco à frente. Tem ótima coordenação e entrosamento. São mais fortes fisicamente. Estão jogando melhor que o Brasil.

Tags:

  • Ricardo Pradas

    Fora o fato de serem homens feitos inscritos como menores de 20 anos… Ou isso não acontece mais???

    RICARDO, a esse respeito, escrevo amanhã, no LANCE!

  • Marcio Wilson

    Gente !!!! Imaginam uma Copa sem Argentina!!!!, do que falaria a imprensa Brasileira?, do que falariam os Jornais??, do que falariam os nossos Jornalistas????, do que falariam os comerciais de televisão?????, do que falaria o imbecil de Galvão Bueno?????????…. O que faria, esse esgoto jornalista chamado a GLOBO, voltado a promover o ódio com os nossos vizinhos. Ou muito pior do que isso gente!!!…o que faria PELE quem a única promoção que tem é quando fala mau de Argentina.

    Se Argentina não fosse para a Copa, nos os Brasileiros, não teríamos argumentos para nos sentir superiores, um grande pais !!!…….o melhor do mundo!!!!! …..ou algum idiota esta pensando que um grande pais é aquele que não tem crianças morrendo de fome.

  • http://www.olheiros.net Maurício Vargas

    Lembrando pra quem estará longe da TV que pode acompanhar a transmissão em tempo real no Olheiros (www.olheiros.net) !!

  • michel

    É isso mesmo!

    O ilustre deputado Beto Albuquerque (PSB/RS) quer usar o meu e o teu dinheiro pra reformar 3 estádios brasileiros: Morumbi, Arena da Baixada e Beira-Rio. Só esses três.

    No Projeto de Lei 5.310 ele propõe que os clubes que liberarem seus estádios particulares para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, podem compensar o que gastarem remendando os mesmos quitando débitos de impostos que deveriam ter pago.

    No caso dos coirmãos, há uma dívida de R$109 milhões que sumiria do mapa. Parece piada, mas não é. Mal comparando, é como se tu resolvesse reformar a tua casa e, em função disso, não precisasse pagar impostos até igualar as contas da despesa feita com o imposto devido. O teu único ônus seria emprestar uma ou duas vezes a sala pra um jantar.

    E o que podemos fazer?

    Entrar no endereço da Câmara dos Deputados indicado abaixo ou clique nesse [link].

    http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado

    Uma vez na página, siga os seguintes passos:

    Na primeira caixa, marque “Reclamar”;
    Na segunda, em “Nome do Deputado”, escolha o que você votou ou vá até o final da lista e selecione “TODOS”;
    Na caixa “Remetente”, preencha com seus dados pessoais;
    Em “Seu comentário”, proteste contra a iniciativa
    A íntegra da proposta está nesse arquivo .doc [link
    sim sou gremista mas isto nao existe!!!! entao vamos usar dinheiro publico para reformar todos os estadios nao 1 ou 2 particular!!! que isso ja comoçou a robalheira imagina quando começar as obras pra rio 2016 que festa eihn mauro esse deputados vao fazer!!!! absurdo !!! oq voçe acha disso????????

    MAURO ? ME DIZ OA VOÇE ACHA DESSE ASSUNTO??? PRA MIM ISSO EH UM ABSURDO INVESTI DINHERO PUBLICO EM ESTADIO PARTICULAR?!!!! TU NAO ACHAS???? ABRAÇOS AI !!!!

  • Pollyana Barreto te amo

    Vai dar Brasil concerteza nada d prorrogação os meninos do Brasil vão ganhar daqueles “gatos” de Gana.