BOTA-TEIMA – Rodada 28

por Mauro Beting em 09.out.2009 às 18:21h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de “erros” e “acertos” de lances interpretados por mim – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados” por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Parabéns, árbitros. Se há como contestar algumas marcações de Vitória 3 x 3 Flamengo, alguns lances discutíveis de pênaltis de São Paulo 2 x 2 Coritiba, de um modo geral, a arbitragem foi bem. Anulando corretamente lances de gol, e acertando os principais lances capitais.

Cruzeiro 3 x 0 Goiás

Cruzeiro prejudicado; Goiás ajudado – Assistente 2 José Antonio Franco Filho (RS) e Leandro Vuaden (RS) marcam erradamente impedimento de Thiago Ribeiro, aos 39. Ele partia em direção ao gol. Estava 0 x 0.

Goiás prejudicado; Cruzeiro ajudado – Assistente 1 Paulo Ricardo Conceição (RS) e Leandro Vuaden (RS) validam gol irregular do impedido Leandro Lima. Estava 0 x 0.

SALDO TOTAL – RODADA 28

PREJUDICADOS

12 pontos a menos – Botafogo

7 pontos a menos – Internacional

4 pontos a menos – Barueri

2 pontos a menos – Sport, Santo André, Barueri

1 ponto a menos – Flamengo, Grêmio

BENEFICIADOS

5 pontos a mais – Santos

3 pontos a mais – Goiás, Vitória

2 pontos a mais – Atlético Mineiro, Coritiba

1 ponto a mais – Náutico, Avaí, Palmeiras, Cruzeiro

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Botafogo prejudicado 12 vezes; ajudado 4 vezes

Cruzeiro prejudicado 13 vezes; ajudado 9 vezes

Palmeiras prejudicado 11 vezes; ajudado 9 vezes

Flamengo prejudicado 9 vezes; ajudado 7 vezes

Internacional prejudicado 7 vezes; ajudado 5 vezes

Atlético Paranaense prejudicado 5 vezes; ajudado 3 vezes

Barueri prejudicado 4 vezes; prejudicado 3 vezes

Sport prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Fluminense prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

BENEFICIADOS –

São Paulo ajudado 11 vezes; prejudicado 8 vezes

Vitória ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Grêmio ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Santos ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Avaí ajudado 4 vezes; prejudicado 1 vez

Corinthians ajudado 9 vezes; prejudicado 7 vezes

Santo André ajudado 4 vezes; prejudicado 3 vezes

Coritiba ajudado 3 vezes; prejudicado 1 vez

Goiás ajudado 6 vezes; ajudado 5 vezes

Náutico ajudado 5 vezes; prejudicado 4 vezes

SALDO ZERADO –

Atlético Mineiro prejudicado 3 vezes; ajudado 3 vezes

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 61 X 48 VISITANTE

Tags:

  • Rogério

    Mauro,

    Na sua lista do bota-teima tá faltando nosso adversário direto, o tricolor do Morumbi.

  • Caio

    Muito bom essa sua coluna, Mauro. Pra todo mundo ver como o Botafogo é garfado e ninguém reclama só porque perde.

  • Bruno Andrade

    Faltou você colocar a classificação sem os erros.
    Sou Botafogo e odeio os árbitros!!

  • Paulo Considera

    Sem os erros o Internacional seria líder, 1 ponto na frente do Palmeiras.

    Os times de São Paulo continuam sendo ajudados pela arbitragem.

    Isso deve acabar em 2011, quando a Globo fazer valer sua força e voltarmos a ter o Brasileirão no mata-mata.

  • João

    Beting, nos erros contra o Bota vc contou o jogo contra o Santo André no primeiro turno? Penalti claríssimo no Túlio Souza, e o juiz mandou seguir. Placar foi 1 x 1.

  • Leandro

    SÃO PAULO FORA DA COPA-2014:

    ——————————————————–

    PAINEL FC

    Palavra.

    Em encontro recente, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou ao presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, que, se o Morumbi não for o estádio paulista na Copa de 2014, nenhum outro será.

    (Da FOLHA DE SÃO PAULO)

    ——————————————————–

    Mas o que é isso??

    O prefeito Kassab resolveu assumir de vez:

    É prefeito dO São Paulo, e não dE São Paulo!

    É um escândalo.

    A maior e mais importante brasileira corre o risco de ficar de fora da Copa do Mundo de 2014. Ou, na melhor das hipóteses, de figurar como sede secundária do evento. Tudo por causa da absurda e facciosa insistência com a candidatura Morumbi.

    Enquanto a estapafúrdia opção pelo Morumbi parecia, “apenas”, devida a estreiteza de visão e incompetência administrativa, a questão ainda era compreensível. Por mais evidente que seja a incontornável falta de condições de o Morumbi se adequar aos parâmetros da FIFA, devido a seus defeitos estruturais.

    Mas agora está claro que a questão é muito mais grave. A prefeitura vestiu a camisa do SPFC, e defende a máxima “Copa-2014: Morumbi ou nada!”. Uma máxima que é um pleonasmo, em relação ao objetivo do São Paulo: IMPEDIR A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESTÁDIO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Os são-paulinos acham-se incapazes de manter o seu estádio sem o monopólio dos clássicos, das decisões e dos grandes shows na cidade de São Paulo. Consideram a sua própria torcida, tradicionalmente fria e distante (a não ser nos jogos decisivos), insuficiente para viabilizar, sozinha, a manutenção do Morumbi.

    Os interesse dO São Paulo são contrários ao interesse dE São Paulo, que seriam os de construir uma nova e moderna arena (que, certamente, não viraria um elefante branco, pois a cidade carece de um novo estádio moderno e de grandes dimensões; até porque o clube de maior torcida da cidade, o Corinthians, não encontra um estádio à sua altura para mandar suas partidas), ter um papel de destaque na Copa-2014, e corresponder às expectativas que o Brasil e o mundo têm em relação à maior e mais importante cidade de um país que, cada vez mais, reafirma a sua condição de potência emergente.

    Quando a prefeitura dE São Paulo se comporta como se fosse a prefeitura dO São Paulo, não há mais sentido em falar em falta de visão administrativa. O caso se configura como afronta ao Princípio Da Impessoalidade Administrativa. E, como tal, deve ser tratado pelas autoridades competentes. Quanto aos órgãos de imprensa, tanto difusores quanto condicionadores da opinião pública, é de se esperar que se comportem, em relação ao caso, com a devida isenção que também se esperava da administração municipal paulistana (ou seria são-paulina?).

  • Rodrigo

    Mauro, é verdade que a Rede Globo está pressionando para a volta do sistema de mata-mata no brasileirão? Isso é uma vergonha descarada e a maior amostra de solidariedade com as incompetentes diretorias de clubes cariocas, que ao invéz de se organizarem, criticam o sistema que justamente premia os mais organizados. Todos esses erros de arbitragem que acontecem e que beneficiam um ou outro, se acontecessem no mata-mata, prejudicaria todo a campanha de um clube(ex. do Santos em 1995, que foi simplesmente pilhado pelo Marcio Resende de Freitas, que acabou presenteando o Botafogo, aquele do Sveiter, com o título). Além do mais, quem deve definir as regras é a CBF. Record já!!!!!

  • http://arthur.reflexoes.mortais.zip.net/index.html Arthur

    Que analise inócua e tendenciosa. Estes numeros são obscuros e escondem a verdade escancarada na cara dos hipócritas: O Palmeiras com seu time ridículo tem sido beneficiado pela arbitragem com uma freqüência assustadora!! E a imprensa quando não está calada diante de tal fato escandaloso está manipulando os fatos!

    É Mauro pelo visto o senhor não puxou ao seu pai!!!

    ARTHUR, se eu soubesse quem é o seu pai, diria que ele deve estar preocupado com o filho que não se dá ao trabalho de ao menos ler as minhas interpretações e já sai chutando tudo e tudos.
    Se a análise é “inócua”, por que vc perdeu seu tempo com ela?
    Números “obscuros”? O que é isso?
    “Manipular” o quê?
    Não derrubei o World Trade Center e não matei JFK.
    Tendencioso, aqui, só o autor do comentário que respondo com prazer e dever de ofício. Mesmo sendo tão desrespeitoso, irado e pouco equilibrado.
    Você é inteligente, Arthur, já deu para sacar. Pode e deve ser contudente, porque tem estilo e sabedoria para tanto. Só não precisa ser tão virulento e gratuito. Só não precisa achar em cada canto um conspirador.

  • Claudio

    o mais ajudado, como sempre, é o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE (GASPARZINHO).

  • Pablo Peres

    Esse números são a constatação de que,num campeonato de pontos corridos os erros vão sendo esquecidos rodada a rodada, fazendo com que os mais ajudados se mantenham benefiados dia após dia.No velho sistema de mata-mata era muito mais complicado para os árbitros favorecerem os times mais beneficiados em jogos decisivos, por estar “mais na cara” o erro que pudessem cometer, ou melhor, o beneficío que viessem a proporcionar a determinados times.São Paulo, Flamengo, Corinthians e Cruzeiro sempre foram os queridinhos dos árbitros.Pega a história do Brasileirão e comprovem.Com a volta do mata-mata os times se nivelam “por baixo”, basta ver o bom desempenho dos cariocas na Copa do Brasil nos últimos anos.

  • Luis Jorge Araujo Junior

    Novamente só pra lembrar, TODOS os cariocas entre os que foram prejudicados mais que beneficiados, e todos grandes paulistas mais beneficiados que prejudicados; FIQUEM DE OLHO

  • http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html Abascal

    homeowners insurance [url=”http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html”]homeowners insurance[/url] http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html 250198

  • http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html Abaly

    cheap life insurance [url=”http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html”]life quotes[/url] http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html 60339