BOTA-TEIMA – Rodada 25

por Mauro Beting em 25.set.2009 às 18:23h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados” por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Santo André 1 x 1 São Paulo

Santo André prejudicado; São Paulo ajudado – Flávio Guerra (SP) não marcou pênalti de Miranda em Fernando, a 1 min. O zagueiro tricolor atinge primeiro a bola no carrinho, com o pé esquerdo; mas o pé direito em seguida atinge o volante andreense com a bola ainda em jogo, fazendo uma alavanca. Lance discutível. Estava 0 x 0.

Santos 0 x 0 Botafogo

Botafogo prejudicado; Santos ajudado – Leonardo Gaciba (RS) não marca pênalti de Fabão em André Lima, no primeiro tempo.

Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras

Cruzeiro prejudicado; Palmeiras ajudado – Evandro Roman (PR) não marca pênalti de Jumar em Fabrício, aos 16min. Estava 1 x 1.

Cruzeiro prejudicado? Palmeiras ajudado? – Evandro Roman (PR) não marca pênalti discutível de Wendel em Kléber, aos 6min. Eu não marcaria a tentativa de agarrar do lateral palmeirense. Para mim, Kléber se atira antes do discutível puxão. Estava 0 x 0.

Cruzeiro prejudicado? Palmeiras ajudado – Evandro Roman (PR) não marca pênalti discutível, aos 47min do segundo tempo, de Figueroa em Diego Renan. Eu também não marcaria. Os dois laterais se empurram no lance. O palmeirense, mais forte. Estava 2 x 1 Palmeiras.

(Não marcaria outros pênaltis discutíveis: aos 46min, bola no braço esquerdo de Armero; aos 8min do segundo tempo, falta fora da área que acabou expulsando o lateral colombiano; aos 15min, também não marcaria outro lance discutível na área paulista: Marcão deixa o pé atrapalhando a saída de Guerrón, que se atira na área. A falta poderia ser marcada. Como, antes, o equatoriano empurra o palmeirense. Como eu também não marcaria outras faltas discutíveis, deixaria o lance seguir)

SALDO TOTAL – RODADA 25

PREJUDICADOS

12 pontos a menos – Botafogo

7 pontos a menos – Internacional

3 pontos a menos – Barueri

2 pontos a menos – Fluminense, Sport, Santo André, Barueri

1 ponto a menos – Flamengo, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro

BENEFICIADOS

5 pontos a mais – Santos

3 pontos a mais – Goiás, Vitória

2 pontos a mais – Atlético Mineiro, Coritiba, Corinthians

1 ponto a mais – Náutico, Avaí, Palmeiras

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Botafogo prejudicado 12 vezes; ajudado 4 vezes

Cruzeiro prejudicado 12 vezes; ajudado 7 vezes

Palmeiras prejudicado 11 vezes; ajudado 9 vezes

Flamengo prejudicado 9 vezes; ajudado 7 vezes

Internacional prejudicado 7 vezes; ajudado 5 vezes

Atlético Paranaense prejudicado 5 vezes; ajudado 3 vezes

Sport prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Fluminense prejudicado 2 vezes

BENEFICIADOS –

Corinthians ajudado 9 vezes; prejudicado 5 vezes

Vitória ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Grêmio ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Santos ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Avaí ajudado 4 vezes; prejudicado 1 vez

Santo André ajudado 4 vezes; prejudicado 3 vezes

Coritiba ajudado 3 vezes; prejudicado 1 vez

São Paulo ajudado 9 vezes; prejudicado 8 vezes

Goiás ajudado 5 vezes; ajudado 4 vezes

Náutico ajudado 5 vezes; prejudicado 4 vezes

SALDO ZERADO –

Atlético Mineiro prejudicado 3 vezes; ajudado 3 vezes

Barueri ajudado 3 vezes; prejudicado 3 vezes

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 57 X 46 VISITANTE

Tags:

  • Junio Rodrigues

    Oh Palmeirense? Cruzeiro 1 ponto a menos? O Cruzeiro perdeu três pontos pela arbitragem nesse jogo porque o futebol foi muito melhor do que o do Palmeiras. Coerência na hora de falar do próprio time é muito importante pra um jornalista esportivo.

    JUNIO, oh cruzeirense: para mim, foi um pênalti não marcado. pelo critério do blag, sempre discutível, pênalti = gol. logo, “2 a 2”. o Cruzeiro teria ganho um ponto a mais. portanto, “perdeu um ponto”.
    pode não ser justo. mas é coerente.

  • Paulo

    Sou torcedor de um grande time de São Paulo. Apaixonado como todos os outros, mas sempre fui humilde em admitir quando os chamados erros de arbitragem beneficiam meu time. Não acho nada humilhante admitir que a equipe que tanto gosto em muitas oportunidades foi favorecida pela arbitragem. É a realidade que setores da imprensa brasileira não gostam de admitir porque sempre tem de promover o espetáculo. No Brasil e no mundo o futebol tem sido mais um negócio do que um esporte. É que os mais doentes e apaixonados torcedores geralmente não se apercebem disso. Aqui em São Paulo, acredito que exista mesmo a máfia do apito do Coronel Marinho. Lugar de coronel é no exército, em forças policiais ou no cangaço. E ela tem repercussões no trabalho do Sérgio Correia. Quem tem dinheiro sempre corrompe… E quem não tem é corrompido… Pela ordem de favorecimentos em São Paulo estão São Paulo FC, Corinthians, Palmeiras, Santos e Portuguesa… Ah, coitada da Portuguesinha que já foi “roubada” por todo mundo… Desculpe Mauro… É feio dizer que o pobre mortal fez uma coisa tão feia…

  • Christiano Candian

    Mauro, sugiro que publique o ranking na ordem dos ajudados e depois um outro na ordem dos mais prejudicados. Coincidência ou não, os três times mais ajudados são Palmeiras, Corinthians e São Paulo, 9 vezes cada. E os mais prejudicados, Botafogo e Cruzeiro, 12 cada. Enquanto isso, o presidente da CONAF despacha da FPF…

    Não concordo quando você diz que o campeonato não possa ser decidido por estes erros. Os erros acontecem ao longo da competição inteira e no fim ficam mais ou menos no meio, mas o momento psicológico das equipes naquele instante do campeonato pode sim mudar, e isso tem inegáveis consequências no resto do campeonato. Antes do jogo de quarta, por exemplo, o Cruzeiro ensaiava uma reação no campeonato, enquanto que o Palmeiras ainda seguia pressionado por seus rivais. Depois dos erros crassos da arbitragem, o Palmeiras saiu cheio de moral e o Cruzeiro praticamente jogou a toalha. Em suma: consequências para o resto do camponeato por causa de erros em um único jogo…

  • Danilo

    Oh Palmeirense? Cruzeiro 1 ponto a menos? O Cruzeiro perdeu três pontos pela arbitragem nesse jogo porque o futebol foi muito melhor do que o do Palmeiras. Coerência na hora de falar do próprio time é muito importante pra um jornalista esportivo.[2]

    DANILO, seja original, ao menos. quem disse por aqui que o Cruzeiro jogou menos que o Palmeiras? seja coerente com a sua torcida e a matemática, ao menos.

  • http://epodesigners.spaces.live.com Eduardo Passos

    Caro, Mauro Betting.

    Por que “sempre” o senhor posta que o Corinthians é o clube mais beneficiado no Bota-teima?

    Já é a segunda vez que vejo isso aqui… Se a arbitragem brasileira é lastimável o que é que o clube tem haver…

    A imprensa nacional prefere desenterrar aquele incidente no jogo “Corinthians VS Inter-RS” no Brasileirão de 2005 do que o “Spray de Pimenta” no vestiário do São Paulo na semifinal do Paulistão de 2008.

    Isso aí, aposto que vocês não se lembram, né…

    EDUARDO, pq a adição também faz parte da matemática. é uma soma de situações…

  • Rafael

    Quer dizer que vc considerou o jogo Palmeiras x Cruzeiro 2 a 2? Oh Palmeirense…galera, pode ter certeza, o Palmeiras tem, pelo menos, 5 pontos ganhos irregularmente aí, e não 1, como diz o Mauro. A cada 3 erros a favor do Palmeiras, ele considera um. Não é a toa que o Palmeiras é um dos times mais violentos e faltosos do campeonato.

  • Rafael

    Engraçado que o lance do SPFC, nem houve dúvida. Penalti claríssimo! Mas os penaltis do Palmeiras…cheios de dúvidas! Palmeiras é um dos times mais beneficiados do campeonato…não dá pra acreditar em vc Mauro…tá “errando” mais do que o Roman! hehehe!

    RAFAEL, triste é vc dizer que eu escrevi pênalti claríssimo. releia, por favor. vc errou mais que todos.

  • matheus – curitiba

    Mauro, na boas,VOCE SO PODE ESTAR DE SACANAGEM, me desculpe as palavras mas é isso

    ”Coritiba ajudado 3 vezes; prejudicado 1 vez”

    AJUDADO 3 VEZES QUANDO?????Por favor me diga
    Contra o Botafogo a gente foi operado em casa, com um penalti mais claro de todos nao marcado, contra o Sport, mais um penalti claro nao marcado, o zagueiro simplesmene dá um abraço no atacante que nem se mexer conseguiu, contra o palmeiras na ida o keirrison fez gol impedido no fim do jogo

    ai voce vem falar 3 VEZES?3x ajudado, quando?????contra o palmeiras no fim do jogo aqui??mas contrao cruzeiro marcaram um igual contra nós, e vi vários jornalistas dizendo que era penalti e que osj ogadores tinham que parar com aquilo
    ah por favor, falar que o palmeiras só 1 ponto ajudado?Contra o Coritiba ida, Vitória Ida,Cruzeiro Ida, Flamengo Ida, Cruzeiro volta, todas as partidas foi ajudado de forma ridicula e voce me fala em um

    MATHEUS, também na boa, amigo, ainda faltou um pênalti mal marcado a favor do Barueri contra o Coxa. para mim não foi pênalti. apenas isso. os demais lances por você citados, contra o Botafogo, não achei pênalti no Marcos Aurélio. Contra o Sport, honestamente, não sei qual seria o lance.

  • matheus – curitiba

    E outra, como que nao marcaria o penalti do armero?agora tem que ficar vendo se o jogador teve intenção ou nao?pelo amor que futebol é esse então?a bola ia pra area, a mão do armero interceptou e mudou a trajétoria, logo falta, dentro da area, penalti
    ah nao ser que agora o juiz só vá ver se o jogador teve ou não intenção, então quando for marcar falta pergunta pra quem fez se ele quis ou não fazer aquilo , se não, o jogo continua, se sim é marcada…
    Esse papo de intenção é uma palhaçada que só

    MATHEUS, eu até me estenderia um pouco mais na discussão, mas visto que vc nunca leu a regra do jogo, fica mais difícil dialogar.

  • Gérson

    Olá, Mauro.

    No lance da expulsão do Armero, o carrinho que ele dá acerta no pé do jogador que está em cima da linha da área. Seria pênalti. Reveja o vídeo, tem uma câmera da Band que mostra bem.

    Abraços.

  • Paula

    Lances como o de MIranda sempre me deixaram na dúvida. Mas sempre ouvi falar que “pegou primeiro na bola”. E geralmente carrinho não tem como não atingir o jogador adversário (a não ser que o cara pule).
    Então acho bom vc manter essa ideia ai que vc teve de que ele atinge depois, com bola em jogo, se não o “bixo vai pegar”! :)

    Não vou mentir que esse argumento ficou meio capenga…mas enfim.

  • Paula

    O lance no final do jogo em Diego Renan não foi penalti?? Ah o se o Diego Renan fosse o Valdivia…..

    PAULA, se fosse o Valdivia, seria ainda “menos” pênalti. Ele é dos que mais se atiram na área.

  • Paula

    Complementando: eu preferiria que o juiz desse aquele gol para o SAnto Andre. Garanto que o SAo Paulo ganharia o jogo…

    Conclusão: nem sempre um penalti marcado (principalmente no inicio do jogo) é prejuízo para o infrator 😛

  • Sérgio

    Ô seu MÁRIO BETTI! Vi muita gente da imprensa dizer isso aqui sobre o lance do Figueroa: “Os dois laterais se empurram no lance. O palmeirense, mais forte.”
    Você era minha última esperança de enxergar o fato por inteiro.
    Não acredito que só eu vi a falta que o Figueroa comete POR BAIXO… Com a perna travando as pernas do cruzeirense.
    Acho que enquanto os 2 estão se agarrando por cima, tudo bem! Tanto que o cruzeirense nem tentou se jogar. Mas quando há o choque com a perna, ele cai. Não se joga, CAI!

  • Rafael

    Claro que pra vc, o penalti foi claríssimo do SPFC. Porque não colocou as interrogações? Só no final colocou “lance discutível”, mas não deixou de contar o “benefício” ao SPFC. Já ao Palmeiras, lances cheio de “interrogações”. Sempre há dúvidas nos lances do Palmeiras. Foi tudo tão óbvio que o juiz foi suspenso. Nem há o que discutir. Pra um juiz ser suspenso por erro de arbitragem, tem que ter errado muito, já que essa comissão de arbitragem é uma porcaria. O Roman errou muito! Mas parece que vc acha que ele não errou tanto assim. Claro, é pro Palmeiras. Se fosse outro time, nem dúvidas teria. É óbvio que o Bota-Teima está viesado a favor do Palmeiras. Depois reclamam do Roman. E vc além de está acobertando, está “errando” (ou acertando pro Palmeiras) mais do que o Roman!

    RAFAEL, não perca o nosso tempo.

  • Luiz Antonio

    Mauro, você respondeu a um comentário, dizendo que, “os clubes paulistas tem sido mais ajudados pela arbitragem, é o que normalmente acontece com, os times mais fortes, normalmente, com mais dinheiro, e com mais time”. Faltou você dizer tambem imprensa mais forte, vocês de São Paulo passaram uns 10 dias relembrando A FALHA do Roman em um jogo do Palmeiras contra o Goias, e poucos foram honestos o suficiente parece sequer lembrar que o Roman teve uma atuação desastrosa contra os mineiros num jogo do Cruzeiro contra o São Paulo tendo sido inclusive suspenso por 30 dias(não cumpridos) e voltou justamente noutro jogo do Cruzeiro, contra o Grêmio noutra atuação lamentável, expulsando 2 jogadores do Cruzeiro. Vocês fizeram uma pressão incrivel em cima do arbitro por ter errado num lance contra o Palmeiras, o sujeito é fraco, já entra pressionado a não marcar nada contra o time, prova disso foi o desespero do Roman ao dar um cartão amarelo para o Armero, para compensar a não marcação de penalti sobre o Jonathan, e verificar que era o 2º cartão do palmeirense.

  • Claudia

    Belo post!!!!! Concordo com vc!!!!
    Beijos

  • valdir teodoro

    Se você acha que sé foi um penalti, contra o Palmeiras porque conta com os outros, na somatoria o apito é sempre contra nóis, e o campeão do apito mudou de alguns anos para cá, antes Corinthians e agora São Paulo, e porque o jornal Lance nunca fala noticias negativas ao São Paulo, não se pode falar do cliente?

  • http://epodesigners.spaces.live.com Eduardo Passos

    Em relação ao jogo desta última quarta-feira entre “Palmeiras VS Cruzeiro”, não adianta ficar falando da arbitragem já que o juíz foi punido.

    O Time cruzeirense perdeu muitos gols, passar a mão da cabeça de Kleber e companhia é até falta de razão.

  • Fábio Chamusca

    Vou fazer como os tribunais americanos, que compara e usa casos passados pra obter decisão em processos atuais. (Eles fazem assim, não é? Pelo menos nos filmes eles mostram isso. (risos) Tu é formado em direito, certo? Tu pode até me esclarecer nesse ponto. Porque comentarista de futebol (a maioria deles) nada mais é que um jornalista que assiste um jogo e dá sua opinião. (risos) E opinião todo mundo tem. Ainda que não seja jornalista.)
    Vou procurar os bota-teimas anteriores e checar quais foram os erros que prejudicaram o time que tu torce. Porque na tua contagem aí o Palmeiras está entre os prejudicados (piada, né?) com um placar de 11×9. Se tu só aceitou um penalty dos SEIS que aconteceram no Mineirão, posso dizer, sem nem olhar os outros lances dos outros jogos, que essa contagem aí estaria 14×11 e teu time entre os favorecidos.
    E outro aspecto importante é observar o comportamento do árbitro na partida. Por exemplo; no jogo entre o Corinthians e o Botafogo, o juizão errou pra todo lado. O que mostra que ele é fraco, e não é o caso de acusar de má intenção. Mas o Roman no jogo do Mineirão só soprava o que “podia”. Tu me entende, né?
    E pra tu não dizer que estou de corintianice, o meu critério pra julgar o Roman serve pro árbitro do jogo entre Inter e Timão, onde o alvinegro venceu com gols irregulares (impedimento nos dois).
    E só pra finalizar, tu ainda não parou com calma e tals pra lembrar em que momento da HISTÓRIA do futebol MUNDIAL houve uma partida em que o árbitro deixasse de apitar SEIS lances de penalidade máxima? (Só tu e os outros palmeirenses roxos do universo que não enxergam as faltas, Maurão…)(risos)

  • Fábio Chamusca

    E sobre o comentário do Matheus, não entendo a tua ironia na resposta. Vou procurar a regra mais uma vez pra ler, porque até onde eu sei, não se marca penalty quando o braço está colado ao corpo. No lance do Armero o cara meteu o braço pra cortar o cruzamento.
    E se a regra der brecha pra esse papo de “interpretação” da intenção, a ironia cabe a um comentário dirigido a FIFA, que deveria escalar a Mãe Dináh, o Charles Xavier, a Jean Grey e outros mutantes que leiam pensamentos… (Não. A Mãe Dináh não é mutante. Ela é só charlatona mesmo, que nem o Roman foi no Mineirão. Hahahaha)

  • Cláudio Roberto

    Olá Mauro! Acompanho o seu programa na Bandsports (Propaganda Futebol Clube), nunca tinha visto seu blog, mas navegando na internet, verifiquei que existia esta lista com os maiores eros de arbitragem, achei muito interessante, assim vemos que existem erros para todos os lados, com mais frequências para uns e menos para outros!!!
    Não vi aqui erros da rodada 23, no jogo em que o Obina não sofre o pênalti convertido pelo Vágner Love!!! Foram 3 pontos para o Palmeiras, onde na verdade, deveriam ser apenas 1!
    Sobre o jogo polêmico de hoje do São Paulo x Corinthians, o Dentinho poderia ser autorizado pelo juiz a entrar com a bola rolando e se aproveitado do lance naquele momento do gol do Corinthians? Acho que o árbitro não viu que o Richarlyson estava se direcionando para o lado direito para fazer a inversão de bola! Nesses casos, não seria ideal autorizar a entrada qdo o próprio time estivesse com a posse de bola e bem longe do local de sua entrada? Ou melhor ainda, autorizar a entrada com a bola parada?

    Parabéns pelos trabalhos!!!

    Abs,

    CLAUDIO, muito grato.
    O árbitro poderia ter autorizado o retorno de Dentinho com a bola rolando na defesa rival. o SPFC DEU azar que o André, naquele instante, tocou a bola em direção a Jean, e Dentinho pintou na jogada. foi azar são-paulino, não erro do árbitro.

  • Pingback: ‘In dúbio’, cale-se()

  • Alex RJ

    Caro Mauro,

    O seu post é extremamente pertinente. O Botafogo realmente não tem o time dos sonhos, mas se não estivesse sendo “VERGONHOSAMENTE OPERADO” pela arbitragem, estaria com 37 PONTOS, brigando inclusive por uma vaga no G-4 de cima da tabela. Fica como sugestão uma maior divulgação doseu Blog, como por exemplo colocar alguma chamada na página inicial do Lancenet. Se o Benja, que é um tremendo fanfarrão coloca, por que você, que é um jornalista sério não colocaria?

    Esta dada a sugestão.
    Um abraço.

  • Pedro Freire

    Há aproximadamente 1 ano que não acessava seu blog. Justamente por causa desta coluna. Arrependimento profundo … me explique como vc pode considerar que o Vitória tem 3 pontos a mais e o Palmeiras apenas 1??? O São Paulo tem um ponto a menos … está sendo PREJUDICADO? ISTO É RIDÍCULO!!! REVOLTANTE!