Manobras desastradas

por Mauro Beting em 22.set.2009 às 12:39h

* Wellington Silva meteu a mão esquerda na bola e marcou o único gol de Ceará 0 x 1 Paraná, aos 42min.

* A assistente 2 viu a irregularidade e alertou o árbitro alagoano Charles Hebert. Mesmo assim, ele confiou no que havia visto. Ou pior: no que não viu.

* O erro foi grosseiro como a prepotência dele ao não admitir a posição contrária – e correta – da assistente, melhor colocada no lance.

* Ele vai ficar um tempo na geladeira – talvez fosse melhor a tundra congelada… Mas, e o autor da manobra?

* Wellington admitiu, meio como um joão-com-braço, a irregularidade, ainda no intervalo. Não teria sido melhor, porém, levantar a mesma mão para dizer que havia cometido a irregularidade? Em vez de ganhar um gol e três pontos, teria ganho manchetes pelo mundo. E seria imenso candidato para o prêmio Fair-Play 2009 da Fifa.

* Sem contar que dormiria muito melhor.

* Mas quem quer dormir tranquilo no futebol?

Tags:

  • Ednei

    Sua sugestão é de uma inocência sem tamanho. Antes não ter metido a mão na bola. Já que meteu a mão tem é que ficar calado mesmo.

    Imagina o cenário: Jogador mete a mão na bola e depois pede desculpa. O arbitro iria invalidar o gol e dar amarelo pra ele. Depois ele ia ser “trucidado” pela diretoria e torcida do Paraná, queimar o seu filme e comprometer a carreira. É um cenário bem mais possível do que imaginar que a honestidade dele correria o mundo e ele cairia nas graças de todos. Santa inocência.

    EDNEI, de fato, é inocência mesmo. e mais santa ainda.

  • RAPOSÃO

    Mauro, sei de seu profissionalismo, diferente do Sr. Milton, que é uma mentira.
    Faz um post sobre essa pesquisa da IFFHS

    Veja:

    Cruzeiro é eleito o Melhor Time Brasileiro do Século 20, segundo a IFFHS

    Levantamento foi divulgado nesta sexta-feira no site oficial da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol

    Fonte:
    GLOBOESPORTE.COM

    ( 18.09.2009 )

    .

    O time do CRUZEIRO é a Melhor Equipe Brasileira de Futebol do Século 20. Um levantamento realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), órgão Oficial de Estatísticas do Futebol da FIFA, que baseou o estudo qualificando os clubes da América do Sul que disputaram competições internacionais no século passado, a exemplo do que fez na Europa, coloca o clube mineiro como o melhor do país no período. As informações estão publicadas no site oficial do time celeste.

    Dono da taça em sete competições sul-americanas no século passado (Taça Libertadores da América 1976 e 1997, Supercopa dos Campeões da Libertadores da América 1991 e 1992, Recopa Sul-Americana 1998, Copa Ouro 1995 e Copa Master da Supercopa 1995), o Cruzeiro soma 295,5 pontos e ocupa o sétimo lugar da lista, que tem o Peñarol como líder, com 531 pontos. O São Paulo FC é o segundo clube brasileiro da lista, com 242, e o Palmeiras vem em seguida, na terceira posição com 213.

    O ranking leva em conta o desempenho dos times em jogos internacionais ao longo do século 20. Os critérios determinam oito pontos por vitória sobre times estrangeiros na Libertadores da América e quatro pontos por empate. Na Supercopa da Libertadores e na Recopa Sul-Americana, as vitórias valem seis pontos e o empate, quatro. As Copas Mercosul e Merconorte, já extintas, também serviram como critério. Nelas, o triunfo valia cinco pontos e a igualdade 2,5.

    .

    Confira a Relação dos MELHORES CLUBES SULAMERICANOS e os melhores Brasileiros, segundo a IFFHS :

    > Times ………………………….. Pontos

    1 – Peñarol-URU ………………….. 531
    2 – Independiente-ARG ………. 426,50
    3 – Nacional-URU ……………….. 414
    4 – River Plate-ARG ……………. 404,25
    5 – Olímpia-PAR …………………. 337
    6 – Boca Juniors-ARG ………….. 312
    7 – Cruzeiro ……………………… 295,50
    8 – São Paulo FC …………………. 242
    9 – América de Cáli-COL ……….. 220
    10 – Palmeiras …………………… 213
    11 – Flamengo ……………………. 200
    14 – Grêmio ………………………. 157
    16 – Santos ……………………….. 140
    19 – Vasco ………………………. 109,50
    22 – Atlético-MG ………………….. 95,50
    31 – Corinthians E
    31 – Internacional ……………………… 60
    35 – Fluminense ……………………….. 44
    37 – Botafogo …………………………… 35

    52 – CSA-AL 14
    54 – Bahia 12
    56 – Sampaio Corrêa-MA
    56 – São Raimundo-AM 10
    72 – Vitória-BA
    72 – Paraná Clube
    72 – Criciúma 4
    89 – Bragantino 2

    ..

    .

    Fonte:
    GLOBOESPORTE.COM

    Vamos Vamos Cruzeiro
    Sangue nos Olhos

  • Francisco

    Mauro,

    Quando o Nilton santos na Copa de 1962 fez um penalti , deu dois passos para fora da área e enganou o juiz, todo mundo achou genial, e acha até hoje. É a malandragem brasileira. Quando Pelé deu uma cotovelada no jogador uruguaio e o juiz deu falta do uruguaio, todo mundo achou o máximo. Por que que hoje o jogador do Fortaleza tem que confessar? Por que é de um time pequeno, e não é famoso?
    Paciência se o juiz não viu.

  • etricolor

    Faz um post sobre a construcao dos estadios na capital paulista…

    Tem gente que fala que o Morumbi foi construído com dinheiro público, mas será que isso não aconteceu com os outros?

  • Flávio

    Mauro,
    Segundo um programa televisivo, o árbitro declarou que estava com a visão encoberta no momento do lance … as câmeras mostraram a impossibilidade disso.
    Quanto a “candidatura” ao Prêmio Fair Play, tenho minhas dúvidas se poderia ser aplicada neste caso… o cidadão coloca a mão na bola propositalmente e depois diz que não aconteceu nada?… Num momento ele é desonesto e no outro é honesto? Soaria como ação de marketing!

    Visitem o meu blog:

    http://semfirulaesporteclube.blogspot.com

  • Mrcos F. Lima

    É verdade meu querido Mauro Beting mas como hoje em dia as pessoas preferem ser “espertas”, pra não dizer sem caráter. Mas o pior disso tudo é que atitudes lamentáveis como esta não se resumem apenas ao mundo do futebol – que por sinal há muito é um reflexo mal acabado, caricato mesmo, do mundo real – boa parte das pessoas acham a atitude do jogador do Paraná como “normal”, “certa”, e ainda dizem: “quem seria o idiota a levantar a mão e jogar contra o próprio patrimônio?”. O pior de tudo é que não vi os dirigentes do Paraná se manifestarem, estes, muito provavelmente despediriam o jogador se tivesse tomado a atitude “incorreta”. Pois é Mauro pra você ver em que ponto chegamos, no futebol e na vida como um todo, como seres humanos. Talvez por isso nossos “políticos” tenham o caráter que possuem… e para alegria deles – políticos – a corrupção parece ter entranhado de vez na alma de parcela significativa de nosso povo, se não, pelo menos foi banalizada e ressignificada como algo “normal”. A que ponto chegamos??? E o pior de tudo é estas pessoas não enxergam o óbvio diante d uma situação como essa: o jogador perdeu a oportunidade da vida dele de ser lembrado, e até premiado pela FIFA, por muito e muito tempo. Perdeu a chance de entrar para a história, e agora seu Welington Silva vai entrar em que história??? Só se for na história do Zé Mané…

  • vicenzzo

    Eu concordo e discordo desse post.

    Concordo com a geladeira imposta ao juiz completamente cego e orgulhoso, mais discordo quanto ao jogador ter o “bom senso” de avisar que fez o gol de mão.

    Se for assim, todos os jogadores agora que cavarem falta ou pênalti vão avisar assim: “Olha seu juiz, não foi falta não. Segue o jogo”?

    É a velha malandragem do futebol, quem está no gramado para inibir (ou não) isso é o trio de arbitragem.

    Obs: Espero resposta do meu e-mail Mauro

  • Jorge Valério

    Concordo com você Mauro, perdeu uma chance de ouro para entrar para a história do futebol na forma positiva e agora será so a negativa, uma pena que todos só querem levar vantagem em tudo. Um grande abraço.

  • http://sopaulo reinaldo

    os ingleses….

  • alan monteiro

    Mauro, você é mesmo careca ou isso é gozação do Milton Neves? Onde você nasceu mesmo? Foi lá em Muzambinho, com diz o Milton?