Palmeiras 1 x 1 Grêmio

por Mauro Beting em 06.ago.2009 às 23:03h

* Foram seis chances palmeirenses em 30 minutos. Um a zero foi pouco diante de um Grêmio que não ganhava as bolas pelo alto, e só assistia a uma bela atuação verde. Até a defesa palmeirense assistir à cobrança rápida de falta (sobretudo Ortigoza) que deu no gol de Máxi López. E não deu mais para o Palmeiras repetir a ótima performance que vinha tendo.

* Autuori mexeu no Grêmio. E bem. No 4-2-3-1 do primeiro tempo, só jogou depois do empate. No intervalo, colocou Túlio na lateral direita, Rever na outra lateral, avançou Jadilson como volante, e travou o Palmeiras sem ideias na segunda etapa. E sem boas mexidas de Muricy, que ainda está se apresentando ao elenco.

* Armero fez falta na lateral esquerda. Edmilson cansou com dois jogos por semana. Diego Souza provavelmente também sentiu. E os ótimos 30 minutos iniciais verdes acabaram não dando na vitória possível. Impossível no fim pela impressionante superação tricolor, que segurou o empate mesmo com a contusão de Rever. E mostrou que, se o Grêmio mantiver o pique, vai se recuperar fora de casa e vai subir na tabela em qualquer lugar.

Tags:

  • Arthur Leopoldo

    Ah ta, agora ninguém comenta que não foi falta do Ortigoza né? Ridiculo, mais uma vez o Palmeiras foi prejudicado…

    Poxa Mauro, se aquilo foi falta eu jogo fora os meus anos de amante do futebol.

  • http://carlospizzatto.blogspot.com Blog do Carlão – Futebol é nossa área

    Apesar de no frigir dos ovos ter jogado melhor, em matéria de classificação o Palmeiras larga atrás neste confronto direto: o 1 a 1 na ida garantiu um pontinho para cada lado. Na antepenúltima rodada tem a partida de volta no Olímpico, onde quem sabe o campeonato anuncie algumas definições. Pelo menos no que diz respeito ao G4, muito possivelmente.

  • Marcio

    Caro Mauro, aqui vai uma dúvida tática:

    Qual bebida é mais “bichística”???Saquerinha de seriguela ou capuccino de nutella???

    Abraços do seu fã,
    Marcio – Guarujá – SP

  • Raphael

    Ai leitoas parece guraná de 3 litros na metade acaba o gás.
    Tricolasso se aproxima e vai passar por cima dos suinos.

  • Anderson

    Por acaso era o teu irmão, Joelmir Beting que tava narrando na Sportv?? Ele tava torcendo pra caramba pro Palmeiras, hein.. e bem tendencioso na narração..

    ANDERSON,
    1. Joelmir é pai, não irmão.
    2. trabalhos juntos no Bandsports, não no Sportv.
    3. Ele trabalhou na Globo por 19 anos. eu trabalhei 2 anos no Sportv.
    4. Ele foi repórter esportivo, nao comentarista.
    5. Se foi ironia, não foi feliz

  • Jonas Rafael

    Não te preocupa, o Milton Neves com certeza vai mais uma vez fazer um carnaval dizendo que o Palmeiras foi roubado, e etc. na sua eterna cruzada contra o Grêmio. Confesso que achei que não foi falta, da mesma forma que não foi num lance semelhante no GreNal ano passado quando tomamos um gol do Inter em circunstância semelhante.
    Mas o Grêmio jogou bem depois que tomou o gol. Parece que enquanto não levam os caras não a acoradam pro jogo. Antes, bola na área era um abraço. No fim, foi um ótimo jogo de se assistir.

  • Eduardo Guimaraens

    Arthur, que chororo!!! A realidade é que mesmo que não houvesse aquele gol. O Imortal faria em outra ocasião pois é inegável, que o Grêmio foi melhor nos 15 minutos finais do 1º tempo e no segundo até ficar com dez jogadores na lesão do Rever.

  • Paulo B

    Muricy, Marcão e Marquinhos não dá. Me desculpem, mas não são jogares nem para compor elenco no palmeiras, muito menos ser titular. O Maurício (não o Ramos) é uma boa opção para a zaga que há tempos não se usa. Por que o Souza não jogou ontem? Poderia colocar o Edmilson como líbero e Souza fazendo dupla de volante com o Pierre que a melhor que o Palmeiras tem e uma das melhores do Brasil.

  • PEDRO

    Bom saber, que o lateral esquerdo palmeirense, o Armero faz falta ao time, o Celso Roth vai saber aproveitar bem este fundamento

    E eu nao vi o jogo, e venho aqui ler o que voce escreve, e fico imaginando como pode ter sido o jogo, quem pressinou mais, quem marcou melhor, quem tem mais destaques individuais. Bom desta vez o Marcos nao foi o melhor em campo, e nem o Diego Souza.

    Alias tem os numeros do jogo? Gostaria de fazer uma observaçao

    Semana que vem teremos uma guerra, no mineirao, e este jogo foi determinante, para os times que irao se encontrar
    E por falar nisso 20 mil ingressos ja foram vendidos

    Boa sorte Mauro!

  • http://www.visaodetorcedor.com Ariosto Recco

    Mauro coloca mais um ponto para o Palmeiras prejudicado, além de não ter sido falta, o Gremio cobrou com a bola rolando ! Ridiculo !

    Mas vamos que vamos, Palesrtra minha vida !

    Por Ariosto Recco

  • Jovaneli

    Adorei o jogo entre Palmeiras e Grêmio. Lembrou a Premier League pela intensidade e nível técnico. Jogaço. Só lamento a lesão do Réver e, mais do que isso, o fato de o Palmeiras ter continuado a jogar com 11 jogadores. Pode me chamar de “poliana”, mas espero um dia ver um time que fique com um atleta a mais nessas circustâncias de ontem (lesão do rival, que já havia feito todas as substituições) ter a coragem e o fair play de retirar um de seus jogadores. Isso mesmo, gostaria que Muricy tirasse um jogador dele de campo para ficar 10 a 10 com o Grêmio. Seria um gesto maravilhoso.

  • Carlos Eduardo

    Gremio mereceu vencer… teve as melhores chances mais claras do jogo..

    e depois dos 30 minutos do 1° tempo.. deu um banho taticamente no palmeiras…

  • PAULO SÉRGIO ( SPFC )

    AÊÊ PORCADA, AGORA SÃO SÓ 8 PONTINHOS NA FRENTE DO SPFC ( OU MELHOR, 5 PONTINHOS – LÁ O JOGO NO MORUMBI ENTRE SPFC x PORCAS É TRÊS PONTOS GARANTIDOS PARA O TRICOLOR – COMO SEMPRE … ), ENTÃO FIQUEM SIM COM MUITO MEDO…

    É, TENHAM MESMO MUITO MEDO ! ……………….. O SÃO PAULO FC VEM AÍ !!!!

    ( Mas, todo ano é a mesma coisa … no Final, o SPFC é sempre o Campeão ! )

    .

    POIS É …………….. ESTE ANO O CAMPEONATO SERÁ MAIS EQUILIBRADO !

    ALIÁS, A CADA ANO QUE PASSA O SÃO PAULO TENTA DEIXAR O CAMPEONATO BRASILEIRO MAIS ‘ EQUILIBRADO ’ PARA OS RESTOS ADVERSÁRIOS !

    NESTA TEMPORADA, POR EXEMPLO, O SÃO PAULO FC SAIU COM 12 PONTOS, BEM ATRÁS …………… IMAGINEM !!!

    ISSO É PRÁ DEPOIS NÃO DIZEREM POR AÍ QUE O “ JASON TRICOLOR “ NÃO DÁ CHANCE PRÁS SUAS ‘ VÍTIMAS ‘ ……….. SAÍMOS 12 PONTOS ATRÁS !!!

    NEM O MILAN, O BARÇA OU O REAL MADRI DÃO TANTA CHANCE PARA OS ADVERSÁRIOS ……… É, SÓ O SÃO PAULO FAZ ISSO !!!

    ANO PASSADO ( 2008 ) O SPFC DEU 11 PONTOS DE VANTAGEM P/O GRÊMIO – NO FINAL, GANHAMOS O CAMPEONATO DA GAÚCHADA – SEM PROBLEMA !

    ESTE ANO, O SÃO PAULO FC NO INÍCIO DESTE BRASILEIRÃO, ESTAVA ‘ SÓ ‘ A 12 PONTOS DO ATLÉTICO MG … SAIMOS 12 PONTOS ATRÁS, E JÁ ESTAMOS QUASE NO G-4 !!!

    É ISSO AÍ ……… ESSE ANO VAI SER MAIS GOSTOSO SER CAMPEÃO EM CIMA DOS “ RESTOS “ ……. O “ JASON TRICOLOR “, MAIS UMA VEZ, ESTÁ DE VOLTA Á PONTA !!!

    CUIDADO ……………………. VAMOS METER A ‘ SERRA ELÉTRICA ‘ E VAI VOAR FRANGAIADA E PORCADA PRÁ TUDO LADO !!! ………. O SPFC TÁ CHEGANDO, VIU ?!!!

    PIOR VAI SER LER, NOVAMENTE COMO EM 2006, 2007 e 2008, AS MUITAS DESCULPAS DOS INCOMPETENTES ADVERSÁRIOS DO PQ O SPFC FOI DE NOVO CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL !

    BÚÚÚÚÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ … SÃO PAULO FEIO ! ………….. BÚÚÚÚÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ … SÃO PAULO CHATO ! …………… BÚÚÚÚÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ … EU NÃO BRINCO MAIS !!!

    AHUHAUHAUHAUHAUHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    .

    ÕÕÕÕÕÕÕÕÕ … CAMPEÃO VOLTOU … O CAMPEÃO VOLTOU !!!

    ÕÕÕÕÕÕÕÕÕ … CAMPEÃO VOLTOU … O CAMPEÃO VOLTOU !!!

    ………………………………………….………… É, O CAMPEÃO VOLTOU !!!

  • Ricardo

    Arthur Leopoldo, melhor jogar fora seus anos de amante do futebol, pois aquilo foi falta.

    Após o lance os comentaristas da Sportv reforçaram que foi falta. E os jogadores do Verdão estavam mais preocupados em discutir do que acertar o posicionamento, por isso o gol.

    Abraços Mauro!

  • Rovan

    Foi um baita jogo!
    Penso eu que pelo final do jogo e pela chance mais clara de gol, uma
    vitória tricolor não seria de estranheza, mesmo o Plameiras tendo massacrado no ínicio do jogo.
    Marcos operou um milagre na bola do Máxi Lopez!!
    Agora, o atendimento médico no Palestra deixa a desejar.
    Se isso acontecesse na Ilha do Retiro, Aflitos ou outro estádio de clube menor, os paulistas estariam pedindo interdição do estádio.
    Mas em São Paulo pode tudo, até spray de pimenta no vestiário adversário!
    PELO BEM DO FUTEBOL, INTERDIÇÃO DO PALESTRA JÁ!!

  • BARBOSA

    Bom dia Mauro.
    Gostaria de saber sua opinião, se puder, reveja o lance do gol do Gremio.
    Até concordo que tenha existido a falta, porém a cobrança foi feita com bola rolando, ou seja, identico ao gol do Ronaldo (corintians) contra o INTER em que os gauchos com toda razão reclamaram (copa brasil).

  • Lucas Bolzan

    Dá-lhe Grêmio,
    depois de sustentar uma bela pressão da equipe palmerense no começo do jogo, conseguiu se impor e demonstrar um pouco do futebol que joga em casa.
    Grêmio é libertadores certo.
    Sem dúvida o time pode render ainda mais, e ninguém vai segurar.

    Abraços

  • LMD

    AMIGO MAURO,

    CREDITO ESTE JOGO CONTRA O GREMIO UM JOGO “CHAVE” PARA A CONTINUIDADE DO PALMEIRAS NO CAMPEONATO E A INTENÇÃO DE SER CAMPEÃO.

    O JOGO REPRESENTOU UM VERDADEIRO JOGO DE XADREZ PARA O MURICY, O PALMEIRAS INICIOU COM O CLEITON XAVIER SOLTO ARMANDO GRANDE PARTE DAS JOGADAS, O GREMIO JOGANDO FECHADO E EXPLORANDO OS CONTRA ATAQUES, O PALMEIRAS TOMOU UM GOL NUMA FALTA DE ATENÇÃO.

    QUANDO SE DEU O SEGUNDO TEMPO O GREMIO MARCOU CLEITON XAVIER, O PALMEIRAS SEM O CLEITON ERROU PASSES BRUTAIS, O PROPRIO EDMILSON QUE ATÉ ENTAO NO PRIMEIRO TEMPO FOI MUITO BEM, ERROU PASSES GROTESCOS.

    A ENTRADA DO JEFERSON E WILLIANS NAO ME AGRADOU, O WILLIANS SEM OBJETIVIDADE E O JEFERSON QUASE ENTREGA UM GOL FEITO, ENFIM, DE QUALQUER FORMA ACREDITO QUE ESTE JOGO SERVIU AO PALMEIRAS PARA REPENSAR SUA FORÇA E ESTRATÉGIA, O MURICY AINDA TEM MUITO TRABALHO A FAZER, O TIME NÃO ESTÁ 100% PARA SER UM CAMPEÃO, REPENSAR ALGUMAS POSIÇÕES E OBJETIVOS, NÃO DO COLETIVO, POIS ENTENDO QUE ESTÃO UNIDOS, MAS INDIVIDUAIS.

    NA ENTRADA DO MARQUINHOS TORCI O NARIZ, PELO PROPRIO RETROSPECTO QUE APRESENTOU ATÉ HOJE, MAS FICOU VISIVEL QUE O MURICY O ESCALOU EM OUTRA POSIÇÃO, MAIS INFILTRADO JOGANDO PELO MEIO, SE TIVESSE MAIS TEMPO ACREDITO QUE IRIA SURPREENDER, BOTO FÉ NO MARQUINHOS NOS PROXIMOS JOGOS….VAMOS AGUARDAR!!

    O JOGO CONTRA O ATLETICO SERÁ CRUCIAL PARA DEFINIR SUA POSIÇÃO NA TABELA, PRECISAMOS NO MINIMO DOS PONTOS QUE FORAM PERDIDOS EM CASA.

    SDS PALESTRINAS

  • http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com Rodrigo Garcia

    Acho que o empate ficou de bom tamanho,o Grêmio também perdeu várias oportunidades.
    Mauro e que substituição foi aquela do Muricy??

    http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com (Futebol Sem Censura)

  • http://twitter.com/rafaelvavassori rafael vavassori

    Olá Mauro, te vi ontem, quinta-feira na loja da centauro antes da partida do Palmeiras.
    Mas estou aqui para falar sobre a arbitragem, ja que pelo que estou vendo nos jogos, um nivel muito baixo no comando dentro de campo, a arbitragem esta muito “doente”, eu mesmo faço arbitragem de futebol de campo e salão, e vejo que poderia facilmente fazer um jogo, porem a burocracia desanima em ser um arbitro federado… mas fica aqui minha mensagem a arbitragem esta uma vergonha…..pequenos erros e falta de criterio, e ontem no jogo gostaria de saber se no ultimo lance o zagueiro do palmeiras recebeu uma bola na area e o auxiliar marcou um impedimento meio suspeito… gostaria de saber sobre o lance ja que na tv nao disse nada… sem mais
    rafael vavassori
    Atibaia – SP
    aguardo resposta….

  • Daniel – RS

    Parabéns pelo belo trabalho que realiza como comentarista, o Brasil precisa de pessoas com mais nível e carater assim como você. Abraço.

  • Du

    Caro Pedro…

    Se vc eh torcedor do galo…meus pesames….time sem tradição nenhuma…ja ganhou oq???

    Agora sobre o jogo de ontem….saiba que o Palmeiras não abriu 3 a 0 em 30 minutos por uma simples falta de sorte…aquele ultimo passe.

    E sobre o Armero….fez falta sim…porem estou bem tranquilo…conheço bem o Roth…e digo com todas as palavras…ele naum sabera aproveitar isso…naum entende nada de futebol…mt frakinho (experiencia propria)

    ate kuarta

  • Beto

    Assististes a outro jogo. No que eu vi, o Palmeiras realmente dominou os primeiros 30 minutos ateh o baixinho Xavier cabecear sozinho na area do Gremio e fazer um a zero (um erro de marcacao). Em outro erro de marcacao, o Pelmeiras deixou o Gremio bater uma falta (sim mal marcada mas esse eh um outro problema) e numa jogada rapida de souza e Maxi empatar o jogo. Ateh o final do primeiro tempo o Gremio jogou melhor perdendo uma oportunidade na cara do gol com Maxi e uma defesa milagrosa do Marcos.
    Como Gremista, o 1×1 nao foi um grande resultado, queria mais. A proposito, o Palmeiras tem um ataque muito fraco. Os otimos meio campistas compensam um pouco, mas os dois atacantes sao muito ruins.

  • Dominium

    Mauro Beting

    A Imprensa desceu a lenha no DOMINGOS na expulsão do DESLEAL DIEGO SOUZA pelo Paulistinha 2009, sendo que ele só ficou encostado no DIEGO “DESEQUILIBRADO MENTAL” SOUZA .

    Daquele episódio para cá, o Domingos não se envolveu em nenhuma polêmica enquanto o DIEGO SOUZA CONTINUA DESFERINDO COTOVELADAS E AGRESSÕES, em DIVERSOS jogos, sem ser expulso. Esquemão PARMALAT 2, a ressurreição.

    Por que esta blindagem no DIEGO “DESEQUILIBRADO MENTAL” SOUZA ??

  • ADRIANO

    CARO MAURO NÃO VAI COMENTAR O SEXTO TÍTULO INTERNACIONAL EM SEIS ANOS DO INTER, MESMO NÃO ESTANDO EM BOA FASE O CLUBE TEM A MÍSTICA VENCEDORA.
    OBRIGADO INTER..REI DE COPAS…..

  • Paulo Camara

    Isso é só o início…vcs vão ver que Muricy não tem capacidade pra levar um elenco reduzido, onde falta qualidade em diversos setores a vencer um título brasileiro!

  • andre

    Quando o Grêmio começou com seus 3 meias e um atacante na frente, pensei que poderia dá certo, uma vez que 2 dos de seus 3 meias apresentavam qualidade para fechar e chegar a frente.

    Mas o Grêmio foi se perdendo na movimentação palmeirense, o que levou o Palmeiras a criar boas chances e mostrar que queria mandar em casa.

    Palmeiras matava as opções dos gremistas, que não conseguiam executar a saída de bola.

    Em um dos poucos lances que a marcação nao foi atenta o Grêmio empatou, e ganhou moral e emplacou velocidade que anteriormente nao existia com a entrada do Jadilson. Sendo mais simples, ganhou confiança para sair da marcação e foi o que fez.

    Palmeiras que nao acreditava naquilo que olhava, ficou desnorteado e quase tomou a virada, o que seria uma injustiça para o futebol inicial apresentado.

    Palmeiras que tinha dificuldade nas laterais, Marcão e Wendel não são bons ofensivamente.

    No segundo tempo, um Grêmio com confiança contra um ainda assustado Palmeiras, que não conseguia segurar a bola. Destaque para excelente partida de Adilson

    E de pouquinho a pouquinho, o Palmeiras parou de vez, e o Gremio foi o senhor do segundo tempo, ainda mais com a equivocadas mexidas de Muricy.

    Um bom jogo, no qual o empate acabou por ser injusto, mas de bom tamanho.

  • Vicente – Contagem MG

    Mauro, não concordo com a opnião de falta no lance, bem como observando o lance com atenção percebe-se que o árbitro permite, mesmo estando ele de frente para o lance, a cobrança com a bola rolando, ou seja, erro duplo. Humano, porém duplo.

    Estes erros nos jogos decisivos vem se tornando constantes, e peço atenção a este detalhe pois contra Grêmio e Goiás, que inclusive compõe o grupo de favoritos, deixamos de avançar cinco pontos na classificação…

    Não cabe dúvida sobre a honestidade aqui, e sim sobre a qualidade do produto … ou não somos também consumidores, visto pagarmos ingresso, pay-per-view, etc …

    Se liga CBF, produto bom é produto com qualidade !!!

  • aline silveira

    Caro Mauro, o Muricy luxemburgou…

    Obina por Jefferson???

    Mas ele tem esse direito. Está assumindo o time agora…

    Ps: A torcida deu show…o mosaico que a torcida do Palmeiras fez. LINDO.

    Não deixem de ressaltar;

  • Paranaense

    Falaaa Beting, blz???

    Então cara eu so meio pé atrás com esse campeonato brasileiro de pontos corridos, pq qm decide campeonato, por incrivel que pareça, acaba sendo a arbitragem, que ranca um pontinho ali, da outro aki, e tira outro acola;

    O Palmeiras no jogo contra o Gremio foi a vítima da vez;
    Não sei se vc chegou a ver, mas o jogador do Gremio cobrou a falta com a bola rolando, o que é iliegal no futebol, e ai?? mais dois pontos rancados do lider do campeonato.

    Mas, como o pessoal fala, errar é humano né;

    Grande abraço Mauro

  • 7-3-3

    12… 11… 10… 9… 8…. dorme porquinho! continua dormindo….

  • Osnes Feitosa

    Ve so essa Mauro
    hahaahhahahahaha

    FUTEBOL DE RUA – futebol de macho!
    FUTEBOL DE RUA – esporte de macho
    1. A BOLA
    A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.

    2. O GOL
    O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.

    3. O CAMPO
    O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos clássicos, o quarteirão inteiro.

    4. DURAÇÃO DO JOGO
    O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

    5. FORMAÇÃO DOS TIMES
    Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.

    6. O JUIZ
    Não tem juiz.

    7. AS INTERRUPÇÕES
    No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:

    a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
    b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
    c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.

    8. AS SUBSTITUIÇÕES
    São permitidas substituições no caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição ou em caso de atropelamento.

    9. AS PENALIDADES
    A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.

    10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
    Os casos de litígio serão resolvidos na porrada, prevalece os mais fortes e quem pegar uma pedra antes.

  • VALDEMIR

    MAURO,É VERDADE QUE VOCÊ GOSTA MUITO DE HINOS DE TODOS OS TIPOS E CONSIDERA O HINO DO GRÊMIO COMO O MAIS BELO DE TODOS ???

    VALDEMIR, musicalmente tem uns 10 que eu considero nota mil. mas eu gosto mais da letra do Hino tricolor: porque é mais simples, é do Lupe, e, sobretudo, é o torcedor quem canta.

  • http://www.descurvo.blogspot.com Hugo Albuquerque

    Mauro,

    Creio que o Muricy armou o time do Palmeiras mal. A escolha de Marcão na lateral-esquerda não foi feliz assim como não gosto de ver Edmílson fazendo dupla de volantes com Pierre – os dois são excelentes como primeiro-volantes, mas não tem característica de saírem jogando como Souza tem, quando se joga com os dois juntos, os meias acabam precisando voltar muito para buscar a bola.

    O Grêmio, é verdade, estava travado até fazer o seu gol numa bobeada verde, mas depois soube se utilizar dos espaços nos flancos. Esse tipo do Grêmio da caldo.