Flamengo 1 x 1 Náutico

por Mauro Beting em 02.ago.2009 às 18:41h

* Gilmar fez um belo gol e as melhores jogadas em campo. Até o desatino de Vágner, a expulsão correta, a saída errada de bola da zaga timbu, o bom lance Petkovic, o gol de empate e o desabafo de Leo Moura. Um a um ruim para todas as partes.

* Além de pouco ajudar as já atrapalhadas arbitragens, o atleta precisa ser mais profissional e estudar um pouco mis as regras do jogo: qualquer troca de uniforme tem de ser realizada fora de campo, com a autorização da arbitragem. O jogador só pode retornar do mesmo modo – e só com a bola parada. Vágner fez tudo errado, mereceu o amarelo, e a expulsão, por tabela. Lance aos 15min, que levou o Flamengo para dentro da área pernambucana.

* Andrade manteve as ideias e a estrutura tática do time de Cuca e faz o certo – até pelo pouco tempo para treinar. E o Flamengo faz mais ainda certo ao mantê-lo e efetivá-lo. É a melhor solução em todos os sentidos, sensos e bolsos.

* O modo como o Náutico se portou no Maracanã é o maior alento ao torcedor alvirrubro em muitas rodadas. Mas só isso não basta com erros crassos dentro e fora de campo da zaga.

Tags:

  • http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com Rodrigo Garcia

    As vezes meu mengão me irrita.Tudo para ele ganhar no Maraca,com 40 mil pessoas e ele desperdiça mais 2 pontos.

    http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com (Futebol sem Censura)

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com Gustavo Roman

    Andrade efetivado é motivo de comemorção,sem sombra de dúvidas.Realmente era a melhor opção tanto tecnicamente como financeiramente.
    O que não pode acontecer é entrar com 3 zagueiros e 2 volantes para jogar em casa contra o ex lanterna e ainda passar pelos sustos que passou a defesa rubro-negra.
    Não entendi também a escalação de Zé Roberto,mais uma vez uma nulidade em campo.Sem a movimentação de Emerson,Adriano era visto a todo momento buscando o jogo e o time perdia sua referencia.
    E o Leo Moura,pode falar o que falou para a torcida.Eu acho que não.Apesar de não concordar com quem vaia jogador do seu próprio time,acho que eles tem todo o direito de cobrar quem tem potencial mas já a algum tempo não vem jogando rigorosamente nada…(ou será que ele acha que a torcida só é bonita quando aplaude)
    Enfim a “estréia” do tromba foi marcada por um resultado ruim,uma equipe desorganizada mas ao menos raçuda…Não seria melhor ele vestir as chuteiras e entrar em campo…
    obs.Mauro voçe já tinha vista alguma expulsão como a de hoje.Rapaz eu acho que nos meus mais de 5000 jogos não tenho nenhuma igual a essa…
    abraços

  • Eduardo Costa.RJ

    5 motivos para deixar de acreditar no flamengo:

    1-O Flamengo por si só, faz qualquer torcedor desacreditar nele. Eles convocam a torcida (uma torcida que não precisar de apelo para ir ao maracanã, quando ela sente o bom momento do time ela entope aquilo lá.) e fazem aquele papelão.

    2-O Flamengo sempre se apequena diante dos times pequenos. Nunca vi outro time grande, perde tantos pontos como perde o flamengo para os times mais medíocres do campeonato. O pior que é sempre dentro de casa e diante da nação.

    3-O Flamengo não tem o tão falado elenco. Pode ter alguns jogadores bons. Mas também de outros, que acham que jogam mais do que realmente jogam! O Léo Moura é um exemplo disso. Ele ainda se acha no direito de responder ás críticas da torcida, como vocês podem ver auto-análise zero. O Mengo sempre sente demais o desfalque de um ou dois jogadores, não tem reposição á altura. Ontem foi um claro exemplo disso. O Zé Roberto nem de longe foi um jogador da importância do Emerson. Por falar em Zé Roberto, eu já perdi a paciência com ele há tempos.

    4-O Flamengo também não tem aquele jogador que faça á diferença. Ai você pensa e o Adriano? Sim ele é realmente um baita jogador, mas sempre ficar isolado na área esperando quem passe as bolas para ele. Ontem, o coitado ainda teve que aturar a ruindade do Zé Roberto do seu lado. Para mim jogador que faz a diferença, é o meia. Quem ditar o ritmo do jogo é o meio de campo. O Pet ontem mostrou bem isso. O cara está há muito tempo sem jogar, e os melhores passes do jogo foram dele. Já o Everton ficou tão impressionado com a atuação que teve diante do galo, passou á acreditar que realmente joga toda aquela bola.

    5-Como Flamenguista me dói dizer isto: Mas o Flamengo novamente ficará na fila do Brasileiro. É uma vergonha para um clube do tamanho do Flamengo, como uma torcida tão apaixonada e fiel com, o é a do Mengo. Tudo isso é reflexo de ano de más administrações. Enquanto os clubes cariocas continuarem com esses dirigentes falastrões, corruptos, despreparados e metidos a espertos em seus comandos. Seus times sempre entraram apenas para fazer figuração nas competições. Uma pena, pois o Flamengo merecia mais. Pela torcida e grandeza que temo clube.

    Saudações rubro-negras!

    Obs. O Pet deve jogar e o Emerson e fundamental para o time! Zé Roberto e Léo Moura fora! Juan voltar logo! Ele às vezes erra, porque e um jogador que tenta muitas jogadas. Sempre vejo nele vontade de ajudar a equipe. Vaias ao Andrade jamais! É um ídolo nada disso é culpa dele.

  • Rodrigo

    O Flamengo, mais uma vez, não jogou nada, e a torcida, mais uma vez, deu uma demonstração de falta de inteligência. Vaiou o Léo Moura (jogador de maior movimentação no jogo) praticamente o jogo inteiro. Isso só atrapalha o jogador e, por consequência, o time. Se querem vaiar, que vaiem no fim do jogo!

    Não aprovo sua atitude de xingar o torcedor, mas acho que eu faria o mesmo. Imagine, você jogando, se esforçando, e um bando de idiotas te vaiando o tempo todo… É difícil aguentar.

    Outra coisa que destaco foi a grande atuação do Náutico. Ainda aproveito para questionar: por que jogar bem logo contra o Flamengo? Perde para “todo mundo”, até nos Aflitos, e joga essa bola toda contra o Flamengo… Aposto que perde o próximo jogo!

  • Raphael Barros

    Rodrigo… realmente, é incrível como as equipes rivais se superam contra o Flamengo, os jogadores sempre entram motivados e erram bem menos do que costumam errar.

    Você viu o jogo entre Sport e Palmeiras? O estádio estava vazio e o time pernambucano já entrou derrotado. O Palmeiras jogou mal, fechado e só dando chutão pro ataque… mas como o momento é bom, após um cruzamento tosco do Obina, o jogador do Sport acabou fazendo contra e dando a vitória para o visitante. Já contra o Flamengo o clima é sempre de final e os estádios estão sempre lotados… a declaração polêmica do Hélio dos Anjos sobre a torcida flamenguista só reforça o que eu falei.

    Mas acho que tenho uma explicação para isso. Sobre a motivação extra dos times adversários, algumas coisas são óbvias como o fato do Flamengo atrair maior atenção da mídia e do público local… mas especialmente neste ano, uma característica tática do time rubro-negro tem favorecido muito o desempenho das equipes rivais, principalmente em jogos no Maracanã.

    O Cuca descaracterizou muito o posicionamentos dos jogadores, todos têm liberdade para avançar e atacar, então é comum ver o Angelim jogando de ponta-esquerda, os volantes e os laterais jogando de meia ou no ataque. Sendo assim, as vezes é possível ver os 11 jogadores atuando dentro do campo adversário, mesmo sem a bola… e isso tem feito a alegria dos técnicos adversários.

    Todo mundo sabe como enfrentar o Flamengo, basta jogar numa espécie 4-3-1-2 (como diz o PVC), com quatro defensores recuados, três volantes, um meia de ligação e dois atacantes rápidos, e, assim como atua o Inter, se posicionar de forma recuada, sempre verticalizando as jogadas e apostando na velocidade dos atacantes contra os dois zagueiros lentos do Flamengo.

    O Fábio Luciano por atuar mais fixo é o que sustentava a defesa do time, que levava poucos gols… com a entrada do Wellinton, foi tentado o mesmo, mas a pouca experiência e a falta de qualidade do zagueiro têm sobrecarregado o já veterano Angelim, que não consegue mais acompanhar o ritmo dos outros.

    Os constantes desfalques do meio e a saída do Ibson fragilizaram ainda mais o setor defensivo, que na minha opinião, era o melhor do Brasil. Ninguém roubava mais bolas que os volantes do Flamengo e ninguém criava tanto também, o problema era o ataque… com a chegada do Adriano, do Emerson e do Dênis Marques, era para termos um time sensacional, forte na defesa e impiedoso no ataque… mas, infelizmente, a nossa diretoria foi incompetente mais uma vez e além de demorar para repor a saída do Fábio Luciano, ainda permitiu a saída do Ibson, que desejava ficar.

    Não sei se o Andrade tem capacidade para arrumar esse time, mas de uma coisa eu tenho certeza, tudo vai depender da capacidade e do desempenho do zagueiro recém-contratado, David… se ele acertar a zaga, o time deslancha!

  • Rodrigo

    Com certeza, Raphael. Jogar contra o Flamengo é, como eu costumo dizer, o jogo da vida; parece questão de honra! Além do que você disse em sua análise, que, no meu entendimento, foi perfeita.

    Precisamos de um zagueiro com bom senso de colocação e agilidade (tomara que o David seja o cara), além de um bom substituto para o Ibson.

    Gostei do Pet, domingo, mas não sei se ele aguenta os 90 minutos.

  • http://www.descurvo.blogspot.com Hugo Albuquerque

    Mauro,

    Análise perfeita.

    O Flamengo fez uma partida muito boa contra o Atlético-MG, mas subestimou o Náutico e foi neutralizado pelo esquema de Geninho. O taco espirrou dessa vez? Sim, mas o time continua sendo uma das boas equipes desse torneio e Andrade prossegue fazendo um bom trabalho.

    Quanto ao Náutico, o ataque da equipe é bom, mas a zaga e os goleiros são horríveis, coisa de terceira divisão pra baixo – e olha que o zagueiro que deu a saída de bola errada, Cláudio Luiz, foi contratado justamente pra pôr ordem na balbúrdia…

    abraços