MENU DO DIA – Andrade, Avaí, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians,

por Mauro Beting em 31.jul.2009 às 14:31h

Mendes está pensando em efetivar Rincón como chapeiro. Ele está interino há cinco meses no boteco.

Seu Mário Betti, acho que está na hora de eu dar um aumento pro Rincón… Ele está se saindo bem, gosta da casa, sabe fazer um feijão com arroz bem temperado. Merece ser presdigitado… Pré-gestado… Projac…Pro-ativo…Proclamado…

– Mendes, você ainda não efetivou o Rincón? Passou da hora, amigo. Ele merece. Todo mundo gosta dele. Cozinha bem. Sabe muito de tudo. E os clientes adoram ele, toda a turma do boteco… É como o Andrade, na Gávea. Baita história e baita jogador. Baita caráter. Como ele mesmo disse numa das 193 vezes em que quebrou o galho, “todo treinador no Brasil é interino”. Para que gastar mais por um que não sabe se terá tempo para fazer as coisas no Flamengo? Um que talvez a torcida não tenha a paciência e o carinho devidos. Um que não seja tão querido e respeitado pelo elenco… Já que não existe mesmo “projeto” e “planejamento” no Brasil, eu seguiria com o Andrade. Até porque ele é esperto e manteve o que havia de bom no time do Cuca. E deve vencer bem o Náutico, até pelo momento horroroso pernambucano.

É… Seu Mário. É como diz a minha filha, a Luizamelllllissinha. Ela não quer namorar ainda, com oito anos. Ela só quer ir ficando. E todo dia fica um menino novo lá em casa… Acho muito bacana isso. É sempre bom se abrir para novas experiências. Então, seu Mário, bolão rápido pro sábado: Sport x Palmeiras?

Que fase a do Verdão. Treine o Jorginho ou o Muricy, jogue bem ou jogue mal, o Palmeiras tem vencido. Diferentemente do Sport, que não tem se encontrado, antes mesmo da saída do Leão. O rubro-negro quer devolver a eliminação na Ilha na Libertadores… Jogo duro de palpitar. Mas, pela fase do Diego Souza, está um pouco mais para o Palmeiras.

– Seu Mário Betti, você é muito palmeirense! Acho que dá Sport. Não dá para apostar em ninguém neste campeonato. Mas eu aposto que o Val Baiano guarda um no Engenhão, mas o Fogão vira e ganha mais um jogo. Só quer vai fazer um gol no fim, de falta, com o Juninho!

Apostar no Juninho fazendo gol de tiro de meta não é mérito, Mendes. Mas não joga o Val… Volta, pelo menos, no Barueri, o Fernandinho, o melhor do time. Mas eu também estou contigo: O Botafogo vence. Estou gostando do 3-4-1-2 do Ney. O Eduardo está melhor na zaga, o Lúcio Flávio mais recuado ao lado do adiantado Leandro Guerreiro, com a ajuda do Renato, tem dado sustentação ao meio. Também acho interessante o esquema com volantes pelos lados de Vitória e Botafogo. Se não tem dois alas, dá para jogar com um volante mais preso e soltar o outro ala: é o que faz o Carpegiani com o Leandro (o Apodi tem sido meia, não ala), e o que tem feito o Ney com o Alessandro, espetado, segurando o Batista, outro que cresce de produção como o Botafogo.

– Não entendi nada do que você falou, seu Mário. Acho que não estou conseguindo fazer a literatura… A liteira… A leiteria… A leitoa do jogo…

“Leitura” do jogo, Mendes… Aliás, é outro termo que pegou… Puxa, muitas vezes mal sabemos ler um monte de coisas e vamos querer “ler” o jogo… Muitas vezes, nem contar matematicamente sabemos… Um time tem dois atacantes e falam que jogam no 3-6-1. Ou só tem um na frente e falam que atua no 3-5-2… Desisto. Só preciso insistir nos parabéns ao Avaí e ao Silas. Melhor manter o que tem dado certo, e há bom tempo, do que sair buscando o incerto. Olha o resultado: cinco vitórias seguidas, da lanterna para a oitava colocação, um time ajustadinho… Mas não jogam Léo Gago e Muriqui, suspensos no domingo. O Corinthians só não terá o Dentinho e o Ronaldo. No Pacaembu, apesar do time em reconstrução, dá Timão, suado, no fim.

– Seu Mário, e ninguém deixa o Ronaldo em paz! Se ele não faz nada, dizem que está gordo. Aí ele faz algo para emagrecer, metem o pau! Deixa ele fazer a marcellolippiaspiração… A lisoterapia capilar… A divina inspiração…

Enfim, vamos deixá-lo em paz. E, falando nisso, o Vitória perdeu feio na Ressacada, estará desfalcado atrás e na defesa, e pega o tricampeão brasileiro. Que ninguém tire o pelo do Carpegiani se não der certo no Barradão. O São Paulo enfim mostra alguma consistência. O Hernanes está voltando a jogar… Merece ainda mais respeito. Pode até voltar com vitória.

– Seu Mário, tu é paulista demais! Só o Barueri não ganha procê. Assim não dá!

É só palpite, Mendes. E, convenhamos, desde 2004, quem aposta em clube paulista tem dado mais sorte no Brasileirão.

Tags:

  • http://ericooyama.zip.net Érico Oyama

    O melhor jogo da rodada é Sport x Palmeiras, a reedição dos confrontos pela Libertadores de nada lembra o clima daquelas partidas, mas é prazeroso ver Diego Souza jogando. Quanto ao Corinthians, só queria fazer uma observação: sorte influi muito no campeonato por pontos corridos, ou alguém dúvida que era melhor ter enfrentado o Avaí nas primeiras rodadas do que agora?

  • Filipe Nunes

    Até entendi a comparação. Mas Ney não segura o Batista como Carpegiani faz com o Leandro. Tanto que o volante é visto dentro da área pra finalizar muito mais vezes que o Alessandro. O que ele faz é centralizar o Batista pra ultrapassagem do Eduardo pelo lado.

    FILIPE, não é igual, mas é parecido. No caso do Vitória, o ala que sai é o Leandro. No meio ficam dois volantes; o corredor direito é aberto. Vez ou outra o Apodi aparece por ali, mas recuando. não dá para ser igual pq o Fogão joga no 3-4-1-2, e o Vitória, no 3-3-3-1: o Apodi é o meia aberto pela direita na terceira linha de 3 – o Leandro é o ala da segunda linha de três.

  • Filipe Nunes

    Pra resumir: exatamente! hahahaha!

  • Sanderson

    Olá Mauro!

    Neste brasileirão sou palmeirense desde criancinha (apenas contra meu cruzeiro que não).

    Os motivos são vários:
    – Primeiramente não acredito muito que meu cruzeiro chegue lá!

    – Segundo porque o palmeiras vai ajudar a manter a hegemonia do galo de trinta e tantos anos sem um título. Nunca fui de ficar secando o rival, mas depois da palhaçada que fizeram na final da libertadores (nem quando eles caíram p/ a segundona fizemos algo parecido) eles merecem o troco.

    – Retribuindo o apoio que você nos deu (cruzeiro) na libertadores, principalmente após a eliminação do palmeiras.

    Abraços.

  • http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com Rodrigo Garcia

    Acho que o Mengão ganha fácil,fácil do Náutico.Vai ser no mínimo 2 x 0, Adriano,( imperador da noite)vai fazer um.E acho que o Flamengo vai deslanchar no campeonato com o Andrade.

    http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com (Futebol sem Censura)

  • Gustavo Figueiredo

    A Diretoria iria cometer outro pecado, dos milhões já feitos, se não permitisse que Andrade fosse efetivado caso o Mengo ganhe do Náutico domingo. Acredito que ele fica, mas só se o Flamengo conseguir bom/ótimo resultado contra o Goiás na rodada subsequente. Falam de uma possível arrancada do Flamengo até a liderança, mas é melhor esperar, o Goiás ou o próprio Náutico podem impedir esta arrancada rubro-negra na empolgação do trido: torcida/treinador/jogadores.

  • cleber inhambupe-ba

    o sao paulo vai dar uma surra no vicetoria no lixao do barradinho. e eu estarei la no lixao dando forcao ao tricolor.

  • marcelo rodrigues

    Mauro,,reparei no seu post sobre o jogo do atletico min x flamengo,,que o pessoal foi meio grosseiro com vc nos comentarios…Mas é assim mesmo Mauro,,flamerdista acredita que seu time é o melhor do mundo em qualquer circunstancia.. Eles nao aceitam as verdades e outraa coisa,,a voce e a todos os outros profissionais jornalistas eu pergunto: quando é que em jogo do flamengo pode se dizer que a arbitragem errou contra eles??? Muito raro isto acontecer,,,,estranho nao??? Este timinho do urubu é isso ai mesmo,,sempre ajudado e sempre rastejando……. e os pobres torcedores…………

  • Mauro Cesar F Souza

    Mario Gobbi,
    Você quer da uma de intelectual como os diretores do São Paulo e fala um monte de abobrinha, como pode um cara desse ser diretor do curintia, é que pro curintia ta bom né, esse time de merda…!!!!

  • Diogo Sepulveda

    Boa noite Mauro. Gostaria de saber qual é a sua opnião no seguinte tema; qual é a melhor opção para definir um esquema de jogo para uma equipe?
    1)Priorizar um esquema que possa encaixar os melhores “onze” jogadores possíveis(time forte, mas nem sempre com reservas à altura).
    2)Definir um esquema onde todo elenco possa render mais(com reservas mais qualificados, mas possíveis bons jogadores no banco).
    3)Uma outra opção sua.

    Obrigado pela atenção!
    Agente se fala por aí

    DIOGO, são ótimas perguntas, e merecem uma respota maior e melhor.
    vale coluna.
    em síntese – bom é o treinador que adapta o esquema aos jogadores que tem; no futebol de hoje, sem craques, melhor surpreender com mudanças táticas.