BOTA-TEIMA – Rodada 14

por Mauro Beting em 28.jul.2009 às 12:33h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados”por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Atlético Paranaense 1 x 3 Avaí

Atlético Paranaense prejudicado; Avaí ajudado – Assistente 1 Marco Aurélio Pessanha (RJ) e Péricles Bassols (RJ) validam gol em impedimento do avaiano Williams, aos 26min. Estava 1 x 0 Avaí.

Botafogo 3 x 2 Internacional

Botafogo prejudicado; Internacional ajudado – Assistente 1 Roberto Braatz (PR) e Evandro Roman (PR) invalidam lance legal do ataque botafoguense que poderia dar em gol de André Lima, aos 17min do segundo tempo. Estava 2 x 1 Botafogo.

Corinthians 0 x 3 Palmeiras

Palmeiras prejudicado; Corinthians ajudado – Assistente 1 Ednílson Corona (bem posicionado) e Leonardo Gaciba (RS) invalidam lance legal de ataque palmeirense de Diego Souza, aos 7min. Estava 0 x 0.

Corinthians prejudicado; Palmeiras ajudado – Leonardo Gaciba (RS) valida gol irregular de Obina, aos 31min. O atacante do Palmeiras puxa a camisa de Chicão. Lance difícil pelo árbitro, só visto pela TV. Estava 0 x 0.

(DEMAIS LANCES DISCUTÍVEIS COMENTADOS NO POST DA PARTIDA



SALDO TOTAL – RODADA 14

PREJUDICADOS

4 pontos a menos – São Paulo, Botafogo

2 pontos a menos – Fluminense, Barueri, Sport, Palmeiras

1 ponto a menos – Grêmio, Atlético Paranaense, Santo André, Cruzeiro, Internacional

BENEFICIADOS

4 pontos a mais – Santos

2 pontos a mais – Atlético Mineiro, Corinthians

1 ponto a mais – Náutico, Avaí, Flamengo, Barueri

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Cruzeiro prejudicado 8 vezes; ajudado 3 vezes

Palmeiras prejudicado 9 vezes; ajudado 6 vezes

Botafogo prejudicado 5 vezes; ajudado 2 vezes

Atlético Paranaense prejudicado 3 vezes; ajudado 2 vezes

Fluminense prejudicado 2 vezes

Sport prejudicado 2 vezes

BENEFICIADOS –

São Paulo ajudado 7 vezes; prejudicado 6 vezes

Santos ajudado 5 vezes; prejudicado 2 vezes

Corinthians ajudado 5 vezes; prejudicado 2 vezes

Avaí ajudado 3 vezes

Internacional ajudado 5 vezes; prejudicado 3 vezes

Atlético Mineiro ajudado 3 vezes; prejudicado 2 vezes

Vitória ajudado 3 vezes; prejudicado 2 vezes

Barueri ajudado 3 vezes; prejudicado 2 vezes

Coritiba ajudado 2 vezes; prejudicado 1 vez

SALDO ZERADO –

Flamengo prejudicado 6 vezes; ajudado 6 vezes

Náutico prejudicado 4 vezes; ajudado 4 vezes

Goiás prejudicado 3 vezes; ajudado 3 vezes

Santo André ajudado 2 vezes; prejudicado 2 vezes

Grêmio prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 37 X 30 VISITANTE

  • Guilherme

    Parabéns pela pesquisa, cara, muito legal esse banco de dados. Não gosto muito desse papo de arbitragem comprada de campeonato inteiro comprado por um time ou outro (em geral acusam o Corinthians disso). Esse tira-teima mostra que o próprio Corinthians já foi prejudicado pela arbitragem, e que a maioria dos times foram ajudados E prejudicados, denotando simples erro de arbitragem, e desbancando as teorias da conspiração. Quanto ao meu Fluminense, o que me dói não é saber que foi prejudicado duas vezes. O que dói mesmo é ver que, mesmo sem os erros de arbitragem, ainda estaria na zona. PQP.

  • Patrick

    Bom dia, Mauro.
    Entre a 13ª e 14ª rodada você passou o Botafogo de prejudicado 4 pontos a menos para 2 pontos a menos, sem que o Botafogo fosse beneficiado em nada, ao contrário, sua análise dá conta que o juiz beneficiou o Inter em lance de gol do Botafogo.
    Gostaria que corrigisse, por gentileza. Já não basta ser prejudicado pela arbitragem, vamos ao menos ser corretos na contagem dos tais erros.
    Um abraço e obrigado pela atenção.
    Patrick.

    PATRICK, obrigado vc. já devidamente corrigido. muito grato

  • Grafir Jr

    Como sempre, admiro o “Bota Teima” (haja coragem desse Mário Betti!!!), mas pontualmente discordo de uma opinião ou outra (o que só vem corroborar a utilidade da iniciativa do jornalista palestrino, cuja característica citada, aliás, é seu único defeito na crônica esportiva…). Desta feita, acho que o meu Timão não foi prejudicado em nada! Pelo contrário, para mim, um dos gols anulados do Obina foi legal. Chicão falhou duas vezes e só tem que reconhecer isso. A Fiel continua a confiar nele. Acontece!!! É importante não dar uma de “São Paulo FC” na hora da derrota…

  • Diego Freitas

    Mauro,

    Onde está a sessão “8 ou 80”?? Gostava muito de lê-la. Publica ai meu.

    abraçoss

  • Luis

    Os times do Rio que tantos bairristas falam que são ajudados (você não é bairrista,mas colegas seus são Mauro) ou estão no saldo dos prejudicados ou no zerado,como no caso do Flamengo;mas percebam que dos grandes de São Paulo 3 estão no saldo dos beneficiados e apenas Palmeiras fora(logo o Palmeiras o que a midia bairrista de São Paulo,por nãos ei que motivo,menos ajuda precionando os arbitros antes dos jogos em plena TV)
    Eu sou de Minas,mas daqui acompnho tudo isso certinho,e poso garantir que até o final do Campeonato os times de Rio,Minas e Rio Grande do Sul terão mais prejuízos que ajuda se estiverem brigando por título ou Libertadores(principalmente prejudicados serãos e enfrentarem times paulistas),ou no minimo os clubes destes estados terão o numero de prejuízos e beneficios zerado ou quase igual;já os de São Paulo sempre serão mais ajudados princiaplemnte em jogos decisivos;FIQUEM DE OLHO!!!!

  • Gomes

    Vc não colocou o lance em que meu Galo foi prejudicado contra o Flu.No gol do Flu haviam 04 jogadores tricolores em impedimento.
    Então tá zeroXzero.

    GOMES, está no post da 13a. rodada.

  • Gilmar

    É mauro nessa última você brincou hein! O Palmeiras q teve um lance q não foi lance de gol nem nada, você colocou que foi prejudicado pela arbitragem, já o corinthians q teve um gol ilegal validado para o seu adversário você colocou que o corinthians foi ajudado, vc tá de brincadeira né Mauro, e q dois pontos foram esses q o corinthians ganhou? Já que o suposto erro a favor do corinthians não teve nenhuma influência no placar final, já o seu time “ganhou” um gol e vc coloca q ele foi prejudicado…Vc zombou da cara dos corinthianos agora…

    Abraço…Respeito seu ponto de vista, mas vc com certeza deve ter errado na digitação, é a única explicação para isto!!!

  • Gomes

    Então só faltou igualar, pois estavamos sendo beneficiados 03 e prejudicados 02. Agora estamos quites.

    Um abraço.

    GOMES, o critério do BOTA-TEIMA (discutível como qualquer critério) é considerar como pontos “perdidos” ou “ganhos” pela arbitragem aqueles em que o placar final acabou sendo REALMENTE mudado por um erro de apito. Tipo: uma vitória por 2 a 1 virou empate por um erro de arbitragem? Considera-se que o time teria dois pontos “a mais” pelo suposto erro; no caso em questão, o gol do Fluminense não interferiu no resultado final – vitória atletica por 2 a 1. Por isso não é computado.

  • Conrado

    Mauro, ja reparou q se nao me engano nos ultimos jogos do Botafogo sempre tem um erro contra o time?? será que os arbitros pensam q como a midia ja denominou o Botafogo de chororo, nao terá ms relevancia suas reclamaçoes??

  • Ronaldo (avaí)

    o avaí é o time mais prejudicado do campeonato brasileiro e vem dizer que o avaí foi ajudado

  • Lucas Ferraroni – Jundiaí/ SP

    Caro Mauro,

    1º desculpe-me por no post do jogo ter escrito q vc tinha se deixado levar pela opinião do Godoy. Sei q vc não é disso (inclusive considero vc o top 2 de jornalistas esportivos no Brasil, juntamente com PVC) e só me exaltei um pouco pq eu acho q tem q haver extrema “boa vontade” para ver falta de Obina em Chicão, pois era uma disputa típica de área, sendo q o Chicão tb estava com o braço nas costas do Obina e além de tudo “teatralizou” e de maneira canastrona o lance, pois ele supostamente seria puxado para frente pelo movimento e foi para trás, típica atitude de quem força a barra.
    Isto fora o fato de em câmera lenta haver uma percepção bem diferente do lance em velocidade normal.
    2º Parabéns ao Grafir Jr., no comentário. Sensatez rara de ver em reconhecer a derrota.
    3º Para contrabalancear o de cima, o comentário do Gilmar revela no mínimo ignorância. O saldo refere-se evidentemente ao período desde o começo do campeonato, não só a este jogo.
    E o lance a q o Mauro se refere q prejudicou o Palmeiras, era no momento em q estava 0x0 e o Diego recebeu livre na área em posição MUITO legal e com o Obina livre tb e atrás da linha da bola.
    Isto era de fato um lance claríssimo de gol e indiscutível, ao contrário da suposta falta em Chicão, q é extremamente discutível.

    E Mauro, sério mesmo, eu revi o lance milhões de vezes, e não consigo entender como ninguém levantou q o Chicão estava “enganchado” no Obina e tendo a camisa puxada apenas e justamente por estar com o braço em suas costas. Fora q o Obina tinha plena vantagem no lance, pois estava com o corpo a frente do Chicão, q poderia no máximo cometer um pênalti para evitar o gol.
    Ah, e houve mais um impedimento muito mal marcado do Diego Souza e um do David Sacconi.

    LUCAS, valeu, amigo. Reitero que é um lance dificílimo para a arbitragem e que acontece aos borbotões.

  • Renato Laghi

    Discordo que o Obina tenha feito falta.
    Não se iguale aos árbitros fazedores de média que não deixam o jogo ser jogado. Aparentemente vc seria um árbitro mediocre, ou medroso.

    RELAGHI, aparentemente eu não teria visto a falta que só vi pela TV. o que não é ser medroso nem medíocre. acredito que anular um lance como aquele nao seria fazer média.