MENU DO DIA – Inter! Palmeiras! Santo André! Coritiba! Avaí! Santos 3 x 3 Barueri

por Mauro Beting em 16.jul.2009 às 14:02h

Mendes não quer nem falar da Libertadores em seu boteco. Só dos jogos de quarta-feira no BR-09.

Mário Betti, acho que Jorginho deveria assumir o lugar do Dunga na Seleção. Com menos tempo ele já fez muito mais pelo Palmeiras. E nem tem todo mundo para convocar… Ele está fazendo ovo-pochet sem omeletes…

– Detesto frases feitas, mas, as suas. Mendes, de fato têm algo a mais… Não são tão malas. Nem pochetes. Mas, então, é cedo para saber se Jorginho é o treinador ideal para o Palmeiras (para os cofres, claro que é). Ainda mais cedo, dever dizer, também para conseguir os resultados e o futebol que tem mostrado. Palmas e méritos a ele, ótima pessoa que é. Foi uma bela vitória, como sempre é no Maracanã contra o Flamengo. O rubro-negro é que é difícil de entender. Varia demais. Que coisa!

Quem não varia é o Fluminense. Toma um vareio no começo, depois busca na raça o empate (ou quase isso), e entrega a ferradura no fim…

– “Rapadura”, Mendes… Rapadura…

Aliás, tem “confit de rapadura laqueada no azeite extravirgem de Ibiza”. Quer, seu Mário?

– Interessante achar algo “extravirgem” no verão de Ibiza… Mas, falando sério, o Taison voltou a achar o gol, e o Internacional, uma bela vitória. Ao menos o Tite está tentando mudar algumas coisas no Colorado. Vamos aguardar. O duro é esperar muito mais do Tricolor.

– Seu Mário Betti, pelo menos o Fluminense e o Palmeiras não estão gastando tanto com treinadores. Acho que o caminho é esse. Falei pro meu patrão aqui no boteco não contratar um barista ali da outra esquina. O moleque acabou de fazer faculdade, botou uns panos esquisitos na cabeça, disse que fez um curso lá naquela terra com nome de pizza… A Polyanna… A Polydor… A Trabopana… A Trasmontana… O Trabzonspor…

– Toscana, Mendes… Quem me dera fazer qualquer coisa por lá…

– Então, ele fez lá um mês e voltou pedindo um salário maior que o meu, o do Rincón da chapa e o Nemércio, o segurança. Não dá, né?

– Pode até dar, Mendes. Mas quem deve saber é o patrão. Ou deveria. O problema é que eles não parecem saber nada. Pagam o que não devem, o que não podem. Os treinadores não são tão burros como imaginamos – até porque ganham senhores salários. Mas também não são tão maravilhosos para receber essa grana toda. Eles não têm culpa – só mérito. Se pedem e dão a eles tudo isso e mais um pouco, a irresponsabilidade é do patrão. Eu já pedi para um chefe um salário maior que o do presidente da empresa onde eu trabalhava – e ele não pagou. E ninguém deve pagar, ainda mais em tempos de crise. Assim como também é dever dar mais segurança aos que estão empregados. Até porque sai caro ficar mandando embora treinador a cada goleada sofrida.

– Mas o Santos não podia ficar do jeito que estava. Já melhorou com o Chulapa contra esse bom Barueri do danado do Fernandinho. Eu até ficaria com ele mais um tempo. Impõe respeito. E não pagaria nem em sonho o que pedem o Muricy e o Luxemburgo. Ou mesmo se fossem o Telê. Ou o que ganha o Felipão lá no Uzi… No Camaquistão… No Deixaficaristão… No Dersuzalaquistão….

– Se é para pagar tudo isso, eu tentaria comprar o Verón, para ficar num nome da moda. Ou manteria mais tempo o treinador. O craque, hoje, é o time. Que só consegue ser tudo isso se mantido. Ou, ao menos, a filosofia do treinador. Algo que o Autuori ainda vai dar jeito no Grêmio.

Também acho, seu Mário. Mas como ainda joga o Marcelinho Paraíba! E esse Ariel do Coritiba é tudo que falou o nosso chapeiro Rincón, que é Coxa. O gringo é bom de bola. Aliás, seu Mário, você viu o gol da vitória do Santo André? Bola enfiada pelo Marcelinho Carioca. O Atlético Paranaense perdeu para um cara experiente. É isso que faltou para o Cruzeiro, seu Mário. Eu vi o Palhinha falando isso no “Betti & Betti”, seu programa lá no Bandsports. Precisa ter uns caras assim, com marimba… com maraca… com tamarindo… com mandarim…

– Tarimba, Mendes. Concordo plenamente. Em tudo. Não só um time sub-80, nem só um sub-20. Equilíbrio. Como tudo na vida – e como tudo no discurso do Tite. Como o que faltou pro Goiás na bela vitória do Avaí. Vitória de contragolpe.

Como diz o seu amigo Sérgio Orindi, e também o Sérgio Reis, “canela velha é que faz jogada boa!”.

Tags:

  • http://www.futepoca.com.br anselmo

    eu realmente gostei do jogo do palmeiras e flamengo. movimentado, disptuado… como o de semana passada de corinthians e fluminense.

    ando desacostumado com jogos bons no futebol brasileiro.

  • Jayme Neto

    Faz o seu Bota-teima direito e voce vai entender o porque o Palmeiras, que jogou igual a time pequeno no contra-ataque ganhou a partida. Não esquece nenhum lance por favor. NENHUM! Se você disse que o adriano fez falta antes do penalty contra o Sampa, vamos ver o que você vai dizer.

    Se lembra, VE O JOGO INTEIRO!! Não esquece nenhum lance que você entende.

    abraços

    JAYME, se for o lance do primeiro gol, para mim os dois se agarram e não marcararia a “falta dupla”.
    Jayme Neto

  • otaviano amantea, o don tatah

    Mauro, sou cetico em relacao ao nosso Palmeiras. Jorginho, nao se esqueca, comecou na Lusa e andou por seca e meca ateh jogar riazoavelmente por algum tempo no Verdao. Jorginho, bom, mesmo, era o menino de Marilia que formou no esquadrao de 1979, aquele dos 5×1,solapado pelo engenho de Vicente Mateus, o genio do tapetao. Falta ao Jorginho atual, historia. isso nao se adquire aas sombras frondosas da av. Marques de Sao Vicente e sim levando croque em Tambau, Sao Carlos, Olimpia, Aracatuba, encarando um Rio Claro, um Rio Branco,Americas de Rio Preto. Por falar em America, o Macuglia que surpreendeu no Guaratinguetah de 2007, o time que goleou o Palmeiras por 3×0 em SJR PRETO no retorno de Sao Marcos, estah no comando do America de Natal com razoavel performance. Acho, no entanto, que o sobrinho do Olegario, nosso DUDU, o Dorival Junior, seria o tecnico ideal para este Palmeiras cheio de cacos e manias e cismas. Quem sabe coadjuvado pelo tigre de Crisolia, nosso eterno Evair.

  • Jayme Neto

    Po. O cara segura o zagueiro do flamengo, ao ponto de derrubar ele..Impedindo ele de ir em direção da bola..por favor Mauro… O cara é gigante…derrubado para tras… Por que ele iria estar segurando o cara. Eu sei que vocês são jornalistas, mas tenta ver a jogada com as leis da fisica junto. Só falta você falar que não foi falta(penalty) no Ze Roberto, mas foi falta do emerson na jogada que se seguiu igual ao Surtado o Arbitro apitou. A mesma jogada em lances separados por segundos, duas interpretações.
    O Lance do diego souza, tenho uma pergunta. Se a canela acerta ele na perna esquerda, que não é a da passada, porque ele cai? Por que ele não continua a passado no minino?? Ele se jogo ridicularmente..parece que ele tinha o butão ejetar na canela esquerda.
    E o lance que o zagueiro abraça o Emerson, ao ponto que os braços ficam imoveis, os jogadores se enrolaram no lance??

    Ve o jogo com calma, que mesmo com a sua equivocada opinião, na minha visão, o flamengo foi muito mais prejudicado.

    Abraços

    JAYME, resumidamente, na disputa de espaço, para mim lance normal o do primeiro gol; pênalti no Edmilson que foi puxado pelo angelim (como, depois, o Pierre faria a mesma coisa com o Emerson, no segundo tempo).
    é isso. opinião de um palmeirense jornalista, não de um jornalista palmeirense. o que não melhora e nem piora a minha interpretação. como a sua também não é mais qualificada ou menos qualificada por ser rubro-negro.
    é apenas mais uma opinião.
    e, sim, dentro do possível, a gente tenta interpretar os lances de acordo com as leis do futebol e as anteriores a elas – as da física.

  • Raphael

    Não gosto de ficar criticando arbitragens, mas uma coisa precisa ficar clara…
    Os juízes não são mal intencionados, mas têm um pavor enorme de cometer erros contra equipes de São Paulo… por quê???
    Atualmente, existem dezenas de programas no formato mesa redonda, 3º Tempo, Bate Bola, etc… e o que se faz nesses programas é absurdo!
    Os lances polêmicos contra clubes paulistas são reprisados à exaustão, os àrbitros são execrados e quase sempre membros do STJD, FPF e Comissão de Arbitragem participam como convidados ou por contatos telefônicos ao vivo. Fico imaginando a cabeça desses juízes durante as partidas sabendo que serão julgados friamente e em slow motion, aí na dúvida… vai para os paulistas.
    Em alguns destes programas, clubes do Rio, do Sul ou do Nordeste são ridicularizados o tempo todo, tentam criar uma imagem negativa das instituições para que não só as torcidas como os próprios envolvidos no esporte passem a agir de forma parcial e bairrista.
    É o que eu sempre digo… a força do futebol paulista está na imprensa, sei que muitos profissionais como você Mauro e o PVC, procuram quase sempre deixar o lado torcedor de lado… mas infelizmente, a grande maioria é bairrista e irresponsável. Com o futebol cada vez mais equilibrado, a figura do árbitro tende a aparecer cada vez mais… do jeito que vai, o futebol brasileiro ficará muito previsível, com os clubes paulistas vencendo e exaltando uma estrutura e uma organização que todos sabem que não existem!

  • Jayme Neto

    Sabia que voce iria falar desse lance. Existe um diferença, na minha opinião. No lance do Edmilson, o proprio empurra o Ronaldo Argelim com o ante-braço e o mesmo resiste se segurando ao Edmilson. No do Emerson, o Pierre, ABRAÇA o emerson, impedindo completamente os seus movimentos. No primeiro lance não valeria a mesma regra do lance do primeiro gol? Os dois estão fazendo “faltas”. No lance do Emerson, o que ele fez? A jogada chega a ser ridicula, quase uma cena de comedia.

    Gostei muito do post sobre acima. Não lembro de você em programas esportivos, mas o que ele falou é absolutamente verdade. Sou Flamenguista e tenh tido medo de certas atitudes. O senhor procurador Rodrigo Terra conseguiu que o Flamengo, somente o Flamengo, seja obrigado a agir com poder de policias em seus jogos no Maracana. Só o flamengo?
    Por que o jogador do São Paulo que foi pego dando um Tapa na cara do PET ainda não foi denunciado e o Kleberson, que foi expulso por dois amarelos já foi até julgado?

    Você pode achar sindrome de conspiração, mas por que o São Paulo foi um dos três times mais faltosos dos ultimos 3 campeonatos? O ultimo com 15, sim 15 partidas com erros a seus favor.

    Acho tudo muito estranho..temo muito pelo futuro do futebol. E só para constar, não vou ao estadio quase nunca, não sou de organizada, etc. MAS não perco um jogo do meu Flamengo (nós ultimos 4 anos, passei a ver jogos de outros times, nesse ultimo do Vasco por simpatia ao Roberto e por ser o time da minha senhora) a mais ou menos 10 anos. Para não falar que é exagero, perdi 4 e lembro de cada um, o porque.

    Abraços

    Jayme Neto

    JAYME, valeu, amigo. Suas análises são sempre bem fundamentadas.
    Faço TV esportiva há 18 anos. Fui comentarista da Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record e, agora, estou no Bandsports e TV Esporte Interativo.
    abs

  • El Mago-RJ

    Jayme Neto, deixa de ser chorão e admita que o Menguinho é freguês do Verdão. Dizer que o Palmeiras jogou como time pequeno é no mínimo um comentário de quem não entende nada de futebol.
    Saudações Palmeirenses!

  • Gerson França

    Mauro
    Ontem (sexta), no programa da Renata Fan, fizeram uma matéria com o Jorginho. Enquanto a repórter (não lembro o nome) fazia até uma boa entrevista com ele na Academia, pergutnando sobre a época em que jogou no Palmeiras, imagens do passado (gols, jogadas) iam sendo mostradas, só que do outro Jorginho, o Jorginho Puttinatti, de Marília. Um erro crasso, mais agravado porque a garotada mais nova, que não viu nem um nem outro jogar (à distância, eles têm mais ou menos a mesma estatura, e ambos jogaram com a camisa 7) acaba engolindo. Inadmissível para uma emissora que tem você e o Milton Neves, dois dos maiores memorialistas do futebol.

  • http://araujo clovis

    quem e o atletico mineiro ? quem e o novo lider do brasileiro uai?

  • http://araujo clovis

    pera ai, quem e o atletico mineiro? quem e o novo lider do brasileiro uai?

  • http://araujo clovis

    sobre o comentario do gersom, sobre os dois jorginhos, è que eles sao todos corintianos nao lembram mesmo , atv bandeirantes ja foi mais respeitada, hoje è vergonhosa a parcialidade de toda a equipe que se declaram corintianos e comentam os jogos c/ parcialidade. a que saudades do china, juarez soares e do elias junior!!!

  • http://araujo clovis

    clovão. umuarama- paraná, sr. osmar de oliveira e godoy torçam p/ o seu time mas, no comentario sejam imparciais, como o neto.