Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes (1 x 2 agregado)

por Mauro Beting em 16.jul.2009 às 0:07h

América?

Em 1960, ano um da Libertadores, América era o rival que só seria superado em 1965 pelo timaço de Tostão, na conquista do 13º. estadual. Pela primeira vez a Raposa tinha mais títulos mineiros que o Coelho.

No ano da inauguração do Mineirão.

Marco zero dos (a partir de então) 23 estaduais, três regionais, seis canecos de caráter nacional, mais cinco títulos continentais, e duas Libertadores que deixaram mais celeste o céu mineiro. Mais estrelado o belo horizonte sul-americano.

Mas não mais azul a Terra.

Esta esteve aos pés que se perderam em algum ponto do Mineirão platino. Pincharrata. Do tetra dos Estudiantes. Dos Verón, pai, filho e espírito do tetracampeão que acabou com o sonho do tri celeste.

“Oitenta por cento de ferro nas almas, noventa por cento de ferro” nas arquibancadas, cem por cento de prata no gramado. É o “hábito de sofrer que tanto diverte” o cruzeirense (com a permissão de Drummond pelo arrastão nas letras do poeta mineiro).

O Cruzeiro de 2009 é uma fotografia na parede. Como dói depois de tanto endoidecer na bela campanha. Escreveu o poeta de Itabira: “Ai, América, só suspirando. Suspiro brando, que pelos ares vai se exalando”.

O Cruzeiro foi isso em 1976. Foi o pé direito maroto, malandro, manso, mineiro, matuto de Joãozinho fazendo curva e história em Santiago. Deixando à beira do River que passou pela vida celeste um rival batido pelo veneno da falta batida antes do apito do juiz, antes do juízo da falta que seria gol de Nelinho, e foi antologia com o gesto de Joãozinho.

O Cruzeiro foi isso em 1997. Foi o pé direito maroto, mineiro e matuto de Elivélton fazendo de fora da área e deixando fora dos autos o Sporting trincado como Cristal em 1997. Numa vitória da virada na história de um time que parecia perdido na Libertadores até se achar como campeão. Como Cruzeiro. Vencendo rivais externos e internos nos modos. Na muda. No mineiro jeito de ser Cruzeiro. De chutar a pedra no meio do caminho como se chuta uma bola.

O Cruzeiro foi isso em 2009. Foi o pé direito de Henrique que foi Nelinho no Morumbi, que foi Joãozinho-76, que foi Elivélton-97, que parecia ser o gol campeão aos 6 minutos do segundo tempo, na primeira chance azul. Mas faltou um pé na cobertura a Cellay no gol de Fernández. Mas faltou Henrique subir como Boselli na virada. Faltou alguém para botar as bolas nos devidos lugares como Verón.

A rosa do povo da China azul murchou. Não deu na neve de Munique, não deu do outro lado do planeta no Japão. Talvez dê em 2010. É só manter o muito que tem dado certo. Drummond mais uma vez nos guia: “Para o diabo vá a razão quando o futebol invade o coração”.

Vai, Cruzeiro, ser campeão na vida.

E vem, Verón, ser campeón um dia no Brasil.

Tags:

  • rodrigo

    quem se acha demais, se perde…

  • Claúdio Sendra

    Mauro ,

    Confesso que no começo até torci para o Cruzeiro , afinal torcer para time argentino só contra o Corintians , mas no final não deu…
    Conclusão a maldição não é para o São Paulo e sim do São Paulo.
    Afinal de contas o Grêmio desclassificou o meu Tricolor em 2007 , o Fluminense em 2008 e o Cruzeiro este ano , mas os três acabaram morrendo na praia e perdendo na final ….. TRI SÓ O SÃO PAULO.
    Abraços
    Cláudio

  • rmdns

    Boníssima noite Mauro!!!
    Agora eu quero ver, o grande de Minas é o Galo!
    Cadê o timeco de purpurina azul? Cadê a imprensa que endeusava as meninas azuis. Contaram com o ovo mas a galinha nao botou, quem morre de véspera é o peru!!!! Subestimaram os argentinos e o resultado está aí!!!! Como eu coloquei no post de domingo, quem viver verá, e eu vi!!!! Agora é só comemorar!!!! E soltar muitos foguetes durante o noticiário esportivo!!!

  • Jovaneli

    Não é a torcida que carrega o time. É o time que levanta a torcida. No Brasil, é claro.
    Na hora que o Cruzeiro fez 1 a 0, festa. Quando tomou o empate, silêncio. E quando levou a virada, gritos de “queremos raça”.
    A torcida brasileira deveria aprender com os argentinos, que sempre estão ao lado do time durante os 90 minutos. Isso é torcer!

  • Jovaneli

    Mais um brasileiro favorito chega à final de Libertadores. De novo, é considerado favorito. Novamente apanha. Ocorreu com o Fluminense do Renato Gaúcho diante da LDU e agora com o Cruzeiro.
    Vale lembrar o recente retrospecto dos times brasileiros contra estrangeiros em finais de Libertadores: derrotas de Palmeiras, Santos e Grêmio para o argentino Boca, fracasso do São Caetano diante do Olímpia, do Paraguai, derrota do Flu contra a equatoriana LDU e agora do Cruzeiro diante do argentino Estudiantes.
    Como disse o Bertozzi no Twitter: da próxima vez, estudi antes para a prova final.

  • RAFAEL DE ALENCAR SILVA

    ESTOU FELIZ COM A CONQUISTA DA LIBERTDORES DO ESTUDIANTES.. O CRUZEIRO FOI VALENTE MAS NÃO JOGOU… SAUDAÇÕES TRICOLORES DO RIO DE JANEIRO (LEMBRANDO QUE TODOS SECARAM O FLUMINENSE EM 2008 E A URUCA VEIO EM DOBRO

  • Paulo

    É… vai entender essa “zica” que time brasileiro quando pega um time argentino. Tem que jogar bem feio mesmo… só na retranca.

  • allan

    Discordo da manchete do Lance!: “Zebra no Mineirão”

    A imprensa de todo o Brasil, recentemente, transformou o Cruzeiro e o Inter em times imbatíveis, como se fosse o Santos do Pelé. Tanto um quanto o outro são times melhores que a média, apenas isto.

    Um time que tem Tiago Heleno… não pode ser imbatível. Ou seja, não foi zebra. Claro que o Cruzeiro era favorito. O Cruzeiro é mais time que o Estudiantes. Mas não era não nenhum bicho de sete cabeças. Jogadores de boa qualidade, bem organizados. Repito: apenas isto.

    Não foi zebra nenhuma. Quem acompanha futebol (de outros países também) sabe disto.

  • Valter Junior

    O Padrão que o Luxemburgo não seu ao time em tanto tempo, vi com Jorginho em 4 jogos… E o DS7 deitou hoje, brincadeira é ver o Edmilson jogar também, cara é mestre, Pierre, Dunga cava Cova ao chamar Gilberto Silva, porém Jorginho, Capixado não é jogador nem -pra se relacionar, entrou,levamos um crzamento que resultou penalti em suas costas, no ataque até pra bola apanhou, um comentarista fez o segguinte comentário, Capixaba é bom, porém é a bola que redonda que sempre o atrapalha.

  • Ulysses Cortez

    bem, como atleticano estou muito feliz pelo resultado que comemorei muito ainda mais pelo jogo ter sido no dia do meu aniversário !!!

  • borracho

    toma cruzeirenses achavam q tava ganham tomaram banho de bola em casa se ferrem

  • Andrews

    Mauro, não sei se já foi comentado isso na imprensa, mas veja que interessante (no mínimo curioso): em 2007 o grêmio eliminou o São Paulo. Chegou a final, decidindo em casa e perdeu o título. Em 2008 foi a vez do Fluminense eliminar o São Paulo. Também chegou a final, decidindo em casa e também perdeu o título. Esse ano, São Paulo é eliminado pelo Cruzeiro. O time Celeste também chega a final, jogando o 2º jogo em casa, porém também perde o título. Curiosamente, para o São Paulo é ruim jogar contra times brasileiros, é sempre eliminado, porém, para quem o elimina, parece que vem sendo criado um tabu.
    Abraços

  • Sadro

    Boselli Mauradona Boselli
    Verón Y
    Gastón Fernandes

  • Renato Faria

    Salve salve atleticanos ou ressentidos por terem sido eliminados pelo meu Cruzeirão. Podem comemorar… mas lembrem-se, que quem vai pagar o pato são vocês… agora o Brasileirão virou foco…

    APOSTO que o Cruzeiro, mesmo cabisbaixo com o vice campeonato e 11 pontos atrás do mono-título alvinegro, ainda sim, termina na frente deles… se bem que ninguem vai querer apostar, né… isso é muuuuito óbvio…

    Comemorem mesmo mono-títulos… desde 71, a única alegria do aatleticano é quando o Cruzeiro não é campeão!!!

    Vamo que Vamo Cruzeiro… é lamber a ferida, elaborar a dor e sapecar o corinthians no domingo… o TRI fica pro ano que vem!

  • Diego Caldeira

    Pô Mauro, Drummond é de Itabira e não de Itabirito. Hehehehe.

  • Eduardo Costa.RJ

    Faltou humildade. Não só do time do cruzeiro como também da imprensa. Quanto à torcida cruzeirense, ela estava no direito dela, de achar que o seu time seria o campeão. Afinal, quem é que não acha diante de uma final que o seu time ficará com a taça? Todo torcedor é otimista. E tem que ser mesmo! Se não acreditarmos no nosso time, quem é que acreditará? Tem torcedores que estão comemorando a derrota do cruzeiro, como se fosse à vitória do seu próprio time. Desculpem-me, mas para mim não é assim. O fato de o cruzeiro ter perdido a libertadores, não mudará a situação do meu time, nem para pior nem para melhor.
    Saudações Rubro Negras.
    Flamengo Sempre!!!!!!

  • Anderson Mendes

    Ae, aviso pros desinformados… O São Paulo FC não é sempre eliminado por brasileiros na libertadores. Os últimos 4 confrontos com times brasileiros o São Paulo FC foi eliminado, porém, contudo, entretanto, o São Paulo FC (por exemplo) eliminou brasileiros em todos os 3 anos q conquistou a Libertadores da América (Criciuma em 1992, Flamengo em 1993 e Palmeiras e Atletico PR em 2005) e, lembro, que o mesmo aconteceu (de o São Paulo FC eliminar brasileiros) em 1994 e 2006 (esses dois anos o Palmeiras). TRI da libertadores no Brasil??? Ainda só o São Paulo Futebol Clube!!!!

  • http://www.cazzofutblog.blogspot.com cazzo fontoura

    ACESSE: http://www.cazzofutblog.blogspot.com – CRÔNICAS DE FUTEBOL.

    A alma penada e amarelada do Ramires.

    O pé direito de Serginho Chulapa.

    De Parreira nasce Eutrópio.

    AS BRIGAS CONJUGAIS ATRAVÉS DE UM JOGO DE XADREZ, Antonio Brás Constante

    Traços a esmo, Graciliano Ramos

    ENTRE E FIQUE À VONTADE.

    GRANDE ABRAÇO.


    Cazzo Fontoura

  • http://www.91rock.com.br/blog/futebolecoisaseria/ Cleverson Bravo

    o texto não merece a alcunha de brilhante
    seria uma desfaçatez
    ele é muito mais que isso
    acho que o trecho seguinte dá uma idéia:
    a derrota das 23h53 não levaram às lágrimas um são-paulino que temeu pela exclusividade do tri, mas não ousou torcer contra o Capitão América, contra o Gladiador Azul, muito menos contra o Queniano-Luso-Brasileiro
    o texto, ah o texto sim…
    copiosamente!
    isso me orgulha de ter escolhido o jornalismo

  • Maximiliano

    Oi, so da argentina, e moro no brasil, e asisto o futebol brasileiro e otros, e me da pena leer jornalista deste pais falar que nao entendem que esta acontecendo com os times brasileiros na libertadores, o fato é muito simples, os times brasileros sempre forom animadores e dignos rivais, mais sempre ouve a supremacia dos times argentinos, entao e comico leer a pergunta que esta acontecendo? Argentina ja ganhou 25 libertadores e quase dobra as conseguidas pelos times do brasil, o maior ganador e o Independente com 7, Boca com 6, Estudiantes com 4, e mais 8, e no Brasil o maior ganador e o Sao Paulo com 3, dois conseguidas faz pouco tempo, entao a resposta e simples os times argentinos continuam a manter a supremacia, sem ir mais longe a nivel de seleicoes Argentina quase dobra o brasil tambem 14 a 9. So nas copas do mundo, onde e muito dificil o Brasil pegar a Argentina ele se destaca, gostaria de ter sempre o Brasil em mata mata em copa do mundo para ver ate onde seriam penta….

  • Willer

    Mauro,Mauro! E Minas Gerais se cobria de Azul… Das lagrimas de mais de sessenta mil purpurinados no Mineirão para assistir uma das maiores vergonhas que o estadio ja viu! ”A equipe bem postada, o melhor time da atualidade, o otimo conjunto, a maquina azul” cairam do salto!!! Perdoado, Mauro, todo mundo tem direito de errar… Que o diga os ”otimos” Thiago Ribeiro, Gerson Magrao e Thiago Heleno!

  • xand cardial

    mauro… diga o q quiser.. cruzeiro NAO tinha time pra ser campeao… o time de 2009 confiou em kleber e Wpaulista? sério mesmo, tirando o ramires, que também nao jogou bem as finais, e fábio, q fez milagres, mas falhou no primeiro gol, quem jogou bola nesse time? wagner, que deveria ficar ate o fim, saiu merecidamente – foi mal nos dois jogos, faltou ao time um grande jogador… mas mesmo assim é dos melhores times do BRASIL. e só.

  • Diogénes

    Puxa vida como é bom existir na imprensa esportiva mundial alguém que escreva tão bem assim esse texto é uma jóia. Parabéns.

    Achei a torcida mineira absolutamente fria durante todo o jogo, agitação eu só senti depois que o Cruzeiro abriu o placar 1×0.
    Era final de libertadores c****ho uma torcida que quer ver seu time campeão não pode agir de modo frio assim, se em 2014 a torcida brasileira agir como a do Cruzeiro agiu na noite passada outra copa vai pro espaço. Mineirazzo

  • http://fernando-q.mybrute.com Fernando

    Perdeu o título e Ramires e pode perder o Kleber. Ficou bem ruim.
    Essa mania que Libertadores se joga na raça contra argentino não funciona. Contra argentino funciona o que o Brasil tem de melhor, futebol arte e isso tem que vir da base.

    Visitem o jogo:

    http://fernando-q.mybrute.com

  • Marcus

    Os argentinos mais uma vez nos ensinaram como se joga uma Libertadores e principalmente uma final de Libertadores.
    Nada está perdido depois do primeiro jogo e nada está ganho antes do segundo.

    Faz 10 anos que um time Brasileiro não consegue ganhar uma final de Libertadores contra um time de outro país. E foram várias oportunidades com Palmeiras, São Caetano, Santos, Gremio, Fluminense e ontem com o Cruzeiro.

    Aprendemos nesse período a respeitar o Boca Juniors.

    Precisamos agora aprender a respeitar os demais, se o Brasil quiser voltar a conquistar títulos.

    Foi uma bela final, merecidamente conquistada pelo Estudiantes.

  • Ednei

    No segundo jogo entre Estudiantes x Cruzeiro (4 x 0) essas foram as palavras de Galvão Bueno: “O Estudiantes ganhava libertadores na época em que não existia exame anti-dopping.”.

    Triste comentário. Como foi bom ver o Cruzeiro perder. Eu afirmo que o Cruzeiro é um bom time, não o melhor do país, mas realmente não foi o melhor time da libertadores. Essa final estaria muito melhor se fosse o Grêmio, que jogou bem mais, e foi eliminado pelo Cruzeiro. Esse time do Cruzeiro é bem melhor que o de 97 mas não é uma maravilha assim..

    Ontem alguns golpes de sorte e outras coisas deixaram de acontecer: Henrique jogando muito. (Elivelton 2?). Wellington Paulista matador. Kleber mal-carater (craque?) fazendo o diferencial. Ramires desequilibrando. Gerson Magrão bom jogador. Não.

    Ontem não teve nada disso. O ataque inteiro pipocou. (Kleber não chutou nem uma vez ao gol), Ramires não fez a diferença (alias, não vinha jogando bem no cruzeiro fazia muito tempo) e os cabeças de bagre voltaram a ser o que são. O Henrique até foi Elivelton, mas não deu. Muitissimo merecido!

    Meritos, claro, pro Estudiantes que jogou muito melhor! Como se deve jogar um visitante!

    Kleber: sonhar não significa nada! Vacilão!

  • Veron

    Caro amigo Kleber,

    Gostaria de dedicar este titulo ao Tricolor Paulista ( Único Tricampeão das Américas no Brasil )… Vários torcedores me ligaram essa semana pedindo para ganhar do Cruzeiro do Kleber….kkkkkkkkkkkk

    Queda Traquilo que tu tienes o Brasileirão ainda…..kkkk Adios!!

    Saudações Hermanas

    Veron

  • baianim

    que decepção.nó tático perfeito.jogador depois de vendido não deveria mais jogar.wagner,qual é a sua?

  • Fábio

    Caro Mauro,

    Te corrigindo Carlos Drumondo é de Itabira e não Itabirito como disse em sua coluna, quanto ao cruzeiro só é vice quem tem competência para chegar a uma final, podem falar e desmerecer mas o cruzeiro ainda é e sempre será forte, resta agora a dignidade de reagir e sair bem no final do campeonato brasileiro e ano que vem estaremos novamente na libertadores, só vence quem tem força de vontade e não desiste.

    Um abraço

  • Carlos Eduardo

    Mauro… na mosca!!! falei que o cruzeiro não tinha culhão pra levar essa libertadores… nem Cruzeiro nem Gremio..

    Agora Cruzeiro vai ter que correr.. ta com miseros 10 pontos no Brasileirao… titulo acho que não da mais…

  • IVAN

    CHUUUUUPAAAAA KLEBER!!!!! CHUPA ATÉ AFINAR!!!!!!!!!
    OTÁRIO, LEMBRANDO QUE ELE TAMBÉM OFERECE ESSA DERROTA VERGONHOSA AOS PALMERDENSES!!!!!! FALAR NOME DE TIME QUE NÃO GANHA NADA HÁ 10 ANOS DÁ AZAR, ELE FALOU PALMERDAS E DEU NISSO…

  • Trimundi

    Quero dar uma cornetada…
    Até gostaria que o título viesse para nosso país, gostaria muito que o grande Cruzeiro ganhasse do timeco argentino, mas tem gente que fala muita bobagem, que a boca é maior do que o futebol que joga.
    Por falar em cornetar: Kleber seu mala, bem feito pra voce perder a Libertadores, ” vamos eliminar o São Paulo em homenagem a torcida do Palmeiras”; boa seu mala, .Chupa que a manga é doce, mané.E agora, perdeu homenageando a mãe???O Cruzeiro não merecia mas voce,kkkkkkkkkkkk.Foi um favor pra torcida tricolor…
    Continue assim “amigo”, vai falando.

  • Trimundi

    Kleber seu mala, bem feito pra voce perder a Libertadores, ” vamos eliminar o São Paulo em homenagem a torcida do Palmeiras”, boa seu mala, .Chupa que a manga é doce, mané.E agora, perdeu homenageando a quem???O Cruzeiro não merecia mas voce,kkkkkkkkkkkk.Foi um favor pra torcida tricolor…

  • Gomes

    “TODA A ARROGÂNCIA, SERÁ CASTIGADA”

    ADILSON É UM GRANDE TREINADOR, MAS UM POUQUINHO DE HUMILDADE NÃO FAZ MAL.

    PARA O MEU GALO CONSEGUIR ALGO A MAIS NESTE CAMPEONATO, SÓ FALTA O VERÓN.

    INFELIZMENTE A TORCIDA DO CRUZEIRO É IGUAL A DO SÃO PAULO, SÓ VAI NA BOA. QUANDO O TIME MAIS PRECISA DE INCENTIVO ELA SE CALA. ISTO NÃO É TORCEDOR, É SIMPATIZANTE.

  • Marcos Grillo Jr

    Tal qual o River na Argentina, o Cruzeiro é uma espécie de galinha aqui no Brasil. Toda vez que tem que decidir, chicken out total.

    O jogo foi idêntico ao do Flu no ano passado, time brasileiro jogando em casa, estádio cheio, torcida morta, equipe totalmente impotente a maior parte do jogo.

    Se em termos de seleção o Brasil domina, em relação a clubes, o futebol dos hermanos dá de lavada no brasileiro. de longe. É histórico.

  • Gilson Junio

    TRISTEZA, é o sentimento de todo Cruzeirense hoje, mas o pior não é isso, é ver os atleticanos comemorarem e fazerem buzinassos no dia de hoje como se seu time é que tivesse sido campeão, hilário, Time não tem o que comemorar, nem título nem nada, só sabe comemorar o que os outros conquistam, torcida mediocre essa do atletico.

  • Rafael

    Mauro

    O cruzerin perdeu por excesso de confiança, arrogancia, dentre outros….
    jah davam como certa a ida para Dubai, o Kleber estava sonhand com a conquista há umas duas semanas atrás, mas tinha um Veron no meio do caminho, que foi presenteado pela torcida do Atlético com uma camisa do Galo… além da raça argentina que é normal, ele tinha duelos pessoais com o Ramires (que apanhou muito dele) e com o Sorin (velha treta dos hermanos) e no final deu no que deu, acharam que seriam fácil demais, deram adeus a Dubai, ao Barcelona… e o Zezé Perrela falastrão (tão quanto o Kalil) disse que eles são o maior de minas (freguesia…) depois de um ano de levar um baile do Riquelme, levaram outro do Veron e cia…

    Mauro, não sei se concordará comigo, mas, o cruzeiro históricamente, nunca foi um time de raça, superação, então, não seria ontem que eles iriam criar um “precedente”.

    OoOoO a freguesia voltou…

  • Jovaneli

    Se me permitem, gostaria de recomendar neste espaço o texto do colega Mauro Cezar Pereira (La copa se mira y no se toca – http://tinyurl.com/kqug85) e, principalmente, o vídeo do lado direito da tela do blog dele, em que o Mauro falava do time do Estudiantes, do retrospecto dos times argentinos contra brasileiros na década e do oba-oba, segundo ele inclusive entre jornalistas.
    Não se pode generalizar, mas de um modo geral concordo com ele que a maioria menosprezou a possibilidade de vitória dos pincharratas.
    Detalhe: o vídeo (http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/video/61868_VIDEO+O+GRANDE+DESAFIO+DO+CRUZEIRO+E+FICAR+LONGE+DO+OBA+OBA+DA+TORCIDA+ANALISA+MAURO+CEZAR+PEREIRA#) é da participação do Mauro no programa Bate-Bola, da ESPN Brasil, de terça-feira, dia 14, ou seja, antes da final. Talvez seja o nome, sei lá, mas a verdade é que se trata de mais um excelente Mauro no jornalismo esportivo brasileiro. Sensacional. Recomendo.

  • JL

    Nós Cruzeirenses morremos de inveja dos atleticanos.
    O Atlético nunca perdeu um decisão de Libertadores!!!

  • Fernando Amaral

    Quarta feira 15/07 21:00 Hs Cruzeiro já é campeão libertadores 2009,
    Quinta feira 16/07 00:10 Hs estudiantes Campeon.

    Nada é ganho na véspera, aprendam Cruzeirenses (torcida, imprensa, treinador, dirigentes

  • Victor Miranda

    Não quero falar sobre o Cruzeiro. Todo mundo tem falado a todo o instante. Apenas elogiar essa coluna. Emocionante, bela, drummônica! Os cruzeirenses que reclamaram da falta de sentimento do colunista quando houve a classificação à final, não têm do que lamentar hoje. Quer dizer, nada senão a atuação alviceleste.

  • AOS NOBRES ATLETICANOS:

    O atleticano é mesmo um sujeito fálico. Fálico e voyeur. Jamais participa, apenas olha. Claro que é um voyerismo às avessas. Um voyerismo perverso, que a alegria só vem quando o outro sente dor. Quando o outro se iguala, mesmo que momentaneamente, ao seu mundo de dor.

    Não haveria nenhum problema nisso. Se não fosse o de NÃO se aceitarem “apenas” como voyeur. Eles tentam SER “aquele” em que observam. E acreditam, mais das vezes, que podem estar no lugar deles.

    Num momento de delírio, imaginam: “E se nós fossemos BI campeões da Libertadores? E se nós disputassemos o TRI da Libertadores? E se nós fossemos TETRA da Copa do Brasil, Bi da SuperCopa…”

    Mas aí vem o tombo. Percebem que não são. E não podem ser. Nem se quer passam perto dessas conquistas.

    E aí que a sensação de vazio e desepero parece crescer ainda mais.

    E então, voltam a se lembrar das seguidas agruras e humilhações que o futebol lhes causaram, e recolhem-se novamente ao seu mundo voyeur, perverso e autista, com esporádicos momentos de gozo sádico(embora nunca sejam eles que proporcionem esta dor), quando percebem este outro numa posição de sofrimento.

    A diferença, a sutil deferença entre “nós” e “eles” é que a nossa dor vai passar…

  • Wagner Locke

    Como disse o nosso presidente:”só perde uma final quem chega a ela”. Não deu para comemorarmos o TRI ontem, fica para o ano que vem. Mas se antes eu torcia contra o GAYLO, agora é que eu torço contra até em jogo de bocha. Só posso dizer que, alegria de atleticano só acontece quando O MAIOR DE MINAS perde. Teve uma vez, ha muito, muito tempo atrás, que eu comemorei demais uma vitória do ROSARIO CENTRAL DA ARGENTINA. Só me lembro que tem muito tempo que não torço contra o atletico, até porque time que não ganha nada não tem o que ser secado. Mas agora, é foco no TRI brasileiro em 2009. CRUZEIRÃO SEMPRE!!!!!!!!!!!!!

  • Wagner Locke

    Só mais uma coisa: quem tomou 12 cocos seguidos no Mineirão, nos últimos três anos? O Cruzeiro? NÃO FOI O GAYLO.

  • Wagner Locke

    ENTÃO A FREGUESIA FICA EM LOURDES, OU SEJA, NO GALINHEIRO. FORÇA CRUZEIRÃO……

  • Damas

    Mauro: Algum comentário adicional sobre o preparo físico do Estudiantes na noite de ontem?

    DAMASCENO, vai entender… Morreram em La Plata, voaram no Mineirão…
    Mas não vou além desse ponto.

  • Jones Lira

    Mauro,

    Primeiro parabéns pelo texto….apenas uma correção…
    O terceiro jogo da final da Libertadores em 1976 foi em Santiago, no Chile e não em Montevidéu como está no texto.

    Abraços

    JONES, isso pq eu já escrevi zilhões de vezes a respeito. valeu, amigo.

  • Alexandre

    Torci para o Cruzeiro, mas a verdade nua e crua é que não há nada de bom que se possa tirar desta final. O Cruzeiro jogou mal nos dois jogos, foi completamente dominado em La Plata e cozinhado no Mineirão. A sua torcida foi apática durante quase todo o jogo de ontem, exceto apenas nos 5 minutos em que o time esteve na frente, o que só reforça o vexame. Após o gol de empate, não há outra palavra que defina melhor a reação cruzeirense: amarelou! O time e a torcida. Uma vergonha, um Mineirazo. Parecia impossível que algum time brasileiro decepcionasse mais do que o Flu do ano passado. O Cruzeiro fez isso. E viva os argentinos, que sabem “ganar una copa” como ninguém!

  • Rodrigo T. Matos

    O Cruzeiro cometeu o mesmo erro do Fluminense em 2008… achava que já era o campeão. Só esqueceram que do outro lado havia Veron, Boselli & Cia.

  • http://www.lanceactivo.com.br/Blog.aspx?profileID=8376&#1 Denilson

    o Anticorintianismo anda em alta por donos e comentaristas de Blogs,

    semana passada quando em vez de passar Estudiantes x Cruzeiros a globo passou pra algumas praças o Corinthians ex Flu, fou uma chiadeira geral, antijornalismo, conspiraçao, armaçao em prol do Corinthians e etc,

    Agora que a situação se repete, dessa vez com o Mengo e Palmeiras, o silencio

    Moral da historia: Vão catar coquinhos!!!!!!
    O bando invejoso!!!!!!!!!!!

    DENILSON,
    1, A rodada já estava marcada previamente, rodada completa (encavalou por causa da questão da gripe suína).
    2. todos os jogos deveriam ser na quinta-feira por conta disso.
    3. concordo. mas tudo já foi comentado.
    4. reiterando – o mérito é todo corintiano. o Timão nao tem nada com isso. a culpa é da mídia, só dela.
    5. aquilo já foi comentado à exaustão.
    6. não existe apenas o seu clube no planeta.
    7. e se vc não entendeu a enorme diferença…

  • rmdns

    Mauro, boa tarde!
    Toda a arrogância será castigada!

    Aprenda a perder uma Libertadores !!
    10 PASSOS A SEREM EXECUTADOS (NÃO NECESSARIAMENTE NESTA ORDEM)
    .
    1 – Se ache muito melhor, superior e acima de todos os outros adversários!!
    .
    2 – Ao chegar na semi-final, já compre as passagens para o elenco inteiro para viajar para Dubai no final do ano, para já disputar o Mundial Interclubes!
    .
    3 – Se considere Tri-Campeão antes de jogar a final e faça sua torcida soberba acreditar no mesmo (eles provavelmente vão gritar “é campeão” já no aeroporto)
    .
    4 – Dê entrevistas dizendo que “sonhou que seu time era campeão” (mesmo que ainda seja na semi-final)
    .
    5 – Menospreze o adversário !! De preferência menospreze um jogador mais velho… de mais de 30 anos do time adversário… acredite que ele seja um “ex-jogador que não acrescenta em mais nada”….
    .
    6 – Para menosprezar ainda mais um adversário, motive um jogador de seu elenco a se fazer de vítima em campo criando uma polêmica na final da partida (de preferência sobre racismo) para tirar o foco da decisão. Mesmo que vc não tenha como provar a acusação !! Mesmo que se trate de uma semi-final de Libertadores!!

    7 – Empate fora de casa !! Perca um gol feito e pense “não vai fazer falta”… depois lote seu estádio em casa e respire bem fundo o ar de “já ganhou” de milhares da sua torcida.
    .
    8 – Na partida decisiva em sua casa, tome um 1 gol e não se preocupe, afinal vc é tão superior que nada pode tirar seu título. Não se preocupe se sua torcida não está lhe apoiando ou cantando. Acredite e diga pra vc mesmo “o título é questão de tempo”.
    .
    9 – Na partida decisiva em sua casa, tome o segundo gol e se preocupe um pouco, afinal vc é bem superior, mas “injustiças” acontecem no futebol. Continue não se preocupando com o fato de sua torcida só cantar e apoiar no gol que vc fez.
    .
    10 – No desespero de buscar o empate em casa, depois da virada do menosprezado e inferior adversário, conte com o “talento” de seus grandes craques (Ramires, Kléber e Wagner) para contornar a situação. Eles são 3 dos melhores jogadores do mundo e irão “resolver” em segundos o problema!!

    Retirado da comunidade do Galo no Orkut, texto do Prof Alissom, que foi muito feliz nas suas colocações, e que a imprensa de uma forma de geral babe menos em cima deste time que tomou um chocolate no Mineirão, e que não passa de um time comum!

    Saudações Alvinegras.

  • Paulo

    Infelizmente, o Cruzeiro não jogou bem e parecia, logo no começo da partida, que estava realmente longe de seus grandes dias. Fora isso, não soube lidar com a tradicional catimba argentina. Lamentável… Só que o chileno que apitou o jogo, o árbitro escalado pela Sulamericana também soube complicar a vida dos brasileiros com a não marcação de algumas faltas claras e evidentes. O cenário já está mesmo armado para 2010 e o Todo Poderoso Timão do PAC do Presidente Lula. Em rota de colisão com o Senado Federal, o Melhor Amigo do Corinthians, fará de tudo no ano que vem, para aliar a sua imagem ao time do Fenomenal Ronaldo… Com a popularidade em alta e o Timão Campeão da Libertadores vai eleger a sua sucessora com toda a facilidade! Isto se não tomar medidas enérgicas e alarmantes! Não sou nenhum profeta, mas arrisco até um palpite… Esta decisão será contra uma equipe argentina… Andrés Sanchez será eternizado como “melhor presidente do clube em todos os tempos”! Pobre Cruzeiro que tentou ganhar um importante torneio, só na bola… Que ingenuidade…

  • Marcelo Andrade

    Olá Mauro.
    Legal o seu conhecimento sobre Drummond que, além de ser meu conterrâneo, é também primo do meu avô paterno. E eu sou atleticano e hoje está um lindo dia aqui, nas montanhas, nos belos horizontes. Céu azul de brigadeiro, sem nenhuma nuvem, um friozinho no ar do dia, que era pra ser feriado, mas está mais para velório. Um velório estranho que é a toda hora quebrado pela buzina dos automóveis e dos fogos, em pleno dia. Parecido com o de ontem, no mesmo horário, com foguetes e buzinas, mas só que do lado oposto. Comemoraram antes sim. Isso é que dá. Dia estranho e feliz. Como escreveu Drummond, dia esquipático. Mistura esquisito e antipático. Só se for pros azuis.

  • viva a argentina – futebol de macho

    Confesso q adimiro o fut. argentino.Mas primeiramente torço pelo fut.brasileiro. Mas meu amigo é simplismente vergonho os jogasdores brasileiro,são puro MECENARIOS ou não merece a calça q veste,paracem mais uns passa fome, não faz um esforço pra pegar uma bola um metro de distancia. E a historia é a mesma dois jogADORES na frente e nove atras e o resultado é o mesmo. Argentinos campeoes….

  • Viva a Argentina

    Não torço pelo Cruz. Mas sou brasileiro; por isso estou indignado: Com exceção de Clebe os resto do cruzeiro são todos BUNDA MOLE ou mecenários.

  • ADRIANO

    FALTOU HUMILDADE AO TEC. ADILSON ERA SÓ PEGAR O DVD DE INTER X ESTUDIANTESA AS DUAS PARTIDAS PARA VER COMO SE GANHA DO ESTUDIANTES (1X0.1X1) NA ARGENTINA COM UM JOGADOR A MENOS, NUMA FINAL TIME E TORCIDA TEM QUE LUTAR ATÉ O FINAL COMO FOI NA SUL-AMERICANA 2008. VALEU CRUZEIRO VOCÊS TEM TORCIDA, ORGANIZAÇÃO, TALVEZ FALTOU TÉCNICO.

  • Gerson
  • Gilmar

    Pois eu Mauro sou corinthiano e fiquei muito feliz com o resultado da final da Libertadores, moro na cidade de Diamantina – MG, e ninguém mais tava aguentando a chatura dos cruzeirenses, até a propaganda de um banco patrocinador do cruzeiro tava anunciando o título antecipadamente e confesso que nem quando o meu timão ganhou a Copa do Brasil sobre o inter eu fiquei tão feliz como ontem, juntei uma turma e saímos pelas ruas da minha histórica cidade cantando e bailando os maiores “hits” do momento, tipo

    “Vamos, vamos, Argentina,
    vamos vamos a ganar…
    que esta barra quilombera
    no te deja,
    no te deja de alentar….”

    E cá pra nós hein o que joga esse Verón e uma observação que até agora não escutei em nenhum programa esportivo, ele não só jogou bem como ao meu modo de ver fez uma excelente marcação anulando o Ramires, além claro de originar os dois gols da festa argentina…Eu tenho uma dó é do cruzeiro, que vai perder muitas peças e ainda vai pegar o timão domingo, vai ser atropelado…kkkkk

    Parabéns pelo texto Mauro abraço

  • André

    Comentário tipico de Milton Neves
    em pleno inverno, uma noite de Veron

  • Lima

    Eu gostaria de “entender” pelo menos um pouquinho de futebol!! Vejam bem, há mais ou menos um ano ou dois, sei lá, o Atlético-MG sondou o Veron e a imprensa “azul” de Minas caiu de gozação…”ex-jogador em atividade”, “fim de carreira”, etc! Agora, justificam a derrota cruzeirense dizendo que o Estudiantes tinha em campo um verdadeiro “maestro”(?), “craque”(?)…alguém consegue me explicar???

  • Sanderson

    Olá Mauro!
    Infelizmente não foi dessa vez, mas não tenho dúvidas de que outras finais de libertadores virão.
    Confesso que estava até com saudades das gozações dos atleticanos. A última foi na final de 2007. (Só pra lembrar devolvemos o chocolate com juros e correção monetária nos dois anos seguintes).

    Queria lhe agradecer pelo carinho com que o MAIOR de Minas sempre é lembrado e dizer para os cruzeirenses que nosso cruzeiro não é o pior time do mundo só porque perdemos essa final.

    Vamos tirar por base nosso rival que tomou de 5 na final do mineiro e hoje é líder do brasileiro (Só não vai chegar porque não tem plantel, não existe planejamento)…

    Vamos apoiar o Adilson, enaltecer nossos grandes jogadores (Fábio, Paraná, Leonardo S., Fabrício, Wagner, etc) e cobrar de nossa diretoria reforços para que possamos de novo brilhar.

    Em termos de futebol ontem foi o dia mais triste da minha vida. E espero que seja eterna esta dor, pois se isto acontecer é sinal de que tudo isso não passou de uma lição.

    Vamos cruzeiro querido de tradição!
    A América foi e voltará a ser nossa, mas do galo NÃO!

  • Caetano

    Aqui em Minas o Cruzeiro está sendo comparado com o Michael Jackson (O Rei do Pop).
    Prometeu SHOW…
    Vendeu TODOS os ingressos…
    E acabou MORRENDO em casa…

    Viva el Club Estudiantes de La Plata!!!

  • Mauro Mendes

    Cruzeirenses…

    Eu sei o que vocês fizeram no veron passado…

    O Cruzeiro é est(r)anho e cobre e o que é maleável deixa de ser nobre.

    Mauro, foi muito legal você “usar” Drummond, o texto ficou interessantíssimo.

    Abraços,

    Mauro Mendes

  • Fábio

    Mauro, como disse o pateticano Willer foi uma das maiores vergonhas… Só não foi maior pq o time dele, vice-campeao mundial de chororo perdendo pro Botafogo (nem isso o CAM conseguiria ganhar obviamente), já foi vice campeao brasileiro invicto no mineirão com quase 100 mil sofredores do patético.

    Chora cachorrada, vai gozar sentado no piru dos outros!!!

  • nick

    Aos torcedores do São Paulo que se manifestaram acerca da Libertadores, recomendo que voltem suas atenções ao Brasileirão, caso não tenham percebido, o time está lá na parte final da tabela, pertinho do G-4 que classifica para a Série B do ano que vem. É bem verdade que é um título que ainda falta ao Tricolor, mas acredito que a torcida não vai querer disputá-lo. Abs

  • nick

    Prezado Mauro,
    Por falar em competições internacionais, no último dia 09 de julho tivemos a decisão da RECOPA Sul Americana, LDU (ECU) 3 x 0 Internacional-RS. Você não fez nenhum post sobre esta importante decisão internacional. Achei estranho que nenhum torcedor corolado reclamou, como de costume, que “a imprensa paulista” não deu destaque à competição e ao Inter.
    Abs.

  • nick

    Prezado Mauro,
    O jogo é jogado! Todo time que canta vitória antes do tempo perde. Só peru morre de véspera. Menosprezar um time argentino, seja qual for, é mortal! São “nuestros hermanos” os especialistas na competição, nós, brasileiros, os fregueses. O “Mineirazzaço” já se anunciava há uma semana. A torcida e a imprensa fazendo um carnaval danado pelo empate na Argentina. Ao ver que o grande nome do jogo fora Fábio, já sentia o cheiro de derrota. A verdade é que o Cruzeiro não jogou nada nos dois jogos. Lá, jogou na retranca. Se não fosse Fábio, tinha sido goleado e a fatura já estaria liquidada. No Mineirão, o Cruzeiro não jogou nada! Entrou de salto alto e deu no que deu. Melhor sorte da próxima vez. A propósito, torci para o Cruzeiro, mesmo não sendo torcedor do time. Meus amigos me criticam muito porque compro a idéia do Galvão de que “Fulano é o Brasil na Libertadores”. Mas torcer para “nuestros hermanos” não dá. Prefiro ter um time brasileiro campeão a um time argentino. Os comentários dos atleticanos são até compreensíveis, afinal, a rivalidade é grande. Mas os comentários dos são paulinos são de uma pequenez atroz. Abs.

  • Gerson

    Mesmo se tivessem jogado melhor, as mocinhas celestes não poderiam levar essa Libertadores… Porque senão deixariam de ser Bi…..hahahahahahahahahahaha

    “E ninguém cala, esse chororô, Choram as Marias, choram os Perrelas, O sonho acabou”

  • carlos amendola

    Os argentinos não jogam com raça, eles são desleais mesmo, e a arbitragem dá proteção ao anti-futebol portenho. O que mais me incomoda é a imprensa brasileira que aceita esse tipo de atitude.
    Eu sou até favorável que as equipes brasileiras deixem de participar da Libertadores. Olha, Palmeiras, Santos, Flamengo, Cruzeiro e São Paulo já foram prejudicados por essa violência dos argentinos que faz parte da história da Libertadores, e perderam jogos por causa dessa estupidez, que a maioria chama de “catimba”.
    Futebol não é guerra, meu caro Beting.

  • O pesquisador.

    O Sr. Alex (PALPITE FURADO) Escobar da Globo avisou na quarta: ”Falta poucas horas para o Cruzeiro ser campeão”, poxa é inexperiência aliada à desrepeito e falta de inteligência. Ocorre o mesmo com o Sr. Mauro (bairrista) Beting, quando diz a tolice de que Zico é jogador de Maracanã???? Meu amigo, acredito que não se lembre de Zico. Jogava bem até em várzea!!! Ele foi 4 vezes campeão nacional, fora os títulos da libertadores e de Tóquio, que não foram ganhos no Rio. Tem Espanha 82 e Itália pela Udinese, onde o mesmo foi 2 vezes o melhor da copa Itália. Sem falar no japão onde tem duas estátuas. Os paulistas não tem nenhum grande craque que tenha nascido aí que seja de nível mundial, aí esta tb tanta frustração. Você se vale da pouca (ou nenhuma) memória dos jovens para dizer asneiras e o Milton Neves é outro tolo. Vocês são bairristas demais.

    O PESQUISADOR,
    EU JAMAIS FALEI QUE O ZICO É JOGADOR DO MARACANÃ.

    J-A-M-A-I-S

    Pergunte pro Zico, então.

    Deixe de ser bobo. É brincadeira do fanfarrão do Milton Neves.

    Sou dos maiores fãs do Zico, Como gênio e como pessoa.

    procure as referências a Zico neste blog.

    Você ouve qualquer asneira e já sai fazendo juízo de valou bairrista até a medula.

    Ah, sim, o Rivellino nasceu na Bulgária. O Friedenreich na Prússia. Djalma Santos. Julinho Botelho.

  • r w cardoso

    o time do estudiante tem um meia esquerda não sei o nome é um baixinho
    abilidoso que só ele.se eu fosse dirigente do meu time SPFC ja tiria procurado para contratar,não é o são paulo que precisa de um meia de
    ligação.este entraria como uma luva no time. e não deve ser nada impossivel
    pois o futebol argentino ta em liquidação não sei o nome porem sei que
    ele acabou com a defeza do Cruzeiro