MENU DO DIA – Treinadores demitidos

por Mauro Beting em 14.jul.2009 às 13:59h

Mendes abre o boteco com medo que seu técnico em sakerinha seja demitido. A fase não é boa…

– Mário Betti… O Parreira não merecia despedida mais honrosa? Ou ser despedido sem ser substituído pelo Equinócio, pelo Entropia, pelo Eritréia, pelo Endemia, pelo Enem…

– Mendes, o Vinícius Eutrópio é ótima pessoa, excelente e estudioso profissional. Só precisa de uma chance como essa para mostrar serviço. Porém, o momento não é dos melhores. O Flu foi o pior ataque do BR-09 em sete rodadas. Perdeu muito com e sem Thiago Neves. Leandro Amaral não vai bem, Fred não tem sido o que é… As laterais não aportam soluções, a zaga rateia… Não é fácil. Também porque o Parreira não me parecia mesmo tão disposto. Desde quando assumiu o Brasil, em 2003, ele já dava mostras claras que gostaria de parar. Só voltou ao banco e ao batente por ser Tricolor de coração, do clube tantas vezes campeão… Mas, este ano, vai ser difícil. Ainda mais com a pressão sempre exagerada da Unimed, e com a direção não muito centrada do Horcades.

– Eu acho que o Mansinho… O Mourinho… O Menem… O Muricy… O Mancini não tinha mais ambivalente na Vila Belmiro. Eu também teria demitido. Time grande não pode perder por 6 a 2 pro Vitória.

– Poder, pode. Ainda mais hoje, ainda mais para esse bom time armado pelo Carpegiani. Mas o Santos, claro, não deve. Como não pode escalar Domingos com Fabão. Ainda mais Domingos pelo lado esquerdo. É o que fala o nosso amigo Marcello, da comunidade Doentes por Futebol, do Orkut: é caso de um “ambicanhoto”. Não tem um pé ideal. Mas o canhoto é ainda mais deficiente. De fato, não é por acaso o time hoje ter uma das três piores defesas do campeonato. Demérito também do meio-campo. E, claro, responsabilidade do treinador. O ambiente de fato não é bom no vestiário. Mas não apenas por culpa de Mancini.

– E é culpa do Márcio Bittencourt ter perdido cinco jogos no Náutico? Dava para fazer melhor, seu Mário?

– O Timbu era o quinto colocado com o Waldemar Lemos. Como aconteceu ano passado com a saída do Roberto Fernandes, o time se perdeu. Mas ainda acho que se acerta com o Geninho. É bom treinador. Vai dar jeito. Mas não muito.

– Seu Mário Betti, Luxemburgo bicampeão brasileiro em 2003-04… Muricy tricampeão nos últimos anos. E ainda Márcio Bittencourt, campeão pelo Corinthians em 2005, junto com o Antonio Lopes e o Daniel Passarella. Caramba! O curriculum já não conta tanto né?

– Conta, Mendes. O problema é que as contas não fecham mais. Para que pagar salário de Alex Ferguson para times medianos? Melhor tentar economizar e tentar contratar quem de fato decide os jogos – jogadores. Criamos monstros e salários monstruosos. Além do mais, sem grandes craques em campo, melhor manter os treinadores, ou ao menos a filosofia de trabalho. Algo que o Avaí e o Botafogo tem feito bem. Ao menos por ora.

– Falando em conta, seu Mário, que tal este prato aqui…

– Deixa eu ver… “Morcilla de michuí de avestruz com compota de cupim agridoce com saladinha de acelguinha com chumbinho de frutinhas de bosque com batatinha no vinagretinho com mandioquinha refogadinha na salsinha no sorbetinho de uvinha rosa… Não. Me traz uma jaca.

  • Grafir Jr

    “Ôooo, Mendes!!! Esse prato que você ofereceu pro Mário Betti, quanto custa?” Perguntei.
    “O quê? Tudo isso? Você tá faturando um notão, hein?” Cornetei, depois de ouvir o preço.
    – Que nada!!! A dinheirama sai do seu bolso e eu registro a entrada, mas pro meu bolso, mesmo, vem pouca coisa… A maior parte vai para o dono do boteco, que também é o banqueiro do bicho que a gente faz aqui…

  • Marcos

    Luxemburgo é um caso interessante.

    Ele deixou transperecer demais que para ele não fazia a menor diferença ser eliminado na primeira fase da Libertadores ou ir a final.

    Que brigava para manter Fabinho Capixaba no time mas, fez de tudo para se livrar de Valdívia.

    Aí se passou de melhor treiandor do Brasil para o pior custo benefício do Brasil.

    Se no passado valorizou a profissão de treinador, essa sua desastrosa passagem pelo Palmeiras, está servindo para o inverso.

    Como tudo na vida, há de se chegar a um ponto de equilíbrio. Treinadores são importantes mas, os clubes não podem mais pagar cifras altíssimas e nem ficar reféns de multas rescisórias absurdas.

  • http://francis-kill.mybrute.com Cristiano

    Eu acredito que os técnicos tenham sim, que ter salários bons, desde que saibam fazer o que são pagos para tal.
    No caso do Luxemburgo, o cara ganhava horrores, mas manjava, o ngócio é que estava insustentável a relação dele com a Torcida, e havia desgastes com a Diretoria e Presidência. Se fez necessária a saída do Muricy para então o “Palmeiras” tomar coragem.
    O Muricy é um baita treinador, mas a cara do São Paulo, já está muito manjada. O São Paulo, só tinha uma jogada em potencial, que era as bolas alçadas na área, e mais nada. Não havia uma “arma secreta”, nem no banco! Pô e o que dizer dos jogadores… Eles vieram para somar, e dividiram o time. O São Paulo veio para esse ano, com a promessa de ter dois times bons, mais bons mesmo E que na verdade, não eram nem um sequer. Espero que esse técnico, ensine o São Paulo a jogar de outras maneiras, as quais possam surpreender os adversários, senão, outra cabeça vai rolar.
    Lamneto pelo Parreira, mas devera saber, que times nacionais, podem ser até mais difícieis de lidar que seleções, pois não há muitos jogadores de renomes para se apoiar!

  • HOMEM DAS CAVERNAS

    BUCHA DE CANHÃO …………. GERALDO VANDRÉ cantava; “Há soldados armados….Amados ou não….. E lá vinham de braços dados para a luta , os DOIS IRMÃOS, o POVO e a MÍDIA, ávidos para se livrarem das garras dos MILITARES DA DITADURA, ainda por aí , com outros coçando o saco em quartéis as custas do seu sangue. Missão cumprida, festa nas favelas…..nas cidades, era um povo acreditando que com a ajuda do IRMÃO RICO(A MÍDIA) as coisas iriam a contecer, teríamos escolas para não sermos alienados, trabalho para não sermos mais favelados e uma só religião para servirmos o único DEUS que existe, esse que está no juramento do FÓRUM o que rege nossas leis e que VOCES NÃO SEGUEM, eles nos dá o livre arbitrio; segui-lo..ou…o OUTRO(Só Ha 2 senhores nesse mundo), prevalecer-se-ia …UM POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO. mas se QUERES CONHECER O HOMEM , DÁ-LHE O PODER…… Então CAIM mostrou a que veio, e onde há divisão voces já sabem…o DIABO FAZ A FESTA. ORASENÃOPOIS ; disse; Ah..não! unificar….favela com cidade, igualdade de direitos!…tá doido agora não…agora é minha vez!…viu-se o que se vê; o sujeito trabalha 12, l4 ,16 horas dias, chega em casa, ao invés de descansar, vai direto para……a SACOLINHA DO IRMÃO….ver filme,jornal, propaganda que é a ALMA DO NEGÓCIO…compre.!…compre!….gaste! .tome…e toma…..Um $ que ele poderia montar o próprio negócio, ..um tempo que ele poderia estudar, deixando de ser a MULA DO CAIM. Mas agora o IRMAU faz o que quer, tipo o que o LANCE faz qdo o time de DUNGA PERDE e PUXA A BRASA PARA SUA SARDINHA( o técnico tem que ser do RIIIO). Bota uma pesquisa assim: O DUNGA CONTINUA NA SELEÇÃO OU NÃO; aí coloca 4 respostas ,3 sim e 1 não, e fala que foi o povo que votou. Então lembro do MACHO BRIZOLA; MEU POVO …MINHA POVA, ASSIM NÃO DÁ , SAI O DIABO, ENTRA O SATANÁS, ASSIM O INFERNO GANHA SEMPRE, Pô!.. E voce, depois de tanto levar, toma jeito, guarda o $, aí casa, vem a mulher , uns meses , levada pela emoção ainda ela te aguenta, depois prevalece a máxima do CORNO; “MULHER NÃO GOSTA DE PIRU , GOSTA DE $ ), começa a ver novela e o filme que voce participou recomeça, inclusive na hora do vucovuco , ela fecha os olhos e voce acha que é o gostozão, mas ela está a pensar no galã das OITO, ….é dose, vem as brigas, depois voce acerta a coisa, então ela para colaborar te pede um filho….quer mais? Ontem (SEGUNDA) o LANCE publicou 10 páginas do framengo , um jornal que se diz INDEPENDENTE a lutar pelos DIREITOS E IGUALDADE DO POVO….e, algum bloguista se manifestou? AMADOS,..fica aí a semente, para que não venhamos A MORRER ETERNAMENTE EM BERÇOS ESPLÊNDIDOS…na MISÉRIA…e….como …M A R I O N E T E S!!!!!!!!

  • Paulo

    Dizem os “torcedores de arquibancada”, geralmente discípulos fanáticos que tratam seus clubes como entidades divinas, que técnicos, treinadores, não ganham jogo, mas que costumam perdê-los. Existia até uma pretensa e sofisticada diferenciação que afirmava que os primeiros eram verdadeiros estrategistas e que os segundos apenas conseguiam organizar um pouco, os grupos de jogadores sob o seu comando. Já acho que vivemos um sintoma da crise financeira mundial e os clubes brasileiros, salvo aqueles “espertos”, que ressaltam a importância do seu marketing e contratam sempre “grandes atletas internacionais”, a peso de ouro (estão nadando em dinheiro e são grandes sucessos de administração durante um certo tempo*), não tem dinheiro para pagar as fortunas pedidas por alguns técnicos e treinadores, hoje infelizmente desempregados. É sempre perigoso perder a noção da importância de uma grande quantia de dinheiro. * Vive-se o tempo do futebol empresa e no Brasil, “país do jeitinho”, tudo se distorce em outros significados. Um jogador em fim de carreira como o tal do Ronaldo Fenômeno, sem qualquer chance de prosseguimento de trabalho em gramados europeus vira um “negócio da China”, aqui pelas terras tupiniquins. Mexe com os anunciantes e investidores de um mercado publicitário extremamente carente de reais promoções. Ajuda a criar uma verdadeira cortina de fumaça para esconder a real origem do dinheiro corinthiano, num país em que não existe nem reforma fiscal, nem real fiscalização do dinheiro empregado no esporte. O presidente do tal do PAC, que já goza de excessiva popularidade, ainda se apoia nos torcedores conhecidos como “bando de loucos” para garantir a eleição de seu sucessor ou a extensão de seu próprio mandato. Por outro lado, continua cobrando impostos como nunca, dos pequenos, médios e grandes empresários brasileiros. Será que anda fiscalizando os gastos do Todo Poderoso Timão? No Palmeiras, um presidente que tem a coragem de cortar gastos e de vender transparência poderá até ser taxado como frouxo…