São Paulo 2 x 2 Flamengo

por Mauro Beting em 12.jul.2009 às 17:32h

+ Escalado pelo LANCE! e pela Rádio Bandeirantes, estou no Morumbi. Leia abaixo a versão que, editada, estará na edição desta segunda-feira do nosso diário +

Empate (pouco) técnico

Na raça de Miranda o Tricolor buscou o 2 a 2 que poderia ter sido vitória não fosse a arbitragem, e os erros são-paulinos diante de um Flamengo desfalcado de seis titulares e que não soube definir o jogo que estava aos pés rubro-negros

Onze títulos brasileiros em campo, grandes jogos na história, e mais um clássico com gols, mas não com um grande futebol.

Ricardo Gomes usou três zagueiros para marcar apenas um Adriano (que vale por dois à frente); os três meias do 3-3-3-1 de Cuca (Fierro, Zé Roberto e Everton) tiveram espaço à frente dos alas e volantes tricolores em má fase; na armação, Hugo foi travado por Leo Moura; Marlos não teve folga com Angelim, e Wellinton deu pouca chance a Borges. A perseguição individual matou o pouco vivo São Paulo. Hernanes, mais uma vez, não foi visto. Willians marcou e também jogou. Como quase todo o Flamengo.

Com 3m15, Denis errou a saída de bola com os pés e atingiu Fierro. Na tabela com Adriano, o chileno marcou de fora da área seu primeiro gol rubro-negro. O São Paulo só acertou um lance no belo gol de Borges, a 18. Mas, em dois minutos, Adriano passou como um bólido sobre o infeliz Jean Rolt, puxou a camisa de Renato Silva antes de ser derrubado pelo tricolor. O árbitro só viu a segunda infração e deu o pênalti. O imperador desempatou em cobrança precisa. Mais não precisou fazer o Flamengo além de tomar cinco amarelos no primeiro tempo. E celebrar o segundo de Renato Silva, aos 43, em falta tola no meio-campo que deixou o São Paulo com um a menos. E mais um lance para reclamar (o primeiro amarelo foi no pênalti discutível).

No segundo tempo, bastavam dois zagueiros contra Adriano e um Flamengo muito recuado. Ricardo usou o básico 4-3-2. Aos 13, com Eduardo Costa na cabeça da área, Jean e Jorge Wágner mais à frente, pelos lados, o São Paulo cresceu e sofreu o primeiro pênalti a favor em 2009, num lance discutível do indiscutível Miranda. Foi derrubado por Willians dentro ou fora da área? O empate, aos 22.

Cuca mudou tudo: cinco minutos depois, sacou Wellinton e colocou Erick Flores à frente; Everton Silva foi para a zaga, Leo Moura passou a ser ala (com a saída de Fierro logo depois), e as chances só voltariam no fim: a dupla Zé Roberto e Jorbison perdeu o gol aos 42, Jean perdeu o dele aos 44, e o árbitro mineiro Ricardo Ribeiro completou a arbitragem polêmica ao não marcar o pênalti mais pênalti de todos, o cometido por Everton Silva em Washington, aos 47.

BOTA-TEIMA –

São Paulo prejudicado; Flamengo ajudado – Ricardo Ribeiro (MG) marca pênalti de Renato Silva em Adriano, aos 20min. Antes da infração que ocorreu do zagueiro tricolor, o atacante rubro-negro puxou a camisa do rival. Árbitro bem posicionado (na cabine, no estádio, não vi o puxão de camisa). Estava 1 x 1.

Flamengo prejudicado? São Paulo ajudado? – Ricardo Ribeiro marca pênalti de Willians em Miranda, aos 20min do segundo tempo. Dentro ou fora da área? Lance muito difícil. Qualquer opinião é mais que válida. Eu marcaria dentro (no estádio e vendo pela TV). Ele começa a ser empurrado antes da linha, mas recebe o tranco final sobre ela. É questão de interpretação para simpósio. Mas reproduzo aqui o trecho da Interpretação das Regras do Jogo e Diretrizes para Árbitros: “Se um defensor começar a segurar um atacante fora da área penal e continuar segurando dentro desta área, o árbitro deverá conceder um tiro penal”. Para mim foi o caso: estava 2 x 1 Flamengo.

São Paulo prejudicado; Flamengo ajudado – Ricardo Ribeiro não marca pênalti aos 47 minutos de Everton Silva em Washington, que foi agarrado dentro da área. Estava 2 x 2. Marcaria no estádio e pela TV.

Tags:

  • Paul

    Perfeito Mauro. Só completo que a segunda infração no primeiro penalti foi devido ao puxão de Adriano. Ele só caiu pq o Adriano puxou.

    Na expulsão do Renato, o segundo amarelo tb foi exagerado. Houve lances piores que ele nao deu (eduardo costa, fabricio, william).

    No lance do Miranda, achei fora, apesar de ser um lance dificil.

    E o que falar do penalti em W9?

    Esse juiz já tinha se mostrado bem ruim na final da Copa do Brasil. Só ratificou hj.

  • OROVALDO – C. MOURÃO/PR

    O juizão realmente é fracão…

    Agora, no lance do washington, achei normal… Tão normal que ele sempre faz essa jogada. ele mesmo se enrosca com o zagueiro propositalmente!
    (Salvo engano, ele já fez isso nesse brasileiro)

    Não daria, nem aqui e nem na china, esse penalti!

  • Rodrigo

    Para os são paulinos que estão acostumados a serem SEMPRE ajudados pela arbitragem, é normal estarem reclamando do pênalti no Caipirão Valente e esquecerem que o pênalti que o juizão marcou prara o São Paulo foi fora da área e dos TRÊS empedimentos mal marcados contra o Flamengo (um deles resultaria em pênalti e outro em jogada cara-a-cara). O Mauro, você daria pênalti para o São Paulo, claro, porquê é paulista!
    Gostaria que você comentasse as faltinhas dadas SEMPRE a favor do São Paulo, além dos três empedimentos MUITO MAL MARCADOS contra o Fla. Claro que só comenta lances plêmicos contra o Flamengo, pois é paulista… Também… esperar o que de paulista?

    RODRIGO, esperar que outro comentário edificante de alguém que julga os outros pelo cartório de registros? adoraria pedir para vc ser feliz. mas sei, que no seu caso, é querer demais. que pena.

  • evaldo otto

    …no primeiro gol do atlético mineiro o Tardeli não estava impedido?

  • Danilo Otoni

    Não foram pênaltis nenhum dos três lances

  • Leandro

    É claro Mauro! Poxa, adoro seus comentários não fosse a parcialidade terrível a favor dos clubes paulistas, principalmente os de São Paulo. O puxão de camisa de Adriano foi lance de jogo: Renato Silva e ele estavam trocando “empurra-empurras”. O pênalti foi claro e mais: Renato Silva era o último homem em lance claro de gol: era pra ter sido expulso no ato.
    O Fla recebeu cartões amarelos em lences que nem falta foram e o Júnior César fez umas 10 faltas pra cartão no 2º tempo e o juizão aliviou. Não houve pênalti em Washigton. Aquilo é contato de futebol. Não quer contato, vai jogar vôlei. Pra ser pênalti tem de ser ato que atrapalhe ou impeça a conclusão da jogada. Ou então, quer mergulhar, vai praticar natação. Houve uns 3 impedimentos mal marcados que acabaram com contra-ataques perigosos do Fla. Outra coisa: Por que que quando um time enfrenta o outro extremamente desfalcado a imprensa toda fala em time misto? Atribuem à falta de um resultado negativo esse fato? Acaso ninguém perecebeu que o o FLA estava com 6 reservas em campo?
    OBS: Talvez eu só concorde com o pênalti no Jorge Vagner. Embora ache que possa ter sido fora da área, fiquei com a impressão de infantilidade do competente e irresponsável Williams. Há que se eximir o árbitro pois é lence muito difícil. Como seria extremamente difícil ver no lance do puxão de camisa do Adriano quem começou o empurra-empurra, mas não quem efetivamente impediu a jogada: Renato Silva.
    SRN
    Brasília- DF

    LEANDRO, está no primeiro parágrafo do meu texto os seis desfalques do Flamengo.

  • Leandro

    É claro Mauro! Poxa, adoro seus comentários não fosse a parcialidade terrível a favor dos clubes paulistas, principalmente o São Paulo. O puxão de camisa de Adriano foi lance de jogo: Renato Silva e ele estavam trocando “empurra-empurras”. O pênalti foi claro e mais: Renato Silva era o último homem em lance claro de gol: era pra ter sido expulso no ato.
    O Fla recebeu cartões amarelos em lances que nem falta foram e o Júnior César fez umas 10 faltas pra cartão no 2º tempo e o juizão aliviou. Não houve pênalti em Washigton. Aquilo é contato de futebol. Não quer contato, vai jogar vôlei. Pra ser pênalti tem de ser ato que atrapalhe ou impeça a conclusão da jogada. Ou então, quer mergulhar, vai praticar natação. Houve uns 3 impedimentos mal marcados que acabaram com contra-ataques perigosos do Fla. Outra coisa: Por que que quando um time enfrenta o outro extremamente desfalcado a imprensa toda fala em time misto? Atribuem à falta de um resultado negativo esse fato? Acaso ninguém perecebeu que o o FLA estava com 6 reservas em campo?
    OBS: Talvez eu só concorde com o pênalti no Jorge Vagner. Embora ache que possa ter sido fora da área, fiquei com a impressão de infantilidade do competente e irresponsável Williams. Há que se eximir o árbitro pois é lence muito difícil. Como seria extremamente difícil ver no lance do puxão de camisa do Adriano quem começou o empurra-empurra, mas não quem efetivamente impediu a jogada: Renato Silva.
    SRN
    Brasília- DF

  • Rodrigo

    Mauro, pode até ser julgamento errado meu, no seu caso. Mas é bem normal eu ler e ouvir comentários tendenciosos de paulistas (é só lembrar do programa asqueroso do Milton Neves), que passam como se nada tivesse acontecido nos lances que prejudicam o Flamengo ou qualquer outro time carioca, e dão uma grande importância aos contra os paulistas. Infelizmente você ignorou TRÊS lances de erro de arbitragem (impedimentos MUITO mal marcados), que dariam uma vitória folgada ao Flamengo.
    Peço desculpas pelo julgamento que fiz à sua pessoa, generalizando por ser paulista. Acompanho seu trabalho e o acho muito bom. Agora você pode ter certeza de que pode esperar algo melhor de minha parte, pois reconhecer um erro e pedir desculpas, não é para qualquer um. Claro que não retiro o que disse quanto aos impedimentos e ainda acrescento os NOVE cartões amarelos dados ao Flamengo e apenas dois ao São Paulo. Será que o Flamengo é tão violento assim? E o São Paulo tão “jogo-limpo”?

    RODRIGO, obrigado pela atenção e consideração.
    De fato, os impedimentos foram mal marcados, mas, claro, não tão determinantes quanto os pênaltis discutíveis.

  • Raphael Vix

    – 9 jogadores do Flamengo receberam o cartão amarelo, contra apenas os 2 do Renato Silva… isso num jogo tranquilo em que não houve nenhum lance violento, faltou bom senso. Com o time todo pendurado, a boa marcação que o Flamengo fez no primeiro tempo, desapareceu na etapa final e isso fez muita diferença no jogo!
    – A desculpa do puxão do Adriano no zagueiro antes da penalidade, serve para o Washington também, que segurou o defensor rubro-negro antes de sofrer o contato, aliás… os atacantes do São Paulo são mestres em jogar de costas para o gol, quase sempre seguram os zagueiros e quando giram e são segurados, os juizes sempre marcam falta à favor deles.
    – 3 impedimentos mal marcados prejudicaram imensamente o Flamengo em momentos importantes do jogo.
    – O penalti no Miranda é discutível também, ele buscou o contato e trombou com o Willians que tentou tomar a frente na jogada. E se era pra marcar algo, teria que ser fora da área.
    Portanto Mauro, se houve um time beneficiado não foi o Flamengo, o jogo foi no Morumbi e é o São Paulo que precisa urgentemente de uma vitoria.

  • Augusto Frutuoso

    Estive no panetone e não tivemos a mesma leitura. O Juíz foi péssimo para ambos os lados. Pendurou o Flamengo sem razão, Marcou alguns impedimentos inexistentes contra o Fla. Resumindo: O Adriano não fez falta, como também não sofreu o penalti. O penalti no Miranda tmb não aconteceu. O Adriano sofreu um penalti numa bola cruzada na area, onde o zagueiro num carrinho imprudente o impediu de chegar na bola. O Washington foi derrubado na area, portanto penalti tmb. Vi o Flamengo mais num 3-6-1 e o Sp no 3-3-3-1!

  • Rafael-RJ

    Sobre os três pênaltis, nada mais a acrescentar, todos eles claríssimos (principalmente aquele contra o Washington, reconheço). Mas o que dizer do 9 (isso mesmo, NOVE) cartões amarelos aplicados contra o Fla, contra apenas dois para o São Paulo? Além dos três impedimentos contra o rubro-negro que só a turma do apito viu? Só fizeram enfeiar uma partida de baixíssimo nível técnico, com dois times desentrosados e sem esquema tático definido. Lamentável.

  • Jorge

    Perfeito, Mauro. Análise na ponta do dedo. Achei o pênalti do Miranda falta fora da área. Enfim…. nossos arbitros são péssimos. Parábens.

  • Sylvio Leme

    Concordo com sua analise porem como um bom São Palunio conciente o que vi foi um time meramente esforçado, onde cada jogador parece que esta fazendo o necessario para não se comprometer, falta o sentimento de grupo que vimos no passado vencedor deste mesmo grupo, que hoje só se preocupa com suas vaidades pessoais.

  • Vinicius

    O penalti no Adriano foi correto; o no Miranda foi fora da area (com certeza); e concordo que houve penalti no Washinton no final, mas como o juiz já tinha dado um penalti que foi da area pro São Paulo deve ter decidido aliviar; No podemos esquecer que no lance que o Jorbison perdeu aquele gol feito, o Adriano foi derrubado no meio da area, um lance muito mais grotesco do que o do Washinton, o que influenciou, pois ele poderia fazer o gol na sobra, mas…

  • Felipe

    Análise altamente parcial Sr Mauro Betting.

    FELIPE, análise altamente parcial.

  • Renato Albuquerque

    Mauro se esquece de falar dos 3 impedimentos mal marcados contra o Flamengo, um deles inclusive com um atacante do Flamengo na cara do gol.

    A arbitragem foi péssima, horrível mesmo. E o Flamengo mais uma vez deixa escapar pontos preciosos na competição. Se o time não seguisse a mentalidade do Cuca, ou seja, de cautela e precaução, com certeza isso não teria acontecido.

    Te digo mais, se fosse um Luxemburgo ou um Muricy ali o Flamengo não teria cedido esse empate e muito menos perdido esses 3 pontos.

  • Orleans

    A verdade que, o atacante malandro antes da bola chegar segura o zagueiro, este revida, quando a bola chega o atacante desmorona…aí chora pedindo penalte,em pelada isso é normal ..estamos acostumados com isso..agora os comentaristas as vezes preferem desviar o foco dos 90 min de jogo para uma única jogada…já imaginaram se todo agarrão dentro da área em cobrança de escanteio fosso penalte, os placares seriam 9×9, 10×10 etc…

  • allan tristao

    fala sério,
    o que aconteceu ontem foi vergonhoso,
    o juiz deu 9 cartões amarelos para o Flamengo, qualquer falta do rubro negro era cartão, já o time do sp bateu o tempo todo e não levava cartões, Miranda, Junior Cesar, Arouca e depois os carniceiros Eduardo Costa e Jorge Wagner paravam todas as jogadas com faltas, e nada de cartão (o Renato Silva só foi expulso pq não dar cartão no lance que agarrou por uns dois metros o jogador do Flamengo era impossivel)…
    o primeiro gol do sp nasceu de uma falta que o Adriano sofreu, e o juiz deu falta contra o flamengo?!?!?!?!
    o tal penalti a favor do sp foi ridiculo, a falta aconteceu muito fora da area.
    e no lance final do jogo o Washington puxa a camisa do Everton primeiro.
    só não vê quem não quer, arbitragem vergonhosa (como sempre a favor do sp)

  • Rafael-RJ

    E até agora ninguém falou dos NOVE ( é isso aí, NOVE) cartões amarelos contra o Flamengo.
    E ainda por censuraram meu comentário.
    Depois querem falar de imparcialidade.
    Assim fica difícil.

  • Bruno Pires

    Mauro: seja imparcial no seu comentário! O Penalty no Adriano é discutível? Ele sempre jogou assim: no Flamengo, na Inter, no SP. Ele é 1 atacante trombador que usa a força física como diferencial. Agora pq foi com a camisa do Fla, não vale! Qdo era do SP valia? Não dá pra discutir com quem tem memória fraca! E o Renato Silva foi infantil e merecia ter sido expulso…afinal o Adriano ia marcar…! O penalty a favor no SP é q foi mal-marcado! Além de ser fora da área, não foi falta! Ombro com ombro q eu saiba, vale! E o SP é o único time q não pode reclamar da arbitragem pq é o clube +ajudado do país! O lance no Washinton foi penalty, mas aquela puxada dentro da área num escanteio logo após o empate, tb foi e ninguém comentou…! Por fim o Flamengo pecou por recuar demais no 2T e não definir o jogo! Mas no quesito bola, sem 6 titulares foi melhor q o SP! SRN!

    BRUNO, seja imparcial no seu comentário.

  • Gilberto

    Para qualquer árbitro deve ser um terror apitar SP x Fla… Afinal, como se sabe, é proibido errar contra estes times… Daí o festival de lambanças da arbitragem, neste jogo… No final, acabou errando mais a favor do fla…

  • odeio urubu

    Alguem sabe me informar ai algum jogo em que o flamengo foi prejudicado pela arbitragem?? Estranho né? Eles sempre sao favorecidos..A cbf e a globo sonham que um dia o fut. brasileiro seja apenas corintians e flamengo,,a exemplo da espanha que é real madri e barcelona…odeio urubu,cbf,rede globo etc…

  • Anderson

    Caro amigo, isso tudo que meu tricolor fez valeu, mas não posso acreditar que um treinador como esse me fala que dez pontos não preocupa, entao nao pensa em ser campeão me corrija se eu estiver errado, e uma diretoria que tem Leco que nao estende de futebol, Jesus que so fala abobrinha, e que contrata um chileno enquanto nosso Cafu esta ai.
    Caro Amigos tricolores com esse tecnico corremos risco de cair.
    Infelizmente uda tricolor
    O JUvenal abre o olho.

  • Jayme Neto

    Mauro, suas respostas engraçadinhas dos comentarios das pessoas define muito bem quem você é. Todos aqui podem ser parciais, você não. Afinal, não é isso que se ensina na faculdade que você cursou? Ou é mais um sem diploma?
    Sua memoria é fraca. Se lembra de como o Edilson falou que fazia resultados? Ele não falou em lances capitais, mas sim, em irritar os jogadores, distribuir cartões, etc. Se esqueceu? Um tempo inteiro com um a menos e o São Paulo não precisou fazer nenhuma falta? O time que fez 14 faltas só no Kleber do Cruzeiros, um dos 3 mais faltosos do campeonato passado não levou mais nenhum cartão? O Flamengo levou nove rapidamente. A globo mostrou o Williams falando para os jogadores do flamengo terem cuidado com o Juiz, por que ele estava esperando para expulsar alguem do Flamengo.
    Os penalty, meus caro. No do Adriano, o Renato vem com empurrando as costas dele com o braço dobrado antes de puxão qualquer. No do Mirando, o encontrão foi fora da area..não ocorreu um empurrão continuo. Tem foto do momento exato rolando na Internet aonde mostra, ainda fora da area, o Miranda caindo. (Posso ter me confundido quem era o jogador do Sao Paulo.
    Do Coração Valente..serio..quantas vezes ele ja fez exatamente a mesma coisa??

    voce sempre prejudica o Flamengo no seu Bota-teima..sempre. Sua interpretação é completamente anti-flamenguista sempre..

    Triste

    JAYME, só respondo de modo “engraçadinho” a quem já chega chutando o balde. um dos preceitos básicos do blog e do meu trabalho há 19 anos na área é respeitar quem merece respeito, e mesmo quem não merece.
    um dos meus trabalhos acadêmicos sobre Jornalismo trata sobre isso: o mau trato ao público. sempre escrevo e falo que o torcedor sabe mais do próprio time que o jornalista. sempre. e reitero aqui.

    mas quando alguém já generaliza, já exagera, já diz que SEMPRE isso, SEMPRE aquilo, não há como tentar ser educado como estou tentando ser.

    triste é só querer ver uma cor. um jeito.
    não quero que ninguém aqui seja imparcial.

    o único que precisa tentar ser imparcial sou eu.
    tentar.

    porque não consigo.
    eu e todos.

    ou usando a expressão comum – “eu e a torcida do Flamengo”.

    agora, chegar se achando O imparcial como vc fica difícil.

    até pela generalização simplista.

    leia os bota-teimas.

    “SEMPRE PREJUDICO O FLAMENGO”?

    Triste…

  • Jayme Neto

    Odeio urubu é a prova do anti-flamenguista. Se preocupa com seu time.

  • Gustavo Figueiredo

    Mauro, as vezes o detalhismo caminha quase imperceptivelmente para o lado que estamos vestidos, gosto das suas análises, mas é publico e notório que nesse vislumbre de jogadas, penais e lances polêmicos você usou de maiores “afagos” com o time paulista, não se trata de parcialidade ou pelo menos nada de forma incisiva e discarada, mas nesse caso específico me pareceu (ao longo do post) um texto bem discreto e com plausibilidades um pouco direcionadas. Espero ter sido apenas impressão, por admirar o seu trabalho e ser leitor assiduo!

  • Jayme Neto

    Caro mauro,

    Sim, o seu Bota-teima não considera a maior arma do Arbitro para direcionar a partida. Os cartões, a não marcação de faltas, etc.
    O São Paulo foi campeão 3 anos seguidos como um dos 3 mais faltosos dos campeonatos. O meu Flamengo que durante muito tempo se preocupou em não cair, era sempre um dos menos faltosos. Infelizmente, não faço parte de torcida organizada que taca bomba em treino ou sou famoso. Minha voz é pouquissima ouvida por alguem, não tenho o poder que você tem com seus 19 anos de jornalismo. Me preocupo porque o futebol está cada dia mais vendido, provado isso com as mais diversos casos de compra de jogos em copa do mundo, armação com arbitros, etc. A imprensa brasileira só se preocupa em fingir que nada acontesse. O senhor edilson não disse que o presidente da federação de futebol de São Paulo o presionava quando foi pego?
    Erros capitais não são os erros que os arbitros usam para alterar resultados, sera que vocês não percebem?O que mais vejo são pessoas que preferem de maneira alguma levantar a voz para esses problemas.
    Sendo Flamenguista, percebo a inexistencia de um profissional que levante a voz a favor do meu time. Você percebeu a perseguisão que o senhor promotor Rodrigo Terra e o STJD estão fazendo com o Flamengo?
    O Kleberson vai ser julgado por jogada violenta? O Ronaldo pega um jogo de suspenção por quase arrancar o cabelo do jogador do Botafogo?
    O que esta acontecendo. Só você pode me dizer, mas prefere contemporizar sempre.
    O poder que o jornalista tem deveria ser melhor usado e não é. O Quarto poder, não é esse o apelido da imprensa?

    Não quero nada a mais para o meu time, só o mesmo para todos e Isso não acontece.

    Poderia me extender em deformidades interpretativas da imprensa esportiva(porque o cristhian do timão deixou de ser o cabeça de area assasino do flamengo? etc), mas acredito que como já foram varias vezes ignoradas minhas palavras, ser!ao de novo.

    Não escrevo email para programa esportivos começando com:
    “- Primeiro, quero dar os parabens..”

    Só esses são lidos.
    Mas mesmo assim, obrigado pela pequena atençao, isso já faz de você um profissional muito melhor que os medalhões que estão cimentados na fundação da imprensa esportiva.

    Abraços

    JAYME, a questão dos cartões, de fato, pode ser determinante. mas fica ainda mais complexo usá-la no BOTA-TEIMA. ele nao tem a pretensao de ser completo. apenas uma forma de evitar chororô. só isso.

  • Heinz-Harald Grbic Stojakovic

    Mauro, desculpa. Sou seu fã, mas seu comentário foi extremamente infeliz. Sei que alguns blogueiros têm a “obrigação” de defender certos clubes, como o Flávio para os cariocas e o Benja para os Paulistas, mas os que devem ser imparciais, não. Você não acha que é parcialidade demais considerar “duvidoso” o pênalti do Flamengo, e justo o do São Paulo? Se o Adriano segurou, o Miranda foi derrubado fora da área. Qual é a diferença? O Renato Silva “matou” um contra-ataque. Se isso não é pra cartão amarelo (e, no caso dele, o vermelho), o que é? Se três impedimentos, onde os atacantes entrariam cara-a-cara com o goleiro, não podem ser considerados determinantes, o que pode? No seu comentário, você só questionou os laces pró-Flamengo. Não questionou um, sequer, pró-São Paulo. Se o juiz errou para o Flamengo (pênalti no Adriano), como você disse (e eu não estou aqui para questionar opinião. Se você acha isso, tudo bem), errou para o São Paulo também (pênalti no Miranda e TRÊS impedimentos). E todos, erros determinantes. Portanto, não acho que seja justo dizer que o Flamengo foi favorecido no jogo, como, pelo menos ao meu ver, você deixou transparecer no seu comentário (vide Bota-teima do jogo: dois erros pró Flamengo e NENHUM pró São Paulo). Saudações.

  • Paulo Roberto

    Para os são paulinos que estão acostumados a serem SEMPRE ajudados pela arbitragem, é normal estarem reclamando do pênalti no Caipirão Valente e esquecerem que o pênalti que o juizão marcou prara o São Paulo foi fora da área e dos TRÊS impedimentos mal marcados contra o Flamengo (um deles resultaria em pênalti e outro em jogada cara-a-cara). [2]

    E mais não digo, por não ser necessário.

  • Jones 8-1-1

    Mauro, já que vc comenta título não reconhecido pela CBF, peco o favor de adotar o mesmo peso e medida quando Santos e Palmeiras jogarem, citando 16 títulos brasileiros em campo.

  • fabio santana

    Só comenta erros de arbitragem contra flamengo .Não vi comentarios aqui no jogo go santos x galo e galo x gremio no qual 2 o atual lider só ganhou no apito amigo , isso sem falar no palmeiras que janhou 4 partidas ou mais do mesmo jeito . Na primeira partida que fla foi beneficiado vc como sempre fez um escandalo estava demorando …

  • Tiago

    ÔÔ Mauro beting não é querendo pegar no seu pé não mas não dá pra atualizar a prancheta que fica no canto superior à direita????? Tenho quase todas que vc posta. Quanto ao São Paulo ele irá se recuperar em breve quando fizer uma limpa nesse elenco encardido. Atualiza ahê !!!!!

  • HOMEM DAS CAVERNAS

    BAMBIS, GATOS E VEADOS…………..Nossa fauna é rica e bela, taí; as belezas, a pureza ,a simplicidade das coisas de DEUS, ali não existe BOIOLICE. Não consigo entender como as pessoas conseguem associar um ser tão bonito como o VEADO a COISAS DO DIABO (aquilo que voce encontra nas grandes cidades..e aí ….na REDAÇÃO tem um monte). mas, nesse mundo acontece de tudo, em tempo: me passem o endereço do CURSO DE TÉCNICO DE FUTEBOL, TÁ MUITO FÁCIL, basta o sujeito botar um paletó com gravata, pegar um monte de peões por aí, meter um preparozinho porreta neles (ou droga mesmo, lícitas, tipo aquela que o BOTAFOGO DO MONTENEGRO ingeria)e se inscrever no campeonato. Então coloca-se os 11 na grande área, vez em quando manda uns 2 pedreiros no contra ataque pelas pontas , hora alternando para a direita ora para a esquerda e consequentemente, espirrrado ou de bunda essa lazarenta vai entrar(a bola) . È o futebol do momento, o primeiro a aprender foi o FLU do RENATO CACHAÇA bem aplicado naquele que foi a LIBERTADORES mais fraca de todos os tempos, agora recentemente no campeonato organizado na casa dos NEGÕES(AFRICA DO SUL). E depois faz-se um comentário com a ajuda de um coleguinha da imprensa ….ESSE TIME É RAÇA, É PAIXÃO, …É SANGUE, pronto , já estaremos fazendo parte do METIÊ. Orasenãopoissim; aconteceu ontem no Morumba, de um lado o time tricolor liderado por um COISA, parecia uma manada de Zé Ruelas, do outro , os vermelho e preto com PEÕES catados na VILA MIMOSA, CENTRAL e MORROS DA ADJACÊNCIA, os GURIS OU PIÁS (como falam lá na minha terra) do momento. Num determinado momento do jogo uma dessas crias foi dar uma meia cicle e quase quebra o INSTRUMENTO DE BATER PUNHETA(vulgo mão), num outro lance correndo pela esquerda , um neguinho me parecendo ter uma perna só, pois ao tentar cruzar uma bola na linha de fundo, caiu , sem conseguir o intento e essa rolou pela linha de fundo , a galera não aguentou …SACI!, SACY!, SACI!, …SACY!…enfim; a safra do menguinho……JOIOS. Fim de jogo, ao meu lado,no boteco colado a IGREJA(PARA ONDE EU ESTAVA A IR) dois IRMAUS(flamenguistas) cheios da MARDITA,exalando a ENXOFRE comentavam o jogo; É CUMPADI, O EMPATE FOI BOM, FOI CONTRA O SAMPA MANÉ!. Num mundo de INVERSÃO DE VALORES como esse O HEXA, O MAIOR DO BRASIL, CABALEANTE, ¨ROUBADO, SONOLENTE, DESFIGURADO e BÊBADO ainda consegue botar respeito…são coisas…COISAS…..não meras coisas.

  • Paulo Pinheiro

    Mauro,

    Mas você não pode negar que ignorou os 9 cartões.
    Que ignorou os três impedimentos (um deles BEM determinante).
    Que ignorou o puxão do Washington na jogada. Aliás… BEM grotesco… não dá pra dizer que não viu o braço dele por sobre o ombro do zagueiro!

    Isso aí passa mesmo a impressão de parcialidade (veja bem… eu disse “impressão”).

    Não foi um comentário isolado…

    E a observação sobre o árbitro Edilson é BEM própria! O São Paulo vem sido beneficiado nesses últimos anos nesse sentido. Pode espancar o time adversário à vontade e nada lhe acontece. Nem no campo, nem no TJD.

    Lembra do Souza empurrando o gandula no Beira-Rio?
    Lembram do mesmo Souza ao tentar agredir o jogador do Náutico acabar acertando o árbitro?
    Não foram um “fenômeno” aqueles números da defesa no campeonato de 2006…

    Quando vi o primeiro tempo desse jogo de Domingo achei que isso tinha acabado. Eu não podia acreditar no que vi: expulsão correta de jogador do São Paulo em pleno Morumbi????

    Mas a mudança de atitude do árbitro do primeiro para o segundo tempo foi MUUUUUITO estranha… the dream was over.

  • Paulo Pinheiro

    vem sido = vem sendo

  • Gustavo Figueiredo

    Ué Mauro, não aceitou meu comment?

  • David

    Mauro, e os cartões amarelos, nove p o Fla e dois p o SP. No penalty em cima do Miranda, fica claro q os jogadores do Fla evitaram dar o Bote no Miranda c medo de ser expulso. No segundo tempo o Jr Cesar deu uma entrada no lateral direito do Fla, q no mínimo era p amarelo e ele fingiu q não viu.
    São Paulo, Favorecido. Flamengo, Prejudicado.

  • Luiz

    Caro Mauro, seja humilde e reconheça que a falta no Miranda foi fora da área! É simples, veja qualquer video que ele começa a se despencar bem antes da linha da grande área e o Willians sequer entra na área, como um jogador comete um pênalti sendo que todo seu corpo está bem fora da área? Só se for no sopro! Repetindo, seja humilde, todo mundo tem o direito de errar e reconhecer que errou!

    CARO ANONIMO, eu sou humilde. e insisto no que escrevi. apenas isso. e é possível qualquer jogador estar com o corpo fora da área e ainda cometer um pênalti. basta o braço ser usado para empurrar o rival (desde que dentro da área).

  • Luiz

    Caro Mauro,
    Cego é aquele que nao quer enxergar, acho que é o seu caso! Meu texto foi bem claro, como a imagem é bem clara. Quando o Willians toca no Miranda os dois estão totalmente fora da área, só não vê quem é cego ou quer se fazer de cego! Após o toque, o Miranda vai se despencando até cair dentro da área, mas eu insisto porque, ao contrário das regras do futebol, a imagem é muito clara! Um abraço do ANONIMO!

  • http://bialacerda_abc_@hotmail.com ana beatriz lacerda ramos

    pra poder ficar no empate tem que ser muito ruim né sao paulo vc tem q ganhar né pocha que merda no empate é a mesma coi de vcs perderem reage sao paulo .

    aqui vcs tem uma fâ numero um o meu quarto é do sao paulo, minhas roupas todas em algum lugar tem escrito sao paulo, meu tenis, minhas pulceiras td.

    mas pra mim vcs sao os melhores aqui vcs tem uma fâ numero1 q mesmo vcs perdendo vou deixar de usar a camisa de vcs!!

    aqui vc tem uma garota de 12 anos de idade, eu sou artilheira do meu time de futebol, sou meio de campo e sou goleira reserva vcs sao para mim um grande exemplo pois eu sigo vcs!!

    eu me declaro pra vcs eu tenho o sangue do sao paulo!!
    e de raça!!
    eu tenho certeza!!

  • http://bialacerda_abc_@hotmail.com ana beatriz lacerda ramos

    tenho fé e amor por vcs!!

  • pedro felipe crisòstomo monteiro

    eu acho que o corinthians vai perde