Força, Zé Carlos

por Mauro Beting em 12.jul.2009 às 14:32h

Campeão pelo Flamengo do BR-87. Reserva de Taffarel na Copa-90 ao lado do vascaíno Acácio.

Zé Carlos, o Zé Grandão, precisa de ajuda.

Abaixo, a campanha, de acordo com o site oficial do Flamengo.

Flamengo lança campanha de ajuda a Zé Carlos

Imagem da página inicial do hotsite.

Ex-goleiro do clube, campeão brasileiro em 1987 e da Copa do Brasil de 1990, está com câncer.

Solidariedade. Esta é a palavra-chave da campanha que o Flamengo está lançando para ajudar a um dos maiores goleiros de sua história, José Carlos da Costa Araújo, o Zé Carlos. Aos 47 anos, o ex-goleiro está com câncer. Sua saúde passa por um momento extremamente delicado.

O clube criou um hotsite denominado “Força Zé Carlos”, visando mobilizar torcedores, amigos e interessados. O objetivo é ajudar Zé Carlos e sua família para seu tratamento. A campanha pretende não só captar recursos financeiros, mas também colher palavras de apoio e solidariedade de amigos, companheiros de profissão e admiradores.

Conhecido pelos amigos e por torcedores como Zé Grandão, o ex-goleiro assinou uma carta de autorização para que o clube empreenda essa campanha. Segundo o termo, os depósitos feitos pelos amigos e torcedores devem ser feitos diretamente para a conta poupança de nº 5947-9, agência 2905, da Caixa Econômica Federal, de titularidade de Davi de Abreu Fraga Araújo, filho do jogador. Os recursos serão ser administrados por Zé Carlos ou por pessoas por ele autorizadas.

Mais do que ajuda financeira, o hotsite mostra a importância de Zé Carlos para a história do clube. Com ele guardando a meta, o futebol rubro-negro conquistou o tetracampeonato brasileiro em 1987, sua primeira Copa do Brasil (1990) e os campeonatos estaduais de 1986 e 1996.

O hotsite traz depoimentos de companheiros de Zé Carlos no futebol profissional ou no time de Masters do Flamengo. Entre eles, Junior, Nunes e Renato Gaúcho. Esta seção será atualizada frequentemente, na medida que cheguem outras mensagens de amigos. Apresenta ainda 10 momentos significativos na carreira do goleiro, que defendeu as cores do clube em dois períodos (de 1984 a 1991 e de 1996 a 1997), num total de 352 jogos.

Os torcedores poderão interagir por meio de um Twitter (https://twitter.com/ZeCarlos_Mengao) criado especialmente para a campanha. Pode ainda enviar mensagens de solidariedade, que serão entregues à família. O formulário está no hotsite.

Grande parte do conteúdo foi produzido especialmente para o hotsite por torcedores dedicados a pesquisar a história do clube. Mauricio Neves, idealizador do site Manto Sagrado, escreveu uma crônica enquanto Adriano Melo, que mantém uma coluna no Blog da FlamengoNET, assina um texto minucioso sobre a carreira do atleta.

O hotsite traz ainda a listagem completa de jogos de Zé Carlos no Flamengo, fornecida por outro pesquisador, Arturo Vaz, autor do livro “Goleiros Rubro-Negros. Heróis Esquecidos de uma Nação”. E um link autorizado para o site do INCA, para que o público em geral possa ter mais informações sobre o câncer naquele que é o centro de referência do país sobre o assunto.

A iniciativa é do departamento de Marketing do Clube de Regatas do Flamengo, com apoio do Jornal dos Sports, que cedeu as fotos.

Mais informações: http://mkt.flamengo.com.br/hotsite/zecarlos/

Tags:

  • João Carlos

    Força Zé a nação torce por você.

  • Wanderson Flanático, Nova Iguaçu RJ

    Força ZÉ GRANDÃO

  • José Edivan dos Santos

    É muito gratificante saber que o nosso flamengo está nessa campanha para ajudar uma pessoa que não conheço pessoalmente mais conheci pela tv defendendo nosso mengão, é mais do que merecida essa força que o flamengo ta dando para nosso goleiro que tanto nos defendeu, e agora tenta se defender.

    Um abraço

  • Marcio

    Cresci no mundo do futebol ouvindo Zé Carlos, goleiro do Flamengo, na mesma época que comecei a jogar bola, claro jogava de goleiro e claro meu ídolo era o Zé Carlos. Vibrava quando ouvia a radio Globo e seu xará Zé Carlos Araujo narrando o jogo dizia: ” Munhecaço de Zé Carlos”. Fique com Deus meu amigo confie Nele que o resto Ele fará.