BOTA-TEIMA – Rodada 9

por Mauro Beting em 10.jul.2009 às 19:18h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

· Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados”por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Santos 1 x 0 Sport –

Sport prejudicado; Santos ajudado – O assistente 2 Jair Félix (MG) e Alício Pena Júnior validam gol irregular santista, aos 44 do segundo tempo. Neymar estava impedido antes de passar a bola para Paulo Henrique. Lance difícil.

Flamengo 2 x 1 Vitória

Flamengo prejudicado; Vitória ajudado – O assistente 2 Jossemmar Moutinho (PE) e Nielsen Dias (PE) anularam erradamente um lance de gol do flamenguista Adriano, aos 18. Lance difícil, e o assistente estava bem colocado. Mas Adriano estava na mesma linha. Na dúvida, era melhor deixar o jogo correr. Estava 0 x 0.

(DEMAIS LANCES POLÊMICOS COMENTADOS NO POST DO JOGO)

Náutico 0 x 2 Internacional

Náutico prejudicado? Internacional ajudado? – Marcelo de Lima Henrique (RJ) marcou pênalti de Galiardo em Nilmar, aos 31 minutos. Para mim, lance normal. Mas extremamente discutível. Estava 0 x 0. E continuou, porque Eduardo defendeu o pênalti de D’Alessandro.

Internacional prejudicado; Náutico ajudado – O assistente 2 Lorival das Flores (RN) e Marcelo de Lima Henrique (RJ) anulam lance que daria em gol legal de Nilmar. Ele não estava impedido – mesma linha -, aos 41. Estava 0 x 0.

Náutico prejudicado; Internacional ajudado – O assistente 1 Marcelo Mariano (RJ) e Marcelo de Lima Henrique gol em impedimento de Nilmar, aos 32. Estava 1 x 0 Inter.

Santo André 1 x 1 Barueri

Santo André prejudicado; Barueri ajudado – O assistente 1 Lorival das Flores (RN) e Marcelo de Lima Henrique (RJ) anulam lance que daria em gol legal de Nilmar. Ele não estava impedido – mesma linha -, aos 41. Estava 0 x 0.

SALDO TOTAL – RODADA 9

PREJUDICADOS

2 pontos a menos – Botafogo, Fluminense, Barueri, Internacional, Goiás, Sport

1 ponto a menos – Grêmio, Palmeiras, Atlético Paranaense, Santo André

BENEFICIADOS

4 pontos a mais – Santos

2 pontos a mais – Atlético Mineiro

1 ponto a mais – Náutico, Avaí, Barueri

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Cruzeiro prejudicado 6 vezes; ajudado 3 vezes

Fluminense prejudicado 2 vezes

Sport prejudicado 2 vezes

Flamengo prejudicado 3 vezes; ajudado 1 vez

Palmeiras prejudicado 5 vezes; ajudado 4 vezes

Goiás prejudicado 3 vezes; ajudado 2 vezes

Náutico prejudicado 3 vez; ajudado 2 vezes

Internacional prejudicado 3 vezes; ajudado 2 vezes

Botafogo prejudicado 1 vez

BENEFICIADOS –

São Paulo ajudado 6 vezes; prejudicado 2 vezes

Santos ajudado 5 vezes; prejudicado 2 vezes

Coritiba ajudado 2 vezes

Avaí ajudado 2 vezes

Corinthians ajudado 2 vezes; prejudicado 1 vez

Atlético Mineiro ajudado 3 vezes; prejudicado 2 vezes

Vitória ajudado 3 vezes; prejudicado 2 vezes

SALDO ZERADO –

Atlético Paranaense prejudicado 2 vezes; ajudado 2 vezes

Barueri prejudicado 2 vezes; ajudado 2 vezes

Santo André ajudado 2 vezes; prejudicado 2 vezes

Grêmio prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 26 X 19 VISITANTE

Tags:

  • Leonardo Lacerda da Silva

    A ideia de contabilizar os erros de arbitragem é muito boa, já que a melhor maneira de fazermos um balanço dos erros e acertos é com dados. Assim, no final do ano, poderemos ver mais claramente como foi a arbitragem do campeonato brasileiro. Espero que não desista, vai ser muito interessante.

    Abraços.

  • Eduardo

    Mauro,

    Olha só as estatísticas mostrando o quanto o Cruzeiro tem sido prejudicado pela arbitragem: 06 vezes, e algumas dentro do Mineirão, fora a perseguição dos árbitros e jogadores adversários ao Kléber. Parabéns pelo excelente artigo.

  • Alan Macabeu – Viçosa MG

    O Cruzeiro, como sempre, sendo garfado pelo tradicional “apito inimigo”…

    Os números estão aí para provar.

    O que é preciso fazer para que a arbitragem erre menos? Não estou dizendo para que beneficie o meu time, apenas que não erre…

    Eu quero que o árbitro seja o menos importante dentro de uma partida de futebol, o menos “decisivo”. Quero que o atacante, o zagueiro, o goleiro, esses sim, possam com seus talentos individuais, e suas táticas de jogo coletivo, dar o melhor rumo à partida….e que, só eles, sob a supervisão imparcial daquele, possam nos levar a vibrar com o gol, o momento central do espetáculo!

    Eu tenho um sonho…

  • Marcos Vinícius

    Prezado Mauro:
    Não acho justo comentar erros de arbitragem difíceis,como o do jogo FlamengoxVitória.Tanto assistente quanto árbitro têm segundos para tomar decisões em que o lance não foi tão clamoroso.Posso fazer,aqui,uma sugestão,que talvez tenha mais serventia do que comentar times que tenham sido beneficiados?Acho que deveria haver uma estatística sobre os árbitros que mais erraram,pois os mesmos deveriam ser advertidos ou até mesmo reciclados,o que melhoraria,e muito,a qualidade do espetáculo.Quem sabe,se não fosse assim,o meu Vasco estaria na final da Copa Do Brasil(lembra do pênalti do Chicão no Élton?Valeu,Gaciba!).Saudações Vascainas!

  • Marcos Vinícius

    Prezado Mauro:
    Estou postando este comentário logo após o jogo do Vasco contra a Ponte Preta.Como disse em comentário anterior,não deveriam ser comentados lances difíceis,como do jogo FlamengoxVitória.Mas,amigo,o juiz do jogo do Vasco tava de brincadeira!Dois pênaltis pro Vasco e um pra Ponte não foram marcados,além do que a violência sobressaiu-se ao futebol por inúmeras vezes,e o “Homem de Preto”(que estava de amarelo)assistia a tudo passivamente.Torno a dizer:Acho que os árbitros deveriam ser reciclados,ou mesmo advertidos.Erros de arbitros,que são homens comuns,portanto passíveis de erro,fazem parte do futebol,infelizmente.Mas se os mesmos erros são recorrentes,e com os mesmos árbitros,algumas atitudes deveriam ser tomadas.Mauro,forte abraço e Saudações Vascainas!

  • Lucas

    Só não entendi uma coisa: como o Santos pode ser beneficiado com 4 pontos na mesma rodada? Pelo que entendo o máximo de pontos a mais que um time pode levar é de 3 pontos, em um jogo que ele iria perder (0 pontos) e acaba ganhando (3 pontos) com a ajuda do juiz. Nesse caso iria dar empate (1 ponto) e o Santos foi beneficiado com a vitória (3 pontos), então acho que o correto seria 3 – 1 = 2 pontos.

  • Paul

    Mauro, interessante seus metodos e é bom colocar critérios. Mas as pessoas insistem em só ver preto e branco. Ora, uma jogador expulso pode mudar muito o jogo, assim como um cartão não dado. Sou da teoria do arbitro punido Edilson: marcar faltas erradas, inverte-las e dar cartões por besteira (vide Inter e Corinthians nos seus primeiros minutos) é o que garante o resultado de um jogo.

    Outro ponto: ao criticar os bandeiras, todos falam “na dúvida é para deixar seguir”. Ora, como ter tanta certeza que o bandeira estava na dúvida?? Para mim, todo bandeira marca o que vê. A colocação influência nesse quesito e ele deve ser chamado a atenção para isso. Mas dizer que devia serguir pq eh duvida não existe!

  • Paulo Brolezzi

    Mauro
    Não faltou aquele gol do Nunes, do Santo André, contra o Barueri, anulado por “impedimento” de maneira totalmente equivocada?
    Paulo

    PAULO, vc teria o link para o lance, ou ao menos o tempo do gol?

  • Paulo Brolezzi

    Mauro
    Achei no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=08bBASjk6N8
    O gol foi aos 44 do 1º tempo, de cabeça pelo Cezinha (bola ajeitada pelo Nunes), que estava sozinho em frente ao goleiro, mas havia um zagueiro dando condições pela direita da defesa do Barueri. No sportv, a câmera está melhor colocada e esse zagueiro está pelo menos um metro na frente do Cezinha. O lance foi analisado pelos comentaristas e todos concordaram que foi um erro do bandeirinha, e que não havia nenhum jogador que impedisse a visão dele.
    Abraços
    Paulo

    PAULO, obrigado, amigo. será devidamente corrigido.

  • João Anacleto

    Isso é realmente sensacional! Obrigado por existir, Mauro Beting! E por enquanto, vai dando a lógica! O São Paulo é o mais beneficiado pela arbitragem, como sempre. Foi assim no ano passado também. E em 2007, você se lembra? Obrigado de novo!

  • Jonas Rafael

    É impressão minha ou tem menos erros decisivos esse ano? Parece que ano passado a essa altura a discrepância era bem maior.

  • Lucas Brocolo

    E o São Paulo, como sempre, ajudado.

  • Ronaldo

    Será q vcs Cariocas e Paulistanos estão torcendo pela vitoria do Cruzeiro pois vejo q ao comentar ou narrar o jogo fazem com muita má vontade…

  • jose aparecido

    olá Mauro!!!
    por favor divulga aí essa comunidade.
    BRASIL/PALMEIRAS 3×0 URUGUAY
    PALMEIRAS O UNICO TIME DO BRASIL A REPRESENTAR A SELEÇÃO BRASILEIRA EM UM JOGO OFICIAL. link abaixo.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91923111
    todo Palmerense que é Palmerense de verdade tem que conhecer essa comunidade
    SEJAM TODM BEM VINDOS…