POST DE LUZ – Corinthians 4 x 2 Fluminense

por Mauro Beting em 08.jul.2009 às 22:59h

* Por motivos de escala profissional da Rádio Bandeirantes, estou no Pacaembu. Vendo um show corintiano no primeiro tempo. E um belíssimo segundo tempo do Fluminense. *

* Antes de tudo. Parabéns ao Fluminense, ao presidente Horcades, ao Parreira pelo ato esportivo exemplar de dar as faixas ao time e ao treinador corintiano. Um belo ato digno da história tricolor.

* Alex Muller perguntou na Rádio Bandeirantes ao novo ótimo reforço alvinegro Edu no lugar de quem ele poderia entrar depois do excelente primeiro tempo corintiano, no Pacaembu: “No lugar de ninguém. Não dá para mexer nesse time”. Respondeu Edu. E estava absolutamente certo. Das melhores atuações do Corinthians em tempos. Aliás, das melhores primeiras partes de todos os últimos tempos no futebol do Brasil.

* Não só jogou bem a partir do primeiro gol. Jogou demais desde então. Foram três golaços. Um mais lindo que o outro. Nenhum mais lindo que o terceiro, o de Ronaldo, que só Ronaldo pode marcar. Depois de driblar duas vezes de modo sensacional os rivais, ele só rolou a bola. Só relou nela o suficiente para fazer outra obra-prima no Pacaembu. Ainda mais bonita que o golaço enfiado por Douglas para Ronaldo, que matou Berna só na troca de perna; ainda mais lindo que o segundo gol em belíssima troca de passes corintiana. Também com a cortesia do atarantado sistema defensivo tricolor, autor pouco intelectual do nascedouro de todos os lances.

* Até o primeiro gol, aos 24, como acontecera no Beira-Rio, só dava Flu. Teve no mínimo duas chances, e mais um gol que, aqui, no estádio, pareceu regular de Fred. E para repetir a história como festa, o gol que definiu tudo saiu também aos 29, como o golaço de André Santos no Beira-Rio.

* Mas já adianto: aos 26min55s do segundo tempo,um gol magnífico de Conca. Há muito não via quatro golaços num só jogo. Arrancou desde o meio e fez outra obra-prima no Pacaembu.

* Corinthians repete o mole do 2 x 2 no Maracanã e o empate tricampeão no Beira-Rio. Belo lance de Conca para Alan limpar Felipe e tocar para Diego marcar contra. Que belo jogo. Mérito do Parreira, que fez 3 alterações de uma vez – e eu achei um exagero. Pfff, Mauro…

* 40min29s. 4 X 2 Timão. Adivinhe…

Mais um golaço de Ronaldo, de sem-pulo, quando o Fluminense já tinha um a menos, com a expulsão justa de Fred.

* Dos melhores, se não o melhor jogo do Brasileirão. Mérito de um Corinthians que pode, se quiser, buscar a tríplice coroa; mérito de um Fluminense que precisa arrumar a cozinha. Mas pode crescer. Não é demérito perder para o iluminado Corinthians do ainda mais Ronaldo.

Tags: ,

  • Júlio Ribeiro da Silva

    Mauro, quanto o corinthians foi bem e o quanto o fluminense foi mal? E quanto o ronaldo é bom e quanto os zagueiros adversários são ruins?

  • mauricio bastos

    Podem dizer o que quiserem,Ronaldo isso e aquilo, só sei uma coisa, Ronaldo é cracaço!!!Valeu Ronaldo!!!!!!!!!

  • Fábio Chamusca

    Como já conheço meu gado, já vou logo me antecipando: não foi falta porcaria de nada em cima do Fred. Chicão só estava com o braço nele, mas não houve puxão coisa alguma. O Fred desabou e desandou a xingar depois disso. Ele é chato. Apita o jogo e faz falta no tornozelo dos outros. Foi bem expulso
    No mais, tudo em paz. Como o Showrinthians só vai jogar uma vez por semana, creio que será candidato ao título. E quem tem Ronaldo levanta caneco.
    Fui.

  • Paulo Brolezzi

    Mauro
    Comecei vendo o jogo do Cruzeiro, mas aí o Corinthians faz um gol e troquei de canal. Era gol do Ronaldo…daí vi o segundo do Timão, o terceiro (Ronaldo de novo) e eu, que tinha escrito que iria ver o jogo que era muito mais importante, fiquei até o fim no Corinthians x Flu.
    Ronaldo, hoje, venceu a Libertadores!!!

    Aliás, ouvindo a RB (até agora) e foi excelente. O que tem o Milton Neves hoje? Fazia tempo que não ria tanto! E usem o LifeBoy….

    Paulo

  • Jean Ricardo

    O CORINTHIANS OUTRORA EXEMPLO DE COISAS RUINS HOJE É EXEMPLO A SER SEGUIDO DE BOM FUTEBOL.. AQUELES QUE CRITICAM RONALDO ( AINDA CRITICAM ), AO FLAMENGUISTAS QUE ACHAM QUE SÃO A MAIOR TORCIDA DO PAIS… SÓ ME RESTA DIZER QUE ESTE ANO SERÃO TRÊS TÍTULOS E ANO QUE VEM 4 TÍTULOS, É NÃO É PREVISÃO DE MÃE DINÁ É PURA ANALISE DE FATOS. AGORA SIM TODO PODEROSO TIMÃO…
    OBS; COMO LI EM OUTRO LUGAR NO BRASIL SÃO 20% DE CORINTHIANOS E 80% CONTRA ME DIGA QUAL A MAIOR TORCIDA DO BRASIL…

  • Luís

    Espero q o choro de ontem tenha sido sanado, já q esse jogo só foi transmitido pra rio e sp e assim toda a imensa torcida do cruzeiro espalhada pelos quatro cantos do país pôde acompanhar o jogo de um time só em la plata. ¬¬ li a discussão de ontem e concordei até certo ponto, mas cheguei em casa, fiz toda uma preparação pra ver o jogo do coringão, ligo a tv e…. vejo galvão bueno falando as abobrinhas de sempre no ‘jogo do ano’.

  • Jorge

    Uma vez mais, o timão ajudado?? Esse vai pro Bota-Teima?? E se o Flu vaz 0 x 1, como fez, o Corinthians ganharia???

  • Jorge

    Sigo afirmando, Ronaldo é ex-jogador, e Gordo. Joga no Brasil, joga, deixemos assim, por causa do baixo nível do Campeonato Brasileiro, como o é o da Libertadores. O nível do futebol Sul-americano, por causa sem dúvida do grande êxodode jogadores, é sofrível. Aí me argumentarão que no Mundial de Clubes, blá, blá, blá….. blá, blá, blá….. Pois eis alguns pontos pra reflexão.
    O mundial de clubes jamais teve importância para os clubes europeus, e isso não é história, morei por lá 11 anos e é a mais pura verdade. Exemplo: algumas vezes, no passado, em que o campeão da Europa abdicava do direito de jogar na América do Sul e cedia o lugar para o vice.
    O torneio é disputado em dezembro. Os clubes na Europa estão no meio da temporada, disputando Ligas, Copas dos países e Campeonatos Continentais. Ninguém tem tempo, nem pensa, nem a torcida entenderia, de poupar jogadores. Aqui, o Campeão da Libertadores, pelo menos no Brasil, abre mão do Campeonato Nacional lá por outubro, começa a poupar jogadores, começa a focar naquele torneio, e chega ao país até 10 dias antes. O time Europeu, normalmente, joga no fim de semana anterior à competição pelos seus torneios, viaja naquela semana, e chega dois ou três dias antes da estréia, muitas vezes sem saber contra quem vai jogar. Não existe nem concentração, nem motivação.
    E, se recordamos duas conquistas brasileiras, vejamos como os nossos clubes jogarão. São Paulo contra o Liverpool e Inter contra o Barça. Os nossos com duas linhas de quatro em seu campo, e dois correndo que nem doidos lá na frente. O SP deu dois chutes a gol no jogo. O Inter, outros dois, em apenas uma chance, a do gol. O Liverpool deu um vareio de bola no SP, como daria em qualquer outro clube brasileiro, e o Barça, se não foi tanto, teve quase 20 chutes a gol, e pelos menos 8 chances claras. Ou seja, quando nós ganhamos, é na retranca e com bastante sorte, o que apenas reforça a tese que os nossos times, e seus respectivos treinadores, reconhecem a superioridade dos times que tem diante deles.
    No fim, tudo isto para reafirmar que Ronaldo joga, e normalmente mal, apenas no Brasil de baixo nível. Na Europa, Ronaldo mal tocaria na bola.

    JORGE, para o nível médio do futebol no Brasil, o Ronaldo segue sobrando.
    Mas, de fato, para as grandes ligas da Europa, por ora, não. Como para a seleção, com Luís Fabiano voando, e mais o potencial de Pato e Nilmar.

  • Jorge

    Da pra imaginar o atual Ronaldão, ex-jogador Gordo, jogando um Liverpool x Chelsea? Nem´pra gândula. Algum jornalista bancaria a idéia de Ronaldão, ex-jogador Gordo, deixar Luis Fabiano no banco e jogar uma Copa do Mundo?? Soa como piada. Então, por que essa idolatria toda e essa balela de fenômeno?? Essa não soa como piada, soa meio nebulosa…. hay cosas por detrás del humo…..

  • JL

    A Globo fez mal ao Corinthians marcando jogo para ontem. Ontem era dia dos jogadores do Corinthians ficarem em casa, na frente da televisão, assistindo ao jogo Estudiantes x Cruzeiro, para aprender a jogar Libertadores.
    O Corinthians já está deslumbrado demais com a Libertadores de 2010. Está parecendo um rapaz de dezoito anos indo pra primeira transa. Vai acabar tendo ejaculação precoce.

  • Jorge

    E outra pro Bota-Teima. O lance da expulsão do Fred. Falta claríssima, não marcada, e expulsão na sequência. O Corinthians vem sendo carregado pelas arbitragens desde a chegada do ex-jogador Gordo, o mídia pouco diz, e apenas enaltece aquele que já não é mais atleta, e assim seguimos……… Mauro, até onde vai o escudo protetor da mídia em torno ao fenômeno (??) e ao Corinthians? Por que tanto erro de arbitragem?? Paranóia?? E a não expulsão do ex-jogador Gordo aos cinco minutos do primeiro jogo da semi-final paulista??`Poderia ter mudado alguma coisa??

  • DF é da FIEL

    Iluminada e lúcida visão de um jogo de futebol. Foi isto Mauro. O TODO PODEROSO TIMÃO passa por um maravilhoso momento.

  • Gilberto

    Expulsão justa? Fala sério!!! Foi o típico caso de 2 pesos e 2 medidas… No primeiro tempo o André Santos falou tudo o que queria na cara do Mérder Roberto Lopes que lhe deu um amarelo (detalhe: o André Santos havia mesmo feito a falta, ou seja, estava totalmente sem razão!); no segundo, sem gesticular tanto e coberto de razão (a falta foi claríssima!), o mesmo Mérder lhe deu vermelho direto!!! Faça-me o favor…

  • Pingback: Post 80: Timão 4 x 2 Flu – Chatão Brasileiro 2009 « Não para de lutar!()

  • nick

    (1) Prezado Mauro, vi o jogo pela TV. Posso lhe garantir que o gol de Fred foi em impedimento, confirmado no replay, no intervalo e após o jogo. As imagens e os comentaristas foram unânimes em ratificar o impedimento. Ressalte-se que, efetivamente, foi um lance difícil e, no estádio, poderia dar a impressão de lance normal. Mas que foi impedimento, foi.
    (2) Desculpe discordar Mauro, mas a decisão das TV´s em transmitir Corinthians x Fluminense, em detrimento de Estudiantes x Cruzeiro, revelou-se acertada. É óbvio que a Libertadores é mais relevante, internacional. Contudo, enquanto na Argentina tivemos um “oxo” chocho (poucas chances de gol, em um jogo amarrado, no qual Fábio foi a melhor e maior figura celeste), tivemos no Pacaembu um dos melhores jogos dos últimos tempos, emocionante, com alternativas, seis gols, quatro golaços, Ronaldo marcando três gols em única partida pela primeira vez depois do retorno (a propósito, quando foi a última vez que o Fenômeno marcara três gols em uma única partida?), um time mostrando toda a sua plenitude (pelo menos, no primeiro tempo) e porque é o melhor time do Brasil na atualidade, com o melhor toque de bola, campeão legítimo da Copa do Brasil e jogando por música.
    (3) E ainda há quem questione o futebol de Douglas. Barbaridade! As enfiadas de bola nos três gols do primeiro tempo foram soberbas! Qual o meia armador que faz isso hoje no Brasil?
    (4) Muito bem destacada a performance do Fluminense. O time tem condições de se reerguer e fazer uma melhor campanha (também é verdade que recebeu uma ajudinha do Corinthians, que tirou os dois pés no segundo tempo). Mesmo assim, fica a dúvida: por que insistir com jogadores que, sabemos, não vão levar o time a lugar nenhum (exemplo clássico: Diguinho, que jogou com a 10 que foi do Riva, que tristeza!). Por que não entrar logo de cara com a garotada de Xérem que está comendo a bola? Parreira é um grande treinador, mostrou isto ontem, mais uma vez, mas continua teimoso como sempre.
    (5) Corinthians está chegando, já é o quinto, a dois pontos do quarto e do terceiro, a quatro do segundo e a seis do primeiro. Te cuida Inter!
    (6) Por falar em Inter, e hoje? LDU x Inter? Estou sentindo a torcida Chorolada meio calada. Medo de novo vexame?
    Abs.

  • Alyson – Gov Valadares

    Eh, se bem que ver na TV o Ronaldo marcar três golaços foi bem melhor do que ver o empate na libertadores…hahah…..ê ironias da vida…
    abraço!!

  • Luiz felipe

    Douglas, elias, cristiam jogaram de mais.
    dá uma felicidade louca ver o douglas jogando o que sabe, sem preguica, a perna esquerda dessa cara é algo magnifico.
    E ronaLdo, é um genio, inteligente, que, de tanto comer a bola, nao tira ela da barriga,
    = D

  • Jorge

    Mauro disse: “Mais um golaço de Ronaldo, de sem-pulo, quando o Fluminense já tinha um a menos, com a expulsão justa de Fred”. Salienta tua frase o termo ‘justa’, que visa, é claro, não lançar luz sobre a origem da expulsão, justa, é claro. Você tem algum comentário concreto com relação ao lance, Mauro, ou você não viu? Teria havido, por acaso, uma falta, ainda que leve, do Chicão sobre o Fred? Aguardamos tua opinião, pois no comentário do jogo você esqueceu deste lance, ainda que sem importância.

  • Rafic Nassin

    Mauro, antes de mais nada, parabens, você é o melhor comentarista do Brasil – por méritos, não por falta de opção.
    Foi um jogaço, uma boa goleada, e que sirva de lição para o Coringão: agora não é mais mata-mata, deu chance, tem que matar o jogo logo.
    E o Ronaldo dispensa comentários (será que ele joga tão bem quanto o Atila, tataraneto do Dr. Abud?), independentemente da qualidade dos zagueiros e dos sistemas defensivos brasileiros (o que, sinceramente, não é culpa nossa, Corinthianos)
    É…parece que foi um jogão mesmo…acho até que chegou perto de uma final de campeonato e deve ter tido gente que não sentiu muita falta de ver uma…

  • http://www.lanceactivo.com.br/Blog.aspx?profileID=8376&#1 Denilson

    Obrigado globo por ter nos proporcionado a estreia do Corinthians no Brasileiro com Show do Fenomeno e com a melhor partida do ano do Douglas em vez de um 0x0 xoxo
    Como diz nosso camarada Lula:
    -Quem não for Corintiano que morra de inveja!

  • Grafir Jr

    Mauro. Não sei… Achei que o primeiro tempo foi a melhor apresentação de uma equipe em 2009. No mundo! Contando Barcelona, Seleção Brasileira, tudo. É a impressão de um corintiano apaixonado pela sua equipe ou fiquei perto da verdade?

  • Alexandre da Costa

    A maior contratação do Corinthians no BR-09, foi o Heber Roberto Lopes, é um árbitro caseiro e não tem critério algum, saiu Márcio ‘Sevende’ de Freitas e entrou o clone do Ronaldo no apito, é por isso que o Corinthians nunca será campeão da LA ou do Mundial Fifa, a arbitragem é mais rigorosa e quando erra, o erro é para ambas as partes.

  • Orleans

    Mauro, não sou corinthiano nem tricolor, agora..vc que tem um baita arquivo poderia nos presentear da seguinte forma.
    Nos informe por favor o retrospecto do Sr .Heber roberto apitando,Quantas vezes o time visitante ganhou?
    Pq. tenho a oportunidade de acompanhar vários jogos final de semana e olha, ele faz parte de uma turma de árbitros, que sinceramente é vergonhoso, depois dos 25 do seg.tempo aí fica pior ainda…na dúvida é sempre para o time da casa..se ele estivesse apitando a final da libertadores ontem com certeza daria penalte do Ramirez no Veron e ainda o expulsaria.

  • ROBSON

    AQUI É CORINTHIANS!!!!!

  • Mário

    Aos patrulhadores da arbitragem, o gol do Fluminense no começo do 1º tempo foi muito bem anulado pela arbitragem, isto visto pelas imagens da TV, que denunciaram a posição irregular do atacante Fred, um pouco a frente da linha de zaga do Corinthians.

    Tenho que concordar com o blogueiro, o Fluminense até tem um bom time, com Conca e Fred, mas a defesa não tem o mesmo bom nível da equipe. Apesar disto, Ronaldo desequilibra novamente, mesmo com a ajuda da desorganizada zaga tricolor, não tira os méritos do atacante. Um fora de série realmente.

  • Mauro

    Não assisti o jogo do Corinthias e Fluminense, e nem podia, né? Perder uma fianal de Libertadores por uma pelada de início de campeonato Brasileiro, seria uma coisa impensável. De vez em quando o Sportv começou a noticiar os gols do Flu, primeiro um, depois o outro, e, de repente, anúnciou a expulsão do Fred. Aí eu pensei: Aí tem!!!

  • Ronaldo Fenômeno

    Como é bom ver um craque como o Ronaldo jogando no Brasil… Há quanto tempo isso não acontecia !!!

  • Alexandre

    Quando o árbitro viu que o Flu ia empatar tratou de não marcar uma falta em Fred na cara do gol e ainda teve coragem de exúlsá-lo, o Fred não deveria ter xingado, mas diante de tamanha palhaçada, fica difícil…

  • nick

    LDU 3 x 0 Inter. Qual será a desculpinha dos Chorolados agora? Arbitragem? Altitude? Complô internacional? DVD com o favorecimento à LDU? Ha!Ha!Ha! A ficha caiu. Inter, melhor time do Brasil? Aonde? Com quem? Com D´Alessandro covarde e bobalhão jogando esta bolinha? Com Magrão “Lango-Lango”? Com Cléber, o aposentado? Ha!Ha!Ha! Inter, ganhador de tudo? Inter ganhador de nada! O ano do centenário fai ficar marcado pelos vices, e o próximo será o do Brasileirão!

  • Paulo

    Parabéns ao Fluminense pela entrega das faixas… Esportividade verdadeira… Imaginar a situação inversa é muita utopia, infelizmente, já que bando de loucos, só serve mesmo para ostentar o hospício próprio… Todo Poderoso Timão da Massa Ignara, Ignorante e do PAC do Presidente Populista… Panem et circenses… “Pão e Circo, eu garanto”… Educação??? Fica por conta de cada um… Quem não tem referenciais não sabe como fazer, né Fiel Torcida?

  • nick

    Prezado Alexandre da Costa, ao que parece o seu comentário está equivocado. Reproduzo trecho do mesmo: “… é por isso que o Corinthians nunca será campeão da LA ou do Mundial Fifa, a arbitragem é mais rigorosa e quando erra, o erro é para ambas as partes.” Será? O que o Ramires fez nos dois jogos é abominável. Meteu o cotovelo na cara do Verón e não acontecer nada. Por muito menos, anti-corintianos gratuitos como você queriam massacrar o Dentinho. A arbitragem em Libertadores está abaixo do nível da crítica, são as piores e mais tendenciosas do mundo. Aconteceu aquela presepada toda no Mineirão, empurra dali, soco na cara daqui, tapas, chutes, palavras ternas de ambos os lados e o banana do juiz não fez nada. A roupa dele estava aproriada, Vestido de amarelo daquele jeito parecia o que é de fato: um banana!
    Meu prezado apedeuta Paulo, poupe a torcida alvinegra de seus comentários beócios e preconceituosos. O General João Baptista Figueiredo, apesar de gaúcho, era torcedor do Fluminense. Sua frase mais famosa: “prefiro cheiro de cavalo a cheiro do povo”. Abs.

  • maria tereza

    corinthians é um time mto bom …….amùh d+….e o ronaldo é dimais como o time como um todo….