RAIO X – ESTUDIANTES X CRUZEIRO

por Mauro Beting em 07.jul.2009 às 19:10h

PALPITE? Empate. Para não cravar vitória do Cruzeiro. Será difícil como qualquer jogo decisivo de Libertadores contra um tri sul-americano. Mas será um novo tri no Mineirão, no jogo de volta.

BOSELLI X LEONARDO SILVA – O baixinho é chato, perigoso, ardiloso. Sabe preparar o lance para quem vem de trás. Mexe-se bem. Vive ótima fase. Já sabe o que é ter sido campeão da Libertadores, como reserva do xeneize Palermo, em 2007. Pelo alto, perde para a melhor fase de Leonardo Silva. Mas, por baixo, pode ganhar. Também porque é rápido e se posiciona bem para cabecear. Pode não ganhar na altura. Mas chega antes pela velocidade. Leo vai ter de repetir as ótimas atuações de 2009 para evitar a chegada pincharrata.

FERNÁNDEZ X ANDERSON – Chaaaaaato o outro baixinho de bom nível do time de La Plata. Destro, pega bem na bola de qualquer lado. Rápido, costuma girar e bater de primeira. Ajuda na recomposição defensiva e costuma fazer muitas faltas. Além de tentar cavá-las. Também pega bem na bola e é bom batedor (não melhor que Benítez e Verón). Tarefa dura para Anderson, que não tem sido o ótimo zagueiro que foi para a Europa. É ponto frágil do melhor armado time cruzeirense.

BENÍTEZ X JOHATHAN – O meia aberto pela esquerda é opção até para atuar no meio, quase não dê para o craque Verón (que deve jogar, apesar do desconforto muscular na perna direita). Canhoto, Benítez bate muuuito bem na bola. A parada dele pode ser letal, sobretudo com a chegada dos altos zagueiros. Abusado, dribla bem, vai para cima. Mas alterna grandes atuações, como nas decisivas do título argentino de 2006, com longos momentos de apneia técnica. O bom é que, de olho nele, estará Jonathan. Outro cruzeirense no auge. Sempre ótima opção no apoio. Nem tanto na marcação. O que causa certa apreensão fora de casa, e contra um bom meia como Benítez. Alguns dos volantes precisam dar um pé por aqui.

PÉREZ X GERSON MAGRÃO – Mais tático que o eventual substituto Galván (mais ousado e ofensivo como a outra opção pelo lado esquerdo, o reserva Núnez, que normalmente entra na segunda etapa e consegue bons lances em diagonal, driblando e pedindo para ser derrubado); Pérez sabe marcar, mas também joga. Tem bom fôlego. E ajuda a cercar o eventual apoio de Magrão. Que, claro, precisa marcar. Mas não abdicar do jogo.

VERÓN X MARQUINHOS PARANÁ – Duelaço. Em qualquer lugar. Verón tem mais de 90% de chances de jogar. Com ele, o ortodoxo 4-4-2 de Alejandro Sabella funciona ainda melhor. Verón sabe inverter o jogo, sabe dominar os tempos da partida, sabe armar um time, sabe bater faltas, e sabe desequilibrar um rival. Sem ele, a opção de outro volante pela esquerda – Matías Sánchez – é a mais conservadora. Tarefa ainda para Marquinhos Paraná, que precisa usar a excelência de seu momento não apenas para ajudar e ajustar o dique defensivo celeste. Também para armar o Cruzeiro. O Estudiantes é time que aceita ser pressionado mesmo em La Plata.

WÁGNER X BRAÑA – O volante mais marcador argentinho também sabe jogar. Mas terá dificuldades se entrar em campo o Wágner do Morumbi. Não o do Olímpico. Aliás, o melhor teipe para Adilson exibir para os atletas é o da vitória contra o São Paulo. É tudo aquilo que o Cruzeiro precisa fazer para voltar com o tri bem encaminhado. Wagner, claro, vai ter de dar mais um pé atrás. Mas ainda mais fundamental é se mexer atrás de Braña e de Véron (ou Sánchez ou até mesmo Benítez, com Galván aberto à esquerda).

RAMIRES X RÉ – O lateral do Estudiantes pode atuar na esquerda e na direita. Pela ausência de Angeleri (que só volta no fim do ano), quebra o galho por aqui. Outra opção é Cellay, zagueiro que pode fazer a lateral direita – se recuperado fisicamente. Ramires também pode fazer a festa pela esquerda, desvencilhando-se de Braña, atuando entre Ré (ou Cellay) e o zagueiro-direito Schiavi. Ramires joga fácil em qualquer circunstância. Desequilibra um rival no contragolpe, e pode ajudar no combate. Mais que necessário em La Plata.

KLÉBER X DESÁBATO – As forças de paz da ONU já estão de sobreaviso. Bate muito o argentino. O mesmo que teve treta com Grafite, em 2005. Tem boa colocação. Mas é lento. Pela fase brilhante. Kléber pode fazer a festa e arrumar um vermelho. Cuidado para não levar junto. É o ponto de desequilíbrio do Cruzeiro. Onde acredito em ótimo resultado mineiro.

WELLINGTON PAULISTA X SCHIAVI – Jogo duro por aqui. Schiavi só chegou para a semifinal. Está ainda mais lento. Tem presença de área, já é tri de Libertadores pelo Boca. Mas Paulista é outro que pode cantar de raposa para cima da zaga. Sobretudo se trabalhar bem a bola no chão.

FÁBIO X ANDÚJAR – A fase argentina de goleiros é tão braba que o bom futuro goleiro do Catania é titular de Maradona… Não que seja ruim. Mas não é bom a ponto. Embora tenha batido recorde histórico de Gatti de invencibilidade na Libertadores, não é de arrancar suspiros, até pelo perfil tranqüilo – e, nisso, é ótimo como Fábio. Ambos vivem grande fase. Mas o cruzeirense, até quando esteve em fase irregular, já era dos melhores do Brasil. Fosse argentino, há muitos anos seria titular da seleção dos co-hermanos. Outro duelo onde o Brasil vence. Por pouco, mas o suficiente. De novo dá Cruzeiro.

DÍAZ – O lateral-esquerdo uruguaio não é uma sumidade no apoio, e é desatento na marcação. Com a bola, Jonathan deve atacá-lo. Kléber também tem mais de buscar o jogo por aqui, como fez contra o gremista Fábio Santos. É um dos pontos frágeis de um sistema defensivo débil pelo chão. Se Cellay atuar, Ré vem para a esquerda, onde joga melhor, e onde marca muito melhor que Díaz. Como a equipe atua num 4-4-2, o lateral é mais marcador. E os lances pela esquerda são bem feitos por Benítez.

FABINHO – Se atuar na cabeça da área, será o líbero defensivo de Adilson, na sobra à frente dos zagueiros. Ótimo também para conter o jogo aéreo (na bola parada) argentina. Com a bola, vez ou outra pode se juntar ao meio. Além de participar da bateria aérea celeste.

Tags:

  • André Figueiredo

    Tenho a impressão de que o Cruzeiro começará com o Fabinho, pela melhor qualidade defensiva, atuando como protetor da zaga e pela grande estatura, importante para combater o jogo aéreo dos argentinos e para tentar algum gol nos escanteios também. O Cruzeiro está bastante focado e o time muito entrosado, por isto creio num bom empate na Argentina para decidirmos depois em casa. Vamos que vamos Cruzeiro, rumo ao tricampeonato. Parabéns Mauro Beting, por ser este jornalista sério e imparcial, sem medo da verdade!

  • Bruno Pontes

    Não Mauro… não afirma assim que o Cruzeiro vai ser tri não… igual você cravou a Espanha…. sai pra lá zica! :)

  • Pedro

    Mauro,no caso da zaga cruzeirense você errou,o zagueiro companheiro do Leonardo Silva é o Thiago Heleno!

    PEDRO, O Thiago tá machucado, e nem viajou.

  • Bruno Pontes

    Mauro, acho que joga Henrique no lugar de Fabinho…

  • Gustavo de Almeida

    Entre No meu Blog http://almeida.gustavo.zip.net/ lá falo sobre futebol

  • Grafir Jr

    Este primeiro jogo é decisivo. O Cruzeiro tem que sair de La Plata com um resultado apertado, seja qual for. 1×0, 0x0, 1×1, 0x1, é tudo bom resultado para o clube brasileiro. Acho que a Raposa tem tudo para conseguir. Se conseguir, amigo, na volta vai ser a consagração, porque o time mineiro é muito melhor! Só que o torcedor cruzeirense tem o direito de estar chateado com a mídia, mesmo. Tem cara que fala que “é o Brasil na Libertadores”… Só que a equipe brasileira está lá, isolada, devido a gripe. E ninguém tocou no assunto. O assunto é Ronaldo… Qualquer coisa que ele fale… O Cruzeiro vai decidir a Libertadores com toda pressão do mundo nas costas e não tem ninguém lá nem para documentar. Ninguém comenta nada, ninguém está indignado… Rodei a net hoje, e a situação do Cruzeiro é tratada com olímpica indiferença… E amanhã, quem inventou o bordão acima citado, não vai passar o jogo ao vivo para todo Brasil… Mas não é o Timão que faz uma conspiração para que as coisas sejam assim. Mas que é chato, é… Acho que só o Mauro Betting e o Alberto Helena que discutiram algo do tema.

  • Guilherme Caovila

    Jonathan***

  • Franklin Bronzo

    O Cruzeiro, além dos fortes adversários que enfrentou e eliminou para chegar à final, tem sido desfavorecido pela sorte no tocante às contusões. São muitas e graves lesões, principalmente as traumáticas. Só para exemplificar, teremos, amanhã, aptos para jogar, apenas dois dos cinco zagueiros do elenco, Leonardo Silva e Anderson. Estão fora Thiago Heleno, Léo Fortunato e Gustavo. Aos quais somam-se Sorín, Athirson e Fabrício. Sem contar, ainda, o Soares e o Fernandinho, lesionados há mais tempo. Mas como não há mal que sempre dure, e o time vem superando todos os obstáculos que surgem, aposto na força e determinação do grupo celeste para levar a Raposa ao seu terceiro título da Libertadores. E ao mundial, em Abu Dhabi. Força, Palestra Mineiro!

  • Filipe

    Cantar de raposa foi boa Mauro!
    Tomara que amanhã cante mesmo!

    abraço!

  • HENRIQUE SADAN

    REALMENTE SERÁ UM JOGO DIFICIL, TÍPICO DE FINAL DE LIBERTADORES, MAS ESTAMOS BEM. O CRUZEIRO HJ EH UM TIME ESPERIENTE, CASCUDO, EH TIME DE LIBERTADORES, DIFICIL DE SER BATIDO. ( PALPITE : VERON NÃO JOGA.)

  • Fernanda Fagundes

    Absurdo a rede Globo e a Band darem preferência à transmissão de Corinthians x Fluminense à transmitirem a Final da Libertadores pra os estados de RJ e SP…Realmente não da pra entender!

  • Bernardo Dória

    Muito bom Mauro, boa análise. Acredito também num jogo duríssimo e acho que o destaque do cruzeiro hoje será Ramires, é jogo para o papa-léguas!

    Vamos aguardar. Bom trabalho.

  • Jonas Rafael

    O Schiavi é muito lento. Tem que botar o Kléber em cima dele. Bola pelo alto é com ele, mas por baixo…

  • karll

    Pois é meu caro Mauro;
    É hoje! A primeira batalha de duas últimas, almejando o Trí da Libertadores.
    Nós torcedores Celestes esperamos tão sòmente a garra e a determinação de nossos atletas, da mesma forma que eles teem feito ao longo deste campeonato.
    Não acho que o nosso time seja obrigado a ganhar o jogo, mas sim, trazer um placar confortável, para que possamos detonar aquí em BH com casa cheia e muita festa, festa de verdade.
    O Gigante da Pampulha é nosso e ninguém tasca.
    Vamos lá Cruzeiro estaremos juntos hoje à noite…como sempre, rumo a mais uma conquista de relevada importância, como importante é, torcer para o maior Time de Minas Gerais, e um dos maiores do Brasil e do Mundo.
    Saudações Azuis e Brancas para todos os Celestes da China Azul.

  • Waldemário França

    Olá Mauro, não sou de criticar os peensamentos de pessoas, principalmente de torcedores de futebol,pois, sempre fazem suas críticascom a paixão. E vejo com tristeza a pouca divulgação da imprensa nacional, entenda-se Rio e SP,sobre a decisão dalibertadoresentre o Cruzeiro e Estudientes. Outro ponto que questiono,seráse fosse um time do rio ou SP, ele não seria declarado Campeão, devido a tal gripe suina, pois o São Paulo se classificou direto sem enfrentar os Mexicanos,e por que o Cruzeiro não poderia ser declarado,pelos mesmos motivos, fica a minha bronca.Parabéns pela postura de jornalista esportivo e imparcial que vc tem mostrado sempre o contrário da grande maioria que acham que oBrasil é somente Rio e SP.

  • Paulo

    Esta será com toda a certeza, o último confronto digno que veremos na Libertadores envolvendo uma equipe brasileira, por um bom tempo! Principalmente agora que o presidente Lula aprovou o PAC verdadeiro, o Plano de Auxílio ao Corinthians! Argentinos, mexicanos, uruguaios e otros hermanos vão ter de ficar de olho aberto, já que o time do Bando de Loucos é uma equipe limitada, mas na crista da onda e com utilização política certa, garantida mesmo… Sempre com o esquema de marketing forte por trás, garantido pela contratação do fenômeno Ronaldo, que voltou para as terras tupiniquins depois que caiu em descrédito lá na Europa. Aqui sempre tem espaço para mais um negócio da China!

  • Humberto

    Muito bom o comentário contendo as forças de paz da ONU!!! Tô rindo muito!
    Quanto ao jogo, tô com o Henrique… Não sei se o Verón joga. Toda essa história em torno da contusão dele é muito estranha. Quando do acontecimento, foi divulgado que era um estiramento de grau 2. Ora, uma contratura já deixa de molho por uma semana, um estiramento pequeno por duas… Não sou da área médica (agradeço se alguém que for fizer a gentileza de corrigir eventuais sandices que eu diga por causa da minha grande ignorância, que assusta e comove), mas até onde eu saiba, um estiramento de grau 2 deixa a chuteira pendurada por um mês ou coisa próxima… Muito estranho… E ainda tem esse negócio de treinos secretos do Estudiantes…

  • alessandro rodrigues

    que bacana esses videos !!! muito obrigado

  • Gustavo mg

    O Cruzeiro vai pra cima deles p/ ganhar, igual contra o são paulo.
    É mto revoltante a atenção q estão dando ao Cruzeiro na mídia e outros meios de comunicação, mas deixa p/ lá sempre foi assim, contra tudo e contra todos. Zeeeeeeeeeeero!!!!!! Rumo ao tri.

  • Leo Costa

    Concordo com quase todo menos que veron vai ser destaque. Tá machucado,sem ritmo,só vai jogar por que não tem como deixar ele fora. É só chegar mais firme que ele logo cansa ou vai sentir algo. Já os Cruzeirenses estão voando e acho que hoje por se tratar de final de libertadores a experiencia do Anderson vai ser fundamental?

  • Gilmar

    Este Corinthiano que vos fala afirma, 4×2 pro Estudiantes!!!Com 1 gol de Fernandez, 2 de Boselli, e um de Schiavi, e pro Cruzeiro marcam Leonardo silva e Jhonatan…a partida da volta tenho q confirmar se o Kleber vai ser expulso antes, pq acho q o veron vai cavar a expulsão dele…Ta dito e timão 3×1…

    abraço

  • alyson marque sobrinho

    gualvão fabio do cruzeiro sera um pesadero para o estudeaantes

  • http://maragogi-alagoas alyson marque sobrinho

    mauro,que sera decisivo no jogo fabio ou verom

  • alyson marque sobrinho

    Olá Mauro, não sou de criticar os peensamentos de pessoas, principalmente de torcedores de futebol,pois, sempre fazem suas críticascom a paixão. E vejo com tristeza a pouca divulgação da imprensa nacional, entenda-se Rio e SP,sobre a decisão dalibertadoresentre o Cruzeiro e Estudientes.

  • ESTUDIANTES DE LA PLATA

    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA
    ESTUDIANTES DE LA PLATA