Cruzeiro na decisão (para algumas mídias paulistas)

por Mauro Beting em 07.jul.2009 às 16:50h

Enquanto isso, numa emissora de rádio paulista…

– Atenção para o giro de placar na sua, na minha, na nossa, na rádio do Dr. Hermes! Aqui, campo B-3 do Parque São Jorge: pentagonal decisivo da segunda fase da seletiva do returno, categoria infanto: Corinthians-A zero, Corinthians-D zeroooo!

– Morumbi, Neto Filho! Por aqui, 43 minutos do segundo tempo, final da Copa do Brasil: São Paulo e Flamengo vão empatando por 5 a 5 e é pênalti pro Mengão; O Imperador bateeee!

– Palestra Itália, decisão por pênaltis, final da Copa Sul-Americana: Palmeiras 13 x Boca Juniors 13. Marcos está com o braço quebrado e sangra muito na testa. Vai cobrar Palermooooo!

– Um momento, Sobrinho Neto, antes de você dar o resultado de Brasil x Argentina, em Johannesburgo, direto do plantão da Rádio Difusora Imparcial! Aqui no Parque São Jorge, o arremesso lateral é para Átila cobrar. O Átila que é tataraneto por parte de tia do grande dr. Abud, diretor-adjunto honorário da sala de carteado do Corinthians há 83 anos. Ele cobra com perfeição o lateral! Sabe tuuuudo o Átila, o número “huno” da Fiel!!!

– Olha o gol!!!

(Narradores no Morumbi e Palestra chamam o comandante Neto Filho. Ele parece não ouvir e segue elogiando o potencial magnífico de Aníbal, reserva do infanto C corintiano. Ele lembra ainda as obras do dr. Abud nesses 104 anos como conselheiro. Ainda mais por ele ter aberto as portas do clube em 2005 para Waltttheer Ssamphaiyio, agente que conta com 171 atletas da base. Como Neto Filho não dá bola aos chamados do gol de Adriano, e da defesa de braço quebrado de Marcos, os outros narradores resolvem reclamar do esquema de favorecimento da arbitragem para o Corinthians-A, que sempre teve “apito amigo” contra o Corinthians-C…)!

– Tem gol!

– Já falei para esperar um pouco, Sobrinho Neto… Esse Átil…

(Como Sobrinho Neto está bravo com Neto Filho – ele não repassou a cota do merchan da “Ogivas Nucleares Chernobomb”, e não pagou o testemunhal que Sobrinho gravou imitando a voz de Lima Duarte dizendo “Pensou Ogiva Nuclear? Pensou Chernobomb! É bum! Xibumbombom!” -, o plantonista não quis nem saber):

– Gooool do Cruzeiro! Kléber Gladiador! De peixinho de bicicleta, recebendo lançamento de Fábio, depois de o goleiro do Cruzeiro defender a quarta cobrança de pênalti seguida de Verón! Agora, na Argentina, Cruzeiro 3 x 2 Estudiantes! Mesmo o time mineiro atuando com sete jogadores e contra a péssima arbitragem. São 86 minutos do segundo tempo em La Plata, Neto Filhooooo!

(Viriato Cândido, o “comentarista do verbo divino”, antecipa-se ao narrador e pergunta no ar):

– Mas o Cruzeiro está jogando hoje? Que torneio é esse, Sobrinho Neto? É a Copa Roca?

– Não, doutor Viriato. É a Libertadores da América. A decisão…

– Mas por que não está passando na TV? Por que não estamos fazendo esse jogo? (Viriato pergunta ao narrador e chefe de equipe, que responde apenas mostrando o último boletim do Ibope da rádio. E segue narrando o campeonato interno do clube paulistano):

– Difusora Imparcial! A rádio que está onde o povo está! Um abraço a toda a diretoria do clube e a todas as torcidas organizadas alvinegras! A torcida que mais cresce no Brasil! Assim como a nossa audiência!!!

[Agora, falando um pouco mais sério:

Não é culpa do Corinthians – só mérito.

Não é culpa de muitos jornalistas escalados pela chefia comercial mais que editorial.

É irresponsabilidade do meio cada vez menos inteiro que se sujeita aos índices de audiência (mais aos índices que à audiência).

Os números que mandam nos nomes e desmandam a lógica jornalística, esportiva e humana de priorizar a decisão da Libertadores.

E estamos falando de um gigante como o Cruzeiro.

Imagine se finalista fosse um clube do Paraná, da Bahia, de Pernambuco…

Ah, sim: não há risco de algum jogo do Corinthians ser adiado no BR-09 para que possa ser transmitido no horário de Barcelona x Cruzeiro, pelo Mundial de Clubes.

Tags:

  • Pedro

    Palmas para o senhor, alguém tem de falar a verdade.

  • Maurilio

    A ironia inicial do post dá voz a quem se encarnece de raiva com as atitudes da Vênus platinada, tais como essa de transmitir a morna partida entre Fluminense e Corinthians em detrimento à final do maior torneio das Américas: a Libertadores. Parabéns Mauro.
    E não nos esqueçamos que isso já ocorreu antes. Cruzeiro x Sporting Crystal, do Peru, pela finalíssima do mesmo torneio, também não foi transmitido para todo o Brasil.
    E nós mineiros (e creio que o Brasil todo) tivemos que assistir a São Caetano x Olímpia, em 2002.
    Logo, pergunto mais uma vez: somos menores que o Azulão? Por que não há outra explicação. A não ser que tenha havido interferência das Casas Bahia, o maior anunciante do Brasil, e mantenedora, naquela época, do time do ABC paulista, para que a partida fosse transmitida para todo o Brasil.
    Enfim, sei que é uma batalha quase que perdida por antecedência, mas insistirei no tema, sempre. Quando me calar terei aceitado essa corja e seu jogo sujo.

  • Willer Araújo

    Triste realidade …

    Cruzeiro contra tudo e contra todos.

    Rumo ao Tri !!!

  • Fernando

    Gostei dessa parte:
    “É irresponsabilidade do meio cada vez menos inteiro que se sujeita aos índices de audiência (mais aos índices que à audiência).”

    E obvio que um confronto entre corinthians e fluminense dará muito mais audiencia, mas a questão toda é o grau de importancia das partidas: Uma decisão sulamericana que na pratica é a MESMA COISA de uma champions league em termos de importância continental, esta ultima ultra badalada enquanto a libertadores, so porque é um time fora de são paulo e rio de janeiro que está disputando, não ganha o mesmo destaque.

    Imagino se o sao paulo tivesse se classificado… como seria a conversa dos que estão boicotando esta grande final sulamericana.

    Um outro ponto importante, alem do simples fato de ser a final é que existem sim Cruzeirenses fora de minas gerais, seria no minimo honroso, prestigiar a sexta maior torcida do pais.

  • Clah

    “O Átila que é tataraneto por parte de tia do grande dr. Abud, diretor-adjunto honorário da sala de carteado do Corinthians há 83 anos. Ele cobra com perfeição o lateral!” hauahuahuaha mto bom!!
    Mas realmente, eh triste a realidade. Seria comico se nao fosse tragico!

  • Guilherme Aguiar

    A mais pura verdade… Parabéns Mauro Beting!

  • Grafir Jr

    Ô Mario Betti, cê tá ficando chato, hein? Esquece alguma coisa para a gente poder comentar também, pô!!!

  • Carlos Tiago

    Corinthians nunca ganhou um titulo sem a ajuda da arbitragem

    Sabem pq o Corinthians nunca ganhou uma Libertadores? Pq não são juizes brasileiros apitando, se fosse já teriam 2 ou 3 titulos

  • Fernando

    E mais um detalhe, além das tres torcida envolvidas nesse debate, há outras grandes torcidas que, creio eu, prefeririam assistir a uma final da libertadores do que a 10ºX rodada do nacional que ainda está frio… frio…

    E convenhamos, se somarmos os interessados na final da libertadores e confrontasse os numeros aos de telespectadores interessados no classico rio/sao paulo, seria uma goleada pra libertadores e consequentemente maior o número de lares que teriam as publicidades em suas casas… ou seja… quem esta boicotando o classico sulamericano está literalmente boicotando o proprio bolso hahahahheheh bastante irônico não?

  • Lucas Salles

    E a pressão da torcida azul começa a surgir efeito..
    Parabéns pela sábia crítica, só discordo do mérito do Corinthians para tal favorecimento.

  • Paulo

    Parabéns Mauro…
    falou tudo que merecia ser dito, muita sacanagem não ser transmitida a FINAL da LIBERTADORES, para que se possa passar mais um jogo de Ronaldo. É isso que dá termos uma entidade que e acha maior que tudo no país.

  • Anderson Gomes

    É por essas e outras que me deleito de alegria a cada eliminação da seleção brasileira em um copa do mundo. Que me transbordo de alegria quando vejo as lágrimas cintilantes no olhos de seres humanos movidos apenas pelo timtimlar das moedas.
    Assim vou seguindo minha vida. Viva Croyff, Mário Kempes, Paulo Rossi, Maradona e Caniggia, Planiti, Zidane e outros que ainda virão.
    E não pensem que não sou brasileiro, pois amo essa pátria, que não precisa de chuteiras, precisa de escola, hospitais, honestidade e honra. Nem diploma precisa mais.
    Salve o Brasil…

    Anderson Gomes
    Cidadão Brasileiro

  • http://www.casadeespelho.blogspot.com Matheus Reis

    De fato, é revoltante, Maurão! Essa palhaçada com os torcedores cruzeirenses espalhados por todo Brasil. E não só cruzeirenses. corinthianos – como alguns que apareceram nas blags -, palmeirenses, botafoguenses, sãopaulinos, paranaenses, goianos, etc. Enfim, muita gente que gostaria de assistir ao jogo mais importante do semestre, mas não poderão.

    Embora você tenha dito – e eu concorde – que o Corinthians não tem culpa nenhuma, me pergunto: do contrário, a Globo passaria um jogo do Cruzeiro – ou qualquer outro clube, excluído Flamengo – para uma quarta-feira batendo com a decisão do Corinthians na Libertadores? Ah, passaria! Passaria sim! E se não passasse, colocaria um excelente filme na “Sessão Especial”!

    Que bem, me fez poder acompanhar a Copa do Brasil pela ESPN. Sonho com o dia com um canal como a ESPN tenha os direitos do futebol.

    Grande abraço.

  • André

    huahuahuahah…mto bom, bastante ácido e verdadeiro o texto.

    e o engraçado eh q a globo nao vai deixar nem a band transmitir o jogo do brasileiro amanha né…quer ter todo o ibope para ela….pq nao libera o jogo do cruzeiro para a band entao? se eu nao estiver enganado, ano passado a band transmitiu um jogo da libertadores, entre o fluminense e o sao paulo, no maracanã..ate achei q fossem transmitir os outros, mas ficou soh nesse…ou estou enganado?

    saudações celestes!

  • Lucas Ribeiro

    É realmente lamentável!!! Os grandes times brasileiros que estão fora do “eixo do mal” não tem espaço na mídia nacional. Assim fica fácil conseguir patrocínios 1000 vezes melhor que os clubes dos outros estados. Cruzeiro contra tudo e contra todos, sempre!!! Depois não venham com aquela balela que o cruzeiro é Brasil na libertadores. Cruzeiro é Minas na libertadores!

  • EDEMAR OSTROVSKI

    Culpa dos outros falidos clubes, que, ávidos por cotas adiantadas, se prostituem pra globo. Quanto valerá a estampa na camisa dos gambás a continuar essa pouca vergonha? Se 30 segundos de propaganda na globo custa em torno de 300 mil reais, dá pra supor que os anunciantes do pano dos gambás estão bem contentes. ACORDA sr ECONOMISTA BELUZZO, ACORDA SR DOUTOR BENEMÉRITO EXPERT E EXELÊNCIA JUVENAL WISKI JUVÊNCIO, ACORDA CLÉBER LEITE, ACORDA PERRELA, ACORDA MARCELO TEIXEIRA!!!!!

  • Wanderson Gomes da Silva

    Mauro…Eu tou com medo da diretoria do Corintians marcar algum amistoso com um time do afeganistão ou emirádos árabes talvez, pq se isso acontecer..não transmitirão ao jogo “sem nenhuma importância” do cruzeiro e Barcelona…mas o que eu tenho visto mauro é que já não tá tendo uma tendência pra paulistas e cariocas não…a tendência é para o corintians…eles falam todos os dias que faltam 14 jogos pra eles serem campeões…já o cruzeiro que falta duas partidas…nem mencionam…Mauro vc é a nossa esperança no mundo do jornalismo, somos irmãos de palestra, temos libertadores (cruzeiro e Palmeiras), sabemos muito bem a dimensão desse título…mas o que nós cruzeirenses vemos é apenas 10 segundos no noticiário esportivo, e nota de rodapé nos jornais falando da final da libertadores!!!Abraços e parabéns, por favor responda-me.

  • Marcelo

    A tentativa de depreciar o Corinthians continua. Depois de comprarem o DVD do cartola-advogado do Inter, os “jornalistas” esportivos agora tentam desestabilizar o Corinthians colocando nele a culpa pelas emissoras quererem só transmitir jogos do Timão. Para os que acusam o Corinthians de ser sempre favorecido pela arbitragem, que tal dar uma passadinha nos VTs de 2007. Um escândalo atrás do outro contra o Corinthians. Como é que um time tão favorecido pela arbitragem cai para a segunda divisão? Fosse assim, teríamos cinco penaltis a nosso favor naquele 2 de dezembro. Acho estranha a postura da imprensa esportiva deste país, pois colocavam o Inter cavalo paraguaio como a coisa mais maravilhosa do mundo e D’Alessandro era o deus do futebol. Os mitos foram derrubados pelo Corinthians. É por isso a raiva? Ou será que a raiva é porque nós não abandonamos nosso time mesmo nas adversidades, ao contrário de outros. Seria bom que a imprensa respeitasse o Corinthians, porque se nem assistir aos jogos do nosso time pela TV nós podemos, o que fazer? Agora eu pergunto: fora de Belo Horizonte, alguém torce pelo Cruzeiro? Porque eu seria obrigado a ligar a TV e assistir a um jogo do Cruzeiro, se tenho a opção de não ver? Que os cruzeirenses que vivem em outros Estados paguem a Pay Per View.

    MARCELO, o texto não “deprecia”‘o Corinthians. Não é isso. não leve para outro lado.
    seria o mesmo se fosse o meu Palmeiras – embora, sabidamente, as tvs não mudariam datas pq o Corinthians dá MUITO MAIS audiência.
    a questão é depreciar o próprio torneio, aquilo, inclusive, que faz da belíssima festa pela Copa do Brasil ainda mais importante – dá vaga para a Libertadores que não terá a decisão mostrada para todo país.
    se o jogo do Corinthians já estivesse marcado, outra história.
    mas remarcá-lo para tanto é demais.

    e a força corintiana – POR MÉRITO PRÓPRIO – é tamanha que, em 2008, tivemos decisão da Libertadores não exibida para mostrar um jogo intermediária pelo Série B.

    reitero: méritos totais do Corinthians, deméritos totais de nós como aceitamos isso como certo.

    o dvd e outros casos já foram devidamente comentados.

  • Lucas Salles

    Na verdade eu até hoje num vejo diferença nenhuma nessa onda contínua de tentar engrandecer o Corinthians. Libertadores, que só times grandes ganham, eu estou em busca da terceira enquanto essa merda de time favorecido em demasia por essa imprensa nojenta e bairrista está comemorando a vaga para tal depois de um título de Copa do Brasil, título esse que eu já tenho quatro e nem ando disputando devido à presença em campeonatos de maior expressão.

  • andre foca

    sou corinthiano, mas também acho um absurdo mostrar o jogo do coringão ao invés da final da libertadores….claro q eu fico feliz, mas sei de tudo q envolve…..mas acho estranho o espanto das pessoas “oohhhh, meu deus! aquelas emissoras preferem ganhar dinheiro ao invés de transmitir jogos de futebol realmente importantes!!!não acreditooooooo”…..desculpem, mas eu acho isso uma falsa inocência patética.
    e ainda tem outra, apesar de todo mundo saber que o timão é clube q mais dá audiência (com ou sem a maior torcida), o clube continua repartindo igualmente seus direitos com o clube dos 13….então vejam bem quem ganha e quem perde com isso…..

  • Wilson Roberto

    Concordo com você, mas eu não ligo, amanhã eu iria dormir cedo, mas como o TIMÃO vai passar na telinha vou ficar acordado até mais tarde.
    OBS. a telinha muda dia e horário dos jogos mas eu vou pela BAND.
    Valeu um grande abraço e VAI TIMÃO.

  • Alexandre Namihira

    Engraçado… nenhum corintinha comentando. Será que é vergonha ou não entenderam nada. Ha, que ingenuidade a minha, claro que é a segunda.

    Falando sério, acho que, talvez, esse torneio esteja ficando monótono. Daqui a pouco vão mudar o nome para Copa Estátua da Liberdade, só vão ter times dos EUA, México, América Central e convidados sul-americanos.

  • Sanderson

    Brilhante texto.
    Essa segunda parte foi para os corintianos entenderem? rs
    Brincadeiras à parte, penso que, com a crescente evolução tecnológica isso irá acabar.
    Num futuro não muito distante cada clube irá negociar seus jogos diretamente com o torcedor e televisão será peça de museu.
    E Globo voltará a ser simplesmente um corpo em formato de esfera.

    Deus queira!

  • Ana Armond

    Juro que me ateria a simplesmente elogiar a costumeira lucidez e competência do Mauro; mas fica um tanto quanto difícil, para qualquer amante da sanidade mental e futibolística, ver um post desse, e ficar quieto; perdoe-me o ”quote” mas aí vai:

    ”fora de Belo Horizonte, alguém torce pelo Cruzeiro? Porque eu seria obrigado a ligar a TV e assistir a um jogo do Cruzeiro, se tenho a opção de não ver? Que os cruzeirenses que vivem em outros Estados paguem a Pay Per View.”

    Inicialmente, Belo Horizonte tem 2,6 milhões de habitantes, o Cruzeiro tem 6/7 milhões de torcedores; se não me falha a matemática, creio que existam Cruzeireses fora de Belo Horizonte, não é verdade??
    São exemplos assim como você, bairristas, ego-centristas, ignaros, pseudo-amantes de futebol; que fazem comentários desse tipo. Você gosta de futebol, ou só do Corinthians??
    Seu ”amor” exacerbado beira a demência. Se você (como já expressado) não deseja assistir A FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA (torneio mais importante realizado em nosso continente), como você mesmo disse, não ligue a TV. O que me causa mais estranheza, é o fato, de que os mesmos torcedores corinthianos, que se negam a assistir à Libertadores, comemoram até hoje, de maneira incessante, a classificação para a mesma.

    A parcialidade, que a emissora paulista, ooooops; é carioca; força garganta abaixo da nossa população é inadimissível. E ainda tenho minhas dúvidas, caro Mauro; se essa escolha, predileção, seja realmente baseada em números, não podemos ter certeza, se um simples jogo do Brasileirão (mesmo se tratando de Corinthians), renderia mais audiência que a final do torneio continental; tenho certeza, que assim como Eu, Você e tantos outros adoradores do futebol, muitas pessoas gostariam de assistir a esse jogo, independente de time, estado, cidade, credo ou cor.

    Bom…nada fora do comum, é Brasil, é parcial, é tendensioso, é omisso.

    E eu, Cruzeirense doente, que moro em Santos/SP, mais uma vez; terei que ir até um Bar, e dessa vez terei que implorar; para que o Dono ceda a minha vontade (talvez solitária) de assistir à Final da LA; contra vários Corinthianos (bairristas, ignaros, ego-centristas, pseudo-amantes do futebol) que por lá estarão; bradando um unissônico: Vai Corinthians!..

    De uma Cruzeirense: Ponderada e Responsável;

    Um Abraço ao Blogueiro.

  • http://www.divininho.com Rafael Vasconcelos

    Parabéns Mauro,

    Agradecemos pelas observações pertinentes.

    Não por ser torcedor do Cruzeiro, pois digo que ano passado me indignei igualmente ao ver um jogo terrível do Botafogo pelo brasileiro enquanto o Inter fazia seu primeiro jogo da Sulamericana contra o Estudiantes.

    É assim que a mídia do eixo conquista a antipatia das demais torcidas do país. No entanto, é bom saber que tem gente esclarecida no meio e você, eu já tinha certeza há muito tempo, que é uma delas.

  • Luiz Guilherme Madeira

    Ótima Mauro! ahahahhahahaha…

    O Corinthians tem lá seus méritos por ter tanto espaço na mídia…

    Mas tudo tem limite…

    PS: ao contrário do que dizem por aí, parece que a partida entre Cruzeiro x Estudiantes daria muito mais audiência. Inclusive em São Paulo. Pelo menos é o que se vê pela internet.

    Abraços!

  • Carlos Eduardo

    Estranho os cruzeirenses dizendo que o Corinthians nunca conquistou um título sem que seja roubado. Mas se esquecem que o Cruzeiro foi tremendamente beneficiado pela arbitragem nas finais do Brasileirão de 1998.

    Quanto à transmissao do jogo do Corinthians em detrimento da final da Libertadores, ninguem estaria reclamando se no lugar do Corinthians fosse o Flamengo, o Palmeiras, o Inter, ou qualquer outro time.

    Existe no Brasil um ódio muito grande contra o Corinthians e sua torcida. Culpam-nos até pelo que uma emissora de TV decide ou não transmitir. O que o Corinthians e sua torcida tem a ver com isso?

    CARLOS EDUARDO, aproveito para agradecer a todos pela leitura, críticas e elogios.
    e para reiterar: a críticas não é EM ABSOLUTO para o Corinthians. O MÉRITO é todo dele. Demérito é da mídia, de alguns dos nossos patrões, de muitos de nossos diretores comerciais e de programação, que se submetem à ditadura dos índices de audiência, e do interesse de alguns megapatrocionadores que não querem competir com concorrentes que eventualmente tenham outras formas de patrocínio.

  • Vitório

    Mauro,

    Parabêns, li alguns posts seus e achava que você era igual a grande parte da imprensa Rio/SP, nessa sua critica vc demonstrou toda a realidade que acontece hj no Brasil e teve uma coragem digna de respeito, afinal vc faz parte da Band. Parabêns, que seu exemplo seja seguido, embora eu não acredito que os veículos de comunicação possam mudar algum dia.

  • Jairo

    Parabéns pela coragem!

  • ricardo

    PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?

    PRA MIM: MAURO BETING, MELHOR CRONISTA ESPORTIVO DO PAÍS.

    SÓ VOU LER AS CRÔNICAS DELE.

    PARABÉNS COM LOUVOR!!!!!!!!!

  • Igor Oliveira

    Sou Catarinense, torço pelo São Paulo e aplaudo em pé ! Grande texto!

  • Flávio

    Engraçado né marcelo pq agente aqui em MG fomos ”obrigados” a ver o corinthians na final da copa do brasil ao ligarmos a televisão. Agora msm sendo cruzeirense iria ver a partida do mesmo jeito pq gosto de futebol e qualquer pessoa que gosta do esporte mais popular do brasil acompanhou aquela partida assim como ira acompanhar o jogo amanha… E outra coisa duvido muito que de mais audiencia esse jogo do maracana do que o de la plata

  • daniel

    Sensacional post meus parabéns

  • Thiago Otacilio

    Acredito quem discorda do texto, que por sinal ficou excelente; é quem não consegue diferenciar o fanatismo do racional; e digo que até mesmo torcedores do corinthians racionais, irão ver o jogo do cruzeiro e depois caçar um vt na net ou ver no sportv.

    Dalhe Cruzeirooo!!! Libertadores ser campeão!!

  • Gilson Júnio

    SALVE SALVE caro Mauro!

    Atendendo a pedidos levou a quem possa ler a correta imagem do sistema televisor, radiodifusor e outros fusores que pairam sobre o céu azul estrelado brasileiro.

    Parabéns para (na minha opinião), o melhor e mais imparcial jornalista neste nosso Brasil baronil, até mesmo que os de Minas Gerais.

    Obrigado!

    Abraços!

  • Aryy

    Perfeito, muito bom o seu post.

    Mas Mauro, infelizmente gostaria de te lembrar que há um risco da final do Mundial de Clubes não ser transmitida: no final do ano, pelo que li na imprensa, teremos um amistoso entre Corinthians e Flamengo no final do ano na Palestina – uma espécie de “Jogo da Paz”.

    Vai que as datas se confundem e a tal emissora prefere mostrar o jogo entre paulistas e cariocas? O risco existe!

  • Helder Porfirio

    Mauro. Será que isto é medo de a torcida do Cruzeiro crescer ainda mais? Será que estamos incomodando o “eixo”?

    Graças a você e à imprensa 2.0 estes questionamentos aparecem.

    Você, o Paulo Cesar Vasconcellos, o Marcos Guiotti e muitos outros estão levantando esta bandeira.

    Antes de mais nada a mídia deveria pensar que é um time brasileiro na final do mais importante torneio sulamericano de futebol. O segundo ponto é – são 8 milhões de Cruzeirenses + tantos outros milhões que são apaixonados por futebol e vão querer acompanhar o jogo e + outros milhões que vão secar o Cruzeiro – isto também faz parte do jogo.

    Parabéns pela imparcialidade e coragem de jogar tudo isto no ventilador, ou melhor, na rede.

  • Rodrigo Santin

    Parabéns Sr. Mauro Betting, o Sr. é um dos poucos corajosos a falar sobre esse assunto , é deprimente o favorecimento da imprensa para Flamengo e especialmente para o corinthians… tem horas que dá vontade de abandonar o futebol , mas são pessoas como vc , pessoas idoneas e imparciais que nos fazem acreditar que é possível mudar isso um dia.

  • Levi Garcia

    No Paraná a Globo vai passar Cruzeiro X Estudiantes,
    Acho que só para São Paulo e Rio que não vai passar Corinthians X Fluminense!

    Sorte dos outros estados Brasileiros!

  • Arnaldo Jr

    Parabens por mostrar a realidade e comentar sobre essa VERGONHA!

    Uma final de Libertadores deixar de ser transmitida para um simples jogo de inicio de BR09…LAMENTAVEL

  • Fael

    A Copa do Brasil é importante por quê? Porque vale vaga para a Libertadores! A final da Copa do Brasil foi transmitida para todo o Brasil. Os corinthianos estão saltitantes. Vão disputar a tão sonhada Libertadores. Enquanto isso, amanhã, Estudiantes e Cruzeiro jogarão a final da Libertadores (sim, Libertadores, a cobiçada) e pasme, a rede de tv que possui os direitos de transmissão do jogo não passará o jogo para SP e RJ. Aguém pode explicar? Só falta avisar a Globo de que outros 90 países assistirão à final do mais importante torneio sul-americano. Os torcedores do Barcelona estarão ligados para saberem quem será o seu adversário no Mundial de Clubes.Enquanto isso, os paulistas e cariocas simplesmente ignorarão a existência desse jogo e acompanharão a uma simples rodada o campeonato brasileiro…Parabéns pelo post Mauro, perfeito, como sempre!

  • http://FaloutudoBeting Alan

    Concordo plenamente contigo! Cansa essa mídia exagerada sobre o Corinthians, nem o FLA que tem a maior torcida do Brasil, chega perto!

    Ta na hora de ter uma outra mídia, a outros clubes brasileiros, ai vou ver essa , e deixa as “normais” só para os corinthianos

  • Junior

    Parabéns Mauro Beting…
    confesso que depois desse post tu mostrou ser imparcial e verdadeiro criticando o lado da midia que só pensa em audiencia..
    É lamentavel para quem nao tem Sportv nao poder acompanhar essa decisao

  • Luis Carlos Klein

    Parabéns,é admirável o seu comentário,a maioria dos brasileiros não aguenta mais o curinthias,larguei de assistir o futebol na tv por este motivo.

  • João

    alguém tinha que botar a boca nessa vergonha que fazem com times fora do eixo Rio-São Paulo. Pior foi ver o meu Inter na final da sulamericana ano passado, e o primeiro jogo não foi passado para todo o Brasil…o pior ainda é que nem outro jogo tinha no mesmo dia, passaram filme mesmo. Mas é isso aí, vamos lá Cruzeiro, torço por vocês!!!!

  • Ulisses.

    GENIAL!

    Até agora NINGUÉM…explicou O PORQUÊ..mesmo que seja mentira..eu aceito…DA TRANSFERÊNCIA DO JOGO do CUrinthia?

    Essa “vênus Platinada”…

  • Mano Lima

    FALOU TUDO …

    PARABÉNS PELA CORAGEM E PRINCIPALMENTE:
    PELA IMPARCIALIDADE, QUE HÁ MUITO NÃO SE VÊ NA IMPRENSA!!!

  • Luis Carlos

    …é no minimo engraçado a luta da globo pra empurrar esse timinho de preto e branco goela abaixo de todos, sem contar o seu favorecimento com apito amigo, mas estive vendo a felicidade de nosso presidente molusco, creio que até dinheiro federal pode ter sido usado para que o timinho de preto e branco “jogasse” mais que o inter na decisao da copa do brasil, exatamente como foi em 2005…
    como é dificil de se ganhar alguma coisa jogando limpo no Brasil.

  • Edi

    Sou Colorado…
    Amanha vou torcer para o Cruzeiro…

    Ja mais torço para time do Eixo do mau em decisões….

    PArabens Mauro

    Seu blog esta na minha lista de sites favoritos não é atoa não…

  • Anderson

    http://www.youtube.com/watch?v=fdv6s7fyOMI
    e o que vcs tem a dizer disso? estou errado?

  • Morgan

    Parabéns, alguem tem que falar a verdade. Um dia quem sabe as grandes emissoras descubram que Brasil não é só Flamengo e Corinthians, que nem todos amam o Ronaldo e Adriano, e que existe sim futebol, e futebol de qualidade, fora do eixo RJ-SP.

  • Vander

    Mérito do Coco rintia?
    2 CB roubadas( Brasiliense e Inter)
    1 Brasileiro comprado em 2005.
    De resto concordo plenamente.

  • alessandro rodrigues

    muito bom esse comentario seu, agora só uma coisa pra não ficar mal entendido. NÓS mineiros só reclamamos do que diz respeito ao futebol, fora isso um grande abraço para o pessoal do eixo e para todo brasil( sei que mesmo a rg passando o jogo do corinthias e tambem do fluminense) vcs estarão torcendo por nós.

  • Tiago de Farias

    Sou Colorado, mas acho um absurdo o que estão fazendo com o Cruzeiro, e nós aqui do Sul sabemos como é isso, porque vivemos situação semelhante. É um absurdo uma final de Libertadores ser preterida por um jogo no brasileiro, essa justificativa de ibope me lembra a da procura por emprego. Onde a empresa quer um profissional com experiência, mas se não der oportunidades, o candidato nunca adquirirá essa experiência solicitada. Assim é a mesma coisa com o futebol, que o Corinthians e o Flamengo tem maior torcida todos sabem, mas como irá crescer as torcidas de Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético – MG e tantos outros, se a população brasileira não tem a oportunidade de assistir esses times jogando? Aí muitas vezes por falta de opção, já que passam sempre os mesmos times na TV, acabam torcendo apenas para os times que estão na mídia. Aposto que se dessem a devida atenção aos clubes fora do eixo, a tendência de crescimento dessas torcidas seria muito maior, como não se dá essa opção, esses times fora do eixo só ficam com torcidas regionalizadas. Peço, não como um torcedor, e sim um consumidor, mais respeito com os times fora do eixo, é uma sacanagem só quem televisão paga poder assistir esse jogo, aí depois a mídia não entende por que o futebol brasileiro está quebrado. Vamos Cruzeiro! Nós Colorados, marginalizados também, estamos torcendo por vocês.

  • Éverson Lautert

    Lamentável o que a imprensa faz, Cruzeiro, Internacional, Gremio, Atleticos, Sport nunca são favorecidos com alguma coisa, nunca são nem falados na imprensa nacional.

  • Douglas Erhart

    Gaúcho, colorado e vou de Cruzeiro na final!
    Por aqui vai passar o jogo do cruzeiro, porque se passarem o jogo da máfia em preto e branco, o índice de audiência seria nulo! Ou quem sabe teriam uns mil retirantes de paulistas para assistir. Seria bom porque o índice de assaltos e mortes cairia muito!

    Bom sobre a máfia que é essa imprenssa do “eixo do mal” eu tenho só é vergonha. Vergonha de ver eles narrando um gol do Gabiru em cima do temível Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho, Gaúcho, Gaúcho, Gaúcho (só pra frisar). Quem sabe quarta narrar um gol de Kleber, em cima do Estudiantes, ficaria feliz com isso! Mas não com certeza estarão narrando um empate apático de fluminense e o incrível e poderoso timão, patrocinado por Lula, como Ronaldo falou ontem em um programa de televisão qualquer!
    Mas claro, eles investiram milhões pra trazer o gordo, eles eu digo todo mundo, porque não acredito que não tenha dinheiro sujo no meio dessa piada!
    O que mais me agrada, é saber que por si só, o Corinthians nunca vai ter nada, assim como o Inter, Cruzeiro, Grêmio e São Paulo, os verdadeiros grandes do Brasil. Sim porque time grande é aquele que ganha por si só, sem ajuda extra campo, de todas as formas, apito, investidores ou até mesmo presidente da república!
    Breve vamos rir desses “gigantes” que se auto denominam como timaço, timão, na verdade timecos, caindo para a segundona novamente!
    Grande abraço a todos torcedores aos times grandes do Brasil!

  • http://www.eu.com Grotto

    Corinthians caiu em 2007 porque não tem estrutura de time grande, depois que a MSI saiu os gambás não aguentaram, e essa copa do brasil foi uma vergonha, arbitragem totalmente a favor do corinthians, e até o Lula tá metido nisso, o próprio Ronaldo disse isso em um programa de TV, se o Brasil fosse um país sério, a PF já teria tomado uma atitude.

  • Luiz Alberto Müller Júnior

    Mauro,

    Parabéns por ser o único comentarista do eixo que é sensato, coerente e indignado com a própria imprensa paulista.

  • Gildo de Freitas

    Parabéns Mauro, sou torcedor colorado e acho um absurdo passar jogo do curintia em detrimento a grande final da Libertadores e desde já manifesto minha torcida a grande equipe do Cruzeiro, o clube e sua imensa torcida merecem.

  • http://www.cafemate.com.br Fábio Rosalvo Urnau

    O texto mais lúcido, coerente e auto-crítico (em termos de classe profissional) que já li nos últimos anos. Parabéns, Mauro.

  • Ismael Ferreira

    Melhor comentarista do Brasil, parabéns!

    Em tempo: faz muito tempo que a imprensa é isto, basta comparar a repercussão dos títulos dos clubes paulistas para a repercussão dos títulos gaúchos e mineiros…

  • Ramon

    Mauro!
    Parabéns pelo texto. A única coisa a se lamentar é que poderia ter sido em forma de crônica, mas infelizmente é um fiel relato da realidade.

  • Guilherme

    Parabéns Mauro, excelente texto!!
    Tenho certeza que o Brasil todo(menos os Curintia mano) preferem a final da Libertadores, ainda mais com dois times jogando muita bola!
    Independente de quem vai ser campeão, teremos dois jogaços!
    Agora ve se essa m…. de TV não interfere nos resultados dos jogos e campeonatos, meu Inter só joga domingo 18:30hs. Parece horário reservado……… enquanto a Globorintias continuar mandando no futebol, vai ser sempre essa droga de programação que enfiam goela abaixo e eu, como todo admirador de futebol, acabo assistindo…

  • Bruno Martins

    Mauro, aí eu te pergunto o seguinte; pq há doze anos a Globo transmitia Cruzeiro x Sporting Cristal, um jogo muito menos interessante, devido ao adversário, e não mostra hoje em dia o jogo contra o Estudiantes?
    O Cruzeiro dava audiência que não dá mais ou a Globo não levava o Ibope tão em conta como leva hoje?
    O que mudou de lá pra cá?

  • Paulo veiga

    Absurdo total ,quando alguém vai começar a torcer para o cruzeiro dessa forma se em plena libertadores forçam a barra e impõem jogo do Corinthians .

  • Marcos Paulo Sandri

    Parabéns Mauro, até que enfim alguém vê esse absurdo… nem sou cruzeirense (sou colorado), mas é óbvio que vou assistir à final da libertadores (felizmente tenho o Sportv pra me salvar).

  • Cassiano

    Mauro Beting é um dos poucos ou até é o unico jornalista esportivo que eu respeito..imparcial.Mas infelizmente a ética e o bom senso no meio esportivo acabou…nem adianta mais ensinar isso em faculdade, alias..para ser jornalista hoje em dia..nem precisa estudar.
    Eu sou Gaucho e COLORADO, mas é uma vergonha não passarem o jogo do cruzeiro x estudiantes e passarem um jogo de 2 times de segunda divisão..deixar de passar um jogo de final de libertadores aonde tem um time brasileiro, é uma vergonha.
    Alias, esse tipo de coisa não é exclusivo do jornalisno paulista ou carioca..aqui no RS é a mesma coisa com o Inter….se acontece alguma coisa no Inter, é crise..se acontece os fracassos diários do grêmio, a RBS, empresa gremista que censura tudo o que é sobre o inter, encobre..
    Não adianta mais…as coisas só prestam se vem de SP ou RJ..times de fora do eixo do mal…não valem nada..
    É uma vergonha..eu me sinto enojado em morar em um país que não sabe o que é ética, moralidade e nada.
    Já ia me esquecendo..Parabéns pelo texto Mauro Beting, um dos ultimos jornalistas esportivos PROFISSIONAIS do nosso país!

  • Anderson

    E isso não é a primeira, e nem será a última vez que acontece.
    Lembro de um confronto do Boca Juniors contra o INTER pela Sul Americana em 2004 que não passou na TV aberta para passar um filme, o mesmo acontecendo ano passado na primeira partida das finais da Sul Americana entre INTER x Estudiantes.

  • Lúcio

    Até que enfim, alguém lúcido nesse meio. Deixei de assistir programas esportivos, por tratar esse ou aquele clube com parcialidade, sem respeitar a importância da competição. Detalhe, não sou torcedor do Cruzeiro.

  • Guilherme Massena

    Aleluia alguem que fala a verdade!

  • anderson

    Palmas para o senhor, alguém tem de falar a verdade.[2]

  • Vicentão

    Parabêns Mauro!
    É duro aguentar a imprensa e principalmente a Globo “babar ovo” para Corinthians e Ronaldo. Absurdo mudar data do jogo Cor x Flu para não passar a final da Libertadores. Se este torneio é tão sem importância para eles por que compraram os seus direitos, poderiam deixar para outras emissoras que o valorizam…

  • Wanderson Gomes da Silva

    O Mauro, tem jeito de algum time da américa do sul ser campeão sem primeiro ganhar a libertadores??Fizeram um torneio pra o Corintians ser né!! Acho que a libertadores ano que vem mudará de nome…passará se chamar Champions américa…convidarão o cascudo do manchester…do barcelona…colocarão o Márcio Rezende de Freitas pra apitar todos os jogos do curintian….e enfim eles “conquistarão” o mundo…quem sabe o corintias não disputa a copa da áfrica??Seria uma boa né…Já que nossa imprensa é ridícula mesmo…as tv’s também…e os jornalistas muito mais(tirando vc)….essa idéia seria boa né??!!Vergonha nacional

  • Marcelo

    SENSACIONAL post.

    sou colorado e estou completamente revoltado com a palhaçada que tão fazendo com o Cruzeiro.

  • Rui Fontes

    Já admirava o vosso trabalho , alguém tem que falar a verdade .

    Vamos Vamos Cruzeiro ‼

  • gustavo

    nao torco pra nenhum dos times envolvidos, mas tenho certeza que todos os apreciadores de futebol preferem ver a final da libertadores do que um jogo meia boca de brasileirao.. duvido que esse jogo do corintia de mais audiencia que o cruzeiro.. ainda bem q tenho sportv..

  • http://www.internacional.com.br paiáka

    Tchê aqui vão os parabéns de um gaúcho colorado que esperava a muito tempo que alguém com peito falasse isso tudo que vc falou.
    .
    Com certeza vc vai ser muito criticado e motivo de piadinhas, assim como FERNANDO CARVALHO presidente campeão do mundo, também foi por meter o peito e berrar o que todo mundo sussurra.
    .
    Da-lhe INTER na recopa, não podemos sair da rotina de conquistar um titulo internacional por ano, e da-lhe CRUZEIRO na libertadores.

  • Emerson

    O q a torcida do Cruzeiro irá fazer a respeito?

    Se eu fosse dono do Bonsucesso, não patrocinaria um time q não aparecesse pros 2 principais mercados do pais ou pagaria bem menos de patrocínio.

    Enquanto a dupla Gre-Nal e a Cru-Atl ficarem com essa rivalidades bestas e não se unirem, tds estarão perdendo. Juntos os 4 times tem o 2º maior mercado do país. Se a Globo não se importar com isso….

    Mas pra isso teria q deixar a rivalidade de lado e ser inteligente. É difícil!

  • Sandro

    Mauro, começas a entender o pessoal do sul… somos críticos e não “reclamões”, mas com tudo gira em torno de dinheiro, compreensivel em um sistema capitalista, mas poderíamos priorizar mais o espetáculo, e não direcioná-lo a um ponto específico, ou seriam dois, “as duas maiores torcidas do Brasil”…. mas esse ano os colorados irão abrir 15 pontos, aí poderá surgir um espertinho e cancelar alguns jogos, seremos campeões no saldo mesmo…
    Um abraço e parabéns pela visão dos acontecimentos

  • lukas

    Parabéns,

    alguem fala a verdade…

  • Alex

    Beting, primeiro gostaria de dar os parabéns pela tua autação como jornalista.

    O comportamento da mídia paulista na final da Copa do Brasil foi humilhante para os colorados. Eu, gaúcho não-separatista, me senti com o Brasil contra nós.

    O maior presidente de clube brasileiro da última década sendo ridicularizado por um dossiê por pessoas que não se deram nem ao trabalho de analisar. Achei que, em jornalismo, para se comentar tem que ter conhecimento da pauta. Nos sentimos idiotas, como alguém que é roubado e vai na delegacia e te dizem: Não é nada disso, não exagera.

    O 2º jogo da final dava vontade de chorar, de impotência e vergonha com o meu time sendo tratado como a Argentina jogando contra o Brasil. Nunca fui paranoico, aos poucos vou ficando, graças à imprensa.
    Não sou idiota de achar que o Inter não é beneficiado pela arbitragem, claro que é, assim como é prejudicado em proporções semelhantes. O que FC quis mostrar era que o erro para um time era sempre pró e foi ridicularizado.

    A maior parte dos colorados só torce agora por uma Libertadores com juiz estrangeiro, aquele que não assiste a programas esportivos que entrevistam o 3º reserva do Corinthians ao meio-dia.

    Dá uma olhada no 2º jogo, http://www.youtube.com/watch?v=fdv6s7fyOMI

    Eu não olho mais isso, acredite é irritante demais, faz mal para um colorado assistir isso. Dá vontade de largar de se importar com futebol.

  • Julinho

    Mauro Beting. Texto que conclui a impressão da maioria do país sobre parte da imprensa do eixo. Muito bom.

  • Renato Faria

    Dexei comentários em quase todos os blogs. Aqui deixo recado um pouco diferente:

    CLAP CLAP CLAP!!! (de pé e emocionado)

  • Bárbara

    Ao inves de passarem um jogo importante, de um time que esta disputando o TRI campeonato ba libertadores, vão passar o joguinho de um timeco que NUNCA GANHOU ESSA COMPETIÇÃO!!!!!

    VERGONHAA!!!!! Televisão brasileira é uma vergonha. Flamengo e corinthians não teriam a torcida que tem se não passassem tantos seus jogos na televisão, pq como time não possuem grandes títulos, principalmente o corinthians que é uma farsa pois não tem nem UMA libertadores e um mundial que foi arranjado. E nem estádio possue. Que grande time é esse?

    Corinthians sempre ajudado pela arbitragem e até hoje só ganhou campeonatos nacionais, pq fora do Brasil os árbitros não se vendem por pouco e a conmebol é bem mais cara.
    É bom eles irem guardando bastante dinheiro pra comprar alguém ano que vem, se quiserem seguir adiante na libertadores.

  • Joao Antonio

    Obrigado Mauro Beting, por ter coragem de escrever aquilo que todos nós torcedores de clubes que estão fora do eixo Rio-SP gostaria de escrever, em vista do tamanho descaso destas emissoras que se julgam imparciais, mas que estao somente preocupadas em receber dinheiro e mais dinheiro. Eu duvido que o jogo destes dois times pelo Campeonato Brasileiro tenha mais ibope do que o jogo do Cruzeiro pela Libertadores, acho que o medo destas emissoras é mostrar a força dos times que estao sempre chegando a finais de campeonato, e eliminando clubes do Eixo!! Cruzeiro, Internacional e Grêmio nao tem o merecido respeito da mídia pelo que vem apresentando pelo menos, nos ultimos vintes anos. Estes sim dao prova de que o titulos se ganha é no campo, jogando bola e nao em matérias sensacionalistas que estampam diarios e telejornais todos os dias, afim de “demonstrar” uma supremacia que nao existe.

  • Cesar Vinicius de Oliveira Alves

    Fala Mauro Balada Peruca Beting ! hahahaha by MN

    Sou Corintiano e concordo com você. Gostaria de ter assistido COR x FLU no domingo, mas ‘mudaram’ para amanhã. O jogo da libertadores será sensacional. A Rivalidade entre Brasil e Argentina estará mais uma vez frente a frente!! Mas fazer o quê ??? Vamos assistir o Coringão amanhã mesmo né !!!!!!!

    Tem muito idiota aqui falando que o Corinthians sempre conta com a ajuda dos juizes, se fosse verdade o Corinthians não teria caido para a Serie B em 2007, com o goias batendo 3 vezes o penalti, quero ver qdo acontecer com o Corinthians isso. Perdido a final da CB para o Sport, com um penalti clarissimo encima do Acosta, o Alicio Penna JR apitou vários jogos do Sport naquela CB, e aí?. Sobre 2005, todo mundo fala que o Corinthians foi ajudado pela arbitragem, mas esquecem que o Internacional foi INCOMPETENTE ao perder o jogo para o Coritiba, bastava ganhar que seria campeão, já que o Corinthians perdeu de 3 x 2 pro Goias.

    Que culpa o clube Corinthians não culpa da Globo passar o jogo amanhã ? é o time do povo, por isso que só passa jogo do Corinthians.

    Mas é assim mesmo!!! – O CORINGÃO INCOMODA A TODOS MESMO!!

  • Paulo Brolezzi

    Fernando – no seu primeiro comentário você diz que “é óbvio que C x F dá muito mais audiência …”. Como corinthiano fanático que sou, discordo totalmente. Preferiria muito mais ver a partida do Cruzeiro, e poderia (além de torcer muito) dar aos meus filhos a mesma oportunidade que teve o Mauro (ver post acima, sobre a final de 1976), então criança (já era careca?) de 9 anos, e que eu mesmo com 13 tive. O gol da vitória está na minha memória até hoje, e o jogo foi mais uma guerra que um esporte. Mas, mesmo que eu assista ao C x F (quinta-feira é feriado no estado de SP, por isso dá pra dormir mais tarde), não faço a menor questão de que meus filhos vejam a partida, porque não acrescenta nada.

    Acho que só bastaria à Globo um pouco de promoção inteligente dessa partida, e (como já disse antes) que ela pare de subestimar a inteligência de seu público. Será que a Globo emburrece as pessoas, ou as pessoas (pelo Ibope) empobrecem a programação?

    Não é só a Globo, nem é de agora, nem somente no Brasil, mas as midias em geral cometem o erro acima, e quase sempre quem vai contra a corrente acaba ganhando – nós, o público, somos mais inteligentes, seletivos, críticos do que eles pensam, mas eles escolhem a programação. E nós escolhemos, tendo à disposição cada vez mais alternativas (internet, satélite, ou mesmo o velho e bom rádio) a mídia que queremos ver. Preferimos pagar para não ver o que nos tentam fazer engolir.

    O problema é um pouco maior, claro. Há os anunciantes, que são muito conservadores e tendem a apostar no número maior, no mais seguro, no imediato, ainda que isso represente a morte prematura do seu produto. Há o governo (lembram-se do empréstimo bilionário à Globo, pelo BNDES, logo que o Lula assumiu? a vênus platinada quase foi a falência, agora é está domada. Outra vez!!!), que a pressiona, há a CBF, o clube dos 13, composto de cartolas…

    Não creio que o boicote aos anunciantes funcione, pois em geral são muito poucos os que aderem, e depois pode ser que o produto anunciado seja bom de verdade. Acho que a solução seria pensar grande, deixar de ser medíocres, pensar no ganho maior a longo prazo, e não no imediato e lembrar que somos gente e não gado (“que a gente marca, põe a ferro, engorda e mata” – hoje ouvi novamente a “Disparada” cantada pelo Jair Rodrigues, inspiradora! ) e vai por aí…

    E paro por aqui porque o assunto era só futebol.

  • Renzo

    Parabéns pelo crítica. Infelizmente a mídia como um todo destaca muito os times de SP e RJ e ignora ou para ser mais franco, torce contra os times que não são desses estados.

  • carlotto

    Mauro, sempre acompanhei vc nos programas esportivos e sempre gostei de seus comentarios , mesmo vc nao sendo corinthiano. Agora hoje eu considero o corinthians a maior marca popular do país , desbancando o Flamengo que nos anos 80 era o ´´afiliado´´ da GLOBO
    hoje posso afirmar que o corinthians e o clube mais importante do país (não o melhor) Tanto é que desde que caiu pra 2ª so se fala em Corinthians na tv!! , 11 das 12 maiores audiencia esportiva da globo esse ano foram do timão(vide carta da Timão para globo apos copa do brasil) em jogo do timão os corinthianos e os anti-corinthianos ligam a tv para torcer contra ou a favor ! por isso o Timão domina o Brasil hoje, abraço Mauro

  • Guilherme

    Parabens, Mauro! Nos cruzeirenses somos a sexta torcida do pais e nosso clube deveria receber mais atencao da rede Globo. Assim como os outros grandes clubes temos torcedores espalhados por todo o pais. Uma final de Libertadores nao se compara a um jogo do ainda frio Brasileirao. Fica dificil ganhar projecao mesmo em territorio nacional pois quando conquistamos uma facanha como essa, grande parte do pais nem chegara a acompanhar.

    Vamos Cruzeiro querido de tradicao, Libertadores ser campeao!!!

  • Guilherme

    E depois falam o Cruzeiro ‘e o Brasil na Libertadores, o Inter ‘e o Brasil na Libertadores, o Sport ‘e o Brasil na Libertadores. Bando de imbecis…

  • Júlio Cézar

    É isso ai Mauro. Por isso que você é o melhor jornalista esportivo do Brasil!

  • baianim

    enquanto os outros não vestirem suas proprias identidades,não haverá mudanças.povo marcado,povo feliz.

  • Jean Frank

    huahuahuahuahuahuauhua ótimo texto, Mauro.

    Cruzeiro contra tudo e contra todos!!!!

  • http://ferozesfc.blogspot.com João Paulo Tozo

    Parabéns, Mauraço.

    Tomei a liberdade de reproduzir seu texto lá no Ferozes FC.

    Abração,

  • Jonas Rafael

    Depois não sabem porque o Corinthinas é o mais odiado do Brasil. Os caras desses meios de comunicação ainda não se deram conta de que embora o Corinthians e o Flamengo tenham as duas maiores toricdas do Brasil, a MAIORIA dos brasileiros NÃO torce pra nenhum dos dois. Hoje enquanto 10% dos torcedores vai estar curtindo seus importante jogo pelo brasileiro, os outros 90% que queriam ver o jogo mais importante do ano na América do Sul vão estar rezando pro alvi-negro se ferrar…
    Esses mesmos 90% deviam fazer boicote à TV Platinada, grande responsável por essa palhaçada…

  • ROBERTO CARLOS JR

    COMO DIRIA MAURO BETING:

    “ATÉ PARA UM CORINTIANO”,

    PERFEITO MAURO.

    CHEGA SER FALTA DE RESPEITO COM OS TIMES E COM A COMPETIÇÃO,

    UM ABRAÇÃO

  • Murray

    Tenho um amigo corinthiano que assumiu que isso foi anti-desportivo, e vai assistir a final da libertadores mesmo assim.

  • Leandro Silva

    Fantástico!!!

  • Jhow TFC

    Excelente o que disse, Mauro.

    Como Cruzeirense fanático, nunca vi meu time sendo campeão por favorecimento de arbitragem ou intervenção da mídia – Aliás, consigo contar nos dedos os erros de arbitragem à favor do Cruzeiro, principalmente em Mata-Matas contra Brasileiros. Sobre transmissão de jogos então, nada me explica porque assistir em BH Corinthians x Avaí, enquanto jogam Cruzeiro e Inter, por exemplo.

    Mas tudo bem, não precisamos de favorecimentos, isso seria muito tão. Tão triste quanto saber que seu comentário é apenas A GRANDE REALIDADE da imprensa no Brasil.

    CRUZEIRO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    NÓS POR NÓS.

  • Julio

    Mauro,

    sei da tentativa de se desculpar com o publico do resto do pais… e valida sim, agora se voce enxergou tao bem esse “gap” antigo… batido… pq nao continuar a emblemar essa bandeira, independente do Cruzeiro ser campeao ou nao (Mas os deuses do futebol estarao do lado do Cruzeirao Exportacao, como e o apelido da Equipe Celeste no interior de Minas).

    A disparidade economica entre os times de Sao Paulo aos demais se deve grandemente a enorme disparidade de receita, claro que tambem existem boas gestoes por tras. Juro, nao gostaria nunca que nosso futebol se tornasse um futebol ingles, ou espanhol com pouquissimas equipes (normalmente 2) em condicoes de conquistar algo, mas tambem nao estou aqui pra defender um teto de investimento ou gestao, mas para que a imprensa se atente um pouco ao futebol brasileiro em unidade.

    Obvio que o Corinthians gera mais receita, mas realmente ha algumas situacoes que sao ridiculas… e poderiam ser evitadas nem que seja para gerar algum conforto as outras pessoas que sao obrigadas a tragar o Corinthians por imposicao da Midia (Merito pra eles…)

    Bixo, desculpa a falta de acentos, mas nao resisti a nao responder.

    Abracos de um Cruzeirense Apaixonado pelo manto Azul Estrelado!!!
    Quem tem Gladiador nao tem medo de Brux(j)a!!!!!!

  • Mariah

    Estava de férias no interior de MG na casa de meu avô e em um Domingo, 16h liguei a TV para ver o jogo do Cruzeiro que eu sabia que seria transmitido em BH. Para a minha surpresa não era o jogo do time mineiro que estava passando, mas sim um confronto do FlamengoXAmérica RN ou coisa parecida…Aí eu fiquei pensando: Não é a toa que torcidas como Flamengo e Coríntians continuam sendo as maiore do Brasil, afinal se nem os mineiros podem assistir aos jogos dos times do estado quem é que vai assistir?
    Na verdade é um círculo vicioso: as emissoras só transmitem jogos do RJ e SP, logo times desse eixo vão adquirindo visibilidade e mais torcedores e, consequentemente, a audiência se torna maior para esses times – o que “justifica” a transmissão apenas de seus jogos..
    A imprensa precisa de uma vez por todas romper esse círculo!
    Parabéns Mauro pela voz quase que solitária nesse cenário…

  • Damas

    Sou Atleticano, porém não posso deixar passar em branco esta discriminação da Rede Globo para com o cidadão brasileiro. Há de se ter mais respeito com o resto da população!!!!!

  • Alexandre

    Pior….
    Mas enquanto o cruzeiro vai ser campeao da libertadores, o inter ganhou a libertadores, mundial e sulamericana e o sp foi tri mundial; o corintians nem estadio tem e visitou o inferno da segundona….
    É uma diferença enorme entre time grande e torcida grande….

  • marcelo

    Acho que os torcedores do cruzeiro de outros estados que querem assistir ao jogo,deveriam pagar o pay per view e para aqueles que estão
    reclamando que só passa jogo do corinthians,sugiro que mude de canal
    poís não existe só um canal na tv,vá assistir filme,se for passar o jogo do cruzeiro na minha cidade,mudo de canal poís não sou obrigado a assistir o jogo.

  • Gustavo Fonseca

    O IBOPE é mensurado em SP, com isso toda esta farsa que as maiores audiências são do Corinthians NÃO PODE ser levada a sério.

  • http://www.cruzeiro.org/blog Evandro Oliveira

    Mauro,
    A parte crônica-humor é ótima e tem nuances que poucos percebem.
    Sobre a parte séria, discordo de você (e olha que sou cruzeirense) por alguns detalhes. Concordo com a idéia geral de que é um absurdo passar um jogo adiado – sem nenhuma justificativa plausível – deste modorrento brasileirão (faltam 28 rodadas) para privar o amante do futebol brasileiro da decisão MAIS IMPORTANTE do semestre entre times. O Banco Santander deveria se posicionar pois é ELE quem se interessa pelo ibope e é ele quem patrocina a Libertadores. Mas que nada, interesses editoriais mesquinhos e passionais se sobrepõe à lógica simples de que TODOS torcedores que gostam de FUTEBOL, preferem ver a decisão da Libertadores.
    Para nós, cruzeirenses espalhados pelo Brasil, isto NÃO é novidade. Em 1997 foi a mesma coisa na decisão da Libertadores e na decisão do Mundial. Nem o estado de MG inteiro viu a decisão.
    Hoje, uma quantidade maior de afiliadas e filiais da RG passarão a decisão.
    Não estranharia se no mundial (CASO vençamos a Libertadores) arrumarem algo para transmitir somente para MG pela TVaberta os jogos do Cruzeiro.
    Parabéns pela coragem, mas alguns fundamentos estão incorretos. Mais mérito do que o Corinthians que ganhou a CopaBr tem o Cruzeiro e Grêmio que ganharam MUITO MAIS.
    Corinthians e Flamengo são o que são POR CAUSA da mídia. Não fosse ela estariam fechados HÁ MUITO TEMPO.

  • http://www.cruzeiro.org/blog Evandro Oliveira

    Aos corinthianos que entram aqui recomendando aos outro mudarem de canal, só posso deixar a mensagem que são o que são: corinthianos. Não conhecem de futebol e não sabem o quanto são teleguiados. Patetas de carteirinha e que se acham “donos” da TV. Acham natural que arbitragens favorecedoras como na CopaBr contra o Brasiliense e no Brasileiro do Kia, sejam somente “inveja” dos adversários. É por estas e por outras que o futebol é como é e os gambás tenham aceitado ir para a segundona para ENCOBRIR as falcatruas anunciadas e provadas que foram usadas para conquistar o Brasileiro.
    É IMPRESSIONANTE os caras comemorarem classificação para Libertadores e desprezarem a competição que seu time NUNCA decidiu por outro time estar decidindo.
    É IMPRESSIONANTE O grau de alienação (não classifico como paixão clubística pois é diferente) destes torcedores que se envergonham até de ostentar na sua galeria de títulos um título da SEGUNDA DIVISÃO.
    Mas o que seria das redes de TV se não fossem os teleguiados e inocentes úteis.
    Mais uma vez, PARABÉNS, MAURO BETTING!

  • Tiago Strufaldi

    Ótimo Mauro!!! sensacional… parabens por expressar o que todo torcedor vê e ouve! Perdeu-se o parâmentro do futebol, do esporte, da importância das agremiações e acima de tudo ao torcedor, seja corintiano ou não!
    Globo!!! perdeu a graça torcer pela televisão como já tinha pouca. Só importa o $$$ e o espetáculo fica pra segundo plano! Estádios vazios??? culpa sim de sra televisão que enche o torcedor com o lixo da esporte e satura toda paciencia que ainda insiste e teimar contra um esquema bonito e maquiado que aparece aos olhos do torcedor sob a “simpatia ” de um narrador que insiste em dizer.. ronaldo.. !! e mais ronaldo!!! lembro me bem quando so passava jogo de domingo as 11 da manha desafiando ao galo rs e os estadio viviam uma magia diferente… violencia sim é um problema, mas a televisao fez o charme do futebol que é um estadio cheio ficar triste. lembro -me bem que o primeiro clássico do campeonato paulista de 92 palmeiras e sao paulo levaram 92.000 pessoas ao morumbi e hoj epalmeiras santos jogam para 8.000. Engraçado… né!!!?? mas passa no per da globo algum,a coisa a muito sreais… e se quiser na tv aberta prepare-se para ver corinthians e alguma coisa… pq ate a final da compa do mundo esta arriscado…. poder… pobre e poder poder!!! abraços ao genial mauro

  • Walterson

    Pessoalmente, acho que o azar é dos telespectadores que não poderão assistir à grande final. Ainda bem que eu tenho Sportv.

  • Gilberto Colorado do Brasil

    Onde assino, por favor?

  • http://arenavermelha.blogspot.com Gonçalves

    Ta ae uma boa explicação quando depois aparecem aquelas pesquisas de maior torcida disso ou daquilo, onde empurram goela abaixo qualquer mero jogo , meio que incutindo uma mensagem subliminar na cabeça do grande público, enquanto de outro lado temos uma decisão de campeonato internacional , por conta disso depois os clubes fora do eixo rio/são paulo são obrigados a ficar com as migalhas de contratos de patrocínio por conta da exclusão de visibilidade adquirida por merecimento dentro de campo…é duro, mas é queijo!!!

  • leo

    Valeu Beting!Agora pra mim,grande mesmo são os clubes q naum tem proteçao no apito como Cruzeiro,Inter,gremio e q mesmo assim são campeoes.

  • Elias

    Hoje teremos um jogo histórico.
    Cruzeiro X Estudiantes farão o jogo do ano pro futebol brasileiro, no que tange a clubes, uma vez que o vencedor carimba o passaporte prá disputar o Mundial Interclubes.
    É sabido que um clube cresce na medida que o número de seus torcedores também cresce.
    Ou seja, quanto maior a exposição de um clube vencedor, mais torcedores ele conseguirá, sendo mais forte seu apelo de mídia.
    Portanto, entendo que todos os filiados e que conseguem chegar à mais importante competição das Américas merecem um tratamento igualitário, principalmente fora do seu território.
    Qual minha surpresa quando fiquei sabendo que a Rede Globo ( detentora exclusiva dos direitos televisivos da mais importante competição do continente) remarcou a partida Corinthians X Fluminense ( contra a vontade deste último) somente prá não mandar para RJ/SP o sinal com a primeira partida da final.
    Um absurdo.
    Contra os interesses do Cruzeiro Esporte Clube, do Banco que paga prá ter seu nome vinculado a um clube vencedor e principalmente para os torcedores do Cruzeiro que residem nessas praças e não possuem TV por assinatura. Inclua ai até o território mineiro, compreendido entre o Sul de Minas e Triângulo Mineiro que certamente também não vão receber o sinal do primeiro jogo da decisão.
    E que nos leva a crer que, para eles, o Brasil se resume em RJ/SP.
    Fica pois, consignado meu mais enfático PROTESTO.
    Sds celestes
    José Eustáquio Magalhães Elias

  • Alberto

    Prefiro assistir jogos do Corinthians a assistir jogos de outros times. O ano que vem eu dou importância à Libertadores. Se transmitir jogos do Corinthians dá lucro, em tempo de crise não dá para rasgar dinheiro.

  • Rodrigo

    Olá Mauro,
    Sou corinthiano, mas minhas considerações são puramente “técnicas”, e não passionais (pelo menos estou me analisando dessa maneira).
    O que move uma emissora de TV, tanto aqui quanto em qualquer lugar do mundo, é dinheiro. Quanto mais audiência, mais dinheiro. Quanto mais publicidade, mais dinheiro.
    Pois bem, acredito que a única explicação para que uma emissora como a Globo, peça à CBF para adiar um jogo do campeonato brasileiro para o mesmo dia de uma final de um campeonato muito mais importante como a Libertadores da América, é simplesmente porque ela acha que pelo menos um dos times envolvidos dará mais audiência. Uma maneira fácil de confirmar isso, é pedir à emissora os dados de ibope dos jogos do Corinthians com outros jogos. Quanto à favorecer times de São Paulo, não é bem assim. Me lembro que no ano passado, a Globo preferiu mostrar um jogo do Corinthians na série B do brasileiro, ao invés de mostrar um jogo do São Paulo na mesma Libertadores. Tudo bem que não era uma final de campeonato, mas foi o suficiente para dar mais um motivo para nós, corinthianos, tirarmos sarro dos são paulinos.
    De qualquer maneira, para todos que estão reclamando, proponho o seguinte: parem de reclamar, e simplesmente comecem a assistir a todos os jogos (exceto do Corinthians, é claro) que forem transmitidos, inclusive e principalmente os que não forem do seu time do coração. Dessa forma, provavelmente a audiência vai aumentar, e aí então a Globo vai deixar de priorizar a transmissão dos jogos do time que, acredito eu, traz mais audiência para a emissora.

  • Geison

    depois que li este texto e vi o comentario de um cidadao abaixo: “Corinthians nunca ganhou um titulo sem a ajuda da arbitragem

    Sabem pq o Corinthians nunca ganhou uma Libertadores? Pq não são juizes brasileiros apitando, se fosse já teriam 2 ou 3 titulos”

    acho que ganhei o dia…rsrsrs

  • http://www.descurvo.blogspot.com Hugo Albuquerque

    Mauro,

    Meus parabéns. Foi o teu melhor post nesse blog. É inadmissível a cobertura que tem sido feito da Copa Libertadores esse ano – assim como em outros, onde não há participante de Rio x São Paulo. Ironicamente, nos anos 90 isso era impensável; passava o jogo da Libertadores porque era prioridade. O adiamento de Fluminense x Corinthians pra tapar buraco é uma verdadeira infâmia.

  • Alan Felipe

    O problema é que já aconteceu isso uma vez este ano com o próprio Palmeiras, jogo de vida e morte para o Palmeiras contra o Colo-Colo e a Globo adivinhem qual jogo ela mostrou!? não é só o eixo rio-sao paulo que eles mostram na televisão e sim Flamengo x Corinthians…

  • http://www.guerreirodosgramados.com.br/ Paulo Costa

    Alguém lucido falando alguma coisa.

    Força Guerreiros!

  • Jorge

    Seguindo a lógica da audiência ditando a programação, em pouco tempo teremos programas voltados ao tráfico de drogas e armas, à sonegação de impostos, à preguiça e o que mais a imaginação alcançar. Afinal, o melhor do Brasil é o brasileiro…

  • Renato Domingos

    Sempre soube. Primeiramente parabéns pelo texto. Após, quero citar o meu total descontentamento perante a esta emissora do Brasil, que tem pra mim o menos valor que uma prostituta de Rua. O problema não é ser da forma que é, o problema é que depois que o Cruzeiro for campeão, vão falar que o Brasil venceu a Argentina, vai te f… globo. Infelizmente hoje no Brasil você é a primeira e quanto a sua potência não podemos questionar e também sobre sua imparcialidade e sua avareza. O CÚ rinthians não tem culpa de ter Washington Olivetto (grande publicitário do Brasil), Presidente LULA, como torcedores, mas a falta de respeito com os telespectadores brasileiros é demais. Que lixo de pensamento, quando que o Brasil todo irá deixar de assistir final da Libertadores, para ver (com todo respeito) FLU de Parreira e CÙ rinthians. Chega Rede BOBO, vcs são hipócritas e enganadores. Dessa forma pegamos raiva e antipatia desse metodo de analisar. Fim

  • Rogério Abdalla

    e na home page do Lance nao tem nada sobre a final desse torneiozinho q eh a Libertadores…. cambada de bairristas… soh ganham no apito… dá-lhe Zeeeiiirrroooo

  • Rafael Fernandes Oliveira

    Concordo com você Mauro, eu sou corinthiano e também acho errado, aliás eu vou ao pacaembu e estranhei o horário do jogo ao comprar o ingresso, achei sacanagem, pois como admirador do bom futebol, pela importância do jogo e não pela qualidade dos times com certeza cruzeiro x estudiantes é um jogo que qualquer amante do esporte gostaria de ver. Mas é assim, em vez de ajudar só atrapalha se passasse o jogo do cruzeiro, o jogo do corinthians seria mais cedo(coisa ótima para o torcedor que volta de transporte público) e provavelmente aumentaria o público presente no estádio do pacaembu.

  • Rafael Fernandes Oliveira

    Engraçado é ver todos contra o Corinthians e não contra a globo…
    povo medíocre por isso q não vai pra frente…

  • Wagner Lanna

    Parabéns Mauro, que você é fera, eu sempre soube. Mas não que fosse tão sensato. Continuo cada vez mais admirando seu trabalho. Fica com Deus.

  • Wagner Guimarães

    Mauro, por isso eu o considero como um dos 2 melhores comentaristas de futebol do país, o outro, é claro, é ex-jogador, Falcão. Depois de ler um post como este, acredito que realmente ainda existam jornalistas imparciais. Sou cruzeirense apaixonado pelo meu time e por já ter morado algumas vezes em SP, por exemplo, sei o quanto as imprensas, paulista e carioca, são bairristas. Que me perdoem os irmãos paulistas e cariocas, mas é a mais pura verdade. Voltei de SP recentemente e, não tenho nada contra o Corinthians, que fique claro, mas dá raiva ver o quanto o time é coberto pela mídia, até em detrimento de outros clubes paulistas; estive fazendo uma escala e nela, o Corinthians é o 1º, o São Paulo é o 2º, o Palmeiras é o 3º e o Santos, é quase como se fosse de um outro estado, fica em 4º entre os grandes de SP, em cobertura. Todo mundo tem o direito de torcer, mas acho que o profissionalismo vem antes da paixão pessoal de cada um. Tem um ex-jogador que (infelizmente já jogou no meu time) virou comentarista de um programa de domingo ao fim da tarde que parece que, para ele, não existem outros times: é Corinthians e pronto. Aí eu me pergunto: onde está o profissionalismo destes caras? Por isso, a profissão de jornalista está cada vez mais desvalorizada (digo isto por causa da não necessidade de ter-se um curso superior para exercê-la), tem muito cabeça de bagre se fazendo passar por jornalista e comentarista. No mais é rumo a Abu Dhabi e parabéns pelos seus cometários sempre abalizados.

  • Lucas Campos

    AZAR DOS PAULISTAS!! infelizmente….

    nao vao poder ver o meu cruzeiro atropelar essas argentinas safadas!!!!!!!

    VAMO CRUZEIRO!!!!!!!!!!!!! pra cima delas!!!!

  • camila

    concordo com vc, mas por favor, que textinho mais mal escrito. afffff

    CAMILA, obrigado pela crítica construtiva. Afffffffffff

  • Guilherme Ricomine

    Huahuahuahuahuha, Mauro Beting nos exemplos que você deu, o Palmeiras ganha do Boca com o Marcos pegando penalti com braço quebrado e o São Paulo perde para o Flamengo no Morumbi na final da Copa do Brasil em pleno Morumbi, huahuahuahuhua, só faltou você terminar o texto com a música: ” Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu … ”
    Infelizmente para você … o TRICOLOR é muito maior que teu timinho de colônia.
    Você é mais um dentre muitos ” torcedores-jornalistas ” que denigre a cada dia a classe de jornalistas neste país.

    GUILHERME…
    Meu Deus…
    Não deve ser fácil a sua vida…
    O texto não fala de São Paulo e nem de Palmeiras…
    Será que você não entendeu?
    É um exemplo… É uma ironia… Sem intenção subliminar alguma…
    Será que você não percebe ou você não quer mesmo é entender?
    Juro que você conseguiu se superar. É difícil alguém ter conseguido levar o texto para esse lado.
    Parabéns.
    é preciso estar com o espírito muito armado para querer enxergar isso.
    Quem matou John Lennon? Elvis morreu? Existem ETs?
    Não sabia que tinha um leitor tão brilhante e versado em teorias da conspiração.
    sem contar o abalizado termo “timinho de colônia” que só denota um dos aspectos mais tristes de nossa sociedade que deveria ser mais plural…
    mas, de fato, Guilherme, você é singular. único. avis rara. o termo que vc quiser usar.
    pq ter levado esse texto para o mais absurdo clubismo de sua parte é realmente um dom.
    não deve ser realmente fácil para você.
    e o melhor é que você torce pelo São Paulo, tri brasileiro, tri da Libertadores, tri mundial. time que quase sempre vence o meu em disputas decisivas. só deveria ter motivos para se orgulhar (e tem mais é de vibrar mesmo).
    mas consegue perder tempo enxergando o que não existe.
    uma pena, Guilherme.
    não deve realmente ser fácil fazer difícil a vida.
    lembre de tantas glórias tricolores.
    seja feliz, cara.
    não é difícil.

    A propósito: Ricomine é um sobrenome que parece ser da mesma origem do “timinho da colônia”, não?

  • Fabricio Perrella

    Mauro, não é à toa que este post bombou. Parabéns pela lucidez e pela sensatez!
    Concordo em gênero, número e grau tanto com a crítica à impressa e aos dirigentes, quanto aos elogios com o time da Marginal s/n (sem passaporte carimbado e sem estádio, diga-se de passagem).
    Se tudo se resolvesse por demografia, qualquer time da China, da Índia ou da Russia seria mais importante que uma final de Copa do Mundo, de Champions League ou qualquer outro torneio continental sério, competente e bem realizado. O que não é propriamente o caso dos torneios made in Paraguay da nossa cara Conmebol.
    A razão da audiência é pura burrice demográfica, porque a maior torcida do Brasil, a que mais daria audiência, que mais consome futebol, produtos e serviços derivados não é nem de Flamengo, nem de Corinthians, nem de qualquer outro considerado “grande”, mas as dos 190 milhões de amantes do esporte bem jogado, bem disputado e bem realizado como espetáculo.
    A emissora da Av. Chucri Zaidan não é mais nem menos culpada por isso. Apenas joga o jogo que conseguiu estabelecer diante de “cartolas” passionais e obtusos, além dos outros órgãos de imprensa bajuladores, omissos e submissos. Solução simples: desliguemos os nossos televisores deste sinal “aberto”, pero no mucho e façamos este protesto silencioso, ignorem-nos, indignem-se.

    ps.: minha solidariedade à Ana Armond da baixada;
    ps².: Marcelo, Carlos Eduardo e Guilherme Ricomine: vão pentear macaco!!

  • Lucas

    sem contar q o Corinthians teve mais tempo para se preparar para este jogo contra o Fluminense depois da final da copa do Brasil…

    Pôde dar 4 dias de descanso pro time, pra daí sim retomar os trabalhos visando a partida desta quarta.

    O Inter participou da mesma final e no Domingo estava no Recife jogando contra o Náutico.

    Impressionante o benefício que o Corinthians recebeu e o mais incrível: n vi ninguém comentar esse benefício.

    É o brasileirão/Zveitão de 2005 dando as caras tb em 2009: sempre beneficiando o “timão”.

    Abraço!

  • Ailton Máfia Azul

    Parabéns, voçê merece aplausos de todos ……O Brasil não é só Rio/São Paulo..ou melhor Rio/Corinthians…………….O Cruzeiro é o Brasil, motivo de orgulho para todos…..ou será que no eixo, além de barristas também são portenhos?

  • Ailton Máfia Azul

    Quero voltar , e ler seus brilhantes comentários, e se Deus quiser o Tri celeste.

  • Everton Gomes Vascouto

    Ah, impagável Mauro Betting.
    Sou corinthiano, mas aceito e concordo com as reclamações feitas.
    São justas, mas faço uma indagação: todos reclamam, daqui de São Paulo, mas que jogos foram transmitidos para a capital nas rádios: o da final da Libertadores que elas tanto reivindicaram que passasse na TV? Não, o do Corinthians.
    Por que? Aprendam uma coisa, para a maioria a competição mais importante é aquela que o Corinthians disputa, principalmente para a TV. É o time que dá mais audiência, que vende mais jornal, que dá mais retorno para quem o acompana e o tran$mite. Entende?

    EVERTON, reiterando, o Corinthians só tem mérito na história; a irresponsabilidade é das tvs – não das rádios.
    por motivos óbvios, como comentarista prioritário de rádio (por razões pessoais e profissionais), estava com a Bandeirantes AM no Pacaembu. é sempre assim,. fazemos o jogo que nao passa na TV aberta. melhor para o público e para nós.
    Abraços, Mauro.

  • http://www.lanceactivo.com.br/Blog.aspx?profileID=8376&#1 Denilson

    Obrigado globo por ter nos proporcionado a estreia do Corinthians no Brasileiro com Show do Fenomeno e com a melhor partida do ano do Douglas em vez de um 0x0 xoxo
    Como diz nosso camarada Lula:
    -Quem não for Corintiano que morra de inveja!

  • Luciano

    Parabéns pelo texto… Ao torcedor exaltado que bradou não existirem torcedores do Cruzeiro fora de minas, digo que sou paranaense, moro em Curitiba e sou cruzeirense…
    Quanto a parte que diz que é a torcida que mais cresce, como não seria, é a mais exaltada e cansadamente exibida… Quem tem oportunidade de ver ou conhecer os outros times para que possam futuramente serem seus torcedores?

  • LUIZ FELIPE

    Parabens, finalmente um comentarista imparcial não demagogo e fazedor de média com a maioria da torcida HOJE de sao paulo.

    A se todos os comentaristas fossem assim…