Cruzeiro favorito

por Mauro Beting em 03.jul.2009 às 18:15h

Antes de tudo, aos não poucos cruzeirenses que se manifestaram contrários ao meu texto um pouco frio demais aos méritos celestes na indiscutível classificação (como estava escrito) para a decisão sul-americana: vocês estão certos. Como eu também não estava errado ao entender que o time de Adilson se classificaria diante do São Paulo e do Grêmio – confesso que com maior dificuldade do que o ocorrido.

Apenas reitero por aqui meu pedido de desculpas pelo tom. E reafirmo o que tenho dito neste blog e nos meus cantinhos na TV, rádio, internet e revista: o Cruzeiro é favorito. Ou continua sendo. Palavras de um brasileiro paulista palestrino jornalista – a ordem dos fatores não altera o produto.

(E, sim, ajuda a entender o tom ácido das críticas a este que vos tecla. A imprensa do “eixo” erra demais com os clubes de Minas e Rio Grande do Sul – para não dizer dos demais Estados que nem dizemos… Não damos a devida bola – a não ser quando os times paulistas e cariocas as levam nas costas… Estamos pagando pelos erros de tantos anos de descaso, desprezo, desconhecimento. O que também não pode levar a generalizações. E muito menos a reações tão bairristas e clubistas quanto as que levaram a esse estado de espírito).

Errei ao listar os erros e acertos do valoroso derrotado – Grêmio – e, também, ao não devidamente enaltecer os muitos méritos do (mais uma vez) finalista. Algo que venho fazendo desde o ano passado por apreciar bastante Ramires, Kléber (cada vez mais), Marquinhos Paraná (idem), Adilson Baptista, Fábio, e, quem diria (eu não dizia há meses), Leonardo Silva e Jonathan (nos melhores momentos na carreira).

Quem me acompanha sabe que só tenho quase elogiado o Cruzeiro dos últimos tantos anos. O quanto discuti em 2003 quando se duvidava da Tríplice Coroa. A ponto de ser chamado de “não-paulista” (?) por não “defender os interesses do Santos”…

Mas isso não interessa. Apenas reitero que venho apostando no Cruzeiro contra São Paulo e Grêmio. E mantenho a aposta na duríssima decisão contra o Estudiantes que cresce. “Aposta”. Apenas um chute. Algo que não me faz torcer nem a favor e nem contra. Embora, no caso, pelas afinidades e amizades, PESSOALMENTE torço para que dê certo meu palpite PROFISSIONAL. Torço pelo sucesso do Cruzeiro que merece o tri da Libertadores. Como tão bem tem feito até agora.

Até porque quem viu quase toda a campanha de 1976 não pode deixar de ter se apaixonado por aquele time. Como o jornalista também não pode deixar de se emocionar num texto de um finalista. Mil perdões. Falha minha.

Se serve de atenuante, foi uma noite pouco dormida e um dia muito trabalhado. Dias, aliás, por conta de um novo livro que depois divulgo.

Não justifica.

Não explica.

Mas cabe o registro. As desculpas a todos, dos mais virulentos e violentos aos mais cordatos e equilibrados. Não é babação-de-ovo e nem puxação-de-saco – no Jornalismo, quem faz média está muito abaixo dela. É apenas um esclarecimento, para não dizer um arrependimento de quem escreveu um texto simplório demais.

E os agradecimentos a quem entender. E a quem quiser achar que eu sou mesmo é um paulista atleticano preconceituoso, bairrista, clubista, invejoso, peruquento, seboso, idiota, presunçoso, branquelo, analfabeto…

Tags:

  • Ricardo freitas

    Agora sim, melhorou um pouco, vc tem creditos, para mim não está na lista “negra” da torcida celeste. Nós cruzeirenses, não queremos “babação”, queremos apenas ouvir e ler analises corretas, sem paixão, sem clubismo, sem interesses. Estamos cansados de “imprensa” tendenciosa, inescrupulosa, sentimos isso na pele em minas todos os dias. São poucos os que conseguem enxergar alguma coisa boa fora do rio e de são paulo e para mim vc está entre eles.

    Continue assim, não se deixe levar pelo lado “negro” da força, porque estamos de olho, e como vc pode sentir, a torcida celeste é muito brava! rsrs

    Abraços!!

    RICARDO, obrigado pelas críticas construtivas. da próxima vez, eu vou esperar para escrever quando não estiver tão cansado. mais uma falha minha.

  • Thomaz

    AH SEU paulista atleticano preconceituoso, bairrista, clubista, invejoso, peruquento, seboso, idiota, presunçoso, branquelo, analfabeto!!!

    THOMAZ, boa. HAHAHAHAHAH. Mandou bem.
    Mas poderia acrescentar algo, né?

    bom fim de semana, e ótima torcida nos jogos que restam.

  • Daniel

    Bacana seu reconhecimento neste post mostra como você é um jornalista serio e trata as coisas com o devido senso de respeito

  • ana

    Bacana seu reconhecimento neste post mostra como você é um jornalista serio e trata as coisas com o devido senso de respeito[2]

  • Marcos Silva – Viçosa – MG

    Caro Mauro Beting,

    sempre acompanhei seu trabalho, seja na TV seja aqui pelo blog, e confesso que sempre gostei de seu posicionamento.

    voce nunca escondeu sua preferência pelo palmeiras, mas sempre procurou manter essa relação de amor ao clube de lado na hora de trabalhar.

    quanto ao momento do Cruzeiro, como um amigo já postou antes de mim, nós torcedores da raposa, não queremos nem migalhas, nem “baba-ovos”, mas sim o reconhecimento justo que o time merece.

    um time que chega a uma final de libertadores com apenas uma derrota, vencendo diversas partidas fora de casa, com certeza tem seus méritos, e o que se vê na imprensa do eixo rj-sp é a tentativa frustrada de explicação dos motivos pelos quais os times perderam suas classificações.

    não é uma inversão de valores? ou de méritos?

    de qualquer forma, agradeço este novo post. mostrou um pouco do grande homem que voce é. e que faz a cada dia valorizar seu trabalho.

    abraço.

    Marcos Silva. Viçosa/MG.

    MARCOS, grato. Mas apenas reitero que, de fato, babação-de-ovo não é minha intenção. e não há como agradar e nem acertar. de fato, errei no tom. e muito. e, de coração, digo que teria errado qualquer que fosse o jogo. foi um cansaço físico e mental que atrapalhou meu trabalho. não podemos exigir demais do nosso corpo – ainda mais de minha cabecinha….

    bom fim de semana a todos.

    e, reiterando, o Cruzeiro é favorito.
    e, de coração, tem a minha torcida, pelo já explicado.

  • Ana

    A arte de aceitar críticas, do crescimento profissional ao reconhecimento passional. Pressunção e prepotência, sentimentos antagônicos à sua atitude. Parabéns por reconhecer (como o devido, justo); que expressou-se de maneira um tanto quanto apoucopada sobre a chegada do time celeste à final. O tão dito Corinthians, conquistou vaga para essa mesma competição; feito que toma reticências côsmicas, se tratando de Corinthians (vende, fazer o que!?). Vale lembrar, que a tão celebrada Copa do Brasil, já dantes conquistada por Grêmio e Cruzeiro por quatro vezes. O azul belohorizontino brilha pela quarta vez numa final de libertadores; e pode sagrar-se (juntamente com o São Paulo), o time brasileiro, mais continental. Deixemos o Corinthians com o título do mais brasileiro dentre os brasileiros; prefiro o de mais internacional. Acrescento, que conquistando tal façanha, o Cruzeiro ultrapassa o São Paulo no ranking da Conmebol, passando a ser o clube brasileiro com melhor pontuação, o primeiro, entre os brasileiros.
    Saudações de uma Cruzeirense (responsável e ponderada)

    ANA, não apenas responsável e ponderada. Brilhante. Parábéns pela qualidade do texto. e pelos outros parabéns pelo time.

  • Rafael Marazzi

    Subiu e muito no meu conceito de leitor. Como disseram aqui, não queremos ser o centro das atenções só queremos que o Cruzeiro seja visto como os grandes times do eixo também são vistos. Acho que de imprensa parcial e bairrista ja nos basta em Minas Gerais.

  • Uriel

    Ser Cruzeirense vai além das qualidades emocionais;
    Ser Cruzeirense nos faz exigir qualidades morais;
    Ser Cruzeirense nos obriga a querer sempre e sempre ouvir a razão
    e a razão agora diz que somos finalistas, não por acaso, mas sim por mérito!

    Não precisamos do apoio imprensa do “eixo” nem tão pouco da imprensa mineira, precisamos é da seriedade e racionalidade das mesmas!

    Obrigado, pela racionalidade agora mostrada!

  • Thomaz

    acrescentando no meu comentario lá de cima:
    Parabéns cara, vc foi valente de assumir seus erros… Isso é muito raro hoje em dia.

  • Leandro

    Mauro,

    Talvez o que mais incomoda a torcida do cruzeiro é que o Cruzeiro sendo campeão da libertadores terá repercursão menor do que a conquista do Corinthians. Isso é um fato. Estamos cansados disso. Cansados de jogadores excelente como o Ramires aparecerem na midia nacional só depois de ir pra seleção. Cansados dos jogos do Cruzeiro não serem transmitidos para o país todo.
    O que Cruzeiro, Inter e Grêmio fazem é uma superação sem tamanho para bater rivais de São Paulo e Rio, pq o dinheiro aqui é bem menor devido ao favorecimento da imprensa.

  • Bruno Pontes

    É Mauro… tô sumido nos comentários mas sempre lendo. Você pegou um pouco pesado no outro post, mas foi brilhante nesse. Diria que nem precisava de tanto. Mas sua capacidade de transmitir a sinceridade é impressionante. Leio seus textos e acredito na sua opinião, vejo que você tenta de tudo pra não se enganar com os (pré)conceitos em prol dos times do eixo RJ-SP, mas sem nunca abandonar o bom senso. Parabéns Mauro!

  • Henrique Bernardo Correia de Lacerda Aguiar

    Mauro,
    Agradeço a resposta no meu comentário do tópico sobre o empate de ontem, não cheguei a ler seu texto sobre o bairrismo.
    Mas nesse seu novo tópico, creio, que você apenas fez uma retratação perante a China Azul que veio em peso a critica-lo em seu blog.
    Como cruzeirense, acredito(tenho muito de medo de falar isso e deixar que essa idéia venha tomar conta da minha cabeça e me torne confiante e cego demais) que o Cruzeiro é sempre um favorito a toda competição de disputa em qualquer nível ou esfera.
    Apesar de a imprensa apenas mostrar o peixe que pretende vender.

    Uma das músicas mais cantadas no Mineirão fala sobre a sua história de conquistas e vitórias, acho eu na minha mera opinião, com justiça.Faria bem acho que para todos o jornalistas esportivos desse país que tratem o Cruzeiro como um dos grandes do futebol brasileiro, sulamericano ou do mundo.

    Um comentário de retratação com a torcida não seria o mais correto, seria apenas uma maneira de evitar um ódio por parte dos cruzeirenses que vem ao seu blog.Seria justo, se você destacasse os meritos de um time, que luta contra a descrença da imprensa e a supera a cada jogo, unicamente jogando e se superando.

    Eu poderia ficar até amanhã escrevendo, mas infelizmente é o que eu posso dizer no momento devido ao pouco tempo que disponho hoje

    E uma boa frase para essa situação que está ocorrendo em seu blog: “O maior cego é aquele que não procura ver”

    Grato pela atenção

    HENRIQUE, na boa, e reiterando, nào quero fazer média. No Jornalismo, quem tenta fazê-la fica abaixo dela. não é a intençao.

    mas em outros tantos textos enalteci o que acho elogiável do time. e não é pouco.

    e quem vê futebol desde 1972, quem viu o final de Tostão em Minas, quem viu Dirceu Lopes, Raul, Nelinho (dois diletos amigos), Joãzinho, Zé Carlos, Palhinha, Roberto Batata, até o Revetria daquela decisão mineira, para não falar de tantos nomes a partir de 1992, sabe o que é o Cruzeiro. o que será o tri da Libertadores.

  • Ana

    O simples fato, de responder aos comentários de seus leitores; já torna-o um jornalista especial, que dentre tantos, que ignoram os torcedores (financiadores da profissão??!) e não aceitam críticas. Jornalismo não é matemática; é humanas, não se faz individualmente, espelha-se em todos; e fica a lição, humildade não é fraqueza. Este blogueiro comprova, ser competente, não é ser arrogante. Ainda me dói acessar blogs de tão ilustres colunistas do meio futibolístico, e ver que sequer postaram algo sobre Grêmio x Cruzeiro. Aguardo (mui esperançosa) seu comentário sobre o primeiro jogo da final. Por ora, satisfeita por frequentar (sem trema =( ) blog tão respeitoso e atencioso. Grata pela resposta

  • Paulo Lara

    Parabéns pela humildade, Mauro. Mas, sinceramente, não foi para tanto. Centraste os comentários no perdedor, ok. Mas é amplamente humano apontar as falhas e defeitos, em vez da virtude e dos acertos. Seguramente, não era para tanto. De qualquer forma seu novo post o engrandeceu, mais como pessoa do que como jornalista.

  • Jonas

    Somos muito ferozes na hora de criticar a imprensa “bairrista” de São Paulo que esquecemos que não é só o futebol mineiro e o gaucho que crescem. Ninguem comenta sobre o Sport, que fez grande campanha na libertadores e na Copa do Brasil 2008, alias nunca era o Sport que jogava bem na copa do brasil e sim o adversario que jogava mal, como reclamou com direito Nelsinho Batista. Ou sobre o Vitoria que fez grande campanha ano passado e ja é terceiro neste brasileirão. Pelo menos nunca vi a imprensa gaucha falando sobre eles. Criticar é facil, dificil é olharmos para nos e vermos que estamos incorrendo no mesmo erro.

  • Janaína

    Ae! Agora sim!
    =D

  • Grafir Jr

    Amigos, o Mario Betti não tem culpa se as vitórias do Timão são muito mais cheias de brilho e emoção. Depois do que ele viu na quarta-feira, com aquele timaço épico vencendo a tudo e a todos com samba, talento e raça, o que vocês queriam que ele dissesse daquele joguinho ontem? Não tem jeito, nosso repórter Palestrino (Fazer o que? Nenhum comentarista é perfeito…) ainda estava amortecido pelo que tinha visto… Ainda bem que tinha que escrever, pois se tivera que falar não daria, pois só sairiam palavras desconexas e sem sentido, devido a tão intensa emoção!!! Até um palmeirense fica sem palavras depois de ver este Timão!!!

  • Lucas Salles

    O texto fora oportuno mas não apaga a primeira falha. O que mais me deixa chateado e que me leva cada vez mais a menor crer na sinceridade e parcialidade da imprensa brasileira é que, como no caso, precisa de ter coros contra para que mude alguma coisa. A essência de seu pensamento, aquilo que você friamente analisou está naquele primeiro post e mostra ainda vestígios claros dessa cultura de audiência, seja ela da forma como for. É muito mais fácil e porque não dizer inteligente, priorizar e enaltecer quem trará maiores lucros, no causa do jornalista, a audiência. Não condeno seu ato até mesmo porque, como foi dito por mim na resposta ao outro texto, o Cruzeiro nunca precisou da imprensa para se tornar um clube com tantas glórias.
    Não lhe digo que me tornarei um ex-leitor, considerando que ainda vejo em você um dos poucos formadores de opinião com capacidade de reverter o quadro, só não acreditava que até no mesmo, o vírus dessa imprensa nojenta continuasse tão vivo e manifestante.

    LUCAS, só peço, por favor, para você não enxergar no meu deslize, na minha falha involuntária, algo além. o que errei, teria errado se fosse o Palmeiras, o meu time.

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas DUARTINA SP

    “AUTUORI & SOUZA”

    Quem tem SOUZA como Craq do TIME. Vai querer oque +?????
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    Qdo o P.AUTUORI CHEGOU no SÃO PAULO, TOMOU À seguinte decisão: “NÃO LEVOU o SOUZA p/ o JAPÃO naquela DECISÃO CONTRA o LIVERPOOL”
    Autuori tava CERTO, NÃO LEVOU o SOUZA e FOI CAMPEÃO!!!!
    E agora o SOUZA era o CRAQ do TIME dele.

    OLHA OQUE ACONTECEU!? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…

  • http://www.casadeespelho.blogspot.com Matheus Reis

    Fala, Maurão! Infelizmente, muitos bons jornalistas acabam sendo colocados no mesmo balaio dos maus jornalistas. Mas quem gosta de futebol bem jogado e bem discutido sabe que você não deixa – e se policia constantemente – a paixão tomar conta dos comentários. Quem tiver dúvidas, procure assistir ao excelente “Papo com o Benja” que o PVC também participou.

    Aliás, poucos são os jornalistas que comentam todas as partidas do Campeonato Brasileiro; coisa que você faz. Dependesse unicamente dos torcedores, cada um gostaria de só vê-lo falar do Cruzeiro, ou só do Corinthians, ou só do Santos, ou só do Flamengo, ou só do Atlético-MG, etc.

    Enfim, você sabe que quem te respeita sabe discordar sem cair nos xingamentos. Pra discordar não é preciso ser mal educado.

    Grande abraço.

    Ps: E “peruquento” é sacanagem! O cabelo novo não ficou tão ruim assim. Apareça aqui em BH pra finalíssima e aproveita pra comer um fígado no Mercado Central.

  • ADRIANO

    PARABÉNS PORTO ALEGRE COM DOIS CAMPEÕES MUNDIAIS DE CLUBES E COM DUAS ESPETACULARES TORCIDAS, QUE CRIARAM UM MODO DIFERENTE DE TORCER, UMA MISTURA ARGENTINA E BRASILEIRA, TORCIDAS QUE ENTOAM SEUS CÂNTICOS NOS METROS, ONIBUS QUE LEVAM AOS ESTÁDIOS.
    GUARDA POPULAR COLORADA E GERAL DO GRÊMIO, PERDEMOS A BATALHA MAS NUNCA A GUERRA, AGUANTE GAÚCHOS….. COPEIROS E PELEADORES….

  • Willian

    RANKING DO FUTEBOL BRASILEIRO (oficial da CBF)
    § atualizado com o resultado da Copa do Brasil-2009

    1° – GRÊMIO – 2039 pontos

    2° – CORINTHIANS – 2028 pontos

    3° – VASCO – 1991 pontos

    4° – FLAMENGO – 1979 pontos

    5° – SÃO PAULO – 1939 pontos

    6° – ATLÉTICO MG – 1925 pontos

    7° – PALMEIRAS – 1900 pontos

    8° – INTERNACIONAL – 1883 pontos

    9° – CRUZEIRO – 1834 pontos

    10° – SANTOS – 1697 pontos

  • Willer Araújo

    Mauro Beting,

    Eu acompanho seu trabalho por isso assustei com o outro post.

    Também acompanho jornais/sites internacionais como EL Pais, Olé, Conmebol e FIFA. E não tiraram mérito algum do Cruzeiro (que felizmente respeitam nossa instituição ao contrário da imprensa nacional).
    Fico muito triste de saber que a final não irá passar em Rede Nacional (canal aberto) . Todos nós torcedores fora do “Eixo do mal” somos desfavorecidos, mas isso só nos faz crescer mais. A cada título que ganhamos provamos que dinheiro e “fama nacional” não ganham jogo, e sim boa administração e garra.

    Parabéns pela humildade,

    Desculpas aceitas.

    WILLER, muito grato pela aceitação. reiterando, apenas, que não tinha a menor intenção de passar a ideia que, infelizmente, pelo visto, acabei passando.

    TRIPERDÕES.

  • jULIANO cOSTA

    Mauro Beting eh a primeira vez q leio um texto teu, nao sei pq se retratou afinal vc eh paulista e como tal deveria ser arrogante tbm.
    mas fiquei teu fan pq vc nao eh curinti”anus”roxo
    e soube justificar bem tua babaçao.
    um abraço do novo fan q te deseja saude sorte e sucesso!!

  • DUDU DU SANGUE AZUL

    mauro beting, o profissional mais respeitavel e imparcial da midia esportiva!

  • Mariah – BH

    Mauro, primeiro gostaria de dizer que como cruzeirense não gostei de sua primeira análise a respeito do jogo que deu a classificação para o meu time. Dito isso, é preciso ressaltar como é legal e totalmente inesperado ver um profissional da imprensa brasileira apresentando uma qualidade tão rara atualmente: a humildade!
    Eu nunca havia visto um comentarista debater tão abertamente e prontamente com seus leitores. Aliás é muito difícil hoje em dia encontrar qualquer brasileiro disposto a realmente estabelecer um debate rico e plural sem radicalismos, com liberdade e ponderação.
    Eu, como cientista política, brasileira e cruzeirense estou admirada, você acaba de ganhar uma nova leitora! Parabéns…

    MARIAH, é uma pena que algo que deveria não ser mais do que nossa obrigação vire algo que deva ser louvado. Muito grato pela consideração,

    ótimo fim de semana, e melhor ainda tri.

  • jULIANO cOSTA

    Mauro Beting eh a primeira vez q leio um texto teu, nao sei pq se retratou afinal vc eh paulista e como tal deveria ser arrogante tbm.
    mas fiquei teu fan pq vc nao eh curinti”anus”roxo
    e soube justificar bem tua babaçao.
    um abraço do novo fan q te deseja saude sorte e sucesso!!

  • phellippe

    Vc tem credito Mauro!Admiro muito seu trabalho!
    Só ressaltando que, a paixão pelo cruzeiro vai alem de simples comentarios de jornalistas.

    O cruzeiro é paixão!Só o cruzeirense sabe o quanto esse time move sentimentos!!
    Não me importam o q digam, não me importam o q falam, o cruzeiro sempre estará em primeiro lugar!

  • Déric

    Mauro, bacana sua humildade em reconhecer o erro, mas este fato infelismente não mudará uma triste realidade: a indiferença sofrida pelos times que estão fora do eixo rio-sào paulo. Esta realidade é mais grave do que se pensa. Clubes como Cruzeiro, Grêmio e Inter possuem maior número de torcedores do que alguns clubes do eixo rio-sào paulo, como santos, botafogo e fluminense. Esses clubes possuem uma política administrativa muito aquém do que Cruzeiro, Grêmio e Inter, sem falar em tradição e títulos (exceto o santos de pelé), mesmo assim há um enorme habismo entre o espaço oferecido pela mídia para todas essas equipes. Esta falta de eqüidade no tratmento dado as equipes pela mídia interfere nas finanças dos clubes(aquilo que se divulga vende mais), dificultando em muito a administração das equipes. Em muitos casos clubes do eixo rio-sào paulo apresentam administrações péssimas, que em alguns casos são encobertas pelas enormes cifras arrecadadas pelos clubes, que contam com o enorme auxílio de vocês (divulgadores e formadores de opnião) para divulgarem a marca dessas equipes. Para o bem do futebol brasileiro é necessário que haja EQÜIDADE, que todos recebam as mesmas armas, para que ocorra uma luta justa.

  • Joao Henrique

    Reconheceu seus erros …
    O que me impressiona e ver e alguns sites que o Kleber carregou o time do Cruzeiro nas costas para as finais contra o Estudiantes., alguem ai ja viu marquinhos parana, ramires,wagner, fabio,leo silva e jonathan jogarem???

    Porque nao e possivel que li uma coisa dessas em alguns sites (nao e o seu caso mauro ), e lamentavel a falta de reconhecimento de algumas pessoas, e ficam querendo tirar o merito do time inteiro.

    O time do Cruzeiro é um grupo.!

  • Mauro

    Mauro,
    Você é um jornalista exemplar, tem comentários inteligentes e interessantes, entende muito de futebol, e ainda foi de uma humildade impressionante nesse post.
    É claro que foi um grande feito do Cruzeiro ir à final, (mas que jogou um futebol horroroso, só não viu quem é cego).

  • Douglas

    parabens pela sua atitude, quem dera se o bairrismo e o clubismo fossem deixado de lado pelos comentaristas brasileiros mas…

    CRUZEIRO É CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

  • Maurilio Martins

    Primeiro, parabéns pelo texto. Apesar da discordância em alguns aspectos ao longo dessas leituras diárias (e obrigatórias), não há como não reconhecer em você (e alguns poucos outros que se espalham por ai) um jornalismo esportivo mais refinado, embasado. De profissionais que estudam a fundo, tal como estudariam jornalistas de outras áreas mais “sérias”, digamos assim. Pessoas que assistem aos jogos mais improváveis, que dissecam esquemas táticos como equações matemáticas, e que procuram enxergar o futebol além das margens do eixo. Enfim, como você mesmo diz, que fazem o que deveria ser obrigação: ser um bom profissional. Por isso deixo aqui as minhas sinceras congratulações.
    E dentro do tema “olhar além do eixo” a tristeza da atitude da Rede Globo. Chega a ser imoral o que essa empresa faz. Alterar a tabela do campeonato nacional, puxando uma partida do fim de semana para a Quarta para não ter que transmitir a final do torneio interclubes mais famoso e charmoso da América. E não cola a desculpa de que é o Corínthians. Nós em Minas tivemos que acompanhar o São Caetano na final. Nós e o Brasil inteiro. E o São Caetano tem tanta torcida quanto um time de várzea em um bairro pequeno.
    Enfim, talvez um dia a gente adquira a capacidade de boicotar e de se unir em protesto. Só acordarão para isso quando perceberem que estão perdendo dinheiro. Só conhecem essa língua.

  • Wanderson Gomes da Silva

    Nossa!!

  • Wanderson Gomes da Silva

    Mauro Beting…Sou amante do bom futebol, torço para o cruzeiro, e devo dizer que sou fã do seu trabalho, exatamente por isso que vc escreveu. A tempos que nós mineiros( e outros estados também) “imploramos” pelo benefício da igualdade, queremos apenas imparcialidade, não nos importamos com críticas quando merecedores, e como todo bom torcedor gostamos de sermos elogiados quando for a ocasião. Não se pode menosprezar, diminuir ou até mesmo tratar com indiferença clubes como Inter, Grêmio(entre outros), e principalmente um cruzeiro que é exemplo de organização, estrutura e agora elenco, talvez esses times(incluindo o São paulo) são os clubes mais estruturados do Brasil na atualidade. Vc foi genial mais uma vez reconhecendo…isso prova um pouco do teu caráter ilibado…parabéns rapaz…A sua humildade te torna grande nessa “terra” ( entenda imprensa) de mediocres…mais uma vez parabéns!!

  • Tiago

    Boa noite!

    Mauro, tudo bem? Também sem nenhuma necessidade de elogios demasiados, gostaria de dizer que na minha perspectiva você é o melhor jornalista esportivo do Brasil. Escreve de forma estilosa e agradável, bem como promove análises bem fundamentas e criteriosas.

    Sinceramente, acredito que você é tudo o que o Juca Kfouri passa a impressão de ser. Enfim, analisando seus comentários e respostas percebo duas características bem interessantes: reflexão e ética. Reflexão ao pensar sobre os próprios comentários, em sua prática e análise. E ética ao vir a público e demonstrar que erro e se precipitou na análise. Isso é admirável, e elogios devem ser feitos em público.

    Gostaria de ressaltar uma coisa que percebi nos últimos jogos de Cruzeiro e Grêmio: esse discurso de superioridade do time gremista surgiu da necessidade de justificação do técnico Paulo Autuori frente à midia nacional, pois foi um resultado, que convenhamos, nem os cruzeirenses esperam. Posteriormente, parece que a imprensa nacional adiriu de modo passivo e acrítico ao discurso do técnico gremista, o que é lamentável.

    Diga-se de passagem, o técnico do Grêmio foi extremamente arrogante e prepotente em suas análises! Muito desagradável, porque acho que é importante o reconhecimento do outro, quando este é melhor.

    Nesse sentido, acredito que essa visão parcial em relação ao time celeste (…) foi uma aceitação passiva do discurso do técnico! O que é lamentável, pois cria uma “tendência interpretativa” na mida nacional e promove uma visão parcial do real. Revela tambem que muitos joranalistas esportivos não conseguem elaborar visões próprias, apenas reproduzindo ideias. E você, na minha visão, está alheio a essa tendência.

    Obrigado, e, sinceramente, meus Parabéns! Pela honestidade e integridade.

    P.S: sou de minas, e torcedor cruzeirense.

    TIAGO, valeu por tudo, meu caro.
    De fato, profissionais como o Autuori merecem muito respeito e admiração. e, por conta disso, acabam blindados de críticas maiores.
    mais um erro nosso.

    valeu por tudo, e parabéns pelo provável tri, dentro do que é possível prever algo no futebol.

  • Sanderson

    Mauro, você tem crédito com nós cruzeirenses. Raros são os jornalistas de SP que falam de times de outros estados e você é uma das poucas excessões.
    Aliás, aproveito este espaço para externar minha indignação.
    Nesta quinta acordei às 07:00 e, como de costume, liguei a tv enquanto me aprontava para o trabalho. Em meia hora ouvi pelo menos 3 manchetes referente ao jogo do Corinthians.
    Hoje acordei no mesmo horário, liguei no mesmo canal, porém fiquei um pouco mais em casa (50 min)…. e não vi nenhuma matéria referente ao jogo do cruzeiro.
    Isso é revoltante! Moro em MG e sou obrigado a ouvir todo dia notícias de times q não me interessam…..

    Mais um fato:
    Ontem minha mãe me viu reclamar sobre esta badalação da imprensa sobre o corintinhas….ela, que não entende nada de futebol me disse…Isto é inveja meu filho? Só pq o corínthians ganha tudo? Perguntei…Tudo o q mãe? Ela disse: Uai, não acompanho futebol e sempre ouço que o Corinthians foi campeão…Disse a ela: Mãe, é pq o título + importante do ano é aquele q o Corinthians ganha… Ano passado a série B valeu + que a série A e este ano a Copa do Brasil vale muito… mas muiiiiiittttoooo mais que a Libertadores…
    Ano q vem, se o corinthians ganhar a Libertados e o Brasil a Copa do Mundo….coitado do Brasil…

    É revoltante….
    E viva a audiência! Viva a podridão.
    Desculpe o desabafo e erros de português..estou p da vida e com sono.
    (Vamos cruzeiro querido de tradição! Libertadores ser campeão! Mesmo que valha menos que a Copa do Brasil)

    SANDERSON, ótimo comentário. de fato, sei bem, o sono não faz bem ao texto. hahahahaha/
    mas o que a sua mãe falou é algo realmente interessante. para estudar. ou apenas fazer o certo.
    abs, mauro

  • Eduardo

    Mauro,

    Parabéns por ter reconhecido seu erro e ter pedido desculpas em público, ao contrário de quase todos os outros jornalistas

    Sou cruzeirense e moro no estado de SP e aqui sim existe um bairrismo insuportável “pró eixo”. É por causa destes jornalistas bairristas que o pessoal daqui sabia até a cor da cueca do Ronaldo, mas não sabia de onde tinha vindo o Ramires, quando ele chegou à seleção.

    Peço que você e seus colegas reflitam um pouco sobre isso reconheçam mais os feitos das equipes fora do eixo. Para mim, um time fora do eixo chega a uma final de libertadores tem muito mais mérito, pois recebem cotas de TV e patrocínio muito menores, não tem a imprensa a seu favor e muitas vezes têm que passar por cima da arbitragem.

  • Renato

    se tem uma pessoa que sempre procura valorizar os outros estados fora do eixo rio-sao paulo e o Mauro Beting é claro q vc tem q melhorar muito ainda Beting, mas esta no caminho certo, e admitir um erro sao pra poucos, mas uma coisa vc pode ter certeza vc sempre tenta ser imparcial as vezes talvez nao seja mas vc procura ser honesto sempre e justo, isso e o q importa
    Parabens sao de pessoas assim q o jornalismo precisa.

    RENATO, muito grato. dentro de minhas tantas limitações, uma que tento superar é não me atrelas aos limites geográficos. nem sempre consigo. e o erro no texto, reitero, não tem a ver com um time mineiro. foi apenas uma infelicidade com o classificado. fosse mineiro, gaúcho ou o meu Palmeiras.

  • Paulo

    Acho que vocês, cruzeirenses não conhecem a força e influência de seu time pelo Brasil. O meu time, Santo André, tinha as cores amarelo e branco, que são as da cidade, mas em 1973, quando mudou para Esporte
    Clube, adotou o azul e branco… adivinhem porque? Eu tinha 15 anos quando assisti pela TV, ao vivo, a conquista da Libertadores, em 76, com aquele gol de falta do Joãozinho, quando todos esperavam que fosse o
    Nelinho o batedor… Era outra época, haviam os militares, o nacionalismo exagerado. Mas todo o Brasil vibrou com aquele título, o primeiro desde o Santos de Pelé.

    Ok, quase todo o Brasil.

    Hoje meu filho mais velho tem um colega, de 13 anos, que é Cruzeirense, entre tantos corinthianos e são-paulinos, aqui em Sampa.

    Mas esperar coerência da Globo ou da CBF é querer demais. As emissoras cometem o erro (não só no campo esportivo) de menosprezar a inteligência dos espectadores, e pensam que seu público só se interessa por mais do mesmo, sempre.

    A maioria prefere assistir aos jogos do seu próprio time, é claro, e é razoável entender-se que os clubes de maior torcida tenham maior cobertura, mas uma final de Libertadores teria sim uma grande audiência (e qualificada), se houvesse um pouco de promoção inteligente da partida. Acho que vai passar no Sportv, mas no horário “global” (10 da noite, depois da novela, imposição da programação da TV) que (pra mim) não dá para assistir.

    É uma droga! (ia escrever outra palavra, mas em respeito aos leitores e ao Mauro, fica essa mesmo). E desculpem o desabafo: é tanta mediocridade de grande parte da imprensa, tanto nojo que dos políticos (nesse ponto, talvez, haja unanimidade nacional) com tantos e tantos escândalos e tudo fica igual, e temos que engolir emissoras burras e parciais, que mascaram as tramissões ao vivo, de acordo com o script já pronto, e tudo girando em torno do imediato, do dinheiro fácil, do comodismo e ganância…

    E vamos de timão na quarta-feira! Tomara que o ibope dê traço!!

    Paulo (corinthiano, ramalhino e cruzeirense desde pequeno).

    PS. Mauro, de onde vem “baba-ovo” ?!?

  • Leandro Bielby

    Muito bacana sua atitude Mauro. Juro que quando li nao acreditei que fosse aquele mesmo comentarista ponderado e imparcial que vejo na televisão. Me fez pensar que era um Noronha, um Neto, ou um Milton Neves da vida. Você tá de parabéns, continue assim que você sempre terá o reconhecimento da China Azul. A gente só quer imparcialidade, mais nada. Muito obrigado pelo apoio. Fica com Deus e um abraço de um grande representante da torcida do Cruzeiro. Bom trabalho!

    LEANDRO, muito grato pela atenção e compreensão. boa sorte e triparabéns

  • Franklin Bronzo

    Mauro Beting,
    Desde sua fundação, em 1921, como S.S. Palestra Itália, o nosso amado Cruzeiro E.C. conta, apenas, com seus próprios méritos e esforço para atingir seus objetivos. Verdadeiro Clube do Povo do Estado de Minas Gerais, posto que fundado por imigrantes e descendentes, operários e pequenos comerciantes da Capital Mineira. Nunca uma agremiação costumeiramente bafejada por favores oficiais e proteção da mídia e da elite sócio-política locais. A despeito dessa verdade, agigantou-se no coração de todas as etnias e é, hoje, além de detentor da maioria esmagadora da torcida no Estado, o clube que cativa e encanta o chamado “povão”. Um abraço e parabéns pela sua conduta, que só dignifica os jornalistas que fazem jus a esse nome!

  • Vinicius

    Todo cruzeirense que se preze não assiste à Globo(inclui a Sportv)
    Achei que iria ter que fazer o mesmo com você, Mauro.
    Mas pelo jeito você pelo menos confessou que não vê graça alguma em torneios em que não esteja nenhuma das meninas dos seus olhos.

    Mauro, você está num meio sujo, putrido, onde o lucro é visado em detrimento do respeito e do mérito; onde os jornalistas se aderem como ovelhas adestradas aos interesses da empresa onde trabalha, e fazem trabalhos de enojar os não contemplados por suas metas.
    Mas parece que às vezes você tem noção da lama em que você está, e a reconhece como tal.

    Grande abraço.

  • Paulo Nunes

    Mauro Beting
    Parabens você foi brilhante!!!
    Eixo Rio-São Paulo,Com certeza não da atenção q nós merecemos aqui de minas e dos outros estados.Os feitos dos clubes fora do Eixo são diminuidos realmente…Mais por outro lado eu entendo “vocês” eles garatem mais audiênca e com isso vem o Dinheiro…Apesar de entender não concordo!!!Mas…
    Jornalista Humano como você q achou q errou.Teve a Humildade e a Sabedoria para reconhecer esse “erro”.Jornalista como você q faz agente ainda ter esperaça q seremos tratado da mesma maneira q o do Eixo Rio-São Paulo no esporte e no geral!!!

    Posso está caindo em contradição em algum momento…
    Mas também não concordo com as pessoas q te julgaram q você errou. Tenho certeza q se vc fez isso foi pq vc viu q estava “errado” e não foi pq as pessoas vieram e te criticaram…Foi pq se sentiu msm “errado” nesse momento.Abração Mauro continue assim q vai ainda mais longe nessa vida!!!

    Torço para o Cruzeiro e sou de Minas tbm!!!

  • Sergio Branco

    Boa,
    É bom agente reconhecer as nossas falhas.
    Existe e é fato uma grande indignação das torcidas com a midia,
    em função da midia so ter olhos para o eixo rio-sao paulo, e realmente
    é triste, pois os os times fora do eixo nao conseguem patrocinio adequado e o que é pior nao conseguem torcidas… vc acha que o flamengo e o corintians tem as maiores torcidas pq?
    Sito como ex. a final cruzeiro x gremio a rede globo passou para o brasil inteiro menos rio-sao paulo, ou seja os maiores mercados consumidores, como um patrocinador vai querer investir o seu produto sendo que na hora de aparecer pro maior publico nao aparece…
    Infelismente os brasileiros sao bairrista, e a midia tbm
    Mas esta na hora de quebrar isso, de o primeiro passo faça a historia vc tem a oportunidade

  • Alexandre Monteiro

    Sou Atleticano e apesar dos pesares , mesmo que seja “falando” de nosso rival, acho muito importante conseguirmos abrir espaço da imprensa Paulista. Nao vou comentar a carioca pois é outra historia, além de ser de qualidade e competencia duvidosa, veste as camisas de seus times por baixo dos uniformes de trabalho. Obviamente que há excessões.
    Fico indignado em saber que a Globo nao vai transmitir a final da Libertadores para o eixo “do mal” (Rio Sampa) , pois prefere passar jogo do Brasileiro ou de qualquer outra coisa, menos dar valor ao Torneio que neste ano esta sem paulista ou carioca na final.
    A globo prefere reprise de Timao x Juventus a abrir espaço para times de Minas ou Rio Grande do Sul…lamentavel sob todos os aspectos!
    Um abraço

  • carlos amendola

    O futebol está ficando chato. Além das arbitragens que permitem a violência dentro de campo, não vejo jogadores com o talento de antigamente. Para mim, Robinho é fraco, Kaká é mediano e Ronaldinho é artista de circo.
    No Brasil, o único batedor de faltas que podemos respeitar é um goleiro, veja só onde chegamos.
    Ronaldo gordão, caindo aos pedaços, é o melhor atacante dos trópicos, ninguém é melhor que ele, isso é um absurdo, mostra a total decadência do nosso futebol. E a imprensa rasga elogios ao Keirrison, Tyson, Nilmar, Neymar, Kleber gladiador, jogadorzinhos de meia tigela, como diria o nosso Trajano.

  • Paulinho Marra

    Mauro,

    Sempre te achei um dos melhores comentaristas do pais. Mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com aquele post. Decepção que veio a ser amenizada agora.

    Saluti Celesti

    Avante la bestia negra!

  • Felipe

    É raro ver uma coisa dessas entre comentaristas: reconhecer algo. Mesmo que nao tenha sido um erro propriamente dito, apenas um tom mal posicionado. Admiro sua posição!

    E espero que mais jornalistas tambem passem a enxergar os fatos e prestar atenção no outros times do Brasil. No momento, é MG na cabeça no futebol!
    Até!

  • alessandro rodrigues

    e ai mauro bacana, vc ja está desculpado .
    deixa te perguntar uma coisa porque a cbf não vende o direito
    de transmissão para outra emissora(record)?já que a proposta deles foram superiores a da globo.Talvez essa briga de ego que existe entre nós que não somos do eixo rio/ sp se deve ao fato dessa emissora só passar jogos de clubes do eixo, e tem uma coisa o futebol
    carioca acabou tem muito tempo ja não da mais para ver jogos desses times e a gente tem que aguentar . esse programa de esportes da band (11,30) não fala 5 minutos de todos os clubes juntos e o resto é so corinthias. ontem eles passaram 3 charges do corinthias, coletiva do mano,o Lula recebendo jogadores os jogadores falando do ronaldo etc…
    Já que o programa é tão paulista por que não tira ele da grade de minas.
    até pra falar do time listrado que está na liderança tem má vontade.
    E esse negocio de jogo depois que acaba a novela é duido quando o sbt transmitia a cp do brasil os jogos eram 20;30 . fora globo e viva o controle remoto. abraços e sucesso

  • http://www.ferreiraneto.com.br Custodio Neto

    Apesar de concordar que há menos atenção de alguns jornalistas de SP e MG com times do RJ e RS, também concordo que isto é ditado por questões comerciais.

    Entretanto, sou mineiro, moro no RJ há mais de 10 anos, lógico que gostaria que o meu GALO fosse destaque dia e noite em todos os canais, radios, bloques, etc mas não consigo incorporar esta odéia do eixo.

    Ora bolas, quando quero saber algo do GALO vou no Superesportes ou liga a Rádio Itatiaia. São veículos mineiros que dão mais destaque aos times mineiros assim como a Band destaca os paulistas, a Globo os cariocas, etc.

    Fico satisfeito com a Itatiaia, onde consigo assitir qualquer amistoso do GALO.

    O que eu lamento não é o destaque dado ao time mas são comentaristas despreparados emitindo opiniões desencontradas da realidade.

    Isto nada tem a ver com a síndrome do eixo maldito.

    Muitos comentaristas, o que não é o seu caso, simplesmente se acomodam em seus cargos e salários e emitem opiniões como se fosse verdades supremas mas sequer sabem a escalação base dos time que estão exaltando ou criticando.

    Portanto, DISCORDO DO SEU PEDIDO DE DESCULPAS.

    Você, PVC, o velho Luis Mendes, dentre outros, podem emitir opiniões favoráveis ou contra os times, pois, antes das opiniões, vocês os estudam.

    Repetindo: lamentável não é a opinião desfavorável. Mas a opinião emitida sem conhecimento prévio do time opinado, o que não me parece o seu caso.

    E convenhamos: Cruzeiro e cruzeirenses nasceram e vão morrer com o direito de não ter direito a nada. rsrsrsrsrrsrsrrs

  • Leo Martins

    Sou Cruzeirense e semprei acompanhei seu blog e os programas de tv que participa e posso dizer que nunca vi de sua parte o “bairrismo” que estao te colocando, pelo contrario… vc a meu ver, sempre defendeu o cruzeiro quando era merecido principalmente naquele programa que participava com Milton Neves que era um “antro” de bairristas.

    Te parabenizo pelo blog, e te digo que desde que conheço ele que esta como um dos favoritos no meu IE.

  • HAROLDO GEOFFROY DE SOUSA

    Olá meu caro Mauro Beting, um palmeirense, assim como eu e tantos outros. Estou aqui para lhe defender, e dizer que voce realemente estava errado no seu primeiro comentario sobre o jogo do cruzeiro, mas todos nos erramos, e voce deu a cara a tapa e foi la e fez outro post, escrevendo melhor e inclusive, o mais importante, pedindo desculpas. Agora quanto ao bairrismo que sabemos que existe a favor de times de sao paulo e rio de janeiro, gostaria de relatar e pedir sua opiniao sobre dois assuntos: o primeiro envolve a decisao do campeonato brasileiro de 1974 (nao me recordo se foi este o ano) entre Vasco x Cruzeiro. Por que a diretoria cruzeirense permitiu que fossem realizados os dois jogos no rio de janeiro? Deveria ter alguma explicaçao. E o segundo episodio, que poderia ter “prejudicado” um time paulista, foi quando o árbitro MINEIRO Márcio Resende “Ladrao” de Freitas, nao marcou aquele penalti escandaloso em cima do Tinga, e ainda por cima teve o descaramento de expulsá-lo. Era hora, mais uma vez, de representantes de minas gerais começarem a mudar este bairrismo que existe. Entao, eu concordo que existe um bairrismo de certa forma ate exagerado, mas me desculpem os mineiros (ate mesmo porque eu moro em minas gerais, minha familia e toda mineira e minha namorada tambem é, alem de cruzeirense) que nao podem ficar reclamando de bairrismo, sendo que, quando eles têm oportunidade de “ficar por cima da carne seca”, eles nao fazem nada.
    Um grande abraço à voce que é um excelente jornalista e que tem seus erros e acertos, asism como todos nós.

    HAROLDO, em 1974, oficialmente, o Cruzeiro perdeu o mando, absurdamente invertido, pela invasão de campo do presidente e do treinador em jogo contra o Vasco, no quandrangular final. Também nao houve aqueeeeeeeela briga por parte da direção.
    Em 2005, Márcio foi muuuuuuito mal. Mas ele não era a favor de um e contra o outro. foi apenas contra ele mesmo. mais uma vez.

  • Helderson Andrade

    Mauro, leio e acompanho você a muito tempo, mas nunca havia comentado nada, sou cruzeirense e quando seu post sobre o jogo, pensei vou escrever pra esse cara afinal quem ele pensa que é?? meu time ta na final da Libertadores e ele escreve isso!!! Mas deixei pra lá.
    E hoje ao entrar novamente no seu blog li esse novo post e não podia deixar de comentar, parabéns pelo reconhecimento e pelo postura de assumir. Nós fora do “eixo” só queremos reconhecimento quando estamos indo bem. E vc tem feito muito bem isso, tem até falado do Leonardo Silva, coisa que nenhum outro faz.

    Mais uma vez parabéns, apesar de não te conhecer vc mostra ser uma pessoa muito correta acima de tudo e é isso que vale!!!

    Abraços

  • baianim

    criticam a falta de apoio da midia nacional ao cruzeiro.estão corretos.mas antes de criticarem deveriam vestir a identidade da terra em que nasceram.em juíz de fora,mg,a sensação é que estamos no rio de janeiro tamanha a obseçâo que o povo de la tem pelos times do rio.não é a toa que são chamados de cariocas do brejo.na propria capital o que tem de falsos cariocas não está no gibi.o povo mineiro precisa vestir a camisa da cultura e identidade mineira para depois cobrarem respeito aos outros.HONREM A GRANDE CULTURA MINEIRA.

  • alessandro rodrigues

    haroldo, em relação a decisão de 74, o cruzeiro “vendeu ” o jogo por que ele sabia que venceria o vasco em qualquer campo. O que não contava era com o armando marques roubar descaradamente ,e em relação ao marcio resende não foi mal intenção ele é que era ruim mesmo,e infelizmente ele como o right e outros depois viram comentaristas da globo pra falar mal da arbitragem.

  • Otto

    Oi Mauro.
    Parabéns pela sua, digamos assim, “retratação”.
    O que acontece e o que amargura os corações apaixonados dos times fora do eixo “SP-Rio” é que raramente existe o reconhecimento da imprensa.
    Nunca somos nós quem ganhamos, mas são os times do eixo é que perdem.
    Na 6a feira, no dia seguinte ao Cruzeiro ter conseguido a vaga para disputar a final do principal torneio continental, as manchetes dos inúmeros blogs, dos diversos sites, e dos principais jornais eram : “Corinthians Campeão”, “Muricy não sabe se vai para o Palmeiras”, “Adriano tá de diarréia” e por aí vai. E num cantinho uma nota sobre o feito do Cruzeiro.
    Isto traz muita revolta aos torcedores e até entendo, mas não justifica, a maneira mal educada e hostil de como eles postaram suas mensagens.
    Para você ter a dimensão desta revolta, basta lembrar a final da copa do Brasil de 2003,onde o Cruzeiro tinha um verdadeiro esquadrão, meteu 3 a zero em vinte minutos contra o Flamengo, e num lance no meio do 2º tempo, quando o Flamengo fez um gol, o narrador, famoso no Brasil pelo seu ufanismo, berrou nos microfones : se o Flamengo fizer mais 2 o Flamengo é campeão. A reação no Mineirão foi imediata. Um coro de 80 mil torcedores mandando este narrador ir tomar no…….
    Posso até estar errado, mas duvido que ele apareça aqui em BH na final.

    O que nós torcedores dos times fora do eixo exigimos é respeito, e, são jornalistas como você e mais alguns é que estão aos poucos mostrando, ou pelo menos tentando, que o Brasil é muito mais do que SP e Rio.

    Grande abraço. e mais uma vez parabéns pela humildade em postar suas desculpas.

    OTTO, talvez, de fato, eu nem precisasse escrever tudo que me desculpei. foi apenas um tom equivocado da minha parte. uma má jornada, enfim. mas é quem, de fato, são tantas as nossas pisadas em São Paulo e Rio que a bronca é mais que justa.

  • lampiãoraposa

    Caro Mauro,
    Não me estenderei no comentário, pois meus conterrâneos cruzeirenses das alterosas já disseram o bastante.
    Mas só uma coisinha, será que algum “José” lá do Nordeste ou do Norte do Brasil, mesmo do Sul, onde choraram tantos azuis/colorados nesta semana, não gostariam de ver a final da competição de clubes mais importante do continente? Ou será mesmo que preverem ver a um Corínthians X Fluminense, com todo respeito pelo brasileirão que também queremos e sabemos que vale mais do que a outra Copa, mas que, no momento, é um jogo sem importância. Isso é uma grande desconsideração pelos brasileiros que gostam de futebol e não podem vê-lo sem a tv aberta. Além da desculpa canalha dada pelos cartolas de que o time de SP merece descanso até quarta. Será que os derrotados Inter e Grêmio, menos motivados, portanto, não mereceriam também um descanso?
    Infelizmente, tenho que confessar que estou cheio de baboseiras, pois sofro isso duplamente sendo um cruzeirense que vive em Juiz de Fora, onde “Impera” o culto aos baladeiros do Rio.
    É muita falta de profissionalismo.

    Abraços muito respeitosos de quem te considera.

  • ADRIANO

    PARABÉNS CRUZEIRO O RIO GRANDE DO SUL ESTÁ COM VOCÊ, VENCEU O GRÊMIO DE FORMA BRILHANTE SEM PRECISAR DE ARBITROS, CBF, MSI, ZVEITER, CONAF. REALMENTE OS PORTENHOS SÓ CONHECEM CRUZEIRO, INTER, GRÊMIO, SÃO PAULO, SANTOS, PALMEIRAS, FLAMENGO, VASCO, APENAS CLUBES QUE GANHARAM A LIBERTADORES E OUTRAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, JÁ O GALINHA MORTA DE SP NINGUÉM OUVIU FALAR, SÃO COVARDES NÃO HONRAM O BRASIL.
    CHORA GLOBO O TEU TIME DE GALINHA MORTA DE SP VAI SER ELIMINADO DA LIBERTADORES O ANO QUE VEM.

  • http://www.Cruzeiro.Org João Chiabi Duarte

    Prezado Mauro Betting,
    Se elogiei o Juca Kfouri, André Kfouri por não terem vergonha de dizerem por quem torcem, quero dizer que a sua conduta jornalística é perfeita também quanto a isto.
    Só que desta vez você se superou. A HUMILDADE é uma das 3 maiores virtudes de um HOMEM que tem que ter no mínimo 3 H’s : ser Homem na verdadeira ascepção da palavra, tem que ser Honesto e tem que ser Humilde.
    Reconhecer que disse verdades, mas, sem dar o brilho merecido pela classificação à final da Libertadores foi bonito de se ver.
    Não foi por puxa-saquismo ou babação de ovo, mas, por entender que o êxito cruzeirense mereceria maior destaque.
    Entretanto, o que mais me incomoda neste processo é que a Globo ao invés de passar a final do Cruzeiro para todo o Brasil, vai transmitir o jogo Corinthians x Fluminense… que medo é este de nos dar a oportunidade de conquistar novos torcedores Brasil afora ???
    Porque continuaremos obrigados a consumir Corinthians ou Flamengo todas as vezes que a gente chegou lá ???
    Mauro, isto é de uma covardia ímpar… A imprensa ainda na sexta-feira mostrava e destacava o Corinthians passando por Brasília, mostrava o Adriano de piriri (porque comera um Hot Dog às 6 da manhã e estava indisposto para treinar)… mas, não dava o devido destaque ao time brasileiro que restou vivo na competição mais importante das Américas.
    Pelo menos você reviu os seus conceitos, mas, e a MIDIA ?
    Saudações Azuis – João Chiabi Duarte

  • Felipe Marçal Repolês

    Mauro,

    Já passou alguns dias do ocorrido mas só agora pude escrever aqui. Quanto ao reconhecimento das críticas recebidas, parabéns! Não é fácil aceitar e assumir os erros e críticas. E venho aqui expressar minha admiração ao seu trabalho e reconhecer a sua pessoa como uma das poucas luzes na imprensa nacional, visto que análises descabidas e tendenciosas não fazem parte somente da imprensa do “eixo”. Aqui em Minas mesmo temos exemplos clássicos de péssimos jornalistas que não fazem um mínimo de esforço pra fazer um trabalho sério. Continue assim e será sempre respeitado e admirado. Desde 2003 quando vi você apontar o cruzeiro como favorito ao título brasileiro daquele ano, após a vitória sobre o santos na vila belmiro em um programa da MTV (enquanto os jornalista do “eixo” teimavam em ignorar o cruzeiro e falar somente sobre o santos) acompanho seus comentários, e digo com toda certeza que é um dos poucos que entende realmente de futebol e consegue fazer um trabalho sério na imprensa! PARABÉNS!

    E RUMO AO TRI!!! VAMOS CRUZEIRO QUERIDO DE TRADIÇÃO! LIBERTAORES SER CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

  • HAROLDO GEOFFROY

    MAURO

    AINDA NAO VI UMA RESPOSTA SUA SOBRE MEU COMENTARIO QUE FIZ LHE DEFENDENDO E FAZENDO DUAS PERGUNTAS. AINDA AGUARDO SUA SERENIDADE.

    ABRAÇOS

    HAROLDO GEOFFROY

  • Leonardo Bruno de Andrade

    Parabéns Mauro,
    Vc é um dos poucos jornalistas que respeito, pois sei que é imparcial. Acompanho os seus textos pois sei que terão analises claras e verdadeiras. Por isso só tenho a agradecer.

    Cruzeiro rumo ao tri, mas sem salto alto.

  • http://deivid.flserio.zip.net deivid

    Mauro parabens pelo seu reconhecimento do erro.
    Isso ti engrandece como jornalista sem duvida alguma.
    Admiro seu trabalho como jornalista e espero me tornar um algum dia

    se puder visite meu blog
    falo de tudo um pouco
    abraço
    http://deivid.flserio.zip.net

  • Gilmar

    Mauro,

    Apesar da sua opinião de que o Cruzeiro é o favorito para a final, não creio que esse favoritismo seja tão explícito assim, se levássemos para o lado das coincidências o que vem o ocorrendo muito atualmente, diria que essa libertadores está muito parecida com a de 2008, e o cruzeiro está muito parecido com o Fluminense, que tirou os adversários considerados os mais difíceis.
    Mas como futebol e supertição nem sempre andam lado-a-lado devemos analisar os times, sou corinthiano e gosto muito de futebol, mas não vejo no cruzeiro toda essa superioridade alíás analisando as peças principais de cada time eu daria o favoritismo aos Argentinos, aí vc poderia me dizer que a força do cruzeiro está no conjunto, o que concordo completamente, mas não vejo no cruzeiro força suficiente para bater o Estudiantes.
    Vamos fazer um breve raio x das duas equipes.
    No gol vantagem cruzeirense, o Fábio é muito melhor que o Andújar, mas se a decisão for para os penaltis, a vantagem passa para o argentino.
    Na zaga vantagem para o time argentino, apesar de Leonardo Silva (fraco na minha opinião) estar vivendo um grande momento, a zaga argentina conta com Schiavi, experiente em libertadores e Desábato e apesar da polemica envolvendo o Grafite não deixa de ser um bom zagueiro bem ao estilo argentino.
    Não acredito q nenhum dos laterais cruzeirense seja tão completo quanto angeleri, q ataca e defende bem.
    O meio-campo do cruzeiro pode fazer a diferença na final por estar mto bem arrumado,mas só irá fazê-lo se o Ramires lembrar que ainda está jogando pelo Cruzeiro, na minha opinião não está se doando tanto como deveria. Mas é no próprio meio campo que os Argentinos tbm podem fazer a diferença, pois eles têm uma peça rara ultimamente no mundo q é o Verón um dos poucos cracks remanescentes no mundo, no ataque dou um empate, o taque do estudiantes é técnico e o do Cruzeiro é mais na base da força, isso se o Kléber não for expulso é claro!!!

    Palpite dá Estudiantes, e vc Mauro o que acha?

  • Roger

    Bom Valeu e obrigado e parabens pela humildade de reconhecer que as
    vezes ,nao so vc,mas todos nos cometemos erros.

    O meu Cruzeiro nao e o melhor time do Brasil
    mas tbem nao ha time melhor que nos
    podemos enfrentar todos de frente a frente
    principalmente no Mineirao onde estamos quase sempre imbativeis
    porque la esta a china azul
    A torcida que faz a diferenca especialmente nas decisoes

    eu com todo coracao para o meu Cruzeiro nesta final
    porque eu acredito e muito que a Libertadores sera nossa
    PS Mauro O Cruzeiro de 76 era muito melhor do que o de hoje
    mas o de 66 era fantastico
    e eu tive a oportunidade de nos meus seis anos de idade
    estar presente no Mineirao na goleada de 6 x 2 no Santos
    onde comecou a minha saga como um Cruzeirense doente
    e orgulhoso de ser torcedor deste grande CRZEIRO ESPORTE CLUBE

    A LIBERTADORES SERA NOSA

  • laercio

    Mauro,lí alguns comentarios de seu blog,e um me chamou atenção.
    voçê diz que acompanha futebol desde 72,por acaso vç se lembra
    do maior time da época?Comecei acompanhar mais futebol após
    a copa de 70 e o maior jogador que ví jogar foi Rivelino para mim
    depois de pelé foi o melhor!(opinião pessoal).
    Agora sobre o time que comentei:leão,eurico, luis pereira,alfredo,e zeca
    dudu,e ademir da guia,edu,leivinha(o maior cabeceador de todos os tempos),cesar,e nei.tô certo ou errado?

    LAÉRCIO, estou contigo e não abro. No Brasil, Rivellino e Zico. Até pelo carinho que tenhos por eles.
    ah, e aquela academia…
    abraços palestrinos.
    parabens pelos comentarios de futebol na band.
    e manda o milton torcer mais pelo time dele,e não ficar puxando pelo
    dos inimigos,ehehe
    laercio