AO VIVO – ÁFRICA DO SUL 0 X 1 BRASIL

por Mauro Beting em 25.jun.2009 às 15:29h

Little box of surprises!

O futebol é uma “caixinha de surpresas”; é o que Joel Santana deve falar para o valoroso time que montou pela África do Sul, que travou o Brasil, e só levou um gol de falta no fim

Dunga está cada vez melhor. E com cada vez mais estrela. Botou Daniel Alves na lateral esquerda aos 36 de um jogo complicado, e, seis minutos depois, numa falta sofrida por Ramires, Daniel soltou a bota no ângulo do bom Khune. Golaço e mais uma decisão de Copa das Confederações para o Brasil. A mais fácil de todas. Dentro do que existe de “fácil e previsível” no futebol.

Pela “rait”, pela “lefti”, pelo “midium”, o Brasil foi travado pelo 4-3-2-1 muito bem armado por Joel Santana. Ele mostra que sabe falar a língua que importa no futebol mundial. Extraiu bola de pedra num futebol incipiente. Conseguiu fazer com que uma equipe limitadíssima truncasse um Brasil pouco inspirado. E ainda tivesse ao menos três boas chances de fazer gol. Pelo menos uma defendida apenas por um goleiro do nível de Júlio César.

Mais uma vez, o Brasil foi montado num 4-2-3-1, o melhor jeito de não afundar Gilberto Silva entre os zagueiros, e dar a Felipe Melo uma participação mais eficiente à frente da zaga. Desse modo, Ramires pode sair mais à direita, Robinho recua um tanto do outro lado, e Kaká segue sendo o articular para, por dentro, encostar em Luís Fabiano. O problema é que, bem cercados por Pienaar e Tshbalala, os laterais brasileiros avançaram pouco. Com a pouca movimentação de Robinho (e a partida ruim tecnicamente), sobraram apenas Kaká e Ramires para a criação. Luís Fabiano também não foi o de sempre. E o Brasil criou o menor número de chances em toda a competição.

Era jogo que fedia prorrogação até o belo gol de Daniel Alves. Mais uma aposta felicíssima de um Dunga que se mostra seguro como o time, ousado como costuma(va) ser o futebol brasileiro, inventivo como ainda é o talento nacional. E, para domingo, favorito como sempre é a Seleção Brasileira.

BRASIL – 4-2-3-1 – Júlio César-1; Maicon-2, Lúcio-3 (capitão), Luisão-14 e André Santos-16; Gilberto Silva-8 e Felipe Melo-5; Ramires-18, Kaká-10 e Robinho-11; Luís Fabiano-9.

ÁFRICA DO SUL – Khune-16; Gaxa-2, Mokoena-4, Booth-14 e Masilela-3; Dikgacoi-13, Mhlongo-5 e Modise-12; Pienaar-10 e Tshbalala-8; Parker-17

COMEÇOU – 15h33. Palpite inicial. Brasil 3 x 1.

4min – Brasil se define taticamente no 4-2-3-1. Felipe e Gilberto lado a lado; Ramires espetado pela direita, Robinho mais recuado à esquerda, Kaká por dentro, Luís Fabiano à frente. Sul-africanos esperam. Mas tentam algo pelo lado esquerdo.

7min – Marcação adiantada brasileira atrapalha a já complicada saída de jogo do time de Joel. Pela rait, léfti e também pelo midium.

11min – Ramires, de canhota, da meia direita, bate para boa defesa de Khune. Brasil bem, mas rival marca legal, ao menos por ora.

12min – Gaxa manda a bota da meia direita, a bola sai à direita de JC.

15min – Booooooooooth alivia, depois de bela chaleira de Luís Fabiano. Lúcio, aos 9, fez outro lance bonito, com chapéu e tudo. Mas o jogo segue duro. África do Sul, mais calma, faz alguns lances. Agora à direita, com Gaxa e Pinaar sobre o assustado André Santos.

17min – Robinho se solta da esquerda e se mexe. É o que está faltando um pouco ao Brasil para atrapalhar a marcação rival.

20min – Mokoena livre de cabeça, na pequena área, manda por cima. Bobeada brasileira no jogo aéreo. PLACAR VIRTUAL – 1 X 0 ÁFRICA DO SUL.

22min – Tá ficando difícil… E chato, também.

25min – Vuvuzellas roncam, alguns torcedores pela TV, também. E o Brasil não consegue fazer o jogo dele. O bom é que a África do Sul avança e dá espaço para o letal contragolpe brasileiro. Mas é dever reconhecer: por ora, o time de Joel faz a melhor exibição na Copa.

28min – Tshbalala bate a falta de canhota, bem JC para escanteio. Os caras tão chegando…

29min – Dunga com cara de poucos amigos no banco… E, na boa, quando ele está com cara de Roberto Carlos, o cantor?

30min – AMARELO. FELIPE MELO. Falta em Gaxa.

31min – Primeira arrancada de Kaká, primeira saída pela esquerda de Ramires. É o jogo.

32min – L.Fabiano impedido. Mas a defesa com os pés de Khune foi impressionante. Ele não é um cone. Perdão… Não resisti.

33min – Pancadão de A.Santos de sem-pulo. Boa defesa do goleiro. PLACAR VIRTUAL – 1 X 1.

35min – Vaaamos, gente! Preciso pegar as crianças na escola… Não quero prorrogação. Vamos ter um dia a menos de descanso que o rival. Não vamos ter 30 minutos a mais de jogo.

36min – Uhhh. Kaká, da meia esquerda, a la Kaká, bateu da meia esquerda e quase fez um golaço. PLACAR VIRTUAL – 2 X 1 BRASIL.

41min – Kaká arranca pela direita, boa defesa de Khune. PLACAR VIRTUAL – 3 X 1 BRASIL. Tá faltando mais de Robinho.

42min – Pinaar bate bem, melhor JC. E ainda melhor o árbitro que não viu a bela defesa do brasileiro. Era escanteio. PLACAR VIRTUAL – 3 X 2 BRASIL.

44min – AMARELO. MASILELA. Falta em André Santos.

INTERVALO. Sul-africanos jogaram melhor que a encomenda. Brasil um pouco abaixo. Jogo equilibrado, e de nível não mais que razoável.

16h35 – RECOMEÇOU. Time iguais.

3min – Kaká, agora pela esquerda, bom lance.

6min – Maicon vai ao fundo. Brasil vai mais à frente. Mas ainda é pouco. Bom jogo rival. Congratuleichions, Joel.

7min – África do Sul quer a prorrogação. Por isso, o jogo fica meio sem Gaxa… Que horror! Sorry.

11min – Pienaar chuta, a bola bate em Luisão, e não fosse Júlio César o impressionante goleiro que é para mandar a escanteio, estaria 1 a 0 para eles. PLACAR VIRTUAL – 3 X 3 BRASIL. Momento ruim para a Seleção…

15min – AMARELO. ANDRÉ SANTOS. Falta em Modise. Xi…

16min – Mudar? Ainda não. Mas é preciso, ao menos, a Seleção jogar mais. Se mexer mais. Ousar mais. L.Fabiano chuta para boa defesa do goleiro.

17min – Robinho pega bonito voleio para fora. PLACAR VIRTUAL – 4 X 3 BRASIL.

22min – Jogo igual… Difícil como aturar as cornetas. Deles e as nossas. Nossos laterais não conseguem apoiar, Robinho pouco faz… Sei lá. Em breve, Pato ou Nilmar, mudando um pouco do 4-2-3-1 para o 4-2-2-2.

26min – Pela rait, pela léfti, pelo midiu… Tá difícil pro Brasil. Joel vai mostrando que sabe falar a língua que importa no futebol. Não está deixando a Seleção jogar, e está extraindo bola de pedra. Parabéns desde já.

30min – Como observou João Paulo Dias, vou ter de ligar pra dona Aracy, minha sogra, para pegar as crianças na escola… Fedendo prorrogação, mesmo com o Brasil atacando mais, e a África do Sul fazendo força pelo tempo extra. E o legal é como a torcida faz festa até para arremesso lateral. Eles são um show.

32min – Que tal mudar agora? Ou esperar pela prorrogação? Que tal um juiz inventar um pênalti pra nós?

33min – Gilberto Silva e Lúcio pela meia direita. É o jogo até o fim, Ou até um gol brasileiro.

35min – Júlio Baptista no lugar de, sei lá, Robinho? Ou Felipe Melo, recuando Ramires? Não. Daniel Alves. Maicon não sai… Deve sobrar pro Ramires, que não está tão Ramires. Como o Brasil.

36min – MUDA BRASIL. ENTRA DANIEL ALVES na lateral-esquerda, sai ANDRÉ SANTOS. É… Uma boa. A.S. não estava bem. D.Alves é melhor, mais rodado, menos cansado. E pode ser lateral pelo outro lado. Não é não será Nilton Santos. Mas tivemos grandes destros na posição, como a própria Enciclopédia, como Júnior, como Marinho Chagas.

39min – Juro por Pelé! Até as vuvuzellas não estão roncando tanto. O pessoal está cansado. E estou me cansando de Robinho, que sai com bola e tudo pela lateral… Nilmar? Pato? Júlio Baptista? Gomes? Dunga? Ricardo Teixeira?

42min10s – GOOOOOOOOOOOOOOOOOL. 1 X 0 BRASIL. DANIEL ALVES. GOLAÇO. DE FALTA, PÉ DIREITO, DA MEIA ESQUERDA. Batei no ângulo esquerdo de Khune, indefensável. Estrela do Daniel e do Dunga! Valeu, Bafana Bafana. AMARELO PARA DANIEL por levantar a camisa.

45min – L.Fabiano quase fez. PLACAR VIRTUAL – BRASIL 6 X 3.

46min – MUDA BRASIL. Kléberson entra e sai L.Fabiano. Duas mudanças no time de Joel, que merece todos os aplausos. Mas, enfim, deu a lógica. suada lógica.

47min – Mais uma mexida neles (depois eu escreto), e Brasil vai tentar entrar com J.B. nÃO DEU.

ACABOU. 1 X 0. BRASIL X EUA, NO DOMINGO.

NOTAS

JÚLIO CÉSAR – 8 – Goleiro para mais de metro. Uma defesa sensacional, no tal do momento psicológico da partida. Ou seria semiótico?

MAICON – 5 – Travado por Tschbalalalalalalala, não atacou, e teve problemas defensivos.

LÚCIO – 7 – Apenas o pobre Parker para marcar. Mas, uma vez mais, foi bem.

LUISÃO – 6 – Sem sobressaltos, sem brilho.

ANDRÉ SANTOS – 5 – Apoia bem, e tem um ótimo tiro. Mas, no Corinthians, tem um sistema que o protege. Na Seleção, não. E não pode ter. FÁBIO AURÉLIO ONTEM!

[DANIEL ALVES – 8 – Que nota dar a um lateral-direito que entrou na esquerda, a 36 do segundo tempo, e fez um golaço de falta a 42?]

GILBERTO SILVA – 5 – Mais à frente no 4-2-3-1 bem definido por Dunga, funciona um pouco melhor.

FELIPE MELO – 6 – Sofre com o trabalho dobrado para dar um pé ao lateral-esquerdo de plantão brasileiro.

RAMIRES – 6 – Não manteve a excelente média atual – como todo o time. Mas sofreu a falta do gol, quando caiu pela esquerda, como deveria fazer mais vezes.

KAKÁ – 6 – Correu, suou, armou, arrancou, finalizou. Mas sem o brilho usual. Ao menos não se ausentou.

ROBINHO – 4 – Joga fácil, menino. Joga o que você sabe jogar. Corra. Busque o outro lado. Finalize…

LUÍS FABIANO – 6 – Outro que não foi tudo que é pela Seleção. Vai ter de correr e se mexer mais contra os EUA. Como todo o Brasil.

Tags:

  • Igor Loureiro

    !!!!!!!!!!Rapaz no jogo o brasil precisa melhorar a saida de bola !!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!Precisa ser mais rapidos se não nunca vai fazer gol !!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!Agora esta saindo muito bem se continuar assim vai longe é um 3×0!!!!!!!!!!BLZ

  • Paula

    De quanto está o jogo do Brasil?

  • pedro star

    se o brasil tivesse com ronaldo fenomeno ja estava.. bra 2 x 0 afr

  • silvano

    eu nao estou assistindo o jogo mas estou torcendo para o brasil

  • http://erika14_people@hotmail.com Érika

    O brasil so precisa marca as saidas de bola
    e ir para fiNaL é noiS
    bjss

  • João Paulo Dias

    Mauro….
    Acompanho você na rádio Bandeirantes…..
    Cara incrivel seus comentários, você é muito engraçado no que fala…tem umas tiradas que até estou prefiro sua “narração” digo “escritação” (péssima digna de quarta de madrugada na band)…do que qualquer uma..
    Abraços.
    João Paulo Dias , 28 anos Vila Carrão

  • Felipe

    O brasil esta ruim para caramba!!!
    Precisa melhorar!!!

  • Felipe

    o meluque, só se o ronaldo fosse a bola!!!

  • Lucas

    olha o nó tático do Joel aih!

  • Andrézao

    Vai BRASIIIIIIIIIIIIIIIILLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • João Paulo Dias

    Não estou vendo nada do jogo, mas uma coisa é certeza ..

    Go para up deles Brazil. Stop de fazer player por lefite e raite….
    (comentários Joel Santana)

  • Saulo

    Mauro, vc precisa arrumar uma maneira de atualizar sua página automaticamente. A gente precisa ficar clicando em atualizar a página pra acompanhar os comentários…

  • João Paulo Dias

    Mauro…
    Esquece as crianças…hoje a sogra passa lá e pega…
    sem chance de sair cedo…rsrsrs

  • Antonio Oliveira

    O time do Brasil consegue ser o seu maior adversário.
    Para completar, só falta o anão teimoso colocar sua paixão, Josué, em campo.
    O Josué, uma viola e bom parceiro, fará uma bela dupla certaneja.

  • André

    Fala mais ai Beting,
    to no escritório… preciso saber mais…
    abç.

  • http://www.myspace.com/samuelguilherme Samuel Guilherme – BH

    A Seleção está ensinando o Dunga a ser treinador (fim de carreira – gíria juvenil)… E o pior é que ele é sortudo. Vamos ver até onde o “estagiário Dunga” vai chegar à frente da melhor seleção do MUNDO. Estamos na final contra os pernetas imperialistas dos EUA!!!

  • Claudio Sacramento – Salvador/BA

    Quando não é o dia de ganhar jogando bem vai no sufoco mesmo. Acima de tudo jogando sempre com muita vontade. A seleção de Dunga se transformou nos últimos jogos, desde a parte tática, convocações, a parte técnica e a vontade. Evolução em todos os aspectos. Nunca pensei que fosse dizer isso: parabéns Dunga! Ótimo trabalho!

  • Fábio Chamusca

    Bom… Duas coisas; deu pra ver que Maicon só sai do time por decreto do presidente do mundo, Seu Obama. O cara não joga nada(na minha opinião)… Nem sei o que está fazendo na maior Seleção do mundo… E hoje especialmente ele jogou menos do que aquela “cafuzice” que ele costuma jogar. E ainda assim o Dunga põe o Daniel torto na esquerda, desmoralizando o Kleber e valorizando(?)o tal do Maicon…
    E nem me venham falar que ele acertou porque o Daniel fez o gol da vitória. Foi de falta. O Alves poderia ter entrado no lugar do Julio Cesar que daria na mesma.
    E segundo: como esse Robinho é uma farsa! Que molequinho ruim toda vida! Imagino como fica a cabeça do Nilmar olhando, de la do banco, essa porcaria de jogador fazendo asneira em campo… Jogadorzinho de partida fácil… Jogadorzinho de Playstation… E tem gente que chama aquilo de craque…
    Outra coisa que me irritou bastante foi ver o Kaka fazendo cobertura de lateral esquerdo… Com 3 volantes em campo, é Kaka que tem que fazer isso???
    Torço pro Dunga desde quando ele era jogador. O cara é vencedor e sempre mostrou garra, coisa que dou valor. Mas sei não… Acho que dá 2×1 pros EUA se a Canarinho jogar assim de novo…

  • Anderson

    Ta Otimo. brasil…ganhou… xupa argentinos….

    Brasileiro nunca esta satisfeito com seleção…..mudem Pais…Seleção…

  • Jovaneli

    O texto a seguir é de alguns dias. Foi publicado no Blog da “Mãe Juca Kfouri Dinah”…

    Um destro na esquerda

    O melhor lateral-esquerdo da história do futebol brasileiro, Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol, era destro.

    Assim como Marinho, do Botafogo, do São Paulo, da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1974.

    Como Júnior, do Flamengo e da Seleção.

    Como Andreas Brehme, vice-campeão mundial em 1986 e campeão do mundo em 1990, autor do gol, de pênalti, que deu a vitória à Alemanha na final.

    Como Philipp Lahm, o alemão eleito como melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 2006.

    Ora, a Seleção Brasileira tem dois ótimos laterais-direitos, Maicon e Daniel Alves, e, até agora, nenhum lateral-esquerdo.

    Não seria o caso de tentar um dos dois por ali?

    Dunga decide, embora ainda tenha o Fábio Aurélio para testar.

    Comentário para o Jornal da CNB desta sexta-feira, dia 19 de junho de 2009.

  • Eduardo Soares

    Caro Mauro,

    Acredito que ninguém pensou nessa possibilidade, afinal até bem pouco tempo atrás, a cabeça do Dunga era mais requisitada do que a fórmula secreta da Coca Cola. Mas você acha que ele seria um bom técnico de times do Brasileirão? Isso, claro, depois da Copa do Mundo e independente do resultado do Brasil na mesma.

    Sei não, mas dirigir times que adoram fazer uma pressão a cada derrota, encarar as torcidas violentas (vide o recente caso de parte dos tricolores no episódio das Laranjeiras), aturar estrelismo de alguns atletas (coisa que parece ser inexistente na seleção), é bem diferente de lidar com jogos mensais, montar um super time, essas coisas.

    Eu acho que a carreira de técnico do Dunga tem prazo de validade e ela terminará paralelamente ao último jogo da Seleção na Copa.
    É esperar para ver.

  • Sergio

    FÁBIO CHAMUSCA!!!

    Esse cara mostrou que é mesmo um gaúcho MORDE FRONHA!

    Criticou Robinho, Daniel Alves, elogiou DUNGA, claro!
    È impressionante como o ROBINHO SEMPRE PAGA O PATO! Ninguém jogou nada e só ele leva a fama! O tal ALEXANDRE PATO entrou em campo dias atrás e em exatos 35 MINUTOS, simplesmente não ouvimos o nome dele! Não tocou na bola! Aliás, qual foi o dia que ele jogou e FEZ ALGUMA COISA NA SELEÇÃO? Eu não me lembro!
    Hoje, o LUIS FABIANO só fez CAGADA, o tal RAMIRES (limitadíssimo tecnicamente, mas agora jogador NIKE pelo Benfica), correu horrores e não acertou um passe sequer! E o KAKÁ? TAMBÉM SÓ ERROU EM CAMPO. Mas ninguém fala nada! Só sobra pro ROBINHO! Não que esteja jogando bem na minha opinião, mas será que só ele pode ser BODE EXPIATÓRIO?
    SEJA MAIS COERENTE, GAÚCHO FRESCO!!!

  • Nick

    1) Gostaria de continuar observando André Santos, afinal, foram só três jogos e, apesar da atuação irregular de hoje (como todas a equipe, diga-se de passagem), o saldo ainda é positivo (foi bem melhor que o Kléber nos dois jogos anteriores, EUA e Itália). Mas uma coisa é certa: Dani Alves tem que jogar!
    2) Tenho medo que a síndrome de Ronaldinho Gaúcho esteja começando a tomar conta de Robinho. Acorda! Vamos jogar porque você tem bola pra isso rapaz!
    3) Que estrela do Dunga, hein?
    4) Em dialeto natalino: “Bai, Bai Bufana, Bufana! That come the ianques! For up them, Brasil!”

  • Anderson Palmeiras

    SPFC time mais sujo do pais pensa em usar como parceira para o Morumbi construtora acusada de irregularidades!!!!!

    ———————————-

    Um sócio para virar palco da Copa
    Revista EXAME –
    O São Paulo Futebol Clube corre contra o tempo para encontrar um parceiro que o ajude a bancar as reformas no estádio do Morumbi, um dos possíveis palcos da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O clube não tem os 300 milhões de reais para custear as obras e negocia com possíveis parceiros, entre eles as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht. A proposta da Odebrecht é a que está em estágio mais avançado. A construtora bancaria a reforma, que inclui mudança nas arquibancadas, cobertura do campo e construção de estacionamento. Em troca, ficaria com 40% do estádio. A Odebrecht nega a negociação. Um dirigente do São Paulo confirma o interesse, mas diz que não há nada fechado.

    —————————-
    Agora vejam do que essa construtora foi acusada:

    ——————————-

    Governo do Equador prepara processos civis e penais contra Odebrecht
    Construtora brasileira é acusada de irregularidades em hidrelétrica. Presidente equatoriano Rafael Correa diz que empresa enganou o país.
    Altere o tamanho da letra: A- A+
    O Governo do Equador anunciou neste sábado (25) que prepara processos civis e penais contra a construtora brasileira Odebrecht, acusada de irregularidades na construção da usina hidrelétrica de San Francisco, no centro do país.
    As irregularidades cometidas serão demonstradas “nos respectivos juízos civis e penais que estão sendo formulados pela fraude que a Odebrecht causou ao país”, disse neste domingo o presidente do Equador, Rafael Correa, em seu programa semanal de rádio e televisão.
    A hidrelétrica de San Francisco foi inaugurada em novembro de 2007, mas teve que interromper sua operação em junho, quando foram detectados erros estruturais em sua construção.
    Semanas atrás, Correa expulsou a Odebrecht do país após não chegar a um acordo com construtora brasileira para reparos na hidrelétrica e por encontrar, segundo o presidente equatoriano, várias irregularidades em outras quatro grandes obras contratadas com a empreiteira.
    De acordo com Correa, a Odebrecht tentou cobrar do Equador o custo da reparação que era responsabilidade da construtora e reiterou que a empresa enganou o país, ao anunciar que estava disposta a cumprir todas as exigências feitas pelo Governo para poder continuar na nação.
    Críticas aos executivos
    Os diretores da Odebrecht “estavam acostumados a fazer o que lhes dá lucro e acharam que podiam continuar fazendo isso”, acrescentou Correa, após ratificar que “as irregularidades” cometidas pela empreiteira “são cada vez maiores”.
    O presidente equatoriano lembrou que “tentou-se chegar duas vezes a um acordo e nas duas vezes a companhia pensou que poderia enganar o país, que poderia nos subornar ou nos enfraquecer, mas estavam errados desde o começo, foram expulsos do país e agora estão dizendo que tudo foi politização” e que cumpriram sua palavra com o Equador.
    “São puras mentiras que continuaremos comprovando”, disse Correa, que também criticou a atitude dos executivos da Odebrecht que, segundo ele, tentaram pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tomar ações contra o país andino.
    Através de publicações na imprensa, esses executivos “tentam pressionar Lula a ir contra o Equador, quando não é um problema de Estado para Estado, mas de Estado para com uma empresa privada que, como disse uma vez, é corrupta e corruptora, como provaremos”, declarou o presidente equatoriano

  • Anderson Palmeiras

    ………………………..

    SPFC time mais corrupto do pais pensa em usar como parceira para o Morumbi construtora acusada de irregularidades!!!!!

    ———————————-

    Um sócio para virar palco da Copa
    Revista EXAME –
    O São Paulo Futebol Clube corre contra o tempo para encontrar um parceiro que o ajude a bancar as reformas no estádio do Morumbi, um dos possíveis palcos da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O clube não tem os 300 milhões de reais para custear as obras e negocia com possíveis parceiros, entre eles as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht. A proposta da Odebrecht é a que está em estágio mais avançado. A construtora bancaria a reforma, que inclui mudança nas arquibancadas, cobertura do campo e construção de estacionamento. Em troca, ficaria com 40% do estádio. A Odebrecht nega a negociação. Um dirigente do São Paulo confirma o interesse, mas diz que não há nada fechado.

    —————————-
    Agora vejam do que essa construtora foi acusada:

    ——————————-

    Governo do Equador prepara processos civis e penais contra Odebrecht
    Construtora brasileira é acusada de irregularidades em hidrelétrica. Presidente equatoriano Rafael Correa diz que empresa enganou o país.
    Altere o tamanho da letra: A- A+
    O Governo do Equador anunciou neste sábado (25) que prepara processos civis e penais contra a construtora brasileira Odebrecht, acusada de irregularidades na construção da usina hidrelétrica de San Francisco, no centro do país.
    As irregularidades cometidas serão demonstradas “nos respectivos juízos civis e penais que estão sendo formulados pela fraude que a Odebrecht causou ao país”, disse neste domingo o presidente do Equador, Rafael Correa, em seu programa semanal de rádio e televisão.
    A hidrelétrica de San Francisco foi inaugurada em novembro de 2007, mas teve que interromper sua operação em junho, quando foram detectados erros estruturais em sua construção.
    Semanas atrás, Correa expulsou a Odebrecht do país após não chegar a um acordo com construtora brasileira para reparos na hidrelétrica e por encontrar, segundo o presidente equatoriano, várias irregularidades em outras quatro grandes obras contratadas com a empreiteira.
    De acordo com Correa, a Odebrecht tentou cobrar do Equador o custo da reparação que era responsabilidade da construtora e reiterou que a empresa enganou o país, ao anunciar que estava disposta a cumprir todas as exigências feitas pelo Governo para poder continuar na nação.
    Críticas aos executivos
    Os diretores da Odebrecht “estavam acostumados a fazer o que lhes dá lucro e acharam que podiam continuar fazendo isso”, acrescentou Correa, após ratificar que “as irregularidades” cometidas pela empreiteira “são cada vez maiores”.
    O presidente equatoriano lembrou que “tentou-se chegar duas vezes a um acordo e nas duas vezes a companhia pensou que poderia enganar o país, que poderia nos subornar ou nos enfraquecer, mas estavam errados desde o começo, foram expulsos do país e agora estão dizendo que tudo foi politização” e que cumpriram sua palavra com o Equador.
    “São puras mentiras que continuaremos comprovando”, disse Correa, que também criticou a atitude dos executivos da Odebrecht que, segundo ele, tentaram pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tomar ações contra o país andino.
    Através de publicações na imprensa, esses executivos “tentam pressionar Lula a ir contra o Equador, quando não é um problema de Estado para Estado, mas de Estado para com uma empresa privada que, como disse uma vez, é corrupta e corruptora, como provaremos”, declarou o presidente equatoriano

  • Grafir Jr

    Desculpe, Mario Betti, mas você esta equivocado quanto a lateral esquerda. Principalmente porque escolhe Fabio Aurélio para substituir André Santos. Principalmente porque, pelo erro de André Santos que você escolheu como motivo para sacar do time, Fabio Aurélio é ainda mais errado… Fabio nem lateral pode ser considerado mais, e, como você mesmo sabe bem (para dar aulas até), o Brasil joga com quatro na defesa, num esquema em que lateral é lateral mesmo, mais defensor que atacante. Fabio Aurélio hoje é um ala autêntico e, quando muda de posição, é para jogar no meio de campo, como meia armador.

    GRAFIR, O F.Aurélio fez bela temporada atuando como lateral, não como ala, na primeira linha de 4 do Liverpool.

  • lucas

    o mauro das duas uma ou voce cochilou na hora do jogo ou nao viu o jogo.pois o dunga foi horrivel deixou a mula manca do maicon na direita que nao fez uma jogada se quer,o kaka errou um infinidade de passes e ninguem fala na da fica aquela costumeira babaçao por ser bom moço,bom filho,bom pai,bom marido.mas quando o jogo vale ele some.como sempre como nao tenho que falar oque ele gosta nao vou pedir entrevista para ele.digo oque vi jogador de jogo facil.o seu ramires deu dois chutes horroroso no primeiro tempo e sofreu a falta que originou o gol senao nem tereiamos percebido ele em campo no segundo tempo.o luis fabiano nao jogou bem mas vc dar nota 6 é piada.o robinho procurou o jogo o tempo todo nao foi bem estava muito marcado mas procurou o jogo nao ficou se escondendo como o bonzinho.o andre santos coitado jogador de segunda divisao nao tem futebol para jogar na seleçao..joga no corinthians pois o esquema é montado em sua funçao.o felipe mello e horrivel erra muito passe no meio e coloca toda vez a defesa em risco.eu ate espera que o lucio fizesse com ele o mesmo que fez com o roger chinelinho desse um soco bem dado na cara desse jogardozinho mediocre.mas a culpa disto tudo é do dunga pois tem mais gente para ser convocada se ele nao convoca a burrice e dele……..

  • samuel alves de melo

    nao posso acreditar que um jornalista tenha uma opniao hipocrita que nem a sua mauro,querer praticamente escalar daniel alves no lugar do andre santos que pramim foi um dos melhores em campo! que jogo voce assistiu heim?
    quantos chutes robinho deu para o gol? quantos passes felipe melo deu para o luiz fabiano? ah ele armou varios contra ataques isso sim!”!!
    o que defenil o jogo nao foi a entrada do daniel na esquerda pode ter serteza ,e sim motivo dele estar em campo, que poderia ser no lugar de qualquer um!
    por um acaso foi o daniel que sofreu a falta em uma jogada brilhante pelo lado esquerdo ? nao ,nao foi ! entao meritos para o ramires e copetencia do daniel, que poderia ter entrado antes no lugar do apagado maicom ou do pessimo felipe melo recuando ramires,pena que nosso experiente tecnico nao encherga o jogo. agora querer culpar o andre santos que nao errou passes,chutou a gol ,e nao pode contar com o apagado robinho para faser jogadas de ultrapassagem! e quando subia, felipe melo nao conseguia faser a cobertura obrigando o kaka a voltar para fase-la …
    ahhh da licença mauro beting!!! afinal que jogo voce assistiu heim….

  • eduardo- miami florida

    mauro eu gosto muito de vc, mas eu acho que vc mandou muito mal nesse seu comentario….na minha opniao o dunga eh um tecnico limitadissimo, tira um lateral coloca outro, tira um atacante coloca outro, nunca muda um estilo de jogo, nesse jogo ficou muito claro isso o Brasil nao tinha um padrao de jogo e jogando contra uma selecao terrivel como eh essa da africa do sul o cidadao escala tres volantes, ate pode ser se for hernanes, lucas, anderson, elias, denilson(arsenal) mas nao com esses que a selecao tem…desculpa mauro mas eu moro em miami e nao acompanhei muito o futebol brasileiranoo nos dois ultimos anos, mas esse eh o ramires que todo mundo fala maravilhas?!?!?!!?se ele eh um volante ele eh pessimo na marcacao, se for armador e um dos piores que eu ja vi…eu vejo selecaoes com um xavi, pirlo, mascherano, viera, todos sabem marcar e sao muito bons com a bola nos pes, mas esse ramires e brincadeira…enfim vamos ver ate onde esse dunga vai…tecnico limitado!!
    abracos mauro

  • Victor da Silva Rodriguez

    Mauro, na boa… Se jogar o que jogou hoje no domingo, perderemos para os yankes. Muito ruim. Impressionante como o Robinho não tá jogando nada. A seleção da África é muito fraquinha e mesmo assim ganhamos no sufoco. Depender da estrela do Dunga é dose !!!

    Ah… Estou ansioso esperando o seu texto sobre Michael Jackson !!!

    abraçooo

  • Lucas

    Mauro, como assim o Kaká “correu, suou, armou, arrancou, finalizou” e “ao menos não se ausentou”. Não é possível estarmos assistindo aos mesmos jogos. Ele se esconde da bola, não faz a função de armação (que jogada ele armou nos últimos jogos, sendo que é *o* armador da seleção?), joga muito adiantado, deixa um buraco no meio-campo, não busca a bola e anda em campo. Craque? Nunca foi. Marcação forte não é desculpa: craques fogem dela e decidem jogos.

    Kaká está sofrendo do mesmo mal de vários outros jogadores: muita “máscara”, pouca vontade.

    Sobre André Santos: foi um dos que mais tentou jogar hoje. Fez boas infiltrações com dribles, o que é seu forte. Ele é um lateral que ataca muito bem e é meramente razoável na defesa – se Dunga o observou bem antes de convocar, sabe disso. Felipe Melo foi uma lástima dando cobertura para suas subidas, o que é função de qualquer volante decente.

    Não entendo como chamar Fábio Aurélio resolveria isso. Ele ficaria lá atrás, fixo na defesa, como Dunga fez o André jogar nos dois jogos anteriores? Citando você mesmo: “Mas, no Corinthians, tem um sistema que o protege. Na Seleção, não.”. Em qualquer time ou seleção do mundo é obrigatória a proteção às subidas dos laterais. Errado é a seleção não fazer isso, não tem nada a ver com o jogador, já essa é uma das principais funções dele. Caso contrário vamos liberar todo mundo pra subir ao ataque, a cobertura que se dane, já que nos times isso existe mas na seleção não é preciso.

  • zico

    Eu pensei que o dunga fosse mais inteligente,seleção brasileira com maicon,que não joga no meu time de domingo de manhã,felipe melo que botou o gremio na segundona,e o tal de bobinho,que deve ter caso com todos os jornalistas,pois ao falarem dele parece que estão diante de deus,por favor “menos”.

  • gustavo

    Mauro Betting, me desculpe. Você é um dos caras que mais respeito, mas falar que o André Santos não jogou bem, você se equivocou. Apesar de ainda tímido, ele foi um dos melhores da seleção (O juca kfouri deu nota 8 a ele). Eu acho que tem que chamar o fabio aurélio mesmo, tem jogado muito e de repente é melhor que o andré. Mas o andré jogou melhor que kléber, marcelo e juan na seleção. E ontem jogou muito. No esquema brasileiro, ele ataca pouco por que o robinho joga pela esquerda, e não pela direita. Por isso o Maicon também pode atacar muito.

  • Fábio Chamusca

    SERGIO,

    Você é tão burro quanto analfabeto! Hahahahahaha
    PRIMEIRO – Fresco é teu passado, presente e futuras quinze encarnações. E eu sou baiano.
    SEGUNDO – Sou corintiano.
    TERCEIRO – Não critiquei o Daniel Alves. Critiquei o Maicon e a coleira que o Dunga tem e que impede ele de tirar aquela porcaria de lateral do campo.
    QUARTO – Robinho é tão ruim, mas tão ruim, que graças a ele o Brasil ficou de fora de uma Olimpíada. A ele, ao namorado dele que hoje joga na Juve da Itália. Nessa mesma Seleção o meu conterrâneo Daniel Alves, a quem vi iniciando a carreira e já merecedor de convocação mesmo jogando pelo Bahia, era constantemente excluído dentro de campo. Seu craque(?) Robinho, o Daniel Carvalho e alguns outros simplesmente não tocavam a bola para o lateral que SEMPRE passava em altíssima velocidade pelo corredor direito.
    Sempre achei Daniel um excelente jogador. Assim como acho que ele deveria jogar como segundo ou terceiro homem de meio campo e não como lateral. Ele tem bom passe, velocidade e um chute muito forte. O que você muito provavelmente só passou a conhecer depois que ele pintou no Sevilla, eu já conheço desde os tempos dele nas categorias de base do Bahia, onde meu pai já foi diretor e mentor do Bobô na função. Ele e Marcelo Chamusca, meu primo e irmão de Péricles Chamusca, que hoje é técnico do Oita Trinita, campeão recentemente no Japão.
    QUINTO – Onde foi que tu me viu elogiando o Alexandre Pato?? Se quer saber, acho aquele moleque um profissional de perder gol feito. Mas ainda assim ele tem mais faro de matador que o tri-atleta que tu chama de jogador de futebol… (Por que tri-atleta? Ué? Porque o Robinho corre, pedala e nada!)(Nem todo defensor é Betão. Nem todo lateral é Rogério, meu caro…)
    SEXTO – Sou tão gaúcho, mas tão gaúcho que estou esperando a segunda partida da final da Copa do Brasil pra comemorar o “nosso” vice campeonato gaúcho…

    (Mauro, se tu censurar minha resposta eu vou ficar muito fulo contigo. Tu não censurou o cara me chamando de gaúcho morde-fronha. HAhahahaha… Tenho direito de resposta! Hahahaha)

  • Fábio Chamusca

    Ah! Parece que o Samuel Alves de Melo viu o mesmo jogo que eu. Até a cobertura do Kaka ele comentou. Tambem achei muito ruim aquilo. Matava a possibilidade de um contra-ataque rápido.
    Que coloque o Daniel no lugar do Felipe melo… Mantem o Gilberto Silva como primeiro homem de meio campo, fazendo o volante mais marcador, e a frente dele ficariam Daniel pelo lado esquerdo, Ramires na direita, usando o tal do corredor que ele tanto gosta e o Kaká flutuando ali pelo meio. O André Santos na esquerda e o tal do Maicon na direita, já que aquilo é pior que mancha de dendê; não sai de jeito nenhum!
    Teríamos uma triangulação entre André, Daniel e Kaká pela esquerda. E outra com Maicon (se ele acertar fazer isso), Ramires e Robinho(se ele resolver fazer isso) pela direita.
    Eu colocaria o Nilmar no lugar do Robinho… É mais rápido, mais inteligente, mais incisivo, pensa mais coletivamente, faz mais gol e não é mascarado.

  • leticia garcia da silva

    amei seu gol dani foi um macomo es pero que você posa faser mais gols como aquele eu chori de tanta emocão só eu não todos os gauchos da minha cidade chorarão por voice dani foi um macimo eu te adoro danimintos beijos e muita sorte nessa copa

  • Nick

    (1) Prezado Eduardo, com todo o respeito: xavi? (EUA 2 x 0 Espanha), pirlo? (Egito 1 x 0 Itália, Brasil 3 x – 0 Itália), mascherano? (Equador 2 x 0 Argentina e Bolívia 6 x 1 Argentina), viera? (Nigéria 1 x 0 França, alías, cadê a França, hein?). Sou mais o Ramirez. Vai, Brasil!!!!

  • Pingback: Fique por dentro Bola » Blog Archive » AO VIVO - ÁFRICA DO SUL 0 X 1 BRASIL » Mauro Beting()

  • http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html Aarrestad

    homeowners insurance [url=”http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html”]homeowners insurance[/url] http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html 05512