Atlético Mineiro líder

por Mauro Beting em 24.jun.2009 às 21:19h

Uma manchete está pronta, a outra, não: a que não estava preparada pela imprensa era “Atlético lidera o BR-09”; a que estava no prelo era “Atlético luta contra o rebaixamento”. Pois é… E não posso dizer que não acreditava na primeira – embora descartasse a segunda.

Uma outra, porém, já está confeccionada. “(Roth)ina: time dele lidera boa parte do Brasileirão e cai pelas tabelas no final do campeonato”. Como se a culpa fosse só dele. Como se não fosse natural uma queda como essa. Como se não fosse meritório pontear torneio tão equilibrado. Como se não houvesse mérito em fazer campanha tão boa contra rivais tão qualificados. Como se Roth não tivesse excepcional responsabilidade no desempenho de um elenco mediano e que terá sérias dificuldades para se manter no topo. Como os 19 rivais também não conseguem se manter. E, por ora, não chegam nem perto do Atlético.

O melhor do trabalho de Roth é que ele está conseguindo montar um time competitivo com pouco tempo. E muito engenho e empenho. Ele chegou à Cidade do Galo na semana de estreia do BR-09. Pegando um elenco limitado abalado por uma tunda de dar dó do Cruzeiro. Uma eliminação doida e doída na Copa do Brasil. E um time a remontar. Colocou Carlos Alberto na lateral direita (como havia feito Mano Menezes no Corinthians). Depois teve a felicidade de ganhar um goleiro de bom nível como Aranha. Apostou em Thiago Feltri pela lateral esquerda – pela enésima vez. Posicionou Júnior como meia pela esquerda. Adiantou Márcio Araújo para dar dinâmica pela meia direita. Plantou Jonílson e Renan para dar sustentação à irregular zaga. E, à frente, ajudou Diego Tardelli a recuperar os gols, e a Éder Luís, a confiança.

Time redondinho, bola redonda, placares excelentes, muito melhores que a encomenda. Merece críticas? Não. Desconfiança? Natural. Pés no chão? Mais que tudo.

Mas se fosse outra equipe, e outro treinador, as pás estariam menos viradas. Ainda há má vontade em relação ao Atlético. Como se as últimas tantas más campanhas não pudessem ser viradas. Como se o Galo não fosse do tamanho que é.

Tags:

  • http://www.ferreiraneto.com.br Custodio Neto

    Mauro,

    eu iria um pouco além.

    o Galo iniciou o ano com um novo presidente, com menos contratações e melçores daquelas dos anos anteriores, com um Diretor de Futebol experiente (Bebeto de Freitas), em que o assédio dos empresários e mais contido.

    havia sintonia entre diretoria e torcida e a equipe técnica.

    Leão montou um grupo que evoluiu razoavelmente e chegou as finais com mais igualdade com o Cruzeiro do que no ano anterior.

    o fatídico jogo destruiu a impressão mas ficou o que havia sido montado.

    celso roth (muito contestado pela torcida) chegou e organizou o time que conseguiu devolver o placar ao vitória e perdeu nos penais.

    Jonilson (um terceiro zagueiro) e Aranha fecharam parte do corredor que se formava na zaga atleticana.

    o resto foi engrenando junto com o momento.

    SINCERAMENTE, JAMAIS CONSIDEREI COMO PROVÁVEL REBAIXADO. E JAMAIS CONSIDEREI COMO PROVÁVEL CAMPEÃO. NEM LÍDER, COMO HOJE.

    sobre essa história de rebaixamento, ela deveu-se ao desconhecimento de muitos jornalistas (que não é o seu caso), que analisam apenas os melhores momentos (ou apenas os gols), somado aos últimos desempenhos ruins no Brasileiro.

    o que parece evidente, por enquanto, é um CLUBE mais organizado e isso, somente ao longo dos próximos anos poderá se reverter em belas campanhas para recuperar ops últimos anos perdidos.

  • Rodrigo Cardoso Moreira

    Mauro aprecio muito seu trabalho como jornalista esportivo, considero você, Juca Kfouri e Ledio Carmona os únicos que realmente são profissionais nessa área, havia te criticado em um dos seus tópicos anteriores, mas a critica era justamente por esperar sempre muito de você. Eu como torcedor apaixonado pelo Galo que sou nunca teria sua imparcialidade, no entanto sempre soube antes do campeonato que esse time nunca brigaria para cair, imaginei que brigaria pela libertadores e no final ficaria em sexto ou sétimo lugar, agora nunca pensei que seria líder, agora certas coisas só acontecem com times como o Galo, e se esse time embalar te falo que dificilmente não será campeão, e digo mais, estará embalado se ganhar do Barueri e do Botafogo, e caso ganhe do Cruzeiro, realmente vai ser difícil segurar.

  • Jovaneli

    O Galo é líder, mas é preciso entender que este Brasileiro como a chance desse grande clube voltar a ser enorme. Do tamanho da sua massa.
    O time titular é competitivo e até pode brigar por vaga na Libertadores, mas dificilmente será campeão. O elenco não permite vôos maiores. Teria que haver muita superação, o que não duvido, embora não ache o mais provável.
    E daí? E daí que se ficar entre os quatro ou cinco primeiros, já será um baita negócio, desde que o trabalho tenha sequência na próxima temporada. Com Celso Roth. Esse é o ponto principal de um projeto que não pode ser de apenas seis meses. Torço muito para que tenham essa visão realista. O Atlético precisa pensar grande. E pensar grande é fazer uma campanha que mantenha o Galo no grupo daqueles que brigam por uma vaga na Libertadores do ano que vem. E se não conseguir, não é motivo para desmantelar tudo o que vem sendo construído. Ao contrário, tem que ser dado sequência e apoio ao técnico e aos jogadores.

  • Alexandre Righi

    excelente cronica mauro beting, otimo comentario do jovaneli, mas discordo qdo ele diz sobre a limitacao do elenco, se vc colocar o time titular x time reserva do GALO q treina todo dia, o reserva eh bem superior ao q a gente tava tendo em anos anteriores. Alem disso temos 4 bons armadores (junior, evandro, tcho e o melhor renan oliveira), alem de 4 bons atacantes (tardeli, eder, kleber e alessandro + o marques qq hora volta), as laterais estao bem representadas (thiago feltri, marcos rocha, carlos alberto, e sheslon q volta logo) o goleiro sera ainda o nome desse campeonato, fechando o gol Aranha vai ser famoso no mundo todo, o restante do elenco deu certo com celso roth, q sabe armar o time de acordo com seu adversario, coisa q leao menosprezava, roth alem do mais sabe improvisar jogadores em outras posicoes q parecem suas posicoes originais, incrivel isso

    fico aki na torcida, pra q meu GALO DOIDO chegue finalmente ao BI, ano pela posicao hj na tabela, mas mais pelo futebol simples e eficiente apresentado pela equipe, se tivermos mais sorte esse ano em relacao as contusoes e a arbitragem nao atrapalhar (outra vez) podemos sim ser campeoes brasileiros de 2009, os prox 5 jogos sao importantissimos pra isso

    abraco a todos

  • Igor Gonçalves

    Sem mais… Mauro disse tudo!!!

    ATLÉTICO O VISITANTE MAIS IMPIEDOSO DESSE BRASILEIRO…

  • Bruno Wagner

    Se contratar um zagueiro, um lateral direito e um meia armador de bom nível acredito que tenha condição de brigar pelo título, pois por mais que jogadores versáteis estejam bastante valorizados pelos treinadores o bom mesmo é ter jogadores de ofício nas posições e se servir de improvisações apenas em ocasiôes especiais. Não dá pra lateral ficar jogando no meio campo e meio campo ficar jogando na lateral o resto do campeonato. Parabéns Mauro pelos comentários sempre sensatos! Galo!

  • Gomes

    Mauro,

    Você é diferenciado. Da pratileira de cima.

  • Felipe

    Parabéns Mauro, cada dia te respeito mais.
    Continue com o exelente trabalho.
    Galo Sempre

  • Gustavo

    Bom dia, Mauro. Desde que começou a era dos pontos corridos nenhum time que largou na frente tão cedo conseguiu se manter por lá ao término do campeonato. Alguns exemplos, para refrescar a memória: Criciúma em 2004 (chegou a liderar, mas foi rebaixado), Ponte Preta em 2006 (também caiu), Botafogo em 2007 (terminou em 8o.), Flamengo em 2008 (acabou em 5o.). Para o Galo, que está há muito tempo sem fazer um bom campeonato (inclusive sendo rebaixado em 2005), se conseguir chegar ao fim da 38a. rodada entre os quatro já será motivo para comemoração. O fato é que somente lá pela metade de agosto, com o fim do primeiro turno e também das transferências para o futebol europeu é que teremos um cenário mais próximo do que será o desfecho da edição 09 do Brasileiro. [ ]s

  • James Galo até a última encarnação !

    É difícil não se empolgar com uma campanha dessas, principalmente quando o time vem convencendo nas vitórias, me recuso a acreditar em queda, como aconteceu com outros líderes, prefiro acreditar na campanha do rival em 2003 que pegou a ponta cedo acho que na 5º rodada e disparou a ponto de ser campeão..

  • Rafael

    Mauro, concordo com você.
    E acho que você é um dos únicos que se salva na imprensa nojenta do eixo.
    Cada dia mais admiro seu trabalho.
    Imparcial, realista e objetivo.
    Parabéns

  • Guilhermeee

    Excelente texto, Mauro. Mas acredito que dessa vez seja diferente, pois como os atléticanos dizem, ” o mineirão vai virar o inferno ”. Acredito que a torcida fanática do Atlético não deixara o Roth e o time cair de produção no final da tabela, pelo menos em jogos no mineirão.

  • EDUARDO

    Parabéns pelo texto Mauro, por isso o considero o MELHOR do Brasil, não é Bairrista e parcial como os outros jornalistas da imprensa.

  • Limão

    Mauro Beting, apoio total as tuas palavras.
    O atlético não tem tantos titúlos por pequenos detalhes como por exemplo ERROS GROTESCOS da arbitragem.
    A muito tempo o atlético merece um titúlo como este, tomara que conquiste.

    Parabéns pelo blog

  • sérgio viégas

    Boa tarde Mauro.
    Só quero fazer um comentário ao que escreveu no último parágrafo.
    É verdade que a imprensa tem má vontade com o Galo! É verdade, que o Galo, mesmo com as últimas campanhas pífias dos últimos anos, não consegue fazer com que seja lembrado na parte de cima para previsões de candidados ao título de qualquer campeonato importante. Só lembro, que fases ruins todos os grandes clubes passam, muitos já passaram. E lembro, que a “imprensa” não pode esquecer, que o Galo, é o time brasileiro que mais ficou entre os 4 primeiros em toda a história do Brasileirão, ah, e é o segundo time com maior participação de torcedores, sendo campeão de público em 10 edições do Brasileiro. Ou seja, quando o primeiro grande título chegar, a imprensa será obrigada a voltar seus olhos para este grande clube do Brasil. Abraço!

  • Ferds

    Estes são os números do galo em 2009. O Galo é o “cavalo paraguaio” mais puro sangue do Brasil!

    31 jogos (Torneio de Verão, Mineiro, CB e Brasileirão)
    21 vitorias
    6 empates
    4 derrotas (3 pro cruzeiro e 1 pro vitoria)

    OBS: Tardelli – 27 gols (atual artilheiro do país)

  • audisio

    Parabéns pelo seu comentário Mauro!
    Está virando um cliché o comentário de que o Atlético Mineiro tem um time arrumadinho, sem grandes estrelas e que não poderá chegar muito longe porque não possui elenco.
    Quem mora em Belo Horizonte acha até graça deste comentário, normalmente vindo do eixo Rio, São Paulo, porque conhece de perto o poder de fogo de um Alessandro, para os desavisados, simplesmente o maior artilheiro de todos os tempos da série B, um menino que apareceu para o futebol vindo das categorias inferiores do América MG. Não conhecem e nunca viram uma atuação do Renan Oliveira que está retornando de contusão. Não conhecem e nem nunca viram um volante que se chama Serginho que está retornando de contusão, o meia Evandro que tanto sucesso fez no Goiás e daí foi transferido pela Traffic ao Palmeiras onde não teve oportunidade na posição, porém no último jogo já demonstrou sua capacidade substituindo o veterano Junior, que penso nem será titular absoluto. Além de Alex Bruno Zagueiro campeão brasileiro pelo São Paulo, Werley zagueiro e o Goleiro Renan da seleção sub 20, todos estes citados estão no banco de reservas. Nós que observamos estes comentários ficamos um pouco chateados, porém isso pode ser um randcap para o Atlético. Somando-se a isso mais os atributos de ser um clube gigantesco, com uma infra-estrutura fantástica e uma torcida de que possui a maior média de público presente nos campeonatos nacionais. Será que a pecha de cavalo paraguaio se aplica ao Galo?

  • RODRIGO

    Olá Mauro Beting!

    Quero dar os parabens a você pela maneira como escreve sobre os times fora do eixo e principalmente do meu GALO.

    Você sabe como ninguém descrever o tamanho e a paixão que sentimos pelo CAM, mesmo não sendo atleticano,

    Aquele seu texto do centenário do GALO está salvo no meu PC para sempre!

    Obrigado!!!

    Rodrigo

  • José Eduardo Diniz

    Caro jornalista,

    nada a acrescentar aos seus comentários, tanto no que se refere
    ao acontecido no jogo do Grêmio e Cruzeiro quanto, e principalmente,
    ao belo texto sobre o Atlético.
    A qualidade do seu blog dignifica a imprensa esportiva do Brasil, e nos
    faz acreditar ser possível a paixão clubística tratando a todos com
    educação e respeito.
    Parabéns!

  • http://lucassantos007@hotmail.com.br lucas dos santos silva

    colé Kaliu seu galo virou galinha,ele nunca vai pra frente só gosta de ganhar de cachorro morto e o time do galo é castigo…

    O galo sempre vive na miséria e domingo que vem o cruzeiro vai castigar o atlético