BOTA-TEIMA – Rodada 7

por Mauro Beting em 23.jun.2009 às 12:57h

* aviso aos navegantes – por questões de saúde em família (gripe braba) e por conta de gravações e da edição de textos para um novo livro, o blog não foi devidamente atualizado nas últimas horas. Perdão *

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

· Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados”por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Atlético Paranense 2 x 2 Palmeiras

Palmeiras prejudicado; Atlético Paranaense ajudado – O assistente 2 Guilherme Camilo (MG) e o árbitro Alício Pena Júnior anulam gol legal de Obina, aos 38. Ele estava em posição legal. Estava 2 x 1 Atlético Paranaense.

(DEMAIS LANCES POLÊMICOS COMENTADOS NO POST DO JOGO)

Santo André 2 x 1 Sport

Sport prejudicado; Santo André ajudado – o assistente 1 José Hamilton Pontarolo (PR) e o árbitro Edivaldo da Silva (PR) validam gol irregular do paulista Marcel. Ele estava absurdamente impedido no gol da vitória, aos 48 do segundo tempo.

Santos 2 x 3 Atlético Mineiro

ADENDO =

Atlético Mineiro prejudicado; Santos ajudado – O assistente 1 Hilton Rodrigues e o árbitro Djalma Beltrami (RJ) não marcam impedimento – difícil – de Kléber Pereira, na origem da jogada do segundo gol santista. Estava 3 x 1 pro Atlético.

Santos prejudicado? Atlético Mineiro ajudado? Coloco com interrogação, porque, pela imagem da ESPN BRASIL (http://www.youtube.com/watch?v=rBnXBQVhVg8), dá para marcar a falta de Kléber Pereira sobre o zagueiro atleticano. Lance que um ótimo árbitro enxergaria e poderia interpretar assim. Mas um atrapalhado como Djalma Beltrami… Em todo caso, num lance discutível pela “nova” imagem, eu ainda não marcaria infração. Para mim, gol legal. Estava 3 X 2 pro Galo.

Corinthians 3 x 1 São Paulo

São Paulo prejudicado; Corinthians ajudado – Marcelo de Lima Henrique (RJ) não marcou pênalti discutível de Diogo em Marlos, aos 20min. Estava 0 x 0.

OUTROS LANCES POLÊMICOS DAS PARTIDAS ANALISADOS NOS POSTS DAS PARTIDAS. NENHUM DELES, PORÉM, NA minha OPINIÃO, FORAM MAL INTERPRETADOS PELOS ÁRBITROS.

SALDO TOTAL – RODADA 7

PREJUDICADOS

2 pontos a menos – Botafogo, Fluminense, Barueri, Internacional, Goiás

1 ponto a menos – Grêmio, Palmeiras, Atlético Paranaense, Sport

BENEFICIADOS

2 pontos a mais – Atlético Mineiro, Santos

1 ponto a mais – Náutico, Avaí, Santo André

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Cruzeiro prejudicado 6 vezes; ajudado 3 vezes

Fluminense prejudicado 2 vezes

Internacional prejudicado 2 vezes

Palmeiras prejudicado 5 vezes; ajudado 4 vezes

Goiás prejudicado 3 vezes; ajudado 2 vezes

Flamengo prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Botafogo prejudicado 1 vez

Barueri prejudicado 1 vez

Sport prejudicado 1 vez

BENEFICIADOS –

São Paulo ajudado 6 vezes; prejudicado 2 vezes

Santos ajudado 4 vezes; prejudicado 2 vezes

Coritiba ajudado 2 vezes

Avaí ajudado 2 vezes

Santo André ajudado 2 vezes; prejudicado 1 vez

Corinthians ajudado 2 vezes; prejudicado 1 vez

Atlético Mineiro ajudado 2 vezes; prejudicado 1 vez

SALDO ZERADO –

Vitória prejudicado 2 vezes; ajudado 2 vezes

Atlético Paranaense prejudicado 2 vezes; ajudado 2 vezes

Náutico prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

Grêmio prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 23 X 14 VISITANTE

Tags:

  • Alencar

    Parabéns mais uma vez pela imparcialidade sr Mauro Beting. Você preferiu analisar as imagens ao invés de ir na onda da mídia bairrista. Mandou bem. Djalma Beltrami fez lambança no jogo, mas… acertou num dos lances mais difíceis do campeonato, falta de Kleber no zagueiro alvinegro bem marcada.

  • Alencar

    Mauro, e o segundo gol do Santos? Pela imagem da pra ver o pe do Kleber Pereira na frente do ultimo homem. Tivemos 3 irregularidades nesse gol. Primeiro ele recebe em impedimento, depois empurra a nuca do Welton Felipe com o cotovelo e pra completar ainda com o mesmo cotovelo ajeita a bola. As imagens sao claras. Cadê o comentario desse lance?

  • http://Cuiab-MT Leonardo Bregunci

    Mauro Beting,

    Gostaria que você fizesse uma nova análise da partida do Santos x Galo lenvando-se em conta as seguintes imagens relativas ao segundo gol dos Santos.

    Obrigado e que a justiça dos homens seja feita.

    Kléber Pereira impedido no lance inicial do segundo gol:

    http://img38.imageshack.us/img38/5152/imagemirj.png

    Kléber Pereira toca com a mão no segundo gol de forma intencional:

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALJd82EOMvTth7sH-mndmHZNXo9NLB-uhHIdg5JS8WgaAXYPov9Is_WjjLVMNijmDLfzbt_JLSNGJsuA_V-frQ0Am1T1UCcxgvI9TgwvRXmf9FJkzglip89I.jpg

  • Fabio

    Hei vc esqueceu do penalti em cima do Elias no final do jogo, e o andre dias tambem que não foi expulso após agredir o jorge henrique.

  • Grafir Jr

    Não há discussão: não foi penal no Marlos, não adianta discutir com a imagem, que mostra que ele se jogou claramente. Porém, vale colocar como São Paulo prejudicado, porque assim, no final, eles não terão a desculpa de que ganharam disparado no ranking dos ajudados porque alguns lances não foram computados. Inclusive, se continuar com sua lisura nas interpretações, pode fazer esta “arbitragem” sempre, que o resultado final será o mesmo… Já te falei que fiz o mesmo levantamento ano passado? A certa altura, tive também que dar um desconto ao Tricolor, porque estava ficando inverossímel demais até para mim mesmo, de tanto que o São Paulo era beneficiado…

  • Wilhelm Dovalov

    E o impedimento do Kleber Pereira que ainda dominou a bola com a mão no segundo gol do Santos?

  • Luiz

    Já tava mais q na hora do galo levar a melhor na arbitragem. Nunca vi (nem vc né Mauro, que já afirmou isso) um time tão garfado pela arbitragem e cartolagem. Ainda que o 3º do Santos fosse legal, o segundo foi com ajuda da mão do Kléber Pereira. Um pra, outro pra cá, o placar ficou como deveria.

  • Rodrigo Cardoso Moreira

    Opa Sr Mauro, então é bom ver o segundo gol do Santos, o jogador Kleber Pereira recebe a bola impedido e dá o passe com a mão, então é melhor reconsiderar esses 2 pontos.

  • Guilherme

    Quem foi prejudicado foi o ATLÉTICO E NÃO O SANTOS.

    No segundo gol do Santos Kleber Pereira está em posição irregular, e posso provar ! além disso, deu o passe com a MÃO. Posso provar também !

    AQUI VÃO AS PROVAS :

    Kleber Pereira em posição IRREGULAR

    http://www.uploadimagens.com/upload/1231af3e3c5df80a86fc20aa0940fcd2.jpg

    Passe com a MÃO

    http://www.uploadimagens.com/upload/f25a10aede5f823beb63d1cc4e8624ee.jpg

    Qual sua opnião após ver as imagens, Beting ?

  • Rafael Del Sole

    E o penalti no Elis no fim do jogo? Não conta?? 1 x 1 em penaltis no jogo…
    Se bem, q nesse caso, vc contou q influenciaria o resultado final do jogo, já q foi 3 x 1???

  • Rafael Del Sole

    Corinthians x São Paulo

    E o penalti no Elias no fim do jogo? Não conta?? 1 x 1 em penaltis no jogo…
    Se bem, q nesse caso, vc contou q influenciaria o resultado final do jogo, já q foi 3 x 1?

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    Mauro, você não acha que o goleiro Vinícius sofreu falta no lance do segundo gol (válido) do Palmeiras? Para mim, tinha um jogador (não lembro agora quem) que impedia a movimentação do goleiro…

    THIAGO, naquela falta batida pelo Marcos, sim. No lance do gol, não.

  • http://blogdojaovitor.blogspot.com/ João Vitor Dias de Sousa – 17 anos – Santo André/SP

    Maurão,no jogo do meu time,não só o Marcel,como o Nunes no primeiro lance que ocorreu o gol também estava impedido.No jogo do Santos,foi falta do KP sim,ele deu um pequeno empurrão no zagueiro do Atlético-MG,e no jogo da Arena da Baixada,uma pena o golaço do Obina ser mal anulado,iria ser a redenção dele,até pq ele já tinha feito o primeiro gol,imagina a moral dele subindo de novo.
    Grande abraço!

  • henderson

    Porque no jogo Atlético-MG X Santos no seu comentário não foi citado que no segundo gol do Santos o Kléwber Pereira toca a bola para o Léo com o braço?

    HENDERSON, para mim foi um toque involuntário. Mas, como todo toque, TODAS as opiniões são válidas

  • Gomes

    Por favor, tente rever o segundo Gol do Santos. Vai mudar de opinião.

  • adriano

    ô Mauro qdo vc for falar que estão beneficiando o Galo lembra de contabilizar os pontos da conta do josé roberto RATO, simon aragão e mais um monte de filhos de profissionais do amor

  • marcelo rodrigues dias

    Oi Mauro! A sua análise da arbitragem do jogo Santos X Atlético me pareceu contraditória. Veja bem. Se dá pra se enxergar a falta pela televisão(ESPN) como você disse. Se foi um lance que grandes árbitros interpretariam como falta como você disse. Por que o atrapalhado juiz da partida tendo assinalado falta (e é atrapalhado mesmo) o gol deveria ser validado? Meu caro Mauro não importa se você viu falta ou não, (isso não fica nada claro no seu comentário sobre a arbitragem). Importa que o gol aconteceu depois da falta, ou seja, o jogo estava parado. Racionalmente, friamente, o mais prejudicado com as trapalhadas de Djalma Beltrami foi o Galo. No lance discutido ele foi correto. Você não acha? Decida-se!
    Um abraço! Marcelo

  • http://www.casadeespelho.blogspot.com Matheus

    Fala, Mauro. Queria te fazer uma sugestão, aproveitando que só estamos na 7a rodada e ainda falta muito erro por aí: que tal se, além de apontar os erros da rodada, você fizesse ao longo do campeonato um ranking com quais árbitros erraram mais.

    Grande abraço.

  • Joao

    só para lembrar: o segundo gol do santos é irregular. O Kleber desvia a bola de mão. Inventarem que é acidental é lorota: pular para o alto com a mão para cima não é movimento involuntário. Goleiro faz isso.

  • http://www.casadeespelho.blogspot.com Matheus

    Mauro, fominha que sou, fiz um levantamento dos árbitros e assistentes que erraram segundo o “Bota-teima”. Devo confessar que não esperava essa diversidade. Os árbitros erram mais porque erram junto com o assistente. Se o bandeira erra, “ponto” pro árbitro também. Enfim, acho que não deixei passar ninguém. Abraço.

    Árbitros:

    4 erros:
    Heber Roberto Lopes (PR)

    3 erros:
    Paulo César de Oliveira (SP)
    Arilson Anunciação (BA)
    Ricardo Ribeiro (MG)

    2 erros:
    Wagner Tardelli (SC)
    Leandro Vuaden (RS)
    Leonardo Gaciba (RS)
    Wilson Seneme (SP)
    Evandro Rogério Roman (PR)
    Wilson Sampaio (DF)

    1 erro:
    Alício Pena Júnior (MG)
    Edivaldo da Silva (PR)
    Djalma Beltrami (RJ)
    Marcelo de Lima Henrique (RJ)
    Luis Flávio de Oliveira (SP)
    Antônio Hora Filho (SE)
    Péricles Cortez (RJ)
    Nielson Dias (PE)
    Rodrigo Braghett (SP)
    Wilson Souza de Mendonça (PE)

    Assistentes:

    2 erros:
    Jair Félix (MG)
    Gilson Coutinho (PR)

    1 erro:
    Guilherme Dias Camilo (MG)
    José Hamilton Pontarolo (PR)
    Marrubson Freitas (DF)
    Adson Leal (BA)
    Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
    Ivaney Lima (SE)
    Wágner Santos (RJ)
    Itemir Haussman (RS)
    Marcos Antonio Martis (SC)

    BOA, MATHEUS. é o que também acredito.

  • Paul

    Oi Mauro, gostaria de alguns esclarecimentos:
    1- vc assite todos os jogos ou se baseia no que passa na tv?
    2- tem um equipe assistindo com vc, ou que assiste por vc? Como ocorre a votação?

  • Gomes

    Por favor tente rever o segundo gol do Santos. Sua opinião deve mudar.

  • Cassio Ramos

    Boa tarde Mauro,
    Meu Deus cortar 15% de gastos e não na comissão técnica? que isso Luxemburgo leva 1 milhao a cada 2 meses, é melhor cortar por ele e trazer um time de craques com treinador médio, do que ele de forte e um time mediocre, pô Luxemburgo não entra em campo…e ainda por cima o que cometeu de erros de escalação e mudanças esse ano é brincadeira….
    Outro caso em questao seria a venda de Keirrison, se o Barcelona ele como moeda de troca, entao vamos ficar espertos, caso diriamos trocamos sim Barcelona compra o Mauro Zarate da Lazio e trocamos no Keirrison, ou Rafael Sobis ou e mesmo nosso ídolo recente El Mago Valdivia, essa seria nossas moedas de troca, agora pelo amor de Deus Toninho Cecílio, Cipullo e Belluzo, nao vao me vender o K 9 e trocar no Pedrão do Barueri, só falta esse pra completar o ataque estrelado do Palmeiras…
    Obrigado pelo Espaço Abraços

  • Anderson

    Teve mais lances duvidosos.. por exemplo contra o Flusão mais uma vez.. o árbitro marcou um impedimento errado, em que o fred ficou na cara do gol e um penalty não dado pelo árbitro.. esse ano tão garfando o flusão todo jogo assim não da nem animação de ir ao estádio… triste

  • Jorge

    Era esperar muito que aceitar o fato do pênalti, ou seja, do erro pró-corinthians, não viesse seguido das devidas reticências…… enfim

  • Luiz Lisboa

    Mauro, não aguento mais essa sessão do seu blog. É muito longa e duvido que alguem a leia por completo.
    O resto do blog, porém, é excelente.
    Não me leve a mal, apenas uma crítica (que visa ser) construtiva.

    Grande abraço

    LUIZ, crítica mais que bemvinda e mais que educada e inteligente. é assunto chato, espinhoso e mala. mas entendo necessário. nem sempre só podemos fazer as coisas interessantes. precisamos fazer as que julgamos importantes. grande abraço.

  • Fabio

    Discordo totalmente do ultimo comentario, essa sessão do blog é ótima muito boa mesma deveria ter existido bem antes, continue com o bom trabalho.

  • Fábio Chamusca

    Maurão, quando tu coloca o Timão ajudado duas vezes se refere ao jogo contra o Goiás onde houve o penalti no lance da bola na trave do Iarley, ne? Porque no lance com os Felipes não foi nada. Tem replay de sobra que mostra isso… E outra. Nesse mesmo jogo foi marcado um impedimento em um lance que o Boquita saía na cara do goleiro do Goiás. E ele tinha amplas condições de jogo. Foi mal apitado. Tu computou isso?