Ricardo Gomes no São Paulo

por Mauro Beting em 20.jun.2009 às 12:36h

Se o São Paulo pensa em mudar de perfil, escolheu o nome errado. Ricardo Gomes gosta mais da defesa que Muricy. Exceto o primeiro Bordeaux que montou, nenhum deles se impôs pelo jogo fluido e fácil.

É um nome diferente. Está há quatro anos longe do Brasil, com trabalhos discutíveis: no Monaco, esta temporada, apenas o 11º. lugar; em 2008, 12º; em 2007, 9º lugar num clube que quase faliu, e perdeu muito do status que tinha (não por culpa de Gomes, dever dizer, que até montou uma equipe de boa defesa, mas carente de ideias com a bola aos pés). No Bordeaux, atual campeão, foi vice em 2006 (a 15 pontos do campeão Lyon), mas ganhou a Copa da Liga francesa; em 2005, porém, não passou de um 15º lugar…

Treinou pouco no Brasil. Foi mal com uma ótima geração olímpica, em 2004. Quer dizer, pré-olímpica… Uma geração perdida que ele não soube ganhar. Mas não apenas por culpa dele. O mais consistente trabalho no Brasil pareceu no Juventude, no BR-02. Quando montou um time competitivo, até de razoável saída para o ataque em velocidade. Mas, no frigir das bolas, é treinador que mais solta que tranca o time. Como fez com o Brasil que não se classificou para Atenas-04.

Nos seus melhores trabalhos, no Brasil, e fora, a estrutura foi o 4-4-2. No Bordeaux, montou um time interessante com Ramé; Jemmali, Planus, Afanou e Jurietti; Mavuba e Fernando eram os volantes; Faubert e Denilson os meias abertos pelos lados; à frente, Chamakh e Darcheville. O Brasil Sub-23 em 2003 e 2004 também era calcado num 4-2-2-2. Mas com talentos como Kaká, Robinho e Diego mal aproveitados. No Monaco 2008-09, com algumas variações, o 4-4-2 com duas linhas de quatro foi o esquema de cabeceira. Jamais atuou com três na zaga na temporada.

No São Paulo, também ele deve propor estrutura semelhante: veja no LANCE! Deste domingo uma possibilidade.

Como ele gosta de duas linhas de quatro, pode usar Hernanes (se recuperado tecnicamente) como um dos meias abertos, também pela capacidade de marcação, com Jorge Wágner (Hugo?) do outro lado. Marlos também pode atuar assim, um pouco diferente do que vinha fazendo com Muricy. Ricardo gosta de “wingers”, os meias mais abertos pelos cantos, e aposta em velocidade pelas bordas.

Também no ataque. O que pode complicar a vida de Washington, e favorecer uma linha de frente com Dagoberto e Borges, mais leve e dinâmica.

Tags:

  • Almir Moura

    Mauro Beting, a bíblia do futebol! :)

    Que aula! :)

    Grande abraço!

  • edinelsom dos santos

    Eu acho que a demição do murici do são paulo foi provocada por maus resultados e por alguns jogadores que faziam corpo mole e não jogavam o que com vontade de vencer mas sim por so jogar e receber no final do mês o salario.

  • davi

    parabens por ser o primeiro (ou um dos) a fazer uma analise mais tecnica da situação.

    agradeço ao muricy, mas realmente ficou complicado para ele:

    alguns pontos a considerar:

    a diretoria errou e vem errando com as contratacoes

    por conta disso alguns jogadores nao se bicavam

    e por conta disso o muricy ja nao vinha tendo o msm respeito do grupo e jah começava a dar sinais de cansaço

    a diretoria do sao paulo tem essa filosofia de gastar pouco e isso nao vai ser mudado.

    se o muricy (ou qq tecnico) nao conseguir dar liga nesses jogadores medianos ele está fora do esquema

    muricy conseguiu na garra por 3 vezes, com times melhores e piores

    desta vez não deu e não há sinais que vai melhorar

    a libertadores realmente tem peso, mas a perda dela não explica sozinha a demissão.

    a apatia do time, q já nao se empenhava tanto, talvez.

    outra coisa, o muricy já desperdiçou alguns bons talentos q nao se encaixavam no jogo q ele desejava

    no fim, acho q o muricy escapou de uma roubada.

    as perspectivas nao sao boas para nós saopaulinos, mas acho q o q ocorreu foi inevitavel dentro do contexto

    abrs!

  • Jaime Roberto

    É isso mesmo amigo Edinelsom. O maior problema está nos “MERCENÁRIOS”. Todo time tem um quase sempre, mas no último jogo do São Paulo apareceram mais…
    Muricy ajudou a conquistar muitas novas alegrias a nós São Paulinos mas com o time que tinha em mãos em 2008, 2007 e 2006 daria para conseguir mais. Enfim, eu pessoalmente agradeço ao Muricy e penso comigo: quem é esse tal Ricardo Gomes para assumir o time.
    Será?

  • tiago

    demissao do muricy = tiro no pé !!!!!!!!

  • Kerlon

    Mauro, parabéns, mais uma vez. Nos outros blogs só encontramos achismos. No seu, encontramos informações e que achemos o que quisermos. Isenção é teu nome.

  • Tricampeão Mundial

    Mauro Betting, nunca entendi como vc, que eu julgava um dos poucos jornalistas esportivos que pesquisava e estudava o futebol antes de falar, fêz côro com os demais preguiçosos da imprensa elogiando o Muricy como um “grande técnico”, ao invés de simplesmente um treinador que teve todo o tempo do mundo no SPFC para arrumar a casa e nunca conseguiu, exceto por ganhar de brinde dos adversários mais medíocres que ele, 3 brasileirões de bandeja. Obviamente, se ele ficasse mais 100 anos, continuaria perdendo libertadores e tudo mais com esse futebol de dar câimbra nos olhos (como diria o Telê) e ódio. Entretanto, ao ouvir o Milton neves dizer que vc é palmeirense, compreendi que vc elogiava para fazer com que nós são-paulinos ficássemos eternamente condenados à vencer um torneio e perder outros três, sem nunca poder comemorar e se empolgar com um futebol vistoso, à altura do SPFC de outrora, que até mesmo quando não ganhava nada, saía de cabeça erguida, ao invés dos títulos do retranqueiro Muricy.
    Espero que alguém da imprensa tenha coragem de dizer o óbvio: se colocassem um Cone como treinador do SPFC, ele teria jogado melhor do que com o Muricy.
    Quanto aos inocentes que dizem que a culpa é das contratações erradas e do corpo mole dos jogadores: O Muricy era muito bem pago para indicar boas contratações e dirigir a equipe para jogar o melhor possível, se não o fêz, mereceu ser demitido!

    SILVIO, obrigado pelos elogios, e, também, pelas cornetadas. fazem parte. até pq vc se mostrou inteligente e acima da média.
    1. Sou um palmeirense jornalista, não um jornalista palmeirense. JAMAIS elogiaria alguém só para ajudar meu time. Primeiro pq isso não muda lhufas. Segundo pq, ao que parece, o São Paulo ganhou mais que o Palmeiras. Muito mais.
    2. Não acho Muricy um dos 10 maiores da história. Nem um dos 10 piores cones. Acho ele muito bom treinador, dos melhores que temos. E fez um ótimo trabalho no SPFC. O que não significa dizer que tenha sido um Telê, um Minelli, para ficar em dois felicíssimos exemplos tricolores – ambos, aliás, mestres dele.
    3. Acho as críticas ao Muricy tão exageradas quanto os elogios por ele recebidos.

  • Tricampeão Mundial

    Quem está com pena do Muricy, peça para ele ir chorar nos ombros do Richarlyson, seu titular eterno. Não sei como ele não improvisou o seu coringa predileto no vaga do Rogério Ceni, acho que o Richarlyson recusou e não teve tanta cara-de-pau: depois de já ter sido improvisado como meia, atacante, volante lateral direito esquerdo, ala idem e zagueiro, só faltava de goleiro!!
    Antes que eu me esqueça, fora richarlyson e dagoberto!!!
    Me responda Mauro: se ambos são tão bons quanto vcs da imprensa dizem, porquê nunca quiseram contratá-los????

  • Clodomiro Porto

    Prezado Mauro. Esta solução tá me parecendo mais por falta de dinheiro que por qualidade técnica. Voc~e demite um técnico que mal ou bem tem seu nome gritado por parte da torcida e traz um que ninguém conhece ??? Ora isso tá cheirando a solução de time quebrado que troca um salário alto por um mais baixo. É mesmo uma opção, mas parece mais financeira que técnica, não lhe parece? se eu estiver certo na minha suposição, veremos em breve um desmanche de jogadores, que também por coincidência, serão os mais altos na folha de pagamento.

  • fernando27

    boa noite mauro te acompanho no na bandsport e na radio 90,9 com o miltom nos finas de jogo te acho muito inteligente e geralmente concordo com seus comentarios . sou sao paulino de coraçao e sobre o murici achei uma traição ele não merecia essa facada nas costa ele sim vestia a camisa e com o coração e sempre com respeito aos adversarios e a torcida sinto muito mesmo e falo mais o são paulo não vai dar serto com esse treinador novo que esta chegando oque ele fes na olimpiada foi num fiasco ele não tem qualidade para treinar o sao paulo a diretoria esta perdida. vc vai ver esse ano pro sao paulo vai ser perdido e o ano que vem tambem pelo jeito …
    abraços mauro beting sou seu fã e fala pro miuton neves parar de gora o são paulo obrigado tenham uma boa semana.

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com TOK LEGAL CARs DUARTINA SP

    “ESSA VAI PARA a CÚPULA dos ARROGANTES SÃO PAULINOS”

    Confira o retrospecto de Ricardo Gomes como treinador

    Paris Saint-Germain
    1997 – Perdeu a Recopa para o Barcelona de Ronaldo

    Sport
    1999 – Terminou na lanterna, porém não foi rebaixado, pois o rebaixamento era referente a média de pontos do Brasileiro de 1998.

    Vitória
    1999 – Ganhou a Copa Nordeste
    2000 – Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo ABC de Natal
    2000 – Terminou o Brasileiro 18º do módulo azul (primeira divisão) e não se classificou

    Guarani
    2000 – Terminou o Brasileiro em 13º do módulo azul e não se classificou por uma posição
    2001 – Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Atlético-PR
    2001 – Foi demitido, deixando o GUarani em 17º posição no Brasileiro

    Coritiba
    2001 – Terminou o Brasileiro em 17º posição

    Juventude
    2002 – Campeonato Gaúcho – ficou em segundo no Grupo 1. Só se classificava o campeão de cada chave.
    2002 – Copa do Brasi – eliminado nas oitavas pelo Fluminense
    2002 – Juventude foi 4º na primeira fase e foi eliminado nas quartas pelo Grêmio

    Seleção Pré-Olímpica
    2004 – Eliminado pelo Paraguai não alcançou a vaga e a Seleção ficou fora dos Jogos de Atenas 2004

    Fluminense
    2004 – Caiu diante ao empate com o Paysandu em 1 a 1

    Flamengo
    2004 – Caiu depois da derrota para o Juventude por 1 a 0 e deixou o time em 21º posição

    Bordeuax
    2005/2006 – Vice-campeão Francês

    Mônaco
    2007/2009
    Depois de dois anos no comando do time francês, com uma temporada irregular, foi demitido.

  • CLAUDIO

    hahahahahahah sensacional !!!! RICARDO GOMES NO SPFW !!!! PALMEIRENSES E CORINTIANOS ESTÃO COMEMORANDO. VALEU JUVENAL !!!! MAURO BETING, PORQUE A IMPRENSA NÃO DIVULGA QUE O SÃO PAULO ESTÁ COM 2 MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS. QUANDO ACONTECE ISTO NO PALMEIRAS OU CORINTHIANS, O MUNDO CAI.

  • Mário

    Muito equilibrada a análise sobre o currículo do novo treinador do SPFC, Ricardo Gomes e também a comparação com o ex-treinador Muricy Ramalho. Considerado a contratação do treinador uma aposta, aposta que não combina com o planejamento do clube do Morumbi. Como são as coisas do futebol, os dois mais prestigiados técnicos do Brasil, Vanderlei Luxemburgo (SEP) e Muricy Ramalho (ex-SPFC) na iminência de demissão de seus cargos pelas campanhas de seus clubes.

  • Nico

    Mauro,

    Acredito que muitos São Paulinos sentiram falta, do Muricy, pela garra, força e vontade de vencer ponto.
    Acredito também, que muitos jogadores fizeram corpo mole, para que ele caísse, pois se não dava na bola tinha que ser na vontade e nem isso ocorreu, jogadores como Hernanes. Jorge Wagner, Washigton, mostraram que não estão mais satisfeitos com seu comandante.
    Em relação ao RG não conheço o trabalho dele, só me recordo do trabalho dele no Juventude e o fracasso da seleção, como você disse que ele gosta de jogar com wingers, acha que a possibilidade de ele escalar um São Paulo a moda Corinthians ou Barcelona com: Bosco (Denis), Zé Luis, Andre Dias, Renato Silva (Miranda) e Junior Cesar, E. Costa, Jean e Hernanes, Marlos aberto de uma lado, Dogoberto do outro e Borges centralizado, peço a gentileza que comente essa equipe.

    Parabéns pelo trabalho sou mais um admirador seu!
    Abraço!

  • Fabrício de Siqueira Coelho Ernane

    Espero estar errado, mas demitir Muricy já foi burrice, contratar Ricardo Gomes foi uma burrice maior ainda.

  • Aracaty

    Lamento muito usar pela primeira vez este espaço que é moderado pelo jornalista mais educado e com pedigree do cenário esportivo brasileiro,mas Mauro….o Ricardo Gomes é invenção de alguém que tomou um porre de wisky 12 anos…adivinhe quem é?!

  • Tricolor até morrer

    Acho um absurdo que ainda se bata na mesma tecla em apontar um culpado pelo desempenho do São Paulo no ultimo ano. Muitos fatores devem ser considerados, incluo a evolução dos trabalhos realizados pelos demais times brasileiros. Não me julgo resistente a mudanças, mas lamento a saída do Muricy e estou desconfortável com a decisão da diretoria do SPFC na contratação do Ricardo Gomes. Mesmo diante da observação técnica muito bem apontada por Mauro Beting. Continuo achando que pode ser sim um tiro no pé!!! Será que também não é momento de reavaliar os riscos eminentes de decompor o time logo após a conquista de capeonatos ??? e de se estudar qual é o verdadeiro objetivo do clube???

  • Thiago Laud dos Santos

    Oi, Mauro!
    Primeiramente quero parabenizá-lo por ser um dos melhores analistas e comentaristas esportivos!!!
    Sobre a demissão do Muricy, vou enviar abaixo o e-mail que enviei hoje para a Diretoria do São Paulo Futebol Clube. (Desculpe-me pelo tamanho de e-mail):

    “Boa noite!
    Escrevo este texto em nome de todos os meus amigos são paulinos, e tenho certeza, que grande maioria da torcida são paulina também tem a mesma opinião.
    Assim, como milhares de torcedores, também estive no Morumbi na última 5ªfeira, onde assistimos um time com alguns jogadores sem nenhuma condição de vestir a gloriosa camisa do São Paulo Futebol Clube.
    A derrota faz parte do esporte!
    Entretanto, que seja uma “derrota digna”, ou seja, uma derrota na qual uma equipe luta pela vitória até o último instante (como fez o nosso rival Palmeiras na sua eliminação para o Nacional do Uruguai).
    Infelizmente, assistimos um time com jogadores sem vontade de correr, sem demonstrar garra e vontade de vencer.
    Não estamos cobrando amor pelo São Paulo Futebol Clube, pois sabemos que pouquíssimos jogadores no mundo esportivo conseguem seguir os passos de um Rogério Ceni.
    Contudo, estamos cobrando e exigindo o mínimo de respeito pelo nosso clube!!!
    O modo que o São Paulo perdeu foi simplesmente vergonhoso!!! Alguns jogadores explicitamente entregaram o jogo, e não são dignos de vestir mais a camisa do nosso time.
    Outros jogadores são limitados e não estão no nível do maior clube brasileiro.
    Para deixar bem claro, estes são os jogadores que estamos falando:
    1º) Washington = Um dos responsáveis pela vergonha! Não tem demonstrado empenho nos jogos, apenas anda em campo, e prefere ficar marcando os zagueiros. Nas partidas decisivas (Corinthians no Paulistão, e Cruzeiro na Libertadores) ele não fez nada. Para piorar, gosta de sair dando entrevistas demonstrando sua indignação quando é substituído. É um câncer que consegue contaminar outros jogadores do elenco!!!
    2°) Hernanes = Um dos responsáveis pela vergonha! É ou foi um bom jogador, mas quer ir jogar fora do país. Não precisamos de um jogador que caminha em campo quando estamos perdendo o jogo (e ainda jogando com um jogador a menos, devido uma expulsão). Se ele queria entregar o jogo para prejudicar o Muricy, ele conseguiu! Mas não queremos mais este atleta no nosso time. O São Paulo é muito maior que ele, e ele deveria mostrar futebol para recuperar sua vaga no time. Ele precisa ser vendido ao exterior, e nunca mais vestir a camisa do São Paulo. Uma boa alternativa é vendê-lo para o futebol do interior do Marrocos ou Paquistão!!!
    3°) Richarlyson = Um jogador nojento e mascarado! Se ele jogasse 1/3 da prepotência que possui, ele seria um craque! Que ele seja vendido ou doado para qualquer time, mas que saia do São Paulo!!!
    4°) Eduardo Costa = Deve sair não apenas pelo fato de ter prejudicado o clube contra o Cruzeiro (sendo expulso no 1º tempo, e errando passes de 4 metros de distância que ele treina toda a semana para não errar). Ele deve sair pelo simples fato de ser um jogador medíocre!!!
    5º) André Lima = É uma grande mentira… Deve ter um excelente empresário! Que volte urgente para o time dele na Alemanha!!!
    6º) Hugo = É e sempre foi um jogador medíocre no nosso time!!!
    Quem esteve no estádio sabe que a torcida atribuiu a derrota aos jogadores, e não ao técnico!
    O Muricy foi demitido contra vontade da maioria da torcida são paulina.
    A torcida reconhece, respeita e agradece todo o trabalho feito por este excelente treinador (que tem o sangue do São Paulo Futebol Clube em suas veias)!
    Estamos indignados com a postura dos jogadores, e com a equivocada decisão de uma Diretoria que consideramos ser muito bem estruturada e organizada, mas que tomou a decisão que não esperávamos!
    A injusta demissão do Muricy não tira a responsabilidade desta Diretoria de “limpar” as laranjas podres do elenco, e fazer as boas contratações que precisamos.
    Obs: Ao invés de trazer ou manter 06 jogadores medíocres/medianos, é melhor contratar 02 jogadores com bom nível e que resolvam os problemas do time em momentos de decisão. (Por exemplo, deixamos de trazer o D´Alessandro, que depois foi para o Internacional-RS).
    A torcida que vai ao estádio às 22:00hs em uma 5ºfeira, e que entra no trabalho às 07:00hs do dia seguinte, não vai esquecer o que aconteceu e não vai ficar calada com o que está acontecendo!!!
    Vamos esperar quais serão as próximas decisões desta Diretoria (que volto a lembrar, que ainda consideramos ser competente).
    Agradeço pela atenção e desejamos muita saúde e felicidade para o nosso ex-treinador Muricy Ramalho, o qual estará sempre nas nossas lembranças, e que torcemos que um dia retorne para vencer no nosso clube.

    Obrigado pela atenção! “

  • http://futebolestrategia.wordpress.com/ Andre Serviuc
  • Luciano F. Leite

    Estou saindo de férias…
    Essa é a minha segunda férias como torcedor do São Paulo, a primeira foi com Osvaldo de Oliveira. Caros tricolores, informo que voltamos a década de 90, quando a diretoria largou o futebol para reformar o Morumbi, agora o Cana-Brava Juvencio, esta largando o futebol pela porcaria da Copa 2014. Esta certo que status é importante, porem, existe uma legião de torcedores que preferem títulos ao inves de se gabar de ter um estádio na copa do mundo.
    Voltamos para a “vala comum”, sálarios atrasados, diretores prepotentes, chinelinhos no elenco, enfim, não somos mais o melhor do Brasil.
    Rogério Ceni, ultimo sãopaulino do grupo, desculpe, mas o ano que vem teremos que disputar a copa do brasil, e torcer para que sobre a sulamericana no segundo semestre.
    Obrigado Mauro pela avaliação, mas não precisava, pois Ricardo Gomes é brincadeira de BÊBADO!!!!

  • Gabriel

    Mô,

    É bom ver como tem alguma parte da imprensa que não coloca o Muricy num pedestal completo.

    Pelo o que você falou do Ricardo Gomes, não acho que vá ser pior que estava. Um padrão de jogo ruim vai ser melhor do que o nada que existia neste ano.

    Vamos ver o que você vc publicou no Lance..

    Certamente, o R. Gomes, por ter sido zagueiro, não vai admitir gente como o Rickycharlyson atuando improvisado lá com opções no banco.

    Vale destacar que ele chegou a trabalhar com o Junior Cesar e com Dagoberto. Se ele tiver boas recordações.. são peças que ganham força no time titular.

    Achei interssante a analise do jornalista francês sobre o Ricardo Gomes. Principalmente qdo ele fala que nao é normal demitir um treinador tricampeao nacional. Estou enganado ou o Lyon trocou de treinador uns 3 vezes nesses 7 anos de titulos? E outra, para o futebol frances, é pouco comum ser campeão continental com clubes.. o campeonato deles é de segunda linha.. se nao for de terceira… Entao.. nao ser camepao europeu é normal. O Sao Paulo se acostumou em ser o melhor do mundo… nao se contenta em perder para rivais domésticos.

    Qual é a influência que o Rai teve nessa contratação?

    Será que o time nao entrou ja na fase do “vamos cortar nosssas despesas.. vamos vender quem tem mercado, emprestar quem pode gerar um troco (ou pelo menos tirar da folha salarial)… apostar em jogadores da base….? Faz tempo que o JJ diz que idéia é ter um time totalmente da base.. ja era para ter sido.

    Certamente o R. Gomes nao vai ganhar o que as outras boas opçoes do Sao Paulo iriam pedir… Te juro, se o time chegar na linha de fundo e cruzar a bola to satisfeito.. Aposto que em menos de 5 jogos com ele no SP teremos o nosso primeiro penalti no ano.

  • Joao

    Demissão do Muricy foi errada, o presidente devia ter chamado Muricy há algum tempo e dado carta branca pra afastara ou negociar as laranjas podres. MAs, considerando a hipótese de demissão, DORIVAL JUNIOR seria o cara.

  • Mutão

    Demissão do Muricy… Sem comentarios!!

  • http://jurandir22@hotmail.com jurandir

    Mauro concordo com você,mas, já esteva mas do quê desgastado o clima entre Murici e jogadores,trocar de treinador é mais barato,o Ricardo gomes é uma aposta,espero que, com prazo de validade no rótulo,se não der certo ,beleza foi só um aprendizado a mais para a diretoria,que tem na soberba sua maior virtude.Ricardo gomes é um bom técnico,mas para o atual momento do são paulo acho que ele é muito fraco,se vai continuar com o esquema de três zagueiros é improvisando meio campistas como ala então séria melhor continuar com o Murici(morre-morre)., não me agrada nem um pouco estes técnicos de frases feitas,como estou vindo para somar,o elenco é muito bom,são frases que me deixam de cabelos em pé pois sei que amanhã a desculpa pelas derrotas já tem um endereço,a comissaõ tecnica não era a de sua confiança,é esperar para ver,hoje se o time ganhar do corinthians,e se, eu fosse presidente, mandaria meio time embora,pois estaria caracterizado a tal panelinha para derrubar o Murici.

  • josé hamilton brito

    Caramba, como é fraca a memória das pessoas. É preciso sabedoria para agir no insucesso,diante dos resultados que não nos agradam. Planeja-se corretamente mas variáveis ocorrem, como aconteceu com o São Paulo. Uma delas: os outros times tbem são bons e competentes, estão no páreo para ganhar, não são timecos, se fortaleceram e não dá pra ganhar tudo e sempre. Os chamados mercenários de hoje são os mesmos que encheram o baú de títulos ontem. Como um profissional, que vive de bons resultados para projetar o seu nome e ganhar dinheiro, vai fazer corpo mole? Um poblema se soma aos que o tricolor já tem: incompetência da diretoria:contratar Ricardo Gomes? Ah ! vá pra p…

  • Mário Sérgio

    Ótima análise, Mauro!

    A hora de trocar de técnico foi corretíssima. Confio no Juvenal. E o Ricardo só pode ser criticado depois que assumir e mostrar o seu trabalho. Ele é uma pessoa séria e está com muita vontade de mostrar a que veio, além do mais é um grande amigo do Raí, assim como do Leonardo, ou seja, tem caráter. A estrutura única no Brasil que o SPFC oferece, dá todo suporte pra quem quer suar o boné e vencer.

    Quanto aos que criticam a saída do Muricy eu acho que estão olhando muito o lado sentimentalista. O Muricy é uma ótima pessoa, é são-paulino desde sempre, conquistou 3 brasileirões, mas teve 4 oportunidades de conquistar a América e a coisa não rolou. Se o Tricolor quisesse realmente conquistar o HEPTA deixaria o Murucy, mas o São Paulo quer um projeto para o TETRA da Libertadores, e não quer arriscar uma quinta chance com ele. Imagine se o Murucy fica e o SP conquista o Brasileirão: demitiriam um técnico que acabou de ser campeão pra botar outro na Libertadores? A hora de mudança foi muito bem escolhida.

  • Milton Tobias Prudêncio

    O Mauro Beting Jr lembrou que Ricardo Gomes (que foi zagueiro e dos bons) enfatiza nas equipes que passa a defesa. Ele entende de defesa. Não tem obtido sucesso nas equipes que passa porque seus times não são bons no ataque. RiGo é técnico meia-boca, portanto. Outro dia ouvi na ESPN o ReGau (Renato Gaucho) dizer que os seus times tem que ter bons ataques. Lembrando que ReGau foi atacante, e dos bons. Talvez por isso os times do ReGau nadam, nadam e morrem na praia. Décadas atrás não havia a figura do treinador de goleiros e hoje o que vemos? Todos os times tem treinadores de goleiros. Está na cara que os times devem contratar dois técnicos: um especialista em montar defesas, como é o Mano e outros chamados retranqueiros… O São Paulo deveria contrar também o ReGau para junto do RiGó ter um técnico global. Vocês não acham que é o caso. Hoje fala-se em dois juizes em campo, um para cada metade. Fala-se em juizes atrás das traves. Hoje todo mundo estuda o adversário. As jogadas se tornam manjadas. É preciso aumentar a criatividade e os especialistas se fazem cada vez mais necessários.

  • Claudinho Coradini

    Confesso que como torcedor tricolor pouco me lembrava do Ricardo Gomes como treinador, apenas como atleta, muito admirado pela pegada e técnica em campo, mas fiquei muito feliz ao pode tomar conhecimento da carreira e principalmente do estilo deste novo comandante através da oportuna análise publicada.
    É muito bom saber que o Ricardo Gomes gosta do time com velocidade, pois ultimamente(há um bom tempo) eu estava ficando com sono ao assistir os jogos do tricolor, poi o Muricy com os excessos de mudanças e improvisações acabou não dando ritmo para nenhum jogador e desmotivando a maioria.
    Na minha opinião temos o melhor elenco do futebol brasileiro, que se jogar motivado, com inteligência e principalmente velocidade, estaremos na Libertadores no ano que vem, com mais um título brasileiro.

  • Geraldo Eloi Medina Galego

    SERÁ QUE COM O RICARDÃO FUNCIONA.???
    É, … SANTO DE FORA É QUE FAZ MILAGRE.!!!

  • Leo Ehrlich

    Não querendo ser repetitivo em pontos de vistas apresentados, além de considerar-me perfeitamente esclarecido com a apresentação do Betting, pois RG praticamente estava gravada com jogador da Seleção Brasileira, não constando absolutamente ser um “vencedor”. Para mim o castelo ruiu, independente de ser 6 3 3. JJ trocou 6 por meia duzia! O que JJ fez foi pegar um zero multiplicar por zero que fatalmente resultará em zero. Em tom de gozação (as vezes temos de rir ao invés de chorar) o JJ quer conquistar um titulo que Corinthians (o time que ele mais inveja e nem saberia porquê) tem e o nosso tricolor não tem -> CAMPEÃO DA SÉRIE B. Além disso como grande “economista” que é, tem certeza que poderá conquistar este titulo com o tal time de base (sempre afirmou com a sua elevada sabedoria que estaria pronto em 2010) o que até um certo ponto poderia ser verdade.Imagina grandes arrecadações seja no Morumbi como no interior (também fato confirmado pelo seu time modelo -> Corinthians) com um time e técnico barato. Independente do resultado este ano:se puder ser classificado para Sulamericana (parece a partir deste ano dará uma vaga na Libertadores) seria um ótimo desempenho dentro da mediocridade que apresenta e continuará assim sendo, ou alcançar a classificação para a Libertadores o que seria um milagre, se não houver sérias medidas para afastar o JJ, colocando-o apenas no projeto Copa 2014, nós torcedores vamos amargar por um longo período alguns vexames piores que já passamos neste ano. Complementando acho que os Muricetes deveriam reconhecer: por uma série de razões, principalmente a presença de LARANJAS PODRES (a maioria indicado por ele) não dava para ele continuar. Corria o risco de manchar ainda mais o sucesso alcançado com INÉDITO TRICAMPEONATO BRASILEIRO. Que ele descanse e vá triunfar em outros campos naturalmente acompanhado de seus queridinhos: HERNANES (que não acredito que irá para o estrangeiro depois de seu desempenho neste ano),RICKY, HUGO,JW, ZÉ LUIZ que lhe ajudarão a formar uma grande equipe. W9, BORGES, ANDRÉ LIMA não, porque ficaram magoados com ele e quem sabe ele em sinal de arrependimento busque o JUNIOR, TARDELLI, EDER LUIZ e JACARLOS. Dentro deste panorama perdeu-se a grande oportunidade de promover o Zé Sergio que com a sua meninada iria por ordem na casa e dar muitas alegrias a nós.

  • Leandro S Yoghi

    salarios atrasados e o dinheiro q foi ganho com a venda do kaka?

  • Fabio Ventturini

    Mauro, só gostaria de fazer uma correção, se me permite. Kaká e mais alguns outros que estavam fora do Brasil não disputaram o pré-olímpico de 2004.

    Se não foi bem aproveitado, não foi por culpa do Ricardo Gomes.

    FÁBIO, sim, o Milan não o liberou. Mas, mesmo quando atuou, não foi bem.

  • Luiz idal

    é absolutamente incoerente alguns torcedores criticaren a diretoria porque o Muricy(o pior tecnico do Brasil em torneios mata-mata)não tem competencia pra impor sua disciplina ao grupo de jogadores.O mínimo que se espera de um treinador é que exerça a sua autoridade!Agora a culpa maior é da diretoria e comissão tecnica que só eles não perceberam que havia uma panelaça entre os jogadores:Borges(bom pra ser cntroavante de times pequenos)Hugo,J.Wagner(não acertou um passe êsse ano)Dagoberto e outros .Washinton é apenas omaior artilheiro do Brasil,mas não é,nunca foi e nem deseja ser o Aloísio(trombador e pivô).Muricy boicotou todas as contratações do atabalhoado e até,porque não,mal intencionado :Juvenal .Ganhou o tri por absoluta incompetencia do Grêmio!Agora vem um tecnico que nào conhece o time,o Estado,o País.Não tem currículo e nem títulos.O que pretende,afinal,o Juju Etanol?que não queria mandar embora o Muricy?forte abraço.

  • Gabriel

    Nunca gostei do trabalho do Muricy. Porém, para substituí-lo, só se fosse de Felipão pra cima. Quem é Ricardo Gomes?? O Cuca é menos pior que ele!! O São Paulo abriu mão de um profissional correto, ético, comprometido, humilde e sério. O problema é que só fazia o time jogar bem no segundo semestre, e a Libertadores, torneio mais importante, é no primeiro.

  • Marcus

    São Paulinos, comemorem muito os títulos conquistados nos últimos anos.

    Segundo Marco Aurélio Cunha (Jornal da Tarde de 22/6/2009), o SPFC ganhou tudo nos últimos quatro anos (o que é verdade!) e pode se dar ao luxo de ter um ou até dois anos ruins.

    Convenhamos, com esse pensamento, Ricardo Gomes se encaixa como uma luva.

  • Nick

    Prezado Mauro, só você mesmo, com todo o seu conhecimento e visão para fazer esta análise prévia do currículo e da forma de atuar do Ricardo Gomes. Tenho apenas uma ressalva. Em 2004, na seleção pré-olímpica, o que faltou foi vergonha na cara daquela garotadinha do Santos (base do time), que estava deslumbrada com o sucesso repentino e a badalação da imprensa. Todo treino era a mesma coisa, Robinho abaixando o calção de Diego às gargalhadas. Diego de cavalinho em cima de Robinho, bricandeirinhas pra lá, pagodinho de cá, gargalhadas… Faltou seriedade e comprometimento das “novas estrelinhas” e sobrou salto alto. Os jogadores acharam que ganhariam do Paraguai a qualquer momento, que iria ser moleza. Resultado: o vexame que todos conhecemos. Por um lado, acho que o fato foi positivo. Vendo a postura de Robinho hoje na seleção, parece-me que, apesar de toda a máscara que o caracteriza, o jogador veste com seriedade a Canarinho. Abs.