PAUTA DO DIA – Marlos são-paulino

por Mauro Beting em 02.jun.2009 às 16:36h

PEDE O EDITOR MATEUS BENATO:

Caro, Mauro, tudo bem? Seu outro quase xará, o MARLOS, deixou os são-paulino animados com a atuação de domingo. Você pode mandar um textinho a respeito dele, se deve ser titular, qual o time ideal com ele em campo…?

ATENDENDO AO PEDIDO:

3-4-1-2 é o melhor para Marlos

O 3-4-1-2 do São Paulo-07 parece ser o melhor esquema para adaptar Marlos ao time de Muricy que o 3-1-4-2 do BR-08. Marlos é um meia-atacante mais agudo, mais atacante que meia, se comparado a Hernanes, Jorge Wágner e Hugo. Mais incisivo, mais veloz, sabe se posicionar pelos cantos e, eventualmente, até como meia centralizado, por vezes de costas para o gol. Mais ou menos como bem funcionou Leandro no BR-07, à frente da linha de quatro no meio composta pelos alas Souza e Jorge Wágner, e os volantes Hernanes e Richarlyson.

O 3-1-4-2 do BR-08 foi ótima sacada tática de Muricy para aproveitar a chegada de trás de Hernanes e Hugo, e a força dos alas Zé Luís e Jorge Wágner (e a ausência, na temporada passada, de um meia-atacante confiável). Essa carência era compensada com a presença de uma linha adiantada de quatro homens no meio, protegidos pelo solitário volante Jean. Marlos poderia se encaixar nesse esquema na função de Hugo. Mas desde que executasse as mesmas obrigações defensivas sem a bola.

Se Muricy quiser voltar com os titulares Hernanes e Jorge Wágner, pode retornar com o baiano para a ala esquerda (no lugar de Júnior César), deixando Hernanes trabalhar com Jean na contenção. O pernambucano seria recuado, mas ainda com liberdade para, com a bola, se juntar a Marlos na criação. Na prática, em relação ao 3-1-4-2 do ano passado, Jean seria um pouco avançado no meio, Hernanes, um pouco recuado, e em vez de um volante, o São Paulo ganharia mais um meia. No papel, um time mais abusado. Na prática, não necessariamente.

Tags:

  • http://cinemaedepois.blogspot.com JúlioMM

    Não seria possivel pensar em uma linha de 4 na defesa. Com 4-1-3-2, sendo Miranda(Ayslan) e André Dias, laterais Zé Luis e Junior Cesar ou Jorge Wagner. Jean ou Eduardo Costa logo a frente, e um trio forte com Hernanes, Marlos, Hugo ou Jorge Wagner ou até Dagoberto, no ataque Washington e Borges.

    JÚLIO, outra boa formação. Mais ofensiva, não menos equilibrada.

  • Luiz

    esse 4-1-3-2 pode ser traduzindo um 4-4-2, com Hernanes e Jean de volantes e Dagoberto e Marlos pelas pontas, com Borges e Washington no ataque. Mas eu sinceramente acho que desguarnece o time. prefiro um 4-3-3 com a já citada linha de 4 atrás, Eduardo Costa, Jean e Hernanes no meio, e no ataque Dagoberto, Marlos e mais um pra jogar na área. O que eu achei interessante da entrada do Marlos foi um pequeno aviso para o Hernanes e para o Jorge Wagner: ou eles acordam ou saem do time… E só discordo com vc em um ponto Mauro: Marlos precisa jogar pelos lados do campo, ele jogando de costas para a defesa no meio perde o ponto forte, que é o drible em velocidade. Ou seja, o Muricy, para mim, estava certo denovo, ele não é meia, é ponta de lança. Mas ele com o Dagoberto podem ser o terror dos laterais…

  • Pedro Dockhorn

    Olá Mauro, estou vendo todo mundo falando do Marlos, mas ninguém comenta o tanto que o São Paulo bateu e o quanto o kléber apanhou, com rodízio de faltas, não deixando os jogadores leves do cruzeiro jogar.

    Até o presidente da comissão de arbritagem puniu os árbritos. Kléber sofreu 14 faltas, apenas ele. Acha isso um bom jogo do São Paulo?

    Atc.,
    Pedro

  • Ricardo Piloto

    Mauro, daria para São Paulo jogar no 3-4-1-2 sem o Miranda? Acho que com o Rodrigo machucado não temos jogadores a altura pra isso, além do André Dias.

    RICARDO, sem o Miranda, todo time sente, não resta dúvida.

  • http://alejjandro.wordpress.com Alejjandro

    Mauro,

    eu estava pensando em um 4-1-2-1-2:

    Denis;
    Zé Luis, André Dias, Miranda e Júnior César;
    Jean;
    Hernanes e Jorge Wagner;
    Marlos;
    Borges e Dagol.

    Tipo o Inter: um LD que fica mais, pra liberar um LE que apóia mais…

    Abraço!

  • Fernando

    Tem São Paulino otário q pede a opinião desse jornalista de merda pra falar do São paulo.
    Só pra lembrar foi ele q começou com aquela estória de contar os erros da arbitragem a favor do São Paulo no Brasileirão , como se o São paulo tivesse alguma culpa , o mesmo disse q os 4 penais marcados para o Palmeiras foi legitimo , sndo q um o própio Valdivia nem acreditou e começou a cair na risada , o mesmo hipócrita ridiculo disse ontem q não foi penalty do Chicão em cima do vascaino q ia puxar a bola e quase teve a camisa rasgada pelo Chicão q todo mundo viu e todas as tvs confirmaram q foi penalty…o mauro é inteligente , por isso q eu acho ele safado e mau-intencionado e mau torcedor cú…rinthiano.

    FERNANDO
    1. Obrigado pelo inteligente, mas não chego a tanto.
    2. Desobrigado pelo maL intencionbado, idem.
    3. Palmeirense, por favor.
    4. Escrevi que foi pênalti. Que tal reler? Que tal querer entender?
    5. Jornalista de m? Menos
    6. Não comecei com história alguma de contar erros a favor ou contra algum time. Apenas listei os que EU considero. Para evitar chororô, nao para criá-lo.
    7. 4 pênaltis? Foram 3, nos 4 x 1 do SP-08.
    8. Hipócrita? O que é hipócrita?
    9. Reitero, sem precisar desenhar – no estádio, eu não vi. eu, o narrador da minha rádio (o melhor da história do rádio, os 3 repórteres da transmissão. e não apenas nós. várias pessoas no estádio tb não viram. pela TV, qualquer pessoa vê o puxão. até as mal-intencionadas.
    10. no bota-teima do ano passado, é só reler, disse que o Grêmio foi um dos mais prejudicados, e nào necessariamente o são paulo ajudado. apenas isso.