BOTA-TEIMA – RODADA 4 – BR-09

por Mauro Beting em 02.jun.2009 às 15:14h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

· Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados”por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Náutico 1 x 1 Fluminense

Fluminense prejudicado; Náutico ajudado – Wilson Seneme não marca pênalti bem discutível de Gladstone em Allan, aos 41 do 2º. Tempo. O zagueiro do Timbu manda a bola para escanteio num carrinho por trás. Mas, com a perna esquerda, com a bola ainda em jogo, acerta, a coxa esquerda do atacante tricolor. Para mim, em lance bastante polêmico, entrada imprudente, que colocou em risco a integridade do rival. Marcaria o pênalti. Estava 1 x 0 Fluminense.

(DEMAIS LANCES POLÊMICOS COMENTADOS NO POST DO JOGO)

Barueri 2 x 2 Palmeiras

Barueri prejudicado; Palmeiras ajudado – Paulo César Oliveira (SP) não marcou pênalti de Pierre em Fernandinho, aos 17. Estava 0 x 0.

São Paulo 3 x 0 Cruzeiro

Cruzeiro prejudicado; São Paulo ajudado – Evandro Roman (PR) não viu Washington agarrar a camisa de Henrique no enrolado lance do primeiro gol tricolor. Jogada difícil para o árbitro. Estava 0 x 0

Cruzeiro prejudicado; São Paulo ajudado – Evandro Roman (PR) e Gilson Coutinho (PR) validam gol irregular de Dagoberto. O atacante tricolor estava impedido. Estava 2 x 0. PS: A imagem do Sportv não capta o momento do lançamento de Denis para o atacante. Quatro colegas que estavam bem posicionados, no estádio, garantem a posição irregular dele quando a bola partiu do goleiro tricolor.

Inter 2 x 1 Avaí

Inter prejudicado; Avaí ajudado – Nielson Dias (PE) marca pênalti inexistente para o Avaí. O atacante Lima não foi derrubado. E, se foi falta, foi fora da área. Estava 2 x 0 Inter.

Flamengo 2 x 1 Atlético-PR

Flamengo prejudicado; Atlético-PR ajudado – Leonardo Gaciba (RS) marca pênalti inexistente de Toró em Márcio Azevedo. Não foi falta. E, se houve, fou fora da área. Estava 2 x 0 Flamengo.

(OUTROS LANCES POLÊMICOS COMENTADOS NO POST DO JOGO)

Santos 3 x 1 Corinthians (leia post da partida para lances polêmicos)

SALDO TOTAL – RODADA 4

PREJUDICADOS

2 pontos a menos – Botafogo, Atlético Paranaense, Goiás, Fluminense, Barueri

1 ponto a menos – Grêmio, Palmeiras

BENEFICIADOS

2 pontos a mais – Atlético Mineiro, São Paulo

1 ponto a mais – Santo André, Santos, Náutico

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Fluminense prejudicado 2 vezes

Cruzeiro prejudicado 4 vezes; ajudado 2 vezes

Palmeiras prejudicado 3 vezes; ajudado 1 vez

Goiás prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Atlético Paranaense prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Flamengo prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Botafogo prejudicado 1 vez

Grêmio prejudicado 1 vez

Barueri prejudicado 1 vez

Inter prejudicado 1 vez

BENEFICIADOS –

São Paulo ajudado 6 vezes

Coritiba ajudado 2 vezes

Santo André ajudado 1 vez

Atlético Mineiro ajudado 1 vez

Náutico ajudado 1 vez

Avaí ajudado 1 vez

Santos ajudado 2 vezes; prejudicado 1 vez

SALDO ZERADO –

Vitória prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 12 X 10 VISITANTE

Tags:

  • GPTO

    Só para constar, o corinthians não aparece no levantamento, portanto ganhou e perdeu sem ajuda dos arbitros. Logico que não vai continuar assim, mas é bom parar com teorias da conspiração quando o Corinthians joga.

  • Marcelo

    E continua a saga de ajuda ao São Paulo. Até quando?

  • pilantrus

    Mauro Betting, boa tarde.

    Seu “tira teima” tá viciado.
    No lance do Washington, o zagueiro o empurra, DEPOIS o washington puxa a camisa dele.
    E no lance do Dagoberto, de 100 comentaristas, 2 falaram que o Dagoberto estava impedido: você e o super-mega-hiper-sensacional comentarista NETO!

    PILANTRUS, boa tarde.
    Para efeito do BOTA-TEIMA, o São Paulo ainda venceria por 1 a 0. Logo, não “ganhou” pontos com os supostos erros de apito.
    No primeiro gol, PARA MIM, Washington só foi empurrado por Thiago Heleno depois de agarrar Henrique, em lance DIFÍCIL para o árbitro.
    No terceiro gol, opinião de colegas que lá estavam, a posição era de impedimento.

  • Luiz

    Caraca ein, é bom o São Paulo aproveitar a fase boa, HEUheuHEuheUHEuehuEHe!

  • André

    Nossa!!! Dagoberto impedido, onde? ai forçou a barra. Ele não estava nem na mesma linha e sim atras do jogador do Cruzeiro…

    ANDRÉ, no momento do lançamento de Denis, lá de trás, ele estava.
    Pela imagem do Sportv, não há como dizer que estava – e nem que não estava.
    Porém, quatro jornalistas que estavam bem posicionados em relação ao lance, em cabines de transmissão no Morumbi, disseram da posição adiantada do Dagoberto.
    Neles eu confio.
    Não cabe citá-los.
    Mas dois, inclusive, são tricolores, se cabe a citação clubista.
    abs, Mauro.

    AH, e reiterando que isso não tira o mérito e nem “pontos” do bota-teima.

    abs, mauro

  • allan

    vergonhosa a armação para o sp…
    ano passado ja foi assim…

  • Grafir Jr

    Primeiro, Mario Betti, parabéns, Véio!!! Mas meus parabéns mesmo, pela coragem!!! Seu critério é perfeito e o “Bota Teima” uma baita sacada!!! E vai desnudar o São Paulo… Eu já faço um levantamento parecido ha algum tempo. Eu adoro sacanear o Tricolor, mas quanto a arbitragem (nos últimos quatro anos) e o Morumbi, como se vê agora, nunca foi sacanagem: é entender um mínimo de futebol, desapaixonar e ver!!! Seu resultado ao final do campeonato vai desnudar uma verdade: o São Paulo vem sendo beneficiado regularmente. Depois do Corinthians/MSI, a diretoria do Tricolor tomou conta e vence nos bastidores como nunca se viu na história do futebol deste País. São só quatro rodadas e olha o que já aconteceu no “placar dos roubos”. Ano passado fiz muito parecido, por minha própria conta, e não divulgo o resultado pois vão me chamar de louco… E você se prepara, Véio, porque os tricolores vão tentar sumir com você, e com essa sua polêmica, da mídia… E não é teoria da conspiração, não. Até porque, muitas vezes as conspirações existem mesmo…

  • LMD

    Amigo Mauro….

    gostaria que você se posicionasse em relação ao tecnico Vanderey Luxemburgo e as lambaças que tem proporcionado ao Palmeiras.

    aguardo
    abs

  • anderson

    Quatro colegas que estavam bem posicionados, no estádio, garantem a posição irregular dele quando a bola partiu do goleiro tricolor.
    Mauro com todo respeito que analise é essa, colegas viram.
    Saudações.

    ANDERSON, infelizmente, nenhum das emissoras que pude ver conseguiu captar a posição de Dagoberto no momento do lançamento.
    tenho de me fiar em gente competente e séria.
    abs, mauro

  • dante

    Olha só secadores, chorões e reclamões de plantão: peçam para retirar os árbitros do futebol, já que a armação para o SPFC está tão clara para vocês grandes sabedores do futebol. A armação é tão grande que o BR-09 está no papo, ja comprei minha camisa de hepta campeão nacional… isso me cheira mais choro de palmeirense, que considera o SPFC inimigo.

  • Pedro Carvalho Neto

    nao ‘e a toa que o SP ‘e tri-campeao brasileiro, nao? Alem disso, tem o infame rodizio de faltas que mata TODOS, PRESTEM ATENCAO TODOS, os contra-ataques do time adversario. 14 faltas no Cleber!!

  • Daniel L.M.

    Acho absurdo que ninguem note o que acontece com o SP. O time faz revezamento de faltas, sempre conta com uma arbitragem favoravel (que apita “á auropeia” ) ao menos quando joga no morumbi e ainda ridicularizam quando falam em conspiração. Sempre houve arbitragem tendenciosa no brasil, seja por antipatia do arbitro, simpatia de quem escolhe os arbitros pro sorteio ou mala preta mesmo. O SP ganha repetidas vezes com gols de cabeça com falta de ataque, se defende sempre apelando pro revezamento de faltas depois ainda temos que aturar ouvir que é a “melhor defesa do camponato”, que passa 200 jogos sem perder. Não é ser implicante mas neste mesmo jogo citado do 3×0 o arbitro e quarto arbitro foram suspensos (ainda bem que alguem notou) e no campeonato o SP ja é de longe o mais favorecido, querem que eu acredite que é só coincidencia?

    Ano passado a rodada decisiva do campeonato teve o Gremio e o Flamengo prejudicados e o SP ajudado. Repito que não quero implicar, só fazer a pergunta que ninguem esta fazendo. Um time profissional , com estrutura e todos os méritos não surpreende por ser tri-campeão, mas honestamente olhando para outros times que formaram “dinastias” como o Inter de Falcão, o Fla de Zico ou a Academia do Verdão era facil ver po que eram campeões, eram timassos, e esse time nunca me pareceu jogar com uma qualidade de justificasse ou explicasse os resultados. Erros amadores a dietoria comete tantos quanto as outras, perde jogadores no meio da libertadores (como fabio santos), contrata errado (caso de Carlos Alberto e Juninho) usa dois pesos duas medidas (confusão envolvendo os dois). Seria facil admirar um timasso tricapeão mesmo um rival, mas esse abuso de faltas, as arbitrgens confusas (preciso citar a denuncia de um dirignte palmeirense no fim do ano passado, o caso do gás, tem sempre uma confusão , SEMPRE), e ainda ouvir pagação de pau da parte da imprensa que adora essa discursos de direita classista do “trabalho” e do “profissionalismo”, como se todo o resto fosse imcompetente ou vagabundo, ou esse profissionalismo fosse legitimado pelas vitórias como se ja não existisse nos tempos em que os “bambis” perdiam de um corinthians que tirva dinheiro sabe-se lá de onde… O SP e o cruzeiro tem as médias de pontos mais regulares dos ultimos 20 anos (fiz um trabalho sobr isso pra faculdade que posso mandar), isso é reflxo de estrutura e poder financeiro, mas nem por isso se beatifica os perrela, então por que tanta simpatia pela trupe do Moumbi, eu só queria entender.

    Se não for pedir muito Mauro, vc poderia se tiver acesso as informações do footstats fazer a relação de faltas cometidas/cartões amarelos recebidos (Quantos cartões são dados em média pelo numero de faltas cometidas)?.

    DANIEL, ótima ideia.
    farei esse levantamento a respeito de cartões/falta

  • Marcus

    O Juiz do jogo Sao Paulo e Cruzeiro foi punido depois que Kleber recebeu 14 faltas (isso mesmo 14 faltas!!!!) e a defesa do SPFC não foi punida pelo rodízio de faltas.

    Não dá para dizer que isso tirou pontos do Cruzeiro porque o SPFC sobrou no jogo mas, merece uma ‘nota de rodapé’

    Grande abraço

  • Diego Henrique

    É verdade…
    Os três brasileiros e a libertadores que o São Paulo ganhou nos últimos anos foi por causa da arbitragem.
    É cada comentário que a gente lê por aí…

    Grafir Jr disse: “E você se prepara, Véio, porque os tricolores vão tentar sumir com você”
    kkkkkkk
    Prepara o gardenal.

  • Renato

    São Paulo ajudado 6 vezes.
    Em 4 rodadas…
    Com apenas uma vitória.
    O time do morumbi, é virado pra lua.

    O nosso, Mauro, não tem a mesma “sorte”. Entre aspas pois eu preferia que essa sorte não fosse necessária. Mas os últimos anos tem mostrado que é, e muito.

    Abraços.

  • Marcos

    Parabéns pelo levantamento, Mauro!!!! Espero que vc continue firme neste projeto e que ninguém aí do tablóide são paulino o impeça de desmascarar a verdade.

    Não é surpresa o resultado do levantamento, a exemplo do que aconteceu no ano passado, quando se comprovou que o Grêmio não foi campeão por culpa exclusiva da arbitragem.

    Ano passado, o SPFC só ganhou o título por causa da arbitragem. Como em 2007 e 2006 ( na verdade, como em praticamente todos os títulos desta agremiação obscura, como os Paulistas de 70 e 71, além do de 91, com virada de mesa, e do de 2005, com arbitragens escandalosas, além do Mundial 2005, com roubo de 3 gols e 1 pênalti do Liverpool, a Copa Libertadores de 2005, com invenção de pênaltis em quase todos os jogos no Morumbi e roubo d emando de campo, na final, a Copa Libertadores de 92, com invenção de pênalti inexistente na final, os Brasileiros de 77 e 86, completamente roubados, o primeiro com a estranha atuação do tribunal são paulino e o juiz sendo complacente com o violento Chicão e o segundo nem é necessário comentar, tamanha a roubalheira….. bom, se fossemos comentar todos os títulos ilegítimos do SPFC, obtidos com roubo de arbitragem, teríamos que escrever um livro com mais de 1000 páginas ).

    O próximo passo será saber porque o SPFC é escandalosamente ajudado pela arbitragem e porque o Palmeiras é sempre roubado…. além de descobrir o porquê a imprensa faz vistas grossas para este estranho ” fenômeno “….

    ABAIXO O APITO AMIGO SÃO PAULINO!!!!!!!!!

  • Brenno

    a pergunta que não quer calar:
    quando acaba o contrato do SPFW com a arbitragem?

  • Fábio CHamusca

    Isso. Computa mesmo porque no final tu vai ver…. O São Paulo com mais de vinte pontos que não deveriam ser seus…
    Escreve aí.

  • CLAUDIO

    APITO AMIGO BAMBI. BAMBI 2X2 ATLÉTICO-PR, PENALTY DE MIRANDA EM MARCINHO E GOL IMPEDIDO. BAMBI 0X0 PALMEIRAS. PENALTY DE MIRANDA EM DIEGO SOUZA. BAMBI 3X0 CRUZEIRO, FALTA DE WASHINGTON NO PRIMEIRO GOL PUXANDO A CAMISA DO ZAGUEIRO. DAGOBERTO FEZ O GOL IMPEDIDO. GRIPE SUINA, SÓ FOI LEVADA EM CONTA PARA CLASSIFICAR O BAMBI. HOJE NÃO EXISTE MAIS NADA ?? TEMOS GRIPE NO BRASIL TAMBÉM. E AÍ ???

  • Vinicius

    Olá! Sei que vc não tem intenção de promover este ou aquele time, mas aqui vão alguns poréns.

    … Pelo jeito não assistiu ao jogo SPFC X Cruzeiro.

    O árbitro não marcou nenhuma puxada de camisa, teve uma muito pior no Zé luis. Pelo criterio do cara nem um nem outro foram, pelo seu critério anota 1 pro cruzeiro tbm.

    O Borges cruzou uma bola pra trás e foi assinalado impedimento, que tal?

    Quanto ao Kleber, a própria entrevista dele diz tudo, o apitador deveria ter amarelado o R. Silva mais cedo e o Kleber tbm pela cotovelada na cara do Marlos, dessas que ele sempre faz.

    No jogo do curintia, o Lulinha deu 2 carrinhos por trás em 1 minuto, o Vuaden até que segurou a onda, Podia ter expulsado uns 4 do Timão.

    Sei que deve ser difícil fazer ese levantamento, mas apesar dos pesares é um dos poucos do tipo, Parabéns.

    Abraço

    VINICIUS, todos os seus comentários foram pertinentes, inclusive os que discordo. obrigado pelo apoio.

  • Suardi

    Mauro, como um bom Palestrino, esperava essa sua postura a muito tempo. Não de defender o Palmeiras como muitos cobram, isso deve ser feito só quando o clube merece ser defendido, mas mostrar o que os irmãos Falavigna argumentam a muito tempo e tantos outros da M.P. Que o Campeonato Brasileiro vem sendo manipulado não é de hoje!

    O SPFC está sendo ajudado desde a 1.o rodada do brasileiro, cartas como a enviada a Conaf pelo presidente Cruzeirense deveriam fazer parte do expediente de todos os clubes que são prejudicados como o Cruzeiro foi no último final de semana.

    Mas há outras formas de beneficiar certos clubes, e o STJD sabe muito bem agir em beneficio de alguns clubes. Vide o caso do Diego Souza que será julgado na próxima sexta-feira, e pasme! Por agressão ao André Dias no último clássico.

    Infelizmente esses fatos fazem com que o campeonato mais belo e disputado do planeta, perca em credibilidade.

    Abraços e uma sugestão, mantenha este post rodada à rodada, até o final do campeonato.

  • Flavio Rossi

    Mauro, esses seus colegas podem ter errado assim como um auxiliar erra ao marcar ou não marcar um impedimento, isso é possível, o único que não erra é o tira-teima eletrônico. Pelo fato de estarem bem posicionados não significa nada, não dá para absolver e nem condenar.

    FLAVIO, perfeito. é isso que acho. é isso que está explícito na declaração de intenções do bota-teima. um espaço para comentar-cornetar arbitragem, e para evitar chororôs de ocasião.

  • Carlos

    Se acontece dentro de campo ?…. Acontece sim, mas o pior é fora do campo.

    Mauro por favor faça uma pesquisa e comprove, já faz anos que após os jogos os Senhores do STJD caçam jogadas e lances do Palmeiras no clássico com o Time do jardim Leonor para de uma forma ou de outra punir os palmeirenses… vide Edmundo, Valdívia, Kleber e agora Diego Souza… parace que é proibido ganhar ou jogar bem contra elas….

    Ou srá que o fato de ser membro da diretoria transforam em torcedor vingativo os homens de toga ????

    Abr

    Carlos

  • Lets

    Mauro, pode parecer que o São Paulo ganharia do Cruzeiro de qualquer jeito, mesmo sem esses dois gols, pois poderia ter feito mais e o Cruzeiro parecia sonolento. Mas o jogo só pareceu fácil depois do Washington fazer um gol faltoso, e o Kleber ser parado com tantas faltas, algumas não marcadas e o arbitro não ter amarelado nenhum defensor sãopaulino que participou do tal rodízio de pancadas no Kleber, rodízio tão absurdo que levou o apitador a uma suspensão.

  • Fabio Bandini

    Valeu Mauro,

    continue com o seu bota-teima até o final do campeonato. Acho que erros acontecem com qualquer time mas que o SPFC é claramente beneficiado a anos, ah isso é ! Vide ano passado, dois pontos de diferença para o Grêmio e um caminhão de pontos irregulares.

    Você que é do ramo e tem contato com os árbitros, boleiros, jornalistas, etc. Existe alguma norma que diz que em caso de dúvida é SEMPRE pró-SPFC ?

    abs

  • Leo Raça Fla

    Os números provam: o Sao Paulo é o time mais ajudado nao só neste campeonato, mas nos outros tres anteriores. E a saga do apito rosa continua e com o apoio da media paulistana, Até quando estes bambis vao ser beneficiados???

  • Odilon Nicacio

    Caro Mauro,
    um juiz errar pra um e pra outro tudo bem, agora, um time ser beneficiado SEIS VEZES, repito, SEIS VEZES, assim já é demais, isso é uma vergonha.

  • Odilon Nicacio

    só mais uma coisinha, o chefe da arbitragem é paulista ou estou enganado? Que coicidência heim.

  • Jorge

    Mauro, na boa, louvo a tua atitude, e desconfio dela ao mesmo tempo, pois não vi coisa semelhante no Paulista, onde o SP vem sendo vergonhosamente prejudicado há três anos. Entretanto, concordo com algum comentário acima, acho que tuas cores te traem quando o assunto é o tricolor. Veja, o único lance em todos os jogos que você utiliza uma não-imagem, é no jogo do SP. E contra ele. No lance do primeiro gol, e ainda fora da área, o Washington é empurrado, com imagem, e você diz que não viu. Pois bem, eu vi, e com imagem, quem sabe você acredita em mim??? E, se você quiser ver lances em que o SP é prejudicado, quem sabve dar uma espiada nos escanteios. Em 100% os zagueiros fazem penalti no Washington ou no Miranda, as vezes em ambos. Na boa, acho você um comentarista razoável, mas no caso presente acho que suas intenções estão algo influenciadas por suas cores.

    JORGE, na boa, obrigado pelos toques. Tentarei melhorar. E acho que suas intenções estão sendo influenciadas por suas cores. Em “100% os zagueiros fazem pênaltis no Washington ou no Miranda”? Se ainda fosse 10%, vá lá. Mas, reiterando, o bota-teima tenta não ser clubista. eu também. Mas, novamentem, obrigado pela educação e pelos toques.

  • Jorge

    Obrigado pela resposta, Mauro. Tentei escrever 10%, saiu 100%. Minhas cores, admito. Mas você igualmente admite estes penaltis que cito, no entanto, não constam no levantamento. Enfim. Da mesma forma, usar uma não-imagem, opinião de cronistas, quando este recurso é impossível de ser usado em todos os estádios, é injusto. Seja a favor ou contra de quem seja. No Morumbi temos agora olhos eletrônicos e humanos……

    JORGE, o BOTA-TEIMA é feito apenas em relaçao aos campeonatos nacionais.

    aquele foi pelo paulistao de 2008. e, para mim os 3 aconteceram.

  • Anderson Stofaleti

    Eu estava no estadio, bem posicionado, e não vi o impedimento do Dagoberto…Há, mas não sou de confiança né Mauro? Não sou seu amigo! Já que contra o São Paulo, vale lances que as imagens que voce não viu, posso falar um que eu vi e pelo jeito voce não? Inicio do segundo tempo, ataque do São Paulo, juiz marca impedimento INEXISTENTE, quando dois entrariam livres na frente do Marcos…Se sai o gol do São Paulo ali, o penalti não dado para o Palmeiras (que foi mesmo) seria o gol do empate, ou seja, São Paulo não teve pontos a favor neste jogo. E falar que foi falta do Washington é estranho, nem o zagueiro esboça reação, é lance de jogo, feito a cada minuto. Mas o mais engraçado é ver que tem 6 erros a favor do SP e nenhum contra. Acho que está vendo (ou tendo informações dos amigos) de forma diferente. Se já querem tentar manchar uma campanha do São Paulo, sendo que nem começou ainda, façam, mas procurem um modo mais clara, ou mais imparcial, porque é chato ver isso, ainda mais de um cara que estou acostumado a ouvir, ver e ler, a um bom tempo. Grande Abraço

    ANDERSON, obrigado pela atenção. Apenas listei os erros que EU considero mais importantes. Todos os lances sào discutíveis, até os indiscutíveis.
    e confio nos meus colegas-amigos, como, pelo que li, também confio em você, pela inteligência e poder de observação.
    só não precisa levar para outro lado a discussào.
    nao disse que há uma campanha a favor do São Paulo. nem contra.
    a intenção do bota-teima é apenas listar uma série de situaçoes
    apenas isso.
    é feita sem saber o que vai acontecer, onde vai dar.
    só isso.
    por ora, para mim, é apenas coincidência.

  • Anderson Stofaleti

    Obrigado Mauro. E a questão de levar para o outro lado, é o fato de ver essa diferença de um time para o outro. Tenho a certeza que se olhar bem, todos os jogos os times são ajudados. Tem aquela faltinha mal-marcada que parece ser sem perigo, mas que cruzada na area ocasiona no gol. Tem muitos lances bobos, que ninguem dá valor, mas que muda histórias dos jogos. Háaa. E sobre o impedimento, deveria ser importante sim, pois nas suas contas tem 2 deste tipo, a favor do São Paulo. No mais, valeu por responder e pela educação. Abraços

  • Jorge

    Concordo com o Anderson. Você próprio, Mauro, em resposta a meu post, admitiu a existência de penalidades em alguns escanteios a favor do SP, sobretudo em cima do Washigton e do Miranda. Mas, cadê??? Você mesmo disse: “em 10% (dos escanteios) va lá”. E falo dos escanteios pro SP porque é notório que o time do Murici, que, embora sampaulino, não gosto como joga, usa do expediente do cruzamento como uma de suas principais armas, sobretudo pela estatura dos dois jogadores. Então olhe cada escanteio e você certamente encontrará penalti em cada jogo. E continuo afirmando, usar uma não-imagem para apontar mais um erro a favor do SPFC é bastante discutível, como seria contra qualquer outro clube. Se o que vale é a imagem, então fiquemos com a imagem.

    P.S. – O washigton reclamou um penalti contra o Atlético do PR, no segundo tempo, mas não vi nenhuma análise, ao menos, do lance.

    JORGE, o lance reclamado pelo Washington, contra o Furacão, para mim não foi.
    Falo 10% em cima dos 100% – digitados erroneamente.
    só isso.

  • Jorge

    Os arbitros são muito ruins. Olhem os jogos de ontem. Gol impedido do Grêmio. Fabio Costa não foi expulso por mais uma entrada criminosa. O revide de um jogador do SA também não valeu expulsão, e sim sua reclamação (?). Num dos gols dos Santos, creio que o segundo, há um jogador do time da vila impedido e que, a meu ver, tira a atenção do goleiro. E ainda não vi o replay do primeiro gol do SA, mas acho que pode ter sido impedimento. E então, será que todos os erros acima foram encomendados pelo SPFC???