Presidente Timóteo 2014

por Mauro Beting em 01.jun.2009 às 23:42h

Não. Não é campanha subliminar para a eleição do edil paulistano Agnaldo Timóteo para o mais alto cargo de Brasília. É a mais pura realidade ficcional deste blog:

EXCLUSIVO!

O que pouca gente soube na idílica Bahamas (a ilha, não a animada casa noturna de São Paulo), no convescote da Fifa que escolheu as 12 cidades que irão com sede ao pote de ouro público em 2014.

Não eram apenas 17 as capitais finalistas, muito menos o final do capital de muitas delas… Havia uma carta na manga! Um plano B!! Uma alternativa!!! Uma cidade pronta para o que desse e viesse (mais viesse que desce, ops, que desse):

Ela era… Presidente Timóteo! Mais (ou menos) conhecida nos livros de Educação Moral e Cívica como a “Cidade dos Crepúsculos Uivantes”. Ou, modernamente, a “Cabul Brasileira”. Em alguns círculos poéticos, “A Pérola do Lodaçal”.

Reservo-me o direito de não dizer a localização exata da cidade, por motivos de segurança e por orientação de advogados. Apenas posso dizer que ela está incrustada no coração do Brasil, ali pelo pâncreas da Nação, no meio-oeste-sul-setentrional da serra litorânea.

Todo esse segredo faz parte do negócio e de uma inteligente jogada de Marketing (com M maiúsculo: ele é o filho caçula do prefeito Renavan de Alcantara, o teatrólogo Marketing Factoring de Alcantara); ele pagou todas as passagens e o free-shop da delegação brasileira em Nassau, Bahamas. Só depois o Marketing soube que tudo já estava pago – e decidido – por Ricardo Teix, ops, pela Fifa, claro, evidente…

Ainda assim, Marketing e o primogênito do prefeito Renavan (o taxidermista Premium Vip Privê de Alcantara), fizeram questão de aplaudir em pé, na fila do gargarejo, o discurso de Sepp Blatter. O presidente da Fifa também recebeu da parelha de irmãos uma estátua em cimento, amianto e turmalinas, em tamanho natural, da cavalgadura do patriarca dos Alcantara, Dom Piquitito – como Piquitito e seu jumento se confundiam, a obra representa uma simbiose única entre montador e montado, onde ninguém sabe onde começa a cavalgadura e onde acaba a cavalgadura.

Mesmo com tantas benesses (incluindo a cessão por comodato da própria irmã de Marketing e Premium, Benesse Britney Alcantara, mais conhecida como a Paris Hilton da Câmara de Vereadores de Presidente Timóteo – por sua fluência em línguas e pela desenvoltura e livre trânsito nos gabinetes), “a Pérola do Lodaçal” acabou ficando de fora da escolha de Ricard, ops, do Comitê Executivo da Fifa.

O meio-irmão do prefeito Renavan, o justiceiro Depevatson Agaciel de Alcantara, tão logo soube do anúncio de Blatter, convocou uma entrevista coletiva para a imprensa oficial do município, incluindo a de oposição recém-terceirizada – a antiga oposição não se manifesta desde o reality-show de Halloween de 2008. Depevatson apresentou a planilha de gastos num power-point (que não é o filho adotivo do prefeito, Power-Pointson Excel de Alcantara). Ele justificou inicialmente os gastos de R$ 37 milhões alocados da merenda infantil para a confecção do projeto de candidatura, formatado pela empresa de Empadinhas & Arquitetura de Arenas Falk-True-A, da segunda mulher do prefeito Renavan, dona Ipeveah de Alcantara.

O estádio de Presidente Timóteo é o ponto alto e de honra (e de tráfico de drogas e crianças escravas) da família Alcantara. O sobrinho de sexto grau de Renavan, e também filho de primeiro grau de Teodolita (terceira mulher do prefeito, que ainda acumula a função de quarta-dama da cidade), o astronauta Vanbosten de Alcantara, assinou o projeto de cobertura e reforma do estádio Renavan de Alcantara, o Renavão. Da atual capacidade de cerca de 137 lugares descobertos, não-numerados e não-existentes, a Arena (e picadeiro) Blatterão (em homenagem ao presidente da Fifa) passaria a ter lotação máxima de 136.135 pagantes (mas com capacidade para ampliação para mais 200 mil penetras não-contabilizados), com lugares numerados, climatizados, descafeinados e flavorizados. O gramado do Renavão será coberto – inclusive durante os jogos – por um encerado. Um tipo de grama típica da região – a bermuda arenosa – já está sendo preparada fora do país, no deserto do Mojave.

A infra-estrutura urbana está sendo tocada por um consórcio de empresas da família Alcantara, a Spock-Enteprise. O concunhado do prefeito, Xisto Betuminoso de Alcantara, dono da construtora @171, garantiu uma parceira público-privada (com 100% de recursos públicos jogadas na privada) para a construção do aeroporto Renavião de Alcantara. Quando estiver pronto, depois da Copa de 14 (de 2114), o Renavião terá 17 pistas, 19 terminais, e um caixa-dois de uso exclusivo do prefeito.

A malha viária também será ampliada para a utilização de carros-de-boi. O uso de jumentos será proibido durante a Copa do Mundo, mas permitido em hotéis e nos centros de imprensa, a pedido de algumas empresas de comunicação. A licitação para o trem-bala já foi resolvida como de costume – à bala. O videomaker Clintisstiudsson de Alcantara, sogro do prefeito, e o meirinho Hitlerson de Alcantara, amante da mulher de Renavan, ganharam a concessão para explorar as ferrovias e menores de 21 anos. A hidrovia que liga o Oceano Pacífico à cidade ainda está em processo de licitação. Mais em processo que licitação.

A rede hoteleira é um dos orgulhos de Presidente Timóteo. Todos os hotéis têm redes para casal e redes antimosquitos e antimorcegos nos basculantes. A culinária local também é excelente. Todos os chefes têm os telefones dos principais deliverys da região.

Mas, apesar de todos os esforços dos políticos locais e das Não-Organizações Governamentais (as NOGs), infelizmente, o Comitê Executivo dos amigos de Ricar, ops, da Fifa, preferiu 12 cidades que ninguém imaginava quais seriam, e que não tiveram os nomes vazados para a imprensa dias antes, garantindo a lisura da escolha, e os critérios eminentemente técnicos e esportivos, e nada políticos.

Ainda bem! É assim que se faz!! É assim que será a Copa no Brasil!!!

Uma pena que Presidente Timóteo não participará da festa do futebol em 2014. Uma cidade tão representativa do nosso poder público seria o nosso melhor cartão-postal.

E eu disse Postal.

Tags:

  • Renato Mello

    Cada vez MELHOR, Mauro… é sempre um enorme PRAZER ler seu blog.
    Um dos raros jornalistas esportivos por quem tenho o maior respeito.
    Definitivamente, esse post foi espetacular!
    Grande abraço,
    Renato Mello 😉
    P.S. : Vamos ver só se meu GALO, na próxima rodada, afunda o Geninho de vez… rss!:P

  • http://futbolleiros.blogspot.com cleverson comun. PFC

    Mauro eu só tenho o prazer de ter conhecido uma figura de inteligênte como você. Adorei o texto com esse humor negro, de vália para um país como nosso com 300 picaretas e um Presidente Timoteo mesmo que não seja o Aguinaldo, digno como nosso que nunca sabe de nada, COMPANHEIRO.
    Parabéns Mauro Beting, conte com a Comunidade do PFC e com Blog Futbolleiros Sempre!

  • nilton luis

    Mauro é prazer enviar este coméntario p/ uma pessoa como voce. Voce acha que o Pet vai render alguma coisa no FLAMENGO, e se é verdade se o Morais e Valdivia vai vim jogar no MENGÃO. Um abraço Mauro.

    NILTON, prazer é meu. Morais tem chance maior, o Valdivia é um sonho mais complexo. O Pet, em algumas situações, ainda pode ser útil.

  • Tiago Augusto Ferreira Alcides

    Mauro td bem

    Eu sempre, ou melhor, todos os dias passo aqui no seu blog, e sinceramente eu não sei explicar se é o fato de eu estar ficando velho (26 anos) ou se é a eminência da chegada do meu filho (dez/09), mas acontece que eu tenho ODIADO o fato de você não ter coerência nas fontes que você publica seus textos, isso mesmo, pode me chamar de maluco mas o fato de você ficar publicando esses textos com cores e tamanhos diferentes me irrita profundamente e me desanima de lêr os seus textos sempre coesos e bem elaborados.
    Até mais abraços,
    Tiago Augusto

    TIAGO, você não é o único.
    Prometo melhorar.

    E, desde já, parabéns pelo rebento.
    Mogi das Cruzes/SP

  • Tiago

    02/06/2009 – 10h30

    Jornais revelam que Morumbi é pior estádio da Copa e pode reduzir capacidade

    Do UOL Esporte
    Em São Paulo

    Dias após a escolha de São Paulo como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a cidade mais rica do país viu o seu estádio escolhido para o Mundial receber uma série de críticas da Fifa. Segundo os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, o Morumbi foi considerado o pior estádio entre os 12 que serão usados na Copa, terá de sofrer várias reformas e pode ter a capacidade reduzida para apenas 46 mil pessoas, o que inviabilizaria sua utilização no jogo de abertura, pois a Fifa exige um estádio para, ao menos, 60 mil pessoas nesta partida.

    Segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, inclusive, a cidade só não perdeu o direito de ser sede da Copa por conta do poderio financeiro e da infraestrutura da cidade, considerada a melhor entre todas as candidatas.

    As maiores críticas reveladas pelas publicações são as áreas reservadas à imprensa (número de estúdios insuficiente, localização dos equipamentos de geração da transmissão de TV e capacidade reduzida da área para a zona mista de entrevistas), os vestiários e uma série de reformas no estádio. Com isso, o jornal O Globo revelou que a Fifa recomendará a mudança da capacidade do Morumbi de 62 mil pessoas (prevista no projeto, hoje são 70 mil) para 46 mil.

    Com tantos problemas, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fala até na escolha de um outro local para receber os jogos da Copa. “Uma das principais discussões com a cidade de São Paulo é sobre o estádio. Necessitamos encontrar uma solução para este estádio ou para a construção de um novo estádio. Mas, definitivamente, o Morumbi não atende a todos os requisitos que necessitamos nos 12 estádios da Copa do Mundo”, disse ao jornal O Globo.

  • Grafir Jr

    É isso aí, Mario Betti!!! Já temos como substituir o Morumbi: grande sacada de Teixeirão deixar Presidente Timóteo embaixo da manga…

  • Elio

    Grande Mauro, segundo Milton Neves, você nasceu em todas as cidades deste imenso Brasil, rsrsrsrs, por isso você conhece bem a realidade deste país, entao lhe pergunto, o Morumbí tá taõ feio assim? ou é apenas estratégia para se construir um novo estádio e automaticamente ser a casa do Corintinhas? o São Paulo tem realmente grana para faser esta reforma sem o dinheiro público?
    Só lembrando que sou seu fá, e acompanho sua carreira desde quando você era criança, na cidade de Nova Castilho interior de São Paulo, (onde você realmente nasceu) rsrsrsrs, um grande abraço e parabêns pelo dinâmico blog.

    Elio

    ELIO, muito grato, amigo.
    1. Nào sou engenheiro, arquiteto ou especialista na área. Mas não vejo tanta dificuldade para adaptar o estádio ao que a Fifa pretende. O maior problema é a grana. O governo não vai investir no que não é dele. E, mesmo se fosse, era para discutir, e muito, a ajuda ao clube. Qualquer um.
    2. Muuuuuuita gente está interessada num novo estádio. alguns com interesse real (ou em dólar). outros apenas com interessantes desinteressantes ao esporte, à cidade. alguns poucos querem um novo estádio público só para atazanar o São Paulo.

  • http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html Abberley

    homeowners insurance [url=”http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html”]cheap home insurance[/url] http://www.eliseogallery.com/Home-Insurance.html cnsa

  • http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html Abbatto

    life quotes [url=”http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html”]cheap life insurance[/url] http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html %(