Santos 3 x 1 Corinthians

por Mauro Beting em 31.maio.2009 às 18:28h

*** escalado pela Rádio Bandeirantes e pelo LANCE!, escrevo do clássico paulista. A edição condensada deste texto estará na edição de segunda-feira do LANCE! ***

O mar está pra Ganso!

Paulo Henrique Ganso marcou dois, Madson fez de tudo e mais um gol, e, não fosse o goleiro Júlio César, os reservas do Corinthians poderiam ter sofrido mais que os 3 a 1 no clássico da Vila Belmiro

Antes do jogo, Mano Menezes disse que ficaria “surpreso” se o time reserva do Corinthians conseguisse vencer o Santos, na Vila Belmiro. Ao final do clássico, até que foi surpreendente a atuação paulistana, melhor que a encomenda. Mas não superior ao mandante. Depois dos 3 a 1, o santista Léo não quis nem saber: “Se viesse completo, o Corinthians perderia do mesmo jeito. Não é soberba; é acreditar num trabalho que é sério”. Pela boa atuação santista, o veterano lateral não deixa de ter muitas razões, além de ter muita emoção ao voltar o vencer o principal rival.

Era o melhor Santos disponível. Era o Corinthians possível para se poupar para a Libertadores. O Santos não estava nem aí com o rival, embora o começo tenha sido equilibrado. Souza tinha a companhia dos meias Lulinha, Boquita e Morais bem à frente, com a chegada do volante Jucilei. A marcação adiantada empacou o Santos no início. Mas bastou o primeiro dos 171 atropelamentos e ultrapassagens por Saci para Luizinho construir para Paulo Henrique o gol, aos 16.

Os três meias santistas começaram a fazer a diferença. Molina, Paulo Henrique e Madson não guardaram posição e também jogaram (e muito) à esquerda. Foi numa saída errada de Lulinha que se armou o lance do segundo gol de Ganso, aos 29.

No intervalo, Mano mandou bem ao apostar no estreante Marcinho aberto pela esquerda, com Boquita recuado para fazer as funções de Jucilei. O problema foi apostar tanto em Lulinha. O Timão diminuiu com Renato, em posição legal, aos 4. Morais, em lindo lance, quase empatou, aos 18. Mas, um minuto depois, Lulinha foi expulso com o rigor excessivo que faltou aos 10, quando Jean quase operou o joelho esquerdo de Madson.

Com um a mais, com o inspirado Madson aberto para cima de Saci, o Santos só não goleou porque Júlio César fez quato belas defesas. Só não poderia fazer nada aos 44, quando Madson ficou livre, com a condição dada pelo estreante (mais um) Bruno Bertucci.

Vitória que foi pequena para um Santos que jogou grande. Derrota que pode ser compensada pelo Corinthians se voltar a ser o que é contra o Vasco, pela Copa do Brasil.

Tags:

  • Ed

    Se ganhar a copa do brasil, ai sim libertadores. por enquanto continuem, sonhado

  • Paula

    O Lulinha tinha sido desleal menos de um minuto antes matando a jogada do mesmo Leo, merecendo pois amarelo e não levou. Ai ele corre atras do Leo e o derruba por tras? Eu acho que ele consertou um erro anterior, ou seja, se tivesse dado o amarelo antes (como devia) , daria outro no segundo lance e… expulsão. ou seja, no final das contas seria expulso mesmo.

    PAULA, então… poderia, sim, ter recebido o amarelo por aquele lance. mas nao poderia compensar como fez.

  • jotacê Santos

    Caro Mauro!Sou santista e gosteimto,como não poderia deixar de ser,da vitória do meu Peixe sobre o curintiá.Os caras(torcedores) dizem não dar importancia,afinal era o time b,mais se tivesse ganhado,seria só gozação.Queria mto o curintiá na libertadores,afinal teria um ano mais feliz.Poderia tirar mto sarro deles qdo fossem eliminados mais uma vez do campeonato que eles tanto almejam ganhar.Mais acho que mais uma vez não vai dar.Todo mundo diz que o Inter não é nada disso,mais acho que vai ser campeão.O time é bem armado e tá afinadinho.Já o timinho começou a oscilar.

  • Gabriel

    Porque o Santos não ganhou a final então??? kkkkkkkkkk, para de falar besteira leo, o time do santos foi superior sim hoje, mas não se pode comparar com o time titular do Corinthians!

  • Alcides Klen Neto

    Poxa Mauro vc deixou de ver a estréia do Adriano pra ver Santos e Corinthians com time reserva. Fala sério!!!! O Maraca com mais de 70 mil pessoas foi o principal jogo da rodada!!!!!!

    ALCIDES, uma pena. mas é a escala da Rádio Bandeirantes, mais a do LANCE. Como moro e trabalho em São Paulo, nao tem jeito. mas o imperador foi um show, de fato.

  • Thiago

    Mesmo assim, não foi tão superior quanto se imaginava, quando estava 11×11…

    Com a expulsão absurda, o Corinthians teria que ser heróico, o que pecou pela falta de qualidade e entrosamento da equipe em geral.

  • http://bloguedotimao.wordpress.com/ Álvaro

    No gol do Madson, o fato dele sair de fora do campo não torna o gol irregular? Na imagem do Sportv, fica nítido que ele dá um pique de fora para dentro do campo, ultrapassando o zagueiro que também estava voltando, mas devagar.

    Isso não é considerado ilegal ou a regra mudou ou eu estou escrevendo besteria?

    ÁLVARO, o gol foi legal. Madson quis jogo. Bruno Bertucci, não. ficou sobre a linha para tentar deixar o rival impedido. e errou. deu condçao de jogo.

  • Franklin Vilaça

    Vocês Santistas tem que valorizar essa vitória sobre o Corinthians C-3, afinal de contas, o Corinthians “A” é imbátivel, a oportunidade foi essa e vcs aproveitaram, parabéns!

  • Franklin Vilaça

    Outra coisa, Madson bom jogador, esse teria espaço, no Corinthians B-2.

  • Rafael

    O Santos jogou para fazer 3 pontos e fez, o peixe quer o titular e não esse timeco que foi para a Vila e tem gente falando que o corinthians tem elenco, nossa que elenco é esse, o Santos nem fez força…eu assisti o jogo apostando qnts gols o K.Pereira iria perder e pra variar perdeu varios….os corinthianos tem razão, para nós não foi revanche, foi obrigação.

  • Rafael

    Só corrigindo , Franklin Vilaça..um típico Corinthiano:

    “o Corinthians “A” é imbátivel” o problema não esta só na acentuação!!!Vai Brasil, Vai educação…Vai Curinthians!!!

  • Ivan

    Meu querido, vc menosprezou uma equipe que pelo fato de estar na segunda divisão, fato tbm ocorrido com o grande corinthinas, alguns jornalistas acham que jogar contra ela,é favas contada e tbm o melghor time do Brasil no momento, já pondo o corinthians na libertadores. Espero que tenha sido um pequeno deslize.
    Abraços

  • Jonas Rafael

    Ponto pra mim, que disse desde a primeira rodada que o Santos era sim, candidato à vaga na Libertadores. Pra título acho que vai faltar grupo, mas o Mancini já tá mostrando o valor que tem. Mesmo com a burrada qu efez contra o CSA acho ele um bom técnico que estará logo entre os melhores do país…

  • tuffy joon

    SÓ PRA EU ENTENDER… O RONALDO ESTREOU NO curintia, E PARECIA QUE ERA CARNAVAL…NÃO JOGOU NADA NA PRIMEIRA PARTIDA, MAS FOI ENDEUSADO (não que não mereça), O ADRIANO, CHAMADO PELO BABACA QUE PRESIDE DO são paulo, DE CACHACEIRO, ESTEIA NO FLAMENGO, JOGA OS 90MINUTOS, JOGA BEM, DÁ PASSES, FAZ GOL E A imprensa de sp, DÁ O MESMO DESTQUE QUE DÁ AO GOL DO OBINA… por essas e outras entre um paulista e um argentino, eu torço pelo hermano.

  • Mark

    hahahaha….me respondam, o “timão A” é o Barcelona???? O Madson iria bem bem no time B de vcs???? mas o que o Jorge Henrique está fazendo lá??? Quem é o Messi do “timão série B”?? o Etoo??? … Provavelmente o Cristian peladeiro cavalo, joga mais que o Xavi ou Iniesta, elenco tem o Inter, que vence com time reserva, perdeu perdeu!!!!

  • Jovaneli

    Vale a lembrança: enquanto o time reserva do Corinthians perdeu do modesto Santos, os reservas do Internacional não só ganharam o jogo de ontem contra o Avaí como já havia feito a mesma coisa contra o Palmeiras. É, de longe, um dos melhores elencos do país esse Internacional. Só o São Paulo tem tanta opção.
    Por outro lado, a exemplo de Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, outros três candidatos ao título brasileiro, esse Corinthians tem apenas os 11 titulares. É pouco nos pontos corridos. Pouco para todos esses times.

  • http://www.octacampeao.com.br Octacampeao

    Como assim o Corinthians se poupando pra Libertadores? É sempre complicado quando o adversário entra com o reserva, porque já entra com as desculpas todas prontas. Se vencer, venceu até com os reservas. Se perder, eram os reservas. É ridículo a imprensa colocar “Santos vence reservas do Corinthians”… “Corinthians B perde para o Santos”… o treinador do Corinthians escalou quem quis e na tabela, não consta Corinthians B ou Corinthians-Reserva. Um abraço! SANTOS OCTACAMPEÃO | http://www.octacampeao.com.br

  • Marcelo

    “Se viesse completo, o Corinthians perderia do mesmo jeito. Não é soberba; é acreditar num trabalho que é sério”.

    Não é sobreba? É o que então. Para um, time que acabou de perder um campeonato de forma incontestável, acho que o senhor Leo está falando demais. Ele esquece que tem segundo turno, no Pacaembu, com time completo, aí vamos ver quem pode mais. E sobre trabalhar sério: quer dizer que o Corinthians não trabalha sério, senhor Léo???? É isso. É muita falação pra pouco futebol.

  • Gilmar Costa

    Sr. Mauro Beting, acho que foi preciso na maioria dos seus comentários sobre o clássico, mas queria te dizer que no terceiro gol santista o garoto Bruno Bertucci não dava condições ao ótimo Madson como o senhor afirmou!!! O lance não mudaria em nada o resultado da partida, mas eu estava vendo o vídeo com os melhores momentos do jogo e congelei a imagem na hora em que a bola sai do pé do Germano, e nesse momento o Bruno ainda estava fora do campo, portanto, gol ilegal, mas confesso que vendo o lance ao vivo, também fiquei com a impressão de que o Bruno dava condição, mas depois, fazendo meu próprio tira teima, vi e afirmo que concerteza o Madson estava impedido…mas o timão por enquanto tá preocupado é com a Copa do Brasil..abraço mas o terceiro gol tava impedido tava sim, e vc como um grande palmeirense fica dizendo que o Bruno dava condição, pára de secar o timão Mauro, pq na Copa do Brasil, nem você e nem o cabeçudo do Milton Neves juntos, com seus olhos gordos irão tirar a Copa do Brasil que já é nossa, pois quando o inter precisar de técnico na decisão, irá lhe faltar, pois é a peça mais deficiente do elenco colorado…abraço

    GILMAR, o jogador nào pode ficar deliberadamente fora de campo para deixar um rival em posição de impedimento. a regra é explícita. no caso, querendo ou nào, bruno dava condiçao de jogo. nao reclame comigo e, sim, com a regra.
    pode deixar que nao tem olho gordo da minha parte.
    boa sorte na decisao da copa do brasil.

  • Gilmar Costa

    Mauro pesquisei a regra do jogo e não encontrei nada especificado sobre uma situação semelhante à de ontem, e eu no alto da minha implicância gostaria por gentileza que me dissesse em qual artigo da regra, está dizendo que o jogador mesmo fora de campo dá condições para o outro!!! Ficaria muito grato…abraço

    GILMAR, o trecho abaixo consta da
    INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

    referente à regra 11. segue como está na edição em português:

    “Se um defensor sair do campo de jogo pela sua própria linha de meta
    com o intuito de deixar um adversário em posição de impedimento, o
    árbitro deverá permitir que o jogo continue e, quando a bola estiver fora
    de jogo, advertirá o defensor por deixar deliberadamente o campo de
    jogo sem a permissão do árbitro”.

    É mais ou menos o caso de Santos.

  • Álvaro

    Ahá!

    Vasculhando no utube, achei a prova do crime:

    http://bloguedotimao.wordpress.com/2009/06/01/post-51-extra-extra-gol-de-madson-foi-irregular/

    O lateral do timão estava FORA do campo no momento do chute.

    Pode shippar 1 erro de arbitragem para o Santos!

    (Não que isso salvasse o Timão da derrota, diga-se).

  • Fábio Chamusca

    Mauro, sei bem que o jogo já estava ganho e que o terceiro gol não mudou nada, mas nem o Bruno e nem o MAdson deixaram o campo deliberadamente. Foi consequencia natural da jogada, do movimento dos dois. Vinham rapido e ultrapassaram a linha do campo. E quando o Germano errou o chute a gol que acabou virando “assistência”, o Bruno estava fora do campo. Ele chegou a linha quando a bola ja estava dentro do gol.
    Assisti pela Globo e o Wright disse na ocasião que um jogador que estivesse fora do campo daria condição de jogo. ACredito que ele tenha dito isso apenas pra encerrar a polêmica um tanto desnecessária, porque se essa regra foi mesmo mudada dessa maneira, é realmente um absurdo de tão idiota.
    Procurei e não achei essa mudança na regra. Torço até pra que ele tenha dado um migué falando aquilo…
    A expulsão do Lulinha foi errada sim. Ele deveria ter expulsado o Jean. E se ele errou na primeira, não acertou “compensando”. Ele so conseguiu errar de novo. Se o resultado fosse 2×2 ele teria os dois técnicos reclamando agora…
    E esse bandeirinha que deu condição ao Madson foi o mesmo que deu impedimento equivocado do Lulinha num lance que Fabio Costa até chegou primeiro na bola, mas que o atacante corintiano passava beeeeem longe de estar impedido… E acho até que foi pênalti no Lulinha ainda no primeiro tempo, mas o resultado foi justo.
    O time do Santos é fraco. Não vai a canto algum. Os reservas do Corinthians deram trabalho e ficou claro que a falta de entrosamento e ritmo de jogo permitiu que o alvinegro da baixada fizesse aqueles dois gols em lances de pelada…
    Alguns jogadores não tem a menor condição de jogar no Timão e não entendo essa paciência e boa vontade com o péssimo Lulinha. (Na verdade eu entendo sim. Coisas de empresário…Só me fiz de besta…)
    Acho que a fragilidade do time do Santos ficaria ainda mais evidenciada se no lugar do jogador do Wagner Ribeiro fosse escalado o Otacilio Neto, que é mais veloz e mais incisivo. Ou até o Marcelinho…
    Achei ótimo o Leo Lima ter aberto a boca pra falar bobagem. Ta certo que o Ronaldo tá gordo…Mas e daí? No meu time eu prefiro o ROnaldo obeso do que quinze leos lima em forma… E seria engraçado se o 9 do Timão, ao final da partida, pudesse chegar aos microfone e dizer que está gordo… Mas que o Leo Lima está eliminado… HEhehehehe

    FABIO, para efeito da interpretação do lance, a posição do Bruno é “sobre a linha de fundo”. logo, dando condição de jogo.

  • Álvaro

    Agora a coisa fica bem confusa:

    Pelo vídeo, fica claro que o lateral do timão não saiu com o “intuito de deixar um adversário em posição de impedimento”, ele saiu para acompanhar o Madson.

    Se a regra que você citou está correta, então não entendo ser o Bruno obrigado a voltar como uma bala: ele pode sim voltar lentamente.

  • Mark

    O Santos não tem um super time…mas a maneira que colocam o time da marginal, da impressão que estamos falando de manchester…tirando o Ronaldo é um clube comum e bem entrosado, não vejo nenhuma maravilha…sou Santista e venceram o Paulista com méritos, tomaram sufoco na Vila e no 1º tempo do pacaembu, mas graças ao Ronaldo vcs venceram, dái falam que foi gol de Pelada, que o Santos é fraco, isso msm se entraram com time B pq quiseram, espero ver o grande futebol do “timao”, esse até agora não vi nada de especial, ainda lembro que houveram 02 penalties no paulistão, um no jogo da Ponte e outro do Barueri que o juíz não deu…o Gol do Madson foi legal, se fosse o Gornaldo diriam que foi golaço!!!

  • Mark

    alías os penaltis não houveram!!!

  • Fábio Chamusca

    Mas, Mauro, ele so chega na linha de fundo coma bola ja na rede… A regra manda o árbitro interpretar o jogador que esta fora do campo como “em cima da linha”? É isso??

    FÁBIO, o entendimento é esse. a ordem é essa. e, entendo, com alguma razão no caso.

  • Marcelo

    Não entendo porque carioca se dá ao trabalho de comentar qualquer coisa aqui. Queriam que a imprensa paulista desse destaque ao Adriano por que? O cara não mora no Rio? Até onde sei o Lance tem uma edição carioca e o site também. Os jornais do Rio não noticiaram o Adriano? Então, carioca, vai trabalhar um pouco para poder comprar seu coelte a prova de balas, se é que adianta para os tiros de fuzil que saem dos morros. Entre um carioca e um verme, eu fico com o verme.

  • Fábio Chamusca

    Bom…Se a atualização da regra é essa… Mas que é um atualização idiota, isso é. Até porque se bem lembro, o jogador não pode voltar a campo sem autorização do árbitro… O defensor é penalizado dando condição mesmo estando fora de campo, porque saiu “deliberadamente”. Mas o atacante pode fazer gol numa banheira de mais de 2 metros de diferença, tendo saído tão deliberadamente quanto o zagueiro… Eu hein…

  • Nick

    (1) Com exceção de Madson, o atual elenco do Santos é fraco. O Paulistão mostrou e a continuidade do Brasileirão vai confirmar.
    (2) Vagner Mancini é uma incógnita. Por enquanto, está em débito em face do vexame da eliminação na Copa do Brasil para o fraquíssimo CSA. Na minha opinião, não é técnico para um time com a tradição do Peixe.
    (3) Ficar comemorando vitória em casa sobre time reserva é sinal de muita carência da torcida do Santos, que sentiu demais o vice-campeonato. Revanche, vingança, etc., só quando os times titulares se enfrentarem.
    (4) Quanto a Adriano, vamos dar tratos à bola.
    Primeiro: o Atlético Paranaense não é parâmetro, é muito fraco (já havia destacado a deficiência técnica do time quanto dos posts sobre as oitavas de final da Copa do Brasil). Tal fato não tira o brilho da volta do Imperador, em grande estilo, mas é preciso ser ressaltado.
    Segundo: Descontadas as faltas de educação e de postura do dirigente tricolor, sua declaração tem fundamento. Toda a população de Milão e do Rio de Janeiro sabem direitinho qual é o problema do jogador. Ele mesmo teria reconhecido há meses atrás. Todos sabem o que o jogador fazia durante sua “imersão” na favela de Vila Cruzeiro, um dos redutos mais perigosos do tráfico de drogas do Rio. Pensar no seu futuro no futebol é que não foi. E agora, apenas um dia após o grande retorno, sumiço do treino na Gávea para “resolver problemas pessoais”. Todos sabem qual é o “problema pessoal” de Adriano. Torço muito para que ele se recupere, pois é um excepcional jogador e veste muito bem a Canarinho (vide Copa América, Copa das Confederações). Contudo, agora que voltou ao Rio, sua terra natal, temo que o jogador não resista às seduções (perigosas) que a Cidade Maravilhosa oferece. Todos perdem, o jogador, o Flamengo e, sobretudo, o futebol brasileiro. Adriano precisa se cercar de boas companhias, enfrentar o problema de frente e ter disciplina para se tratar, ou seja, querer mudar. Acho difícil, mas torço para estar errado.
    Abs.

  • Caio Moraes

    Eu não acho que o mádson foi o melhor jogador em campo, acho até que ele ficou meio apagado durante o jogo inteiro. Na minha opinião o melhor em campo foi Paulo Henrique, no começo tava um pouco mal, mas depois que fez o 1º gol se soltou e carregou o time do santos na costa. Abraços !!!!