São Paulo! Flamengo! Vitória! Náutico e Fluminense empatam

por Mauro Beting em 31.maio.2009 às 16:44h

Enquanto não escrevo, comente, cornete, detone as partidas deste domingo.

SÃO PAULO 3 X 0 CRUZEIRO – Possivelmente a melhor partida tricolor em 2009, e não necessariamente a pior atuação celeste na temporada. O que aumenta ainda mais o mérito paulista.

* Uma das melhores estreias recentes de um atleta são-paulino. Marlos organizou o ataque, caiu pelos dois lados, bateu com as duas, buscou o gol e, desde o primeiro lance, conseguiu ser diferente. É cedo para tanto elogio. E ainda mais cedo para jogar tão bem.

* O 3 a 0 doeu demais para o Cruzeiro. Serve como alerta para a decisão do dia 17. Mas não um desespero. O Cruzeiro criou e perdeu muitas chances.

* São Paulo soube administrar muito bem a bronca de Borges com Muricy. O atacante respondeu como deve. Na bola.

* Washington marcou seu centésimo gol em campeonatos nacionais num gol de raça e sorte, típico de centroavante, aos 12. No lance seguinte, Magrão mandou na trave. Era o Cruzeiro não se entregando.

* Golaço o segundo, aos 31. Falta bem cobrada por André Dias para Marlos, aberto pela direita, se livrar de Henrique, combinar com Zé Luis para este cruzar nos pés de Borges. Marlos armou pelos cantos e para cima dos rivais como não vinham fazendo Hernanes e Jorge Wágner – o que não impede Marlos de atuar com os dois.

* Tudo que fez Marlos, Ramires nem sombra imaginou, nem 10% jogou. Mas se faz o gol de letra que tentou, aos 36, em belo lance de Kléber, o lance seria outro.

* Kléber lutou e jogou. Mas fica difícil contra André Dias em grande fase, em Miranda de novo preciso, e Renato Silva eficiente e sério.

* Não vi – ainda – a posição de Dagoberto no momento do lançamento do terceiro gol tricolor.

* Leo Fortunato e Thiago Heleno não garantem o sono cruzeirense. Não por acaso Adilson quase sempre reforça o sistema defensivo. Sobretudo com a ausência de Leonardo Silva.

* Espetacular público no Morumbi. Que fez festa encomendada pela escolha da cidade de São Paulo como uma das sedes, ainda possivelmente com o estádio tricolor como seu palco. Mesmo espírito que deve ser repetido dia 17, na volta pela Libertadores

* Hernanes pode jogar onde atuou Eduardo Costa. Jorge Wagner pode voltar a fazer a de Júnior César. Mas já há como questionar a titularidade deles. Um chá de banco nem sempre tem contraindicações.

* Kléber apanhou mais que bateu. Mas ele mesmo disse que houve lealdade, apesar de um lance feio de André Dias e outro de Renato Silva. E outra braçada feia dele em Marlos.

* BOTA-TEIMA – No primeiro gol, Washington puxa a camisa de Henrique. Lance difícil para o árbitro Evandro Roman (PR) e para a assistente.

NÁUTICO 1 X 1 FLUMINENSE – O Timbu teve 5 chances de gol contra 3 do Tricolor. E tem um time interessante para seguir mantendo a surpreendente campanha no BR-09. O Flu mostrou fibra e esboços de um desempenho melhor.

* Tão linda quanto a camisa retrô com a faixa diagonal, a jogada do gol de Fred, aos 9. Belo passe de Diogo para o artilheiro voltar a dialogar com o gol.

* Veloz e incisivo o Náutico. Ainda melhor quando entra Anderson Lessa no final dos jogos.

* Três vezes salvou a meta o reserva tricolor Ricardo Berna. Bela partida.

* Eduardo e Anderson Lessa criticaram o gramado do próprio clube. Não é desrespeito algum ao Náutico. É exigir respeito à integridade do atleta e à qualidade da partida.

* BOTA-TEIMA – Melhor árbitro doSP-09. Wilson Seneme começou mal o BR-09. No 2o.tempo, não deu vantagem que ajudou o infrator. Marquinho partia livre em direção à meta de Eduardo quando o árbitro marcou a falta.

Aos 41, Gladstone divide com Alan e, com o pé direito, manda a bola para escanteio. Mas, a perna esquerda, na sequencia, acerta por trás Alan. Lance para simpósio. Num primeiro momento, jogada normal, para mim. Depois, pênalti.

Aos 47, na bobeada de Alan, Maicon puxou Anderson Lessa. Pênalti.

VITÓRIA 1 X 0 GRÊMIO – Golaço de Leandro Domingues no fim fez justiça ao time que mais buscou o gol. Foram 4 boas chances rubro-negras, e três tricolores.

* Victor garantiu o placar mais magro.

* Apodi só sabe jogar pelo Vitória?

* É realmente o caso de mudar o esquema tático gremista?

FLAMENGO 2 X 1 ATLÉTICO PARANAENSE – leia acima um post específico da partida

(MAIS PITACOS EM BREVE)

Tags: , ,

  • Gabriel

    Não resta dúvida, Borges titular!!! E Washington no banco, não aguentou o peso do manto tricolor…..pode voltar para algum time médio, como Ponte Preta ou Fluminense….

  • Letícia

    Resultado obrigatório na vila… mas não vejo tantos motivos para os santistas comemorarem… com um a mais e tomando sufoco do time inteiramente reserva do Corinthians… Não fez mais do que a obrigação. Mas que gritem “olé”… ultimamente, a única possibilidade de isso acontecer é assim.

  • Eduardo

    O Corinthians deu sorte.
    O goleiro fez milagre e evitou uma goleada histórica.

  • eduardo- miami florida

    que absurdo a explusao do lulinha…meu Deus!!
    um jogador de futebol da um puxao no cabelo de outro jogador e pega
    jogos de suspensao um juiz horrivel prejudica todo um trabalho de um time da semana inteira e nada acontece…e por isso que o brasil nao sai do buraco!!!!

  • Lets

    O Adilson Batista deve achar que o Henrique é melhor que o Xavi, do que o Iniesta, pois o Cruzeiro é ele mais dez. já faz quase um ano que o Cruzeiro não ganha um jogo fora pelo Brasileirão, o Adilson é muuuuuuuuito medroso, gosta mais de volantes que o Murici.

  • Almir Moura

    Mauro, Muricy é um grande treinador, não resta dúvidas.

    Mas, tem pecado numa coisa: o excesso de improvisos.

    No jogo de quarta, colocou “Rick” na ala, e deixou Júnior César no banco.

    Barrou Borges e toda sua eficiência para colocar Dagoberto, que corre, corre e quase sempre não dá em nada.

    Tudo bem, ele puxa contra-ataques e prende a marcação do adversário.

    Mas, entre prender a “marcação”, e aprender a marcar “gols”, ou marcá-los quase sempre, sou mais Borges, sem dúvidas.

    Sem noção, a opção do treinador na quarta.

    Hernanes na meia é outra invenção que não tem agradado.

    Se continuar assim, vai queimar o filme do Hernanes.

    Seu lugar é como volante, que chega de trás e não como meia, e ponto.

    Jorge Wagner em fase nada boa, é outro que não tem agradado.

    E o pior de tudo, Muricy não o saca do time nem por decreto.

    Dito isso, vamos a partida de hoje.

    Não sei o que houve, mas parece que Muricy mudou.

    E para melhor, simplificou e o resultado veio.

    Por que não fazer assim sempre?

    Difícil saber.

    Vejamos a escalação de hoje, no caso, muito próxima do ideal:

    Denis, no gol.

    Trio de zaga, sem improvisos e invenções, em campo.

    Zé Luís, o nosso melhor “lateral-direito”, titular.

    Arouca, ex-(muito mal)improvisado na lateral-direita, banco.

    “Rick”, suspenso (amem), de fora.

    Júnior César, muito bom, titular.

    Jorge Wagner, má fase, banco.

    Eduardo Costa, em boa fase, titular.

    Jean, em grande fase, titular.

    Hernanes, “meia”, má fase, banco.

    Marlons, meia, estreia, titular.

    “Dagol”, anos luz atrás de Borges, banco.

    Borges, um mostro, titular.

    “Washi-coraxinton”, titular.

    Melhor assim Muricy.

    Simplificar é preciso.

    Improvisar só quando necessário, ok?

    Grande abraço,

  • fabio rogerio silvestre

    por que os outros blogs não estão citando a vitória do santos?vamos ser parciais!!!

  • CARLOS EDUARDO

    eu penso que o hernanes merece ainda ser titular no são paulo no lugar do eduardo costa e com o marlos na meia o time pode render mais e produzir mais no ataque vamos ver no que dá mas hoje o time melhorou de produção se o Marlos jogar bem e o hernanes e o Jean formarem aquela dupla do ano passado o São Paulo se torna um grande time podendo ser consoiderado favorito entao vamos aguardar os proximos capitulos

  • Emerson Tarcísio

    Olá, Mauro Beting. Gostaria de parabenizá- lo pelo grande trabalho que você e o cabeção Milton Neves fazem na radio bandeirantes.
    Sou tricolor do morumbi, mas não perco nenhum jogo mesmo que não seja do são paulo. O terceiro tempo é muito bom e divertido.parabéns.

  • Jean Frank

    Mauro, bom dia!

    Dagoberto também recebeu a bola em posição de impedimento no lance do terceiro gol….o que não tira os méritos do SP no jogo. Cruzeiro achou que por ter mais volume de jogo e posse de bola, poderia atacar o SP no Morumbi como no Mineirão, não é bem assim.

  • jorge bili

    adriano voltou,a galera gritou eo flamengo detonou,o imperador estava radiante perante seus suditos.mengão hexacampeão brasileiro 2009 quem viver verar.

  • http://www.SPFC.com.br PAULO SÉRGIO ( SPFC )

    ÔRRA MEU, ATÉ QUE ENFIM …

    É … NÓS PRECISAMOS DE QUASE UMA TEMPORADA E MEIA ( 1 ANO E MEIO ), COM A TORCIDA SÃO-PAULINA ENCHENDO O SACO DA DIRETORIA E COBRANDO O TREINADOR DE QUE REALMENTE LÁ NO SPFC PRECISÁVAMOS DE UM ‘ MEIA ‘ DE QUALIDADE, PRECISOU UM ANO E MEIO P/O MURICY ENTENDER QUE O TAL DE HUGO NÃO SERVE NEM PRO BANCO, E PRECISOU DE UMA TEMPORADA E MEIA INTEIRA PARA QUE A NOSSA COMISSÃO DIRETIVA ( TÉCNICO + DIRETORIA ) ENTENDESSEM DE UMA VEZ, ENFIM, QUE O PROBLEMA DO ATAQUE DO SPFC ESTAVA NA ” MEIA ” … E NESTE DOMINGO ( 31.05 ), BASTOU NEM UM JOGO INTEIRO PARA QUE O ‘ MEIA ‘ MARLOS PROVASSE DEFINITIVAMENTE O QUE TODOS QUE CONHECEM O SPFC JÁ SABIAM ( MENOS O TREINEIRO E A DIRETORIA ) E, QUE A NOSSA TORCIDA QUE PEDIA TANTO POR UM JOGADOR ‘ MEIA ‘ ESTAVA CERTA ; …………… PUTZZ, ATÉ QUE ENFIM ACONTECEU !

    AGORA SERÁ QUE O MURICY E A DIRETORIA DO SPFC ENTENDERAM DE VEZ QUE NÓS PRECISÁVAMOS MESMO DE UM ‘ MEIA ‘ DE QUALIDADE, QUE ARTICULA O TIME E LIGA O MEIO AO ATAQUE, SERVINDO OS AVANTES BORGES E O WASHINGTON LÁ NA FRENTE ?????????

    SERÁ QUE AGORA O TÉCNICO E A DIRETORIA ENTENDERAM PQ HÁ UMA TEMPORADA E MEIA ( 1 ANO E MEIO ) PEDÍAMOS O JOGADOR DA ” MEIA ” COM QUALIDADE DE BOLA QUE ESTE MARLOS AÍ TEM ? … JOGADOR DE ARTICULAÇÃO E QUE VAI FAZER, ENFIM, O NOSSO ATAQUE FUNCIONAR ( E NÃO FICAR LÁ NA FRENTE – ISOLADO ) … SERÁ QUE AGORA ELES ENTENDERAM O QUANTO UM ‘ MEIA ‘ ERA PRECISO NO SPFC ???????????????????? > SERÁ QUE AGORA ENTENDERAM FINALMENTE ISSO ????????????

    …………. ONTEM, COM MARLOS EM CAMPO ( UM MEIA DE VERDADE ), A ESPERANÇA DE QUE O SPFS SERÁ UM NOVO TIME – DAQUI A DIANTE – FOI RENOVADA . E QUE O NOSSO TAL TREINEIRO MURICY TENHA APRENDIDO : ‘ MEIA ‘ É IMPORTANTE – HUGO NÃO É UM MEIA !!! …………………….. MARLOS É ‘ MEIA ‘ – USE-O, POR FAVOR !

  • Xandinho

    Engraçado né! Ninguém comenta que no primeiro gol o Washington cometeu falta puxando a camisa do Henrique. Na hora que o Henrique iria cabecear o Washington o puxou, deixando o mesmo desequilibrado para cabecear a bola. Gol irregular. No terceiro gol, a TV mostrou ontem, Dagoberto um metro impedido, portanto gol irregular. O kleber sofreu 14 das 28 faltas sofridas pelo Cruzeiro. O Cruzeiro teve 60% de posse de bola contra 40% do São Paulo. O Cruzeiro finalizou o dobro de vezes do São Paulo. Portanto, o São Paulo venceu com dois gols irregulares e o Cruzeiro não foi essa baba toda que vocês estão dizendo não.

  • Odilon Nicacio

    caro Mauro, até hj não consigo engolir essa desculpa de q o lance era difícil para o árbitro, ora essa, os juízes brasileiros, na dúvida, sempre apitam a favor dos paulistas e cariocas, principalmente a favor do São Paulo nesses últimos anos, exemplo disso é quase todos os gols marcados pelo André Lima foram em posição irregular, dessa maneira o tricolor vai ganhar 10 campeonatos direto, pois tem um excelente elenco e a ajuda da arbitragem, empataram com o CAP em um gol irregular e ontem ganharam com 2 gols irregulares. Jogando contra um São Paulo no Morumbi lotado e sair perdendo com um gol irregular é praticamente impossível vencê-lo. Esse é o futebol brasileiro que cada dia desanima ainda mais.

  • Fernando Heleno

    É Mauro, agora fiquei realmente na dúvida. Ou o Cruzeiro é um time muito ruim, e só consegue vencer em casa pela altíssima competência do Adilson, ou o contrário. O time é muito bom, mas o cara simplesmente não consegue fazer este time vencer fora de casa. Eu já joguei a toalha, enquanto continuarmos com este treinador. A menos que ele consiga colocar todo mundo dentro da área no dia 17, e dê sorte de sair de campo sem tomar nenhum gol, o classificação já era, porque nem gol fora de casa contra qualquer time de mais ou menos para cima, o Cruzeiro consegue fazer. FORA ADILSON.

  • Renato Albuquerque

    Fala Mauro!

    Cara, o Adriano entrando na sua forma ideal e o Flamengo segurando as peças principais no meio do ano é libertadores na certa, e quem sabe até um título!
    Da pra ver a diferença, quando se tem um homem de referência a frente, que se movimenta bem e sabe a hora de se fixar na área…que sabe se posicionar..

    Acho que o Émerson é um bom companheiro de ataque pro Adriano…e se não for ele, o Evérton é uma boa.

  • ROSSI FERNANDES ALELEBLEUS

    Bem, é claro que nao é bom perder!!, o Cruzeiro poderia ter se acovardado como Coritiba , Inter ( nao nego o bom time mas a sorte anda sorrindo demais pros colorados! mesmo com os reservas como foi em Goiás onde deveriam ter perdido e em Sao Paulo foram de titular contra os reservas do corintians que perderam ontem para o instável Santos) e Corintians que tem usado times reservas, mas nao o Cruzeiro foi com o que tinha de melhor pra ontem, obrigado a poupar dois titulares por risco de lesão!! Pra mim o jogo nao teve nada a ver com o resultado!! O Sao paulo nao mereceu e os 3 a 0 são mentirosos, ainda mais com dois gols ilegais. O que ficou claro é que se O APITO AMIGO TRICOLOR nao atrapalhar , ou o Sao Paulo tera zagueiro expulso dia 17 de tanto agredir o Kleber ou o Cruzeiro agora sabe todas as alternativas do Muricy ( leia-se Marlos) e será bonito ver o confronto do jovem Marlos contra o eficiente meia Wagner que deverá voltar ao time, o que dá muito mais qualidade ao meio e ataque cruzeirenses que ontem ficaram devendo!!! Com Wagner e Kleber abrindo espaços acho dificil dia 17 o cruzeiro ficar no zero,
    ESTOU OTIMISTA, e claro os tricolores euforicos podem experimentar de novo a frustraçao de perder um titulo pro Cruzeiro como em 1995 dentro do morumbi, já que pra mim , sem o Boca, os dois são favoritissimos à conquista da Libertadores !!!!

  • felipe

    pow maurao …..

    c vc fala q foi falta do washiton tem q falar q foi falta do adriano tb neh pow ….ele deu moh bracada no cara “jogo” o zagueirao longe…

    FELIPE, na boa, entendo que é um lance distinto. eu nào marcaria a falta do Adriano.

  • Bruno

    HAhahaa smurfetes tremam, isso foi só um aperitivo…Tricolor derrubando técnicos dia 17 é a vez do gargamel ops adilson batista!!!!!

    RUMO AO TETRA!!!!!!!!

  • alessandro rodrigues

    oi mauro, beleza
    vc sempre fala que agente implica com o adilson mas, olha só,
    5 volantes contra sao paulo: derrota
    4 volantes contra nautico: derrota
    4 volantes contra estudiantes: derrota
    contra o inter no mineirão : sera que ele vai colocar 4 volantes de novo?
    com a contusão do athirson e do wagner (que deve voltar contra o sao paulo) ele só tem o bernado. será que ele vai acabar com a picuinha e escalar o menino?
    perrela falou que não vende + ninguem( será que o cleber chama ninguem)? estou esperando o ney franco assumir o cruzeiro antes do dia 17 ai volto a acreditar na vaga .abraços

  • alessandro rodrigues

    ÔÔÔ bruno o adilson se Deus quiser cai antes, mas, mesmo assim se ele parar com o medo de jogar fora nós vamos a caça dos bambis.
    obs: smurfs eram caçadores nato