Barcelona x Manchester United

por Mauro Beting em 26.maio.2009 às 13:45h

PAPO DE BOTECO COM ANDRÉ ROCHA, do http://blogs.abril.com.br/futebolearte

Em negrito, Mauro Beting

MAURO – André, esta será potencialmente a melhor final de liga do século, para não dizer das melhores de todos os tempos. Não haverá derrotados. Para ver, nada mais lindo que o Barça em boa dia. Mas, para torcer, para ganhar, ainda acho o United mais competitivo. Sobretudo para um jogo só.

Mauro, a UEFA podia mudar as regras do jogo apenas desta vez e permitir que a decisão fosse em duas partidas, para que pudéssemos saborear mais dessa disputa espetacular que transcende qualquer clichê do tipo “beleza versus pragmatismo” ou “defesa contra ataque”. São equipes com estilos diferentes, sim. Mas equilibradas dentro das suas propostas de jogo.

O único lugar comum que é tão óbvio quanto sensacional será o duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi pelo posto de melhor do mundo na temporada 2008/09. Concordas comigo?

Ótima ideia. Alias, por que só um jogo? É pedir para dar zebra, mesmo entendendo todo o negócio que gira a final numa capital. Mas imagine dois jogos em cada sede… Em todo caso, insisto, não haverá zebra. Nem espaço para clichês. O United joga e não deixa jogar. O Barça joga mais e deixa jogar menos. O que não inviabiliza as propostas. Aliás, André, pauta típica da imprensa: como marcar Messi? Como marcar Ronaldo? Adiantando: sem marcação individual. Não existe mais isso. E, mesmo quando era mais comum, não acho o melhor modo.



Como diriam alguns treinadores e jogadores aqui no Brasil, com um porrete ou uma metralhadora…Falando sério, a minha impressão é que ambos terão total liberdade de movimentação, mas partindo do meio.

O argentino porque Daniel Alves não jogará e o Barça precisará da jogada de fundo pela direita. Eto’o deve cair por ali, repetindo a estratégia da goleada sobre o Real Madrid no Bernabéu. Com Messi pelo centro, Xavi e Iniesta ganham ótima opção para as tabelas e ainda têm Eto’o e Henry se projetando em diagonal.

Já Cristiano Ronaldo ganhará liberdade no ataque, como na vitória sobre o Arsenal em Londres pelas semifinais, para que Park e Rooney façam o trabalho de marcação e apoio pelos lados. Solto na frente, o português poderá explorar melhor a defesa improvisada do time catalão, penetrando nos espaços entre laterais e zagueiros.

Não há dúvidas de que a marcação deve ser por setor. Mas com concentração total, de preferência sem deixar dominar com liberdade. Contra craques, a antecipação do marcador é sempre a melhor alternativa.



André, o Park… Todo grande time precisa de seu Park… Mas será que, realmente, contra o Barça, ele será necessário? Não é mau jogador. Tem alguma técnica, é rápido, sabe jogar. E sabe marcar mais que qualquer outro. Mas é o caso começar com ele? Talvez uma equipe mais ofensiva não seria interessante? Por outro lado, com ele, Cristiano pode ficar mais solto à frente, zanzando entre Yaya e a zaga que não será a ideal. No Barça, é algo que escrevi nesta terça-feira no LANCE, e que o PVC também comentou na “Folha”, um dia antes: é um time tecnicamente imprevisível, mas, taticamente, sem grandes mudanças – diferentemente das equipes dos últimos anos do Ferguson. Isso pode mudar a sorte do jogaço?

A provável escalação do Park passa por essas suas duas colocações, Mauro. A proposta seria manter a formatação da equipe com Cristiano Ronaldo mais à frente. Neste caso, a utilidade do sul-coreano seria mais por ser um jogador de lado de campo do que pela força na marcação, até porque, com a ausência de Daniel Alves, não há um lateral perigoso no adversário para acompanhar.

Mas se Eto’o, Messi e Henry estiverem aprontando junto com Xavi e Iniesta, Ferguson sabe que Park é mais um bom de combate para fechar os caminhos dos craques do time catalão. As pranchetas que nos perdoem, mas o talento é fundamental. E os do Barça podem até se mexer pouco, mas resolvem demais. Por isso a preocupação do treinador do Manchester. Por falar nisso, como você armaria o meio-campo dos Red Devils para marcar a ótima dupla de meias espanhóis sem o Fletcher?



Sem Fletcher, eu começaria com Anderson, qualificando a armação, sem perder tanto a capacidade de marcação. E sem deixar de lotar o meio-campo. Sem Daniel Alves e Abidal? Já que o Keita não quer, Puyol vai para a lateral direita, Sylvinho vai pela esquerda. É o que dá para fazer. E você, André? Aliás, naquele exercício básico de jornalista, se você fosse escalar um time com todos os atletas de United e Barça, qual seria essa equipe? Adianto a minha: Van der Sar; Daniel Alves, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Xavi e Iniesta; Messi, Henry e Ronaldo. Se são seis do United, o esquema é o do Barça. E o seu time? Ah, e mais: quem você escolheria primeiro para a pelada: Messi ou Ronaldo?

Mauro, ainda acredito na escalação do Keita, pelo costume do Barça de definir 15, 16 jogadores utilizáveis e colocá-los na grande maioria das partidas. A presença do meio-campista de Mali pela lateral também dá ao Barcelona um lado para atacar, já que Puyol deve atuar mais plantado pela direita. Quanto ao Anderson, concordo contigo e ele é que deve começar, atuando mais à esquerda combatendo Xavi. Do outro lado, Iniesta será vigiado por Carrick.

No mais, meu time seria exatamente igual ao seu e, na pelada, escolheria o maravilhosamente mais “peladeiro”: Messi. Dá até para visualizar aquela pulginha driblando todo mundo e entrando com bola e tudo no “Barrinho”, campinho daqui de Bento Ribeiro no qual, aliás, Ronaldo jogou várias vezes quando menino.

E você, quem escolheria para a sua pelada?

Aproveite e diga lá o seu palpite para a “Final dos Sonhos”. E, por favor, não suba no “Muro Beting”!

Para mim, é jogo imprevisível e sem favoritos, até pela capacidade de decidir de vários jogadores. Mas arrisco palpite de 1 a 1 no tempo normal e Cristiano Ronaldo decidindo na prorrogação. Em cobrança de falta.

André, para pelada, Ronaldo. Para o meu time. Para ver jogar, o Messi, sempre. Ou na clássica definição do não menos Djalma Santos: quando o meu time estiver perdendo, coloco o Ronaldo. Quando estiver ganhando, escalo o Messi.

Palpite? Honestamente, não sei. Em casa, meu menor, o Gabriel, é Manchester. O mais velho, o Luca, é Barça. Eu? Quero 8 x 8 no tempo normal, e 3 x 3 na prorrogação. Mas sem pênalti… Sei lá. Na bola parada, na prorrogação, seu palpite é o melhor. Gol decisivo de falta do Cristiano.

Não é torcida. Apenas chute.

Tags: ,

  • HERMES PALMEIRAS

    MAURO, SOU SEU FÃ.
    NÃO TÔ NEM AÍ PRA BARÇA E MANCHESTER. ATÉ ESPERO O TIME INGLÊS PARA UMA REVANCHE CONTRA O NOSSO VERDÃO NA FINAL MUNDIAL. AINDA MAIS QUE AGORA CONTAMOS COM OBINA…
    COMO DIRIA AVALLONE:
    OBINA NO PALESTRA, MEU DEUS ! EXCLAMAÇÃO.
    ABRAÇOS MAURO.

  • http://www.esquemastaticos.blogspot.com/ Marcelo Costa

    Também acho que Keita começa na lateral, só que na direita, com Puyol como falso lateral-esquerdo e zagueiro pela esquerda. Yayá Touré como central. Se o Sylvinho entrar, pode fazer algo parecido com o que Daniel Alves faz pela direita. No Manchester, acho que vai no 4-4-2, com Rooney e Cristiano Ronaldo na frente, Giggs aberto pela esquerda e Park na direita. Pode também colocar o Tevez, que está em alta, e Rooney faria a dupla função de meia aberto pela esquerda e atacante caindo pelos flancos. Fiz a minha prancheta do jogo. Na verdade, um vídeo com gráficos animados dos dois times e suas prováveis formações.
    Barcelona
    http://esquemastaticos.blogspot.com/2009/05/video-esquema-tatico-do-barcelona.html

    Manchester
    http://esquemastaticos.blogspot.com/2009/05/video-esquema-tatico-do-manchester.html

    Abraços, Marcelo Costa.

  • http://paulinhotri.blogspot.com paulinhotri

    ea mauro,um abraço sou seu fã,nesse duelo do seculo me agrada mais o barça,pelo futebol pois lembra o nosso futebol,quando os times querem jogar é claro,mas o manchester é muito perigoso,vai ser 2×1 barça.um abraço!!!

  • Mario

    Não ,o melhor é um só jogo ,90 min. para o tudo ou nada, sem tempo para ganhar folego,sem tempo corrigir erros, matar ou morrer ,um momento unico ,so uma chance depois só no ano que vem.
    Agora quem vai ganhar pouco importa o importante é ter muitos gols

  • Jovaneli

    Olha, meus caros amigos de bar, acho que o Anderson não entra jogando. Aposto no bom e velho (experiente) Scholes, que seria utilíssimo na bola longa para Ronaldo e Rooney lá na frente. Não acham?
    Quanto ao Park, acho o favorito para entrar de cara, mas o Giggs seria melhor ainda, especialmente por ter mais condição de explorar a fragilidade do lado direito da defesa catalã, que terá Puyol por lá.
    Sobre o jogo em si, penso que diante de tanto equilíbrio serão os goleiros quem farão diferença no confronto. E aí Van der Sar é muuuito melhor que Valdés. Pode entregar a rapadura (e a pamonha de Piracicaba) em uma cobrança de falta, chute de longe ou mesmo em uma saída de gol equivocada, devido a sua baixa estatura. Aliás, diferente de vocês, imagino, acredito que no futebol de hoje cada vez mais tamanho é documento. Faz diferença.
    Mesmo com muita qualidade técnica no ataque do Barcelona, o time não irá jogar o tempo todo no campo adversário. Terá que se defender, cortar cruzamentos, enfim, terá que fazer aquilo que pior sabe fazer. Ainda mais diante de um time física e tecnicamente tão forte.
    Por tudo isso, não tenho a menor dúvida: o Manchester United será bi-campeão da Champions. E se der Barça, ficarei surpreso, embora certamente não ache injusto. É um timaço esse Barcelona.

  • http://www.wv.santos.zip.net WALDEMIR VIDAL SANTOS

    Caro Mauro; Gostaria que vc na sua prancheta demonstra-se o esquema tático do Vasco x Corinthians hoje dia 27.05.09, pela Copa do Brasil.
    Amanhã desejo ver

  • http://www.territoriochampions.com/champions_visor/final.html Pablo Dantas

    E ae galera!!! brindo a vcs com a Transmissao ao vivo deste super jogo!!!! BARCELONA VS MANCHESTER UNITED 27/05 AS 20:45HS Imperdivel!!! desfrutem!!! ¡VISCA EL BARÇA! CAMPIONSSSSS!!! JEJE

    http://www.territoriochampions.com/champions_visor/final.html

    ah! add em seus favoritos, pois ANTENA 3 é a responsavel na transmissao de todos os jogos da Champions aqui na España!!!

  • tiago barreto

    o barça vai ser campeão !!!!!!!!!!!!
    segura aee cabeça
    rsrsrs

  • leandro ferreira dos santos

    sera que o RONALDO vai pra sua 5ª copa do mundo?????

  • afonso

    nao gostei divia passar o jogo nesse site

  • Santinho

    Eppa! Que surpresa Barcelona campeao? O Man. United me surpreendeu muito. Fiquei sem palavras para descrever o sucedido. NO FUTEBOL NAO SE ADIANTAM RESULTADOS

    Foi emocionante. Gosto do Manchester e seus torcedores, e talvez isto seja um adeus

  • Dorival

    Ser dos red devils é 1 orgulho por isso q ganharam bem felicidads pra eles e para o proximo ano a + nesta ves ñ sera o Barça mas sim o Porto

  • http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html Aashmore

    life quotes [url=”http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html”]cheap life insurance[/url] http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html =)))