Obina é melhor que Obina?

por Mauro Beting em 25.maio.2009 às 23:00h

Em 2008, quando já estava consagrado por ser “melhor que Eto’o”, o centroavante rubro-negro marcou 15 dos 126 gols do Flamengo de Joel Santana e Caio Júnior. Foi o vice-artilheiro rubro-negro, a dois gols do meia-atacante Marcinho (que deixou o clube no meio do ano).

Em 30 de novembro de 2008, contra o Goiás, marcou seu último gol, na pequena área, em lance individual. O único dos 15. Todos os demais nasceram de passes dos companheiros. Nenhum de falta. Nenhum de pênalti.

Foram 7 gols de pé direito (o “bom”), três de canhota, cinco de cabeça. Um só de fora da área. Apenas quatro atuando fora de casa.

Mais 7 gols ele ajudou a criar, com passes até de peito, como no gol de Marcinho, contra o Cienciano, pela Libertadores.

Em 2008, Obina jogou 56 vezes (o quarto que mais atuou pelo clube). Atuou apenas 10 jogos inteiros.

Entrou como substituto em 36 deles. Machucado apenas uma vez, não esteve à disposição em quatro jogos – por suspensão.

A média de gols foi de 0,2. Não é boa. Mas é a mesma do (não sem razão idolatrado pela torcida palmeirense) Kleber, em 2008.

Este ano, porém, Obina jogou 17 vezes. Dez delas como titular rubro-negro.

Nenhum gol marcado. Nenhum passe para gol doado.

E lances desperdiçados como a bola que mandou em São Caetano chutando na grande área do Santo André.

É pouco. É quase nada para um centroavante do Flamengo.

Com o cartaz que tem Obina. Com o peso – em todos os sentidos – que tem o novo atacante do Palmeiras.

Nota 11 de carisma, dez como figura humana.

Mas, como atacante, e com o peso dele, será que dá certo num clube de torcida tão exigente?

Você (não-palmeirense) gostaria de ter o Obina no seu ataque?

Você (palmeirense) gostou do novo contratado?

Você (rubro-negro) ainda queria Obina na Gávea?

* Colaborou MAURÍCIO VARGAS http://jornalismoesporteclube.blogspot.com/, responsável do blag pelos dados estatísticos dos clubes cariocas.

Tags:

  • Rafael

    Eu como palmeirense fiquei muito triste com essa contratação, motivo de piada entre torcedores adversários!
    E o pior, do jeito que o Luxa é teimoso, vai botar esse infeliz pra jogar e vai sair do Palestra de maneira não muito legal =/
    Tomara que eu queime a lingua e ele dê certo, mas a camisa do Palmeiras é mais pesada que a do Flamengo e ele não vai suporta a pressão.
    Se ele precisa de confiança aqui não é o lugar, pois sua contratação já causou muita desconfiança.

  • http://www.thiagodebrito-m.blogspot.com thiago de brito

    Nada contra a pessoa do Obina, mas a palavra diante os dados do post do Mauro é: Tosco. Pois um time que necessita marcar gols e conquistar o torneio mais desejado da America Latina, contratar um centroavante que há quase 7 meses não marca é uma decisão duvidosa.

    No entanto, espermos que Obina cale nossa boca e seja a companhia ideal para Keirisson.

  • Wilson Dell’Isola

    Sinceramente a contração de Obina pelo palmeiras não me causou nenhum tipo de empolgação – como é comum os reforços causarem. Se nem mesmo na sua melhor fase o ”melhor que o Eto’o” me fez brilhar os olhos, pior agora quando nem a folclórica torcida do Flamengo consegue mais aturar os lances bizarros – e comuns- protagonizados pelo atacante.
    No fim, como palmeirense, vou torcer para que Obina tenha momentos de Eto’o pelo verdão. Mas com toda honestidade, essa história não me anima nem um pouco.

  • Tiago

    A camisa do palmeiras mais pesada que a do fla?
    O que a paixão do torcedor não faz…

    TIAGO,
    o que a paixão do torcedor não faz…
    O que a falta de raciocínio não faz…
    É o peso dele, Tiago.
    Dele, Obina.
    Pesado Obina.
    Por vezes, um fardo. Uma mala.
    Um peso que outros não podem carregar.
    Algo que nem precisaria perder tempo explicando.
    Mas, pelo visto, com você, é preciso fazer um gráfico:
    Obina é pesado. Ponto. A camisa do Flamengo é pesada. Ponto. A do Palmeiras também. Ponto.
    NINGUÉM FALOU DO TAMANHO DE FLAMENGO E DE PALMEIRAS POR AQUI.
    A não ser você.
    Não estou falando do peso das camisas de Flamengo e Palmeiras, ambas gigantescas.
    Meu Deus…
    É difícil entender?
    Estamos falando de Obina, não de Flamengo, não de Palmeiras…
    (Longo suspiro…)
    Até porque ficar comparando tamanhos não pega bem.

    Se você não entende nada além de seu time, ao menos entenda o que está escrito, e não o que você quer entender. Algo que não está escrito. Algo que não disse. Algo que jamais pensei. Algo que só alguém com extraordinário complexo de perseguição pode querer enxergar.

    Não seja tacanho, não seja clubista, não seja bairrista, não seja simplório como sua análise equivocada de algo que jamais foi tocado por aqui.

    Enxergue algo além do umbigo.
    A não ser que a sua camisa esteja pesando demais.
    Ou a sua consciência.
    Mesmo que seu comentário seja tão leviano e infeliz.

  • Fernando Miller

    O Obina será nosso novo Oséas,para o mal e principalmente para o bem.Apesar de pouco lembrado e ainda menos respeitado, os gols mais importantes da história do Palmeiras foram marcados por ele – o gol que deu o título da Copa do Brasil de 98 que nos levou para a Libertadores de 99 e,nessa, o gol que nos salvou contra o América de Cali no Palestra Itália…

  • Francisco Mateus

    Olá, Mauro, como palmeirense a contratação não agrada muito. Mas se uma coisa eu aprendi na pouca experiência que tenho, afinal são apenas 24 anos como torcedor palestrino, é que tem jogadores que a camisa do clube cai bem. Espero que isso realmente aconteça com o Obina, afinal todos sabemos que ele não é um craque mas posso citar o Oséas que também não era craque e acabou dando certo no meu verdão. Se o Obina for esperto ele compensará a falta de habilidade e faro de gol com suor, e se isso acontecer, com certeza será apoiado pela torcida.
    Então vamos esperar para ver. Mas uma coisa é certa eu não conheço uma torcida tão exigente como a do Palmeiras.

  • Caio Jundiai SP

    Não vi Pelé mais vou ver Obina no Verdão, grande contratação espero que o Palmeiras acerte com o Obina por varios anos .

  • Marcello Silva

    Grande Mauro! Adoro ler seu blog, com comentários relevantes e imparciais. Quanto ao atacante Obina, sinceramente causou um frustamento em mim e acredito que em grande parte da torcida exigente alviverde. Sinceramente não vejo o nome dele como complemento no atual plantel, pois com ele em campo, o Palmeiras perde grande mobilidade no ataque, e até homem marcador no campo de ataque. A única vantagem que ele disponibiliza ao elenco, é o aumento do poder aéreo. Em bolas paradas, o Verdão dependia de Mauricio Ramos, Marcão e Danilo.

    Para uma torcida que ao ouvir expectativas de ter um ataque novo, com destaque internacional, esperava-se Palacio, “El Loco” Abreu, Falcao Garcia, até mesmo no improvável Lucas Barrios. Não contente somente com estes nomes, a torcida também acreditava que nomes como Manso, Buonanotte, Macnelly Torres fariam parte do pacote… Pois sonhar não custa nada, hei do padeiro desmentir esta afirmação.

    A torcida precisa acreditar no Obina, assim como Obina comprovar o proposto de sua contratação, porém o tempo é curto, e as cornetas já estão buzinando…

    Abraços Mauro!!
    Marcello

  • http://www.renanantunes.blogspot.com Renan Antunes

    Não vou cornetar o cara que acabou de chegar.
    Se é PALMEIRAS, eu tô com Obina no coração.
    Chegou, vou apoiar. Mas a cobrança virá mais cedo ou mais tarde.
    Melhor se empenhar.

    Pq senão, Ah Obina… A cobra vai fumar!

  • Lucas

    Nem um pouco.
    Se fosse pra contratar um atacante tão sem recursos como ele, mais valia ter subido alguém do juniores.
    Mas, enfim, vai que o Sobrenatural de Almeida resolve aparecer por SP e ele dá certo.

  • Crema

    Saudações MB

    Veja só, o Obina me pareçe ser um rapaz muito gente-fina, uma simpatia de pessoa e pelo que vi das entrevistas dele é um sujeito muito divertido e boa praça. Se só isso fosse suficiente para ser titular no ataque do Flamengo ou do Palmeiras eu, você e Benja estariamos fazendo a linha de frente por lá. O Obina jogou alguma coisinha no Vitória (com ênfase no “alguma coisinha”), mas nada que garantisse seu lugar em time grande nenhum, tanto é que de lá foi para alguns desses times do leste europeu, de onde voltou na primeira oportunidade, sem ter passado por nenhum grande clube europeu, pelo simples motivo que lhe falta bola!
    Pelo Flamengo foi no máximo razoável em algumas partidas, está certo, fez alguns golzinhos decisivos, mas o Rodrigo Mendes e o Lê (lembra dele?) também fizeram e nem por isso niguém fala que eles são craques decisivos ou mereçam ser titular em time algum. Posso estar redondamente enganado, mas acho que o Flamengo se livrou de boa e tenho a impressão que o Palmeiras vai morrer com o (sem nenhuma conotação racial, por favor) mico preto na mão…

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com Gustavo Román

    Mauro desejo a vc toda a sorte com o Obina no seu time.Ele é uma figura humana maravilhosa(já tive a oportunidade de conversar com ele),mas realmente no Flamengo ele não conseguia mais tranquilidade para realizar(ou não)seu trabalho.
    Estou dando a minha opinião sincera.Acho que o grande beneficiado nessa transação foi o fla.Se livrou de um atacante que já não tinha nem mais a simpatia da torcida(e olha que para um jogador carismático e folclórico como ele isso não é pouca coisa),não marcava gols e atrapalhava o time com matadas na canela,no queixo,passes errados enfim eu já estava achando que o cuca deveria testar ele na zaga para o lugar do Fábio Luciano.
    Mas como diz um narrador do sportv(que não me recordo o nome)com Obina tudo pode acontecer…e pode ser que ele queime minha língua ai no Palmeiras e jogue tanto quanto pesa…(se bem que dessa vez pelo menos ele está mais magro…)
    abraços

  • http://www.lancenet.com.br Argolo

    Aprovei a contratação do Obina e creio que dará certo. Que a Torcida Que Cabta e Vibra tenha paciência e espere, pois os gols aparecerão!

  • http://www.lancenet.com.br Argolo

    Aprovei a contratação do Obina e creio que dará certo. Que a Torcida Que Canta e Vibra tenha paciência e espere, pois os gols aparecerão!

  • Marcus Gama

    O Palmeiras tinha (ou ainda tem) o Max… já teve Gioino, Cristiano e tantos outros piores… Não temos alguém alto (só o tal do Max – péssimo…)… se ele jogar com raça e fazer algum gol de vitória na Libertadores, vai ser lembrado prá sempre… Só precisa perder peso rápido. Temos sempre que torcer a favor e esperar o cara jogar antes de criticar. Infelizmente, na nação alvi-verde tem gente que já está entregando carta para a diretoria criticando a contratação… Se liga, que não é assim. Estamos com um time raçudo isso que importa… Parabéns pela análise do Obina, Mauro.

  • Paulo B

    Mauro, não dá para acreditar neste cara no verdão. Estou começando a achar que o Palmeiras necessitar uma quota de jogadores horríveis que nem no banco deveriam estar. Substituição: sai Evandro e entra Obina. O que voce prefere: Evandro, Obina ou Fabinho Capixaba? Eu, particularmente prefiro baixar as portas do clube e ir para casa refletir. Alias, será que pedir um jogador que saiba, ao menos, dominar uma bola é pedir demais?

  • http://Convocaoseleo José Andries de Castro

    O Obina precisava mudar de clube , se desgatou no Mengão!!! Trata-se de um jogador de pouca técnica, mas tem algumas qualidades. No Mengão teve altos e baixas, mas realmente este ano parecia sem confiança , sem alegria de jogar….então , acredito que a troca de clube tenha sido benéfica para ele , para o Flamengo , e tb para para o Palmeiras.

  • Lucas Ferraroni – Jundiaí/ SP

    Era uma delícia tirar sarro dos corinthianos, q dispõem de Souza no elenco, por míseros R$ 170 mil por mês. Ver o ataque de altos valores do Flamengo, com um monte de pesos mortos e ainda caros.
    Agora o palmeirense passa a ser o principal alvo de gozações. Foi a piada do ano.
    O Palmeiras havia se livrado de um peso morto (Errandro) e agora contrata um peso-pesado morto.
    Luxemburgo realmente parece estar jogando contra e querendo derrubar o Palmeiras.
    Fora Luxemburgo e suas contratações brilhantes: Obina, Jumar, Fraquinho Capixaba.

  • http://palestropia.blogspot.com/ João Paulo Silva

    Bom, se ele vai dar certo eu não sei. Eu, como palmeirense, gosto de ver gente nova no time. Ele não é o atacante dos sonhos, mas quem é? Como disse o Marcos ontem: “Se o Obina tivesse numa boa fase, não conseguiriamos contratá-lo”.
    E é verdade. Talvez ele passe por uma boa fase no Palmeiras. Eu me lembro do Tuta, quando veio, marcou vários golzinhos. Enfim.

    O que não acho certo é a torcida já malhar o rapaz antes mesmo dele jogar. As vezes a torcida do Palmeiras mais atrapalha do que ajuda…

  • Neto

    Ruim por ruim, sou mais Obina que Lenny. É só puxar as estatísticas que vc tanto gosta (e eu também). Errei nesse pensamento?

    Agora, como flamenguista que sou, achei ÓTIMO esse negócio. Nem Obina (que é um cara legal) nem Souza (que gora quer voltar) servem ao ataque rubro-negro. Adriano, Emerson e Josiel estão à altura de qualquer ataque no Brasil. Assim como ficará Keirrison e Obina.

    Ah, e respondendo à pergunta: não queria Obina na Gávea.

  • Renato Albuquerque (Samambaia – DF)

    Mauro, o comentário do Tiago, sobre o peso das camisas, foi em relação ao primeiro comentário do Rafael, e não sobre seu texto.

    Enfim…
    Valeu Luxa, valeu por tirar esse peso do Flamengo. Esse cara não joga absolutamente nada. Fraco demais, erra muitos passes, faz muitas faltas no ataque, é preguiçoso, não tem habilidade e raras vezes consegue acertar um chute descente pro gol.

    Bem, mas no Palmeiras onde a camisa pesa menos, ele tem boas chances de deslanchar.

    RENATO, e TIAGO.
    perdào, então, pela resposta pesada. HEHEHEHE.

  • anderson santos

    Valeu palmeiras , so uma palavra obrigado frêgues .

  • CARLOS ALBERTO SILVA

    Não sei o que a torcida do Palmeiras está reclamando…
    O Obina veio para o lugar do EVANDRO. É, Evandro, esse mesmo…
    Tão sem recursos como o indigitado centroavante…

    Quem saiu no lucro foi o Mengão. Agora, precisamos nos livrar do Josiel e do Zé “cachaça” Roberto.

    Afinal, é quase meio milhão (R$ 500 mil) a menos na folha salarial…

  • Almir Moura

    Apesar da frase camaronesca, a fase é das piores.

    Como bem sabemos, e como mal-sabiam os rubro-negros.

    Vá lá que o alviverde tenha suas dificuldades ofensivas.

    Vá lá que os pés de Keirrisson andam prá lá de descalibrados.

    Mas não precisava “radicalizar”.

    Se sem ‘Eita!-Obina-Foi-Contratado” tava ruim, com ele certamente não vai ficar melhor.

    É o famoso “ruim sem ele, pior com ele”.

    Literalmente.

    Na falta de uma qualidade técnica apurada, o alviverde pode acabar entrando em apuros.

    Pois deste coelho não costuma sair cartola e vice-versa.

    Cartolada alviverde esta que parece não ter aprendido nada com cartoladas (e furadas) anteriores.

    Quer exemplo melhor (ops, pior) que Sérgio Gioino e suas tradicionais “proezas” na cara do gol?

    Naquela brincadeira (de péssimo gosto, por sinal), o Verdão quase se “agioína”, literalmente.

    Obina por Gioino sou mais nem um, nem outro.

    Mas numa dessas, quem sabe a diretoria alviverde não acabe acertando as dezenas da loteca, não é mesmo?

    A ideia deve ser essa, até porque as chances são similares.

    Embora, é dever admitir que sejam sensivelmente menores no caso do ex-atleta rubro-negro.

    Diferença esta mais do que suficiente para podermos dimensionar a “pontaria” do chute alviverde.

    Obina, a dezena palestrina da vez .

    Quem diria?

    Acho que nem a Mãe Diná seria capaz.

    Dezena esta (notadamente) nada bem quista por dez entre cada nove palmeirenses, que neste momento devem estar a se perguntar:

    A nossa diretoria pirou de vez ou será que da noite pro dia Obina realmente (e finalmente) se transformou em Etoo?

    A resposta é óbvia e extremamente desoladora para os alviverdes.

    Obina nunca foi lá uma grande obra-prima de jogador.

    E pelo jeito jamais será.

    Obina também nunca primou por qualquer qualidade técnica.

    Bola de prima então…

    Com ele nem pensar.

    Com ela nos pés, um verdadeiro réu primário.

    Sem ela, um réu confesso.

    Na bola, na boa, uma contratação primitiva, primária.

    Primata, até.

    Primazia apenas para os rubro-negros, que terão menos pesadelos, de hoje em diante.

    Para os palmeirenses, só lamentos…

    Infelizmente…

    Abraços,

  • Jonadas

    sinceramente, mas não axo o Obina tão ruim assim não… axo ele melhor que o Ortigoza por exemplo!
    teríamos que contratar alguém agora, e no mercado não tinhamos opções, por isto axo que poderá dar certo sim…
    eu apoio a contratação!

    o engraçado eh que quando estava negociando com o Kleber Pereira todo mundo metia o pau…
    na verdade nem um jogador comum parece servir pra jogar no Palmeiras, tem que ser do nível de Robinho pra cima…

    eu vou apoiar o Obina!!!!

    Quinta-feira é Barack Obina + 10

  • http://palestropia.blogspot.com/ João Paulo Silva

    Eu gostava do Gioino. Achava um bom jogador. Podem me massacrar por isso.

    Pelo menos ele marcava gol em clássico…

  • Guilherme Torres

    Mauro,

    Para mim, uma excelente noticia esta contratação do Obina! Os palmerenses aqui do escritório, quando chegaram não conseguiam nem me olhar nos olhos, tamanha a vergonha que a diretoria do Palmeiras os fez passar….

    Sinceramente, eu sinto vergonha pela porcada, contratação ridicula… pra quem queria trazer o kleber pereira (verdade seja dita, que tb perde muitos gols..) acabar contratando o obina??? hahahaha é tristeza demais pra eles..

    Uns tem Ronaldo, Dentinho, André Santos, Elias, Chicão (que mesmo sendo zagueiro, é um grande artilhiro) sonham com Zé Roberto, outros trazem o Obina… Cada time tem o jogador que merece!

    E vaaaaaaaaaaiiiiiiiiiii CORINTHIANS!!!

  • pvinhas

    eu prefiro jogar com um cone de centro-avante!!!!!!!!!!

  • http://www.planetambiental.com.br MARCELO AMÉRICO DE SANANA

    Mauro, bom dia!
    Pela fase atual do Obina é difícil, mas no futebol tudo é possível, temos casos como Neto no Corinthians, Lucio no Gremio Rivaldo no Palmeiras, Maicossuel no Botafogo , acho que para o momento do nosso time na Libertadores, o Obina soma e muito, trata-se de um jogador com boa colocação, bom cabeceio e de repente cai nas graças da torcida…..
    Em 1998 tinhamos o Oséas lembra?

    gde abço

    Marcelo

  • Paulo

    Obina vai ajudar muito o Palmeiras.
    Além disso, quando colocar a camisa do Palmeiras e pisar no gramado, não importa quem seja, deve ser apoiado.
    O palmeirense gosta de jogadores com o perfil do Obina, lembram do Tonhão.

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    Olha Mauro, achei a contratação um tanto inusitada.
    Nunca que eu esperaria ir no estádio ou ligar e TV e ver Obina com a camisa alviverde.

    Fiquei um pouco decepcionado, mas acho injusto com a maioria dos jogadores começar uma cobrança antes deles entrarem em campo.
    Não acho que vá fazer milagre, mas o futebol tem dessas coisas.

    E quanto as pessoas que comparam Obina com Oséas, só uma palavra: menos.

    Oséas é folclórico, Obina é (…) – veremos, mas não crio expectativas imensas

  • Ricardo Malagodi

    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHA!
    HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA!

    NÃO CONSIGO PARAR DE RIR!

    HAHAHAHAHHAHAHA!

  • Marcelo

    A gente já teve Darinta,Toni Gato, Carlos Alberto Ximbica, Carlos Alberto Borges (o do raio) e um sem número de circenses no time. Alguém se lembra do Bizu? Era fera no nordeste, jogou aqui por váaaaarios jogos e nada. Nada mesmo. Mauro, manda mais alguns, por favor!

    Também tivemos Reinaldo, grande 9 do Atlético Mineiro. Tão bom e nenhum mísero gol por aqui. Baltazar, insuspeito goleador do Grêmio. Nada também.

    Ou seja, muita gente veio cercada de grande expectativa. E fracassou.

    Outros conseguem ressurgir quando já estão desacreditados.

    Pelo menos Obina já teve uma boa fase. Quem sabe volta…

    Deixa o cara jogar primeiro. E mais, no começo tem que apoiar, aplaudir. Nessas o cara entra e dá certo.

    Afinal, é o que se tem. Então que dê certo!

  • http://www.visaodetorcedor.com Ariosto Recco – www.visaodetorcedor.com

    Caríssimo Mauro e demais torcedores,

    Eu realmente não acho a contratação de Obina à pior coisa do Mundo, o Palmeiras já teve como contratações bizarras, como as que estão abaixo:

    •Rubens – lateral esquerdo que estava para ser julgado por doping e que acabou condenado depois de jogar um par de partidas pelo clube.

    •Ricardo Boiadeiro – atacante que jogou apenas um amistoso.

    •André Rocha – lateral direito que chegou a agradecer o seu empresário por conseguir colocá-lo no Palmeiras depois de ter estourado a idade de juniores e ser dispensado do seu clube da terceira divisão e jogado 6 partidas pela Portuguesa Santista.

    •André – o centroavante que estava encostado no Inter-RS por embriaguez.

    •Toni – meia que havia estourado a idade de juniores e dispensado do São Paulo.

    •Everaldo – lateral esquerdo que ficou uma semana no clube.

    •Índio – zagueiro dispensado depois de alguns meses por “problemas mentais” (Índio joga até hoje no Inter-RS).

    •Alessandro – lateral direiro do Flamengo trocado por empréstimo com Lopes que ficou no Palmeiras um mês e saiu para defender um clube na Europa. Lopes permaneceu no Flamengo até o final do empréstimo.

    •Fabiano Eller – trazido do Vasco para substituir Magrão (então emprestado ao São Caetano) para, segundo Luxemburgo, melhorar o toque de bola no meio de campo… Magrão, emprestado ao São Caetano, foi um dos melhores volantes, daquele campeonato brasileiro e o Palmeiras de Fabiano Eller caiu para a segunda divisão. Hoje Fabiano Eller é zagueiro.

    •Xavier – revelação do Santa Cruz (de 24 anos) trazido para fazer sombra a Lúcio. Jogou uma partida.

    •Marcel – era reserva de Cristian no Paraná. O Palmeiras comprou o titular e o reserva também. Em tempo, Cristian, o titular, já era péssimo, e naquele ano o Paraná escapou da segundona na última rodada.

    •Edmílson – brasileiro que estava no futebol português… conhecido pelo corte de cabelo tipo príncipe-valente.

    •Adriano Chuva – atacante conhecidamente “bichado”. Jogou uma partida e ficou no estaleiro o resto do contrato.

    •Jardel que não chegou a jogar

    •Renaldo – atacante de 34 anos que vem para substituir Vagner Love com um salário de R$70 mil/mês. Vagner ganhava R$7 mil e a diretoria não queria aumentar seu salário. Renaldo fez somente um gol de pênalti em um amistoso em Taubaté.

    Desculpe se alguma informação, ou numero estiver errado ou equivocado, mas mostrei alguns… poucos perto da enormidade de besteira que a diretoria já fez, e não apenas essa diretoria, mas muito da historia do Alvi Verde, que você Mauro, conhece muito melhor que eu.

    Mas tirando os péssimos jogadores que já passaram pela história do Verdão, eu acredito que Obina venha muito mais para somar, que para entrar para a história na próxima lista, Obina pode ajudar o Palmeiras a jogar diferente, ter um ponto de referencia na área, um atacante para marcar gols de cabeça e ser o pivô.

    Para torcedores Palestrinos que vêem acompanhando o Palmeiras, percebem que K9 está muito marcado, e precisa abrir espaços pelas alas, voltar para buscar jogo, e dificilmente está dentro da área para empurrar a bola para as redes, e esse deverá ser o papel de Obina no Verdão, não estou aqui discutindo sobre qualidade do Eto’o Baiano…Mas pode se encaixar sim no Palmeiras.

    Obina no Flamengo foi comandado por Caio Jr e Cuca, o Luxa pode ajudar muito mais ele.

    Eu acredito muito mais que a contratação do Obina tenha sido uma jogada de empresários do que uma acertada contratação da diretoria Palestrina, mas pode dar certo sim!

    E nada é pior que ter Evandro como opção, nem Obina… Pelo menos Obina estará no elenco já que Evandro foi embora para o Galo (que deve cair)…

    Se a diretoria Palestrina quisesse que o torcedor comemorasse a vinda de Obina, poderia ter colocado Capixaba no rolo, ai sim ela seria comemorada, muito mais que um título.

    Abraços ao Sr. “Mario Betti”

    Por Ariosto Recco

  • Marcelo Lopes

    Sinceramente, fiquei um pouco surpreso com a contratação do Obina pelo Palmeiras, mas fico triste pelo jeito que foi e com o que a torcida fez com ele, mostrando uma ingratidão sem nexo.
    Se ele não fez gol esse ano, vejamos então como foi montado o time pelo pseudo-técnico Sr. Cuca: privilegia a retranca com seu esquema 1-375-1, colocando só 1 atacante (revezando entre Obina, Josiel e Emerson) isolado na frente e 1 pseudo-atacante (Zé Boteco ou Everton, sendo que o primeiro ainda não sabe o que está fazendo em campo). Assim fica difícil para qualquer um. Adriano que se cuide para não passar pela mesma coisa!
    Obina perdeu alguns gols fáceis, sim. Nervosismo e ansiedade para finalizar fazem parte, ainda mais quando se é um dos mais cobrados. Ele é craque? Não. Por isso mesmo não dá pra fazer milagre sem a bola chegar na boa pra ele.
    Em alguns jogos notei que, mesmo estando livre para uma possível arrancada sozinho para o gol (o mais nítido foi no segundo jogo contra o Fortaleza) ou então dentro da área esperando para finalizar, não passavam a bola para ele. E um desses foi o próprio Íbson individualista quem o fez (não passar a bola), logo ele que reclamou depois do jogo contra o Cruzeiro que “não adianta querer resolver o jogo sozinho”.

    Fico triste com a saída dele e torço para que consiga recuperar sua auto-estima e, onde quer que esteja, dar alegrias à torcida, como já fez outrora com a do Mengão.

    Bom, é isso aí. Saindo alguns jogadores, mas o pseudo-técnico continua firme e forte com sua incrível previsibilidade.

    Abraços.
    S.R.N.

  • CLAUDIO

    SE OBINA GANHAR A LIBERTADORES E O RONALDO FICAR COM O PAULISTA, QUEM SERÁ MAIS IMPORTANTE EM 2009 ? OBINA NÃO É BOM, MAS ESTÁ NO MESMO NÍVEL DE 90% DOS ATACANTES DA SÉRIE A, ANDRÉ LIMA, DAGOBERTO(BAMBI), SOUZA(CORINTH), VITOR SIMÕES(BOT), JOSIEL(FLA), FRED EM 2009(FLU), KLEBER “PERDE” GOL PEREIRA, WELLINGTON PAULISTA, DIEGO TARDELLI, ARIEL, RAFAEL MOURA, ROGER, ALEX MINEIRO DORMINHOCO. E ELE É O RESERVA NO PALMEIRAS. MUITOS DESTES “OBINAS” SÃO TITULARES.

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    Ah, também esqueci de dizer aqui que mal posso esperar para saber o que o Mendes achou do Obina!

  • Adriano Mantovani

    Mauro,
    Ser gente boa, organiza o churrasco, bota a cerveja pra gela, negocia o bicho, bom de grupo e lidera o rachao nao basta eh preciso ter o minimo de futebol no pe ou fazer gols acho uma contratacao arriscadissima se nao der certo todos vao crucifica-lo se mudar radicalmente marca 50 gols na temporada quem contratou sera o genio do ano nao acredito que isso nao acontecera. Provavelmente ira fazer companhia ao ja grande grupo dos cabecas de bagre: Jumar, Fabinho Capixaba, Lenny, Mozart…

  • Almir Moura

    { BATE-PAPO entre um TORCEDOR e um NUTRICIONISTA do PALMEIRAS… }

    torcedor: Dra, a senhora sabe me dizer se “coalhada” engorda?

    dra: Como assim meu rpz? Você quer saber se este jogador está acima do peso, é isso?

    torcedor: Não, não Dra.

    torcedor: Apenas queria saber se tomar coalhada engorda…

    dra: Agora entendi.

    dra: Mas não é que você me pegou!?!

    dra: Sinceramente não sei, mas acredito que não.

    torcedor: Falando “nisso”…. é verdade que o “BaracK Obina” chegou ao Palestra com uns quilinhos a mais?

    dra: É verdade sim, mas posso lhe garantir que ele está em melhor forma que o Imperador.

    torcedor: Imperador? Que Imperador? O da Prússia?

    dra: Não, não meu rpz.

    dra: O Imperador do Rio.

    torcedor: O Sérgio Cabral?

    dra: Não meu jovem, o Imperador do Flamengo.

    torcedor: Ah, tá!

    dra: É que os nutricionistas de lá andaram divulgando pra imprensa a “quilo-metragem” do rapaz.

    torcedor: E aí? Qual o resultado dra?

    dra: Quinze quilos acima do ideal…

    torcedor: Tudo isso dra!?!

    torcedor: E o “Barack”?

    dra: Quatro quilhinhos só…

    torcedor: Sendo assim, tá bom demais…

    torcedor: Tá melhor que o Imperador….

    torcedor: Ave, “Barack Obina”

  • Gustavo Macedo

    O Obina não está jogando nada, mas já decidiu muito jogo pro Flamengo. Cansou de entrar e fazer o gol da vitória sob pressão no Maraca, principalmente em jogos mais decisivos. Só que ele está muito desgastado no Flamengo, assim como os outros atacantes todos. Ele não conseguiu pegar um bom ritmo de jogo e estava acima do peso (o que considero falta de competência da comissão te´cnica e do preparador físico do Flamengo. Vários jogadores estão com caimbras no final dos jogos e ainda é início de temposrada). Ele pode ser útil, principalmente nos jogos mais truncados, se ele reconquistar a confiança. E sim, ele é meio caricatura, mas confundem isso com ataques ao profissional. Acho uma boa aposta.

  • Marcos

    O Obina está em má fase e chega para ser treinado por um técnico em má fase também.

    Alás, não sei se é má fase ou é a decadência mesmo porque já vamos para 3 anos e meio de trabalho medíocre de Luxemburgo. No Santos e agora no Palmeiras.

    Vejo pelas entrevistas que Obina chega cheio de esperança de ser treinado e recuperado por Luxemburgo.

    Alguém precisa avisar para ele que Luxemburgo já faz tempo só vive da fama do passado…