MENU DO DIA – Choque-Rei, Coxa, Furacão, Galo, Avaí, Timbu, Sport

por Mauro Beting em 22.maio.2009 às 17:33h

Rincón sai da chapa do boteco do Mendes e mete de bico, com aquele corpanzil de Madson, e aquela cútis de cientista islandês:

– Seu Mário Betti, eu sou Coxa Branca, até pela minha cor -ou falta dela, né? Eu acho que a gente tem de poupar todo o time contra o Avaí só para pensar no Inter, na Copa do Brasil.

– Todo o time, não. Não vale a pena, até pela situação ruim na tabela. Vai que não dá certo contra o Colorado, e daí pode passar o BR-09 inteiro correndo atrás para não cair, como o Fluminense, ano passado. O Coritiba não parece time para ser rebaixado. Como, agora, não parece pronto para passar pelo Inter. Jogo para mais um empate do Avaí.

– E no seu Palestra? Lá, o Palmeiras é favorito. Mas, se sou o Muricy e o Luxa, poupo todo mundo pra Libertadores. Eu até, pra falar a verdade, combinava logo o empate.

– É por aí, embora o Palmeiras só jogue na quinta-feira, ainda tem tempo. Mas um fracasso no clássico, nesse clássico, pode atrapalhar o astral e a preparação para a Libertadores. E são tantos os desfalques do Muricy que o time já vai sair meio que “poupado”.

– Mas vocês da mírdia não falam que o São Paulo é isso, que o São Paulo é aquilo, que tem a estrutura, “as bicicleta”, “as esteira”, o planejamento, o fisiotecnista, o fisionômico, o fisioteca, o finazzi, o filosofia, o fimose, o…

– Tem quase tudo isso, Rincón. Mas é muita gente fora – o que é raro para o clube, que, agora, está tendo o azar que outros rivais tiveram. Pelo elenco, ainda o mais entrosado e forte, era de esperar mais. Mas…

– Não tem mais, não, seu Betti. Lá vem você de novo com o papinho dos outros anos, que no segundo semestre vai dar tudo certo… Chega! Tem uma hora que acaba.

– Claro. Pode ser este ano, até pela concorrência mais atenta e qualificada. Tem o Corinthians de volta, o Flamengo sempre, o Inter que nem preciso dizer mais, o Cruzeiro, o Palmeiras, o Grêmio com qualquer time, e mais o Autuori.

– Chega! Parece coração de mãe, seu Mário. Sua lista de favoritos tem mais time que no campeonato todo! E o Furacão? Vou secar na Arena. Acho que perde pro Náutico.

– O Timbu começou bem, tem um time feito para contragolpe. Pode atrapalhar, sim. Mas o Atlético, em casa, é mais forte.

– Eu vi contra o Vitória. Ô!

– Acontece, Rincón. E vai ocorrer cada vez mais num campeonato tão nivelado. Até entre os favoritos.

– Você não botou o Galo entre os bambas. Eu vi que você elogiou o time contra o Grêmio, desenhou até a prancheta com o time deles. E é o Roth, que vai sempre bem até a 36ª. rodada…

– Pode dar um time competitivo, sim. Mas a defesa ainda é frágil, e o banco não tem tantas opções.

– Como quase todos os times do Roth, seu Mário. Eles vão acabar chegando, você vai ver. Só não acredito mais no Sport. Acho que acabou a bolha e murchou a bola saindo da Libertadores.

– Rincón, título vai ser muito difícil. Mas é um clube estruturado, com bom elenco, comando experiente, montado praticamente desde 2007. Vai fazer boa campanha como foi excelente a feita na Libertadores. Só parou nas mãos santas.

– Esse Marcos é danado, ops, é santo mesmo. Aliás, voltando ao clássico paulista, como é que pode, ouvi lá na sua rádio, a Bandeirantes: o Palmeiras tem menos vitórias que o São Paulo na história, toda vez cai para o Tricolor na Libertadores, e ficou sem perder por Campeonato Brasileiro de 1973 a 2000?

– Num período, inclusive, em que o São Paulo foi tri brasileiro, e o Palmeiras só voltou a vencer em 1993. É impressionante mesmo. Na Libertadores, a sina do Verdão com o Tricolor é terrível. Em 1974, há como entender: o Palmeiras foi eliminado com um time misto, já que seis titulares estavam com a Seleção, se preparando para a Copa; em 1994, a diretoria de então conseguiu a proeza de voltar do Japão na antevéspera da decisão com o São Paulo (que era bi da competição…); e, em 2005-2006, o Tricolor era muuuuuito mais time.

– Seu Mário, é engraçado, né: o Palmeiras é freguês do São Paulo que é freguês do Corinthians que é freguês do Palmeiras. Parece até aquele poema lá, o “Quadrilha”, né? Chama quadrilha, mesmo?

– Quadrilha, Rincón, não falta em vários campos deste Brasil.

– É, seu Mário Betti, o freguês sempre tem razão!

– O que você quis dizer com isso?

Tags:

  • claudio romanelli

    Voce viu Mauro Beting o meu comentario sobre os times do rio…Todos sucumbiram diante da força do inter e corinthians respectivamente;e o vasco é proximo..so pegou mamão com açúcar…outro que vai ser goleado…Esses times do rio so ganham carioquinha,quando o bicho pega de verdade as mascaras deles caem e mostra a fragilidade deles..A supremacia paulista está aí pra ser avaliada..São Paulo e Palmeiras classificados e Corinthians na semi final da cb…FUTEBOL EM SÃO PAULO E FUTEBOL DE GENTE GRANDE E AS EMPRESAS PROCURAM A VITRINE MAIOR QUE ESTA NA MAIOR CAPITAL DA AMERICA LATINA…

  • adriano

    PQP, aconpanho seu blog faz muito tempo e sempre fiquei na expectativa de uma dia ver a prancheta dou meu Galo ai do lado, de boa fiquei felizão agora.

  • Almir Moura

    Excelente cardápio, ops, papo, Mauro! :)

    Grande abraço!

  • marcio esgarze

    prezado mauro,este menu só ficará ruim na entrada,não pelas suas sugestões,mas pela provável escalação do Luxa pro clássico.Vou ouvir pela rádio sua análise,pois sinceramente não gosto de 3 zagueiros. pierre é insubistítuivel,mas já que trouxe mozart.põe pra jogar com o souza,a não ser que fisicamente os dois não suportem já que no treino um entrou na vaga do outro. na frente keirrisson está muito isolado,e precisa de um willians ou ortigol ajudando e até mesmo o leny,que fazem alguns jogos que não atua.abraço mauro e bonapetit.

  • http://palestropia.blogspot.com/ João Paulo Silva

    Mauro, só uma pergunta um pouco “off-topic”:

    Eu penso que nunca as equipes brasileiras tiveram um caminho tão fácil na Libertadores. Não tem nenhum time forte. O mais conhecido é o Estudiantes, que levou uma sova do time em formação do Corinthians no começo do ano. Você concorda com esse contexto? E quem você acha que ganhará a Libertadores?

    Eu aposto no Grêmio, apesar de ser palmeirense e pensar, como torcedor, que jamais teremos outra “barbada” dessas. Para o Luxemburgo, é esse ano ou nunca.

    JOÃO, vou responder à sua pergunta no próximo MENU DO DIA. Mas é por aí mesmo.

  • http://herbsmass.wordpress.com Daniel medeiros

    Muito bons esses seus diálogos! Muito mesmo. Ainda vão ser publicados em livro! Nada como misturar literatura à crônica esportiva, né? Dos mais novos (dos que eu conheço, pelo menos) você é o único que faz isso – e não é de agora, todos seus textos têm isso.
    Pra quem se acostumou a ler Armando Nogueira, Mário Filho, João Saldanha – verdadeiros escritores -, entre outros, deve ser dose hoje ter que ler o Benja… Pra mim, que tenho vinte anos, você é quase como uma luz no fim do túnel. heh.
    Grande abraço!

  • Rodrigo Lepera

    Mauro se voce criou esses dialogos, parabens !

    Eh uma otima forma de comentar sobre os times e os jogos, estou imprecisonado hehe !

    Parabens

  • josé hamilton brito

    Deus do céu ! neguinho tem memória curta…ou nem uma. Falar que o tricolor do morumbi é freguês do Corinthians . Sai desta, meu chapa. Quantos técnicos foram demitidos no coringão ultimamente? Time lá do rio poluido ja entrava com um técnico no banco de reserrva sempre que ia enfrentar o tricolor.
    Noso negócio é brasileirão, Libertadores e mundial..enfrentar o corinthians só no Paulistão, este regionalziinho de me…sem importância? A não ser que o time la do rio podre cresça, nunca vai haver motivação nos nossos confrontos, E que Deus seja louvado, o São Paulo campeão e o coringão rebaixado. ( deu rima) hahaha

    JOSÉ HAMILTON, historicamente, quem tem mais vitórias? No confronto direto em decisões, quem leva a melhor?
    a memória curta é de quem?

    torneio quanto fase campeão vice
    SP-38 Corinthians 1 x 1 São Paulo SCCP SPFC
    SP-57 São Paulo 3 x 1 Corinthians SPFC Santos
    SP-82 Corinthians 3 x 1 São Paulo *2 SCCP SPFC
    SP-83 Corinthians 1 x 1 São Paulo *2 SCCP SPFC
    SP-87 São Paulo 0 x 0 Corinthians *2 SPFC SCCP
    BR-90 São Paulo 0 x 1 Corinthians *2 SCCP SPFC
    SP-91 São Paulo 0 x 0 Corinthians *2 SPFC SCCP
    Conmebol94 São Paulo 2 x 3 Corinthians (6×5 nos pênaltis sf SCCP SPFC
    SP-97 Corinthians 1 x 1 São Paulo SCCP SPFC
    SP-98 São Paulo 3 x 1 Corinthians *2 SPFC SCCP
    SP-99 São Paulo 1 x 1 Corinthians *2(sf) SCCP Palmeiras
    BR-99 Corinthians 2 x 1 São Paulo *1(sf) SCCP Atlético-MG
    SP-00 Corinthians 0 x 2 São Paulo *2(sf) SPFC Santos
    CBR-02 São Paulo 2 x 1 Corinthians *2(sf) SCCP Brasiliense
    RJ-SP-02 Corinthians 1 x 1 São Paulo *2 SCCP SPFC
    SP-03 Corinthians 3 x 2 São Paulo *2 SCCP SPFC

  • AKIKEM MANDA ÉNOIS

    MAURO , MESMO VOCE SENDO UM DOS MAIORES COMENTARISTAS DE FUTEBOL , ACHO QUE FICOU INFLUENCIADO POR ALGUNS TEXTOS DA IMPRENSINHA COR-DE-ROSA (OUTRORA MARROM ) ,E ,VOCE COMEU ‘BOLA’ NO FINAL DA FALA DO ‘RINCON’ ,COMENTANDO SOBRE O ‘CHOQUE-REI’ QUE VAI TER HOJE PELO CAMPEONATO BRASILEIRO.
    ==QUE OS BAMBIS SÃO FREGUESES DO CORINTHIANS É INDISCUTIVEL TANTO EM ‘MATA-MATA’ ,QTO. DAS 20 VITÓRIAS A MAIS DO TIMÃO , O PERÍODO DE MAIS DE 30 ANOS ( ENTRE 1972 A 2003 ) GANHANDO UMA ÚNICA VEZ DO TIMÃO NO MORUMBI. DAÍ , O INEVITÁVEL ‘ SALÃO PARA FESTAS CORINTHIANAS’. PARAFRASEANDO O MAIOR COMENTARISTA DE TODOS = O FLU-FLU NELSON RODRIGUES = ” 30 ANOS NÃO SÃO 30 DIAS !!!”
    == A FREGUESIA BAMBI P/ O PALMEIRAS ,ENTRE 1973 A 2000 ( 26 ANOS E 9 MESES ), É A MAIOR FREGUESIA ENTRE TODOS OS CONFRONTOS DOS TIMES PARTICIPANTES DO ‘CLUBE DOS 13’..É A MAIOR FREGUESIA DO FUTEBOL BRASILEIRO!!!!.NO CAMP. BRASILEIRO O PALMEIRAS TEM 16 VITÓRIAS X 7 DOS BAMBIS.
    ==ENTRE 1973 A 1985 , AS BAMBIS NÃO GANHARAM NENHUMA PARTIDA DOS DOIS PRINCIPAIS ARQUI-RIVAIS ( CORINTHIANS E PALMEIRAS ). ” 12 ANOS NÃO SÃO 12 MESES !!!”…ESTE TABÚ P/ DOIS PRINCIPAIS ARQUI-RIVAIS ( FREGUESIA ‘DUPLA ‘) , DURANTE TANTO TEMPO É INÉDITO NO FUTEBOL MUNDIAL…
    ==CONCLUINDO , AS BAMBIS SÃO FREGUESAS TANTO DO CORINTHIANS QTO. DO PALMEIRAS !!!…SERIA BOM SE V. CORRIGISSE SEU TEXTO , MESMO SENDO A FALA DO ‘RINCON’!!..AS BAMBIS , COMO EM GERAL SÓ SÃO SIMPATIZANTES ( SÃO POUCOS O Nº DE TORCEDORES QUE ACOMPANHAM O FUTEBOL ), COM POUCOS TENDO CONHECIMENTO DE FUTEBOL NÃO SABEM DOS RESULTADOS OCORRIDOS NA HISTÓRIA DOS JOGOS…
    UM ABRAÇO E FIÉIS SAUDAÇÕES!!!

  • AKIKEM MANDA ÉNOIS

    BAMBI JOSE HAMILTON
    NÃO ME FAÇA RIR !!!! ACHO QUE VOCE NEM SABE ONDE FICA SEU CLUBE….EM CIMA DO CÓRREGO ANTONICO…TODA AS VEZES QUE CHOVE BASTANTE, INUNDA-SE AS ‘PISCININHAS’ E VOCES FICAM NADANDO NO COCÔ DA FAVELA PARAISÓPOLIS….O CLUBE TEM QUE SER FECHADO , CHORANDO VERBA DA PREFEITURA DE ‘FLAGELADO DE ENCHENTES’ , TOMANDO RECURSOS PÚBLICOS P/ A ÁREA SOCIAL….QTOS BAMBIS NÃO PERDERAM O CARRO ESTACIONADO NA ENTRADA DO CLUBE…É BAMBI ,SE V. FOSSE UM POUCO MAIS INFORMADO NÃO FICARIA DISCUTINDO ASSUNTO EM QUE ÉS MAIS FRACO !!