Os 23 do Dunga. E os meus 23

por Mauro Beting em 21.maio.2009 às 17:21h

*** Na coluna desta sexta-feira, no LANCE!, falo mais a respeito da Seleção Brasileira ***

Sem poder chamar os contundidos Juan (Roma) e Renan (Valencia), meus 23:

Júlio César, Diego Alves e Victor. Fábio não entra porque já esteve na Seleção. Tempo para testar no grupo o gremista Victor. JC é indiscutível. Gomes já esteve melhor.

Maicon e Daniel Alves – até por falta de melhores opções.

Fábio Aurélio e Marcelo (ainda que jogando no meio, na Espanha) – Mas Kléber é ótimo, e André Santos, desde o ano passado, é o melhor lateral-esquerdo brasileiro – com a bola nos pés. Precisa aperfeiçoar a marcação.

Lúcio, Juan, Alex e Miranda. Thiago Silva não tem atuado pelo Milan. Em condição de jogo, brigaria com Alex.

Denilson, Lucas, Ramires e Anderson. Hernanes não tem jogado bem. Fora Ramires (que também tem atuado como meia), os três jogam, e bem, na Europa, o que sempre pesa mais, em todos os sentidos. Gilberto Silva merece todo meu respeito e admiração. Mas Denílson e Lucas, mais ainda. São os volantes que precisamos ter. Mais que o bom Felipe Melo. Josué? Não.

Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Alex (Fenerbahçe) e Júlio Baptista. Taticamente, Elano caberia nesse time. Mas é dever dar mais jogo e bola a Gaúcho. Assim como tentar apostar – ou ao menos dar vez – ao Alex turco.

Alexandre Pato, Luís Fabiano, Nilmar e Robinho. Ronaldo, como disse Ronaldo, ainda não.

RESUMO – Dos 23 chamados, trocaria Gomes por Diego Alves; Kléber por Fábio Aurélio; André Santos por Marcelo; Luisão por Miranda; Gilberto Silva por Denílson; Josué por Lucas; Felipe Melo por Ronaldinho Gaúcho; Elano por Alex.

Oito nomes. É mais que a média. Mas é o que temos por aí.

Tags:

  • http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com Guilherme Scalzilli

    Exterminadores de times

    Publicado na revista Caros Amigos em maio de 2009.

    Parte da crônica esportiva decidiu que os campeonatos estaduais de futebol chegaram a um nível irremediável de indigência e previsibilidade, devendo ser extintos e substituídos por disputas mais amplas. Não surpreende que a medida seja defendida majoritariamente pela imprensa das capitais: apenas os clubes poderosos conheceriam benefícios, enquanto os interioranos cairiam no ostracismo das divisões inferiores.
    É universalmente sabido que isso levaria, em pouco tempo, à extinção de dezenas de times sem recursos. As cidades menores sofreriam conseqüências negativas para o comércio e o emprego, perdendo ainda mais sua tão menosprezada identidade regional. Ao mesmo tempo, os clubes ricos ganhariam fortunas absorvendo diretamente os talentos originados nos rincões. Para dimensionar os valores envolvidos, basta fazer um levantamento dos jogadores mais badalados do país que foram revelados por times de menor expressão.
    Mas apenas o aspecto financeiro não explica o apego à proposta malévola. A indisfarçável decadência técnica do futebol nacional nivelou os times negativamente, ameaçando a primazia dos chamados “grandes”. Se um rebaixamento no campeonato brasileiro soa-lhes constrangedor, semelhante fracasso em nível estadual pareceria desmoralizante, abalando certas ilusões de “grandeza” que a imprensa alimenta para valorizar-se a reboque de seus preferidos.
    É essa mitologia da superioridade imanente que disfarça a cadeia de artimanhas viciadas dos gabinetes futebolísticos. O poder dos clubes privilegiados advém de uma popularidade construída com títulos que foram possíveis graças à generosidade dos contratos publicitários e de transmissão televisiva, além dos infames sistemas de repasses desiguais de verbas por parte da CBF. Para completar o cartel, resta apenas eliminar a indesejável concorrência.

  • Rasangui

    Meu time titular: 4-3-1-2
    J.César;
    Maicon,Lúcio,Juan,André Santos;
    Elano,Felipe Melo,Anderson;
    Kaká;
    Luis Fabiano,Robinho.

    Gostei da convocação.Só queria o Elias,na vaga do Júlio Baptista,e o Hernanes no lugar do Gilberto Silva. Ronaldinho e Diego eu deixaria de fora mesmo.

  • Peterson

    Concordo com voce em tudo menos ronaldinho gaucho, infelizmente as chances deles ja foram dadas no lugar de felipe mello colocaria diego do werder, e alex do fener esse sim deveria ser convocado.

  • Jovaneli

    Concordo com muita coisa que escreveu, Mauro. Mas no caso do Marcelo, acho que daria a mesma explicação que deu em relação a André Santos. Não faz bem o papel de lateral.
    Denílson e Lucas ainda são meninos promissores. Não são realidade, ainda. Em jogos de cachorro grande mesmo, não vi realizarem partidas destacadas. Gosto de jogador que cresce em jogo grande. Por isso, não os escolheria.
    Quanto ao Gaúcho, não vejo necessidade de chamá-lo. Sabemos o que ele já pôde fazer com a bola nos pés em fases de melhor do mundo. Portanto, bastaria que ele fizesse metade no Milan, na próxima temporada (confesso que não tenho muita esperança), para novamente merecer a convocação. Penso o mesmo em relação a Robinho, que é uma decepção em seu clube, e a Ronaldo (este, confio mais que os outros érres), que não está em forma aceitável para jogar pela seleção.
    Com os nomes convocados, jogaria com a seguinte formação: J.César; D.Alves, Lúcio, Juan e André Santos; Anderson e Elano; Kaká e Ramires; Nilmar e Pato.
    E você, Mauro, como armaria a equipe? Abração, velho!

  • Fabio Chamusca

    Ainda que eu saiba que essa é a TUA escolha… Mas… Miranda???? Sério mesmo? (risos) Da melhor dupla de zaga do Brasil você não chamaria nenhum dos dois? (risos)
    E outra; Maicon???????????? (risos) Tem certeza mesmo, mesmo? (risos) Se tua rgumentar que ele foi campeão na Inter e bla bla bla, aí sim eu vou achar que tu ta com febre, Maurão. (risos) Até o Mourinho já andou falando que o time da Inter não enfrenta ninguem naquele campeonato italiano cada vez mais fraquinho… E num time com Balotelli e Ibrahimovic, tu acha mesmo que o título tem a marca de… Maicon????????? (risos)
    No meio eu concordo com os volantes tambem, embora ache que o Elias merece uma chance, tal como o Pierre.
    Na zaga tambem com exceção do Lucio(???????) (Lucio não! Lucio é ruim que dói!) e do Miranda (tem mais mídia sãopaulina do que futebol aquele lá…Baaate até amanhã de manhã…) Do Naldo pelo visto tu esqueceu… (risos) E do Ilsinho tambem, campeão pelo Shakhtar essa semana…
    Não convocaria o Ronaldinho Gaucho não. Seleção não é lugar de recuperar jogador. E mesmo no auge, Ronaldinho sempre jogou bem menos pela Seleção… O complicado é que pra meia de armação a gente anda meio sem escolha… (Talvez até por isso você tenha cometido a heresia de convocar o Julio baptista…)(risos)
    Quanto a Elano, Robinho e até o próprio Diego, o de realidade mais concreta, eu achoq ue não servem pra Seleção Brazuca e ja cansaram de dar provas disso. Robinho é o king kong dos babacas em campo. O Godzilla dos piscineiros. O Robô Gigante dos pipoqueiros. Deixa aquele projeto de marketing lá no lado sem tradição de Manchester. O Elano é pipoqueiro quando ta vestindo amarelo.
    Tiraria o Robinho e levaria o Grafite.

  • Fabio Chamusca

    Ah sim! A minha:
    J. César
    Daniel Alves
    Chicão e Juan
    André Santos
    Anderson e Elias
    Kaká e Alex
    Nilmar e Luis Fabiano(ou O Gordão se ele ficar uns cinco quilinhos menos gordão)(tu sabe bem de que gordo estou falando…)(risos)

  • http://herbsmass.wordpress.com Daniel Medeiros

    De novo, bem melhor a sua convocação… aliás, eu não mexeria em nada dela. Mas faltou dizer qual seria seu time titular. Da sua, eu escalaria (com as substituições de acordo com a lista do Dunga entre parênteses): Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Juan e Marcelo (Kléber); Lucas (Felipe Melo), Anderson e Kaká; Robinho, Pato e Nilmar.

    Com todo respeito ao Luis Fabiano, já pensou um ataque com esses três aí? Embora eu não tenha a idéia exata – na verdade, tenho apenas uma muito abstrata; mas que bela abstração! – de como o time se sairia ou se esse 4-3-3 conseguiria se sustentar na hora H, eu acredito que daria certo. E teria muito mais cara de Brasil. Melhor: daria certo POR ter muito mais cara de Brasil. Eu acho.

    Abraço, Mauro! E oremos por Alex, a esperança é a última que morre…

  • Rubens Junior

    Gostei da sua seleção mas acho que Grafite teria uma vaga! Ele está jogando mais que Robinho e Pato e está no mesmo nivel de Nilmar na minha opinão Luis Fabiano certamente é o melhor centro-avante que temos hoje!

  • Marcel Portela

    Denilson merece uma chance, também acho. Mas esse Diego Alves não pega mais que o Fábio ou até o próprio Bruno nunca. Na lateral esquerda Ramon do vasco merece uma observação com atenção pelo futebol que tem apresentado. Mas o Gaúcho ta merecendo o molho.

  • Tulio

    Incrivel Mauro, como pensamos quase da mesma forma!! Eu disse quase…

    Porque eu não acredito que Gomes, Gilberto Silva, Josué, Elano estão a nível de seleção brasileira. Felipe Mello e Júlio Baptista ainda precisam provar que merecem vestir o manto.

    Tem um bocado de jogadores, que precisaria da madrugada inteira para ficar escrevendo. Porém tem os mais injustiçados, como São Marcos, Pierre, Vitor (machucado, até vale como desculpa), Kléber Gladiador, Grafite, Denilson (Arsenal), Fabio Aurelio, Lucas (Liverpool) e o ALEX CABEÇÃO que é esquecido desde a Copa de 2002.

    Existem dezenas de jogadores que fazem a diferença no time que joga, porém, não tem os empresários, patrocinador esportivo que faz o podre do Ricardo Teixera $orrir, infelizmente não conseguem realizar o sonho de vestir a camisa manchada canarinha.

  • Gustavo Henrique

    Grande Mauro,

    Ainda sou adepto da campanha ALEX CABEÇÃO NA SELEÇÃO JÁ! O cara tem bola e capacidade, só falta a chance. É complicado ver esse meio-campo forte, porém sem aquela “pitada” a mais. Tirando o Kaká, é claro. Com o alex teriamos dois jogadores com mais recursos ofensivos e surpreendentes. Vai ser dificil nossa vida dependendo de um meio-campo sem grandes recursos, grandes habilidades. Não estou falando de “passar o pé em cima da bola”, mas de o cerébro do time. Aquele que quando o jogo tá dificil pode dar um passe ou um chute e mudar os rumos do Jogo. Ainda peço, lancemos a campanha ALEX CABEÇÃO NA SELEÇÃO JÁ! Pelo menos a chance para que o cara prove seu valor. Bola ele tem , só precisa da chance. Se o elano , quando na reserva do city foi chamado, por que não o Alex. Convenhamos que o Alex é muito melhor do Elano.Tá na hora de mudar algumas visões equivocadas. É legal ter conjunto, mas como disse o luxa um dia desse: Copa do mundo é um torneio rápido , de sete jogos. Pegue os melhores na época, mantendo uma certa base , e veja se o caneco não vem para cá. Por exemplo, em vez de convocar o ronaldo, conversa com o cara e garanta para ele que se houver preparação e ele estiver voando na época ele é garantido. Fazer o Ronaldo participar de um torneio de sete jogos, em forma, quero ver quem segura. É só lembrarmos do zidane. O cara estava jogando uma bola bem mais ou menos na temporada. Mais vejam a copa do mundo do cara. Não foi lá essas coisas todas, mais o cara foi decisivo para a França. Jogou muito contra a Espanha e contro o Brasil, deu algum trabalho para Portugual e na fraca final de 2006 ele ficou na média. Ou seja, quatro jogos. Em quatro jogos o cara apareceu. Então, essa história de conjunto , de manter uma base por um , dois anos é para Time, para Clubes, na para seleção. Prepara o Ronaldinho Gaucho, Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano para jogar sete partidas. É só ver no que dá. Prepara esses caras em um ano, a partir de agora. Fazer um plano de recuperação , de descanso e treinamentos fisicos é suficiente para chegar e ganhar qualquer torneio tiro curto. Bola os caras tem.

  • Renato Salú

    banal a Convocação de André Santos do Corinthians.
    É incrivel como basta um jogador atuar em um clube paulista, para o tecnico da seleção seja ele qual for, influenciado pelo bairrismo da imprensa paulista que eleva os seus jogadores a patamares muito mais altos a realidade do jogador, a convocar tal atleta.
    O da vez é o banal André Santos do Corinthians.
    Pelo amor de Deus me diz que não ha outro melhor na lateral esquerda que ele ?? ja temos que aturar o kleber (outra invenção da imprensa paulista).
    O Ramon do vasco por exemplo, se joga-se no santos, corinthians ou principalmente no SPFC, com certeza estaria na lista de Dunga.
    Ate o proprio do Juan do Flamengo com toda a sua mascara e marra é muito melhor que o boçal Andre Santos… e o marcelo do Real madri ??
    Ps: não sei pq perco meu tempo escrevendo aqui, afinal vcs fazem parte dessa imprensa bairrista paulista e provavelmente não irão ler inha mensagem Ps2: 2 jogos tem o SPFC no Brasileirão, e nos 2 teve ajuda da arbitragem. No final isso pode fazer a diferença como fez nos ultimo anos.E incrivel como ha proteção para o SPFC.

    RENATO, ter nascido em São Paulo e trabalhar em São Paulo não me faz bairrista. Nem vc ter nascido não sei onde te faz provinciano e bairrista e clubista como pretendeu ser.

  • filipe gatti

    Todos sabemos que o alex turco é um grande jogador, mas sinceramente alguém acompanha o campeonato turco?? Ele é um dos meus maiores idolos, sou palmeirense e adoro o seu futebol, no entanto eu não acho que seja um nome para seleção, você pode falar do Ronaldinho que é convocado quase sempre, mas Ronaldinho jogou e pode jogar muito mais que o Alex e outro detalhe, o Alex tem que ter um time que jogue por ele, pois não tem fisico para atacar e marcar, nunce teve.

  • Rafael Campos

    Meus convocados seriam:
    Goleiros:Julio Cesar , Diego Alves e Gomes.
    Zagueiros:Lúcio , Juan , Naldo e Miranda.
    Laterais:Maicon , Daniel Alves , Fábio Aurélio e Roberto Carlos.
    Volantes:Lucas , Anderson , Ramires e Denilson.
    Apoiadores:Kaká , Júlio Baptista , Elano e Alex.
    Atacantes:Luis Fabiano , Robinho , Nilmar e Pato.

    Abraço a todos.

  • Fabio Chamusca

    Mauro, esqueci de comentar o seguinte: quem é o lateral esquerdo do Inter na ausência do Kleber? Porque no ataque imagino que o natural seja usar o Taison e o Alecsandro.
    No Corinthians deve entrar o Wellington Saci, já que o Escudero continua machucado(acho)

  • Neto

    A seleção brasileira hoje só tem duas unanimidades: Júlio Cesar e Kaká.
    Juan e Lúcio já podem ser discutidos, não porque não jogam muito, mas por causa da concorrência em alto nível. Apesar de flamenguista, acho que os dois não devem jogar mais juntos. Um deveria ser trocado por um zagueiro mais novo e rápido. Em forma, Thiago Silva é o dono da posição. E vai jogar a Copa. Alex é ótimo, mas é lento. Miranda é irregular.
    Os laterais direitos são indiscutíveis em qualquer time do mundo.
    Pra mim a grande tragédia é a lateral esquerda. Dunga deve ter alguma coisa contra Fábio Aurélio. Não há termo de comparação com André Santos, que não consegue marcar o Madson do Santos. Kléber seria uma boa segunda opção, mas em que ele tão superior, por exemplo, a Jr Cesar, do São Paulo? Juan opode esquecer seleção. E com razão. Lucas é o carregador de piano que o um dia Dunga foi. E Dinho, Pintado, Emerson, Mauro Silva, e hoje, Gattuso, Mascherano, Cambiasso. Todo time tem que ter um. Ao seu lado, alguém, mais técnico e com poder de chegada. Ramirez ou Anderson. Hernanes é otimo, mas tá ocilando. Kaká e Alex tão de bom tamanho. E na frente, Nilmar e Luís Fabiano. Fosse o Dunga, jogava igual o São paulo: sete atrás da linha da bola. Kaká na intermediária caindo pros lados para receber a bola em velocidade e, na frente trocaria Luis Fabiano por Pato e soltava ele ao lado de Nilmar. Chegava os três em altíssima velocidade, com Ramirez e Alex na retaguarda. Qualquer time teria que disponibilizar pelo menos cinco jogadores pra marcar esses caras. O gaúcho entra no segundo tempo.

  • Marcio Silva

    Gilberto Silva? Lúcio? Miranda? Temos Jogadores aqui que são muito melhores que estes, de resto, pode se dizer que é aceitável.
    Mas alguns nomes deveríam constar desta lista.
    Clayton Xavier, Elias, Madson, Cristian, Chicão, André Dias e etc.

  • Marcio Silva

    Gilberto Silva? Lúcio? Miranda? Temos Jogadores aqui que são muito melhores que estes, de resto, pode se dizer que é aceitável.
    Mas alguns nomes deveríam constar desta lista.
    Clayton Xavier, Elias, Madson, Cristian, Chicão, André Dias e etc.

    Agora com o e-mail correto.

  • Ronnald

    Se o Marcelo do Real Madrid não estiver machucado o Dunga só pode estar louco em deixa-lo de fora pra convovar o Kleber, mas enfim fazer oq

  • Marcelo

    Mauro,

    quando vc diz que o André Santos é o melhor lateral-esquerdo em atividade jogando no Brasil vc considera o Juan um ala esquerdo ou realmente considera o André melhor q ele? Na minha humilde opinião considero o Juan o melhor ala/lateral jogando no Brasil há 2, 3 anos. E acho q mt do Dunga não convocá-lo é por causa das atitudes dele. Acho q ele não é considerado mt um jogador “de grupo”. Mas tb ele faz por onde ne?
    Abraco e continue escrevendo q eu vou continuar lendo! To sempre por aqui!

    MARCELO, você foi perfeito. Exatamente isso. O André tem atuado como lateral, o Juan, como ala. Como o Dunga escala o Brasil com laterais, com uma zaga a quatro, melhor dar chance a André. Até pq Juan não fou bem quando entrou.

  • Luiz

    CAAADEEEE O FABIOOOO AURELIOOOOOOOOO????????????

  • Luiz

    Tá, agora falando da seleção. Júlio César no gol (indiscutível); Dani Alves, Thiago Silva e Miranda (alguém aí chamou ele de instável, ele pode ser tudo, menos isso) e Fábio Aurélio na esquerda; Lucas fixo como primeiro volante, Hernanes marcando e criando pela direita (quando a má fase passar), Ramires marcando e criando pela esquerda; Kaká, Robinho e Luís Fabiano no ataque. Só que o time vai ser mutante, esse é ele defensivamente. Com a bola, o Lucas vai fazer um terceiro zagueiro, os dois laterais sobem ao mesmo tempo, fazem uma linha de 4 no meio, Kaká abre pelo lado direito e o Robinho pelo esquerdo, fazendo um 3-4-3, válido porque tanto o Dani quanto o Fábio sabem criar o jogo pelos lados (por isso a opção pelo Dani e não pelo Maicon), mas é apenas um sonho essa minha seleção…

  • Marcus Vinícius Moraes

    Acho que o Mauro não anda acompanhando os campeonatos internacionais, o Diego Alves está em baixa na Espanha, enquanto o Gomes, depois de um péssimo começo no Tottenham está ajudando o time a subir na tabela com defesas importantes; Fábio Aurélio concordo merece uma oportunidade; o Marcelo não é mais lateral no Real Madri é um meia atuando pela esquerda; Luisão e Miranda se equivalem, o Miranda já teve fases melhores; o Denílson em algumas partidas nem no banco fica no Arsenal, perdeu o lugar no time para o Song (camaronês); o Josué é capitão, isso mesmo, capitão do melhor time do campeonato alemão, prestes a ser campeão, enquanto o Lucas amarga a reserva de Mascherano e Xabi Alonso no Liverpool, pouco joga; o Ronaldinho Gaúcho esse é sem comentários é reserva do reserva no milan, e nunca jogou bola na seleção, o Felipe Melo não comprometeu em suas atuações; Alex esse também já passou a época, nunca aproveitou as oportunidades que teve, o Fenerbahce é o quinto no campeonato turco, que não tem ninguém, e o Elano anda fazendo ótimas partidas pela seleção.
    Mauro acompanhe com mais afinco os campeonatos europeus e não seja saudosista.
    Abraço.

    MARCUS, acompanho os campeonatos europeus. por prazer e dever de ofício, embora concorde com quase todas as suas análises e/ou fatos.
    do Marcelo escrevi, ele atua como externo pela esquerda. dos demais não me alonguei.
    é questào de gosto, apenas.
    e respeito demais a sua opinião. e espero que respeite a minha, ainda que discordando.
    lembrar o que alguém fez pela seleção nao é saudosismo, é respeito, e história.
    e creio que ser titular do brasil pentacampeão mundial represente algo para Ronaldinho Gaúcho.
    “não fez nada”? então tá.

  • Ale

    Mauro, a lateral direita da seleção é terrível, sofrível, medonha… E o pior é sempre ouvir a mesma ladainha de que não há outras opções. Há sim !!!
    Desde a eliminação para a França na Copa de 2006 o Cicinho nunca mais foi convocado ! Porque ?
    A imprensa que tanto queria Cicinho de titular no lugar do Cafú em 2006 de repente o esqueceu.
    Claro que ele não poderia ser convocado hoje por estar contundido, mas não ter sido convocado nos últimos 3 anos é absurdo ! Mais absurdo ainda quando vemos que Maicon e Daniel Alves são convocados.
    E além disso há outros dois ótimos laterais que nunca foram chamados e que diga-se de passagem são melhores que Maicon e Daniel Alves.
    O nome deles ?
    Ilsinho e Fernandinho, ambos do Shaktar Donetsky da Ucrânia, o primeiro revelado pelo Palmeiras e com excelente desempenho no São Paulo, o segundo revelado pelo Atlético-PR.
    Aposto que se ambos precisassem ser vendidos o Dunga os convocaria para facilitar a venda.
    Assim como fez com Afonso, Thiago Silva, Alex Silva e Breno.
    Thiago Silva além de ser convocado constantemente, sempre entrava durante os jogos. Depois de vendido ao Milan, nunca mais foi convocado. O mesmo vale para os outros exemplos citados.
    Para se jogar na seleção você precisa preencher pelo menos um dos 3 pré-requisitos abaixo:

    1) Ter um bom empresário que esteja tratando de sua negociação

    2) Ser membro da panelinha da CBF, ou adorado por ela. (exemplo de jogadores que não jogavam nada, mas eram da panela: Ricardo Gomes, Branco, Dunga, Jorginho, Bebeto, Aldair), enquanto ficavam de fora craques de verdade como Evair, Renato Gaúcho, Edmundo, Roberto Carlos, Muller, Zetti, Cesar Sampaio, Palhinha, Antonio Carlos, etc…

    3) Ser carioca, ou ter jogado em clubes do Rio.

  • Neto

    Só pra não esquecer: Diego Souza. Quem é o meio campo mais completo do que ele atuando no Brasil hoje? Nenhum. E joga mais que Helano e Júlio Batista. Seria o nome ideal para jogar ao lado de Kaká e Ramirez, com um só cabeça de área fixo. E j´que todo mundo escalo, lá vai:

    1. Júlio Cesar
    2. Maicon
    3. Alex
    4. Lúcio
    6. Fábio Aurélio
    5. Lucas
    7. Ramirez
    8. Diego Souza
    10. Kaká
    9. Alexandre Pato
    11. Nilmar

    Esse era o time pra entrar em campo.

  • http://Convocaoseleo José Andries de Castro

    Lógico que o Fábio e o Victor são ótimos goleiros !! , mas o Bruno do Flamengo tb é ótimo goleiro , e com certeza ja mereçe uma chance na seleção , vale ressaltar que o Fábio foi reserva do Bruno nas seleções de Base…. o Juan ( Lateral esquerdo do Flamengo , tb é superior ao André Santos e Kleber , merecendo tb chances na seleção. A zaga tem que ter o Juan ( Roma ) , além Lúcio , os outros dois zagueiros tem ótimas opções. Foi correta a convocação do Ramires e do Nilmar . No ataque tem divs opções : Alexandre Pato , Luis Fabiano , Kleber ( cruzeiro ) , Keirrison, Fred , Adriano , Ronaldo , e dentre outros no mesmo nível!!! No meio os volantes de hoje em dia , são apenas marcadores , difícil encontrar atualmente : Paulo César Carpeggiani, Andrade, Cerezo , Falcão , então temos nos contentar com : Anderson, Josué, e alguns neste nível…Armadores estão cada vez mais escassos : que saudades de um Zico , Rivelino , Sócrates, Jorge Mendonça , então temos que nos contentar com ótimos jogadores como: Kaká , Ronaldinho Gaúcho, Alex ( Inter), mas longe de serem craques como os citados acima…Portanto, continuamos sendo a melhor seleção em termos de qualidade de jogadores, mas a cada ano que se passa o futebol arte, perde espaço para o futebol de resultados….

  • renato berllini

    RAMIREZ E MAIS DEZ , FALTA O FABIO (CRUZEIRO) O KLEBER (GLADIADOR),NO MAIS SÓ ALEX ( EX CRUZEIRO) E TÁ COMPLETO.

  • Gomes

    Na minha humilde opinião, iguais ao André Santos, temos no mínimo uns 5.
    Fábio Aurélio é mais lateral que todos. E com a qualidade de saber marcar e marcar muito. Este cara parou o Cristiano Ronaldo, todas as vezes que os mesmos se enfrentaram. O André Santos é um bom jogador e só isto. Para a seleção é necessário um algo mais.

    Em relação aos volantes, o Dunga ainda não encontrou um para substituir o Gilberto Silva(que realmente não está bem). Infelizmente nossa seleção não tem liderança, por mais bola que o Kaka jogue, ele não é lider. E esta seleção brasileira é muito técnica tem que ter alguém para liderar estes jovens talentos. Por mais que pareça absurdo, não temos substtuto a altura do Gilberto Silva. Uma pena, pois o memso está muito lento, deveria era jogar de quarto zagueiro.

  • Charles

    Hahahaha, o mais engraçado são os caras “convocando” o time do Coritinhas quase todo hahaha, só rindo mesmo desses caras.

  • Rosanelli

    Engraçado que hernanes e miranda não apareceram dessa vez…
    Será que há algo entre CBF e São Paulo? SERÁÁÁÁÁÁÁÁ..

    O Kleber tbm num tem jogado nada faz tempo, André Santos chamado pros moranguinhos não chiarem. Victor deve ser o segundo goleiro. Mas, agora?
    Dunga, sai daí!

  • Marcelo Hazan

    Meus 23:
    Goleiros: Júlio Cesar, Gomes (pela expêriencia caso precise de um reserva) e Victor

    Zagueiros: Lúcio, Alex, Miranda e Juan

    Laterais: Daniel Alves, Maicon, Fábio Aurélio e André Santos (vem atuando com certa regularidade há algum tempo e merece uma chance)

    Volantes (alguns podem atuar em outra posição): Anderson, Denilson, Elano (pode jogar como terceiro homem) e Ramires (idem Elano).

    Meias: Kaká, Júlio Baptista, Alex e Diego (que bola redonda vem jogando esse ex-santista, saudades de quando estava no meu Santos)

    Atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Nilmar e Pato

    Em relação à sua convocação, Mauro, coloquei o Gomes, André Santos, Elano e Diego. Sinto falta de um meio de campo mais criativo na seleção e, com esses jogadores que eu convocaria, sem dúvidas o poder ofensivo do Brasil aumentaria muito. São jogadores jovens, com muito potencial para crescer num futuro próximo.

    OBS: Por não acompanhar o futebol do volante Renato (ex-Santos), não sei como ele está atuando. Você tem informações sobre esse jogador, Mauro? Para mim, é um belíssimo jogador. Sua categoria e classe dentro de campo são invejáveis.

    MARCELO, tem atuado mais à frente, e bem. no Sevilla.

  • Marcelo Hazan

    retificando

    *experiência

  • Marcelo Hazan

    Se ele tem atuado bem, como já o fazia jogando pelo Santos, acho que ele deveria voltar à seleção. Só não sei no lugar de quem hehehe.

    Obrigado pela resposta. Um abraço Mauro.

  • Mykon Rabelo

    time titular:
    Julio Cesar, ILsinho, Lucio, Juan, Marcelo, Felipe Melo, Anderson,Zé Roberto(se quiser voltar tem futebol suficiente, apesar da idade), Kaká, Luis Fabiano e Nilmar.

    Reservas:
    Victor, Daniel Alves, Miranda,Tiago Silva, Fabio Aurelio, Lucas, Denilson,Julio Batista, Diego Souza ou Ronaldinho Gaucho (se jogar no minimo 30% que sabe), Robinho e Pato.

    3º goleiro
    Diego Cavaliere ou Renan.

  • José Augusto

    Boa tarde Mauro!
    MInha seleção seria a seguinte:
    Goleiros: Júlio César, Victor e Marcos (não pode ficar fora);
    L. Direito: Maicon e Daniel Alves (como bem disse, falta melhores opções);
    Zagueiros: Alex, Lúcio, Juan e Miranda;
    L. Esquerdo: Kléber e Fábio Aurélio;
    Volantes: Anderson, Renato, Lucas, Ramires (Hernanes em forma);
    Meias: Kaká, Diego, Alex e Elano (Ronaldinho quando estiver bem);
    Atacantes: Nilmar, Luís Fabiano, Robinho e Pato. Ronaldo em forma é absoluto.
    Nosso time é bem parecido…
    O que achou???
    Abraços

  • Nick

    Prezado Mauro, nutro profunda admiração por você, seja pelo enorme conhecimento esportivo, seja pela postura jornalística isenta. Concordo que os jogadores por você elencados possam gerar discussão sobre a possibilidade de virem a integrar a seleção. Mas ALEX SONECA!?!?! Ressuscitado diretamente das milenares tumbas da Turquia? O país vem se notabilizando como estuário dos chamados “fim de carreira”, jogadores brasileiros que vivem hoje muito mais da fama que construíram no passado do que pelo futebol que apresentam (seja por opção, seja pela força do tempo). Passaram ou ainda estão por lá: Rivaldo, David, Roberto Carlos, o próprio ALEX (zzzzz) SONECA. Veja, todos os citados foram excepcionais jogadores. Rivaldo, por exemplo. Sempre fui fã do seu futebol. Se o prêmio de melhor jogador da Copa não tivesse se transformado, em muitas circunstâncias, em prêmio de consolação para seleções perdedoras, era Rivaldo e mais ninguém! Que Copa! E já tinha arrebentado na Copa anterior, na campanha do vice campeonato em 98. Vamos combinar: a Turquia não é parâmetro para ninguém. Se o Santo André for disputar o campeonato de lá, descola uma vaga na Copa UEFA e periga, até, ser campeão. O Paulistinha é mais difícil e disputado do que o campeonato turco. Tudo bem, a Turquia foi terceira colocada em 2002, conseguiu, em passado recente, com seus times locais, alguns bons resultados em torneios continentais. Mas é muito pouco. A seleção turca, até 2002, estava sem disputar uma Copa desde 1954! Sabe qual o problema do ALEX SONECA, a estranha dicotomia que se impõe a certos craques: “jogador de clube x jogador de seleção”. A história está repleta de jogadores que arrebentam em seus clubes e se apequenam quando vestem a canarinho. Exemplo clássico: PITA. Um maestro no Tricolor (e no Peixe). Toque de bola refinado, visão de jogo privilegiada, lançamentos precisos, a La Gerson, exímio cobrador de falta. E na Seleção? Um nada. Um zero à esquerda. Apagado, nunca aproveitou uma chance sequer. E exemplos não faltam. Tome, por coincidência, o exemplo dos homônimos Palhinha´s, ambos mineiros, um do Timão, outro do Tricolor. Campeões em seus clubes (o segundo, mais que o primeiro) nunca renderam nada com a canarinho. Não é à toa que o Zico é técnico por lá. Super craque como jogador, é apenas um técnico medíocre. Ser campeão no Japão, na Turquia, na Cochinchina, eu também sou. Quero ver é ser campeão por uma grande equipe, em um grande campeonato. Pegue o exemplo de Felipão, que tirou leite de pedra com a seleção de Portugal e que só não vingou no Chelsea por conta do boicote liderado pelo sem caráter Ballack (e seguido por outras figurinhas perniciosas, como Drogba e Cia.). ALEX SONECA teve suas oportunidades na Seleção. Nunca as aproveitou. Apesar das inúmeras convocações, sabe quantos títulos o SONECA tem pela Seleção: DOIS. E não são títulos mundiais não. São duas Copas América: 1999 e 2004. Em 99, foi substituído em todas as partidas que saiu jogando e perdeu a condição de titular ao longo da campanha (lembram do Raí em 94? Pois é, outro “jogador de clube”). Sequer começou jogando contra a Argentina e Uruguai. E olha que o técnico era o seu protetor, Luxemburgo. Alex não fez falta porque a seleção era um timaço, dentre outros, Dida, Cafu, João Carlos, Antônio Carlos, Roberto Carlos; Flávio Conceição, Rivaldo; Amoroso, Ronaldo (no auge, recuperado da convulsão) e, ainda por cima, um garoto no banco, chamado Ronaldinho Gaúcho, que fez um gol antológico na goleada de 7×0 contra a Venezuela, em sua estréia em competições oficiais com a amarelinha (este sim, um jogador de seleção).
    Dizem que ALEX SONECA foi ao Paraguai para tirar um cochilo. E em 2004? Alguém lembra que o SONECA estava no time. Pois é. Ele estava exercendo um de seus incríveis poderes, o de desaparecer em pleno campo, diante de milhares de telespectadores. Aposto que vocês se lembram do Júlio César e as defesas que garantiram a ele vaga na seleção, hoje indiscutível, do Maicon, do Juan, do Luisão, do Kleberson, do Diego, do Luís Fabiano, do Adriano. Sim, é fácil lembrar, jogaram, correram, suaram. Estes sim, jogadores de seleção. Dizem que Soneca foi ao Peru para dormir um pouquinho, afinal, aquela altitude, aquele friozinho, hum…, que delícia uma sonequinha. Pergunte ao torcedor do Parma e do Flamengo o que acham de ALEX SONECA (dizem que ele esteve por lá, Itália e Gávea, a maior parte do tempo, tirando um cochilo). Nada contra, dormir é ótimo, o problema de ALEX SONECA é que estes cochilos ocorrem em campo, durante as partidas. O que dizer do desempenho de ALEX SONECA contra o Manchester United, no jogo mais importante da história do Verdão (vitória dos ingleses por 1×0, com SONECA se omitindo durante toda a partida). Até entendo que palestrinos (paulistas e mineiros) tenham um arroubo de nostalgia, afinal, o jogador teve seus melhores momentos nas duas equipes (mais no Palmeiras, é verdade). Mas lançar uma campanha “Alex Cabeção é Seleção” fica parecendo aquela recente campanha de refrigerante que exaltava as qualidades de craque do Biro-Biro. Menos. Se for para chamar algum Soneca, que seja o Gaúcho, que é jogador de Seleção, já conquistou Copa do Mundo, já chamou a responsabilidade para si e desequilibrou em momento difícil da maior competição futebolística do mundo (vide passe e gol nas quartas de final contra a Inglaterra), tendo prestado enormes serviços vestindo a Amarelinha. Ao SONECA, fica reservado um lugar honroso na história do Coritiba, do Palmeiras, do Cruzeiro e, até, quem sabe, do Fenerbahce. Mas seleção e ALEX não combinam. Abs.

  • Beto

    Seleção Brasileira. Não faz mais sentido. Devíamos é acabarmos com ela. Não há critérios para convocação e para não convocação. Sõ jogar bem não basta. Sendo assim terminamos com isso. Ficamos só com futebol de clubes. Afinal convenhamos é bem mais legal.

  • guilherme

    quem marca mais que o PIERRE hj , no Brasil?

    PIERRE JA!!!!

  • wagner

    Nomes que não podam faltar…cristian(corinthians),fabio aurelio(liverpool),lucas(liverpool),alex(fenerbache).Piada e aguentar gilberto silva e pato

  • wagner

    meus convocados,
    julio cezar(internazionale) maicon(internazionale)
    victor (gremio) daniel alvez(barcelona)
    fabio (cruzeiro) fabio aurelio(liverpool) andre santos(corinthians

    lucio(bayer de monique) alex(chelsea)
    juan(roma) luisão(benfica)

    lucas(liverpool)cristian(corinthians)andersson(m.united)ramires(cruzeiro)
    alex(fenerbache)kaka(milan)diego(juventus)elano(m.city)

    robinho(m.city)luis fabiano(sevilha)nilmar(internacional)liedson(sporting)

    ronaldo e ronaldinho tem lugares quando estiverem em forma,o que voces acham?

  • Daniel

    Um jogador é fundamental para a seleção: Alex (ex palmeiras)

  • Gabriel

    Os titulares da seleção deviam ser:
    Julio Cesar;Lúcio;Juan;Maicon;Marcelo;Diego(Werder);Ramires;Alex(Fenerbhace);Kaká;Nilmar;Luis Fabiano.
    Eu acho q minha seleção eh boa, ou pelo menos melhor que a do Dunga. E tbm qria falar q num tem essa historia de q jogador joga menos na seleççao, e q la a pressao eh maior, vcs q ficam falando besteira e nunca fizeram nada alem do q reclamar deviam estar la pra ver como eh.Cometem

  • http://www.arquibancada06.zip.net Diogo

    Dunga foi coerente e incoerente em sua convocação.
    Alguns dos jogadores que ele levou, não merecia estar lá. Caso de Gilberto Silva, mas ele foi coerente [mesmo errando] ao manter o volante que tem chamado. Errou, na minha visão, ao convocar Victor, que desfalcará o Grêmio e será, no máximo, o segundo goleiro – se não for o terceiro. Poderia ter chamado outro.

    Dunga foi mais coerente que incoerente. Levou quem está sempre lá, mesmo que os jogadores não estejam apresentado bom futebol. Aí está a incoerência.