Menu do dia – Copa do Brasil

por Mauro Beting em 20.maio.2009 às 1:35h

Mendes me apresenta um sócio-atleta do boteco:

– Seu Mário Betti, seco como o cajueiro lá da minha terra: quem se classifica na Copa do Brasil?

– Mendes, no sufoco, o Inter ganha apertado do Flamengo, o Corinthians perde do Fluminense mas faz um gol e se classifica, e o Vitória ganha do seu Vasco. Mas não leva.

– Deixe então eu apresentar nosso cliente botafoguense. É o Noir. Ele diz que tem esse nome por adorar uns filmes antigos de policia, em preto e branco, com uns detetives e umas boazudas, com um locutor em OVNI…

– “Off”, Mendes…

– Isso mesmo. Mas o Rincón lá da chapa diz que ele é “Noir” porque ele parece viver no mundo da lua. Té sempre viajando. “No ar”. E nem precisa servir aquela aguardente de alho com raiz forte e lasca de peroba de Chernobyl.

Noir chega ao boteco com a camisa vintage do Botafogo e, aparentemente, mais nada. Ele parece uma mistura de Beth Carvalho com Roberto Jefferson antes da operação – no estômago.

– Fala, meu amigo. O Mendes disse que você é gente boa… Vamos ver: qual o seu ascendente?

– E eu vou saber? Sei lá…

– Macho! Qual o seu signo no Horóscopo Chinês?

– Não tenho a menor ideia. Talvez seja porco.

– Homem na acepção da palavra! Qual a diferença entre colunas dóricas, jônicas e coríntias?

As dóricas eu acho que são mais retas. As dóricas têm umas curvas, e as coríntians têm uns babados a mais…

– Hmmm… Sei não. Bem, cada um tem direito a cinco respostas incertas… Vamos ver… Kibe ou esfiha?

– Esfiha. Aberta.

– Muito bem! Você falava “água” ou “tchigum” quando jogava Batalha Naval?

– Água!

– Você come o morango do sorvete Napolitano?

– Claro que não! Queria saber quem foi o cara que inventou esse negócio. Ninguém come o morango do Napoltano. Fica aquela fileira inteira sobrando na geladeira…

– Bem, amigo, por ora você passou no meu teste.

– “Teste” do quê?

Homem que é homem não faz teste, amigo. Muito menos pergunta para que servem as coisas.. Agora, quero realmente saber se tu é macho de confirmar o que você disse pro Mendes e falar que o Flamengo não vai se classificar para a semifinal da Copa do Brasil.

– Noir, não é o Flamengo que eu ACHO que não vai passar. É o Inter que DEVE se classificar. Não é demérito rubro-negro, é mérito colorado – ainda mais por ser Flamengo do outro lado. Claro que o empate sem gols no Rio é perigoso para o mandante do segundo jogo – o Inter. Mas a fase do ataque rubro-negro é tão braba, e a boa turma do Tite vem vencendo com titulares ou reservas, jogando bem ou mal, que para mim passa. Não é torcida, é só um chute. No sufoco, com vitória magra, passa o Inter. Tipo 51% a 49%.

Vitória magra, amigo, foi a do Corinthians, no Pacaembu… 1 a 0 é muito pouco… E vem aí o Conca…

– É pouco, sim. Mas pode ser tudo. Além do Ronaldo, o Corinthians tem mais conjunto e todos os empates. Palavras do próprio Parreira.

Falando em palavras, as do Thiago Neves, desta vez, não foram nada demais. Ele só defendeu o time dele, a torcida dele, o treinador dele, e deu umas cutucadas nos corintianos. Desta vez, ele não exagerou. Essa reação toda é azedume de paulista, amigo. O Túlio Maravilha cansou de provocar e de se garantir em campo. Como o Romário. Como o Renato Gaúcho.

Em São Paulo, de fato, somos mais azedos que a caipirinha do Rincón. Mas, no Rio, por vezes, as coisas são doces demais. Um bitter-sour, um agridoce meio James Taylor seria o ideal. Um pouco do humor do Rio com um pouco da seriedade de São Paulo faria bem a todos. E discordo da comparação com outros nomes que se garantiam no gramado. Aliás, o único que mandava realmente bem no que falava era o Dadá Maravilha. Ninguém ficava p da vida com ele. Ele se defendia sem atacar. Ultimamente, só se ataca para se defender. Nem é confiança, é só arrogância; não é humor, é escárnio. Não é por aí.

Amigo, concordo que se tudo der certo pro Thiago Neves, ele só vai poder falar “eu já sabia” e meter um cartaz pro Galvão Bueno filmar… E, se der errado, até o São Jorge vai meter a lança nele. O Thiago Neves só tem a perder, mesmo que não tenha falado nada de muito grave. Até porque, até agora, ele só falou como Thiago Neves. Ainda não jogou como tal.

– Noir, detesto o politicamente correto. Mas o esportivamente incorreto é mais perigoso para um time. O Thiago joga. Costuma ser decisivo. E tem de responder pela bola, não pela boca. Como, aliás, fez o Vasco, em São Januário, contra o Vitória. Se continuar humilde e respeitoso em campo, vai aos poucos readquirir a confiança diminuída e rebaixada no ano passado. É só fazer o jogo dele no Barradão.

Amigo, como bom botafoguense que sou, vou torcer pelo Símon apitar muito bem. Ele sempre se sai legal no Maracanã em Copa do Brasil. E também vou fazer que nem você falou na Rádio LANCE!, no Tabelinha: “não comento mais decisão do STJD – Só com liminar!”… Na saideira, a última questão: Você fazia pergunta no fim da aula para a professora?

Jamais! Nem no meio, nem no começo.

– Mendes, eu pago a conta do seu amigo jornalista. Esse é homem de caráter!

Tags:

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    Sobre o humor e a arrogância, não poderia concordar mais.

    Por exemplo, o Vampeta falava muito, mas sempre na brincadeira. Ainda que muita gente não gostasse do que ele falava – eu sempre achei que ele falava demais – todo mundo sabia que foi dito com bom humor.

    Já o Souza, do Grêmio, era muito arrogante nas entrevistas quando jogava no São Paulo. Sempre alfinetando os rivais, não dava um sorriso sequer que abrisse uma perspectiva de humor.

    E tá faltando humor no futebol…

  • marcos de luca rothen

    Já pensou se o Ronaldo perde um penalti e os fieis ficam de fora da Copa?

  • rafael

    só um botagfoguense pra dizer que o simon apita bem no maraca em copa do brasil. Principalmente em 2007

  • Renato Albuquerque (Samambaia – DF)

    Acho que o Fluminense passa do Corinthians. O time vai entrar motivado e deve decidir o jogo quando as chances aparecerem.

    Inter e Flamengo, de fato, é muito dificil que o rubro-negro tire a vaga dos colorados lá no beira-rio. Os caras vem jogando bem no estádio deles.

    Vasco já passou.

  • Massara

    O Menu do dia é bacana, cara.
    Mas aumenta a letra aí. Tenho que encostar a cara na tela do pc pra ler todo dia!!

    hahaha

    Abs.

  • Odon de Paula

    Pois é…previsões…
    O Rolo Compressor Colorado passa sobre o Flamengo aqui, vai ser um jogo difícil, mas o Inter passa, o Colorado fica Gigante no Gigante do Beira Rio.
    O Fluminense tira o Corinthians, e o Vasco nem deixou dúvida, já está lá.

  • http://blog.clickgratis.com.br/colunadokeko/ Americo Sinelli

    Mauro,

    Realmente estava pensando aqui, falar demais sempre motivou o adversário, sempre quando acaba as partidas se houve a mesma coisa se fulano não tivesse provocado, mais no caso Corinthians x Fluminense tivemos de ambos os lados a cornetagem.
    Todos falam, Thiago Neves, Alessandro, Mano Menezes e até Parreira, a diferença é que o Corinthians tem mais chances de se garantir pelo seu elenco do que pelas suas palavras.

  • Jovaneli

    Mil vezes a provocação, mesmo que exagerada, ao discurso futeboleiro chato pra cara…
    Mas é fundamental que o falante jogue para se garantir. E, mesmo que não garanta coisa alguma, que saiba enfiar o rabinho entre as pernas, pegar o banquinho e sair de fininho e de cabeça erguida.
    A propósito, acho saudável tirar sarro, brincar com o rival, antes e durante. Depois, nunca. Só bemmm depois. Questão de respeito à dor alheia, que pode ser a própria em um futuro não muito distante.

  • pvinhas

    ainda bem que não teve o prato do dia…
    tive problemas com o passado.
    o dificil foi achar os ingredientes.

  • redd33

    “Nem é confiança, é só arrogância; não é humor, é escárnio”

    a melhor frase que eu já li no blog…
    parabens seu Mário Betti

    suas colunas e opiniões ficam melhores a cada dia…

    Só espero que hoje vc esteja errado hoje rsrsrs
    Vai dar mengão! rsrsrs

    abraços caro amigo