Fluminense 2 x 2 Corinthians – 2 x 3 agregado

por Mauro Beting em 20.maio.2009 às 22:10h

* Quando um time está… Ele está. Perdão pela redundância simplista. Mas acredito que deu para entender. É o Corinthians na Copa do Brasil.

* 16min29s: Dentinho lançou bonito para Jorge Henrique marcar de joelho, de coxa? “De futevôlei”, nas palavras do próprio. Um golaço. Que acabou com o jogo e a mais que merecida classificação alvinegra.

* Parreira optou pelo melhor Flu – mais ofensivo, com Marquinho dando suporte técnico e tático a Wellington Monteiro (entre os zagueiros), com Eduardo Ratinho e Mariano espetados à frente. Conca e Thiago Neves encostando em Maicon (aberto sobre André Santos) e Fred na dele, centralizado. Um bom jeito de jogar. E um bom início tricolor. Mas…

* 6min17s – Jorge Henrique (em grande partida, pela esquerda, às costas de Ratinho), foi derrubado. Chicão bateu muuuuuito bem no ângulo direito do distante Fernando Henrique.

* Ronaldo só precisou andar em campo. Até porque o artilheiro corintiano em 2009 marcou seu 11o. gol – 4 de falta, 7 de pênalti. Que fase de Chicão! Que fase do Timão!

* A belíssima – mais uma – festa tricolor no Maracanã murchou. E virou vaia e o jogo com o segundo golaço alvinegro.

* Aos 9, Maicon tentou cavar pênalti e mereceu o amarelo mostrado por um correto Símon. O Flu não estava mal até o gol de Chicão.

* Babaca With Laser Detected! Como tem gente estúpida no planeta! E o bobo que invadiu o gramado, então? A TV não pode mostrar o idiota. É o que ele quer. Aparecer. Que desapareça.

* O Fluminense sentiu demais os gols. Sim, não é fácil fazer quatro gols em menos de 75 minutos. Mas não precisava o time se perder daquele jeito. Fred, por exemplo, quase arrancou as pernas de um rival. Deveria ter sido expulso aos 26.

* Aos 29, ele completou para o gol um lance já paralisado por impedimento. Ele estava. Por centímetros visíveis pela linha da grande área. Eeee fase…

* Edcarlos conseguiu dar uma não-finalização aos 32. Nem cruzou, nem chutou, num buraco às costas de André Santos e William. Nem quando a zaga alvinegra falhou – e ela falha pouco -, o Flu aproveitou.

* Parreira voltou com o bom Dieguinho na lateral-esquerda, Mariano voltou ao lugar dele (saiu Ratinho), e Alan entrou no ataque também para evitar que Maicon fosse expulso. O Tricolor melhorou, até porque o Corinthians botou o time mais atrás no imenso gramado do Maracanã, e tirou corretamente o pé do acelerador.

* Quando chegou, o Flu parou na grande fase de Felipe. Quando Felipe falhou, a zaga aliviou. Ou um erro do assistente travou o Tricolor, quando foi anotado impedimento inexistente de Thiago Neves. Ainda assim, ele meteu na trave de Felipe…

* Alan coroou sua boa partida aos 18, aproveitando de cabeça um rebote de Felipe num bom chute de Conca. 1 x 2. O Tricolor ainda precisava de três gols. Nem com a bênção de João de Deus parecia possível. Mas…

* Mano fez bem ao poupar Dentinho e tentar segurar mais a bola com Boquita, no meio-campo, aos 21. Mas…

* E, aos 23min18s, Thiago Neves fez o que deveria. Um belo gol, em ótima enfiada de Conca passando como quis pela zaga alvinegra. 2 x 2. Será que dava? Confesso que, para um jogo que parecia terminado, eu não sabia mais nada.

* Mano sacou Jorge Henrique, que pregava como todo o Timão, e colocou Morais, que está aprendendo a marcar com Mano. Boa mudança.

* Aos 27, bola vadia de Thiago Neves quase deu na virada. A zaga corintiana parou. Felipe, não.

* Tartá entrou no lugar de Marquinho aos 28. O Flu foi perdendo gás e gols, apesar da tocante recuperação. O Timão passou a tocar a bola como deveria, e foi tirando o Tricolor da área de Felipe.

* Ronaldo quase fez o primeiro gol no Maracanã do meio da rua, aos 40. Aos 31, só não fez porque FH, em sua especialidade, defendeu com o pé direito.

* Aos 46, Símon marcou tiro livre indireto em Alessandro. Se marcou, era pênalti. E Fernando Henrique fez baita defesa – mais uma.

* Não deu para o Tricolor. Mas para um jogo que parecia acabado, até que deu para sair do Maracanã com uma sensação agridoce.

* O Fluminense ainda é time em formação. Não pode ser deformando pelo resultado. O Corinthians parece pronto para o que der e vier.

Tags:

  • http://palestropia.blogspot.com/ João Paulo Silva

    O time do Fluminense é estranho. Tem alguns jogadores fantásticos e outros horriveis. Acho que por isso que a equipe é bem irregular, pois depende muito do talento individual desses jogadores. E os outros, não fazem nem o básico.
    O Fred me parece mais fora de forma (ou de órbita) que o Ronaldo.
    E Parreira já está ultrapassado. Já deu o que tinha que dar.

  • Cintia

    Mais um dia de sofrimento em frente à TV, mas… deu tudo certo!!!
    Alô jogadores do Corinthians, aqui vai um apelo de uma corintiana: deixa de lado essa tradição de jogo sofrido…quando der para ganhar fácil, ganhe! Pelo amor de Deus!!!!

  • Jovaneli

    Fred não é sombra daquilo que dele se esperava. Sinceramente, acho um fazedor de gols. Nada a mais. Fracassou no Lyon. Por isso vou voltou. Nada a ver com a conversa de outras propostas da europa.
    Por ora, é um fracasso com a camisa do Fluminense. Mas ainda dá tempo de reagir no Brasileiro. Será ele capaz disso? Não sei.
    Já o Corinthians foi feliz demais ao achar aquele gol de falta. Foi competente ao aproveitar a guarda baixa do adversário para fazer o segundo gol. Foi preguiço no segundo tempo. Não, não foi. O time está cansado. Excesso de jogos. Agora, é a hora de escolher. Situação que viveram vários clubes neste primeiro semestre. Não precisa jogar com o infantil, mas é hora de poupar. Para lucrar no futuro.
    Não só Ronaldo está mal. O ótimo Elias caiu muito. Esses dois especificamente precisam descansar. E treinar adequadamente.
    O Vasco não é time de Segunda Divisão. Está na Segundona. Como o Corinthians esteve. Todo cuidado é pouco. A final é logo ali. Com o Internacional. Pode ser a nossa final genérica dos sonhos na Copa do Brasil, como será Barcelona e Manchester United. Veremos.

  • Fábio Chamusca

    Foi como disse que seria.(Perdão, mas sabe como é… Sou aquariano, e dizem que aquarianos são assim; antecipam fatos e quando eles acontecem, adoram falar “e te disse”)(risos)
    O Corinthians matou a partida e depois ficou displicente…Facilitou ate´o Flu empatar. E só empataram porque o Corinthians permitiu, ao andar em campo. Aquele monte de mosca de padaria que o Parreira pôs em campo não influenciou nada.
    O André Santos definitivamente não voltará a ser André Santos enquanto o Dunga estiver olhando ele jogar. Isso me faz pensar sobre a principal caracteristica de um verdadeiro jogador de seleção; a seriedade. Capacidade de levar um jogo a sério. Faz tempo que ele não faz isso.
    Aos 28 do primeiro tempo, já era pra estar 2×0 e o Flu sem Fred(que deveria ter sido expulso pela entrada em William) e sem Maicon, que deveria ter levado o segundo amarelo depois da tesoura que deu em Jorge Henrique.Fora dois impedimentos muito mal assinalados, e que em um deles Douglas saía de cara com o goleiro de handball do Fluminense.
    Aliás, é bom ficar de olho no Fred que tem dado demonstrações seguidas de nenhuma sombra de fair play nas partidas. Quer apitar o jogo, grita e parte pra cima dos árbitros, bate sem bola e xinga o tempo todo, provocando. Se fosse zagueiro ainda vá lá. Mas atacante dando porrada assim como ele faz eu não acho normal não…
    Thiago Neves deveria ter sido expulso no segundo tempo depois de ter dado no André SAntos. Lance que foi apitado pelo caseiro Simon, que viu a falta mas achou que não era pra cartão amarelo. Definitivamente porque se tratava de um jogador do FLu, porque por beeeeeem menos que isso ele mostrou cartão pro Elias, por exemplo.E depois, mais pro final da partida, acho que aos 44, ele deu cartão amarelo num lance onde o meia do Flu deu dois pontapés em Boquita.
    Só estou aqui falando dos lances claros em que o Simon empenou pro time do RIo porque em outro post teu eu disse que ele o faria. Mas pra minha sorte, isso não foi suficiente pra o time carioca vencer a partida.
    Enfim. Timão na final. O Vasco não tem a menor condição de eliminar o alvinegro paulistano.(Pensando bem…Alvinegro do Brasil, né?)(Risos)
    Se o Coxa não eliminar o Inter, terei a minha final tao esperada….

  • http://www.lanceactivo.com.br/corinthiana/Blog/#1 Letícia

    Mauro, não sei se você concorda comigo, mas me passa a impressão de que o Corinthians é um time excepcional, mas que anda mostrando sinais de displicência em algumas ocasiões. Não que não seja compreensível um time que vence por 2×0 e pode perder por 3×2, tendo apenas mais 45 minutos de jogo, cair de produção. O problema não é esse. Mas parece ser uma tendência. Algo que eu já li, até no L!. O Corinthians parece ter se acostumado com o fato de “decidir na hora que quer”. O que é interessante, até o ponto em que simplesmente não der. Foi um início de sufoco no segundo jogo da final do Paulistão… foi dessa forma no primeiro jogo contra o Flu, no Pacaembu, e foi assim também ontem à noite – a diferença é que não foi “início de sufoco”, mas sim um “sufoco absurdo”. Eu bem sei que o time é imensamente qualificado… e que a mão do Mano é visível em certas decisões. Mas às vezes, parece faltar ‘capricho’. Não sei, essa é a minha impressão.

  • http://www.lanceactivo.com.br/corinthiana/Blog/#1 Letícia

    Mauro, volto somente para dizer que estava ouvindo seu programa com Milton Neves na RB, e agradecer a você pela atenção de ter respondido uma pergunta minha feita na comunidade do Corinthians. É um assunto que anda me preocupando, e se possível – sei que você é muito ocupado, mas se der… 😛 – convidá-lo a ler algo que eu escrevi sobre isso (debandada do elenco corinthiano) no ‘lanceactivo’. Algumas coisas sobre isso têm me feito pensar na atual situação do Timão e num futuro próximo, que infelizmente me lembra a Era MSI.

    http://www.lanceactivo.com.br/corinthiana/Blog/#1

    Enfim, aproveito para reforçar a minha admiração pelo seu trabalho.

  • carlos amendola

    Como o Brasil produz péssimos goleiros. O FH do Fluminense parece goleiro de pelada defendendo bolas com os pés. O Felipe é um alucinado debaixo dos três paus, rebate a maioria das bolas na direção do inimigo. É a geração Fábio Costa, goleiros de pebolim.

  • http://lancenet.com.br José Paulo

    A questão é que Parreira, por ter seus eternos dogmas, é incapaz de utilizar os melhores jogadores por entender que o esquema 4-4-2 é o mais equilibrado e ponto………o time pode sim jogar com FH, Cássio, Edcarlos e Luiz Alberto, Everton Santos, Marquinhos, Conca e Thiago neves, Tartá e Fred……….esse ao meo ver, de acordo com o plantel disponível, seria o melhor 11 tricolor……teriamos um banco, com diguinho, mariano, dieguinho,maicon, alan, Sandro ( que é um excelente zagueiro)………tb não compreendo como Dori e Raphael augusto ainda não estão no time de cima, como tb o Leo itaperuna não recebe uma chance, como Alan, sempre que entrou foi bem….bem melhor que Maicon por exemplo.

  • Amaro

    E o penalti no Dieguinho ou a mão do cristian isso ninguem viu?

  • THIAGO CIPRIANO

    TEMOS QUE ESCLARECER ALGUMAS COISAS QUE FICARAM NO AR ONTEM DURANTE A PARTIDA CORINTHIANS E FLUMINENSE NÃO FOI O FLU QUE FEZ OS 2 GOLS E SIM O CORINTHIANS QUE TIROU O PÉ E O FELIPE DEU UMAS MANCADAS NO FIM. MAS UMA COISA E CERTA A FINAL E TIMÃO CONTRA O INTER E O PIOR DE TUDO QUE O SEGUNDO JOGO VAI SER LA NA CASA DOS CARAS E VAMOS SER CAMPEAO FORA DE CASA COMO TODO CORINTHIANO GOSTA SOFRENDO E MUITO MELHOR RSRS.
    QUE VENHA ESSES GAUCHOS NOVAMENTE E AGORA VAI ENFRETAR O TIME TITLUAR NOSSO.

  • victor bini de bona

    Ainda bem que o Conca não jogou muito =Pp

    hahahaha

    abraços Mauro!

  • Bruno
  • http://WWW.CHIQUEIROVERDE.BLOGSPOT.COM HERMES PALMEIRAS by CHIQUEIRO VERDE

    MAURÃO, TÔ ACHANDO QUE DESSA VEZ ELES LEVAM A COPA DO BRASIL, ATALHO PARA LIBERTADORES, NAS COXAS COMO LEVOU O PAULISTA. TENHO MEDO…

  • Carlos César Sanchez

    No jogo de ontém no Maraca, vimos realmente um time estruturado e sabendo o que quer. O Timão realmente está afinanado, não deu chances ao Flu no primeiro tempo, poderia ter matado o jogo já na primeira metade. No segundo tempo o time já praticamente com a fatura ganha, a equipe realmente relaxou, e a pressão do Flu surtiu algum efeito chegando ao empate, mas a aquela altura do jogo, o Flu no máximo conseguiria somente isto, pois o treinador corinthiano, tem o time nas mãos, a aplicação tática do time está realmente enchendo os olhos. A arbitragem ontém foi muito complicada, Simon não marcou dois penais, um para cada lado(um no lateral do Flu e um em cima de Alessandro, ambos na etapa final) e deixou de expulsar três jogadores do Flu( Fred, Thiago Neves e Maicon). Já a torcida do Flu se esforçou para encher o Maraca, fez um lindo mosaico, mas não teve tempo nem pra torcer, ficaram todo o 1º tempo caladinhos. E no 2º tempo quando o time empatou,seu coro não foi suficiente para pressionar o Timão, fazendo assim com que Alessandro tivesse razão nas suas declarações dias antes da partida, aliás , Allessandro foi um monstro ontém, pra mim o melhor do jogo. A semifinal será contra o Vasco, mas não será nada fácil, na minha opinião este será o time mais complicado para a sequência rumo a conquista da Copa do Brasil, pois estará em jogo para o Vasco, a possibilidade única de voltar a Libertadores já no ano que vem. Vai ser pedreira para o Timão.
    Para finalizar acho o Mano Menezes um ótimo técnico, mas se ele conseguisse armar um esquema onde o Douglas atuasse como um ponta de lança, encostando mais no Ronaldo para tabelar, o Timão teria um poder fogo maior.
    21/05/2009 10:38

  • Afonso

    Boa tarde Mauro!

    Bastante sensata sua análise do jogo! Gostei muito! Acho que o FLU está pagando por não ter escolhido começar o ano com o Parreira.

    Acho que o FLU a longo prazo tem potencial para ficar muito melhor que o Corinthians.

    Vamos ver!!!

    Abraços

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com TOK LEGAL CARs DUARTINA SP

    KD os “GUEIRREIROS TRICOLORES” VCs SÃO UMAS FRAQUEZAS!!!!!
    Estão ILUDIDOS c/ esse CONCA que nem CHAMADO é PELA Sel ARGENTINA, e o THIAGO NEVES muito ENGRAÇADINHO durante à SEMANA + NÃO GANHA NADA!!!

    “E OLHA QUE o MANO AVISOU” rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  • Rodrigo Raniéri

    Dá gosto ver esse time do Corinthians jogando, um toque de bola excepcional, troca de passes rápidos, taticamente (quase) perfeito…Creio que para as honras do futebol nacional essa final deve ser entre Corinthians e Internacional…E que vença o melhor, no caso (CORINTHIANS…rs)

  • Ricardo Malagodi

    Se um torcedor atira uma pedra no adversário o STJD pune o time com várias partidas sem mando de campo ou com os portões fechados. Agora se o, ou melhor, os torcedores lançam contra o adversário feiches de laser com o intuido de cegar ou no mínimo tirar a concentração do adversário o que o STJD deve fazer? Não é o mesmo caso? Ambos não poderiam causar sérios danos ao atletas? Ambos não poderiam interferir no andamento e no resultado da partida?

  • Mário

    Mauro Beting, como um arbitro indicado para ser o representante brasileiro na Copa do Mundo (no caso Carlos Eugenio Simon) pode dar uma infração de obstrução dentro da grande área (e não penalidade máxima), se foi falta é “na cal” ? Falta de conhecimento da regra ? Uma ajudazinha ao time da casa (no caso o Fluminense) ? Ele não pode ter alegado que não viu, pois deu a infração….

  • Nick

    Costumo ser um pouco prolixo por aqui. Devido ao excesso de trabalho e a falta de tempo, posto hoje apenas um comentário e uma pergunta:
    (1) Concordo com o prezado Carlos Sanchez: Alessandro foi um monstro ontem.
    (2) Até quando terá gente a defender que o Corinthians é só Ronaldo, menosprezando a capacidade dos demais jogadores?
    Abs.

  • Claudio

    Mauro, li uns 15 blogs hoje (todos de jornalistas sérios – uns mais, outros menos), e você foi o ÚNICO que comentou sobre os raios verdes. Qual terá sido a intenção deles (blogueiros)? Ou será que isso foi irrelevante? Parabéns para você, e abraços. (seu resumo do jogo também foi brilhante)

  • cleber

    ola mauro,gostei muito de sua analise sobre o jogo,acho que o alessandro nunca jogou tanto em outras equipes,no mengo,foi fraco,no porco,idem,no gremio razoavel,no santos medio,mas no timão o cara se identificou,não sei se por mão do mano,se pela torcida que realmente vibra a cada amostra de fibra e raca,acho que a final sera corintians x inter,pois o coxa deixa muito a desejar,tem uma avenida pelo lado equerdo chamado vicente,sua zaga lenta,e um volante que não acerta dois passes seguidos,o tal de leando donizete,e fatalmente nilmar,unico jogador do inter que seria titular no corinthians, fara a festa,e o vasco,time bem montado,dentro do poder financeiro que tem nesse momento infelizmente,tem qualidade do bom e barato,mas,sua principal disputa deve ser a segundona,que com certeza,conquistara com extrema facilidade pela sua grandeza,e na final,(marca ai)o colorado pedera a primeira no pacaembu por 2 x 0,e vai empata no beira rio 1 x1 no segundo jogo,o inter não e o q parece,tem zaga mediana,lenta pelo lado do indo e lateral direito fraco,e um tecnico ruim demais o tal de hepaTITE,que um dia quis defender o lateral coelho da ira do kia,poranto como bom corinthiano,mas acima de tudo adorador de bom futebol,acredito que meu time conquistara a copa do brasil no jogo de ida no pacaembu pois tirando o nilmar,titular por titular,time por time,tecnico por tecnico,sou mais corinthians,e para terminar,gostaria de dizer ao infeliz que chamou parreira de ultrapassado,que ele não sabe nada de futebol,não julgue o parreira pela traquilidade,e sim pela qualidade tatica e posse de bola que sua equipes sempre demonstram,o flu tem tudo para chegar na libertadores,

  • Rafael

    Parabens pela análise, agora eu não entendo … Por quanto tempo ainda vão dar crédito pra esse Simon, o cara é horrível. Aquele lance do Alessandro até minha vó que pouco sabe de futebol ia dar penalti. Esse sujeito é mediocre e ninguem fala nada, o cara faz cagada em cima de cagada e ta ai apitando jogos importantes.
    Ele vai fazer o Brasil passa vergonha na copa em relação à arbitragem.
    Até mais …
    VAI CORINTHIANS !!!
    Rumo à Triplice Coroa

  • AUGUSTO CESAR

    Sei que já se vão 3 dias,mas continuo descordando que o Parreira armou o melhor Flu:na verdade errou feio!Ratinho e Mariano?Sacanagem!
    Na minha opinião o melhor FLU é formado num 3-5-2 efetivo:
    F.Henrique;
    Sandro,Cássio e L.Alberto;
    Bonfim,Fabinho,Romeu,Conca e Marquinhos;
    T.Neves e Fred.
    O time do Parreira não marca ninguem,faz linha de impedimento(burra) e não vai a linha de fundo.Decididamente ele foi o grande responsável pela perda da vaga!
    Abraço!!!