Sábado – 2a. rodada BR-09 – Galo! Ramalhão! Flamengo…

por Mauro Beting em 17.maio.2009 às 10:10h

ATLÉTICO MINEIRO 2 X 1 GRÊMIO

* Aos 34 finais, a torcida atleticana cantando bonito no Mineirão o Hino, a defesa do Galo falhando feio na bola aérea, Herrera arranjando o empate gremista. A sensação foi a dos últimos tempos: mesmo quando faz tudo direitinho, o Atlético não vai.

* A torcida voltou a pegar no pé de alguns, o jogo parecia se arrastar e se arranjar para mais um empate relativamente injusto pela melhor atuação alvinegra, sobretudo no tempo inicial. Daí veio mais uma bola da direita com o incansável Carlos Alberto (que merece ficar na lateral direita, como fez a Série B-08 pelo Corinthians)…

* Ela passou por todos e se perderia do outro lado, a não ser pela chegada de Joílson, que abriu o braço esquerdo, e iniciou a confusão: meteu o braço na bola? Bola no braço? Pênalti? A bola realmente encostou no braço ou foi no peito?

* Vi e revi. E ainda não sei. Só sei que o árbitro Wilson Seneme demorou um pouco para marcar. Lance difícil. Muito difícil. E ele não tinha a visão completa, estava encoberto. Também por isso, talvez eu deixasse seguir. Por não ter a convicção plena da infração. E menor ainda da intenção: será que o Joílson, sozinho, teve tempo, reflexo e realmente interesse de parar irregularmente uma bola que não causaria mal ao Grêmio?

* Ah, sim. Aos 12, teve uma bola na mão/mão na bola de Welton, na área atleticana. Para mim, lance não intencional, não houve falta. Mas se ele marcou o lance final, dá para discutir ainda mais esta jogada.

* Diego Tardelli bateu bem e fez, aos 48. Na dúvida, insisto, não marcaria o pênalti. Mas é lance para discussão de Belo Horizonte e Porto Alegre. Indiscutível é que, no campo, o Galo foi quase sempre melhor.

* Começando por Júnior no meio e Thiago Feltri na lateral esquerda. Bela parceria que deu ainda mais certo pela fase rrrrrrrruimmmmmm de Ruy. Não cria, não apoia, e marca ainda menos. Como só Adilson marca de fato no meio, explode em Leo.

* Feltri e Júnior, um a cada tempo, perderam gols imperdíveis. E a formação com os dois pela esquerda pode dar samba, pelas carências criativas atleticanas. Jonilson e Renan cuidam da área, Márcio Araújo corre e faz fumaça pela direita. Júnior coordena o meio.

* A fase irregular de Éder Luís é que não ajuda Tardelli, que acaba saindo demais da área. Talvez Alessandro, sem a mesma movimentação, possa contribuir melhor. Talvez.

* Souza deu uma entrada feia e poderia ter sido expulso, aos 22. Aos 37, Welton Felipe deixou o cotovelo no rosto de Tcheco. Idem.

* Lento, largado, com Jonas de novo amuado, Ruy sobrecarregado, e Fábio Santos esquecido, o Grêmio só chegou aos 4 do segundo tempo, em belo lance de Máxi, em boa defesa de Juninho. Muito pouco.

* Até porque, com apenas 9 segundos, o excelente Victor já defendia um cruzamento de Carlos Alberto.

* O Grêmio teve um surto de 10 minutos de bom futebol. Teve 3 chances no reinício do segundo tempo, e equilibrou a partida. Só veio a campo, de fato, no tempo final.

* Adilson foi expulso pelo conjunto da obra, aos 44. Pelo Grêmio de novo sobrecarregá-lo na marcação. Com o vermelho, abriu-se o campo para o gol da vitória atleticana.

* VEJA NA PRANCHETA A FORMAÇÃO TÁTICA ATLETICANA

Diego Tardelli, por GIL LEONARDI

Diego Tardelli, por GIL LEONARDI

FLAMENGO 0 X 0 AVAÍ –

* Tinha mais é de tentar botar o melhor Flamengo possível. Talvez não desde o início. Mas, certamente, mais certo ainda está Cuca ao assumir toda a responsabilidade por mais um empate sem gols.

* O Avaí não tinha nada com isso e, como já havia feito na estreia, conseguiu outro belo resultado, num Maracanã que esperou mais uma vez por um ataque rubro-negro que não fez o esperado. Ou pior: fez o esperado.

* Com Adriano, muito será resolvido. Até porque a equipe está criando, tem habilidade para tanto, e tem qualidade para fazer muito mais. Só precisa resolver a defesa, que vai sentir muuuuuita saudade de Fábio Luciano.

* Não é só qualidade discutível dos atacantes. Tem má fase, também. A falta no travessão, o tiro cruzado de Josiel muito bem defendido por Eduardo Martini… Também faltou sorte.

* Por vezes é melhor um goleiro que dê um bico para lateral no recuou de bola que outro que se ache o Zico na pequena área. Bruno fez três bobagens no fim do jogo que o Avaí poderia até ter vencido; duas acertou, a outra entregou o ouro e a bola.

* BOTA-TEIMA – Para mim, não teve a intenção de meter a mão na bola Undel (Avaí), no cruzamento de Willians, na interpretação de Francisco Nascimento (AL). Que também acertou na MINHA INTERPRETAÇÃO – sujeita aos mesmos erros do árbitro e ao de qualquer um – no lance em que Willians dividiu com Evando. Lances de jogo, sem falta. No primeiro, reiterando, vejo mais como proteção e movimento natural de braço o gesto do jogador do Avaí. No segundo, trombada de jogo.

CORITIBA 2 X 4 SANTO ANDRÉ –

* Talvez não tenha sido jogo para seis gols. Mas como reclamar? É relaxar e curtir. E acender o sinal no Couto Pereira. Tanto para a lanterna no BR-09 quanto para a decisão contra a Ponte Preta, pela Copa do Brasil.

* Sábado não foi bom dia para os goleiros que sabem até demais usar os pés. O bom Edson Bastos entregou o terceiro gol ao Ramalhão.

* Além de bem montado por Sérgio Guedes, o Santo André tem vocação ofensiva elogiável: são dois meias ofensivos (Marcelinho Carioca e Pablo Escobar), e dois bons atacantes (Nunes e Antonio Flávio).

Ah, e cornete, claro. Afinal, errei os três palpites.

Tags:

  • Bruno Pontes

    Qual que é o seu twitter Mauro?
    Libera o twitter pra galera aí pô! 😀

    BRUNO, de fato, “twittando” foi a expressão para usar comentários curtos.

    Não tenho twitter.

    abs,. Mauro.

  • Andre

    Mauro, e o lance em que bola bateu na mão do Welton Felipe, dentro da área do Atlético, aos 12 minutos do 2º tempo?

    ANDRÉ, pra mim aquele também só bateu. Não houve intenção. Agora, se o árbitro não marcou aquele…

  • Guilherme

    Mauro,
    Com a volta dos contundidos Serginho e Renan Oliveira e as possíveis contratações de Carini e Jean (Corinthians) o Galo pode brigar por libertadores?

    GUILHERME, não sei. Mas são todos jogadores interessantes, em posições carentes. Gosto muito do Carini e do Renan Oliveira

  • http://oguri.blogspot.com Márcio Martins

    O problema do Adilson é que ele é muito ruim.

    A ladroagem contra o Grêmio começou cedo este ano. Queria ver se fosse contra o Mengão ou o São Paulo, Seneme no mínimo não apitaria mais jogos desses times.

  • Jovaneli

    Mauro, o Galo não é nada brilhante, mas já faz uma campanha bem aceitável. Eu sei, é cedo ainda. De todo modo, no Brasileirão do ano passado, o Atlético teve o seguinte desempenho depois de dois jogos disputados: dois pontos, frutos de empates: 0 a 0 com o Fluminense em casa e 1 a 1 com o Goiás fora. Neste ano, já tem quatro, o dobro – quatro pontos -, após empatar com o chato Avaí em Santa Catarina e de vencer o cascudo – ainda que com a cabeça na Libertadores – Grêmio, vice-campeão nacional na última temporada.
    No campeonato do ano passado, o Galo ainda empataria com o Furacão (fora) na terceira rodada. Neste ano, pegará o difícil Sport no Recife. Caso vença o time pernambucano, chegará a sete pontos, contra três da temporada passada. Se empatar, terá cinco pontos. Se perder, se manterá com os mesmos quatro, um a mais que os três pontinhos do Brasileiro do ano passado.
    Tudo isso para afirmar que Celso Roth já consegue fazer bela campanha com o Galo. Eu sei, é cedo ainda. Mas, coincidentemente, o Grêmio, ex-equipe de Roth, a essa altura tinha também quatro pontos (no Brasileirão 2008, venceu na estréia o São Paulo e empatou com o Flamengo). Pintou o (vice-)campeão? Lógico que não. É cedo ainda. Mas nunca é tarde para elogiar um belo trabalho.

  • Rafael

    “…Na melhor das hipóteses, um empate seria lucro. Mas uma vitória é essencial para o Roth agora…” foi o que eu disse antes do jogo…
    – Seria o resultado mais justo. Caso o Atlético tivesse feito mais um gol “legítimo” aí sim, uma vitória apertada, pois por pouco, muito pouco, teve mais chances claras do que o Grêmio. O volume de jogo, sim, não se discute – ainda mais na primeira etapa – mas o Galo ainda não consegue convertê-lo em chances efetivas… talvez pela falta de criatividade… vai mesmo no “água mole pedra dura, tanto bate até que fura…”
    – Foi um melhor e mais eficiente Grêmio (nem tão eficiente aqui…) contra um limitado, ainda imaturo, mas muito esforçado Atlético, talvez, já com uma cara de Roth? Mais operário, mais marcador…
    – Feltri melhor em campo? Pelo fato de ver a torcida aplaudindo o caboclo, acho que ele deve ter sido o melhor da rodada, porque haja rejeição histórica contra ele… muito bem com o Júnior ali (desde que haja mesmo uma sintonia simbiótica entre os dois e mais Jonílson e Renan, seja quem cuidar da esquerda)…
    – Mauro, duas ressalvas sobre a escalação titular na lateral direita: assim que Éder Granja alcançar condições técnicas e físicas, ele, palpite meu, reassume a posição… mas mesmo assim, no momento, preferia o garoto Marcos Rocha ao Carlos Alberto, que é esforçado e muito viril, mas que tecnicamente, pode, com a evolução do primeiro com rítimo de jogo, perder essa lateral (ele era lateral titular do Timão ano passado? Não lembro…)
    – Sobre “o lance do pênalti”: o que diz a regra (mesmo que ela seja “burra”) nestes casos: intenção, o “braço junto ao corpo” ou “o que corta a tragetória da bola” – como aquele do Flamengo contra o Cruzeiro semana passada? Se não, seriam dois pênaltis e não um só (um para cada lado… ou nenhum…
    – Galo mereceu a vitória, e que sejam presságios de bons ventos na Cidade do Galo…

    P.S.: Mauro, é cedo, muito cedo, muito muito cedo, mas ainda assim, pode-se mesmo dizer que o Galo é um candidato sério ao rebaixamento com andam dizendo na imprensa?

  • michel

    nao era para ter marcado nenhum lançe dentro da area!!!! pois os dois foi sem intençao!!!!!! mas como e de costume os juizes brasileros sao uns animal !!!! eassim meteu a mao no jogo de ontem!!! por ser pessimo arbito, mesmo!!!.
    abraços!!!!!

  • Maurilio

    Promoção de ingressos (R$ 10,00) + início do campeonato + adversário dos melhores para se ir ver = 17 mil pagantes.
    E ainda com direito a vaiar um jogador intensamente no meio do jogo. É essa a “fanática” torcida do Atlético. A mesma que queima bandeiras e camisas quando perde para o cruzeiro, e ninguém comenta.

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    Mauro, sempre leio sobre as discussões de bola na mão e mão na bola.

    O que vou falar não se refere ao lance do pênalti. É que já vi muito pênalti não marcado porque a bola, de fato, bateu na mão, mas que impediu a trajetória dela até o gol, o que, para mim, é pênalti sem discussão.
    Como foi o lance, inclusive, do pênalti marcado para o Flamengo – que o Fábio defendeu. Achei muito bem marcado.

    Você não acha que tá na hora de criarem um critério rígido para essas coisas? O futebol as vezes parece ser o único esporte que tende a não evoluir, ou evoluir muito devagar.

    THIAGO, é, de fato, complexo.
    É o único lance onde ainda se INTERPRETA a intenção do atleta.
    e normalmente interpretamos mal.
    QUANTO A DESVIAR A TRAJETÓRIA, ISSO SÓ EXISTE NA IMPRENSA, PARA TREINADORES E JOGADORES. não existe na regra.

  • Edgar

    Grande Mauro, na dúvida é pró ataque, marcaria os dois pênaltis e o resultado seria 3X2 Atlêtico, senti muita saudade do Herrera tudo por causa do Souza, é brincadeira ele só fez um gol de pênalti, realmente não tem condições.
    Por favor Mauro, pede para este caixa d` água parar de passar o pênalti que o Marcos pegou a batida do Marcelinho.
    Abraço!!!

  • http://das Mauricio Saraiva ( Curitiba / PR )

    jornalistinha fajuto :-)

  • borracho

    Nao vai fazer o bota-teima nesse brasileirao?

    Gremio ja começou com -1 pontos… ja começou de novo a robalheira

  • borracho

    Ah, fora as faltinhas ridiculas q o juiz marcava toda vez q o Maxi Lopez chegava perto de um zagueiro e o escanteio inexistente q o bandeira q estava ao lado do lance deu tiro de meta, mas o juiz deu escanteio e acabou saindo o primeiro gol do atletico… faço minhas as palavras do Fred Krieger “Quem apanha não esquece. Há dias atrás teve o escândalo dos ingressos para show da Madonna, e no que deu nisso? Nada”

  • jonas

    No escanteio que originou o penalti o bandeirinha tambem tinha dado tiro de meta! Mas o Gremio não jogou nada e não mereceu a vitoria.

  • artur gremista de sao paulo

    SOBRE O TIME: BAITA GOLEIRO QUE SEMPRE FAZ MAIS DO QUE PODE, ZAGUEIROS DEMAIS (RAFAEL MARQUES ESTA SOBRANDO) ALAS QUE NAO SOBEM ATÉ AI TUDO BEM, MAIS NAO MARCAM TBM AI NAO DÁ, UM VOLANTE DE ORIGEM QUE CORRE E COBRE OS DOIS LADOS, UM MEIA QUE ESTA DANDO PIQUES PARA AJUDAR NA MARCAÇAO( TCHECO NAO TEM MAIS IDADE, DEVE JOGAR MAIS A FRENTE POR SUA QUALIDADE) SOUZA NAO FOI TAO BEM, MAS TBM NAO PODEMOS ESPERAR QUE ELE RESOLVA SEMPRE, DUPLA DE ATAQUE JONAS CORRE MUITO MAS AINDA PECA NA HORA DE FINALIZAR, MAXI SEMPRE BRIGADOR NAO TEVE CHANCES CLARAS….
    ARBITRAGEM: ESSE É O MELHOR ARBITRO DE SAO PAULO? OU SERIA O MELHOR ARBITRO PARA SAO PAULO?
    REVOLTA SERA QUE VAMOS DEIXAR ACONTECER IGUAL ANO PASSADO? NAO É CHORO NAO, ESTOU CANSADO DE PERDER ASSIM, NADA CONTRA ATLETICO, TUDO CONTRA RIO-SAOPAULO! DEVERIA NOSSA TORCIDA LOTAR O OLIMPICO E FAZER UM PROTESTO, NAO SEI COMO TALVEZ TODOS COM NARIZ DE PALHAÇO, OU COM FAIXAS OU CANTOS CONTRA TUDO ISSO, SÓ PARA COMPLETAR O SAO APULO NO PRIMEIRO JOGO TEVE UM GOL DO FLUMINENSE MAL ANULADO(SORTE DO FLU QUE JA ESTAVA 1X0) E ONTEM CONTRA O PATÉTICO PARANAENSE UM GOL IRREGULAR DO SAO PAULO…AI PERGUNTO A VC QUE LEU TODO ESSE COMENTARIO SERA QUE UM DIA O GREMIO TERA A “SORTE” DO SAO PAULO OU PELO MENOS A DEIXARA DE TER O “AZAR” COM ARBITROS QUE JA ENTRAM EM CAMPO DECLARANDO O VENCEDOR E AINDA POR CIMA AMEAÇANDO OS ATLETAS QUE SE REVOLTAM?
    QUEREM SABER COMO TERMINA ESSA HISTORIA? NAO PRECISA ACOMPANHAR O RESTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO, GASTANDO O QUE TEM E O QUE NAO TEM COM ASSINATUNA DE TV PAGA, O GREMIO VAI SER ROUBADO MAIS UNS 10 JOGOS DAI VAI TER VALIDADO UM GOL COM MAIS DE 1 METRO DE IMPEDIMENTO CONTRA O SAO PAULO E DAI VAI TER AQUELE PAPO DE QUE O JUIZ ERRA PARA TODO LADO, MAS A FRENQUENCIA PARA CADA TIME…AH MAS ISSO É OUTRA HISTORIA…..

  • jorge bili

    o flamole em defesa dura tanto chuta que sai o gol! sai inhaca,sai azar,sai josiel entra adriano,quarta- feira não podemos errar tanto contra o inter se não já era copa do brasil e libertatores 2010.o time cria mas a danada da bola esta de pirraça com os nossos atacante,ela vai em todas as direções menos pro gol,vai ver que esta cansada de ser maltratadas por esses perna de pau, a pelota esta com os sentimentos partido.o jogadores precisão fazer as pazes com a redonda logo antes da decisão contra o inter se não um abraço. se o resultado positivo não vier cuca vai ficar mal com a torcida que já esta sem paciência com o time, só a vitória para mudar esse quadro desfavoravel que se formo nos ultimos jogos.um abraço mauro e que a sorte esteja do nosso lado.

  • Joubert

    Começaram cedo este ano a roubar do Grêmio.Se fosse só o pênalti,mas não,ele pasou o jogo todo ofendendo os jogadores do Grêmio.Foi mal intencionado desde o início,tanto que o jogadores já reclamvam no intervalo de jogo.Souza ,Tcheco e outros disseram que ele ofendeu moralmente os jogadores.Onde estamos!!

  • PEDRO

    Olha sou Atleticano, e digo que nao foi penalti. Porem digo, que ja sofremos muito com isso. Quantas vezes prejudicaram o Atletico?

    Pra responder essa pergunta iriamos ficar muito tempo levantando lances, e jogos, e campeonatos, confirmando fatos.

    Acho que erros acontecem, inclusive existe(para mim) maldade de arbitros pra prejudicar clubes e beneficiar clubes. Mas este lance, nao houve, o arbitro estava encoberto, e pela TV, eu tive a impressao de penalti, so depois de rever 2 duas o lance, tive a certeza.

    O que eu quero dizer, e que o lance realmente foi complicado!

    Agora Mauro,

    O que voce acha do Tardelli fazer a funçao do Eder?

  • Henrique Sales

    Mauro,

    Gosto muito dos seus comentários.Sempre vejo a sua do PVC do Flávio.Gosto muito de ver a opinião de cada comentarista,logico as vezes concordo e as vezes discordo.

    Queria uma opinião, Oque que o Flamengo faz para sair dessa “inhaca” desse ataque, eu sei que os atacantes(josiel,Obina) não são bons mais tem algo a mais nisso, pq é o time todo que está errando gols “feitos”.

    HENRIQUE, valeu, amigo. Com o Adriano, tudo fica mais fácil. Espero. Até pq é difícil ficar mais difícil com Obina.
    Abraço.

  • João Ramalho

    Ramalhão avassalador. Sigam menospresando o nosso time!!! O Santo André é time grande a verdadeira potencia da região metropolitana, torcida fanatica sem mistos. Ramalhão eh oh!

  • Marcio Vieira

    Com o perdão do veneno, mas não vou resistir:

    Pablo Escobar passa a bola para os atacantes e ajuda a extender a carreira de Marcelinho Carioca?